Foto: Reprodução, Twitter @JamesMartinSJ

Perseguidos, jesuítas removem crucifixo de universidade na Nicarágua

20.08.23 09:35

Funcionários da Universidade Jesuíta da América Central, em Manágua, retiraram no último dia 16 um crucifixo da capela da universidade (foto), para evitar possível profanação após o confisco do prédio e dos bens da instituição pela ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua. A informação foi divulgada nas redes por James Martin, padre jesuíta e colaborador da America Magazine.

Desde 2018, quando paróquias nicaraguenses abrigaram manifestantes contrários ao seu regime, Ortega abriu uma guerra contra os representantes da Igreja Católica no país. Entre outras medidas arbitrárias, fechou congregações e rádios católicas, expulsou missionárias e manteve um bispo em cárcere privado.

Além de confiscar os bens e o prédio da Universidade Jesuíta, a ditadura removeu, na última quinta (17), o nome da instituição do edifício que tomou.

Em nota, a chefia da Companhia de Jesus para a América Central classificou como “totalmente falsas e infundadas” as acusações do regime de Ortega, que chamou a universidade de “centro de terrorismo”. O comunicado descreve o confisco na instituição como parte de uma “política de governo que está sistematicamente violando direitos (…) [e] visando à consolidação de um estado totalitário”.

Em março deste ano, o papa Francisco, que também é jesuíta, chamou a Nicarágua de “ditadura grosseira” e criticou o “desequilíbrio” de Ortega.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nenhuma novidade para nós aqui o ladrão de nove dedos ao fim de um dos mandatos pegou o crucifixo existente no gabinete presidencial feito por Aleijadinho de valor inestimável pertencente à União e o homiziou num cofre do BB em seu nome ... ladrões violam até o Cristo e ainda falam mal de Pôncio Pilatos..

Mais notícias
Assine agora
TOPO