Foto: Ricardo Stuckert/PRUchôa e Lula, durante reunião do Mercosul em Puerto Iguazú, Argentina, em julho de 2023

A “boquinha” de Marcos Uchôa na EBC

04.08.23 11:25

Desde que deixou a Globo em 2021, após 34 anos sendo um dos principais rostos da emissora para eventos esportivos e internacionais, Marcos Uchôa (foto) migrou aos poucos para a órbita de Lula. Em 2022 lançou uma breve e malsucedida campanha a deputado federal pelo PSB, que integra a base do governo. Quando Lula se elegeu, o jornalista virou o rosto das lives de terça de manhã, uma resposta do petista aos vídeos de Jair Bolsonaro.

Agora, Uchôa tem um cargo de assessor da presidência da EBC, um salário de 14 mil reais e, a partir de sábado, terá seu próprio programa na TV Brasil, o canal estatal da Empresa Brasil de Comunicação: ele estreia o programa “Brasil no Mundo”, com foco nas viagens de Lula (que já são muitas) e nas relações exteriores do país.

O jornalista — que tem 10 Copas do Mundo e oito Olimpíadas no currículo — resumiu em um comunicado o porquê de seu programa se dedicar à cobertura do governo. “Em um mundo tão globalizado como o nosso, o programa Brasil no Mundo vai mostrar como tantas coisas em nossas vidas dependem de decisões tomadas fora do nosso país”, escreveu. “Vamos abordar as principais discussões políticas, abertura de novos mercados, para entender melhor as negociações que moldam o mundo.”

Isso significa que Uchôa — que já tem o costume de acompanhar Lula em viagens como as feitas para a China em abril ou para a Argentina em julho — agora deve estar colado no petista nas próximas datas internacionais.

E são pelo menos quatro esperadas até o próximo mês: ele vai a Assunção, no Paraguai, acompanhar a posse do novo presidente; a Johannesburgo, na África do Sul, para a reunião dos Brics; a Nova Delhi para acompanhar a reunião do G20; e a Nova York para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, Lula já indicou que quer ir a outro país africano ainda neste ano, provavelmente a República Democrática do Congo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se fosse medido o ibope que atinge, esse canal já teria ido pro vinagre... permanece no ar pela eficácia como cabide de emprego da cumpanherada, claro!

  2. Impressionante quanta gente ficando de quatro para um ladrão condenado em três instâncias! Brasil é a maior loja de conveniência a céu aberto do mundo. Todo está a venda!

    1. Até hoje , mensalão e petrolão levam o ouro no campeonato da roubalheira ! No Brasil e no mundo , não tem pra ninguém!

    2. Depois de ficar de quatro para um miliciano, ladrão, ex presidiário e contrabandista de joias apoiar Lula é gratificante.

Mais notícias
Assine agora
TOPO