Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro deve anunciar medidas de curto prazo em cúpula climática

16.04.21 17:23

Calaram fundo no governo de Jair Bolsonaro as cobranças da Casa Branca por medidas para conter o desmatamento na Amazônia. Nesta sexta-feira, 16, o enviado especial de Joe Biden para o clima, John Kerry, cobrou publicamente do Brasil “ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil” e “resultados tangíveis”.

Pressionado, o presidente brasileiro deve anunciar, já na reunião de cúpula convocada por Biden para a próxima semana, medidas de curto prazo para combater a destruição da floresta. Na quarta-feira, 14, em carta ao presidente americano, Bolsonaro prometeu acabar com o desmatamento ilegal até 2030, mas pediu “recursos anuais significativos”.

Também nesta sexta-feira, diversos senadores democratas escreveram a Joe Biden para pedir que o governo americano condicione qualquer repasse financeiro ao Brasil para a preservação da Amazônia a resultados concretos na redução do desmatamento. A iniciativa é liderada pelo senador Robert Menendez, presidente da Comissão de Relações Exteriores da casa.

O problema é que, até agora, o governo brasileiro não apresentou o que pretende fazer para alcançar essa meta, o que desperta ceticismo. Fontes que acompanham as tratativas acham que Bolsonaro tenta “ganhar tempo” com a promessa. No mesmo dia em que a carta foi divulgada, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, sublinhou que o Brasil precisa mostrar “redução no desmatamento ao final da temporada de incêndios florestais de 2021”.

Dentre os anúncios que vêm sendo costurados pelo Planalto para a cúpula climática da semana que vem está um aumento no orçamento para órgãos ambientais, como o Ibama e o ICMBio. Integrantes do Itamaraty e do Ministério do Meio Ambiente esperam que Bolsonaro use sua participação na Cúpula do Clima para detalhar ações concretas no curto prazo. O objetivo é ganhar a confiança dos Estados Unidos e também de países da União Europeia para, então, conseguir apoio financeiro internacional.

Além do governo americano e de governos europeus, empresários brasileiros e estrangeiros também cobram ações concretas do governo federal na área ambiental.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Porque os EUA não falam nem fazem nada contra os porcos comunistas chineses, que estão matando gente no mundo todo? De que adianta uma floresta, quando não existir mais gente no planeta. Só porcos comunistas chineses. Quantos americanos morreram do vírus chinês? Isso não afeta a América?

  2. Acho totalmente inútil e sem significado essa postura contra os Estados Unidos. O desmatamento da Amazônia é CRIME. Ponto. É feito por ilegais. Que roubam a floresta. Não tem a ver com o agro. Tem a ver com roubo. Assassinato. Isto tudo antes de levar em conta o valor ambiental da Amazônia. Quem desmata ganha dinheiro sujo, não paga nada ao país , não repõe nada. São criminosos de toda a forma que olhar.

  3. Não fosse só isso, nas prateiras das lojas de material de construção, ven escrito em caracteres maiúsculos - MADEIRA DE REFLORESTAMENTO - NÃO VENDEMOS MADEIRA "DU BRÉSIL"...e só tende a piorar

  4. Como aliás, já acontece. As mangas bio istaelenses expulsaram as mangas brasileiras das gôndolas dos supermercados na cidade onde eu moro. As bananas brasileiras sumiram, os melões agora são nacionais, os brasileiros infelizmente também foram para o brejo. E fala-se (e se vê...moro em uma zona agrícola) aumento da árra de plantio de algodão, soja (milho aqui tem de monte) para competir com a produção brasileira, que tem fama de ser cheia de pesticidas proibidos na Europa.

  5. Como eleitor europeu eu apoio que a UE estabeleça uma taxa de importação para os produtos brasileiros a ser gerida por um fundo isento para ações ambientais no Brasil. Se as ações não aparecerem, as exportações brasileiras ficam prejudicadas.

  6. O BOLSONero prometendo é o mesmo q eu prometer que alguém não vai se molhar se der um mergulho no mar.Esse camarada miliciano da pohrra acha q as pessoas do mundo são iguais aos filhos doentes dele.Que gentalha de terceira, tanto os homens quanto as"portadoras de vagihna" desta família.Ja pensou Bananinha q sua mulher e sua filha, esta quando crescer, será chamada de "portadora de vagihna"graças a você?

    1. Joãozinho delinquente zurrando de novo. Já ganhou a sua alfafa diária quentinha vinda de terra grilada na Amazônia? Joãozinho, você é apenas um muar transtornado e abandonado pelo teu dono. Vou procurar um veterinário para você, criatura bestial!

    2. Continua um sofomaníaco juramentado,vai se informar idiota!!

    3. O mugido do Zezinho ouve-se de longe,é a vaca especialista em crime ambiental......

    4. Zezinho,você já viu um qrileiro de perto?,que cor ele tinha? Será que não era um greleiro? Zezinho diarreia só tem merda na cabeça....

    5. Ouvi um zurro. Só podia ser. O muar Joãozinho defecou aqui de novo. Eta muar sujo e decrépito. Não passa de um coprólito do Bozo!

    6. Zezinho o especialista em Amazônia,deve pensar que grileiro e quem cria grilos,e Zezinho burro!!!

  7. Bozo não fará nada. Qual a razão? Ele é financiado com o dinheiro da destruição da Amazônia. A base dele é composta por grileiros e milicianos. Os primeiros atuam nas áreas rurais, os segundos nas áreas urbanas. As estratégias, entretanto, são as mesmas,

  8. PENSA QUE ESTÁ LIDANDO COM O GADO EM QUE ACREDITAM FIELMENTE NO ASNO DO PLANALTO. LEDO ENGANO PQ A MANADA É UM TÍTULO EXCLUSIVO DE LAMBESSACOS ALUCINADOS. O MOLUSCO É UM DOS MAIORES BANDIDOS JUNTO COM A SUA QUADRILHA MAS O GENOCIDA É OUTRO CRIMINOSO QUE VISA DESBANCAR O BRAHMA E ESTÁ CONSEGUINDO. BANDO DE FDP QUE DEVERIAM SOFRER FUZILAMENTO NA PRAÇA DOS 3 PODRES PODERES. SÓ ASSIM O BRASIL VIRARIA UMA NAÇÃO DE VERDADE🚔⚔🔪☠

  9. Este é o resultado do alinhamento automático com os EUA. Eles é que dizem o que devemos fazer no nosso próprio território. o lado positivo disto é que o Brasil vai ser obrigado a perder sua ingenuidade em relação ao imperialismo. O afeganistão ficou para trás. Agora somos nós.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO