'Crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis', diz Moro sobre caso tríplex
O ex-juiz Sergio Moro afirmou nesta terça-feira, 7, que crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis, após a Procuradoria da República no Distrito Federal pedir o arquivamento do caso do tríplex do Guarujá, que tem o ex-presidente Lula (foto) como protagonista. O Ministério Público brasiliense teve de se manifestar sobre o processo depois de o Supremo...
O ex-juiz Sergio Moro afirmou nesta terça-feira, 7, que crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis, após a Procuradoria da República no Distrito Federal pedir o arquivamento do caso do tríplex do Guarujá, que tem o ex-presidente Lula (foto) como protagonista.
O Ministério Público brasiliense teve de se manifestar sobre o processo depois de o Supremo Tribunal Federal anular as condenações do petista na Lava Jato por entender que a 13ª Vara Criminal de Curitiba era incompetente para julgar as ações penais, remetendo-as à Justiça Federal do Distrito Federal.
A procuradora da República Marcia Brandão Zollinger, então, apontou para a prescrição dos crimes que, em tese, teriam sido cometidos pelo ex-presidente.
“Analisando as penas, tem-se que Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena reformada pelo STJ, tornando-a definitiva pelo crime de lavagem de dinheiro em 3 anos e 4 meses de reclusão e pelo crime de corrupção passiva em 5 anos, 6 meses e 20 dias. Aplica-se, no caso, o prazo prescricional previsto o art. 109, incisos II e III, do Código Penal, reduzidos pela metade, restando prescrita a pretensão punitiva estatal”, anotou.
A "prescrição" acontece quando a Justiça demora demais para julgar um fato do passado. O prazo para que isso aconteça é calculado com base no lapso temporal entre a data do crime e o momento em que o juiz "recebe" a denúncia e abre uma ação penal.
Nas redes sociais, Moro, que condenou Lula em primeira instância, declarou que a prescrição ocorreu graças a "manobras jurídicas". "Crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis, pois o dano causado à sociedade, que morre por falta de saúde adequada, que não avança na educação, jamais poderá ser reparado", completou.
O ex-juiz não foi o único a se manifestar. O deputado Kim Kataguiri, líder do Movimento Brasil Livre, declarou que "a impunidade teve mais uma vitória no Brasil". "O MPF reconheceu a prescrição do caso do tríplex do Lula. Isso não significa que foi inocentado, apenas que acabou o prazo para julgar esse crime."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-08 12:48:16dr. Moro se nossas mães tivessem dez tetas nos seriamos bácoros . o senhor juiz por 23 anos não sabia que provas ilícitas são fraude aos processos e crimes? agora ven com este papo cínico de "deveriam" quando o senhor deveria ter conhecinento da lei . foi tão idiota ou arrogante que atitudes suas desmoralizada e humilharam toda uma nação? inaceitável o povo yercdecengokor tamanha humilhação por você imposta . duro e lamento mas esta a cruel verdade.
ARTHUR
2021-12-08 10:32:07Lula é um mau-caráter execrável, jamais vai apagar da história e da memória dos brasileiros tudo de ruim que fez pro nosso País. Os valores roubados são migalhas perto dos bilhões de prejuízos causados pela corrupção constitucionalizada pelo PT e pelo resto da escória corrupta que o apoiou e ainda apoia.
Jefferson
2021-12-08 09:35:19Eles podem até derrubar o processo, mas não vão apagar a nossa memória. Lula recebeu um triplex que seria mobiliado por empresas corrompidas e esse foi só a ponta do iceberg de corrupção em que Lula se meteu.
Bartolomeu
2021-12-07 22:53:15Existem crimes imprescritíveis no Brasil, caro futuro presidente? Claro que existe! Então, sua opinião é corretíssima. Mas, com esse congresso que está aí, jamais vamos conseguir esse avanço. Temos que eleger o MORO e mudar o congresso. Escolham partidos, ao invés de candidatos. Não é o melhor caminho, mas…
PAULO
2021-12-07 19:56:44No Brasil, país onde figura a lei "gilmarzista", corrupto que rouba milhões jamais é alcançado pela lei. É só o sujeito pagar milhões para às bancas de advogados manjadas, e tudo é resolvido. Precisamos eleger políticos que não sejam corruptos, e que combatam à corrupção. Moro Presidente 🇧🇷
Erison
2021-12-07 19:33:40Qual a pena a ser aplicada aos juízes que deixam prescrever um crime? Fica por isso mesmo?
Sillvia2
2021-12-07 18:35:56Os debates entre os candidatos, com uma gama de gente corrupta comparecendo, serão absolutamente imperdíveis…
Maria
2021-12-07 17:51:45MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
JO EL
2021-12-07 17:47:27Este se tornou o vagabundo, ladrao, corrupto, cara de pau, safado e moleque mais velho do Brasil. Um dia os netos dele saberao quem e o avo deles, mas contudo, este expresidiario nao tem carater, nem honra para dar aos seus proprios netos, que por sua vez nao receberao tb dos pais, porque este ladrao tambem nao tinha pra dar aos filhos. Geracoes de degenerados infelizmente.
PAULO
2021-12-07 17:37:20Esse país precisa de um tratamento de choque.