Máquina de desinformação russa cria pretextos para justificar invasão à Ucrânia

18.02.22 16:38

O secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou na quinta, 17, em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que a Rússia está criando vários pretextos para justificar um ataque à Ucrânia.

Entre as possibilidades citadas por Blinken estão um falso atentado a bomba na Rússia, o descobrimento de supostas valas com corpos humanos nas regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk, um falso ataque com drones contra civis ou até um genocídio, “zombando de um conceito que nós, neste Conselho, levamos a sério“.

Blinken também comentou na ONU que essas justificativas já começaram a ser divulgadas em sites e canais controlados pelo Kremlin.

Um desses sites tem versão em português, o Sputnik Brasil, que tem sido usado em operações do Kremlin para espalhar desinformação sobre vacinas de outros países.

Nesta quinta, 17, o canal publicou uma reportagem (foto) com o título “EUA rejeitam cinicamente o genocídio de russos em Donbas, diz embaixada russa em Washington“.

A reportagem diz que, segundo o embaixador embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, “o governo dos EUA está rejeitando cinicamente o fato de haver um genocídio da população russa na região ucraniana de Donbas“.

O embaixador fala de bombardeios em áreas residenciais pelas Forças Armadas da Ucrânia, usando lançadores de foguetes. “Em outras oportunidades, o presidente russo, Vladimir Putin, descreveu as atrocidades contra civis na Ucrânia como um genocídio“, escreve o Sputnik Brasil.

Evacuação de Donetsk e Luhansk

No site, nas grandes redes sociais e em seu canal do Telegram, o Sputnik Brasil divulgou vídeos de filas de carros de civis saindo de Donetsk e Luhansk em direção à Rússia. Na manhã desta sexta, 18, o líder dos separatistas, Denis Pushilin, aliado do presidente Vladimir Putin, falou para os cidadãos evacuarem essas regiões, porque segundo ele a Ucrânia em breve ordenaria uma invasão. “Durante os bombardeios pelo inimigo de povoações da república, a vida e a saúde de nossos cidadãos podem ser ameaçadas. Por isso, a partir de hoje, 18 de fevereiro, será organizada uma saída centralizada em massa para a Federação da Rússia“, diz Pushilin, no vídeo publicado com legendas em português. “Em primeiro lugar, são evacuados as mulheres, as crianças e os idosos.”

O Sputnik Brasil também publicou fotos se vídeos de uma suposta explosão no centro de Donetsk: “Segundo relatos, a explosão em Donetsk teria ocorrido em um carro a poucos metros da sede do governo local“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. quando se quer guerra não precisa nenhum pretexto mas estratégia da qual fatos fazem parte .. Hitler tinha pacto de não agressão com a Rússia e a invadiu em 1942 sem aviso e ali encontrou seu fim .. que porra de jornalismo é este a ignorar que ianques e cossacos se bicam há 70 anos mas não ousam se confrontar? o motivo é simples podem se destruir em segundos e se quiserem levam o planeta junto com eles .. relaxem bebam uma vodca ou um Jack Daniels caubói e vejam se a madame tá disposta ...

  2. BOZO esteve por lá e trouxe material para municiar seus fanáticos na tentativa de tomar o poder pela força das Fake News . Vide essa Sputnik Brasil.

  3. Sobre esse assunto, leia o livro "Desinformação" de Ion Mihai Pacepa, agente desertor da KGB, ainda na época da Guerra Fria.

Mais notícias
Assine agora
TOPO