Foto: TRE do Ceará

Suspeição trava cassação de bancada do PL no Ceará

27.09.23 17:32

A possível suspeição de um dos juízes responsáveis por julgar a cassação da bancada do PL na Assembleia Legislativa do Ceará travou, nesta quarta-feira (27), seu julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O caso pode levar à perda de mandato de toda a bancada do partido de Jair Bolsonaro no legislativo estadual, por fraude à cota de gênero.

O motivo seria a ligação política entre o juiz Érico Silveira — que julgou o caso em primeira instância — e um advogado que seria adversário político de Acilon Gonçalves, o presidente do PL no estado.

“A motivação da suspeição foi a objetiva relação de Rafael Sá e Érico Silveira enquanto sócio de escritório de advocacia, e não é o notório fato de o Sr. Francisco Rafael Duarte Sá e seu pai, Edson Sá, serem adversários políticos diretos do Acilon Gonçalves Pinto Júnior”, escreveu a defesa do PL.

Apesar de o juiz ter defendido que sua sociedade é de conhecimento público há anos, o presidente do TRE-CE, Raimundo Nonato Silva Santos, acolheu o argumento do partido. Para o desembargador, a decisão sobre a possível suspeição do juiz deverá agora ser decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de o processo ser retomado.

Acontece que o mérito do caso já está em Brasília, aguardando a deliberação dos ministros da Corte Eleitoral. O estopim das investigações foi a candidatura de uma mulher a deputada estadual sem que ela soubesse. Por mais que o partido tenha substituído sua candidatura por outra em tempo hábil, a maioria desembargadores considerou que houve fraude e que a punição caberia a todos os integrantes da legenda estadual com mandato.

Até uma decisão final do TSE, os quatro parlamentares estaduais do partido —Alcides Fernandes Carmelo Neto, Marta Gonçalves e Dra. Silvana — podem manter seus cargos e a atividade parlamentar intacta. Há a possibilidade de que a punição caia com a própria PEC da Anistia em gestação na Câmara: se aprovada, a emenda prevê perdoar partidos que não cumpriram a cota mínima de candidatas mulheres nas eleições, justamente o caso do PL cearense.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aqui na taba tupinambá não existem suspeitos, existem os sátraias, seus vizires, seus capachos, os que ousam resistir e as vítimas.

    1. O grande herói do Ceará foi Iracema a virgem dos lábios de mel que gamou num portuga invasor, traiu sua tribo e mandou a comunidade comer calango enquanto degustação o bom vinho do Porto com vieiras e bacalhau ... farinha pouca, meu pirão primeiro e o lema da amada terrinha.

Mais notícias
Assine agora
TOPO