Adriano Machado/Crusoé

Câmara vai discutir PEC que pode ressuscitar proposta do ‘distritão’

14.02.21 18:37

A Câmara dos Deputados vai instalar nas próximas semanas uma comissão para a discussão de uma PEC que pode mudar a forma como o país elege seus deputados. O gesto atende a pedidos de parlamentares favoráveis ao sistema do “distritão”pelo qual cada estado ou município vira um distrito eleitoral e os candidatos mais votados são eleitos, não importando a quantidade de votos recebidos pelos partidos.

A ideia é que a alteração seja aprovada ainda neste ano, para que as novas regras possam valer já nas eleições de 2022. Em 2017, deputados do chamado baixo clero tentaram aprovar a proposta na reforma eleitoral, mas o texto acabou derrubado no plenário.

Os defensores do “distritão” argumentam que o sistema ficaria mais simples para o eleitor entender, além de ser uma maneira de tirar o poder dos caciques, que muitas vezes negociam a própria sigla às vésperas das eleições. Um efeito colateral seria o enfraquecimento dos partidos políticos, já que a legenda de um candidato à Câmara, por exemplo, passará a não ter qualquer relevância na definição do resultado da disputa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parlamentarismo com voto distrital é interessante por uma questão de representatividade do desejo do povo. Mas será que resolve o problema de corrupção sem haver também uma mudança nas pessoas, cabeças e mentalidades? corruptos continuarão corruptos no presidencialismo ou no parlamentarismo. Presidentes e senadores são eleitos por voto majoritário e olha aí quantos casos de corrupção...

  2. Voto distrital é o único sistema que permite ao eleitor saber depois de um ou dois anos em quem votou. E permite que o cidadão consciente pressione seu representante. Vamos esperar que essa comissão se instale logo e vamos pressionar seus componentes pra encaminhar a votação o mais rápido possível. Essa é a atitude esperada do cidadão.

  3. A eleição de deputados e vereadores é atualmente no sistema proporcional, do qual deriva o quociente eleitoral que calcula quantas vagas serão devidas a cada partido, tendo em conta todos os votos que o partido obteve. No sistema atual os 46 deputados federais de RJ não os 46 mais votados. O sistema deveria ser o majoritário como é para senador, presidente, governador e prefeito. E não distrital como o Centrão quer. Mesmo distrital eliminaria os eleitos com menos votos que os preteridos.

  4. Com toda certeza, há alguma cláusula abjeta embutida ou, se fossem minimamente íntegros, teriam se preocupado em expor tudo previamente em detalhes à opinião pública. Os ""pseudo representados"" não estão cientes dos detalhes propostos pelos ""pseudo representantes"". Ou alguém já viu essa ORCRIM votar em algo que não os favoreça acima dos interesses dos que os remuneram?

  5. Basicamente, são eleitos os candidatos mais votados de cada estado.Em São Paulo,por exemplo, você tem 70 cadeiras e são eleitos os 70 mais votados.Os candidatos precisarão fazer campanha em todo o estado, os partidos políticos perdem força e os políticos de um mesmo partido competem entre si pelos votos.No sistema do distritão, tirando os eleitos, todos os outros votos não ajudaram a eleger ninguém.Nesse sistema os candidatos mais conhecidos têm mais chance de se eleger, ou seja, renovação zero.

  6. Um esparadrapo. Não cura o doente. Se torna essencial uma Reforma Política. Esse sistema de governo é um fracasso verde amarelo. Não serve ao país. Serve à classe política. Visa somente o poder. Um poder do "Não se importa os meios para alcançar os objetivos". Um mercado livre para trocas de favores."O toma la dá cá" explícito. A corrupção passeia charmosa no Congresso, cobiçada pelos seus inquilinos. Uma Constituição que fez fortalecer o Parlamento sem o ônus correspondente.

  7. Voto distrital com recall: o político nas mãos dos seus eleitores, como deve ser - e não o contrário, como hoje acontece. É claro, essa PEC não irá para frente.

  8. Concordo com o voto distrital. Ótima ideia. Também está na hora de alterar a forma de representação do SENADO. Como pode um senador ser eleito em menos de um milhão de votos em alguns estados do nordeste e outro senador precisar de alguns milhões de votos para alguns estados so sudeste. Isso é DEMOCRACIA? O voto do eleitor do nordeste vale mais que o meu voto que estou no sudeste? O eleitor do norte e nordeste do Brasil que determina as regras do comando político?

    1. O Senado é representação dos Estados como entes federativos, e não da população. Por isso é que são sempre três por Estado. A representação da população é na Câmara. Distorcida, claro.

    2. Percebo que existe um união do nordeste e norte quanto aos destinos da nação. Ou melhor, dos interesses individuais. Nove estados do nordeste mais sete estados do norte. Total dezesseis x três = 48 (59,26% do senado). Mais alguém tem dúvidas da dominação ?

    3. O Senado existe para igualar a representatividade de cada ente da federação. Se Estados mais populosos se unissem na Câmara para prejudicar os outros, o Senado barraria. Na prática não é assim. Por exemplo, Estados produtores de petróleo (SP, RJ, ES) foram prejudicados tanto pela Câmara como Senado. O grande problema desta casa é poder também legislar. Como pode os votos de AL ter o mesmo valor dos de SP? Quanto às leis, o Senado deveria apenas examiná-las e, se for o caso, aprovar.

    4. Mas esse tal de distritao não tem nada a ver com voto distrital. Isso é mais uma farca desses políticos imundos.

    1. Não é ótima ideia! Isso não é voto distrital que nós eleitores queremos! Isso é mais uma farca desses seres imundos!

  9. Parece ser uma boa opção. Quanto a enfraquecer partidos, acho que não tem nada a ver. O que enfraquece as siglas é sua falta de consistência ideológica, falta de princípios e valores levados a sério por seus próprios correligionários!

  10. ENQUANTO ISSO, APOSENTADOS QUE SUSTENTAM OS DESEMPREGADOS DO BRASIL E SEUS DEPENDENTES, ALÉM DE TODOS OS OUTROS MISERÁVEIS, TÊM SEU 13° JÁ PREVISTO NO ORÇAMENTO, EMPURRADO COM A BARRIGA

  11. OLHA SÓ A PREOCUPAÇÃO PRIORITÁRIA DOS MOLEQUES: 👹 ELES PRÓPRIOS 👹. ENQUANTO ISSO, AS COMPRAS DAS 🤢 ""FORCAS"" ARMADAS 🤢 DO POVO BRASILEIRO, QUE TODOS NÓS FINANCIAMOS: 80.000 CERVEJAS DA MAIS CARA - BOHEMIA PURO MALTE - E 700.000 KILOS DE PICANHA. TUDO COM UM SUPERFATURAMENTO DE 60% DE SOBREPREÇO EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS. A CERVEJA: 2,59 NOS SUPERMERCADOS, COMPRADA POR 4,33 PELA TURMA AZEITONA. A MARINHA TAMBÉM FEZ BONIIIIITO COM AS """COMPRINHAS""".

    1. Odete615.02.2021 05:09 ENQUANTO ISSO, APOSENTADOS QUE SUSTENTAM OS DESEMPREGADOS DO BRASIL E SEUS DEPENDENTES E, QUE JÁ TÊM SEU 13° PREVISTO NO ORÇAMENTO, SÃO EMPURRADOS COM A BARRIGA...... AHHHH.... APOSENTADOS E DEMAIS MISERÁVEIS DO BRASIL.... NÃO TEM ARRROZ E FEIJÃO????... POIS COMAM CAVIAR!!!!!....

  12. N verdade, a reforma eleitoral deveria ser feita por uma constituinte, em que algumas pessoas deveriam ser escolhidas para ser constituintes e estas pessoas não podem ter tido qualquer filiação partidária em sua vida, não ter sido político nunca e não poder ao se candidatar a cargos eletivos por 10 anos. Só aí sairá uma reforma política boa.

  13. O sistema atual eu acho péssimo. Basta ver o Rodrigo Maia, eleito com apenas 74 mil votos. No Estado do Rio de Janeiro são 46 deputados e o Estado todo tem 16 Milhões de habitantes, ou seja, o Rodrigo Maia foi eleito com menos de 0,5% dos votos. Isto representa a maioria da população? Isto é uma Democracia? O voto Distrital parece uma boa ideia. Há que entender melhor, afinal, tudo que vem de Brasília, é de se desconfiar.

    1. Vocês não entenderam, me desculpem, distritao não é distrital! Isso é uma farca! Com isso nada vai mudar! Esse tal de distritao é uma invenção brasileira. Não existe em lugar nenhum do mundo!

    2. Voto distrital é bom. Barateia a campanha e reduz a corrupção, pois cada distrito elege um deputado, ficando mais fácil monitorar o que esse deputado fez. Se o cara não fez nada, dança na próxima eleição. É assim que funciona nos Estados Unidos e outros países. Entretanto, é preciso ficar de olho nos deputeiros brasileiros, pois certamente deve haver algum jabuti na PEC.

    3. Todo sistema eleitoral tem problemas .. o caso distritao possui um probleminha quais serão os distritos? Ex. SP quase 800 municípios a escolher 70 deputados.. haverá muitss distorções de qqr forma

  14. ELES não dão ponto sem nó. Essa mudança, certamente é melhor para ELES e pior pra nós. Se o BAIXO CLERO tentou implantar , está claro que não presta.

    1. Examine com mais cuidado. Esta medida acabaria com a eleição de "campeões de votos" como Tiririca, levando com sua votação gente que não merece. Não é só o Centrão que defende esta medida não.

Mais notícias
Assine agora
TOPO