A candidatura do Novo em SP e o cheiro da 'velha política'
Causou revolta dentro do partido Novo em São Paulo uma recente declaração do pré-candidato da legenda à prefeitura da capital paulista, o empresário Filipe Sabará (foto), sobre o governo de Jair Bolsonaro. Ex-assessor de João Doria tanto na prefeitura quanto no governo de São Paulo, Sabará afirmou em entrevistas que o presidente se saiu melhor...
Causou revolta dentro do partido Novo em São Paulo uma recente declaração do pré-candidato da legenda à prefeitura da capital paulista, o empresário Filipe Sabará (foto), sobre o governo de Jair Bolsonaro.
Ex-assessor de João Doria tanto na prefeitura quanto no governo de São Paulo, Sabará afirmou em entrevistas que o presidente se saiu melhor do que o governador paulista na gestão da pandemia do novo coronavírus.
A fala desencadeou uma série de críticas entre os filiados do Novo, em especial, aqueles que sairão candidatos a vereador na eleição de novembro. Viram no discurso do postulante a prefeito uma retórica oportunista para tentar se descolar do PSDB, que tem como candidato o prefeito Bruno Covas, e obter votos de eleitores bolsonaristas, que abominam os tucanos.
Os descontentes do Novo pediram uma retratação de Sabará e pressionaram pela substituição da candidatura do empresário, que foi aprovado em um processo seletivo da legenda com 77 candidatos em novembro do ano passado. A pressão, até agora, não surtiu efeito.
Para uma ala do partido, há uma motivação nada republicana e que contraria os princípios defendidos pelo Novo por trás da manutenção da candidatura de Sabará. Ele estaria sendo blindado pelo presidente municipal da legenda, Julio Rodrigues, porque empregou a mulher do dirigente no governo Doria, quando foi secretário-executivo do Fundo de Assistência Social, no ano passado.
A Crusoé, Rodrigues disse que sua mulher foi convidada por Sabará para trabalhar no governo Doria pela sua qualificação profissional no início de 2019, quando o empresário ainda não era pré-candidato. "Não tinha como haver qualquer troca. Essa é uma acusação completamente infundada", disse Rodrigues.
Para o dirigente, Sabará "não feriu nenhum princípio ou valor do Novo" por causa do elogio feito à condução da pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro. "Não tem porquê fazer nenhuma calibragem no discurso", completou.
Embora o dirigente municipal não veja problemas, o Diretório Nacional do Novo começou a se movimentar na última semana diante das queixas crescentes em relação ao assunto. A alta cúpula da sigla não descarta negar legenda a Sabará e vetar sua candidatura à prefeitura de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Magda
2020-09-16 14:49:57Acho bom! Ou ele ou centenas de filiados que deixarão a legenda, inclusive eu.
Liana
2020-08-13 23:33:13Se esse for o candidato do Novo. Não votarei nele.
MARIA
2020-08-13 17:58:06Candidato que tiver juízo, deve dispensar apoio do inescrupuloso barata descascada. Aqui em São Paulo, esse "judas" xereta não emplaca nada.
GUILHERME
2020-08-10 19:16:40sou filiado, não voto na capital, se votasse, votaria no Artur Duval.
Marcelo
2020-08-10 18:48:17O Partido Novo é a única opção de fazer mudanças nessa política obscena. Claro que nenhum partido está imune a ter um mandatário que se mostre diferente do que se supunha. A diferença é que o NOVO expulsa o cara. Só vejo, até agora, ótimos exemplos dos mandatários do NOVO. Parabéns a todos.
Marcelo
2020-08-10 18:44:53Não podemos elogiar nem condenar o governo Bolsonaro por causa da pandemia. É um vírus novo e ninguém tinha o conhecimento necessário para decidir o que fazer. Fazia-se o que o conhecimento do momento recomendava. Verba não faltou e o STF determinou que quem determinava o procedimento era o governo estadual e municipal.
Fernando
2020-08-10 14:42:01Votei no Novo na última eleição, mas falar que o JB fez mais na gestão da pandemia do que qualquer pessoa é um absurdo imenso, independente de que seja apenas para angariar votos de bolsonaristas. Acho que com esta atitude, ele está fazendo uma troca dos votos dos simpatizantes do Novo pelo votos dos bolsonaristas.
Joel
2020-08-10 13:59:44É sério que é só isso que Crusoe tem a falar sobre o único partido que além não usar o dinheiro do pagador de impostos, que economiza 50% da verba dos mandatários, que corta privilégios, que tem os oito deputados eleitos entre os melhores classificados no ranking dos políticos, etc, .... ????? Pode me explicar qual o objetivo escuso desta reportagem?
Odair
2020-08-10 13:29:30Democracia dos novos tempos aqui nesse país. É tipo, “você pode expressar o que quiser desde que eu aprove o que falou”. Este é o Novo que mais e mais vai mostrando que é mais do mesmo!
Alberto
2020-08-10 12:47:56Alberto (Belém-Pa). Este sujeito não tem mais condições de obter êxito rumo à prefeitura de São Paulo. Está fadado ao insucesso. Sua candidatura morreu pela sua própria boca.