José Cruz/Agência Brasil

Bolsonaro e Maia discutem venda direta de etanol a postos de combustível

15.01.20 10:16

Os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, conversaram sobre a venda direta de etanol dos produtores aos postos de combustível. Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) proíbe a negociação direta. As regras da ANP, em vigor desde 2009, determinam que os fornecedores só podem vender etanol combustível a outro fornecedor, a distribuidores autorizados pela ANP ou ao mercado externo.

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo para sustar essa resolução da ANP. Para Bolsonaro, a derrubada da exigência imposta pela ANP poderia reduzir o preço do combustível. “Por que não do porto ir direto para o posto? Por que tem que viajar centenas de quilômetros?”, questiona o presidente.

A ideia do governo é eliminar a exigência de intermediadores, para que os produtores vendam o etanol diretamente aos postos. O assunto também deve ser discutido em uma reunião entre o presidente Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, marcada para esta quarta-feira.

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  1. Aí sim Presidente. Essa medida vai acabar com intermediários que só ganham sem fazer nada. O produtor vai ganhar mais e o preço na bomba vai cair. O que os distribuidores de combustível fazem é cartal e agiotagem

  2. Caso os postos pudessem adquirir diretamente das Usinas, a redução nos preços poderia variar de 16 a 25 centavos apenas considerando os custos diretos com frete.

  3. Qual o problema de vender álcool direto da usina? os impostos?? para nós consumidores séria muito bom, só uso etanol no meu carro a muitos anos.

  4. Esse pessoal daí de baixo ao que parece, raciocina com se a Usina de Álcool estivesse do outro lado da rua. Um até fez referência ao estado de Mato Grosso, dizendo ser grande produtor de Álcool combustível. Não entenderam nada. Nesse casos pontuais que disseram, é óbvio que a proposta do gênio da economia funciona, mas quem está longe desses centros? Continuo achando que isto é apenas uma medida politiqueira para agradar a caminhoneiros específicos transportadores de combustíveis.

    1. se tira o atravessador, reclama; se coloca o atravessador, reclama! Difícil hein!!

    2. O que adianta a distância? Os distribuidores tem que transportar para o local de consumo da mesma forma, então não será o frete que vai baratear ou encarecia o etanol, mas as margens das distribuidoras e uma nota fiscal a menos a se emitida. Além da concorrência muito mais livre entre as usinas e destilarias e os donos de postos. Antes o cartel era mais fácil de ser comandado pelas poucas distribuidoras. Simples assim.

  5. Tudo que for para beneficiar o contribuinte,demora... qdo é para beneficiar o bolso dessa cambada, é hiper rápido e na calada da noite.

  6. Essa resolução da ANP custou muito dinheiro às distribuidoras ! A produção das usinas produtoras de álcool tem que viajar até aos grandes centros depois volta para o interior para ser consumido ! São duas viagens a encarecer o produto ! Desperdício de diesel e um enorme contrassenso !

  7. Agência Nacional do Petróleo? Mais um órgão intermediário para complicar, servir de cabide de emprego e encarecer os combustíveis? Seria isso?

    1. FHC é o nome do criador desta joça. Daí vem o Lula e termina a lambança

    2. Vamos bater palma para o comunista do Fernando Henrique. A besta sabia muito bem o que estava fazendo, criar o monopólio das decisões. Eita meu país cada vez mais assaltado.

  8. Como sempre, excelente iniciativa do executiva que precisa ser negociada com os carniceiros do congresso. Boa presidente. Próxima!!!

  9. Quer dizer então que o navio atraca no porto (do Rio de Janeiro, com certeza) e já manda o combustível direto para o tanque. Muito interessante isso, pois. O problema é que esses dois sujeitos aí raciocinam em termos de litoral, litoral não, de Rio de janeiro mesmo, o resto que se fodam! Vão colocar uma mangueira direto do navio para o Mato Grosso? Como fica isso daí? Vai ter transporte do mesmo jeito, uai!

    1. Vou ficar por aqui. Até parece que mexi numa casa de marimbondos carniceiros.

    2. Paulo Renato, o cartel das distribuidoras fez a importação de etanol de milho americano bem no auge da safra de etanol do Nordeste com a intenção de quebrar os produtores rurais e comprar suas usinas, detendo o monopólio da distribuição do produto e colocando as margens que queriam obrigando o povo a pagar mais caro.

    3. Ismael: "por que tem que viajar centenas de quilômetros" questiona o presidente. Como você vai eliminar essa operação da cadeia? Vão tirar as distribuidoras, então essa grana irá para o transportador (o caminhoneiro) o consumidor fica na mesma. Quem vai gostar disso será o caminhoneiro, você é um deles? Então boa sorte!

    4. O que interessa é o benefício. No caso, a redução de custos pela venda direta do produtor ao consumidor, com o posto como intermediário único.

    5. E o etanol produzido nas usinas, Paulo Renato? Por que tem que ir para a Petrobras pra depois ser transportado para os postos?

    6. Mato Grosso é um dos maiores produtores de Etanol do Brasil, logo aqui o combustível não viria do porto, mas diretamente da usina

    7. Mandou mal, hein? Não é só do porto: é do produtor também!

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