Agência Brasil

Sem vender o banco

10.03.19 10:15

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (foto), quer retomar uma iniciativa do antecessor José Ivor Sartori e eliminar a exigência de plebiscito para privatizar as estatais do setor de energia do governo gaúcho.

A exigência está na Constituição do estado, e a venda das energéticas seria uma maneira de Leite tentar organizar as finanças do Rio Grande do Sul. Ele argumenta não ser “razoável” chamar todos os gaúchos para opinar sobre companhias que nem estão mais em todos os municípios (a Sulgás, uma delas, por exemplo, atua em 40 dos 497).

Mas a privatização do Banrisul, no entanto, ainda não está nos planos de Leite. E sem a medida, é mais difícil que a União ajude o estado como fez com o Rio de Janeiro, que entrou em Regime de Recuperação Fiscal no governo Temer, o que o governo gaúcho também quer. Desde a gestão passada, o governo federal pede a venda do banco gaúcho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema do RS, não é o Banrisul! Tudo o que o Estado arrecada é para pagar salários de um quadro funcional inchado e aposentados do Instituto de Pensões - IPE. A única saída é reduzir os gastos - Quebrou total!!! Poder vir Eduardo Leite, Sartori ou qualquer outro, sem cortar na própria carne não tem solução!!

    1. Os $ocialistas e comuni$ta$ adoram Banco$ é o dinheiro dos outros!!

  2. O Sr. Eduardo Leite disse em campanha, que o Rio Grande do Sul tinha dinheiro de sobra, e que o problema era de GESTÃO das contas públicas, pois agora nós Gaúchos queremos e exigimos que ele mostre esta GESTÃO que ele falou. O Rio Grande do Sul tem jeito sim, basta demitir metade dos cabides de emprego e acabar com as pensões vitalícias de Ex- Governadores. Pelo que sei, quando você sai de uma empresa, seu pagamento cessa.

  3. Como sempre, no final desta história poucas pessoas se darão bem e muitas pessoas se darão mal. Adivinhem quem é quem? A história se repete novamente.

  4. Nada de vender Banrisul. Perguntem para os ex clientes dos bancos Estaduais que foram vendidos a preço vil para os hoje conglomerados bancários nacionais, se estão melhor servidos com os abutres gigantes do que com um banco regional que atende os interesses dos clientes daquela Região. Isso vale para pessoa jurídica, física e investidores outros. Os juros escorchantes pagos à União ninguém comenta. Algo como, a dívida era 35 bi, o RGS já pagou 27 e ainda deve 64! É mole?

  5. Que interessante esta exigência inamovível do governo federal. Por que tanto interesse me que o RS se livre do seu banco? A quem isso serve? Aos outros bancos e demais instituições financeiras, que talvez estejam ditando a exigências do governo federal?

    1. Porque é ridículo um estado ainda gerenciar um banco, que poderia muito bem ser passado pra iniciativa privada

    2. Claro que são interesses ditados pelos gigantes do setor. Banrisul só dá lucro e massivo. Nem os bancos paulistas que foram absorvidos no passado, tinham um portfólio tão confiável e um balancete tão no azul, ano após ano. Essa irmandade financeira dos abutres soberanos não é salutar para o país. Deveríamos ter mais e mais bancos regionais.

    3. O RS deveria pagar 250 mihões por mês pro governo federal pela divida. São 3 bilhões ao ano. Quer ficar 3 anos sem pagar, o que seria equivalente a 9 bilhões. Tem que dar essa quantia em garantia. O Banrisul é estimado valer 6 bilhões. Todas as outras estatais que poderiam ser privatizadas, mais uns 3 bilhões, totalizando os 9 bilhões. A conta só fecha se o Banrisul entrar no negócio. Só os funcionários do Banrisul acham ruim vender o banco.

  6. A "nova mentalidade" que está se formando no país,principalmente nos mais jovens(ver público que apoiaram,não incondicionalmente,o governo atual)permitirá, uma evolução na direção do empreendedorismo(dono do nariz e criador/fazedor) e estado mínimo.É a geração interativa e capaz/ativa das redes sociais e movimentos de rua sem violência.Não mais,ovelhas nem repetidoras de frases feitas,massas de manobra da tomada do poder como ideal.

  7. estado falido tem que fazer dinheiro......simples assim e para de bobagens.....RGS tem muito funcionário público....é uma verdadeira farra do boi.....mas o boi não se diverte , apenas os funcionários publicos ou das estatais imexíveis......

  8. Infelizmente algumas tradições gaúchas levam ao atraso. O Banrisul é aquele mimoso que só dá prejuízo. Em algum momento ele terá que ser privatizado quem sabe com a promessa de não mudar de nome😁😁😁

    1. Corrigindo: o governo gaúcho quer o dinheiro do governo federal para se sustentar. O estado, por muito tempo, contribuiu mais que recebeu da União, assim como São Paulo. E eu sou gaúcho e não quero o dinheiro de ninguém, só dia meus clientes, obrigado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO