Alan Santos/PRO general decidiu seguir a cartilha de Jair Bolsonaro e contestou publicamente a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas: seu discurso político abriu uma nova crise na caserna

Braga Netto, o golpista de araque

O recado do ministro da Defesa a Arthur Lira, para tentar impor no grito o voto impresso em 2022, foi também artimanha para tentar blindar militares na CPI da Covid
23.07.21

É inadmissível, numa democracia, que um ministro da Defesa se intrometa no processo eleitoral. É mais abominável ainda que essa tentativa ocorra por meio de intimidações e, pior, ameaças golpistas. Foi o que ocorreu na quinta-feira, 8. Por meio de um interlocutor político, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, recebeu um recado nada velado e sem mesuras de Walter Braga Netto. O general mandou dizer que não haveria eleições em 2022 sem voto impresso e auditável.

O achaque golpista de Braga Netto, antes restrito às declarações irresponsáveis do presidente da República reproduzidas por um séquito de apoiadores, é um atentado contra as instituições da República e o regime democrático que os brasileiros reconquistaram não sem grande sacrifício. Um detalhe reveste o ato de ainda mais gravidade: ao dar o aviso, o ministro da Defesa estava acompanhado dos comandantes das três forças: o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Exército, o almirante Almir Garnier Santos, da Marinha, e o tenente-brigadeiro Carlos Almeida Baptista, da Aeronáutica. O trio foi nomeado em março por Bolsonaro, após a ruidosa demissão de Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa, que resultou na inédita troca dos três comandantes e na ida de Braga Netto para a pasta.

A exoneração do general Azevedo e Silva abriu à época uma crise na caserna — o ministro caiu justamente por resistir às pressões golpistas de Jair Bolsonaro. Menos de quatro meses após as mudanças, setores das Forças Armadas, Braga Netto à frente, parecem ter aderido à cantilena autoritária do presidente da República, que teme perder a reeleição diante da queda de popularidade e das suspeitas de corrupção no seu governo.

No STF, as ameaças foram encaradas como blefe para tentar blindar os militares na CPI da Covid. A atuação desastrosa de oficiais de alta patente no combate à pandemia e, mais recentemente, o surgimento de denúncias que ligam coronéis e o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, a suspeitas de corrupção na compra de vacinas — todos esses fatos abalaram a reputação das Forças Armadas. O blefe, portanto, é da pior qualidade: seria a primeira vez que um golpe militar seria dado para legitimar a corrupção e não em nome da moralidade. No entanto, por mais que se trate de uma artimanha, e provavelmente tenha sido, a julgar pela reação do próprio ministro da Defesa depois que a história veio à tona nesta quinta-feira, 22, é preciso deixar claro que a democracia não pode tolerar tentativas de intimidação.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéMinistros do STF viram a ameaça como uma bravata para blindar militares
Um dia antes do recado de Braga Netto ser dado a Arthur Lira, a pretexto de repreender o presidente da CPI, Omar Aziz, por suas declarações sobre “membros do lado podre” das instituições militares, uma nota com todas as digitais do ministro da Defesa, e, claro, de Jair Bolsonaro, deixou no ar a ameaça de ruptura institucional. O texto afirmava que as Forças Armadas constituem “fator essencial de estabilidade do país”. Ora, se há instabilidade no Brasil hoje não é por outra razão que não política, e em grande medida provocada por Bolsonaro. E numa democracia as instabilidades são resolvidas no âmbito civil.

A má notícia para Braga Netto, um militar da reserva hoje demissível a qualquer tempo, é que as reações da classe política, do Judiciário, da imprensa e da sociedade civil à tentativa de achaque golpista do ministro da Defesa mostram que as condições políticas para uma ruptura institucional no país não estão dadas. “O sistema eleitoral do país encontra-se desafiado pela retórica falaciosa, perversa, do populismo autoritário e não é de se espantar que um líder populista deseje criar suas próprias regras para disputar as eleições”, afirmou o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin. “Os representantes das Forças Armadas devem respeitar os meios institucionais do debate sobre a urna eletrônica. Política é feita com argumentos, contraposição de ideias e, sobretudo, respeito à Constituição. Na nossa democracia, não há espaço para coações autoritárias armadas”, fez coro o ministro do STF, Gilmar Mendes.

A Constituição de 1988 assegura o voto direto, secreto, universal e periódico, uma das mais importantes conquistas dos brasileiros nas últimas décadas. Há 25 anos, as eleições são realizadas por meio das urnas eletrônicas, sistema pelo qual o próprio Bolsonaro se elegeu cinco vezes deputado federal e presidente em 2018. Desde o primeiro ano de governo, Bolsonaro tem criticado o modelo de votação brasileiro e dito que apresentará provas de que as eleições podem ser fraudadas, o que até hoje não foi feito.

José Cruz/Agência BrasilJosé Cruz/Agência BrasilContestadas por Bolsonaro, as urnas eletrônicas são usadas há 25 anos
Parlamentares bolsonaristas, também eleitos pela urna eletrônica, apresentaram uma proposta de emenda à Constituição para implantar o voto impresso. Nesse sistema, uma impressora seria acoplada à urna para imprimir o voto, o que permitiria uma recontagem manual em caso de contestação do resultado — hoje, a auditoria também é feita de forma digital. A PEC está sendo discutida em uma comissão especial da Câmara e é rejeitada pela maioria dos deputados e senadores. Também é questionada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que tem sido publicamente hostilizado por Bolsonaro por defender o sistema atual.

Por causa da ameaça de Braga Netto, o movimento pela derrubada da PEC do voto impresso ganhou novo impulso e o apoio dos presidentes do PSDB, DEM, MDB, Solidariedade e PSD. Com isso, a bandeira bolsonarista deve ser definitivamente sepultada na comissão após o recesso parlamentar. “Se ninguém mudar de postura, já há maioria segura para a rejeição da PEC, com uma diferença de sete a 10 votos”, afirma o deputado Fábio Trad, do PSD, que faz parte do colegiado e é contra o voto impresso. “O voto na urna eletrônica é muito mais seguro”, enfatiza.

A reação do presidente da Câmara, Arthur Lira, na quinta-feira, após a publicação da reportagem sobre a ameaça feita por Braga Netto, atiçou ainda mais a fogueira. Em uma publicação sucinta nas redes sociais, Lira assegurou a realização da disputa eleitoral do ano que vem, mas não negou ter sido pressionado pela cúpula militar do governo. Como na política o silêncio pode dizer mais do que as palavras, o posicionamento de cacique do Centrão foi interpretado como uma resposta direta às intimidações do general. “O fato é: o brasileiro quer vacina, quer trabalho e vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano”, escreveu o deputado, que saiu lucrando politicamente com o episódio, ao se distinguir da retórica golpista do aliado Bolsonaro e se apresentar como defensor da democracia. O episódio acontece no momento em que o parlamentar e seus correligionários do Centrão estão disputando com os militares mais espaço dentro do governo e menos holofote nas denúncias de corrupção dentro do Ministério da Saúde, loteado entre os políticos do bloco fisiológico do Congresso e a ala fardada da administração. Lideranças políticas em Brasília suspeitam de que a informação da ameaça às eleições de 2022 feita por Braga Netto tenha sido vazada por expoentes do Centrão.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéArthur Lira não negou ter sofrido pressão e sua nota atiçou ainda mais a crise
Muitos políticos creem no teor da conversa, embora considerem as ameaças uma “bravata” do general. Na avaliação deles, a intenção da divulgação via imprensa seria desgastar ainda mais a ala militar, que está sendo engolida pelo grupo fisiológico do Congresso. Independentemente de quem tenha espalhado a história, o recado é tão escabrosa que não haveria outra alternativa senão expô-lo à luz do sol.

Braga Netto tentou desmentir o episódio e falou na criação de “uma narrativa” sobre as ameaças feitas ao presidente da Câmara. O general voltou a usar, contudo, um figurino que não lhe cabe ao vocalizar publicamente a retórica de Jair Bolsonaro em defesa do voto impresso. “Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias. A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo governo federal”, afirmou.

Especialistas e analistas políticos são unânimes em afirmar que o Alto Comando do Exército não entraria em uma aventura golpista, nem cederia aos apelos antidemocráticos de Jair Bolsonaro. As bravatas, portanto, servem apenas para desacreditar as Forças Armadas e reforçar o discurso eleitoral do presidente. “A sociedade unanimemente não apoiaria um golpe como esse. Temos um governo muito enfraquecido no plano internacional, correndo risco até de denúncia no Tribunal Penal Internacional, e que não tem mais apoio no plano interno. Como as Forças Armadas apoiariam um golpe numa situação dessas? Não me parece uma coisa lógica”, explica João Roberto Martins Filho, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e coordenador do Arquivo de Política Militar da instituição.

A conjuntura que existia em 1964, quando os militares tomaram o poder e suspenderam as eleições diretas, é bem diferente da atual. Hoje, as investidas têm a oposição forte da imprensa, da sociedade, da Igreja Católica, do Congresso, e ocorrem em um momento de desprestígio inédito das Forças Armadas. “Temos um grupo de pesquisadores acompanhando o tema o tempo todo e não há ainda evidência de alguma reação interna, mas, se o Braga Netto continuar forçando, o que pode ocorrer, porque ele é o típico militar palaciano, é uma tensão com o Alto Comando, com os militares da ativa. Eles estão pagando o pato por tudo isso. A visão de que a instituição está cada vez mais grudada ao Bolsonaro é generalizada”, argumenta Martins Filho.

GcomMT/Maria AnffeGcomMT/Maria AnffeAs investidas golpistas deixaram as Forças Armadas no descrédito
Até mesmo militares próximos a Braga Netto criticaram abertamente a intromissão do general em assuntos políticos. “Pelo que li na imprensa, é uma atitude totalmente ao avesso do que poderíamos esperar, porque o Ministério da Defesa e os militares não têm absolutamente nada a ver com isso. Esse é um problema da Justiça Eleitoral e, desde 1985, os militares não se manifestam nesse sentido”, afirma o general da reserva Paulo Chagas, ex-comandante do Regimento Dragões da Independência. “O que sei é que, dentro do Alto Comando, esse tema é tratado no sentido oposto, de que isso não é problema nosso. O general Braga Netto é meu amigo, gosto muito dele, mas achei essa atitude um absurdo”, acrescentou.

Durante as últimas décadas, prevaleceu nas Forças Armadas a postura que ficou conhecida como a do “grande mudo”: a de que os integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica deveriam silenciar sobre os fatos do país, para não interferir nas tomadas de decisões e, sobretudo, para preservar a caserna de qualquer ruído político. A postura nunca foi unanimidade entre os militares, mas, desde o fim da ditadura, vigorou o consenso geral de que ela seria a mais salutar para garantir a credibilidade das forças. Sob Jair Bolsonaro, parte da caserna abandonou a mudez política e passou ao patamar de comentarista da cena nacional. Alguns poucos, como Braga Netto, não se contentaram com o ofício de analistas do cenário político e acham que podem ser interventores. Eles, no entanto, não passarão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que papelão das forças armadas. Só de pensar que em algum momento esse seria o único caminho para nos salvar de políticos ladroes que dominaram o país. Mal sabia que as "forças" estavam tão contaminadas como os políticos. Tristeza.

  2. Não houve no Brasil, como na Argentina, a punição dos Oficiais Militares envolvidos no Governo Militar. A bem da verdade, também não houve no Brasil, como houve na Argentina, a mesma violência contra os direitos civis. Mas, foi um período traumático para todos: Civis e Militares, principalmente para a Instituição Militar que amargou um ostracismo dantesco. Gostaria que isso não se repetisse.

  3. E’ triste ver um general se rebaixando a um traidor do povo q votou nele. A imagem das forças armadas, breve estará no chão a continuar nessa lama em q se meteu apoiando os malfeitos desse governo. Moro22

  4. Dar pitaco em política, não é para quem tem armas e tanques, ou vão virar os canhões para a população ? deveriam cuidar de limpa a imagem das forças. nunca se viu tantas patentes suspeitas de corrupção, ineficiência e incompetência !!!!

  5. Boa Tarde pessoal . TODA VERDADE é BURRA . PRECISAMOS de GESTORES preocupados e engajados com o futuro do seu povo. Segurança. Saúde. Escola de ponta. Emprego . Imposto justo. Você vê o que com essa polarização? Olhe para o umbigo e veja a verdade verdadeira. O povo não precisa de migalhas (renda Brasil , bolsa família etc), Eu procura viver a diversidade. Ok🤟. ROUBAR. Site o nome de um político honesto, te darei parabéns. Já dizia ADEMAR de Barros em seu.. Todo mundo rouba EU TAMBÉM.

  6. O loteamento de militares na pasta da Saúde mostrou, em curto espaço de tempo, um misto de incompetência com corrupção. O que aconteceu com aqueles militares virtuosos que governaram o país por 21 anos ? Emburreceram ? Embandidaram-se ? Não se dá mais aula de Ética nos quartéis ? O que os militarem têm aprendido, além de engraxar jipes e tanques, e pintar guia de calçada de branco ?

  7. Quanta baboseira dita nesses comentários. Isso tudo são factoides diversionistas, para tirar o foco da CPI que, infelizmente, está engolindo a tropa de Caxias.

  8. Outra coisa: não sei pq vcs tomam esse suposto recado do general como “ameaça”. Deveriam interpretar como “aviso” (e, obviamente, analisar todas as implicações, inclusive contextuais, que tal premissa acarreta). Eu mesmo já avisei muita gente para ser menos passional e mais racional (“indigne-se menos, estude mais”) pq um golpe militar não é um cenário descartável nem improvável (acho até que a probabilidade aumenta a cada dia). Não sou militar nem desejo ditadura, mas honesto intelectualmente.

    1. Lbs, se houver golpe, vamos dar os braços a Venezuela. Não teremos apoio dos EUA nem da União Europeia. Em 64 tínhamos o apoio deles, agora não. Só nos sobrará os comunistas. E’ isso q vc quer?

  9. Dizer que a instabilidade política atual é “em grande medida provocada” por Bolsonaro é de uma DESONESTIDADE INTELECTUAL que faria Stalin corar de vergonha de ter que contar. Bolsonaro é só a última nota desta ópera bufa que a imprensa, de ignorância ou má fé, defende. Por essas e outras que vcs estão com credibilidade muito baixa. Eu mesmo desconfio de tudo que aparece na imprensa (nos políticos não acredito sem mesmo me dar o trabalho de desconfiar, é claro).

    1. Sai da linha de tiro das fezes do guariba... isso tá te fazendo mal. Guariba usa a bolsa colostômica na cabeça e deixa o resto liberado pra jogar caca em quem vai atrás.. kkkkkk sai dessa...

  10. A Globo e filiadas, o Uol, a Folha, a revista sangrenta Isto é, outros veículos integrantes da mídia militante, celebridades, "exiladas" ou não nos EUA ou na Europa, qualquer membro de partidos esquerdopatas, togados do STF indicados pelo PT/PSDB e os corruptos em geral passaram a se manifestar contra o voto auditável? Opa! Aí tem. Voto auditável JÁ!

    1. Voto impresso em 2 vias com carbono, 2 testemunhas com firma reconhecida, maquina de escrever manual (impressoras tem chip), transporte das urnas por jumentos e bois!!! Mais seguro seria voltar à epoca da pedra lascada!!!

    2. Tenta outra... quem sabe cola. Temos aqui um joguinho chamado INVENTA NOME... pra ver quem acerta o próximo nome q vc vai usar.. kkkkkkkk Ser único.. é mto legal, né? Às vezes... kkkkkkkk às vezes é o ridículo do inferno descendo pela vergonha alheia.. kkkkkkkk

  11. Ao meu ver o Bolsonaro usou e usa os militares no Governo para humilha-los e desmoralizá-los pelo que passou quando era militar e foi expulso das forças armadas por indisciplina, atos de terrorismo. Quer mostrar que agora quem manda no Exército é ele é as Forças Armadas estão caindo que nem patinhos nas bravatas do Bolsonaro

    1. Prezada, tenho essa mesma impressão, ou seja, padece de algum trauma psicológico decorrente da sua fracassada passagem pelo Exército e agora quer transformar a Força, como disse, no “meu Exército” e por não concordarem com isso foram demitidos o ínclito Ministro da Defesa Gen. Fernando Azevedo e os Comandantes das três Forças. Urge mudar o PR da república em 2022 que passou 3 anos criando polêmicas e governando mal o país.

  12. Eles não cansam. O que impressiona é a quantidade de bolsonarista q passa a assinar crusoé de uma hora pra outra.. Como esse newton aí abaixo... seguidor FABIANO.. kkkkkkk de olavo.. Imagina se um SEGUIDOR de olavão... ia ser assinante de crusoé.. kkkkk Para de mudar de nome senhor UM BOLSONÁRICO q comenta aqui. Tô brincando.. comenta sim.. se não fosse esses comentários pra gente rebatê.. nosso assunto terminaria rápido.. kkkkk Mesmo bulrrice me fazendo mal, prefiro q comentem..

  13. O povo através do Congresso, já optou pelo voto impresso em 2015. O que falta agora é respeitar as regras do jogo e a decisão da maioria. O resto são falácias, imposição e censura. Um basta ao socialismo Fabiano!

  14. Em 1⁰ lugar. Não houve ditadura no Brasil. Houve regime. Essa discussão já ocorreu, a medida foi aprovada por 368 votos na Câmara e 56 votos no Senado. Era necessário o apoio de 257 votos entre os deputados e de 41 senadores para contrariar a decisão presidencial. Em resumo, Dilma vetou e o parlamento derrubou. Em seguida o STF através de Gilmar Mendes manteve a decisão de Dilma. Em síntese, a justiça não deveria intervir na decisão do povo ao voto impresso. Reminiscência, eu tenho...

    1. Este é um governo medíocre que não engana mais ninguém; o tom belicoso do Bolsonaro contra as instituições e o voto eletrônico do cansou até mesmo grande parte dos eleitores que votaram nele por falta de outra opção, incluindo eu. O cara se tornou antipático. A omissão na compra de vacinas não será perdoada nem os esquemas de corrupção que tem sido revelados pela CPI. Adeus amigo, que venha 2022 e outro assuma o governo, qualquer outro.

  15. Covarde igual os Bolsominions, não tem coragem de sustentar o que diz e mente descaradamente!! só contribui para desmoralizar os militares que estão embarcando numa canoa furada!!

  16. Democracia? Não seria Cleptocracia. Justicaram e justificam barbáries em nome de Deus e agora em nome da "Democracia". E a imprensa crucifica quem ousa tentar colocar alguma ordem na zona!

    1. Correto. Só não sei quem está tentando “colocar ordem”. Bolso é mais firula e teatro do que fato (e nem só por culpa dele, eu sei, mas também é mais um que, no mínimo, ouviu o galo cantar mas não sabe de onde vem e acha que é um rinoceronte).

  17. é inadmissível que não se respeite as Forças Armadas do Brasil encarregadas de nossa segurança nacional Nossos Generais, Almirantes e Brigadeiros lideram uma tropa de Patriotas bem treinados e disciplinados e tiveram papel importantíssimo em 1964 ao afastar a então eminente ameaça de tomada do poder pelos comunistas Terão o apoio da maioria do Povo Brasileiro se sua iIntervenção Redentora for novamente necessaria

    1. kkkkk É engraçado demais o tom pomposo desses bobocas.

    2. QUEM ESTÁ DENEGRINDO AS FORÇAS ARMADAS COM ESSES GATOS PINGADOS CORRUPTOS É O PRÓPRIO CAPITÃO SEM NOÇÃO. SEI DO ALTO PADRÃO DAS FORÇAS ARMADAS, MAS ESSA MINORIA QUE SEGUE O BOLSOPAI PECULATO É QUE ESTÁ MANCHANDO O NOME DAS FORÇAS ARMADAS. O CAPITÃO FAZ ISSO PIR VINGANÇA, POR TER SIDO BANIDO DO EXÉRCITO, E DIGA SE QUE.O FIZERAM MUITO BEM, ELE NÃO TEM CARÁTER DE UM MILITAR HONROSO!!!

    1. 35 países em todo mundo usam urnas eletrônicas , entre eles Suécia, Canada, Austrália e em alguns estados nos Estados Unidos, México, Japão, Coréia do Sul, Índia…….

  18. infelizmente nosso país, que tem "como pais as forças armadas" (sendo mães para os dos seus quadros; filhas solteiras são herdeiras do soldo ) ficou estagnado na cultura dos golpes. aqueles que estudaram, se formaram e se graduaram sempre às custas dos contribuintes, para DEFENDEREM A PÁTRIA; acham-se tutores dela. e hoje subordinam-se a um insano terrorista , tanto quando era militar quanto agora despresidente. corrupção,mortes. desprezo,bastaram?não. agora temos outra variante. a PRAGA NETO

  19. Essas notas estranhas, esses assuntos convenientes, será que não são versões de interesse da imprensa? ninguém mais fala a verdade.

  20. Fico imaginando e a história dirá se foi o Supremo Tribunal Federal, de forma consciente, que salvou a democracia brasileira ao limitar a forte aspiração golpista do PR Bolsonaro (em quem votei), mesmo às custas de sacrificar a Operação Lava Jato, a fim de viabilizar à volta de Lula à politica, vez que é o único com votos suficientes para derrotá-lo. Aí quem deveria ser aclamado herói seria o Min. Gilmar Mendes, que foi obrigado a sacrificar Sérgio Moro por uma causa maior: a democracia…!!

    1. Se se tratasse de um filme de Hollywood, talvez sim. Em se tratando de Brasília, o fim da lava jato foi só manobra política pra salvar bandido e condenar os heróis nacionais, por vil vaidade mesmo.

  21. Lembrando que alem desses oficiais militares serem tudo gordinho e aparentemente fora de forma, se tiver uma guerra eles vão convocar a população para se alistar e ir para frente de batalha, então baixem a bola e respeitem o cidadão brasileiro que banca tudo isso, que vocês vao defender o pais em caso de guerra.

  22. O ministro da Defesa deve ser demitido e o Centrão poderia dar esse presente ao país, inclusive indicando um civil para sucedê-lo. O ex-capitão reformado compulsoriamente arrastou as FF.AA para uma aventura inglória que culminou com a morte de quase 600 mil brasileiros, mais da metade, provavelmente poderia ter sido evitada, se o governo tivesse seguido a ciência e comprado vacinas da Pfizer em Julho/Agosto de 2020 com mesma sendo aplicada nas capitais do país que foram as mais afetadas.

  23. Realmente essa troca repentina, o qual nunca tinha acontecido, de ministros das forcas armadas e do ministro da defesa foi muito esquisita. Mas agora fica claro que alem do centrão que finalmente o Minto assumiu, a tomada da PF para si, e agora com controle total dos ministros militares ficou claro que tem algo na mente dele não muito republicana. A cada dia fica mais e mais escancarado que grande maioria da população que votou no minto sofreu um estelionatário eleitoral, mentiu na cara dura!

  24. GOLPISTAS, VOLTEM PRA SUA CASA! Nossa democracia foi restabelecida após muita luta e paciência. Hoje não precisamos de golpes militares nem de falsos mitos grosseiros e despreparados…

    1. TENHO 73 ANOS SE ESSE PSICOPATA BOZO DER O GOLPE COM A PARTE PODRE DAS FORÇAS ARMADAS, VOU ENTRAR PARA A CLANDESTINIDADE E COMBATER. NÃO VOU PERMITIR QUE NINGUÉM TIRE A MINHA LIBERDADE JÁ NESSA IDADE, POIS FOI DIFÍCIL CONQUISTAR A LIBERDADE DEMOCRÁTICA.

  25. Com ou sem vazamento, a prova da bravata é a negação do falador. Eleições em 22 e com posse de quem for eleito (mesmo sendo o presidente-muito cuidado ao votar para não repetir o erro de 18)é a razão da Democracia.

  26. Não compreendo essa matéria após ter sido negado pelo suposto autor da ameaça e também pelo outro que com ele conversava. Parece que temos aqui algo que não é explicado... quem denunciou a ameaça? Foi uma ameaça mesmo ou foi algo que serve só pra dar corda para um monte de observações?

  27. Divido meu comentário em 2 partes: 1. Voto impresso: quem acredita na santidade da urna eletrônica sob a “proteção” absoluta do TSE, do STF e que tais? Há pouco o TSE descassou Temer e Dilma… Quem teme uma Auditoria teme a verdade; 2.com a declaração do general, ameacadora e imbecil, inconstitucional, reforçou-se a derrubada do tal objeto de desejo do tal “mito”. Desculpa de quem nem irá para o turno 2. A menos que a ex folha insista muito com essas pesquisas lulistas.

  28. OS BANDIDOS DE TOGA PODEM INFLUENCIAR NO CONGRESSO A VOTAÇÃO DA PEC DO VOTO IMPRESSO, MAS O MINISTRO DA DEFESA NAO PODE FALAR NADA?

  29. Quer dizer que o LuLu Barroso, o boca mole e o kinder ovo do stf pode ir congresso abortar a pec do voto impresso, mas o ministro da defesa não pode falar nada?

  30. Quer dizer que o Lulu boca de veludo, o boca mole bandido de toga e o kinder ovo do STF PODE IR NO CONGRESSO INFLUENCIAR NA PEC DO VOTO IMPRESSO E AUDITAVEL. E O MINISTRO DA DEFESA NAO PODE? POR ISSO QUE CANCELEI MINHA ASSINATURA DESSA REVISTA.

    1. Antônio que fez o primeiro comentário.....já vai tarde !!!!

    2. Este é outro Antonio! Xará :o voto já é auditavel . A razão do impresso é na verdade criar condições para perturbar as eleições: antes ,durante e, principalmente, depois. Boa. Vai haver só um Antonio

    3. Procure estudar história. Veja no que deu os governos autoritários. Está ao seu alcance na Web. Veja sobre fascismo e nacismo.

  31. O momento político hoje é totalmente diferente do golpe de 64. Na época o receio da sociedade era contra o comunismo. A guerra fria estava no seu apogeu. Atualmente esse perigo não existe. Vivemos numa democracia. Os militares devem obediência ao povo, que na realidade significa o Estado Brasileiro. Uma vergonha ainda se cogitar golpe militar. Esse militares políticos, bolsonaristas, envergonham o exército de Caxias. Lastimável!

  32. Não foi para tomar esse tipo de atitude que te pagamos os estudos de formação na Academia Militar e nas especializações posteriores..... Cuida das tuas atribuições no Ministério e não se meta nas competências do legislativo !!!

    1. Exatamente isso Norival!! Precisamos gritar que as armas disponíveis as Forças Armadas, pertencem ao povo brasileiro e não a meia dúzia de militares bolsonaristas!! Contudo, fico a me perguntar se esse movimento do Ministro da Defesa, quer desviar ou intimidar a apuração da CPI da COVID, onde foi o Chefe da Casa Civil, coordenando militares durante a maior parte da pandemia?????? Estou errado, ou certo????

    1. Militares canalhas e covardes, abraçados a um louco varrido genocida. Estamos ferrados...

  33. Tô me perguntando o motivo de tão negativa avaliação da Crusoé. Seria a divulgação da denúncia do Estadão? Se for, será que alguém pode achar que o melhor seria silenciar sobre algo tão danoso pra democracia?

  34. O certo é que o presidente que assumir o Brasil em 2023,pensar em reduzir a quantidade de homens servindo o exército,acho que deveria reduzir pela metade,muita gente sem fazer nada só pensa maluquice,portanto o nosso país não vive em guerra.

  35. Infelizmente, a Crusoé continua uma das maiores vergonhas da mídia mentirosa, sórdida Éder caráter duvidoso. Quem diria, de esperança, passou a dispensável!

    1. Essa Maria em caixa alta parece ser meio tam tam.. só pode.. quaquaqua

  36. Tá bom,salvo engano,entre os comuns,fui uma das 1as assinantes da Crusoé.Cheia de esperança,como muitos,de q seria um veio, no mundo sórdido da mídia q,até então,mais desinformava,sobretudo, na esfera política.No atual momento,qdo mais poderia fazer a diferença,precipita no abismo da absurdez,no mínimo dispensável.Hoje,envergonhada frente as pessoas q incentivei! Para a Crusoé ter desviado p/ esse horror da comunicação é inominável e da margem a suspeitas de ganho de grande monta. Respeito?!

    1. É MARIA, a Crusoé era excelente qd descia o pau no Novededos, hoje, qd ataca o Cafajeste não presta mais. Não, a Crusoé não mudou, continua contra a extrema esquerda e contra a extrema direita, assim como vc também não mudou, continua a mesma bozista defendendo seu ídolo mentiroso, racista e desonesto.

    2. É mais um excelente artigo que busca defender a Democracia. Além de tudo corajoso neste pais que teme tudo que e’ verde oliva (eu disse teme) sobretudo poderoso. Principalmente a mídia.

    3. Eu já cancelei a minha também. Fui um dos pioneiros .

    4. Tô me perguntando o motivo de tão negativa avaliação da Crusoé. Seria a divulgação do que saiu no Estadão? Se for isso será que alguém pode achar que o melhor seria silenciar sobre algo tão perigoso pra democracia?

    5. Tô procurando os motivos dessa avaliação tão negativa da Crusoé. Seria a divulgação do que saiu no Estadão? Se for isso, será que alguém acha mais prudente ignorar uma atitude tão perigosa como o que fez o ministro?

    6. Compartilho de sua decepção e me pergunto o que teria feito naufragar o projeto interessante de ser uma ilha de lucidez em meio à gritaria irracional.

  37. A reportagem se preocupou apenas com a fala do general. Esquivou-se em discutir o mérito da questão do voto auditavel. Por quê ser contra? Que mal ele faz? Recontagem de voto é um direito do candidato.

    1. Por favor, um pouco mais de inteligência seus bozistas. Ele foi eleito muitas vezes para não fazer absolutamente nada pelo voto impresso, até suspeição de fraudes ele teve. Esse miliciano quer o voto impresso justamente para isso fraudar as eleições. Hoje o sistema de informática você pode pedir tudo o que quiser se desconfia. Você nunca parou para pensar no passado que era voto impresso? Igual ao discurso do Trump…

    2. Eu sempre pensei que nas forças armadas tivesse mais gente preparada e inteligente mas agora vejo que está cheio de burros com o Bolsonaro. Vergonha…

    3. O perigo de fraudes nos meios eletrônicos ê fartamente verificado todos os dias ao redor do mundo, o que faz do voto eletrônico o mais insidioso atentado contra a democracia.

    1. Kkk. Nem o ladrão condenado por roubo está preso, como pretendem prender qq pessoa normal? Pare de sonhar

  38. Fazendo uma análise de discurso conclue-se: os autores não estão fazendo jornalismo, mas apenas panfletando uma narrativa eleitoreira pro-socialista e pro-Lula. Se à Crusoe é isenta? Se sim, os termos do texto mostram que não.Não apoio mais o PR, como considero Lula indigno para voltar ao Planalto.A urna sendo segura, ela e o processo eleitoral, devem ser auditados por uma terceira parte e a auditoria implantada de forma transparente.Simples.O mais é desinformação e propaganda para mentes fracas

  39. Se fosse um país sério e republicano mesmo este Braga Neto estaria destituído do cargo e preso , juntamente com os chefes das tres forças que apoiaram esta patacoada ,mas infelizmente este não é o caso

  40. Os ANTAS como sempre de conluio com a mídia esquerdopata na produção de fakenews. Não importa em quem vocês batam, desde que se encontre um caminho para atingir o PR. Lá se vão mais de 2 anos que essa bandidagem da mídia canhota batem diariamente no MITO, sem o menor resultado, e pior, tenho más notícias para os muares, o PR vai ser eleito já no primeiro turno para o total desespero dos muares. Pesquisa feita com milhões de brasileiros e não de porta de cadeia.

    1. Acredito que seu comentário seja uma ironia.

  41. Realmente, sob Bolsonaro temos visto, com muito pesar, o desprestígio das Forças Armadas. Quer por atitudes de Bolsonaro forçando os militares com constrangedoras afirmações e atos que demonstram fraqueza de caráter, covardia até e falta de postura digna de um presidente do Brasil, quer também por militares tais como Mourão, Pazuelo e o próprio Braga Neto que se sujeitam a serem capachos e parecerem bajuladores de Bolsonaro! O que Mourão está fazendo pela proteção das nossas florestas e fauna?

  42. Aparentemente, o Braga Neto tentou, equivocadamente, reforçar a fala do Bolsonaro. Lamentável esse posicionamento que só aumenta a fragilidade do governo nas mãos do Centrão

  43. tem quer fechar essa porra do STF e o congresso.! voto impresso sim seus imbecis. será que tem gente que acredita nos orgãos publicos(funcs.publicos) NO tse, NO BARROSO boca de veludo. a tem dó! seus inocentes!

    1. WAGNER IDIOTA. voto IMPRESSO!! ninguem e contra o eletronico. BURRO1

    2. Bolsonaristas vc conhece pela truculência nos atos e palavras.. basta ver o que foi escrito acima.. Quer se esconder de um bolsonarista? entre numa livraria! O Bozo se elegeu pelas urnas eletrônicas e agora é contra! Claro!! Eu votei nesse Sr mas faço e farei questão de trabalhar contra a reeleição dele! E nessa situação há muitos! O Bozo vai tomar no bozó, e vai pro xilindró! Os asseclas dele são desprovidos de qq intelecto, leia-se QI!

    3. Jquanta ignorância acreditar em genocida golpista medíocre e que faz o pior presidente que o Brasil já teve.O que fez este imbecil além de falar asneiras que os idiotas acreditam

    4. Entre boca de veludo e língua de trapo? Barroso 10 X 0.

    5. Ricardo, você é uma verdadeira mães Diná. Tomou a vacina de aftosa hoje ???? Tem prova???? Se tiver anuncia lá no cercadinhos.

    6. raciocinio logico sem imbecil. eleição foi ganha no primeiro turno! quer que desenhe

    7. Raciocínio lógico, Se a urna é tão fraudulenta como Bozo diz, ele não deveria ter perdido a eleição???? O PT com a quantidade de dinheiro que roubou perderia essa mamata?

    1. Gostaria de saber de qual fonte de dados a eleição foi ganha em primeiro turno? A situação é repugnante nessa discussão ridícula do Bolsonaro, desde qdo o que esse beócio tem voz? Só na cabeça de uns poucos. Só Deus sabe os adjetivos para qualifica-lo.

  44. A "sensação térmica" na sociedade é a de que o primeiro golpe em nossa democracia foi dado pelo órgão incumbido de preservá-la. O STF assim o fez, ao anular com a " canetada" de apenas um dos seus, 07 anos de combate à corrupção promovido por 10 Magistrados de Carreira, diversos Procuradores concursados e doutos e um número incomensurável de Servidores Públicos probos e dedicados. "Se nada mais se legitima, tudo passa a ser possível ainda que ilegítimo". Deus nos ilumine! Namastê!

    1. Concordo. Estão desmoralizados sem autoridade para exigir bom comportamento de ninguém. São os primeiros a pisotear a lei.

  45. Braga Neto, que decepção. A mim parecia, apenas parecia, que você era uma figura um pouco mais lúcida no meio da mediocridade geral desse governo. Mas essa impressão desmoronou ruidosamente quando você mostrou quem realmente é. Uma grande pena. Hoje, nesse grupo, pouquíssimos impõe alguma grandeza, respeito ou dignidade.

  46. Absurda declaração! Mas se há um culpado por essa situação de instabilidade no país, sem dúvida é o STF! Todos os que livraram Lula são responsáveis pela “zona” em que se transformou esse país.

  47. Parabéns pela reportagem esclarecedora jornalistas Leite e Mader. Os militares estão sendo voluntariamente ridicularizados neste desgoverno irresponsável do Jair, enquanto os políticos do toma-lá-dá-cá tomam de assalto o Planalto para multiplicarem seus cúmplices nos cargos públicos e rasparem o tacho do tesouro nacional. Tudo não passaria de um jogo de interesses sórdidos se a conta desse oportunismo politico-militar não fosse paga pelos contribuintes.

    1. Mais um artigo para quem deseja informação de qualidade. Vade retro

  48. Depois de ocupar os carguinhos com altos salários associados à mordomias , alguns integrantes das FAA não querem largar o osso . Ajudar no policiamento ostensivo nas cidades não pode,porque podem se associar a corrupção .Melhor pintar árvore que é o que sabem fazer com maestria.

  49. É exatamente isto que se procura: um GOLPE MILITAR, para legitimar À CORRUPÇÃO DOS MILITARES DO GOVERNO. O moranguinho Braga Netto acha que o povo brasileiro vai aceitar um GOLPE, orquestrado por BANANINHAS E MORANGUINHOS. O Brasil jamais vai permitir essa SALADA DE FRUTAS. Se insistir nisso, vamos pegar nosso LEITE CONDENSADO de volta, colocar em cima dessas frutas e comê-las com gosto.

  50. "Teje preso!!!!" Deveria ter sido essa a atitude do lira, ao enviado do Braga, ou não? Faltou-lhe, o tom roxo do Collor, penso!

  51. MILITARES BOLSONARISTAS = os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  52. BOLSO FOI ELEITO COM A VOTAÇÃO ELETRÔNICA .AGORA OS COR RUPTOS QUERIAM FATURAR MAIS COM A VENDA DE MILHÕES DE IMPRESSORAS .QUEM ERA O MAR GINAL QUE IRIA ENCHER O CUECAO ?? E a contagem ?

  53. o Braga Neto extrapolou, o Brasil não é o Haiti onde ele mandou durante um período. Fez muito mal para as Forças Armadas que até um tempo atrás era uma das instituições mais admiradas. Aguardemos novas perquisas!!!

  54. Muito bem escrito e oportuna a matéria. Fui militar por 7 anos e não estou de acordo com esses militares que estamos vendo aderir ao projeto golpista desse proto ditador Bolsonaro. Espero que a maioria militar que tem juízo não embarque nessa, não terão apoio popular. Nas manifestações na Paulista nos tempos do impeachment da Dilma eu via um caminhão de som com meia dúzia de malucos fardados em frente. Essa meia dúzia é que está tramando isso, não passarão.

  55. Reportagem muito tendenciosa. Todas as críticas partem daqueles que querem o impeachment ou que querem derrotá-ló em 2002. Nem tanto ao mar, né tanto à terra.

  56. É inacreditável uma postura unilateral de um ministro que deveria está agindo de forma contrária, ou seja, preservando os valores da democracia. Lamentável, porém ele sabe que nas FFAA tem muitas cabeças pensantes, bem diferentes da dele e de seu presidente.

  57. Esse Praga Netto não passa de mais um babaca, igual aos demais milicos que rodeam o Genocida. Eles conseguem ridicularizar o exército brasileiro. É muita breguice!

  58. Para manter o cargo, o presidente entrega seu governo ao centrão e diz ser do centrão. Ao fazê-lo piora ainda mais suas chances de reeleição. E se não se entrega ao centrão vê suas chances de continuar no cargo diminuirem, podendo sofrer o impeachment. Fica muito claro que o Bolsonaro é o servibdo centrão q0ue é quem está governando.

  59. Fala-se, com razão, em ataque à democracia e há um partido político de origem bolchevique, que sabe comprar o congresso e tem o judiciário no bolso, além de ter um líder inconteste. Quem ameaça mais a democracia, um partido e seu líder comprovadamente capazes de dominar os três poderes ou um fanfarrão que alardeia apoios que não tem?

  60. Uma tentativa clara de propagar a ideia de uma venezuelização do país. Marcoi gol contra pois a esmagadora maioria não quer isso. E lugar de militar é na caserna defendendo o país. O pangaré sociopata emporcalha tudo no entorno dele.

  61. é só o congresso fornecer leite condensado e skol beats nesse general que ele se acalma. Ahh sim, mais picanha para o churras e whisky para happy hour (after jungle) para os guerreiros.

    1. Exatamente Elisabete. Concordo com o seu comentário. Qualquer democracia que se preze, tem imprensa livre, povo nas urnas e na rua para contestar o que incomoda e pessoas com discernimento e com juízo de valor, quando necessário.

    2. Lula tentou calar a imprensa através do Ministro das Comunicações Franklin Martins. Não vingou. Penso que Lula não foi mais fundo em uma tentativa golpista, por se achar um Deus e acreditar que se perpetuaria no poder dando esmola aos pobres.

    3. Se isto fosse verdade, já teria mandado enquanto era governo, pois este site era oposição cerrada ao petismo. Vc não está confundindo bolsonarismo com petismo? Por mais corrupto que fosse, o PT nunca se atreveu a atentar contra as instituições como o Minto tem feito desavergonhadamente desde que foi eleito.

  62. Aí é que está. Muitos idiotas, num golpe de sorte, já assumiram o poder. Até onde esse Netto será mesmo de araque? Tenho medo daqueles que são tão aferrados ao poder e que são capazes de tudo, tudo mesmo para se perpetuar nele. Já vimos muitos casos, passados e recentes, disso. Fiquemos atentos para que isso não aconteça conosco.

  63. Kkkkkkkkkk,k. O general de pijama agora é apenas um mísero golpista nas mãos do centrão, kkkkkkkkkk. Como são bobos esses milicos. Estudaram para que? Não foi por acaso que as forças armadas fracassaram na única missão importante que elas tiveram nas últimas décadas: proteger os brasileiros de um presidente genocida. Além de fracassarem, descobrimos agora que as FFAA se juntaram aos inimigos da pátria.

  64. O jovem indisciplinado e subversivo terrorista Tenente Bolsonaro não estáva só . Na chegada a presidência, Bolsonaro resgatou seus companheiros de farda e de farra .

    1. Companheiros, talvez devêssemos deixar de sermos capturados pra essa discussão provocada e avaliar se a intenção do Ministro da Defesa é desviar ou intimidar a apuração em curso na CPI da COVID, da Irresponsabilidade da Casa Civil , durante a maior parte da Pandemia, quem seja: Braga Neto!!!! Será que posso estar certo, ou errado?

    2. A Forças Armadas se venderam ao Capetão, ex militar, terrorista, indisciplinado e expulso da instituição. Na reunião de 22 de abril,ele disse ser fácil implantar uma ditadura aqui. Impeachment já

  65. Crusoe está decepcionante. Embarca nesta ladainha falsa do Estadão. O general já desmentiu. Aprendam o básico: militar que dá golpe, não ameaça.

  66. Isso mostra o nível de "estrategistas" de nossas FFAA. os americanos tem uma ditado que explica o que a (defesa) esta fazendo agora. CATCHING A FALLING KNIFE.

  67. a urna eletronica mandará esses babacas bostonaristas todos de volta para a lata de lixo de onde nunca deveriam sair. Braga Neto vc é um bos.ta

  68. Essa última frase ou é infeliz, ou é uma infeliz sugestão, pois foi o que Collor disse sobre seus inimigos políticos pouco antes do impeachment.

    1. Oras, esta frase é dita pelo povo desde que a terra é redonda😁, não dê falsa autoria para um corrupto.

  69. Bandas podres existem em todas as instituições, mas a única instituição totalmente podre é o desgoverno do Jair Bolsonaro.

  70. Como é que esta revista faz a opção de ser LIXO? Braga Netto e o próprio Lira afirmam que não houve tal fato, mas vocês insistem nessa FAKE NEWS. Por isso que eu afirmei na pesquisa que vcs me enviaram pelo e-mail que prefiro a REVISTA OESTE. A Crusoé virou um LIXO, infelizmente. Maynard virou um LIXO. E olha que meu candidato a presidente é MORO, mas não admito o que esta revista faz com Bolsonaro.

    1. Jorge é melhor a gente cair fora destes zumbis, não vale a pena. Vamos pra JOVEM PAN (ponto nos is) onde não reina a ignorância desses esquerdopatas, comunistas, lesa pátria sem família e órfãos

    2. JORGE.. vc acredita em papai noel, coelhinho da Páscoa e duendes? Ahhh esqueci q vc quer defender a turma verduga e aloprada do Bozo! Vc acha que quem falou e quem ouviu vai dizer? Santa "inocência"... Bolsonaro é mestre em bravatas e mentiras!

    3. Jorge , a quem você pensa que engana O seu linguajar é típico de um bolsonarista e vocêsó está enganando a si proprio

    4. Quem apoia SERGIO MORO não defende bandidos, defende a ÉTICA, A DEMOCRACIA. Vade retro, Jorge

    5. Duas raças desgracadas , Bolsonaristas e petistas. Mas no segundo turno se der Bolsonaro x Outro, voto no outro.

    6. Talvez seja interessante auditar a declaração do Braga Neto. Ela foi por escrito??? Porque não evoluir a urna e acrescentar uma célula como a americana, recolhida pela urna? Tornaria o processo muito mais confiável e a prova de Bolsonaros.

    7. Pare de ler e comentar CRUSOÉ, Jorge. Ninguém se importa e você para de envergonhar a si mesmo.

    8. Haha, eis um típico fanático cego que defende seu dono mesmo que este lhe engane, lhe roube e traia, mesmo que mate os seus indiretamente. Este é o fanático.

    9. Então vc acredita mais no general canastrão e no político minúsculo do que nos responsáveis jornalistas desta reportagem? Tenho certeza que seu candidato não é Moro, pois o ex-juiz sempre militou pela verdade.

  71. STF e TSE agem politicamente da mesma forma que militares e políticos. O cidadão que deveria ser o principal envolvido acaba ficando de fora dessa discussão toda da urna eletrônica

  72. O que me preocupou foi o fato de Braga Neto ter dito o que disse, acompanhado do alto comando das três forças: um general, um almirante é um tenente brigadeiro!!

  73. Mais uma comprovação do desespero do delinquente Bolsomiliciano do Planalto que selecionou meia dúzia de militares de alta parente sem escrúpulos e sedentos pelo poder . #nemlulanembolsonaro

  74. Tudo que seja para nos livrar da volta da esquerda é válido ! Por que esse medo dos militares ? Por que esse medo do voto auditável ?O sistema eleitoral tem a ver com cada um de nós que levaremos nas costas esse ônus gigantesco que é o Estado !

    1. Vale corrupção, roubalheira e incompetência? Qual a vantagem então?

  75. Lamentável, os brasileirismo não merece a imprensa terrorista que impõem as suas narrativas. O estadão pública algo sem prova e os envolvidos nega e vocês continua comentando e impondo os brasileiros a suas verdades. Por que o estadão não informa a fonte da verdade? Não abre porque não tem fonte, é coisa da cabeça das jornalistas. Se não houvesse sigilo da fonte com certeza na publicariam mentiras que se lê e houve todos os dias na imprensa. Braga neto e Lira deveriam processar as jornalistas.

    1. Impondo? Você é um fantoche? Ora bolas, tenha senso crítico e tire suas conclusões.

  76. E se não for bravata ? E se estão armando um golpe? E se o golpe já estiver em andamento ? E se o LIRA ,o Ciro e o Pacheco estiverem de conluio ?

    1. Provavelmente o Congresso saberia e impicharia o Bolsonaro. É bem improvável que ele seja mais esperto que todo mundo e possa dar um olé no Congresso... A reforma fisiológica vai nessa linha.

  77. Se o Presidente declarou ontem "ser Centrão", gostaria de saber a opinião do Gal Heleno e se seu gosto pelo samba continua apurado.

  78. Se existe alguma prova de que a urna eletrônica não é confiável, que seja apresentada. caso contrário, fazer ilações sobre tal assunto é gravíssimo.

  79. Tudo muito bonito a matéria em defesa do voto eletrônico mas nada sobre a outra parte que contesta a fidedignidade do sistema eleitoral. Isso não é democrático por parte da revista. Se o sistema é seguro então porque tanto discurso ? Basta comprovar que o boletim de urna foi entregue no banco de dados do TSE assim como qualquer declaração do imposto de renda “”””com recibo de entrega””””” de qualquer contribuinte. A urna que fica fora do prazo de entrega não pode fazer “”””retificação “””” do bo

  80. Narrativa esquerdista ! Desespero geral dos esquerdopatas, comunistas. Estão derretendo e sendo enterrado vivos (zumbis) JAIR MESSIAS BOLSONARO 22

  81. A banda podre das Forças Armadas é que apoia esse demente que ocupa a presidência da república. Não encontra e não encontrará apoio no seio da instituição.

    1. Bem isto. Estes generalecos que se juntaram a trupe do Bolsonaro não passam de moleques que acham ter a espada do tudo pode.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO