Keegan Barber/The White House

Estados Unidos bloqueiam ativos e receita de Maduro

29.01.19 00:05

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 28, que 7 bilhões de dólares em ativos e 11 bilhões de dólares em vendas da estatal de petróleo da Venezuela, PDVSA, serão bloqueados. A intenção é cortar os recursos do ditador Nicolás Maduro e impulsionar uma transição democrática.

Com a medida, empresas americanas não poderão mais fazer negócios com a estatal e as receitas de vendas futuras de petróleo para a subsidiária Citgo serão colocadas em contas bancárias às quais o regime não tem acesso.

A decisão, anunciada pelo assessor de segurança nacional John Bolton (foto), deve privar a Venezuela de sua principal fonte de ingressos, mas será muito difícil que esses valores venham a beneficiar o deputado Juan Guaidó, o presidente da Assembleia Nacional que se proclamou presidente interino do país na quarta-feira, 23. Uma transferência de recursos para Guaidó só poderá acontecer quando existir um governo de fato, e esse ainda não é o caso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se o objetivo do bloqueio é acelerar uma transição democrática é claro que esta atitude beneficia Guaidó e o povo venezuelano.

  2. Ótima ação do governo americano. Agora só falta asfixiar severamente o narcotráfico para acabar de vez com o governo venezuelano.

Mais notícias
Assine agora
TOPO