Reprodução/redes sociais

Ética, voto feminino e o futuro político de Justin Trudeau

19.09.19 17:54

Entre a quarta, 18, e quinta, 19, três imagens em que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (foto), aparece com o rosto e as mãos pintadas de preto vieram a público. Com a veiculação das cenas, Trudeau, um defensor da diversidade e do politicamente correto, passou a ser acusado de racismo.

As eleições canadenses estão marcadas para 21 de outubro. O Partido Liberal, de Trudeau, está praticamente empatado com o Partido Conservador, de Andrew Scheer.

A controvérsia desta semana pode frustrar os planos políticos de Trudeau para manter-se no poder. “Uma das coisas fundamentais para os liberais conseguirem maioria é o voto feminino. Eles precisam ir muito bem entre as mulheres. O problema é que elas já estavam abandonando o partido”, diz Nik Nanos presidente do instituto de pesquisas Nanos Research, em Toronto.

As mulheres começaram a se desapontar com Trudeau em fevereiro, quando a ex-ministra da Justiça, Joyce Wilson-Raybould, destituída do posto no mês anterior, afirmou que sofreu pressões do primeiro-ministro para interferir em um processo contra a construtora SNC-Lavalin. A empresa é acusada de ter subornado membros da ditadura de Muamar Kadafi, na Líbia, para obter contratos com o governo.

“No passado, Trudeau manteve um padrão moral elevado em muitas questões. No caso da SCN-Lavalin, ficou flagrante que ele tinha lapsos morais. Nos episódios em que pintou a pele de cor preta, descobrimos que ele teve lapsos morais no passado”, diz Nanos. “Trudeau diz uma coisa e faz outra. Não há como isso ser positivo para ele.”

Entre as diversas perguntas que a Nanos faz aos canadenses, está a de quem seria o melhor primeiro-ministro na visão deles. Há dez dias, Trudeau aparecia com dez pontos percentuais de vantagem à frente do rival conservador, Andrew Scheer. Na última enquete, os dois estavam empatados.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Este safado devia estar num presidio em Manaus. Daqui a poucos recebi uma tornezaleira eletronica e vai curti o dinheiro roubado.

  2. "padrão moral elevado em muitas questões", bela descrição da esquerda. Ao invés de ter padrão moral elevado em todas as questões, tem apenas naquelas que lhe são convenientes. Agora, é cômica a "surpresa" com o fato de um esquerdista atuar para acobertar crimes de aliados. Isto é o que fazem todos os dias desde sempre.

  3. Por isto que à mulher de César não basta ser honesta, ela tem que parecer honesta? O mínimo que alguém que é acusado de algo deve fazer é perguntar qual foi o crime que ele cometeu e pelo que está sendo condenado? Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

    1. O limite de 500 caracteres existe para que ninguém tente monopolizar o espaço com discursos prolixos. Isto aqui não é o seu blog. Que tal você escrever suas árias de ópera no facebook e deixar o link? É uma boa solução, tanto para algum eventual maluco que queira beber na fonte da sua sabedoria quanto para a multidão de usuários que não têm o menor interesse em longos discursos. É só uma sugestão, você pode ignorá-la como nós ignoramos suas muralhas de texto, mas a poluição visual é de lascar...

  4. O puritanismo e o beatismo muitas vezes vivem de criar uma imagem que não corresponde exatamente à realidade, mas a aquilo que mais lhes favorece. Nem mesmo o fato da ministra da Justiça ter se sentido tolhida implica que houve uma ilegalidade. É claro que as coisas muitas vezes são ditas e feitas de modo disfarçado, mas isto não significa que a impressão que é passado muitas vezes não corresponde à realidade exata dos fatos.

  5. São estes quem tinham uma má intenção por trás, pois visavam a atingir um determinado grupo e tentar utilizar isto em proveito próprio. No caso da construtora, digamos que o comportamento dele não tenha sido o mais adequado? Ele violou alguma lei, impediu que alguma lei fosse aplicada? Os mecanismos de controle existem exatamente para prevenir. Mas se o sistema jurídico no Canadá não tem falhas, então a ministra da justiça não deveria ter representado contra ele se achasse que houve dolo?

  6. Ademais, há uma diferença entre brincadeira de mau gosto e imoralidade. Um ato de mau gosto pode ser ofensivo por todos aqueles que não gostam ou se sentem atingidos por ele, mas isto não quer dizer que ele cause um mal. Não haveria ofensa nenhuma sem a liberação das fotos, ou seja, Trudeau teria que no máximo se desculpar a aqueles que se sentiram ofendidos pq foram atingidos pela brincadeira de mau gosto. O resto tem que reclamar é de quem liberou a foto com intenção de ganho eleitoral.

  7. É claro que as fotos podem ter sido liberadas por algum veículo de imprensa, o que faz a coisa praticamente se tornar de "interesse" público, mas isto significa que os interesses por trás da liberação sejam realmente genuínos? É a velha ideia de que um mal é justificável se ele produzir um "bem", que seria neste caso expor um pervertido, imoral e depravado. Veja como isto se aproxima do puritanismo religioso, só que às avessas.

  8. É assim que se vê como funciona o aparato de censura e propaganda ideológica, indivíduos patrulham os cidadãos para ver se encontram algo contra eles e aí quando encontram, usam aquilo contra o indivíduo e o acusam de ter cometido aquilo que na verdade foram eles que cometeram. Mesmo que o ato de Trudeau tenha sido de mau gosto, enquanto ninguém que pudesse ser sentir ofendido visse a foto, eles jamais se sentiriam ofendidos. Ou seja, só com a liberação das fotos veio a ofensa.

  9. O sujeito não é racista, nem homofóbico, nem misógino, nem nazista pq ele quer, mas pq ele não foi treinado para não ser. Isto é importante pelo seguinte, mesmo que o episódio da foto seja reprovável, a quem ele tinha ofendido antes de ter sido liberado publicamente? Veja como o pensamento desta turma é enviesado. O sujeito que liberou a foto para se aproveitar politicamente dela não é o que ofendeu uma determinada comunidade.

  10. Antes de mais nada, há que se deixar claro que qq pessoa na face da terra tem o direito de ser racista, homofóbica, misógina, nazista, desde que isto não implique um ato criminoso ou alguma ação ostensiva e organizada contra terceiros. Pq? Pq isto é liberdade de pensamento. De novo, citando 1984, há dentro de certos segmentos da esquerda a ideia de que eles irão controlar os pensamentos das pessoas, que as "más" atitudes dos indivíduos são problema de condicionamento.

  11. A grande casca de banana que foi jogada para ele foi vincular duas coisas sem relação para daí comprovar que sim, ele tem falhas morais que praticamente o tornam uma aberração canadense, completamente diferente do restante dos cidadãos do país. Se ele admite que errou em um dos casos, então isto significa que ele automaticamente errou no outro (pelo menos é o que vão dizer, já que os dois casos são a mesma coisa, desvios morais).

  12. Esta turma vive de criar histeria e de se alimentar dela, usam isto para avançar suas agendas e seus projetos de poder. A questão principal é não escorregar nas cascas de banana que eles lançam no chão. Se a situação é desagradável, então a melhor solução seria se desculpar com aqueles indivíduos que eventualmente possam ter se sentido ofendidos pelo ato (presume-se que indivíduos de origem africana). O resto dos brancos que fazem barulho merecem um pedido de desculpas? Não, eles são brancos.

  13. É gente que confunde caráter com perfeição, moral com irretratabilidade, virtude com santidade. Como eles nunca erram, isto dá a eles o direito de apontar o dedo e acusar todos aqueles que algum dia não rezaram pela cartilha deles. Vc até mesmo pode ser acusado de coisas que nem erradas eram quando eles nem nascidos eram. Veem o passado com os olhos do futuro e assim se julgam seres melhores pq julgam que jamais fariam o que outros fizeram naqueles tempos.

  14. O homem é um produto de seu tempo, seu meio e de sua idade. Quem não se lembra das imagens do príncipe Harry fantasiado de nazista. Mas alguém acha que por esta atitude impensada quando ocorrida anos atrás ele é um RACISTA? A célebre passagem da Bíblia que diz que "atire a primeira pedra aquele que nunca pecou" não vale para um novo grupo de puritanos e beatos que vivem de fazer o bem e jamais fazem o mal. Tal como no livro 1984, esta turma pretende um dia extirpar palavras do vocabulário.

  15. Aqui no Brasil , o PT usou a mesma estratégia , disse que era o partido da ética na política . Mas fez Mensalão e Petrolão . Um dia descobriram . Acabou em impeachment . O Trudeau que se cuide . 🇧🇷

  16. Minha assinatura ocorrida em 19/09/2018, paga integralmente e sem atraso, com débitos no cartão de crédito, me faz ignorante ao receber o comunicado que estou inadimplente com a revista. Percebo ser hora da renovação e que a revista seja o facilitador desse procedimento, que aproveito para informar meu interesse em continuar assinante.

    1. Assunto encaminhado a revista via Whatsapp, canal devido.

  17. Lá tb a esquerda padronizou a corrupção e a cooptação dos órgãos de Governo para esconder a sujeira. Aqui, desde os "tempo imemoriais" do governo FHC e no "reinado" do PT, a esquerda conseguiu aparelhar inclusive as instâncias superiores do Judiciário. O toma lá dá cá viciou e enquadrou os políticos, engendrando um monstro chamado Centrão, que com suas duas cabeças rotativas (Cunha/Maia-Renan/Alcolumbre) rege a pilantragem. E o "novo" JB já foi enredado no acordão. Acordão? Isto não existe!!!

  18. Viver nesses tempos de excessos de frescura tá difícil. Pode-se nem pintar a cara seja lá de que cor for? No pequeno circo do Xumbrega, nos meus longínquos anos de criança, havia um palhaço, o Brancura. Debaixo da tinta branca sua pele era negra. Era só alegria, palhaço e público. Que pode ter sido aquilo para esse bando de frescos que vive complicando a convivência hoje em dia?

    1. É a ditadura do politicamente correto, meu csro Watson! Hoje, quem defende idéias de direita, é tachado de estrema direita. E se vc ataca destrambelhos de quem se diz de direita, é considerado "esquerdista". Vivemos numa época em que a etiqueta é mais importante do que o conteúdo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO