Archivo Medios Publicos EP

Depois de renunciar, Mujica tenta voltar ao Senado uruguaio

26.10.19 17:01

O ex-presidente do Uruguai José Mujica (foto), renunciou ao seu cargo no Senado no dia 14 de agosto do ano passado. “Os motivos são pessoais, eu diria que se trata do cansaço de uma longa viagem”, explicou Mujica em uma carta para a presidente da casa, Lucía Topolansky, mulher dele.

Nas eleições deste domingo, 27, porém, o ex-presidente, hoje com 84 anos, tentará retomar o posto. Ele encabeça a lista de candidatos de seu partido, o Movimento de Participação Popular (MPP), que integra a coalizão de esquerda Frente Ampla.

“Apesar de sua popularidade ter diminuído um pouco no conjunto do eleitorado, ele continua sendo referência para uma boa parte da esquerda uruguaia”, diz o cientista político Antonio Cardarello, da Universidade da República, em Montevidéu. “Ele se dirige às classes mais populares em uma linguagem simples e isso permite uma sintonia especial com o povo.”

Sobre o aumento da criminalidade no país, um dos principais temas desta campanha e que está tirando votos da Frente Ampla, Mujica disse: “Foi tudo para al carajo. Roubam até a mãe! Não é um problema do Uruguai, o epicentro está no mundo rico”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Primeiro é necessário encontrar os problemas, para aí sim se encontrar as soluções. Se não há problemas, então pq são necessárias soluções?

  2. Para o ciclo ser rompido é necessário o que: o fim do capitalismo. Enquanto ele não ocorre, a esquerda anda em círculos e, sempre que alguma coisa vai errado, antes de olhar para seu próprio umbigo, ela olha para o umbigo do capitalismo. Quem conhece a mentalidade americana sabe que eles não se dão por vencidos diante das chances escassas, a diferença entre aquele que quer ser vencedor e aqueles que irá desistir diante do primeiro obstáculo começa por aí.

  3. A culpa é sempre do capitalista, pois o trabalhador é explorado e não tem possibilidade alguma de sair da relação de exploração. Portanto, tem-se o ciclo que nunca se acaba, o capitalista detém os meios de produção e, assim, explora os trabalhadores que, assim, não podem ter acesso aos meios de produção e, assim, são explorados pelos capitalistas que detém os meios de produção e, assim, exploram os trabalhadores que, assim, não podem ter acesso aos meios de produção.

  4. Aí o problema será o novo -ismo, seja lá qual for, e o ciclo se reiniciará. Uma coisa que qq pessoa mais ou menos sensata é obrigada a aprender ao se aventurar no mercado é que falhar não é uma opção, mas uma certeza. Cedo ou tarde o tombo virá, então o importante não é tentar evitá-lo, mas se preparar para levantar o mais rápido possível para quando ele vier. O discurso da esquerda é totalmente incompatível com este tipo de mentalidade, é superprotetor e paternalista.

  5. Senão sempre se andará em círculos, o problema é o capitalismo, mas se ele não acabar, então eu não posso implementar as coisas que eu quero implementar. A esquerda anda, anda e sempre termina no mesmo lugar: tem que acabar com o capitalismo. Se continuar na dependência disto, então nunca vai sair do lugar se ele não acabar. Ou dependendo ele até vai acabar, mas isto não significa que os desejos da esquerda finalmente se realizarão.

  6. Outra coisa que a esquerda precisa fazer tb é parar de olhar para o umbigo alheio e passar a olhar para o próprio. Todo o discurso de capitalismo e imperialismo são, antes de mais nada, desculpas esfarrapadas para não assumir os próprios erros. Quem quer mudar não fica inventando desculpas, mas busca corrigir seus pontos fracos, os outros são os outros, se vc não pode mudá-los, isto não significa que vc não possa mudar.

  7. Uma vez que se faça isto, então o passo seguinte é identificar o que não saiu conforme o planejado e começar a se pensar em como os problemas podem ser corrigidos. Se nada, nem ninguém nesta vida é perfeito, então tudo, absolutamente tudo sempre terá margem para ser aprimorado. Pq Lula se contentou com o sucesso do bolsa-família e parou nele? Pq não tentou fazer outros programas que tivessem a mesma taxa de sucesso? Repousar sobre os louros conquistados é pedir para ser derrotado.

  8. Hj certamente há uma série de demandas e objetivos que sequer poderia ser contemplados no século XIX. Se ao longo deste tempo a esquerda reviu sua agenda de prioridades, então pq é que ela não pode fazer o mesmo com os seus conceitos e princípios, no mínimo adaptando-os à realidade atual com seus desafios e novas possibilidades? O primeiro passo para realizar uma transformação é para o processo de negação, isto é praticamente um verdade universal.

  9. Se a mera possibilidade de penas mais severas em caso de reincidência no cometimento de crimes for suficiente para conter a criminalidade, então tal coisa não poderia no mínimo ser avaliada e implementada por um período de teste, ao invés de se agarrar ao discurso e à aura prevalecentes? Se as condições de vida no século XIX eram muito piores do que hj, a esquerda já não cumpriu o papel que tinha sido estabelecido lá e deveria dar seu trabalho por finalizado?

  10. Qq coisa científica não se baseia em planejar, implantar, acompanhar, medir, analisar, corrigir, pq isto não deveria se aplicar ao socialismo científico. Se o objetivo da esquerda é reduzir a pobreza sem impedir a geração de riqueza, então o que é necessário para isto? Quais medidas públicas e quais os efeitos necessários para que isto seja possível? Se o objetivo é criminalidade baixa sem precisar de punições severas, então o que é necessário?

  11. O que realmente importa, os resultados efetivos ou preservar a aura que foi construída? Se uma política de segurança mais leniente levou ao aumento da criminalidade, então a saída mais racional não seria revê-la, tentar pelo menos peneirar aqueles indivíduos que entram no sistema e, ao saírem, reincidem nas mesmas práticas? O marxismo, praticamente onipresente na esquerda, teoricamente estaria fundamentado em um socialismo científico, mas a esquerda dá mais valor à teorias do que ao empiricismo.

  12. O grande problema da esquerda, seja no Uruguai ou em qq lugar, é a incapacidade de se guiar pelos resultados. Eles se preocupam mais com a imagem que cultivam e em parecerem bonzinhos, até mesmo quando os resultados contradizem o que eles afirmam. Por exemplo, há alguém na esquerda capaz de defender pena de morte? Dentro das bandeiras e pauta da esquerda, não. No entanto, se um país tiver possibilidade de pena de morte, mas ela jamais se concretizar, então tal coisa é um problema real?

  13. O fato de Mujica com 84 anos ter tido que se candidatar indica que a esquerda no Uruguai não sofre somente de fadiga, mas de falta de oxigenação (ambas estão relacionadas). Obviamente que faltam quadros que ao mesmo tempo tenham carisma e sejam capazes de oferecer propostas que atendam às demandas atuais da sociedade uruguaia. Houve um descolamento entre o discurso da esquerda e a realidade, que deixou de corresponder ao que a retórica pregava.

  14. Não é sempre tempo de se reinventar, de rever conceitos e consertar o que não funcionou como esperado? Se alguém voltasse no tempo 100 anos, certamente não se veria que todas as bandeiras e pautas que a esquerda tinha em 1919 foram cumpridas muito além do que eles tinham em mente? Dentro da concepção da época do que caracterizava condições dignas de trabalho, Marx não seria considerado hj alguém desumano? Quanto mais tempo nós vivermos, menos podemos esperar que as coisas permaneçam inalteradas.

  15. é incrível como a esquerda consegue estragar qualquer país. é muita competência em afundar e disseminar a pobreza e a bandidagem para me manter no poder! vade retro!!!

  16. Porra, cara. Coloque o pijama e vá cuidar dos netos . Chega, já deu o que tinha que dar e deu mal pois o Uruguai está uma merda, sobrando caloteiros, criminosos e se destacando como uma off shore de corruptos pra esconder seus milhões da política e narcotráfico.Aliás, o Uruguai deveria ser transformado num estacionamento pro Rio Gde do Sul que precisa de espaço pros carros dos brasileiros.Fica a sugestão. De nada.

    1. Caro Nelson, vc naó acha que isso é problema dos uruguaios,,,comentar sobre as politicas propostas, linha de pensamento e tudo que possa influenciar no Brasil mas questionar se o cara dev se candidatar ou náo????? É querer demais, assim como o Bozo querendo influenciar argentinos, venezuelanos, israelenses,,,coisa ridicula

  17. “A Besta Velha”, quer voltar ao “Dulce far niente”: muita mordomia, dinheiro, corrupção e, nada de trabalhar. É o amigo comunista, predileto do presidiário Lula. Sua volta, além da boa vida, visa puxar voto para o candidato da esquerdalha, alcançar o poder. Muita gente, por segurança, sonhava morar no Uruguay, porém, a violência amedronta. Nota de rodapé: o Uruguay, no entanto, tem uns 3.000.000 hab.; ao passo que o RGS, tem uns 11.000.000. Será que os “hermanos”, são frios na cama?

  18. É como.ouvir Lula falando. Eu quando tinha uns 31 anos eu militei clandestinamente no PARTIDÂO. Que era contra a LUTA ARMADA e por infiltrar. parlanentares no. MDB.

  19. Mais um velho imbecil esquerdista ! A criminalidade no Uruguai aumentou depois do governo dele ,ele proibiu a polícia uruguaia a agir !

  20. Velho BABACA, INCOMPETENTE e SEMIANALFABETO. Quer mamar de novo nas tetas dos cofres públicos. Exatamente como os SAFADOS PETISTAS, sob orientação do CHEFE da QUADRILHA, o inconfundível cafajeste, hipócrita e corrupto LULA.

  21. Os dinossauros não foram extintos. Existem espécies de esquerda e espécies de direita. O que os diferencia é apenas o urro (ideologia); quanto aos métodos, são perfeitamente iguais em predar a sociedade. E, além de não extintos, eles ainda procriam.

    1. Como que há tanta gente burra para acreditar em tanto discurso sem sentido! Como pode uma Democracia dar certo se as pessoas não tem um mínimo de condição de fazer escolhas inteligentes? Burrice e histeria dominam os inteligentes e psicologicamente saudáveis.

Mais notícias
Assine agora
TOPO