Reprodução

Mais uma lamentável gafe do papa Francisco sobre a “grande Rússia”

29.08.23 14:44

O Kremlin agradeceu ao papa Francisco pela ode que ele fez à “herança da grande Rússia”, em mais uma gafe do pontífice sobre a invasão russa à Ucrânia.

Em improviso durante discurso feito por vídeo a jovens de São Petersburgo na sexta-feira, 25 de agosto, Francisco louvou o extinto Império Russo e seus monarcas.

Não esqueçam sua herança. Vocês são os herdeiros da grande Rússia, a grande Rússia dos santos, dos reis, a grande Rússia de Pedro, o Grande, de Catarina 2ª, o grande Império Russo, culto, tanta cultura, tanta humanidade. Vocês são os herdeiros da grande Mãe Rússia. Adiante!, disse o pontífice.

Apesar de o Vaticano ter divulgado apenas a parte escrita do discurso, o vídeo com a gafe repercutiu negativamente na Internet.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reagiu à declaração do papa com gratidão nesta terça-feira, 29 de agosto.

“O pontífice conhece a história russa, e isso é muito bom. O que o Estado, grupos ativistas, escolas e professores universitários estão fazendo é lembrar nossa juventude dessa herança”, disse Peskov.

“O fato de o pontífice soar em uníssono com esses esforços é muito, muito gratificante, acrescentou.

Ainda nesta terça, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, também entrou em cena, neste caso, para conter as sequelas da gafe.

“O papa pretendia encorajar os jovens a preservar e promover tudo o que há de positivo na grande herança cultural e espiritual russa, e certamente não exaltar lógicas imperialistas e personalidades governamentais, citadas para indicar certos períodos históricos de referência”, disse Bruno.

Entretanto, o estrago já estava feito.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, classificou a declaração de Francisco como profundamente lamentável”.

É precisamente essa propaganda imperialista, os laços espirituais e a necessidade de salvar a ‘Grande Mãe Rússia’ que o Kremlin usa para justificar a morte de milhares de ucranianos, publicou Nikolenko no Facebook.

A Igreja Greco-Católica da Ucrânia, um dos maiores ramos orientais do Catolicismo, também criticou Francisco.

“Causou grande dor e preocupação”, disse o arcebispo Sviatoslav Sevtchuk, que lidera os 5 milhões de fiéis da denominação católica.

Francisco já cometeu outras gafes sobre a invasão russa à Ucrânia.

No ano passado, ele disse que a Otan “de certa forma” tinha provocado a guerra.

Francisco afirmou, mais recentemente, já em 2023, que havia “vários imperialismos” no conflito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Este papa deslustra a igreja e os católicos. A grande Russia morreu após a revolução bolchevique. O grupo Wagner, braço para militar de Putin, dá sustentação as mais ferrenhas ditadura na África, América Latina. Com a derrocada de Putin milhões serão libertos.

  2. Não é "gafe", assim como não é gafe quando o Lula defende a Venezuela ou equipara a Rússia à Ucrânia. O Papa joga no mesmo time de Lula.

    1. De fato, este papa é a besta apocalíptica e o anti Cristo.

  3. Muito pretenciosos esse e outros papas, que acham que podem dar opinião sobre assuntos que não dominam e nem lhes dizem respeito. Como disse o sábio Raul Seixas, é preferível ser "uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

  4. Pelo visto este papa idiota nunca leu nada sobre Pedro, Catarina e Stalin ou sobre os milhões de russos assassinados ou mortos pela fome imposta por estes criminosos.

  5. não passa de mais um sudamericano ignorante falando merda, vivendo no bem bom, vagabundo, cheio de mordomias, serviçais, falando em nome dos póbri, lembra algum presidento da américa? do sul

  6. Politização desnecessária. Inclusive foi uma fala explicativa. A Rússia tem algum legado de relevância para a humanidade. Os intelectualmente preguiçosos e os de má-fé vão reduzir a história da Rússia apenas ao período do nanico genocida. É natural que a Ucrânia critique, porque, afinal de contas, ela ainda está invadida pelo idiota do Putin. Mas isso desmerece o que a Rússia construiu ao longo de milênios? O papo é sobre isso.

    1. Adriano quem ignora a história ou querem reescrevé-la são os comunistas esquizofrênicos ... sob o "socialismo" de Lênin e Stalin foram setenta anos de escravidão e 40 milhões de mortos dos quais 10 milhões de fome ... conta outra bobão !!!

  7. Hahaha Para surpresa nem do Grilo Falante, o Papa Vermêio deixou escapar sua formação na Teologia da Libertação… como todo mal esquerdista (esquerdista bom não existe), em breve o manoteiro pontífice passará a defender outro tipo de Libertação: dos “nóia”, dos traufigantes, dos homencidas, da gente boa todes.

Mais notícias
Assine agora
TOPO