Governador recorre ao STF contra líderes do PCC em Brasília

13.02.20 12:40

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a permanência das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital, como Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), na Penitenciária Federal de Brasília.

No pedido protocolado no STF na quarta-feira, 12, Ibaneis também se manifestou contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro que autoriza o uso das Forças Armadas na unidade prisional, que fica a cerca de 15 quilômetros da Praça dos Três Poderes. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas, na Garantia da Lei e da Ordem, para reforçar a segurança na área externa do presídio, inaugurado em 2018.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que o objetivo era evitar fugas. “O governo tá sempre adiante dos criminosos e a ideia ali é prevenir qualquer espécie de tentativa de um eventual resgate.”

Ibaneis alega que a capital da República não pode abrigar presos ligados ao crime organizado por causa da presença de autoridades nacionais e estrangeiras. Ele ressalta que a presença das lideranças do PCC possibilita a instalação de uma célula da facção em Brasília.

Condenado a 330 anos de cadeia por diversos crimes, Marcola foi trazido para o DF em março de 2019. A medida provocou reação do governo local, especialmente após a revelação de um suposto plano de fuga do chefão do PCC.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal já se manifestou contra a presença das lideranças do PCC em Brasília por também ver riscos às autoridades.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse sujeito, apesar do título de governador, não passa mero subgerente de um burgo que abriga a capital do país que poderia viver até muito melhor se não tivesse que gastar fortunas com ociosos que brincam de legislar e go

    1. Quanta ignorância e falta de discernimento nos comentários. Brasília é a sede dos poderes da República, embaixadas e organismos internacionais, e tem a responsabilidade de dar segurança e proteção a esse pessoal todo, não faz sentido alojar criminosos perigosos e colocar essa gente em risco.

  2. Por que isso? Marcola achou, enfim, seu lar! O estado com mais bandidos e corruptos por metro quadrado. Ele está onde deveria estar. Moro sempre tem razão.

  3. Como gosta de se exibir! Um pelicano ao redor do pescoço não lhe daria visibilidade? Que escolha triste a dos meus amigos candangos! Poderia ser pior? Não se sabe. Alguns dos ex-governadores do DF tiveram de se explicar à Justiça, ultra leniente com políticos, por sinal. Ter tropas por perto inibe delinquentes -- atuais e potenciais. É, pois, natural que se sinta o temor de ser colhido com a boca no trombone. Ou que se adote aquele ditado: tudo bem, mas não na minha vizinhança. Votem, por favor!

  4. Esta anta do ibaneis não quer concorrência com a quadrilha dele? Existe uma quadrilha mais organizada do que a que ele pertence? A concorrência em Brasília está brava rsrs

  5. Em que autoridades se diferenciam quanto à necessidade de mais segurança do que qualquer outro cidadão? Esses políticos têm que sair do pedestal. Eles trabalham para todos os cidadãos que pagam seus altos salários.

    1. Porque qualquer outro cidadão vende verduras na feira e eles representam países, administram órgãos públicos, votam as leis que você obedece, governam o País. Simples, assim. Você faz falta para sua família, apenas. Eles são importantes para centenas, milhares de pessoas.

  6. Quem está sob ameaça é o cidadão que paga impostos e a conta da insegurança. O governador deveria preocupar-se com isso e não com as autoridades que tem proteção, seguranças, etc. Aceite o reforço pelo Exército / Força Nacional.O cidadão comum, necessita mais que vossas excelências.

  7. Se a Capitalnão pode abrigar criminosos perigosos,então outras cidades poderão? Vá arrumar o que fazer Governador ENGANÊIS !!

  8. Se é para tirar os membros de facção criminosa do DF, terão que mudar a Câmara e o Senado que abriga políticos do PT, PSOL (glauber braga), esquerda em geral, membros da maior ORCRIM do mundo, que saquearam uma nação inteira liderada pelo nove dedos, perto dele Camacho e Marcola são bandidinhos.

    1. É isso aí Roger! Em Brasília temos o foco da corrupção! Marcola tem mais é que ficar lá mesmo! Perto de onde se monitora tudo o que está por trás dos bastidores!!!

    1. Risco às autoridades(grande parte corrupta) e ao resto da população honesta e trabalhadora, é deixar o congresso sem grades, bem como outros órgãos do judiciário.

  9. Em qualquer lugar que eles forem transferidos, sempre haverá esse risco de fugas. A menos que esse governador não confia nos seus presídios. Sujeito chato esse. Quer dinheiro, só isso. O bandido que está preso, também quer.

  10. Seria muito bom que os caras do PCC fugissem e invadisse esse covil de salafrarios e aí ficaria bonito. Está com medo? Voce diz que é seguro e está com medo? . Pimenta nus olhos dos outros e refresco né Ibanana...

    1. Edmundo Está no lugar certo os colegas ainda vão estar juntos

Mais notícias
Assine agora
TOPO