Gilberto Soares/MMA

Acusação da PF reacende críticas a Salles no Congresso, mas parlamentares o veem blindado

16.04.21 16:45

A notícia-crime apresentada pela Polícia Federal contra Ricardo Salles (foto) no Supremo Tribunal Federal reacendeu as críticas do Congresso ao ministro do Meio Ambiente, mas os parlamentares estão cientes de que serão inócuas quaisquer tentativas de pressão pela sua demissão nesse momento.

A PF afirma haver indícios de que Salles e o senador governista Telmário Mota, do Pros de Roraima, praticaram advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais.” 

A notícia-crime é fruto da postura dos dois frente à apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira, no valor de 130 milhões de reais, no âmbito da Operação Handroanthus. Tanto Salles quanto Telmário criticaram a ação da PF e defenderam a legalidade do material e dos madeireiros investigados.

Após realizar uma minirreforma ministerial, em março, Bolsonaro afirmou a interlocutores que não conduziria novas mudanças na Espanada a curto ou médio prazos e garantiu a continuidade de Salles e de Milton Ribeiro no comando dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação.

A avaliação de parlamentares governistas e do Centrão, é de que a notícia-crime apresentada pela PF não tem força suficiente para mudar o pensamento do presidente. Alguns, inclusive, acham que a investida do delegado Alexandre Saraiva, demitido do cargo de superintendente da corporação no Amazonas na quinta-feira, 15, após a entrega do documento ao Supremo, acabou blindando Salles.

É óbvio que Salles não tem uma imagem positiva no Congresso. Mas a temperatura não mudou, até por causa do imbróglio entre ele e o delegado. Isso criou uma certa ‘blindagem’ para Salles nesse assunto“, disse um senador governista a Crusoé, sob reserva.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que esse amuleto destruidor de floresta vai ser exibido na conferência do clima? Parece que sim e esse vai ser o mais certeiro tiro no pé desse presidente...

  2. Ele está blindado porque o moleque é a pessoa de confiança dos grileiros e outros grupos corruptos que vivem da destruição do patrimônio público brasileiro no governo. Simples assim. Enquanto isso os muares bozistas zurram em apoio ao delinquente. O fim destas criaturas está chegando!

  3. O Senado, no Brasil, é inoperante. Se deixar de existir ninguém sentirá falta, nem mesmo os maus Ministros dos Tribunais Superiores.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO