Acusação da PF reacende críticas a Salles no Congresso, mas parlamentares o veem blindado
A notícia-crime apresentada pela Polícia Federal contra Ricardo Salles (foto) no Supremo Tribunal Federal reacendeu as críticas do Congresso ao ministro do Meio Ambiente, mas os parlamentares estão cientes de que serão inócuas quaisquer tentativas de pressão pela sua demissão nesse momento. A PF afirma haver indícios de que Salles e o senador governista Telmário...
A notícia-crime apresentada pela Polícia Federal contra Ricardo Salles (foto) no Supremo Tribunal Federal reacendeu as críticas do Congresso ao ministro do Meio Ambiente, mas os parlamentares estão cientes de que serão inócuas quaisquer tentativas de pressão pela sua demissão nesse momento.
A PF afirma haver indícios de que Salles e o senador governista Telmário Mota, do Pros de Roraima, praticaram advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais."
A notícia-crime é fruto da postura dos dois frente à apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira, no valor de 130 milhões de reais, no âmbito da Operação Handroanthus. Tanto Salles quanto Telmário criticaram a ação da PF e defenderam a legalidade do material e dos madeireiros investigados.
Após realizar uma minirreforma ministerial, em março, Bolsonaro afirmou a interlocutores que não conduziria novas mudanças na Espanada a curto ou médio prazos e garantiu a continuidade de Salles e de Milton Ribeiro no comando dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação.
A avaliação de parlamentares governistas e do Centrão, é de que a notícia-crime apresentada pela PF não tem força suficiente para mudar o pensamento do presidente. Alguns, inclusive, acham que a investida do delegado Alexandre Saraiva, demitido do cargo de superintendente da corporação no Amazonas na quinta-feira, 15, após a entrega do documento ao Supremo, acabou blindando Salles.
"É óbvio que Salles não tem uma imagem positiva no Congresso. Mas a temperatura não mudou, até por causa do imbróglio entre ele e o delegado. Isso criou uma certa 'blindagem' para Salles nesse assunto", disse um senador governista a Crusoé, sob reserva.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Sillvia2
2021-04-17 00:16:25Será que esse amuleto destruidor de floresta vai ser exibido na conferência do clima? Parece que sim e esse vai ser o mais certeiro tiro no pé desse presidente...
Fabio
2021-04-16 23:51:17Que bom que ainda temos Servidores neste Brasil
Jose
2021-04-16 20:08:08Ele está blindado porque o moleque é a pessoa de confiança dos grileiros e outros grupos corruptos que vivem da destruição do patrimônio público brasileiro no governo. Simples assim. Enquanto isso os muares bozistas zurram em apoio ao delinquente. O fim destas criaturas está chegando!
Vimar Maddarena
2021-04-16 19:10:22O Senado, no Brasil, é inoperante. Se deixar de existir ninguém sentirá falta, nem mesmo os maus Ministros dos Tribunais Superiores.
MARCOS
2021-04-16 18:21:21No Brasil o crime compensa.