Reprodução

Bolsonaro defende autonomia econômica dos índios e ataca Raoni na ONU

24.09.19 11:40

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (foto), defendeu na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, 24, a autonomia econômica dos indígenas e atacou o colonialismo de outros países em relação à Amazônia.

Sem citar o presidente francês, Emmanuel Macron, que sugeriu um status internacional para a Amazônia, Bolsonaro discorreu sobre alguns equívocos nas leituras que outros países fizeram das queimadas recentes.

“É uma falácia dizer que a Amazônia é patrimônio da humanidade e é um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que a nossa floresta é o pulmão do mundo. Valendo-se dessas falácias, um outro país, em vez de ajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portou de forma desrespeitosa e com espírito colonialista. Questionaram aquilo que nos é mais sagrado, que é a nossa soberania. Um deles sugeriu a aplicação de sanções ao Brasil sem sequer nos consultar”, disse Bolsonaro.

Depois, Bolsonaro ressaltou a necessidade de se atentar para os desejos e necessidades dos indígenas brasileiros. “Algumas pessoas de dentro e de fora teimam em tratar nossos índios como verdadeiros homens das cavernas”, disse o presidente. “É preciso entender que nossos nativos são seres humanos, exatamente como qualquer um de nós. Eles querem e merecem usufruir dos mesmos direitos de todos nós.”

O presidente afirmou que os índios também almejam o desenvolvimento econômico. E relativizou as queimadas. “Existem queimadas praticadas por índios e populações locais, como parte de sua respectiva cultura e forma de sobrevivência”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro apresentou a indígena Ysani Kalapalo, que estava presente no auditório e filmou tudo com um celular nas mãos. Ele leu uma carta de 52 comunidades indígenas e questionou a representatividade do cacique Raoni Metuktire, que mantém boas relações com o governo francês. “A visão de um líder indígena não representa a de todos os povos. Muitas vezes, alguns desses líderes, como o cacique Raoni, são usados por alguns governos estrangeiros em sua guerra informacional para avançar em seus interesses na Amazônia”, disse Bolsonaro. “Acabou o monopólio do Sr. Raoni.”

Na carta das comunidades indígenas lida por Bolsonaro, o grupo dá “apoio total e irrestrito” à indígena Ysani Kalapalo, do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. “O Brasil possui 14% do território regularizado como terra indígena. Muitas comunidades estão sedentas para que o desenvolvimento dessa parte do Brasil finalmente ocorra sem amarras ideológicas e burocráticas. Isso facilitará o alcance de uma maior qualidade de vida nas áreas do empreendedorismo, saúde e educação. Uma nova política indigenista no Brasil é necessária. O tempo urge. Medidas arrojadas podem e devem ser incentivadas na busca pela autonomia econômica dos indígenas. A situação de extrema pobreza em que se encontram, sobrevivendo tão somente de Bolsa-Família e de cestas básicas nunca representou dignidade e desenvolvimento. O ambientalismo radical e o indigenismo ultrapassado e fora de sintonia com o que querem os povos indígenas representam o atraso, a marginalização e a completa ausência de cidadania”, diz o texto lido pelo presidente.

Após defender a autonomia econômica dos indígenas e a soberania do Brasil, Bolsonaro lembrou do papel histórico da ONU em respeitar a autonomia dos países. “A Organização das Nações Unidas teve papel fundamental na superação do colonialismo e não pode aceitar que essa mentalidade regresse a essa sala e corredores, sob qualquer pretexto”, disse o presidente.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Precisamos parar de falar da Amazônia como se fosse um terreno lá na lua. A Amazônia é território brasileiro e ninguém vai invadir isso aqui.

  2. Contundente e certeiro. Parabéns, Bolsonaro. ao saia do trilho e mantenha a coerencia, como agora. Precisamos de vc, presidente.

  3. FINALMENTE O PRESIDENTE JAIR CONSEGUIU SEGUIR O PROTOCOLO E REALIZOU A LEITURA DE UM DISCURSO PLANEJADO PELA ASSESSORIA PRESIDENCIAL COM ORIENTAÇÃO DE MINISTROS E OUTROS, POIS SÓ ASSIM EMBASADO CONSEGUE ESCLARESCER E RESPONDER À MÍDIAS OPORTUNISTA E MAL INTENCIONADAS QUE NUNCA REPRODUZEM A REAL SITUAÇÃO NACIONAL E JAMAIS SÃO IMPARCIAIS. PARABÉNS AO PRESIDENTE QUE DEVE TER TIDO A LUCIDEZ DE ALINHAR SUA OPINIÃO COM BONS CONSELHEIROS DO EXECUTIVO FEDERAL, CHEGA DE IMPROVISO... O BRASIL merece!

  4. Achei que as mensagens foram passadas corretamente mas o discurso desestruturado como a cabeça dele ! Mencionar os médicos cubanos , por exemplo , no segundo minuto do discurso .... A mídia está enlouquecida ! Eles adoram o “ politicamente correto “. !! E não foi !!

    1. Fernando -- Concordo com você. O discurso foi ruim e desestruturado. o Messias conseguiu afundar ainda mais a sua imagem como um player global. Na verdade, ele mesmo se condenou a total irrelevância.

  5. Até que enfim, um presidente brasileiro que não vai à ONU discursar apenas para agradar à velha, ultrapassada e covarde burocracia "globalista" daquela instituição.

  6. Que os países respeitem nossa soberania!! Mídia manipula os fatos por interesses próprios!! Muitas verdades precisam ser ditas!! Esquerdistas que adoram viver na Europa, USA!!! Países nos atacando para impedir nosso crescimento!! Aldeias manipuladas !! Corruptos querendo manipular a verdadeira justiça!! Vamos aguardar!! 🇧🇷🇧🇷

  7. PARABENS PRESIDENTE . A Amazônia não é patrimônio da humanidade . É patriminio dos povos da região . Não é o pulmão do mundo . O pulmão do mundo são os oceanos . E os índios não querem ser tratados como homens das cavernas . Os índios querem os benefícios da civilização . 🇧🇷

    1. o Presidente disse bem. Não foi lá lamber os globalistas hipócritas da ONU, como fazia o presidiário Lula e sua tresloucada sucessora. corruptos a vender o Brasil.

  8. Parabéns Sr. Presidente, a Amazônia é parte de nossa soberania, que a mídia ressentida de nosso país e esquerdistas parem de uma vez por todas de falar MENTIRAS.

  9. Como foi que o Presidente atacou Raoni? Com armas de fogo? Um duelo de bordunas? Golpes de capoeira? Quantas fraturas e hemorragias o indígena sofreu nesse ataque? Nada disso. Bolsonaro só disse uma verdade: Raoni não representa todos os índios do Brasil. Como isso pode ser descrito como um "ataque"? Será que essa matéria é tendenciosa? Crusoé tinha a proposta de informar sem impor cargas ideológicas aos leitores, mas isso mudou muito de um ano para cá. A "ilha" é mais do mesmo.

    1. Andre — É tautologia dizer que você é um apedeuta porque Bozista e apedeuta são sinônimos.

    2. Ovino Bozista. Se o Messias fie-se inteligente fosse inteligente nem teria mencionado o Raoni. Bastaria ter dito que as populações indígenas possuem diferentes visões sobre como desenvolver suas comunidades. Ao atacar o Raoni ele polarizou. Ao polarizar, ele juntou muita gente em torno do Raoni. Nesta luta, o Messias perderá. Portanto, Messias foi burro.

  10. O discurso de Bolsonaro foi excelente e é exatamente a antítese do discurso da esquerda mundial que quer nos ver subjugados a uma realidade que não deu certo em lugar nenhum do mundo.

  11. Eis aí porque não me arrependo do meu voto. Depois do excelente discurso do nosso presidente, um discurso brilhante do presidente americano conclamando os líderes mundiais a defender seus povos, promover o bem-estar, a liberdade e a paz, um recado claro contra os que relativizam nossos valores culturais e os que insistem no caminho das trevas. Bolsonaro e Trump afinadíssimos. O mundo tem a chance real de ser um lugar melhor, com Trump.

  12. Deu o recado aos "defensores" que escondem seus interesses atrás de discursos HIPÓCRITAS. Parabéns Bolsonaro, o mundo mudou...

  13. Bolsonaro colocou as coisas nos seus devidos lugares. Não estava preocupado com o tipo de repercussão que teria no final do discurso. Outros presidentes em discursos anteriores foram largamente aplaudidos e por baixo dos panos se curvavam ao colonialismo que ainda impera. O discurso bonito encobria a corrupção que faziam sem cessar, durante 24 horas, “em venenosas transações”.

  14. Finalmente um presidente digno de nota que representa a nossa soberania nacional diante de. representantes de muitas nações colonialistas! Parabéns Bolsonaro! Valeu o seu sacrifício e viagem para reposicionar a nossa pátria na era Global

  15. Já tinha passado da hora do Brasil deixar de ficar acocorado frente às imposições dos pretensos dominadores do mundo. Pelo visto, agora temos um representante digno, que defende nossa terra e nossa gente, impondo respeito e demarcando o território de nossa soberania. É o resgate do ORGULHO DE SER BRASILEIRO! A esperança está de volta.

  16. Parabéns Crusoé por transmitir o discurso sem intervir no pensamento do leitor, assisti ao vivo a fala do presidente e tb li em outros periódicos e percebi a distorção em vários trechos do discurso, trazendo equívocos para os leitores. Uma imprensa deve traduzir a verdade em respeito ao seu público.

  17. Costumava ver o Cacique Raoni pelos corredores do Min. do Interior nos anos 70 quando fazia meu estágio. Via sempre também os irmãos Vilas Boas por lá. Já se vão uns 40 e poucos anos. Sempre tive o entendimento que Raoni era o líder dos índios até começar a seguir desde o ano passado a indígena Ysani Kalapalo, que estava lá na ONU. Enfim...fundamental saber que cada nação indígena tem sua autonomia e estão amarradas a uma pauta que não sei quem determina.

  18. Excelente o discurso! Desnecessário apenas fazer referência direta à França e a Alemanha quanto ao território usado por esses países para sua agricultura. A citação apenas do Sérgio Moro e não estender aos demais integrantes da força tarefa pela luta contra corrupção, achei que também que foi uma “derrapagem”.

  19. Fala que traduz a defesa da soberania e o afastamento em definitivo do colonialismo que só beneficia o colonizador. Todos os países que se dizem civilizados querem uma boquinha na Amazônia. Por aqui já temos boquinhas e oportunistas demais. Então Bolsonaro está certíssimo: a Amazônia é do Brasil. Respeitem a sua soberania.

  20. Este Pr não leva desaforo : calou a boca de varios mto da esquerda mundial e do Brasil. Este Pr não ensaca vento ou homenageia a mandioca

  21. Fez besteira, como sempre. Deveria ter proposto o conceito de conservação com desenvolvimento e desafiado os paises ricos a investirem na idéia. Viraria líder dos paises tropicais na hora. Em contraste, atacou o Raoni. Agora os europeus darão o prêmio Nobel para o Raoni e o Messias será desmoralizado mundialmente. Como é burro o capitão!

    1. André é um apedeuta apaixonado pelo Lula elevado a enésima potência!

    2. Lula tá preso babaca! Lula tá preso babaca! Lula tá preso babaca!

    3. Marcos — Você é apenas uma Bozista desesperado com a incompetência do seu presidente. O Messias fez uma merda enorme na ONU e somente Bozista não consegue ver. Você verá a repercussão negativa que terá sobre a nossa economia.

    4. Maria não dá palanque para esse babaca. Ele quer holofote de graça.

    5. Nao só burro Maria. Mediocre. Ele estava discursando para outros países e não para um bando de bozistas aloprados. O Messias perdeu uma grande chance de mudar sua imagem. Acabou piorando.

    6. Jose, isso,,,,,deveria ser um estadista, conciliador e dessa forma manter o dialogo e principalmente, intactos os investimentos que viriam,,,,fez discurso eleitoral para a base xiita fundamentaliasta, brigou com TODO mundo (menos com o "aliado"trump - ridiculo) e me fez ter vergonha de ser liderado por um despreparado...#lulapreso

    7. Burro?!?! Sr. José pegue seu cartaz de Lulalivre e vá acampar dm frente do prédio da PF em Curitiba...

  22. Essa nota da Crusoé mostra uma síntese MEDÍOCRE do MARAVILHOSO discurso do Presidente. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. É vdd ONU é onoperante já cumpriu o seu papel na decada de 40 seculo pp. Esta organização é um cabide de emprego

  23. Presidente forte, País forte, Brasileiros Fortes, tem q ter Leis Fortes, Parlamento q legisla e Judiciario q cumpre a Lei. Não um q sja refugio de corruptos q qq investigações para prender parlamentar corruptos eles faz caminhada até o stf pedindo refugio agora os Brasileiros não podem aproxinar do stf

  24. Falou o certo, o que era para ser falado. Não disse nenhuma mentira. O índio é tão brasileiro quanto qualquer um de nós, brancos, negros, amarelos, estrangeiros ou brasileiros natos. Já passou da hora do índio deixar de ser protegido com migalhas e buscar sua autonomia como brasileiro que é.

  25. Ótimo discurso!! Apresentou dados e deu um claro recado ao mundo. O Brasil não aceitará esmolas em troca de sua soberania. Estamos caminhando para um novo Brasil. Os insatisfeitos que aguardem a chegada de 2022.

  26. Parabéns presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO ! O Brasil 🇧🇷 agradece sua postura de estadista defendendo a soberania da nação brasileira!! RESGATANDO O ORGULHO DE SER BRASILEIRO!!

  27. O Brasil merecia coisa melhor, o capitáo perdeu a oportunidade de ser um estadista e voltou a fazer campanha e a fazer discurso para seus seguidores fanaticos fundamentalistas,,,,precisamos de quem nos una e nos leve para cima, náo de brigas,,,veneuela, cuba, comunismo,,,,que coisa chata esse governo

    1. Como pela lógica dos cegos fundamentalistas quem náo gosta do capitáo é petista ,ou comunista,,,nunca fui petista entáo, sou comunista?????? Mas náo sou bobo náo , cuba, venezuela??!!!!! coisa de pobre, vou para a França ou para a Suecia, ou Dinamarca,,,,sei lá, um lugar desses de esquerda,,,coisa chata esses fanaticos pelo capitáo

    2. Gosta de Cuba, Venezuela, Comunismo ?? Vai para qualquer desses países do eixo Socialista / Comunista, e seja feliz (se conseguir, é claro)

    1. Já é General ! Almirante ! e Brigadeiro ! Retomou o Brasil !!

    2. Excelente!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Mais notícias
Assine agora
TOPO