Valter Campanato/Agência BrasilPaulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Paulo Pimenta quer ditar o noticiário sobre tragédia no Rio Grande do Sul

08.05.24 16:55

Adorador do ditador Nicolás Maduro, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta (foto), quer ditar a cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul. A exemplo do seu guru venezuelano, Pimenta quer impedir que pessoas critiquem a atuação do governo durante a crise.

Na terça, 7, a Secom pediu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública uma investigação sobre influenciadores digitais e contas em redes sociais que estariam disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate e sobre a recuperação dos estragos causados pelas enchentes. A Polícia Federal se encarregou do serviço.

O pendor autoritário fica evidente no pedido de Pimenta, indicando onde estaria o problema: “Os conteúdos afirmam que o governo federal não estaria ajudando a população, de que a FAB (Força Aérea Brasileira) não teria agilidade e que o Exército e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] estariam impedindo caminhões de auxílio. Destaco com preocupação o impacto dessas narrativas na credibilidade das instituições como o Exército, FAB, PRF e ministérios, que são cruciais na resposta a emergências. A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises“.

Para Pimenta, críticas à atuação do governo federal são mal-intencionadas e estão em desacordo com a realidade.

Para ser fiel aos fatos, segundo esse raciocínio, só mesmo elogiando a atuação governamental e preservando a “credibilidade das instituições“.

Pimenta não entende que a melhor maneira de conhecer a verdade não é escolhendo uma versão dos fatos e proibindo todas as outras. Muitas vezes ao longo da história, quem escolheu uma única versão acabou se mostrando equivocado.

É o debate entre ideias e versões distintas que mais pode se aproximar da realidade.

Parte das manifestações denunciadas como desinformação são opiniões, visões particulares sobre a atuação do governo e do Estado nas ocorrências dos últimos dias. Erradas ou não, justas ou injustas, não cabe ao Estado dizer, sob pena de contar ao povo o que deve pensar a seu respeito, afrontando a liberdade de expressão das pessoas e o princípio da impessoalidade, que rege a administração pública”, escreveu o advogado André Marsiglia nas redes sociais.

Se o governo entende ter havido desinformação nas redes, que viesse a seus milhares de canais de comunicação esclarecer os fatos. Para isso pagamos esses canais. Eventualmente acionasse judicialmente, sem estardalhaço e respeitando a opinião alheia, quem acredita ter agido de má-fé e pronto! Repito, não há legitimidade jurídica alguma em acionar a polícia ou investigar estas pessoas”, segue Marsiglia, que é especialista em liberdade de expressão.

Por fim, vale lembrar que Pimenta tem interesse político em evitar qualquer crítica. Quando fala em não “diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado”, sua preocupação também é com a queda na aprovação do governo Lula.

Na última pesquisa CNT/MDA, 37,4% dos entrevistados disseram que consideram a gestão petista como boa ou ótima. Em janeiro, o índice era de 42%.

Outros 30% disseram que consideram este governo ruim ou péssimo, índice que era de 28% em janeiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ele entende sim. É Imagine um CANALHA ordinário desses com poder. Ele é um ser desprezível, mau caráter, fedorento e covarde. Um sujeito nojento e um sem vergonha. E o povo que está sofrendo, é o da terra dele, que ele desonra e despreza. Petralha ordinário!

  2. Esse admirador do ditador maduro ,tem a mesma estatura intelectual da ministra irmã da Marielle .38 ministérios 2 4 bilhões e novecentos mil de fundão ..Brasília é um esgoto a céu aberto

  3. Acorda Ministro! O Estado está falido. Não dá pra sustentar um ELEFANTE pesado, ineficiente, incompetente e quaisquer outros adjetivos desqualificadores que se possa imaginar.

  4. O que é engraçado, o que é cômico mesmo, em meio à essa tragédia toda que não se restringe às VÍTIMAS DIRETAS GAÚCHAS, mas que na realidade se estende inapelavelmente às mentes e corações de todos os BRASILEIROS, é essa cambada de mequetrefes chinfris pretender que o POVO BRASILEIRO vivenciando tudo de dentro e de perto, dê crédito às sandices, aos grunhidos e aos teatrinhos de """visita aos locais da tragédia""" que eles não perdem oportunidade de fazer em proveito da visibilidade própria!!!

    1. Ah, e por falar em cruz credo, o ignorante ontem, como se tivesse descoberto a pólvora, resolveu grunhir velhas obviedades e """ministrá lições sôbri u """críma""" da Terra""".... mas claro, avisou antes que não sabe """u qui qui tá côntêssênu """cá""" Terra""" ni túdo conté lugá"""....😆😆😆😆😆😆

    2. ""CRUZES E CREDOS"" dessa era, e sobretudo dessas duas últimas décadas de páginas horrorosas da HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS em absoluta e abrangentemente todos os sentidos!!!!!!

    3. É uma coisa realmente vergonhosa essa gente que, tendo a preciosa oportunidade da EDUCAÇÃO, não fala direito nem mesmo o seu próprio idioma, o que expressa em forma e conteúdo o desprezo e o desdém pelo NOSSO PAÍS, inclusive desprezada e desprezivelmente mencionado e referido seguidamente como """"êçi país"""" e """"nêçi país"""" , duas maneiras profundamente antipáticas de se referirem ao BRASIL.

    4. Ah, tem também """"árrôizs"""", """"pálámêntá"""" (PARLAMENTAR) e outras barbaridades dialéticas, sendo que o último grunhido já foi adotado até por comunicadores, sem contar os tenebrosos """"vai ixstá"""" e """"vai fazê"""" (ao invés de ESTARÁ e FARÁ), verdadeiros atentados contra o NOSSO MARAVILHOSO IDIOMA, vícios horrorosos que acometem igualmente os fanáticos comunicadores lulatralhasbolsonéscios!!!!

    5. Vez por outra o grunhidor-chefe grunhe um horroroso """"nóizs"""", vindo não se sabe de que dialeto, ou coisas do tipo """"cá"""" que no dialeto subi-idiomático dele aparentemente tenta significar algo como 'com a', mas, que sabemos, refere-se no caso somente a ele e à sua asquerosa facção criminosa!!!!

    6. E de revolver o estômago essa petralhaladralha sempre se preocupando apenas consigo mesmos e c/ a ""imagem""(irrecorrivelmente coberta de lama do seco e do molhado) q possa lhes garantir o eterno domínio de poder amplo, geral e irrestrito!!! A começar pelo grunhidor chefe deles q - e isso é explicitamente sintomático - é absolutamente incapaz de colocar as palavras no plural, a Ñ ser q concernam aos ""cúpanhêrus"", pq só consegue falar e pensar na primeira pessoa do singular: "eu", "eu" e "eu"!!

  5. Além de tentar proteger politicamente o governo do chefe dele, este Pimenta parece estar de olho no governo do RS nas eleições de 2026. Tem todo o direito de pleitear o cargo, só não pode é querer controlar opiniões, principalmente neste momento terrível por que passa o seu Estado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO