Mateus Bonomi/Crusoé

O efeito Intercept

Nos bastidores, congressistas enrolados aproveitam os vazamentos para operar contra a Lava Jato. À luz do dia, porém, alguns amaciam o discurso temendo a reação dos eleitores
21.06.19

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, tinham duas soluções à mesa para aproveitar o momento político provocado pelo vazamento de diálogos atribuídos a procuradores da Lava Jato e ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e finalmente emplacar a aprovação de um projeto de lei contra o abuso de autoridade. Uma das propostas já havia sido aprovada pelo Senado e enviada à Câmara em abril de 2017, mas, desde então, Maia a segurava, à espera do momento mais propício. O texto relaciona quase 30 ações que podem ser consideradas abusivas se postas em prática por servidores dos Três Poderes, incluindo militares. Algumas, com potencial para atingir em cheio a atividade de investigadores, como a que limita a decretação de prisões e conduções coercitivas, pune quem não solta presos em algumas situações, torna indisponíveis ativos financeiros quando a parte demonstra “excesso da medida” ou mesmo nega acesso à investigação. Outras, um tanto subjetivas, como a que pune a autoridade que não corrige “erro relevante que sabe existir em processo ou procedimento”. Nada muito surpreendente a se considerar a origem da proposta: ela era resultado da fusão de um projeto do senador Renan Calheiros e de um outro relatado pelo ex-senador Roberto Requião, dois críticos contumazes da Lava Jato.

Maia e Alcolumbre, porém, consideraram que levá-la adiante neste momento não cairia bem. A medida poderia ser vista como uma afronta a Moro e à Lava Jato. O oportunismo também ficaria patente. Ficou definido, então, que a segunda solução sobre a mesa era a melhor: acelerar um outro projeto já aprovado pela Câmara e que estava no Senado. Nesse caso, a origem e o conteúdo da proposta dificilmente seriam questionados: o texto era parte do pacote das Dez Medidas anticorrupção apresentado pelo Ministério Público Federal ao Congresso, mas foi desfigurado pela Câmara durante a votação, em novembro de 2016. Essa segunda proposta já estava no Senado, esquecida desde o início de 2017. Até que no início deste ano o senador Rodrigo Pacheco, do mesmo DEM de Maia e Alcolumbre, assumiu sua relatoria. O conteúdo mantém apenas uma pequena parte do pacote original dos procuradores, como a criminalização do caixa dois e a inclusão dos crimes contra a administração pública no rol de crimes hediondos. O resto é produto da intervenção da turma que quer torpedear os investigadores. Inclui, por exemplo, dois artigos inseridos e aprovados na Câmara por sugestão do PDT que tratam exatamente de abuso de autoridade, mas com uma peculiaridade: ambos são direcionados apenas a juízes e ao Ministério Público. No entanto, como essa proposta tinha o carimbo da Lava Jato na origem, Alcolumbre e Maia decidiram que ela seria o melhor caminho para arrefecer as críticas e, finalmente, tirar do papel o abuso de autoridade sem causar muito espanto. Era, na verdade, uma esperteza, como se verá adiante.

O plano foi em frente. Os debates para que o texto fosse aprovado se deram a toque de caixa no Senado. Começaram logo nos dias que se seguiram à publicação, pelo site The Intercept, dos primeiros supostos diálogos entre Moro e o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Primeiro Alcolumbre tentou forçar a apreciação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, passando por cima do fato de ele não constar da pauta de votações. Houve reação e o debate foi adiado. Alcolumbre não desistiu e consultou lideranças do Senado, especialmente as mais críticas à Lava Jato, para legitimar a estratégia de aprovar o texto diretamente no plenário, sem passar pela CCJ. Nem mesmo a presidente do colegiado, Simone Tebet, sabia da manobra. Parlamentares que foram eleitos defendendo a bandeira do combate à corrupção, como o senador Major Olímpio, não foram consultados. “Me insurgi porque a matéria não havia sequer passado na comissão e fomos informados de que ela seguiria diretamente ao plenário diante de um acordo do presidente da casa de líderes. Só que eu sou líder e não havia sido consultado”, disse Olímpio a Crusoé. Ante os protestos, fez-se então um acordo para que o projeto seja analisado na próxima semana, seguindo o rito completo.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéMaia, o parceiro: ideia é não confrontar a Lava Jato diretamente para evitar danos à imagem
Há chances de a proposta ser aprovada. Se for, como querem Maia, Alcolumbre e outros tantos parlamentares empenhados em dar uma resposta dura à Lava Jato, será o primeiro resultado prático dos vazamentos das supostas mensagens. E a forma como a estratégia foi desenhada é bem característica de como muitas das excelências têm lidado com a questão. Não é novidade que há no Congresso, especialmente por parte de quem já foi alcançado de alguma forma, um sentimento de ódio contra a operação. Ao mesmo tempo, porém, existe a percepção de que uma campanha aberta contra as investigações pode ser um mau negócio para a imagem perante os eleitores, porque significa agir contra o combate mais bem-sucedido à corrupção no país. Por essa razão, à exceção dos conhecidos críticos que já não ligam para isso, como os petistas que repetem a cantilena do “Lula Livre”, os demais políticos que operam contra a operação agem de maneira sorrateira. Querem impor travas aos investigadores sem deixar a intenção muito clara. Vem daí a opção por tentar aprovar o abuso de autoridade em um projeto cuja origem é um pacote anticorrupção.

Também é por causa do cuidado de parte dos congressistas para não aparecer publicamente operando contra a Lava Jato que a proposta de CPI para investigar os investigadores, um plano gestado pelo PT e executado pelos seus satélites, ainda não conseguiu obter as 127 assinaturas necessárias para a instalação da comissão na Câmara. São poucos os dispostos a deixar a digital em medidas anti-Lava Jato. Não por outra razão, na sessão em que Moro prestou esclarecimentos aos senadores ao longo de nove horas, na quarta-feira, 19, a ampla maioria dos presentes cuidou de elogiar a operação. Mesmo os mais críticos, cujos partidos e correligionários (ou eles mesmos) caíram em desgraça. “Eu sempre defendi a Lava Jato e sempre defendi todas as investigações”, disse Renan Calheiros, do MDB, em uma declaração capaz de arrancar risos até de quem não acompanha de perto o dia a dia do Congresso. “Não se trata de parar, de interromper, ou de acabar com a Lava Jato”, afirmou Paulo Rocha, do PT, amigo do peito de Lula e José Dirceu. “Não podemos esquecer dos avanços da Lava Jato, de forma alguma”, declarou Vanderlan Cardoso, do PP, um dos partidos com a maior leva de investigados. “A Operação Lava Jato foi de grande valia para o combate à corrupção e o Brasil agradece a todos que se envolveram”, afirmou Ângelo Coronel, do PSD, entusiasta da proposta de CPI. Os que resolveram criticar foram atacados depois. O caso mais notório é o de Fabiano Contarato, da Rede, que se elegeu com a bandeira de combate à corrupção, criticou Moro na audiência e agora enfrenta uma cruenta campanha dos seus próprios eleitores nas redes sociais.

Moro saiu da exaustiva sessão na CCJ da Câmara mais forte do que entrou. Na avaliação de deputados e senadores, se não surgir algo muito forte contra o ex-juiz e contra a própria Lava Jato, o embate político renovado a partir dos vazamentos continuará morno. O próprio PT desacelerou na ideia da CPI. A estratégia agora é extrair respostas de Moro no Congresso (o ministro irá à Câmara na próxima quarta-feira, 26) e tentar explorar eventuais contradições com o que, torcem, aparecerá nos próximos vazamentos. “Moro se escuda na Lava Jato e na ideia de que querem acabar com a operação. Ele ainda é popular. A gente vai ficar na dependência por enquanto de novas revelações”, diz o petista Humberto Costa. No grupo de que o senador faz parte, por ora a torcida maior é para que o Supremo Tribunal Federal considere Moro suspeito no julgamento do processo do tríplex, em que Lula foi condenado e pelo qual cumpre pena. A previsão era a de que a Segunda Turma da corte julgasse o pedido da defesa do ex-presidente na próxima terça, mas até mesmo ministros da ala anti-Lava Jato, como Gilmar Mendes, têm avaliado que talvez seja melhor adiar o julgamento para esperar pelo surgimento da bala de prata que, até agora, não veio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A bala de prata que NÃO VIRÁ, para Ministro Moro, os procuradores e a lava Jato, e sim, VIRÁ para esta bandalha canalha que está acabando com a paciência da população brasileira. Irão TODOS para a cadeia por serem criminosos.

  2. Muita falta de dignidade !!. Meu Deus que Congresso é esse?? Parlamentares sem escrúpulos. Estão aproveitando um ilícito para se livrar da justiça.

  3. Bolsonaro, faça sua parte de decência para este país, na luta contra essa grande organização criminosa: Dalagnol p Procurador Geral da República!!!

  4. Ter na presidência do senado e da câmara dois elementos (no mínimo) suspeitos de atos ilícitos torna difícil a condução correta das leis neste país! A continuar essa vergonha descarada, só resta ao povo manifestar-se para o fechamento destas duas casas!!!

  5. Para amenizar um pouco o desastre, Bolsonaro só tem uma bala na agulha: Deltan Dallagnoll para Procurador Geral da República!

  6. Deprimente ouvir e ficar sabendo do comportamento destes senhores eleitos para representar a população fazendo o melhor por ela. Os presidentes da Câmara e Senado, são uma decepção.Este do Senado, não era conhecido, pelo menos pela maioria e deixava no ar uma certa esperança. Mas já demonstrou a que veio.É filhote do Renan.

  7. Os Congressistas "enrolados" na lava jato não precisam se preocupar com o seu eleitorado pois estes ou são muito burros ou coniventes. serão reeleitos.

  8. Os dois presidentes, gordinhos, do congresso são inimigos públicos. Se depender deles tudo volta como antes na terra de abrantes. Ambos tem processos no STF e farão de tudo para que não andem e prescrevam. São pilantras profissionais, agem na surdina e deverão ser extirpados da política na próxima eleição, se Deus quiser.

  9. Espero que, na próxima eleição, os eleitores de Rodrigo Pacheco se lembrem de que lado ele está: faz parte da velha política, sem sombra de dúvidas. Que seja banido da vida pública.

  10. O que deixa o povo indignado e o conchavo de politicos criando leis para se auto proteger! Eles esquecem que hoje seus eleitores já têm CONSCIÊNCIA política e acompanham a mídia e os trabalhos do Congresso! E podem ter certeza que serão lembrados nas URNAS!

  11. Difícil acreditar que possa dar certo um país que tem certos ministros no STF, aqueles que todos sabem o nome, que tem o PT, seus satélites e o centrão no congresso. A faxina no congresso terá que crescer exponencialmente, assim como temos que nos livrar de ministros do STF que são agentes partidários.

  12. Chega de tramas do Congresso contra a população.No dia 30 vamos pedir a cabeça desses presidentes(Câmara e Senado).Não é contra a Instituição.É para defendê-la.O povo põe e o povo tira.

  13. Tudo que vem dos citados nessa tramoia dá nojo!! Todos os movimentos são milimetricamente calculados e recheados de esperteza..dia 30 está chegando e esperamos lotar as ruas (pacificamente) como sinal de insatisfação!!

  14. Nascido em 1944 já presenciei de tudo nesse Congresso e Senado. Sem pretensões, o Tempo vai cuidar dessa alcatéia... Sinto asco por esses pseudos políticos, que na verdade são uma quadrilha eleita por sufrágio de eleitores que não acompanham a política...

  15. Maia e Alcolumbre, traidores da Pátria e corruptos. Passarão à história como principais responsáveis pelo atraso premeditado na votação das medidas que tirarão o Brasil do lamaçal em que se encontra mergulhado. Sugiro aos dois muito bem nutridos parlamentares que pensem rápido: a justiça será feita ou nas eleições, ou, antes, por algum "inimputável" dentre milhões e milhões de cidadãos insatisfeitos.

    1. Concordo, Jorge! Cedo ou tarde esses dois crápulas irão pagar pelo mal que têm causado à nação brasileira.

  16. Deputados e Senadores em uma maioria bem expressiva de bandoleiros, quadrilheiros et caterva, querem por que querem o fim da Lava Jato. Só que o fim dessa casta está por desaparecer da politica. Estão com um pé, e sujo, na porta da cadeia. Não vão perder por esperar. O povo brasileiro acordou do berço esplêndido e foi a Luta. DESGRAÇADOS HÃO DE PAGAR E BEM CARO PELO MAL QUE FIZERAM AO BRASIL.

  17. Pelo que se consegue ler , só temos mal intencionados em nossas lideranças de legislativo , ainda bem que temos vários deputados e senadores do bem. dia 30/06 iremos as ruas e espero não termos que gritar art 142 já.

  18. São hipócritas e sorrateiros. Em vez de gastar seu tempo, super bem pago por nós, para ajudar o Brasil, o desperdiçam pra salvar seus rabos. Triste filosofia destes políticos.

  19. Bala de prata será nós os cidadãos de bem desse país invadir-mos Brasília e impor-mos nossas vontades já que nossos representantes fingem em não ver,dia 30 mostraremos um pouco do que virá.

  20. Que decepção esse Alcolumbre... do cínico chantagista cara de bolacha nada surpreende pq já o conhecemos, mas o Alcolumbre foi uma traição!

  21. Maia e Alcolumbre são filhotes de velhas raposas. No Senado, conseguimos nos livrar do Renan e respiramos aliviados por alguns dias. Mas quando o filhote começou a andar e balbuciu as primeiras palavras, percebemos o quanto nos iludimos. O mesmo aconteceu na Câmara: o bebezão parecia bem nutrido e bem humorado, disposto a crescer e participar do jogo limpo. Nos enganamos! Com esses herdeiros, o passado é presente e o futuro está ainda mais distante! Pior são o padrinhos, no Judiciário!

    1. Perfeito, Rosa! Mas a ética, a decência e a licitude são mais fortes. Com algumas eleições conseguiremos um alto índice de saneamento das casas congressuais. É inexorável que adentremos o futuro que sonhamos para o Brasil! O processo é lento, não é linear, é heterogêneo, feito de sucessos e retrocessos mas, estamos evoluindo e devemos nosso reconhecimento, nossa gratidão e a nossa valorização ao fantástico trabalho dos heróis nacionais, que estão saneando as instituições públicas brasileiras!!!

    1. Só conseguiremos mudar, quando houver uma reforma política. Os partidos, nos oferecem um cardápio para escolhermos os nossos representantes no congresso, que nada tem a ver com lisura ou preparo para exercer tal cargo. Para exercer qualquer cargo na atividade privada, estabelecem-se alguns pré-requisitos a serem observados. Porque isto não vale para o congresso? O que já deu para ver é que Maia e Alcolumbre, não servem para fazermos o Brasil melhorar. Vamos tirá-los nas próximas eleições.

  22. Parabéns, Paulo. Você deu o "tiro na mosca". Propaga isso aí, com força. Por os "caras" pra assinar. É ver pra crer🙈🙈🙈. Vão fugir igual "diabo da cruz". 😂😂😂

  23. Se fosse congressista passaria uma relação com o nome de todos os Senadores e Deputados com os seguintes dizeres: "Assine, por favor, junto ao seu nome, na relação abaixo, somente se for a favor da continuação plena da Operação Lava Jato e ser contra a CPI do judiciário." Vamos ver se Renan e outros assinariam ? Quem não deve seria fácil assinar e seria um forte indício de quem são os corruptos para os eleitores de todo o Brasil.

  24. Sempre me pergunto o pq do Senado sempre ser presidido por políticos de estados de menor relevância. Que diferença tem Sarney de Renan ou Alcolumbre? Todos de estados onde o atraso e a pobreza imperam, a corrupção corre solta, os 3 implicados em corrupção. Pq não um político do Centro-oeste tão desenvolvido no agronegócio, ou do Sul e Sudeste que além de serem regiões mais populosas tb são mais desenvolvidas. Pq o próprio Senado se rebaixa escolhendo esse dançarino ridículo e corrupto.

    1. Pela mesma razão de a maior empreiteira do país ser da Bahia.

    2. A representatividade no senado é igual para todos os estados. Não importa se o senador foi eleito com seis milhões de votos, ou com um milhão, ou menos.

    3. Por que os parlamentares do Norte e Nordeste são eleitos sendo publicamente reconhecidos como corruptos ou não. Logo, são inimputáveis.

    4. Porque o congresso é dominado pelos coronéis do nordeste, onde impera a pobreza e corrupção. Me desculpem os nordestinos trabalhadores e honestos (são a maioria).

  25. Só com um Hitler, uma SS, Gestapo, IRA, ETA, EI, pra essa merda virar uma nação. Estamos nas mãos desses bandidos, eleitos por uma sub-raça ignorante. São verdadeiros ratos de esgoto, a nos roubar na calada da noite. E assim que nasce uma nação. Quando ratos são extirpado do convívio de quem produz. Se acaba a Lava jato, acaba o Brasil.

  26. Só ladrões e corruptos podem tentar parar a Lava Jato!Diga-se de passagem a maioria dos membros do Congresso brasileiro...Renan e Requião, podres de processos e corruptos explícitos.E o resto...quase iguais mas ainda...não sairam do armario...

  27. Me parece que estão testando a paciência do povo e dos militares, até quando ficarão sem ação? Todo apoio a Lava Jato e toda equipe,bem como ao Dr Moro.

  28. Esses dois irresponsáveis, Maia e Alcolumbre, não levam em consideração a possibilidade de Bolsonaro Virar a Mesa, e com apoio maciço da população?

  29. Vamos ficar de Olho nessas manobras, e identificar Deputados e Senadores, que for contra a Lava jato. E vamos encher as redes sociais. Apoiamos a Lava jato.

    1. Vamos deixar tudo registrado e usar já na eleição de 2020. Vamos continuar com a faxina!

  30. Infelizmente temos de torcer por uma manifestaçao firme das FAA contra a soltura do lulaladrao, a favor de um governo do q temos visto até aqui e q o povo va pra rua no próximo dia 30 pra confirmar, mais uma vez, a quem esses srs devem temer

  31. Maia e Alcolumbre são porcos imundos. Deixar esses porcos imundos legislando para eles é uma afronta ao povo. Não se pode limpar o chiqueiro com os porcos dentro. E tudo isso vale para o STF. #intervensãomilitarjá

    1. Normalmente já não acesso a Globo, Bandeirantes, Folha e veja. Quando o faço é para analisar quão tendenciosas são as notícias que publicam.

    1. Nós, povo temos que ficar atentos aos bastidores do congresso. são especialistas em encontrar brechas para embutir interesses escusos.

  32. Esse filme eu já vi. Muita briga, muito tititi, mas o final é o bandido preso e a mocinha casando com o mocinho. Quem viver verá: o Brasil será o melhor lugar do mundo pra se viver. PeTralhas?! NUNCA MAIS.

  33. Vejo no país, a cabeça da jararaca no xilindró; corpo e “amigos” se contorcendo e exalando veneno!!! E apesar de velho o meu estilingue, não tenho a mínima preocupação. Um velhinho humilde que só tem 3 Armas, o Villas Boas, observa os esperneios da ORCRIM, sua dupla no mando do Congresso; o trio do Supremo Sapo e as duas meninas Wyllys e Glenn, as anônimas do atual auê. Todos dando show!!! Sobem na mesa, chutando o balde e gritando ESCÂNDALO!!! (MAS... só mostram o rabo preso e a bunda de fora).

  34. As forças do mal estão agindo; Rodrigo Maia e esse arremedo de senador Alcolumbre, fizeram um pacto com os comunistas, todos enrolados em crimes na LAVA JATO, para desestabilizarem o governo, assumindo um protagonismo que nunca tiveram em governos dos PETRALHAS e que agora têm contrariados, pela posição firme do PRESIDENTE em não aceitar o tipo de "articulação política " que desejam. Simples assim !!!

  35. Quem opera contra o Brasil é um traidor e devia ser preso. Não é à toa que a população está querendo o fechamento do Congresso e do Senado. Abram o olho políticos, se houver intervenção militar os brasileiros vão achar bem feito. Comecem a trabalhar a favor do Brasil, é o melhor meio dos senhores evitarem medidas drásticas.

  36. Que decepção!!! E pensar que torci por Alcolumbre na disputa com Renan pela presidência do Senado... Agora vamos carregar essa vergonha por, pelo menos, 2 anos.

  37. Alguém sabe se é verdadeiro que Dilma e Gleise viajaram para a Rússia uma semana antes da divulgação das mensagens pela Intercept?

  38. A armação desses dois presidentes das casas é algo assim imoral e covarde. Eles pensam nos seus interesses em detrimento ao interesse do povo. Que democracia é essa em que o povo é tratado como cachorro? Realmente é triste ter um congresso com tantos traidores.

  39. Falar em Maia e Alcolumbre,me causa náuseas, difícil acreditar que temos nas duas casas,presidentes de uma pequenez sórdida,hipócrita e demagógica.Pobre Brasil,deixou de ser Gigante e forte,por conta dos bandidos,que legislam em causa própria,mas na certeza que Deus é brasileiro,rezo pra que ambos caiam,de preferência de cabeça.

  40. Não sei se esses congressistas pensam que somos idiotas ou o ingênuos... Mas o fato é que demos muitas risadas enqto tentavam nos ludibriar, elogiando a lava jato. Renan foi "the best".

  41. Pessoal, onde estão as divulgações da manifestação do dia 39? É isso que tá faltando nesse povo brasileiro. Tudo começa a ficar morno. Muita gente deixa de ir por não saber ou por falta de incentivo. Será que estamos esperando a Globo anunciar? A Veja, Isto é? Folha de São Paulo? Cada um de nós tem que fazer sua parte, pessoal.

    1. isso, Bartolomeu. Apareça la dia 39.... de qual mês mesmo?? kkkkk

  42. Que safadeza!!! E pensar que torci por esse Alcolumbre contra Renan Calheiros, esperando que as coisas mudariam. Que decepção!!!

  43. Esses políticos tem que ser expostos para que as pessoas vejam que eles querem acabar com a Lava a Jato porque são ou defendem corruptos .

  44. Tudo bem com a manifestação do dia 30/06. Vou repetir: como as manifestações pró-governo são feitas aos domingos porque é o povo trabalhador que comparece voluntariamente sem receber dinheiro nem mortadela sendo em Brasília só mostra nossa força porque a cidade está vazia de políticos. Manifestações tem que ser feita nos Estados onde moram os traidores do país. Ficar em cima deles não deixando eles em paz e sem condições de ir a lugar nenhum.

    1. Exatamente assim. Nosso País está mudando porque o povo está amadurecido, acordou! Deus acima de tudo e de todos nós!

  45. Isso só pode acontecer em um país, como o Brasil em que essa turma de políticos éticos e honestos, dominam o país. O xerife, será condenado e os bandidos inocentados.

  46. Políticos canalhas, hipócritas, safados e corruptos. Nada mudou. Trocaram as pulgas, mas os cachorros são os mesmos. E se trocarem os cachorros, as pulgas serão as mesmas. Devemos expurgar essa ralé do poder, que nos fétidos porões do Congresso Nacional, traem e conspiram contra o povo e o Brasil. Isso é inaceitável. São verdadeiros tumores cancerígenos que apodrecem o país e devem ser extirpados um a um. AI-6 neles.

    1. Concordo com você é digo sem medo de errar,se as FFAA não tomarem providências enérgicas,o país além de naufragar nesse mar de corrupção,colocará no ostracísmo Sergio Moro,que sem dúvida é o brasileiro do século,o homem que persiste,mesmo que humilhado,em higienizar o Brasil.

  47. Nos subterrâneos da política até pouco tempo atrás, acordos daninhos germinaram e afloram agora mostrando a cara, coberta por um véu de falsa justiça.

  48. Perfeito comentário. É o fim dos últimos representantes da VELHA POLÍTICA essa tentativa de abalar a Lava-Jato, Moro e os Procuradores. Voltaremos sempre às ruas!

  49. Os políticos safados e hipócritas estão com medo dos votos de seus eleitores se pegarem no pé de Moro e da Lava Jato. Experimentem votar a favor deste pacote desvirtuado dia 25 ! E olhem as ruas dia 30, cujo foco vai ser a favor de Moro e da Lava Jato. Tenham juízo ( se isso for possível) e pensem bem!

    1. Deputado Fabiano contarato. Que imensa vergonha sinto por virar em ti,se existissem meios o exoneraria imediatamente...nunca mais,que decepção.

  50. Congressistas que agirem para cercear a Lava Jato serão eliminados da vida pública. E nem adianta utizarem-se de votações secretas, porque daí o eleitorado simplesmente irá eliminar a todos nas próximas eleições. E, caso o cerceamento venha pelos juízes do STF, certamente a população irá exigir que eles também sejam investigados a fundo.

  51. vocês ainda não explicaram uma coisa: os vazamentos que apareceram na mídia marrom eram com áudios, imagens ou somente textos digitados como este aqui?

  52. Bala de prata !?!?! simplesmente não existe em conversas vazadas criminalmente , este site de fofocas só faz atrapalhar as reformas tão esperadas por todos os Brasileiros decentes !

  53. Só aprendem apanhando mesmo! Nem com o Cunha na cadeia - um ex Coleguinha de Presidência do Congresso - estes idiotas imbecís metidos a pavões maquiavélicos, como se fossem brilhantes e geniais, ainda não entenderam que até... “O LULA TÁ PRESO BABACAS”!!!

    1. Quanto mais ficarem pondo a bunda de fora, balançando os rabos presos, mais depressa irão em cana, os BABACAS!!! Até o Collor poderia dar aulas a estes caras, pois sumindo de circulação, é mais sábio calado (com os seus Processos bem guardadinhos na gaveta de algum ‘Amigo’ no STF) que estes babacas se esperneando.

  54. Fico estarrecida , como cidadã de bem , ao ler nesta coluna que os presidentes Ricardo Maia e David Alcolumbre estão aproveitando do momento para aprovarem o projeto de lei sobre o abuso de autoridade . Um projeto que porá fim as investigações de corrupção em nosso país . Estes dois senhores perderam o juízo, perderam a lisura com a coisa pública .

  55. O caminho do País não pode ficar a mercê de um site estrangeiro, ligado a um editor estrangeiro que é “esposa” de um deputado do PSOL, que somente está lá porque o Jean willis “renunciou” a troco de que?, e se diz jornalista, que é ligado a um hacker que esta hospedado na Russia, e que tem informações que não são colocadas à disposição da perícia para serem avaliadas tecnicamente, além de que, se são verdades as mensagens, nada de muito grave. Tudo isto somente está servindo para desviar o foco

  56. Já conseguimos mapear e o nosso projeto idealizado em 2.013, hoje já alcançou voz internacional. Está definido o "caminho crítico", com algumas etapas dele dependentes com algum atraso e outras dignas de comemoração: a mais importante é que apenas 4 anos idealizado, conseguimos emplacar um presidente q se elegeu com n pautas anti-corrupção e, de lambuja, nomeou um ministério sortido de verdadeiros cidadãos. Dia 30 reafirmaremos esta nossa convicção, de q afastar a corrupção é prioridade e DEVER

  57. Fora corruPTos! A Lava-Jato continua! Assim o povo quer. Fora Gilmar, Lewandovski, Toffolli e Março Aurélio! Fora Maia e Alcolumbre! Viva Moro! Viva o Brasil!

  58. CANALHAS, VAGABUNDOS, SALAFRÁRIOS, PULHAS! É o que todos vocês que querem derrubar a Lavajato são. Vocês não tem a menor ideia, a menor noção do que irá acontecer. O Brasil que presta não irá permitir. Os caminhoneiros também não. Nós vamos parar o país outra vez até que essa CORJA que infesta o "congresso"seja alijada da vida política. O mesmo serve para Gilmar, Lewansdowski, Tofolli e Marco Aurélio. Estão cutucando a onça com vara curta. Esperem e verão.

    1. Concordo totalmente, vamos para o País, não podemos deixar um estrangeiro que não tem raízes em nosso País, a não ser ser esposa de um deputado do PSOL, chantagear e dar trela aos corruptos do congresso

  59. Os brasileiros de bem não podem concordar com a derrocada da Lava-Jato! O STF, os políticos da oposição, a imprensa dominada por jornalistas de esquerda, a elite intelectual, todos esses segmentos tem o firme propósito de transformar o país numa republiqueta comunista de terceiro mundo, em que o Estado subjugue o cidadão, tirando-lhe o bem mais precioso: a liberdade. Queremos ser livres para decidir o nosso destino! Queremos viver num país sem corrupção! Fora esquerdas!!

  60. Intercept, parlamentares corruptos e ministros das cortes superiores contrários às conquistas da Lava-jato estão se tornando odiados pela maioria da população brasileira. Se o STF anular a condenação de Lula, isso revoltará ainda mais o povo trabalhador desse país e que teima em esperar por um país melhor. As consequências serão imprevisíveis. Um golpe militar será talvez a única solução para o restabelecimento da lei e da ordem.

  61. Assim como eu, muitos brasileiros viram Moro no Senado. A certeza de que ele se fortaleceu é inequívoca. Ficou mais do que cristalizada a maneira como envolvidos em Processos, iniciavam o discurso elogiando a Lava Jato, com a fala mansa e no final se transformavam em seres coléricos e raivosos destilando seu ódio contra Moro, que permaneceu inatingível com sua tranquilidade estóica, própria de quem sabe com quem e com o que está lidando.Renan Calheiros, agiu desse modo e “caiu do cavalo”.

  62. Cambada de corruptos safados, ordinários, cafajestes. Essas atitudes são de moleques. Vocês não tem mãe, pai, esposa, filhos? Ou todos também não valem nada? O negócio é mesmo dinheiro no bolso, no banco, em apartamentos em Miami, Portugal? É um vale tudo?

  63. Dia 30.06, sob os olhares atentosdo exército brasileiro, voltamos às RUAS reafirmando a nossa convicção de que o pior já passou, que a LAVAJATO, fortalecida pelos "tiros nos pés " dos fisiologistas e suspeitos oficiais, doravante continua com a aceleração indispensável p o urgente desaparelhamento do Estado.

  64. Moro deveria seguir a ideia do jornalista paranaense Ogier Buchi, para que antes do próximo depoimento no dia 26, os deputados que fizerem perguntas, devem ser citado todos os processos e investigações que porventura possuam em sua ficha corrida!!!

  65. o cenário Político é de turbulência. A força antagônica, cuja pretensão é obstruir os projetos do Governo Bolonário, e da Lava-Jato. Essa força antagônica vai ter fim e muitos ainda iram para cadeia.

  66. Assisto sempre que posso assisto documentários sobre os grandes ditadores mundiais, seja da atualidade ou do passado. Todos agem da mesma forma contra seus adversários, ou mandam assassinar, deportam ou os mantém presos por longos anos. Assim é a esquerda no Brasil, tentar assassinar, tentam com fake news, ou no casso agora nos grampos ilegais com o apoio dos corruptos para de qualquer modo estancar a sangria da Lava jato. Assim foi o nazismo, fascismo e outros governos totalitários mundo afora

  67. Após ler esse excelente artigo, só tenho uma certeza: estarei nas ruas no dia 30 de junho em defesa da operação Lavajato. É bom que estejam lá milhões e milhões de brasileiros de bem! Só assim teremos chances de derrotar o poder corrupto entranhado em diversos membros dos Poderes Legislativo e Judiciário

    1. Eu também estarei nas ruas em 30 de junho, por Sergio Moro, por Deltan Dallagnol, pela Lava Jato!

  68. O PT com certeza vai tentar usar o povo contra o ministro, mas quem é a favor da corrupção e da impunidade pode realmente ser a favor dos mais pobres? Quem é o mais prejudicado pela corrupção, não é o mais pobre? Quem é o mais prejudicado pela impunidade? Não é quem não pode contratar advogados caros, ou seja, os mais pobres. Portanto, ser a favor da corrupção e da impunidade é ser contra os mais pobres e o cidadão que segue as leis, é ser a favor de um sistema que beneficia os corruptos.

  69. Também é possível se fazer um rolamento lateral e atribuir a tentativa de descreditar a Lavajato à uma determinada elite que se acostumou a viver às custas do povo, mas com a Lavajato foi desmascarada, são indivíduos que justificavam os privilégios e a corrupção por meio de um discurso que foi invalidado pela Lavajato. Suponhamos que Lula seja inocente, mas e todos os outros corruptos, eles tb são inocentes? O PT é a representação maior do elitismo colonial e patrimonialista.

  70. O caso Intercept foi uma dádiva para Sérgio Moro, não só não provou nada como ainda deu palanque para ele, agora é hora de fazer propaganda da Lavajato e do pacote anticrime, amarrar corrupção, falta de educação, desemprego, pobreza e miséria, desigualdade, criminalidade e violência. O PT deve ser deixado incentivado a fazer seu espetáculo, para tanto mostra quanto são amadores, mas para que também ajudem a espalhar a msg do ministro. Eles deveriam ser provocados sem parecer que estão sendo.

  71. Pc. Os políticos, em geral, não são confiáveis. Os políticos brasileiros, especialmente os do Congresso Nacional são recordistas da falta de credibilidade. Podemos esperar o pior vindo deles.

    1. Não são todos, situação e principalmente a oposição um bando de analfabetos funcionais.

    1. Concordo! Devemos desconstruir os dois presidentes das casas, que são pobres de votos e que apenas alçaram essas posições, por estarem a serviço do centrão com seus malfeitos; ainda, para juntos explorarem o governo e o povo. O quê mais impressiona é a irrefutável e inteira gana de prejudicar o governo BOLSONARO, cooperando, tb, com a esquerdalha que persegue obter o mesmo resultado.

  72. Lembrando, as 10 medidas tão covardemente desfiguradas por suas excelências, enquanto todas as atenções do pais estavam voltadas ao trágico acidente aéreo que quase dizimou o Chapecoense! E, oportunisticamente, querem agora aproveitar este instante, em que a banda podre conseguiu lançar uma sombra no que de melhor surgiu no pais nos últimos tempos, a Lava Jato! Portanto, todo mundo pra rua no dia 30/06!!!

  73. Humberto Costa: que tipo de gente colocamos no Senado! Ele está pouco preocupado com o país. O lastimável PT é o que importa.

  74. Esperteza é o que não falta a essa câmara. Seus integrantes são cínicos. Pela frente defendem uma coisa. Pelas costas agem de forma totalmente diferente.

  75. Engraçado ver que são sempre os mesmos lixos que agem conspirando contra Moro e a Lava Jato. E é muito triste ver esses lixos sendo eleitos e reeleitos por ignorantes.

  76. É impressionante como a operação lava-jato tem inimigos. As forças que trabalham contra o Brasil do bem continuam bem estruturadas no poder e fora dele. O DEM tai a não me deixar mentir como instrumento dos corruptos que atuam contra a moralidade dos nossos costumes e valores. Temos de continuar travando a batalha pelo Brasil sem corrupção e apoiando Moro e seu exército de seguidores.

    1. Alcolumbre e Maia são bandidos perigosos e inimigos do que é correto.Sao ladrões conhecidos.Canalhas!!

  77. A melhor resposta que o presidente poderia dar a esses vazamentos e indicando o Deltan Dallagnol como procurador geral da republica agora em setembro, pois mandaria uma mensagem clara aos mandantes do ataque hacker que manobras para abalar o combate a corrupção no governo Bolsonaro, não surtiram efeito, principalmente na nomeação de pessoas competentes para o combate da mesma.

  78. ALCOLUMBRE, e os 1 MILHÃO gastos (?) com HOTEL? Além dos 87.000, né? Quando você virá a público com as notas fiscais para comprovação? Vai complicar se não apresentá-las, certo? Então, vai rápido!

  79. Colocaram um senador de carater duvidoso na presidência do Senado. Tudo indica que o malfeitor Renan Calheiros, com presidente, seria menos pior que esse novato Sarney, pois desqualificado perante a sociedade ficaria exposto diante de suas conhecidas atrocidades, mais subserviente as mudancas.

  80. Está clara a revolução dos condenados , passando por desqualificar o MORO e por consequência todo o processo do LAVA-JATO , e esse é o grande paradigma do BRASIL de hoje , ou salva o Establishment assassino da ÉTICA ou mantém aberto no nosso novo destino , e tudo isso passa pelo Congresso onde muitas ratazanas estão desesperadas para agir dissimuladamente ou não, e pautadas nas mentiras e nos roubos dos harkers . ACORDA BRASIL.Carlos

  81. Eles se esquecem que quem insurgir contra Moro pode ter certeza de que sua carreira política será encerrada. O Brasil , ou melhor, quem quer o Brasil livre da corrupção não os perdoará.

  82. Deputados enrolados em excesso. Povo na rua, a favor da Lava Jato e dos projetos Moro e Guedes! Brasileiros, enxergem a força das manifestações populares no mundo afora, Hong Kong, França, Berlim, Suíca, etc. O destino do Brasil está em vossas mãos! LUTEM PELOS SEUS DIREITOS!

    1. A favor dos projetos de Moro e... banqueiro Guedes (?!?) A reforma da previdência é uma falácia contra o povo brasileiro, com vídeos no YouTube até de procuradores federais e auditores da Receita (doutorados no assunto) mostrando a realidade e outras óbvias soluções! Pesquise, povo inteligente assinante da Crusoé!!!!

  83. Matéria objetiva e real. Nhonho, Alcolumbre, esquerdopatas e demais desonestos, lutam para destruir as iniciativas do novo governo e a indispensável moralidade nos diversos níveis da sociedade e instituições: malfeitores dissociados da ética e dignidade. Uma democracia assim, não carece, sem valores não viceja, apodrece, desqualifica-se e vira caricatura e instrumento qualificado dos malfeitos. Perde -se a esperança e vem a gana de rachar tudo e impor pela força o quê se tem que corrigir!!

  84. Tão se borrando de medo da lei. E se a pf descobrir que tem mais diálogos, com outras autoridades, que o vazamento foi seletivo.

  85. Dois péssimos presidentes de Casas Legislativas. um com cara de leão de chácara de bordel de quinta e o outro com jeito de bebê chorão. Não pode sair nada que presta

    1. Exatamente!E o mais triste de toda a nossa realidade é que esses canalhas foram eleitos pelo povo. Ministro Sérgio Moro é nossa esperança. Precisamos sim ir pras ruas e demonstrar todo apoio a ele.

    2. Alerta vermelho no Amapá. Voces eegeram Sarney e agora Alcolumbre. É hora de valorizar mais seus votos.

  86. As instituições brasileiras estão bastante corrompidas isso é inegável. Infelizmente, é necessário manter--las fortes para que a democracia evolua e seja a base de nossa república. A luta será longa para continuar com o processo de depuração que a indefectível Lava Jato tão brilhantemente iniciou. As ORCRIM que existem em nosso meio político apoiadas por boa parte de um judiciário conivente e interessado continuarão a resistir com ardis, os mais sujos possíveis. Só o povo pode impedir a mutreta

  87. o que mais me deixa contente é ver que hoje no cenário político nós eleitores estamos juntos, apesar da esperteza dos "chefes" nossa opinião conta, eles temem sujar mais ainda suas imagens. Esse é um ganho da democracia. torço p que nós todos continuemos firmes e fortes acompanhando e sendo protagonista não só na hora do voto. somos peça fundamental nesse jogo de xadrez.

  88. Maia e Alcolumbre, pelas suas ações, devem achar que os cidadãos brasileiros são retardados! Querem mesmo é enfraquecer procuradores e juízes para garantir a impunidade aos que já estão com o rabo preso na Lavajato, e aos futuros crimes que certamente cometerão, escudados na impotência da justiça que eles tanto anseiam. Não enganam ninguém esses velhos politiqueiros!

  89. Esses sem-vergonhas vão dar com os burros n'agua. O povo não vai aceitar ser traído por criminosos que estão legislando em causa própria para liquidar com a Lava-Jato. Pela primeira vez encontramos um juíz capaz de levar adiante um plano de caça aos corruptos que são a verdadeira causa deste país viver eternamente na esperança de dias melhores enquanto estes criminosos travestidos de deputados, ministros etc... assaltavam o erário publico. Serão desmascarados!!!

  90. Saibam que também estamos ao lado de DELTAN DALLAGNOL, um jovem idealista, correto e competente. Orgulho das pessoas honestas desse País.

  91. Concordo com o Alvaro. Povo Brasileiro acordou e reconhece o valor da Lava Jato. Corruptos e toda bandidagem terão que prestar contas sim! Chega de tanta impunidade! Somos todos Brasil acima de tudo

  92. Impressionante a CARA DE PAU dessa turma de bandidos travestidos de Deputados e Senadores. Não estão nem aí para o povo, mas nós estamos de olho em vocês, bando de PILANTRAS! O que é de vocês está guardado, tentem contra a Lava Jato para sentirem a força de uma NAÇÃO REVOLTADA!!

  93. Lobos em pele de cordeiro!! Pensam que o povo todo é burro? Quem os elegeu foram burros ou enganados, mas já estão arrependidos. Dia 30/06/2019 vocês e seus cúmplices começarão a sentir a força de um povo que está enojado de vocês e dos seus iguais. Não mexam com a Lava Jato ou qualquer dos membros das Forças Tarefas e muito menos com este grande homem que é o Ministro SÉRGIO MORO.

    1. isso mesmo Maria, dia 30 vamos às ruas. Eu e minha família vamos!!

  94. a lei de abuso de autoridade e importante, todavia, deve ser analisada para que a mesma não seja desvirtuada e utilizada para evitar investigações e o combate a corrupcao. Temos um recente avanço sobre a COAF com o intuito de limitar suas ações.

  95. Estes caras estao a servico do Centrao, mas estamos muito atentos, para o povo varre los da politica para sempre. Vamos virar o jogo deles.

    1. temos q seguir firmes e fortes. não podemos baixar a guarda

  96. Tudo isto culpa do Bozo que nomeou um imbecil para a Casa Civil que trabalhou pela eleiçao de dois notórios acusados de corruptos o Maia -vulgo botafogo e o Alcolumbre - filhote de Renan. Amparado pelo exito bombastico da eleiçao o governo deveria ter articulado com força e determinaçao a eleicao para presidencia da Camara e Senado. Com esta burrice e incompetencia jogou a revolucao ética de Outubro de 2017 no lixo.

  97. Maia deveria tirar da gaveta o foro privilegiado mas não quer apoiar o Centrão e a Esquerda protegendo corruptos e quadrilhas criminosas de políticos. Davi idem e ainda não investiga a fraude do voto a mais no senado e não investe na Lava Toga. São dois personagens que envergonham os brasileiros.

  98. Atenção Nhonho e Alcapone, vcs estão subestimando o povo brasileiro, já já vcs vão sentir o que é um povo revoltado e enfurecido!

    1. bom lembrar a aquele advogado M... do Celso de Mello no $tf que terá destino certo se defender bandido e acabar com a Lava Jato

  99. Chega andar asco o comportamento dos políticos corruptos envolvidos na Lava Jato é mais ainda dos Juízes do STF ! Chega a dar vergonha de ser brasileiro!

  100. Alcolumbre nome e cara de mafioso. O Maia melhorou um pouco o tic nervoso mas a honestidade passa longe. Vergonha na cara é bom minha gente. Será que nao existe melhores representantes na Câmara e no congresso..é só isso aí?

  101. Acho que a revista deveria revisar conceitos. O que Intercept está praticando não é vazamento no sentido jornalístico. Acho que Sabino está correto em sua análise, que corrobora o entendimento de Octávio Guedes. Ora, bolas como vazar algo que não está retido por instituição legal ou sob sigilo num procedimento legal?

    1. Kkkk.. só rindo mesmo.. não é vazamento no sentido jornalístico é? Muito cara-de-pau esse comentário!

    1. Há que se tomar cuidado com a paciência e a subsequente ira popular. Os "instintos mais primitivos" começam a aflorar na sociedade do bem, embora "a ignorância seja um direito das bestas", como já dizia o filósofo. Canalhas: prestem muita atenção!!!

  102. Lamentável! O Presidente da Câmara que neste semana se julga o fiador das reformas está na verdade agindo na surdina para acabar com a Operação Lava-Jato! Incrível, muita cara de pau

  103. Alô, redator. "Maia a segurava..." Maia assegurava. Cacófato. Lendo o texto, passa. Mas, se for para outra pessoa ouvir, acabou -se a compreensão.

  104. É muito triste ver que o legislativo brasileiro juntamente com o STF tornaram-se menores em suas funções , e com isso gerando no inconsciente coletivo o descrédito de suas ações. Hoje a câmara dos deputados , o senado e o STF não são os guardiões da democracia ; com suas ações são sim geradores de um medo que se instala em nosso futuro.

  105. Imploro a redação que libere os conteúdos desta edição da Crusoé para toda a população, redes e canais da web! As informações preciosas aqui merecem ser passadas ao povo com urgência.

    1. Concordo! São informações preciosas que deveriam chegar ao maior número de pessoas possível!

  106. Próximo dia 30/jun, vamos às ruas apoiar a Lava-Jato e contra os corruptos que ainda existem no Congresso Nacional. Nas próximas eleições, vamos continuar a limpa!

  107. ratos gordos, nao vamos engordar o bolso dessa gente, e claro que vao ser extintos,muito dinheiro pra nada, tem serem presos, condenados, devolvido que roubaram, oitava economia mundo, e nao temos, nada saneamento basico, temos um, petroleo enterado, os carros eletricos, estao chegando, e nao temos, saneamento, isso e um absurdo, estado baleia, que esta comendo nossos, impostos roubando insesantemente, obstruindo o pais, o povo vai, extinguir esse, estado de corrupçao, nao vejo, razao pra exist

  108. Tenho hora que penso, se não baixarmos os poderes desses pilantras do congresso, melhor seria, a tomada do congresso, a queda da bastilha brasileira, expulsando esses picaretas .

  109. NADA colará contra o dr. Sérgio Moro e o dr. Deltan Dallagnol!!! Ao contrário, o tiro no pé da marginalha, espetacularmente os fortalece e evidencia o pânico da corruptalha de cair na malha da LAVAJATO!!! Em acréscimo, os indigentes mentais congressuais, no que em psiquiatria se define como "pensamento mágico", nos subestimam e "imaginam" que milhões e milhões de cérebros não percebam as manobras espúrias dos dois grupelhos das casas legislativas!!! Escorreguem e haverá surpresa...aos milhões!!!

  110. Nhonho e Alcapone parecem não se dar conta de que a população permanentemente mobilizada não permitirá viradas de mesa. Brincar com uma população crescentemente enfurecida é pior do que brincar com fogo... cuidem-se!!!

    1. Espero que os eleitores que votaram no Sr Fabiano Contarato estejam agora cientes do equívoco que cometeram e tenham a humildade de reconhecer isto,lamentavelmente teremos que conviver com este erro pelos próximos oito anos. Agora não adianta os eleitores deste cara se arrependerem,lugar de arrependido é no inferno e teremos que tolera-lo envergonhando o ES por sete anos e meio. Na democracia o voto tem que que ser feito com responsabilidade.

    2. Parece que Desmaia e Alcoolúgubre estão querendo entender é pela pior via possível. Terão a pior via.

    3. Parece que Desmaia e Alcoolúgubre estão querendo entender é pela pior via possível. Terão a pior via.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO