Alex Silva/Estadão

Lulinha pede para Justiça de SP anular investigação sobre pagamentos da Oi

06.12.20 08:06

A defesa de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha (foto), pediu para que a Justiça Federal de São Paulo anule toda a Operação Mapa da Mina, que foi deflagrada há um ano pela força-tarefa da Lava Jato de Curitiba para investigar os pagamentos de 132 milhões de reais feitos pelo grupo Oi/Telemar a empresas ligadas ao filho do ex-presidente Lula.

Os advogados de Lulinha argumentam que a Justiça Federal do Paraná era incompetente para autorizar a operação em dezembro do ano passado, quando a Polícia Federal cumpriu 47 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao primogênito de Lula, aos irmãos Kalil e Fernando Bittar e ao empresário Jonas Suassuna.

Fernando e Jonas eram os donos do famoso sítio de Atibaia, responsável pela condenação do petista a 17 anos de prisão por causa das reformas feitas pela Odebrecht e OAS como forma de pagamento de propina ao ex-presidente. Este era, inclusive, o fato utilizado pela força-tarefa de Curitiba para dizer que tinha competência para investigar os pagamentos da Oi às empresas comandadas pelo grupo de Lulinha.

Em março deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4, tirou o caso da Lava Jato do Paraná e enviou para a capital paulista, acolhendo o argumento da defesa de Lulinha de que não havia conexão com o processo do sítio de Atibaia. A Mapa da Mina, então, foi distribuída para a 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo, fato comemorado por Lulinha e pelo sócio Kalil Bittar em um convescote regado a vinho, como mostrou Crusoé naquele mês.

Desde então, a investigação ficou parada sob análise da Lava Jato paulista para saber se havia conexão com algum caso da força-tarefa ou se ele seria redistribuído dentro do Ministério Público Federal, o que acabou ocorrendo em setembro. A suspeita é de que os pagamentos feitos pela Oi/Telemar às empresas do grupo Gamecorp/Gol, que pertencia a Lulinha e aos ex-sócios, seriam contrapartidas a decisões de Lula em benefício do setor de telefonia.

Recentemente, a defesa de Lulinha pediu a anulação de toda a operação, o que já havia sido solicitado ao TRF-4, mas foi negado. O novo pedido aguarda agora sentença da juíza substituta da 10ª Vara paulista Fabiana Alves Rodrigues, que tem em seu acervo de decisões a rejeição da denúncia feita pelo MPF contra os aloprados do PT, envolvidos na compra de um dossiê nas eleições de 2006.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ha como eles aprendem rápido o "caminho das pedras" ! A jogada agora e declarar quem provou não podia provar, mandar pro stf e, caso resolvido. In dúbio pró corrupto !

  2. Brasil um pais em que cleptocracia e a impunidade andam de maos dadas gracas ao aparelhamento politico na justica, que quando chega a conta, ela e acertada na maior cara de pau, e nao tem Constituicao que resolva. Togados fazem o que bem entendem com as leis e protegem os amiguinhos poderosos. lembrem que o grupo do Lulaladrao roubaram mais de 1 PIB do Brasil, sao trilhoes de Reais, muito caixa para mater tudo como esta. 2022 teremos mais uma chance de arrumar a bagunca e fortalecer a Lava Jato.

    1. JUÍZES QUE ACATAM ESSES PEDIDOS DOS ADVOGADOS/LADRÕES DA FAMÍLIA LULADRÃO ESTÃO GANHANDO POR FORA. A CONTA NOS PARSISOS FISCAIS ESTÃO BEM GORDAS.

  3. Como pode esses bandidos pedirem para anular sentenças, é a justiça acaba aceitando ....quanta 💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰

  4. São muitas famílias mafiosas. A máfia se apoderou das instituições democráticas da república de bananas. O STF vai impedir que eles sejam presos. O Senado não vai agir contra o STF e vice versa. Jogo de compadres

    1. Francisco, vc já reparou que os advogados de Lula e família nunca tentam provar suas inocências (por não terem argumentos ou competência), então pedem anulação dos processo. Ridículos.🐴💩

  5. Tem é que passar o rodo nesses conglomerados de cafajestes, os anteriores e o atual, e tocar no fundo de um presídio ou num hospital psiquiátrico judiciário pra que a gente nunca mais se lembre da existência desses crápulas!!!! Bandidalha folgada!!!!

  6. Coitado do Lulinha!!!... Fizeram com ele a mesma injustiça que fizeram com seu pai. Ambos tão inocentes, nunca roubaram nada de ninguém. São trabalhadores honestos. Os “meninos” da Lava Jato é que são ladrões desonestos. Não é isso mesmo Gilmar Mendes e alguns colegas seus??? 🤮🤮🤮🤮🤮🤮

  7. É sempre o mesmo argumento: prisão ilegal, busca ilegal, incompetência para julgar... Provar que é inocente, o verme nem cogita.

  8. Que bom. O texto deixa entender que talvez o processo acabe por aqui e que os 123 milhões jamais sejam contestados. E assim, o povo entenderá que não há crime algum e tudo foi lindo e maravilhoso nos governos petistas.

  9. Duas coisas a serem feitas, a lava toga é mudar o símbolo da justiça que hoje é uma "balança" para uma "gangorra" mais adequado a realidade brasileira.

  10. Eta, justiça brasileira. Aqui a justiça tarda e falha.Incham os processos para torná-los obesos que nem uma cirurgia bariátrica dá jeito. O tempo é a principal estratégia. Ele passa, passa, e os criminosos livres, fiquem livres para sempre. Fazer o quê?

Mais notícias
Assine agora
TOPO