Reprodução

Como Cuba lida com a superlotação carcerária

19.07.19 16:55

A ONG Defensores dos Prisioneiros Cubanos acaba de calcular em 123 mil o número total de presos em Cuba.

Com isso, a ilha comunista tem 1071 presos para cada 100 mil habitantes. É bem mais do que o Brasil, com 334 presos para cada 100 mil.

Como as dificuldades econômicas seguem aumentando, a ditadura tem aplicado uma “drenagem carcerária”, desde 2016. A cada ano, cerca de 2 mil presos são liberados sem que tenham cumprido a sentença.

Antes de as pessoas serem liberadas, contudo, uma equipe da segurança de estado analisa a lista dos nomes para evitar que os presos políticos, aproximadamente 11 mil, sejam soltos sem querer.

“O critério mais importante que define se uma pessoa será libertada ou não é o político. Somente entre 10% e 15% dos casos os juízes e promotores conseguem ir contra alguma decisão da segurança de estado. É horrível”, diz o advogado Javier Larrondo, da ONG.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Graças a Deus, por enquanto estamos livres dessa tragédia. A grande preocupação agora é a saudade, de muita gente supostamente inteligentes, dos esquerdopatas no poder.

  2. Jose, você é sua quadrilha de esquerdopatas que deveriam tomar o rumo de Cuba ou da Venezuela, a sua corja nunca mais volta ao poder no Brasil!

  3. Só 1071 por grupo de 100 mil habitantes??? Cuba é mesmo um "paradise" na Terra, se o governo "democrático" da ilha abrir as pernas de vez, o último que apague a luz, vai faltar boia de pneu de caminhão a caminho do "inferno" capitalista de Miami.

  4. Na época do Fidel, qdo os Estados Unidos decidiram aceitar os cubanos como foragidos, o sabujo da Rússia simplesmente encheu navios com os prisioneiros e mandou tudo pra Miami. O ditador não era burro, não.

  5. Será que os cubanos não querem levar uns bozistas para as suas prisões? Com a quantidade de laranjas e milicianos descobertos, não teremos lugar em nossas próprias prisões.

    1. Estou acordado. Faço a mesma sugestão para você. Acorda Sérgio!

  6. A esquerda brasileira faz vista grossa e apoia o regime cubano. Para esta gente ditadura e tortura só devem ser combatidas se praticadas por governos de direita.

  7. Que tipo de presidiários há em Cuba? Provávelmente, cidadãos contrários à ditadura, que pregam um país livre e justo, sem autoritarismo e crimes do clã Castro.

  8. Mais uma decepção. Mais uma razão para não ir para redes sociais defender ninguem. Mais uma razão,,,, E agora Jose, a crença acabou. E agora José,,,,

Mais notícias
Assine agora
TOPO