Adriano Machado/Crusoé

Em busca do ferroanel

09.01.19 19:01

O gabinete do presidente Jair Bolsonaro não é o único que o governador de São Paulo, João Doria (foto), visitará nesta quinta-feira em Brasília.

O tucano também pretende se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, de quem pretende obter a garantia de recursos para a construção de um ferroanel: um anel ferroviário em torno da capital paulista para aliviar o trânsito.

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  1. É louvável que um governador vá pedir recursos para resolver problemas graves em seus estados, especialmente em transporte. Mas sinceramente não faz sentido investir em trens ao redor de uma cidade grande como São Paulo. Investir em metrô faz mais sentido. E se for para transporte de carga, no fim do dia os caminhões tem que fazer as entregas dentro da cidade. A única explicação seria tirar linhas de transporte de cargas que cruzam a cidade, mas não sei se é o caso.

  2. A ideia parece boa, porque as linhas de trem que cortam a cidade, para transporte de carga poderiam ser desativadas e construir-se novos eixos de ligação, para transporte de automóveis e de ônibus, ou, melhor ainda, reequipadas para nonos modais, como linhas aéreas de metrô ou de trem urbano.

  3. O Ferroanel resolveria problema logístico sério , importante de carga para o Brasil todo...correto. Mas não resolve o de pessoas!

  4. Dória é outro que procura novidades para dizer que a obra é somente criação dele. Para melhorar o trânsito em São Paulo basta investir mais no Metrô e nos Trens Metropolitanos. É totalmente desnecessário gastar mais em planejamento e estruturação de novo programa ferroviário, além do que economizaria muito dinheiro. Bastaria um extensão do existente.

    1. Falou bem. Ao redor do mundo vemos cidades 10 vezes menores que São Paulo com 10 vezes mais linhas de Metrô.

  5. O ferro anel é o sonho do Jean Wyllys ! Rsrs. Pelo que me consta, a única estrada de ferro que chega à São Paulo é o ramo da antiga Sorocabana administrado pela família Ermírio de Moraes. A antiga e competente rede ferroviária paulista e federal virou pó há décadas, por ação criminosa desta incompetente e ladra classe política que sustentamos desde os tempos do Império. Não entendi este projeto do Dória.

  6. O governador Dória ainda não mostrou para que veio. Iniciou como prefeito promissor. Sua prestação foi gradativamente se deteriorando como prefeito,até o completo abandono da prefeitura de São Paulo. Seu ego o impulsionou em busca da realização de seu sonho em ser presidente. Ele não contava com o tsunami chamado Bolsonaro. Como administrador púbico, foi péssimo, mesmo relevando sua ação social dos primeiros meses, que, diga-se de passagem, foi louvavel. São Paulo está abandonada.

  7. Está na hora do Dória ir atrás de recursos privados para estes empreendimentos. É muito melhor pedir ajuda para formatar uma concessão deste tipo do que pedir simplesmente recursos. A não ser que a notícia tenha sido distorcida.

    1. Pois é, a notícia não dá qualquer detalhe do assunto; dá a entender que é pra desafogar o trânsito na cidade (uma justificativa rasa para um investimento de porte); mas quem acompanha o cenário do agronegócio sabe que apesar de Santos ainda ter um dos principais portos de escoamento para exportação ele é ineficiente em muitos aspectos logísticos; além disso, os empresários da região CO estão investindo num projeto hidro-ferroviário que trará mais competitividade. O que será que move está preten

    2. A iniciativa privada só vai entrar quando a obra estiver pronta, como sempre.

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