Granma

Dez atletas cubanos pedem refúgio no Chile

11.11.23 08:49

Dez atletas cubanos que participaram dos jogos Pan-Americanos em Santiago solicitaram refúgio no Chile, de acordo com o Ministério do Interior do país.

O número dos que deserdaram da equipe oficial pode chegar a 21. Dos 412 que deixaram a ilha comunista, apenas 391 retornaram após o fim do evento, no dia 5. Nem todas as identidades foram divulgadas. Entre os que não voltaram estão três cubanos da equipe de remo, seis de hóquei sobre grama, uma jogadora de basquete e um corredor.

O Chile foi considerado um país seguro para pedir refúgio uma vez que o presidente do país, Gabriel Boric, apesar de ser de esquerda, tem criticado as violações de direitos humanos na ilha comunista.

O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, participou de um ato oficial na despedida dos atletas, quando saíram de Havana (foto). Ele também celebrou várias conquistas da equipe em Santiago. Para muitos deles, contudo, a maior conquista é conseguir fugir da ilha comunista.

Yunia Milanés, ex-capitã da seleção de hóquei sobre grama, que foi uma das que conseguiram fugir. Ela contou a jornalistas como era a situação de um atleta na ilha. “Passamos por uma fase muito ruim, não tínhamos calçados, não tínhamos implementos e não tínhamos protetores faciais“, disse Yunia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é o país fantástico que o vagabundo de nove dedos e seu ParTido imundo vivem defendendo. Povo miserável, enquanto os Castros, seus herdeiros, e agora certamente esse merda de Diaz-Canel e os caciques do Partido Comunista Cubano nadam em dinheiro. Fosse no Brasil que os atletas estivessem pedindo asilo, certamente seriam entregues de volta, como foi feito no Pan do Rio.

  2. Podiam mandar uns atletas petistas do Brasil para Cuba! Para substituir os que fugiram! Só é bom alertar para levarem seus tênis.

  3. Lembram do PAN de 2007 quando o amigo de ditadores pôs a PF no encalço dos atletas traidores da revolução? O Boric sempre mostrando a Lula que num precisa ser bobalhão de esquerda.

Mais notícias
Assine agora
TOPO