Universidade de Oxford

Procuradores pedem que Aras cobre do governo informações sobre insumos para vacinas

20.01.21 17:44

Representantes do Ministério Público Federal em seis estados pediram ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que cobre dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores informações sobre as medidas adotadas para a reversão do quadro de atraso na entrega de insumos importados da China para a produção nacional de vacinas contra a Covid-19. 

Os procuradores requerem, ainda, que Aras avalie quais ações podem ser conduzidas pela PGR para assegurar que as matérias-primas para a fabricação dos imunizantes cheguem ao Brasil, lembrando que o órgão pode atuar com o suporte da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão e da Secretaria de Cooperação Internacional.

O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, aguardam a chegada de matérias-primas produzidas pela China para iniciar a fabricação em massa, respectivamente, da Coronavac e da vacina de Oxford.

O atraso no recebimento das substâncias encomendadas do gigante asiático preocupa em razão da limitação do estoque de vacinas em território brasileiro. O país conta somente com 6 milhões de doses da Coronavac distribuídas aos 26 estados e do Distrito Federal e com o lote de 4,8 milhões de doses do imunizante, que consta em pedido de uso emergencial e temporário submetido na segunda-feira à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

Com o uso experimental autorizado pela autarquia no último domingo, o estoque de 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas do Instituto Serum, na Índia, não chegou ao Brasil e o governo federal sequer informa quando terá autorização para buscá-las. 

As demais doses que atenderão os brasileiros e estão previstas no plano de imunização dependem da produção nacional. Em ofício encaminhado ao Ministério Público Federal na terça-feira, 19, a Fiocruz comunicou que, em razão do atraso na entrega de matéria-prima, adiou de fevereiro para março a estimativa de entrega das primeiras doses do imunizante desenvolvido com base na tecnologia da Universidade de Oxford e da AstraZeneca.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quais seriam esses "insumos", tão absolutamente especiais, que nos tornam assim tão dependentes???.... Um país tão rico em recursos naturais e outros de toda ordem, não teria nada desses tais "insumos"?......

  2. A cobrança do Ministério Público ao PGR é importante. No entanto ela não tem qualquer efeito prático. O problema é o governo federal. Não conseguiremos enfrentar a pandemia como se deve, com um equipe que conta com Bolsonaro, general Pazzuelo e Ernesto Araújo. Eles não podem entregar para o Brasil aquilo que não tem. Não tiveram competência e seriedade até agora. Se não mudarmos a equipe, continuaremos a combater a pandemia, com incompetência e molecagem.

    1. Depois de eliminar do PODER o trio Doutores Morte , será necessário higienizar todos os órgãos aparelhados pelo psicopata genocida FAMILICIA , sejam civis ou militares incompetentes capachos do capitão cloroquina.

    2. Disse tudo, nap podem entregar ao Brasil o que não tem. Temos apenas um contrato, um pedaço de papel. Somos obrigados a esperar, fila.

  3. Está mais do que na hora de desemparelhar este Estado em favor do Clã, se o presidente não tira, não há órgão superior para tirar Aras da PGR? E Pazuello do MS? Ficaremos na mão desses incompetentes até quando?

  4. Esses caras estão ganhando muito dinheiro e além de nada fazerem não cumprem suas obrigações funcionais. Ficam se intrometendo em política partidária. Os Governos Estaduais e Municipais que se encheram de dinheiro público repassado pela União deveriam investigá-los e colocá-los na cadeia.

    1. Claudio, a cobrança é por vacinas. E para termos vacinas, precisamos dos insumos. E para termos os insumos, precisamos ter competência no trato com os países que fornecem o IFA. E para isso, precisaríamos de um governo sério. Como temos um MOLEQUE como presidente, precisamos tirá -lo e colocar um adulto no seu lugar. Só assim equacionaremos a questão dos insumos. Resolvendo os insumos, teremos vacinas. Com as vacinas salvaremos vidas e recuperaremos a economia.

  5. ESTAMOS EM UM MAR PROFUNDO, PERDIDO NO TEMPO E NO ESPAÇA. A QUEM APELAR ? A QUEM RECORRER ? O GENOCÍDIO NESTE PAÍS VAI AUMENTAR E MUITO ENTRE O FINAL DE JANEIRO E PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO. AGUARDEM !

  6. Meu respeito e admiração por todos os procuradores que cobram uma ação do PGR . Ela aumenta a cada dia . Nós não merecemos ter um Aras como PGR. Uma vergonha .

Mais notícias
Assine agora
TOPO