Adriano Machado/Crusoé

‘Crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis’, diz Moro sobre caso tríplex

07.12.21 12:07

O ex-juiz Sergio Moro afirmou nesta terça-feira, 7, que crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis, após a Procuradoria da República no Distrito Federal pedir o arquivamento do caso do tríplex do Guarujá, que tem o ex-presidente Lula (foto) como protagonista.

O Ministério Público brasiliense teve de se manifestar sobre o processo depois de o Supremo Tribunal Federal anular as condenações do petista na Lava Jato por entender que a 13ª Vara Criminal de Curitiba era incompetente para julgar as ações penais, remetendo-as à Justiça Federal do Distrito Federal.

A procuradora da República Marcia Brandão Zollinger, então, apontou para a prescrição dos crimes que, em tese, teriam sido cometidos pelo ex-presidente. 

Analisando as penas, tem-se que Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena reformada pelo STJ, tornando-a definitiva pelo crime de lavagem de dinheiro em 3 anos e 4 meses de reclusão e pelo crime de corrupção passiva em 5 anos, 6 meses e 20 dias. Aplica-se, no caso, o prazo prescricional previsto o art. 109, incisos II e III, do Código Penal, reduzidos pela metade, restando prescrita a pretensão punitiva estatal”, anotou.

A “prescrição” acontece quando a Justiça demora demais para julgar um fato do passado. O prazo para que isso aconteça é calculado com base no lapso temporal entre a data do crime e o momento em que o juiz “recebe” a denúncia e abre uma ação penal.

Nas redes sociais, Moro, que condenou Lula em primeira instância, declarou que a prescrição ocorreu graças a “manobras jurídicas. “Crimes de corrupção deveriam ser imprescritíveis, pois o dano causado à sociedade, que morre por falta de saúde adequada, que não avança na educação, jamais poderá ser reparado“, completou.

O ex-juiz não foi o único a se manifestar. O deputado Kim Kataguiri, líder do Movimento Brasil Livre, declarou que “a impunidade teve mais uma vitória no Brasil”. “O MPF reconheceu a prescrição do caso do tríplex do Lula. Isso não significa que foi inocentado, apenas que acabou o prazo para julgar esse crime.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. dr. Moro se nossas mães tivessem dez tetas nos seriamos bácoros . o senhor juiz por 23 anos não sabia que provas ilícitas são fraude aos processos e crimes? agora ven com este papo cínico de "deveriam" quando o senhor deveria ter conhecinento da lei . foi tão idiota ou arrogante que atitudes suas desmoralizada e humilharam toda uma nação? inaceitável o povo yercdecengokor tamanha humilhação por você imposta . duro e lamento mas esta a cruel verdade.

    1. .. inaceitável o povo ter de engolir tamanha humilhação falei abaixo.

  2. Lula é um mau-caráter execrável, jamais vai apagar da história e da memória dos brasileiros tudo de ruim que fez pro nosso País. Os valores roubados são migalhas perto dos bilhões de prejuízos causados pela corrupção constitucionalizada pelo PT e pelo resto da escória corrupta que o apoiou e ainda apoia.

  3. Eles podem até derrubar o processo, mas não vão apagar a nossa memória. Lula recebeu um triplex que seria mobiliado por empresas corrompidas e esse foi só a ponta do iceberg de corrupção em que Lula se meteu.

  4. Existem crimes imprescritíveis no Brasil, caro futuro presidente? Claro que existe! Então, sua opinião é corretíssima. Mas, com esse congresso que está aí, jamais vamos conseguir esse avanço. Temos que eleger o MORO e mudar o congresso. Escolham partidos, ao invés de candidatos. Não é o melhor caminho, mas…

  5. No Brasil, país onde figura a lei "gilmarzista", corrupto que rouba milhões jamais é alcançado pela lei. É só o sujeito pagar milhões para às bancas de advogados manjadas, e tudo é resolvido. Precisamos eleger políticos que não sejam corruptos, e que combatam à corrupção. Moro Presidente 🇧🇷

  6. Este se tornou o vagabundo, ladrao, corrupto, cara de pau, safado e moleque mais velho do Brasil. Um dia os netos dele saberao quem e o avo deles, mas contudo, este expresidiario nao tem carater, nem honra para dar aos seus proprios netos, que por sua vez nao receberao tb dos pais, porque este ladrao tambem nao tinha pra dar aos filhos. Geracoes de degenerados infelizmente.

  7. E cachaceiro ainda quer ser presidente do Brasil. Vamos agradecer os arquivamentos dos crimes da lava jato ao Gilmar e mais uns três colegas.

  8. É. E parece que o único jeito de nos livrarmos dos criminosos contumazes, como esse marginal, é a vida deles "prescrever" no fundo de um presídio, logo após a sentença condenatória de primeira Instância. NÃO É MESMO, congressinho nacional???!!!!

  9. Se o Lula tivesse, vergonha, caráter, respeitasse o Brasil, metia a cara num saco , devia ao menos parte do que roubou e ia usufruir as nossas custas das aposentadorias que tem. Recomendaria devolver aquela do dedo cortado ao Inss, ele não precisa mais. Uma malandragem típica da época. Duvido que colocasse o polegar para ser triturado. Bandido, preguiçoso.

  10. Isso é uma vergonha, esse é realmente o país que mais injustiças comete por não ter justiça. Eles roubam milhões ou bilhões e sabem que toda a estrutura judiciária está a favor do criminoso milionário, algo deve cair na mão deles sem dúvidas nenhuma.

  11. Brasil é o único lugar no mundo onde o crime dos poderosos compensa, ou tem seus crimes prescritos ou suas condenações anuladas sob qualquer pretexto.

  12. Isso tem que ser divulgado LULA NAO FOI INOCENTADO...ele cometeu crime...se sacou por causa da demora no julgamento e pq tem 75 anos...continua ladrão

  13. Como tem um STF honesto e justo se as excelências são indicados por políticos corruptos, onde cada um é um fiel defensor de quem os indicou e passam por cima da constituição sem nenhum constrangimento para evitar a condenação dos seus padrinhos.

    1. Por isso esses políticos deitam e rolam na corrupção!!! STF é corrupto também!!! #Moro22

  14. O triplex que "não era dele" agora muda e fica dele? Sinto dizer, mas a justiça se torna tragi-cômica quando anula sentenças proferidas em 3 instâncias e depois as prescreve.

    1. Jorge .. o triplex era da finada Marisa que chegou a pagar $800mil de uma cota e Lula já foi à justiça prá receber a grana que cansou de dizer a imbecis não ser dele . mas se Mariza era revendedora da Avon onde arrumou 800mil? vendendo os bons perfumes? aliás o larápio ignorava totalmente o que fazia a mulher que sequer com ele viajava . quem ia no Aero.51 era a Rosemary Noronha aquela de Sampa sempre com malas de euros pra depositar por aí . otário fanático sooofre . tadins.

  15. stf custa quanto por ano? 1 Bilhão ? para deixar casos de corrupção prescrever? para comprar vinhos importados, bacalhau, salmão, lagosta, e um absurdo isso so aumenta a vergonha que tenho desses stf. E quando votamos num presidente novo para que ele coloque um bom nome no stf o que acontece? ele coloca o Kassio copia e cola la que ja esta fechado com a ala da segunda turma que joga contra a justiça no pais. Realmente todo dia e noticia ruim vindo do stf, pgr, stj cnmp e etc e so impunidade.

  16. Deveríamos declarar 07/12 como o Dia da Impunidade, antecedendo 08/12, que é o Dia da Justiça. Parabéns Impunidade, vencendo sempre!

  17. É assim, o Brasil é líder em prescrição de processos e assim não pune os ladrões e corruptos, quem perde é a sociedade que não tem serviços de qualidade. Quem ganha são os ladrões e os corruptos que tem sempre o caminho livre para continuarem roubando e desviando recursos.

    1. Mudar o congresso. Mudar principalmente o Senado que pode atuar contra o STF. Temos 27 vagas aí pra oxigenar a casa ano que vem. MORO 2022 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 é NOVO CONGRESSO 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    2. Prescrição de processos e um negocio que da muito dinheiro, essas bancadas de advogados caríssimos são especializados em prescrição através do contato pessoas com os togados, com a ajuda dos togados e pela vasta experiencia em manipular e enrolar os casos e o stf sempre se fazendo de morto e não se mexe, enquanto uma mãe fica presa por mexer num lacre de eletricidade. Brasil tomado por essa casta politico social que tomou o pais a décadas, e agora? o que vamos fazer população brasileira?

  18. o ladrão mor teve sentenças anuladas por Moro colher provas de forma ilegal e a corte solta ladrão o considerou suspeito . se fraudou o processo pode ser crime então por que não o processaram? aguardam o conveniente momento? tá Moro incompetente é o odiado Bokzo não é? este é o pais dos auto-engabados ou dos enrabados?

    1. FRANCISCO, o TRF4 confirmou a condenação do Lula. O STJ também. O STF capitaneado pelo GM, usou msgs hackedas para livrar o Lula. Isso foi possível, porque temos hoje um governante adepto da corrupção, que nada fez para combatê-la. GM, como uma cobra peçonhenta, esperou junto com os seus cupinchas, o momento certo de dar o bote. E vc pelo jeito gostou, já que é um imbecil que se curvou ao bolsonarismo corrupto, assim como o lulismo. Moro 🇧🇷

    2. Anônimo Frouxo ..... a alegativa do STF é que as provas foram colhidas de forma ilícita sim e Moro responsabilizado e declarado suspeito . lamentável mas este é o motivo para a impunidade do ladrão e entendo absurdo imoral e criminoso mas é o que vale e nos enfiam rabo acima . o resto é fanatismo psicopata de quem sequer tem coragem de comentar às claras . a covardia é arma do cinismo e do medo.

    3. As provas não foram colhidas de forma ilegal. Está mais do que claro que o STF virou do avesso a constituição para poder livrar o Lula da condenação.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO