Governo do Estado de São Paulo

Doria comemora decisão da Anvisa: ‘Dia histórico para ciência brasileira’

17.01.21 15:27

O governador de São Paulo, João Doria (foto), usou as redes sociais para comemorar a autorização do uso emergencial e temporário da Coronavac e da vacina de Oxford pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

“Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil”, escreveu o tucano nas redes sociais, na tarde deste domingo, 17.

Vinculado ao governo paulista, o Instituto Butantan conduz no Brasil o ensaio clínico da Coronavac, vacina desenvolvida com base na tecnologia do laboratório chinês Sinovac. O imunizante é a aposta de Doria para a contenção da pandemia.

A autarquia condicionou a aprovação do uso emergencial da vacina à assinatura de um termo de compromisso entre a Anvisa e o Instituto Butantan que preveja a entrega da íntegra do relatório de imunogenicidade até 28 de fevereiro. 

De acordo com a agência reguladora, estão pendentes uma série de dados do documento que indica a capacidade do imunizante de provocar uma resposta imune.

A diretora-relatora dos pedidos afirmou que a exigência mostra-se necessária porque as informações entregues até agora não apontam por quanto tempo uma pessoa vacinada permanecerá protegida contra a Covid-19. 

Entretanto, as demais evidências analisadas até o momento pela agência sugerem que a eventual aprovação da requerida autorização apresenta relação benefícios versus riscos favorável”, completou, ressaltando que o extrato do termo de compromisso assinado deve ser publicado no Diário Oficial da União, o DOU, para que a liberação entre em vigência.

A decisão da Anvisa permite a aplicação de 6 milhões de doses da vacina, estoque que deve ser distribuído entre os 26 estados e o Distrito Federal de forma proporcional.

O governo federal fechou um contrato para a compra de 100 milhões de doses do imunizante, que serão produzidas ao longo do ano. Para a inoculação dos brasileiros em larga escala, a Anvisa ainda precisa aprovar o registro definitivo da agência.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Podem falar o que quiserem do Dória, mas ele fez a coisa certa. Empoeirou o seus principal instituto de pesquisa biomédica a encontrar uma solução rápida e eficiente para aliviar o sofrimento de milhões de brasileiros. Em contraste, temos um presidente genocida que está fazendo de tudo para aumentar ainda mais o número de contaminados e de mortes.

    1. Leia-se empoderou ao invés de empoeirou. Meu celular deve ser bozista!

  2. Será se a revista vai participar do banquete que certamente será oferecido a mídia na verba de publicidade que aumentou na proporção estratosférica do aumento dos impostos aos paulistanos. Gostaria de ter resposta a essa indagação pq se esperar pelo Tribunal de Contas esses só chegam atrasado!

    1. A revista não aceita verba de publicidade. Você é assinante ou apenas mais um bozista medíocre necrófilo?

  3. Parabéns ao Governo de São Paulo e ao INSTITUTO BUTANTÃ que lutaram bravamente pela aprovação da CORONAVAC Ao psicopata genocida Mintomaniaco e seus asseclas civis e militares lambe botas os meus pêsames e que as 210 mil mortes de nossos irmãos pensem , por muitos anos, nas suas consciências.

    1. Dois Bozistas abaixo zurrando. Como zurram os Bozistas! Sao apenas seres bestiais que nasceram para serem lambaios de genocida!

    2. Os esquedopatas que compõem o SISTEMA CLEPTOCRATA POLÍTICO BRASILEIRO, vão fazer de tudo para impedir a candidatura do presidente Jair Messias Bolsonaro em 2022, porque eles sabem muito bem que o mito é imbatível e povo brasileiro esta com ele.

    3. você tem ideia do porque o "calcinha apertada" não requisita para o governo de SP o que foi produzido pelo IB que é de SP para população de SP como ele alardeou aos quatro ventos? Se não sabe então procure se informar antes de comentar bobagens.

  4. Louros ao vencedor, João Doria, que superou o negacionismo e derrotou o deboche de quem alegava ser uma GRIPEZINHA essa terrível doença COVID, que já ceifou quase 210.000 brasileiros, lutando sozinho ao lado do Butantã, pela CORONAVAC

    1. Não é porque eu sou contra esta esquerdalhas, que acabou-se com o país. Te dou um verdadeiro parabéns, e Deus te abençoe e proteja.

    1. Fique registrado que NENHUMA dessas doses contou com ajuda do governo federal, que na verdade fez tudo que podia para atrapalhar, atrasar e tirar a confiança.

    2. Aonde está a palhaçada? Na única vacina disponível no país ?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO