DiogoMainardina ilha do desespero

A retirada do olavismo

07.06.19

A Crusoé, no comecinho do ano, foi a primeira a relatar a angústia dos militares com os desvarios de Carlos Bolsonaro e Olavo de Carvalho, que estavam embananando a cuca do presidente. Alguns dias mais tarde, voltei ao assunto em O Antagonista, depois de ter falado com repórteres de outros jornais, instalados no Palácio do Planalto.

Na época, os generais negaram os fatos – que eles próprios haviam cochichado para a imprensa. Os olavistas mais frenéticos, insuflados por Carlos Bolsonaro, passaram a espernear nas redes sociais, acusando-me de espalhar mentiras com o propósito de atrapalhar o governo. Não preciso relembrar o que ocorreu de lá para cá, não é?

Considerando que fui um dos primeiros a denunciar a disputa entre as duas correntes do bolsonarismo, tenho o dever de reconhecer que algo mudou nas últimas semanas. As redes sociais de Carlos Bolsonaro foram sedadas. Olavo de Carvalho passou a dedicar-se às teorias terraplanistas. Nas raras ocasiões em que ele se atreveu a atacar os militares, foi achincalhado por seus comentaristas. A batalha de hashtags contra o general Santos Cruz acabou – e com o triunfo do general. Ninguém mais cogita um impeachment, tanto que até o general Hamilton Mourão parou de falar com a imprensa.

Muito mais relevante do que tudo isso, claro, foi a metamorfose de Jair Bolsonaro. Ele trocou o Twitter pelo programa do Ratinho, os conflitos com parlamentares pelas emendas parlamentares, e o guru Olavo de Carvalho pelo líder delatado Fernando Bezerra Coelho. A marcha de seus seguidores, no dia 26, em vez de intimidar os congressistas, fortaleceu-os, porque nenhum deles acreditou no blefe do autogolpe. Desde então, o presidente tenta costurar um acordo com seu “irmão” Rodrigo Maia, sem o qual nada será aprovado. E o olavismo bateu em retirada.

Quanto tempo vai durar a trégua? Se der certo, até aprovar uma reforma previdenciária de 700 bilhões de reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Penso que Bolsonaro esta' aprendendo a governar (e quero que isso se mostre verdadeiro e duradouro). Esta' cumprindo o que prometeu em sua campanha, esta' se empenhando em questoes que sao as relevantes e , ve-se, esta menos reativo `as fofocas e tentativas de desestabilizacao. Bolsonaro e' um sujeito simples, direto, sem frescuras, caracteristicas que podem aproxima-lo do povo. Basta continuar trabalhando com a ajuda dos tecnicos e dos militares que o cercam. Cabe a nos ajuda-lo nesse sentido.

  2. Esse Diogo maisnada é demais, se acompanhasse o curso online de filosofia do Olavo perceberia em que ele está empenhado, além disso, o triunfo do Santos Cruz durou até ontem.

    1. Esse "Curso online de filosofia" do Olavo é uma piada. "Aprenda filosofia segundo a visão e gostos pessoais do Olavo de Carvalho, junto com um monte de teorias conspiratórias delirantes e interpretações ultraignorantes de Ciência" - deveria ser a propaganda dele. Não passa de uma seita de idiotas seguindo um louco. É claro que, como todo mundo que fala demais, ele acerta em alguns pontos - mas erra na maioria. Obs: sou de direita mas não sou tapado para seguir gente pirada ultraegocêntrica.

  3. Rs.. Parece que aos poucos os militares (5a colunas e isentões de 4 estrelas) vão cair asos poucos e sem alarde.. graças a Deus temos o General Heleno ao lado do Presidente.. mais uma vez a soberba dos analistas contaminaram os FATOS.

  4. Tomara que a midia tome o máximo de cuidado de agora em diante para não colocar mais água nesse caldeirão que está querendo engolfar os melhores membros do Governo.. Precisamos deixar os militares em paz, porque sem eles..nem adianta lutar pelo Moro..Vamos conhecer de perto o tão anunciado CAOS Esperamos que nosso presidente não perca a lucidez que teve ao nomeá-los

  5. De modo algum a marcha do dia 26 fortaleceu os congressistas, tanto é que na semana seguinte, Rodrigo Maia que até então se comportava como um menino birrento, mudou completamente seu discurso e passou a dizer que a reforma da previdência teria que ser aprovada, pois o Brasil tinha 13 milhões de desempregados, e outros blá, blá, bla.

  6. Meu primeiro dia como leitor da Crusoé! Estou muito feliz de encontrar um oásis de inteligência neste deserto de idéias que se tornou o Brasil.

  7. Verdades foram ditas em seu artigo, Mainardi. A postura dos integrantes do atual governo mudou, até que enfim. E isso se deu pelas declarações dos internautas que já não aguentavam mais tuitagens não condizentes com mandatários de um país. O próprio presidente, respondendo ao Ratinho, disse que não poderia falar brincadeiras como antes, que tinha que medir mais as palavras. Amadurecimento em 6 meses, ótimo. Mas, teve que ter em seu artigo ironias e ego inflado. Dispensável.

  8. finalizando: numa democracia a razão não é de um só.. Então, quem quer que Bolsonaro brigue com todo mundo que pensa ou age diferente (como Mourão,seu fiel escudeiro, que em certos momentos divergia) não está a favor nem do Brasil nem da Direita, Vamos deixar o presidente fazer o que ele queria desde o inicio: defender a democracia, governar para todos. EM COMUNHÃO

  9. Não sou de direita nem de esquerda, nunca me encontrei nessas classificações . Considero que há pessoas que contribuíram para o mundo na direita e na esquerda, e em quem não nenhuma delas, mas sobretudo pessoas que defenderam democracia e justiça social. Este é momento histórico da Direita e a Esquerda precisa reconhecer isso, No entanto, para ganhar o respeito dos setores lúcidos da esquerda e da direita, o Gov. precisa governar ser democrático. Em uma democracia.. a razão não é de um só

  10. Impressão sua, DM. Os generais sossegaram sua fúria uterina justo por interferencia de OC. E JB não é bobo, sabe que OC enxerga o cego dormindo. O inimigo, no entanto, continua sendo essa "nova direita" chamada Centrão porque o PT é só espasmo e soluço.

  11. Mainardi, não existe nem nunca existiu essa disputa que você inventou. Volte a ser cronista, você era muito bom nessa área. Deixe o jornalismo pro Dantas, ele é mais preparado pra isso.

  12. Não estou entendendo uma coisa: o sujeito pode divulgar material que foi obtido ( por ele ou por outra pessoa) de forna criminosa? A PF vai ficar parada. Ele (Greenwald) reside no Brasil, não?

    1. Monica, somente agora vi (e respondi) seu comentário anterior, lá embaixo.

  13. toda vez juro que não venho mais nem comentar mas acho importante dizer a Diogo que ele é um cara grosseiro demais. sempre com um tom maldoso e desnecessário.... embananando a cuca foi a gota d'água. vasifudê meu rico dinheirinho um jornalista esnobe como vc nunca mais vai ter.

  14. Como leitor interessado, aprecio os escritos seus, os do Olavo de Carvalho e dos poucos outros intelectuais que sobraram na cultura brasileira. Discordam entre si? Que bom! Porém, há muita agressividade no relacionamento entre as partes. Está faltando argumentação inteligente. Precisamos melhorar isso, talkei?

    1. Olavo de Carvalho é intelectual ??? Meu Deus... só fugindo para o Sri Lanka !!

  15. Somente para esclarecer o meu ponto de vista: claro que não queremos que os criminosos fiquem impunes, porém, isso não é querer o seu mal Ele precisa ser preso para colher o que plantou e recomeçar Porém não precisamos odiar e vibrar a cada prisão.. como no Circo Romano. Entreguemos nas Mãos de Deus que a Justiça Divina não falha. A Justiça não como castigo, mas como o Pai que ensina seus filhos.

  16. na verdade ninguém deve desejar o mal de ninguém independentemente de sua religião, mas alguém que se diz cristão TEM OBRIGAÇÃO DE NÃO DESEJAR MAL A NINGUÉM, OU NÃO CONSEGUE O EVANGELHO. SEI QUE NÃO ESTOU FALANDO NENHUMA NOVIDADE, SÓ ESTAVA CORRIGINDO A MENSAGEM ANTERIOR.

  17. e não se trata de ter raiva de Olavo e de seus alunos.. ao contrário, um cristão não pode desejar mal a outro somente porque pensa diverge de seu ponto de vista.. Compreendemos que ele deve ter sofrido muitos traumas no passado com a esquerda.. A questão é que o Bolsonaro ganhou para defender a democracia e os militares são os mais preparados,. têm algo em comum o equilíbrio, a experiência e a defesa da democracia. Isso mostra a lucidez do Bolsonaro ao escolher todos eles.

  18. TAMBÉM CONCORDO COM VOCÊS. SE BOLSONARO DEIXAR ESSES EXTREMISTAS INTERFERIREM NA GESTÃO, PERDERÁ O APOIO DE MUITA GENTE.. E SOMENTE O GRUPO EXTREMISTA, QUE NÃO É TÃO NUMÉRICO, NÃO VAI TER FORÇA PARA SUSTENTÁ-LO NO PODER ELE É O PRESIDENTE DE TODOS.. PRECISA GOVERNAR PARA TODOS. AFINAL ELE DEFENDE A DEMOCRACIA, FOI TAMBÉM PARA DEFENDER A DEMOCRACIA QUE ELE FOI ELEITO,.

  19. Concordo plenamente É o nosso destino que está em jogo. Precisamos de pessoas lucidas, experientes e que defendem a democracia. O Sr Olavo tem o direito de pensar o que quer que seja, até mesmo de negar o seu proprio pensamento.. mas não podemos colocar nosso destino nesse tubo de ensaio.

  20. Eu votei no bolsonaro mas nao dei carta branca pro filho e o guru, q convenhamos fizeram o brasil perder mais de 5 meses em discussoes e teorias conspiratorias tresloucadas. Com a saida deles do cenario, as reformas andaram. Se bolsonaro voltar a dar liberdade para eles interferirem na gestao, perdera meu apoio e acredito de muita gente. Se precisar de conselho, q ouca o Guedes, o Moro ou os generais.

  21. corrigindo: além do problema de um pensamento hegemonico de direita é que vocês pregam o pensamento hegemônico de um só direitista: Sr Olavo. Porém, com base nas entrevista que vi dele, contra o pensamento único, sem contraposição. .. creio que ele próprio desejaria que seus alunos estudassem outros autores, com outros pontos de vista

  22. E nestes livros não há nada á respeito da necessidade do contraditório, do pensamento único, hegemônico? Ou ele aceite pensamento único desde que seja de direita? Como penso que não, creio que ele próprio gostaria que vc lesse também outros livros também.. com outros pontos de vista...

  23. Diogo, Acho que vc tem um complexo enorme em relação ao prof. Olavo de Carvalho. Ele tirou e continua tirando os brasileiros das trevas. Estou relendo os livros do prof. Olavo. Entendo que ele sempre tem razão.

  24.  Brasil A POPULARIDADE DE BOLSONARO CONTINUA CRESCENDO, O RESTO É BALELA DA ESQUERDA Posted on 10/06/2019 AuthorMovimento Avança Brasil Comment(0) Um estudo realizado pela agência de ciência de dados MrPredictions – a mesma que acertou a vitória de Trump e de Bolsonaro – comprovou o sólido crescimento do presidente brasileiro nas midias sociais. No último dia 06/06 o principal líder político do Brasil atingiu a marca de 30 milhões de adesões.

  25. Vcs só sabem malhar. Apoio quer é bom... zero. Lembro que apoiar não é bajular. Vcs enganaram a todos se fazendo passar por liberais de direita, só queriam mesmo era tirar o PT...

    1. Era só isso. Tirar o PT. Mas quem Crusoé quer no Poder???

  26. Tem que haver uma intervenção militar para fazer uma faxina no congresso.É o que vai acontecer e não demora! Eles não querem o bem do país; só pensam em dinheiro e poder.Corja de insensatos!

  27. O melhor que as pessoas que gostam e/amam de verdade O. Carvalho podem fazer por ele é tirá-lo desse lugar de bezerro de ouro e humanizá-lo.. Ele precisa se enxergar como humano, ser feliz com seu netinho tão fofinho, com sua familia mesmo sem ter razão.. Mesmo sendo alunos dele, e até por serem alunos tão amorosos, vocês podem ajudar este senhor a ter uma velhice mais tranquila.. e sem lucidez não se consegue envelhecer em paz .. e não se consegue ter sempre razão quando se tem lucidez

  28. Diogo Mainardi, cheguei a te admirar no programa da Globo (Manhattan Connection) quando você, em meios a gaguejos e humilhações se mantinha como uma voz dissonante de seus colegas imbecis. Parecia uma das poucas vozes contra o sistema. Agora mudou. Seria inveja ou o que com relação ao Olavo ? Mudou de lado repentinamente ? Por que está se mostrando um sujeito igual a todos jornalistas que fazem parte do "sistema"?

    1. Não esqueça que o Mainardi é jornalista. Um pouquinho melhor que a turminha do MC. E que se reuniram em NY para comemorar a vitória da Hillary. Se embananaram feio. Tiraram o vídeo do ar. (De vergonha). Essa turma lê pouco. Só enxergam um nível de realidade. O Jornalístico.

  29. Estranhei que justamente essa semana o Diogo resolveu pegar leve com o Bolsonaro. A história da cadeirinha e da isenção de exame toxicológico para caminhoneiros me pareceu a atitude mais descabida do presidente até agora. Vai na contramão do bom senso e ir na contramão do bom senso, que é bem dif do senso comum, é algo que exige preocupação realmente. E para conpletar a semana, essa história da coluna do Elio Gáspari, que está em consonância com outras coisas que têm sido publicadas por aqui.

    1. Sim Monica, mas há muito mais gente com traços de bipolaridade (não necessariamente biopolar) que o presidente e que consegue levar a vida. O problema maior é quando uma pessoas com esses traços sofrem influencia continuada de pessoas que estão muito afastados de uma reflexão e uma ação lúcida sobre o mundo, como aconteceu no primeiros cinco meses. Mesmo discordando do presidente em vários pontos, penso que é realmente bem intencionado e que vai tentar fazer o melhor.

    2. Sim, é verdade, Tat, e no período da campanha, ele estava muito bem tb. Esaa é a questão: essas alterações me parecem compatíveis com bipolaridade.

    3. corrigindo: o primeiro quase ministro: Mozart Neves Ramos. Ele teria contribuído muito para unir o Brasil, porque não é partidário. Se fosse de esquerda não teria ido conversar com o presidente e se disposto a colaborar com um governo declaradamente de direita.

    4. Escolhas sensatas, com exceção dos ministro indicados pelo Sr Olavo, Alias, o primeiro ministro de educação não era um esquerdista.. era uma pessoa extremamente sensata que poderia contribuir para contornar as polarizações que estão ficando cada vez mais incontroláveis.. também por conta da falta de lucidez dos primeiros meses

    5. Monica, desculpe-me, só agora vi seu comentário. O que tenho como referência para acreditar na lucidez do presidente, é o período da transição, em que ele fez escolhas bem sensatas e parecia com muita vontade de unir o Brasil. Porém, depois da cirurgia, o isolamento o tornou mais vulnerável a influencias extremistas, com tendência para ver conspiração nos maiores aliados do presidente. Isso foi confundindo a cabeça dele, que já estava fragilizada com as pressão constante de ser presidente.

    6. Pois é, Tat, mas não sei se a cabeça dele vai entrar realmente no eixo. Tenho a impressão que isso só ocorrerá depois de um bom tratamento psiquiátrico

    7. Porém é hora de trazer o presidente para o diálogo com os setores lúcidos que apoiam e não mantê-lo sob constante pressão de críticas e acusações que poderão novamente deixá-lo a mercê de mentes insanas. Temos uma luz no final do tunel, mas para ele precisa recobrar a lucidez. Muita pressão agora poderá ter efeito contrário.

    8. Bolsonaro quer realmente fritar Moro? Com qual intuito? Permanecer 8 anos em cima de propostas idiotas e populistas como as que apresentou essassemana? Por que não tenta extrair de Moro um pouco de sua inteligência e sensatez para fazer um governo que preste? Lamentável. Ele deveria lançar o nome do ministro mais à frenre, como fez com o babaca do Dória, e não tentar jogá-lo para aquele antro bolorento que é o STF.

  30. Gagavo de Carvalho e Carlos Birutonaro devem ser mantidos longe do governo , de preferência internados em algum hospital psiquiátrico para o bem do Brasil.

  31. Realmente, não compreendo a raiva que o jornalismo dito de "direita" tem do Olavo de Carvalho. Ao longo dos últimos 20 anos, OC se notabilizou por quebrar a hegemonia cultural esquerdista, por meio de livros, artigos e cursos na internet. Seus opositores "direitistas" não concordam com o seu pensamento? OK! É um direito de cada um. Todavia, ao invés de atacá-lo com ironias, exageros e mentiras, porque não discutem as suas ideias.

    1. Porque essa turma não tem idéias. Só opinião. Eles não conseguem perceber a complexa realidade.

    2. o problema não foi o fato de O. C querer uma hegemonia de direita, embora isso seja também um problema, para alguém critica Gramsci exatamente por isso O problema foi acusar militares de conspiração contra o presidente, confundindo a cabeça de alguém que já está sob pressão e quase afastando o presidente dos seus fieis escudeiros, Porém, mesmo discordando das posição dele, penso que merece respeito, como todas as pessoas independe de convicções políticas e religiosas. Isso é democracia!

  32. Diogo Mainardi: admiro seu trabalho de jornalismo independente, nem sempre compreendido pelos leitores. Meus parabéns por mais esse artigo A retirada do olavismo. Todavia, m/expectativa com relação à reforma da previdência é que seja próxima de 1 trilhão e 200 bilhões com todas as dificuldades......

  33. Fato! Não prospera nem uma vertente nem a outra, governo continua sem comunicação. Seria uma estratégia para forçar o presidente a aceitar a Idea de patrocínio dos grandes veículos ? um câncer a ser tratado!

  34. Criticar o professor,filósofo,astrólogo e grande influenciador político, Olavo de Carvalho sem analisar e refutar suas publicações é ridículo.

  35. Votei tendo os Militares com Bolsonaro. Nunca fui fã de Olavo de Carvalho e creio que o Presidente tem nos seus Ministros, um time que pode ajudá-lo .

  36. Nâo sei se é isso que o colunista acha.. mas muitos colegas entendem que mesmo não tendo sido inexpressiva, fortaleceu sim , porque causou uma cisão dentro das forças que apoiam o presidente, e as mais lúcidas (inclusive o próprio presidente) chegaram a conclusão de que não deveriam comparecer para um ato para medir forças com o congresso já que, de todo modo, são parlamentares eleitos e o governo vai sair vitorioso, se conseguir a dialogar e ceder, como em qualquer processo democrático.

    1. Boa👏🏻👏🏻👏🏻 concordo com seu comentário

    1. Fui enganado por essa revista! Impressionado por aquele episódio com o STF , assinei sem saber que era também veículo da esquerda para denegrir o Governo Federal !!!!!! Shame on you !!!

  37. Josef, Máxima e Daniken: também achei esquisito Mainardi dizer que manifestações fortalecerm os congressistas. Acho que ajudaram o Brasil: Centrão e torcedores do impeachent sossegaram um pouco porque viram que Bolsonaro tem força na rua.

    1. Também penso assim e fico pensando o que o leva a falar uma coisa tão contrária ao que vemos?

    2. Diogo, faz muito tempo, fugiu da realidade terrena, flutuando em delírios venezianos, perda de tempo buscar alguma lógica.

  38. Sinceramente , infelizmente temos um deputado que deveria ter galgado outros postos antes de ter a pretenção de ser um presidente ! Ele jamais pensou que ganharia a eleição e não tem preparo pra essa função, então fica dando ouvidos a qualquer um fazendo um verdadeiro imbróglio ! Ele é um bom homem , tem boas intenções e nos parece honesto , mas está cercado de lobos famintos que são soberanos nesse território inóspito !

    1. Qual o preparo que o Lula, Dilma etc tinham, senão o da corrupção?!?! Querem crucificar o presidente Bolsonaro, aos 5 meses de governo!!!! Vocês, que o acusam, podem muito bem serem os não confiáveis!!!!

    2. Um "bom homem" e com tão "boas intenções" jamais apoiaria milicianos. JAMAIS!

  39. Reportagem razoável. Você poderia deixar mais claro quando se referiu ao “ratinho”? Trocou as redes por programa de TV e público de segunda classe?

  40. A mídia marrom derretendo aos poucos. O momento é de apoiar o Governo, que tenta de todas as formas tirar o país da sujeira e da corrupção. O Povo já percebeu e quer ajudar na faxina, pois sabe de que lado a mídia está. Chega de roubalheira! O trabalho honesto irá prevalecer. Brasil acima de tudo!

    1. Concordo, todo mundo de saco cheio, de roubalheira, dessas reportagens estranhas, eu hein

    2. Votei em Bolsonaro mas ninguém deve interpretar como um cheque em branco. Mito será se fizer o que deve ser feito pelo Brasil. É evidente a perda de tempo e energia com assuntos menores e briguinhas idiotas. Esse Guru Olavo é uma piada, como são seus seguidores.

    3. O problema é justamente este, em várias ocasiões o Brasil não esta ficando acima de tudo... perde -se tempo e energia com picuinhas inúteis. Falta foco nas prioridades...

  41. Olavo sempre tem razão; você não! Quem é contra as medidas apresentadas pelo Governo está contra o Brasil. E elas precisam ser aprovadas integralmente não como, ironicamente, sugere vc e os outros inimigos do Brasil.

    1. Perigoso colocar alguém acima do bem e do mal, como espécie de "Deus da direita" lembra a historia do bezerro de ouro do velho testamento Será que ele também já não cansou desse papel de bezerro de ouro? Será que ele próprio não quer continuar sendo simplesmente professor e tocar a vida dele, com netinho e companhia? Por que ao invés de discípulos vocês não se tornam simplesmente irmãos em Cristo do Sr Olavo... e deixam que ele viva em paz mesmo sem ter razão?

    2. "Olavo sempre tem razão", falou quem acredita em terraplanistas, refrigerante adoçado com fetos abortados e que cigarro não faz mal. 🍭

    3. Ninguém “sempre tem razão”. O teu discurso é igual ao de qualquer militante petista e só não é mais nocivo ao governo porque sabemos que os olavistas são minoria.

  42. Tomara que o fim do contingenciamento decretado nos últimos dias neutralize um pouco esse processo que se reinicia e poderá prosseguir, de um lado e de outro, nos transformar literalmente no país do futebol. onde todo o horizonte de alguém se reduza a ganhar do time contrário. Um país de zumbis de esquerda e de direita

  43. A guerra ideológica instaurada na Educação Brasileira está fazendo renascer das cinzas Gleise H., apoderando-se um movimento não partidário e que teve apoio de setores de esquerda e de direita, transcendendo a famigerada polarização. Infelizmente o impedimento, ainda na transição, da iniciativa do Governo de tomar uma profissional competente como a V. Sena como referência para enfrentar os desafios da educação vai nos levar ao agravamento do abismo entre criaturas tão infelizes.

  44. O bolsonaro engana até vc Diogo, ficam todos falando sobre a cortina de fumaça e as reformas da previdência e etc vão passando. 😄😄😄👍

  45. Sensacional!!!!!! Parabéns Diogo e Crusoé!!!!!!! Vocês tiveram a inteligência de perceber que todo o problema atual se resume ao tal de Olavo. Realmente os políticos corruptos, os juízes corruptos e os jornalistas corruptos não estão atrapalhando em nada o Brasil e, portanto, não merecem sequer uma linha escrita por tão evoluídas mentes.

  46. Em nenhum País que eu conheça um governante se sustentou por muito tempo tendo um poder paralelo em seu gabinete. No Brasil não seria diferente. Olavo de Carvalho deve respeitar nosso presidente e nosso sistema de governo, pois sistemas paralelos nós já temos, que são o Congresso o Senado e o Supremo. Fora isso temos a imprensa e o povo. Então temos um jogo de futebol, com poucos jogadores e muitos juízes apitando palpites. Isto terá que mudar, para o bem do Brasil.

  47. Então o problema do Brasil é o Olavismo .... O comentarista de uma vez por semana tem que fazer melhor do que isso para ser o menos ruim dos comentaristas e não ficar totalmente irrelevante. Em breve os assinantes vāo exigir mudanças, ou essa seção vai ser ignorada totalmente. Ainda há tempo para uma recuperação até 2020, antes que a audiência desista de vez.

  48. Pelo menos você está mais sensato. Quer de volta o comunismo? Para você é fácil, saiu do Brasil com 15 anos e mora na encantadora Veneza.

    1. Esse tipo de comentário seria cômico se não fosse trágico.

  49. E o Gen, Santa Cruz deixou de falar bobagens como regulação de internet, diálogo com o MST e parou de vazar notícias para a A Sadi da Globo

    1. verdade que no início o presidente não queria dialogar com o MST.. Porém ele vem demonstrando a humildade de fazer a autocrítica e já compreendeu que é possível dialogar mesmo pensando diferente. O Santa Cruz e os demais militares também sabem que democracia não se faz somente com quem pensa e age como nós

    2. O presidente já ganhou e eleição e agora é presidente de todos.. se não dialogar com quem pensa diferente vai imitar Maduro. O próprio presidente quer dialogar, o problema são os fundamentalistas de direita que não querem deixar

  50. O Congresso pode entender o que quiser, mas qualquer pessoa com 2 neuronios, sabe que o congresso, judiciário e os apaziaguados estão explorando o povo brasileiro. quando chegar ao ponto de queda livre rumo a miséria, os nosso descendentes irão sofrer muito, inclusive destes que nos roubm hoje.

  51. Muito bem analisado,parou a querra na internet e começou a fluir melhor as matérias ,que tem tudo para fazer o Brasil melhorar,vamos nos unir pelo bem do Brasil deixando as vaidades as diferenças e juntar as forças para um Brasil melhor.

  52. Embananaram o presidente? Pelos seus comentários e propostas absurdas ele é embananado por natureza. Não há como mudar a sua natureza, ainda mais na idade em que está. Temos que tapar os ouvidos em suas falas e dar apoio ao Congresso para que as medidas necessárias ao país - que ele nem sabe quais são - sejam aprovadas. O resultado da reforma - esqueçam os lunáticos da Nova Previdência - não vai ultrapassar ao da reforma do corrupto Temer. Estava pronta, mas muitos quiseram aparecer e deu nisso.

    1. Vejo que para muitos, inclusive grande parte da imprensa, preferem ser “encantados” com as palavras e pérolas dos governos anteriores.

    2. Realmente JB não tem o dom da palavra, acho que por causa da rigidez por ter sido militar... claro que sua honestidade e o esforço sobrehumano pra romper a cultura deixada por seus antecessores, do toma lá dá cá, isto parece não ser importante assim como tirar o Brasil da crise gerada por gestões nefastas, o barco está afundando e vc está nele. Agora que não tem como comparar as aspirações e a qualidade gestora deste governo com os de Luladrão e DilmAnta. Por favor me diga que futuro vc espera?

  53. Se o resultado prático do pensamento de alguém é oposto do que pregava.. algo está errado. Se defendemos a pluralismo de ideias não podemos pensar todos a mesma coisa..e endeusar a mesma pessoa, como se ele tivesse o remédio para todos os males. Não tem algo estranho aí minha gente?

    1. quanto mais escrevo mais confuso fica: como tem mais pessoas que moram fora do Brasil, eu me refiro ao Sr Olavo de Carvalho e aos seus discípulos que até o momento parecem fechados para o dialogo com o diferente. No entanto, como todos estamos em constante transformador, desde que nascemos.. não duvido nada que eles se transformem.. e também se abram para o diálogo com o passar do tempo. Encerro aqui as minhas observações sobre este assunto

    2. perdoe-me se não ficou claro, mas me referi agora não ao presidente mas ao Sr que mora fora do Brasil.. já vi entrevistas em que ele falava claramente sobre a importância do "contraditório", porém, eles parecem não gostar de divergência. No caso do presidente ainda acredito que ele quer governar para todos e como já disse anteriormente UNIR O BRASIL

    3. Positivo, queremos um país saudável e com ordem e progresso, independente de que esteja gerindo. O que importa é a qualidade de vida que teremos como cidadão cumpridor de suas obrigações.

  54. Falem bem ou mal, mas falem de mim! Não é Diogo? Para competir com excelentes articuladores de Crusoé, só com uma polêmica ou contradição. Poderia fazer um upgrade com Felipe Moura, Ana Paula e outros. Só precisa de um pouco de humildade, Mainardi.

  55. Não se pode negar a contribuição do Prof. Olavo, com suas idéias esclarecedores alertando quanto a dominação ideológica e a hipocrisia politica e jurídica, principalmente neste reinante neste País. Entretanto, a maneira como utiliza as midias em suas manifestações não é as mais adequadas, mas é o jeitão dele. É um intelectual pragmático e tem caráter, coisa que muitos que conhecemos nem sabe o que é isso.

  56. Diogo, vc nos decepcionou muito. Por um bom tempo foi a voz mais for ouvida contra os desvarios do PT e Lula. Contudo, perdeu o trem da história ao não reconhecer um gigante de nosso tempo. O professor e filósofo Olavo de Carvalho vai viver por séculos através de sua obra e vc vai se apagar lentamente com sua própria geração.

  57. iNFELIZMENTE O QUE AS REDES SOCIAIS ESTÃO EM GRANDE PARTE CRIANDO.. É O IMBECIL COLETIVO.. PIOR QUE AS MÁSCARAS DO LULA QUE AS PESSOAS PASSARAM A USAR..SÓ MUDOU O ROSTO, QUE AGORA É DE UM SR. QUE MORA FORA DO BRASIL. PIOR PORQUE NASCEU DA CRÍTICA À IDEIA DE DELEGAR PARO OUTRO, OU PARA UM GRUPO, A RESPONSABILIDADE DE NOSSO PENSAMENTO. GENTE, AINDA É TEMPO.. HÁ TANTA VIDA LÁ FORA

  58. Diogo, você está por fora, não entende nada do que acontece no interior das redes sociais, apenas evita decifrá-la e a desclassifica. Acorde.

  59. Os psiquiatras logo vão criar o CID 17 - Bolsonaropatia. Trata-se de condição que afeta a saúde mental de pessoas avessas à boa crítica, mesmo que "interna". Os sintomas do CID: rejeição furiosa e emotiva de ideias que não estão na própria mente, idolatria, mitolatria, amor obsessivo por armas, velocidade e agrotóxicos; apoio a estupradores e violentos; fixação em moedas fantasiosas e extemporâneas; favorecimento e compensação de amigo(a)s medíocres ou corruptos, "desde que sejam nossos", etc.

    1. Sr. Sérgio... Afaste-se dos livros do Olavo... O senhor poderá ser acometido de sérios problemas digestivos. É pesado pro seu estômago... Fique na "terraplanagem".

    2. Você não pode falar nada, quando não leu nenhum livro do Olavo, isso é comportamento de esquerdista.

  60. Continuando, Esses cidadãos são servidores do povo e estão lá ás custas do povo que produz, e não se deve nada a eles, muito pelo ao contrário. Oque me deixa perpelxo com essa imprensa é observar oquanto conspira sorrateiramente contra os verdadeiros anseios do povo. A propósito foram poucos os veículos da imprensa que publicaram os nomes dos 12 deputados que votaram contra ao levantamento de fraudes da previdência. Inclusive a ISTOÉ mais uma vêz ficou omissa.

    1. É Diogo, contínuas com o viés ímparcial padrão Globo. Mas tá se esforçando pra sair desse paradigma, é preciso admitir isso.

  61. Não é verdade que a marcha do dia 26 tenha fortalecido os congressistas, a questão é que foi feita em pelo domingo e por pessoas coincientes que a baderna não leva a lugar nenhum, pelo ao contrário fortalece essa esquerda medíocre que o ilustre jornalista faz parte. Se for para intimidar os canalhas conspiradores das reformas, estaremos prontos para uma gigantesca manifestação no dia de votação da reforma da previdencia, inclusive cercando o congressso nacional.

  62. Concordo, Diogo. Vamos viver nesta montanha russa por muito tempo. Ė o governo que temos ( dando graças porque Lula e sua troupe de zumbis aloprados correm por fora) e o Congresso em que votamos, não sabendo votar. Haja desengripante para fazer essa montanha russa maluca funcionar!

  63. Sinceramente Diogo, você é um grande jornalista, mas se manter ligado a Globo, está te apequenando cada vez mais, e te igualando aos “grandes” comentaristas da Globo News e Jornal Nacional, que convenhamos, não é nada auspicioso

  64. O Diogo continua escravo da Globo. Sabemos disso. mas esse texto está melhorzinho. Pelo menos está isento do seu habitual e repugnante veneno

  65. Diogo continua com seus textos ilógicos, a grande maioria dos que participaram das manifestações a favor dos projetos de Guedes e Moro, assim como eu, jamais leram nada escrito por Olavo. Infelizmente a obrigação em seguir a pauta da globolixo leva Diogo a imergir na irracionalidade.

  66. Mainarde , gostaria muito que vc escrevesse um editorial sobre Rodrigo Maia , " irmão " do presidente Bolsonaro . A revista vai explodir de comentários . Sei não, se eu fosse uma jornalista ,seria um prato cheio .

  67. Considero que o Governo está fazendo a parte dele, isto é, calando o Carlos, escanteando o Olavo, que era um grande mal, sem valor agregado, fortalecendo os competentes do ministério. Falta agora a imprensa fazer a parte dela, que é parar de futricar coisas pequenas do dia a dia, que somente dão manchetes infrutíferas. Na minha opinião isto será difícil, porque sinceramente sem querer generalizar, todos da imprensa, somente se interessam por manchetes qualquer que seja e que rendem vendas.

    1. Georges, eu ainda acrescentaria que faltam aos veículos de informação do país um mínimo de bom jornalismo. Confundem fofocas com notícias. É só procurar na maioria delas se há as cinco informações mínimas obrigatórias: O quê?, Quem?, Quando?, Onde e Porquê? (the five Ws: What, Who, When, Where and Why). No fim, tudo parece comentário e opinião sem compromisso com fatos. O Diogo é mestre nisso, com o agravante que ele vê um mundo só existente na cabeça dele.

  68. Um grande alívio para o país. Olavo e os filhos do presidente colaboram mais com o Brasil se se manterem com a boca fechada e as redes sociais desativadas.

  69. Acredito que, apesar de toda a insistência maléfica dos contrários ao Brasil , a reforma será maior com uma economia acima destes 700 bilhões..sigamos otimistas e firmes na cobrança dos congressistas, lembrando-os da vontade popular que é soberana. Eles que não se atrevam a fazer diferente..o.povo está muito atento a tudo!

  70. Vamos ver até quando! Parece que Carluxo já começou a botar o nariz pra fora de novo, tem dificuldade de aceitar a determinação das urnas e da Constituição - Mourão vice- presidente e assumindo o lugar do pai enquanto esse viaja! Como o general não me parece disposto a renunciar e nem o congresso a promover o impeachment dele, as opções são :aceitar que dói menos ou tentar achar um meio de anular a eleição e promover uma nova, mas ...será que ele arriscaria?

  71. Estamos em estado de fermentação. O Congresso virá aqui e ali para evitar . Onde pode criar algo para atrapalhar e enrolar mais e o que fazer para evitar a transformação? O governo está em outro ritmo buscando energia constante contrapondo aos indecisos e descontentes. Para a fermentação ocorrer você tem que alimentar e dobrar barreiras sendo obrigado esperar um tempo que não queremos. Está crescendo um movimento que lentamente mudará o país para melhor. Confio neste governo e na sua equipe.

    1. Eu também Tania. O povo acordado é o enzima desta fermentação!

  72. O que mais incomoda alguém é sair de sua zona de conforto, daquilo que ela está acostumada a pensar e quer continuar pensando. Será que é por isso que tanta gente fica brava com este colunista?

  73. Diogo sendo Diogo. Mais do mesmo... mais uma de suas análises desconectadas, fracas, despreparadas, insignificante , desprovidas de conteúdo. Ao contrário do Sabino, parece- me que q aqui escreve apenas para constar. Muito fraco 😒 aff

  74. Diogo, sua análise foi até certo ponto boa, mas foi falha ao dizer que as manifestações fortaleceram os congressistas. Se fosse verdade eles teriam deposto o presidente. Não o fizeram com medo do povo, que foi em massa para as ruas.

    1. Como os odores que exala são pútridos e nauseabundos , melhor seria chamá-lo LIXÃO!

    2. É, Josef, também achei esquisito Mainardi dizer que as manifestações fortaleceram os congressistas. Elas ajudaram o Brasil: a turma do Centrão sossegou um pouco.

  75. E não é somente pela questão de recursos, que pode ser que já esteja resolvida O problema, como sabemos, é bem maior,deve-se a influencia desmedida de alguém que não entende de educação e nem mora no Brasil. E dos evangélicos , Porém depois de tudo o que passamos, estas pessoas não serão capazes de ceder e permitir que o governo procure quem realmente se dedica a esta questão? Ou preferem ver o barco afundar?

    1. Concordo que o Brasil vive um caos geral, mas, usar a palavra “evangélicos” no lugar de lulistas é um erro.

    2. Pelo que eu saiba os “evangelicos” que você culpa agora não estavam no governo anterior de quatro mandatos. E pelo que estou vendo até agora, os cortes gerais, não só na educação, não são por culpa dos evangélicos nem de quem governa hoje (diga-se, do executivo de hoje), mas de um mal chamado corrupção? Foram esses que sucatearam a Petrobras deixando de investir na educação? Foram estes que afanaram verbas do brasileiro (BNDES) pra mandar pra países da esquerdas?

    3. Seu comentário se refere aos seis últimos meses? Ou dos ultimos 16 anos?

  76. Posso estar sendo inoportuna, mas como vejo que este é um espaço livre vou compartilhar pensamento que me veio. O cumulo do antagonismo seria entrevistar alguém que já passou e foi esquecida no imaginário deste governo. não é a única, mas foi a primeira escolha do governo. Entrevistá-la não para saber se foi ou não verdade que Mozart foi indicado, mas para saber sua opinião sobre os desafios desse momento que estamos vivendo. Mais do que criticar, V. Sena poderia dar pistas momento dificil

    1. Se minimizarmos a crise que estamos enfrentando na Educação.. não vai sobrar pedra sobre pedra para usufruir dos frutos da reforma

  77. O Governo Bolsonaro tem amadurecido rapidamente.....Graças a Deus. Está falando menos bobagens e focando-nos esforços no que interessa! Muito serviço de qualidade está sendo feito e até agora, pasmem: SEM ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO!!

  78. O Bolsonaro percebeu que se continuasse aquele inferno, iria ladeira abaixo; em 2022: Moro Presidente, Deltan Vice e Janaína Paschoal Ministra da Justiça; tudo o que o Brasil precisa pra virar uma Nação.

  79. kkkkk falou o Diogo Maisnada Na verdade, Bolsonaro deu ouvido ao que o professor Olavo pediu, que ele falasse mais em rede nacional. ou vc, Maisnada, achou que o professor não influenciou? Sabe de nada, inocente.

  80. É interessante ver como como o PSDB e o própio PT já cogitam a retomada das rédeas do poder. A mídia segue como ponta de lança da velha política. Bolsonaro terá sido somente um um interlúdio na ópera comandada pelos malandros e velhacos de sempre. Com o tempo, veremos quem tem a razão.

  81. Não acredito no afastamento dos olavetes. Acho que isso não vai acontecer enquanto o menino Carlos tiver voz no governo. Sugiro Diogo que continue alerta. É cedo pra cantar vitória.

    1. quase um raikai desse instante politico.. tão amargo como o conteúdo que apresenta

  82. A interrupção do besteirol que vínhamos assistindo desde a posse deste governo já deu os sinais positivos ! Nesta semana foram varias vitórias na câmera e no Senado e no STF ! Espero que tenham aprendido !! Governar não é Twitar para uma minoria de fanáticos !!!

  83. Realmente, agente passou um longo tempo assistindo uma baixaria incompatível com o nível de suas origens Tomara que pare por aí! Caso contrário a casa cai!

  84. Realmente um periodo de calmaria, o capitáo boca de olaria parou de mandar tijoladas diarias, vamso ver até quando...o mais engraçado é os arrependidos, muito engraçado a fora de dar o fora...mas isso náo importa, precisamos que as coisa andem, simples assim

  85. Mas o próprio Bolsonaro toda sexta joga meleca. Sei lá, parece que as sextas ele surta. Em resumo, não sei qto tempo a trégua de CB e OC vai durar mas daí a esperar que este governo seja minimamente normal é esperar demais, JB adora um caos.

  86. Como enxadrista que sou analiso que os primeiros lances de Bolsonaro na fase de Abertura da partida onde foram lances sem o melhor desenvolvimento adequado das peças. Agora,estamos entrando no médio jogo e Bolso está tratando de dominar o centro do board ainda sem muitas peças em ação. A fase final do game é incerto e pode ser jogado em posição inferior com alguns peões a menos no tabuleiro! Posição difícil diria um Grande Mestre do Xadrez!

  87. Aos que dizem que Bolsonaro é igual ao Lula, com sinal invertido, se enganam. Ambos são toscos, mas o Bolsonaro aprende. É mais transparente, até no seu despreparo. Reconhece quando está errado e muda de direção. O Lula não aprende nada e esqueceu o pouco que sabia.

  88. Caro. Acho nada disso. Finalmente Overtom pregou os dois pés com a mão que as esquerdas sacam o cartão de crédito. As esquerdas em seis meses foram moídas pelos generais, olavistas e bolsonaristas. Bolsonaro pode começar o governo.

  89. Bolsonaro está fazendo a parte dele e contendo aqueles aloprados que estão ao alcance dele, apesar de que tudo indica que ele certamente será apunhalado pelos corruptos. De uma forma ou de outra, quem vai dizer se quer que Olavo continue quieto ou não são os corruptos, se eles realmente passarem uma reforma de 700 bilhões e depois forem pra cadeia docilmente, não há pq Olavo sair da toca. Mas isto não vai acontecer.

    1. Por esta tua tese, Bolsonaro está sendo apunhalado pelo próprio filho, acusado e investigado pelo MP de corrupção.

  90. É isto Diogo, finalmente os homens tomaram as rédeas do Planalto e os malucos, psicopatas e seus burrinhos amestrados estão esperando o momento do próximo surto.

  91. Mainard são 2. Um valente inteligente q desvela o FHC Outro crítico ressentido sibilino bem na profundidade de um pires global. Sempre querido

  92. Em geral vemos comentários ( não me refiro à Crusoé e sim de um modo geral) tão elogiosos aos colunistas.. e no caso deste há tantas críticas.. que me lembra mais a ideia de Antagonismo que é a proposta inicial da Revista.. QUE BOM QUE HÁ ANTAGONISMO PÓS ELEIÇÃO

  93. Angústia?? Crusoé é TOP psiquiatria. Fabricantes de desequilíbrios psicológicos. Logo mais, saem as receitas para os comprimidos da alegria para debelar depressão. Nosso estado corrupto é povoado por "hell dog's" que esperneiam para se manter. Nosso governo de homens de moral não vão ceder. Acabou a carne, os ossos estão sendo triturados. A droga acabou e os drogados se descabelam. O bem sempre vence.

    1. Se o bem vence sempre, peça o impeachment do chefe da família de corruptos que lidera o país e dê espaço pra gente que não precisa se associar com os corruptos para evitar que as investigações avancem e levem sua família pra fazer companhia pro Luladrão em Curitiba.

    1. É só ler um livro do Olavo de Carvalho que você vai encontrar o recorde mundial de erros de análise.

  94. A ascensão da direita no Brasil é fruto do trabalho do Olavo de Carvalho. Olavo tem razão e a aparente calmaria demonstra apenas a perda do protagonismo do Presidente, como o congresso e os militares desejavam. O tempo dirá tem estava correto vocês (oantagonista) ou Olavo de Carvalho.

    1. Ainda bem que há um Olavo! Saímos da banalização da visão majoritária do jornalismo brasileiro.

  95. Diogo resumiu bem o que aconteceu. Infelizmente ele está certo. A paz reinará até a reforma da previdência. Depois o caos pode voltar maior do que nunca. Melhor converter todas as suas economias em dólar enquanto há tempo hábil para fazer isso.

  96. As conversas do Diogo com palacianos têm rendido muitas fofocas. Jornalistas e militares da reserva (em cargos públicos) deveriam ser mais comedidos e responsáveis em suas opiniões.

  97. Expor as proprias feridas enfraquece o governo JB e a figura do presidente. Foi uma estrategia errada do Olavismo e Filhos do presidente. O papai precisa puxar as olheiras dos filhinhos e entender que o Brasil esta acima de tudo de verdade. Deve todos se concentrar nas reformas que o pais precisa, inclusive vc Mainardi, se quer um pais melhor.

    1. Obrigado pela correção. Uso o teclado samsung e acho que está estressado(com olheiras). Valeu.

    2. Puxar as olheiras ou puxar as orelhas? Já percebi que toda vez que digitamos é preciso corrigir o corretor traidor.

  98. Necas de retirada do olavismo do front da guerra contra o mecanismo comunonazifascista que ainda hegemoniza o cenário cultural brasileiro. A luta continua até a vitória final. Conservadores unidos, jamais serão vencidos !

    1. Malucos unidos que enxergam fantasmas pra todo lado não sobreviverão.

  99. Meus caros antes de sair quero dizer o seguinte: o que nos falta é humildade. Não podemos cristãos se não tivermos humildade. Ao que parece tem muita gente querendo que o Brasil dê certo, mas qualquer caminho que não dialogar com outros caminhos está fadado ao fracasso. É dificil, dá insegurança, até porque nos equivocamos e precisamos nos corrigir cotidianamente. Porém delegar a direção do nosso pensamento a outro, é abrir mão de senhorearmos a própria existência. O próprio O. C. defende isso

    1. O proprio O. de Carvalho defende isso.. mas ao que o seu ódio e extremismo fizeram com que ele se esquecesse das preocupações que parece que o acompanharam por décadas. Não defendo o anti esquerdismo dele, nem o anti direitismo de outros.. Defendo o que considero que o esquerdismo e o direitismo produziram de bom para a humanidade e a defesa do contraditório, da diversidade no pensamento.. do meu ponto de vista.. É ESSENCIAL PARA O HUMANIDADE.

  100. Olavo já deu suficientes provas de que está senil. Melhor esquecê-lo, para o bem do governo. Por que não nos concentramos nas boas ações já empreendidas pela equipe ministerial e unimos esforços para que as necessárias reformas se realizem?

    1. Fernando, você, como todo petista de raiz quer confundir para poder dominar.

  101. O que se há de esperar de tantos antagonistas de plantão, que atuam não contra um governo - qualquer que seja -, mas adversos às possibilidades de crescimento e desenvolvimento de um país em eterno processo deletério causado por mentes antiéticas, venais, obscuras e nefastas que povoam grande parte da política e da imprensa, inclusive a que se diz supostamente "alternativa". Francamente, que vão todos esses para o inferno!!!

  102. É o mesmo pensamento único, hegemônico, que pelo que entendi (de algumas entrevistas mais antigas) o O. Carvalho denunciava na esquerda. O que era afinal o tal imbecil coletivo? Posso estar enganada, mas o que me parece é que há uma grande incoerência nesse comportamento que reproduz tudo o que foi alvo de tanta crítica durante tanto tempo.

  103. Jair fez foi seguir estritamente o que Olavo sugeriu: falar diretamente ao povão. Os generais calaram-se depois dos esculachos que tomaram de Olavo. Este comentário de Diogo Maisnada é a completa inversão, transformando derrota em vitória. Os Antas não engoliram o desmascaramento de Bebianno, sua principal fonte vazadora no governo. É por essas e outras que já cancelei minha assinatura deste tablóide.

    1. Que bom que nos favorecerá com sua ausência! Menos radicalismo conspiratorio é sempre bem-vindo!

  104. Senhor , perdoai esses leitores comentaristas olavistas bolsonaristas . Eles não sabem o que escrevem . Aliás eles não sabem bem o que pensam uma vez que não pensam ...🙏🏻🤣

  105. Mais um Idiota que sobrevive às custas de crises plantadas pela imprensa que o mesmo criticava em outros governos. Percebeu que o caos dá um bom dinheiro. Crusoé, Antagonista+ e sabe-se lá mais o que. Esperando encerrar minha assinatura dessa bosta por causa desse idiota. Mais um que demonstra sua verdadeira face e faz fila com Lobão, Marco Antônio Villa, Rodrigo Constantino e outros torcedores do Caos.

    1. Ted - que horas os olavetes se reúnem pra assistir a reprise do Globo Rural? Já não está na hora?

  106. Edler.. em algumas entrevistas de O. Carvalho ele defende o contraditório.. a diversidade do pensamento..Por que você, que o tem em alta conta, não procura conhecer outras versões, outras razões em jogo, até mesmo para seguir ampliar se campo de visão como me parece que O.Carvalho defende, pelo menos, em tese.

  107. Falar do Olavo de Carvalho com esse desprezo, dizendo que agora ele poderá cuidar de suas teorias terraplanistas só mostra a sua total ignorância do importante trabalho deste grande filósofo que ajudou o país muitissimo. Pode ter errado nas suas intervenções recentes, não sei, não tenho dados suficientes para avaliar. Mas as suas análises posso, porque leio: são superficiais, rastaqueras, já foram muito, muito melhores.

    1. Fundamental para a vitória de Bolsonaro foi a lava jata desconstruindo a imagem que o PT criou até 2014. O voto do anti-petismo elegeu de fato Bolsonaro. Olavo de Carvalho? pode ter certeza que 80% dos que votaram no bolso no 2º turno nem sabiam quem era esse cara.

    2. Meu caro Roberto, eu li as obras do Olavo, não todas, enquanto você não leu nenhuma, nem Kant, pelo visto. Sei quem é Olavo e que ele foi fundamental para a vitória do Bolsonaro. Você não sabe de nada e seu texto é de alguém que quer parecer o que não é: culto.

    3. Susete, querida, assistir ao Globo Rural não te fornece instrumentos para conseguir ver as manipulações superficiais e rasteiras do OC. Tem que pegar esses livros que ele diz ler e lê-los por conta própria. Como diz o próprio Kant ao final da primeira Crítica: eu sou um investigador. Seguir esse transloucado do Olavo não te faz uma. Vai lá.

  108. Seria simples se o núcleo duro do governo se calasse, e as informações oficiais somente fossem divulgadas à imprensa através da assessoria de imprensa, nos moldes tradicionais. O presidente tem que parar de se manifestar por redes sociais.

  109. o problema parece ter sido o fato de que Olavo de Carvalho passou de todos os limites com alguns generais, culminado naquelas grosserias com Vilas Boas que consternou todo o Brasil.Como teve um papel importante na resistência da Direita durante décadas, e como ficou aquela pressão de que Mourão queria golpe, ficou difícil para o presidente se dar conta que do que estava acontecendo. Porém o governo tão bem assessorado que sobrevivemos. O problema é que a visão extremista ficou na Educação.

    1. Reginaldo, o ministro guarda-chuvas vai ter que mostrar serviço. Se não, vai continuar apanhando no bumbum da Tabata.

    2. o governo está bem assessora pelos militares, não pelos extremistas que permanecerem.. mas os militares que estão acostumados com guerras tenebrosas não foram "mandados" para o governo por acaso

    3. Penso que até na educação o golpe já foi acusado. Percebo o ministro tentando reconciliação com a lucidez e o equilíbrio. A dúvida é se ainda há tempo para recuperação do estrago já feito.

  110. "O que aconteceu de lá para cá" junto com as megamanifestações do dia 26, foi um equilíbrio dos generais e outros da escalada agressiva contra o presidente. Achar que as megamanifestações foram inúteis e fortaleceu os congressista que necessitam de votos... o oráculo já não funciona mais como antes.

    1. Não há dúvida de que o movimento do dia 26 foi útil sim, mas, ao contrário do que se pensava, o efeito mais visível foi sobre o comportamento do presidente e seus ministros, que perceberam para onde estavam conduzindo o país mantida aquela postura de enfrentamento que até então marcava as relações do executivo com o legislativo. O presidente parece ter sido assessorado adequadamente para, finalmente, conseguir fazer uma leitura proveitosa das consequências dos movimentos populares que fomentava.

    2. Os militares sempre foram equilibrados, só tiveram de arregaçar um pouco as manguinhas para debelar uma crise histérica da ala radical olavista. Mas sabemos do temperamento bombástico de nosso presidente e de seu filho Carluxo, provavelmente após a aprovação de uma previdência desidratada eles voltem a fazer o gesto da arminha e a atacar a tudo e todos do seu entorno.

  111. O dia 26/5 de fato sinalizou que o Brasil está de saco cheio de mimimi, não querem saber de brigas internas, TODO mundo quer acabar com a estagnação. Quem atrapalha que saia da frente.

  112. Diogo! Enquanto o Olavo denunciava a forma com que o Gramshismo se instalava no país e não era ouvido, o senhor fazia parte do sistema. Agora ele denuncia que há um governo paralelo e eu tenho quase certeza que você faz parte do sistema! No final Olavo acaba por se afastar porque mais uma vez não é ouvido, mas, mais uma vez ele tem razão!

    1. Exatamente, o Diogo recebe dinheiro do conglomerado chinês Huaiwei e de Cuba, além de ter um chip instalado na Coreia do Norte a mando do terrível general Santos Cruz que defende que a terra é um planeta esférico. O Olavo tem razão, seja lá o que for.

  113. Se "ninguém cogita mais impeachment" então é válido concluir que integrantes do círculo interno do presidente conspiravam contra ele e que seu filho esteve certo o tempo todo? Ou se trata apenas de mais um expediente jornalístico vaidoso, no qual um homem já velho busca colar fatos aqui e ali para produzir um texto sarcástico no afã de impressionar coleguinhas, como um estudante imberbe? A crítica do Olavo sobre a atuação do jornalismo contemporâneo DESMASCAROU tipos como você, Diogo.

    1. Perfeito Thiago R! Digo que o psicopata da Virgínia junto com o Carlucho quase conseguiram uma crise devastadora.

    2. A questão do impeachment estava sendo muito mais estudada pelos congressistas. Para de ficar de mimimi em relação aos militares, eles são o esteio e a sustentação desse governo de babel, querem sim trabalhar junto com o bolso para colocar o Brasil nos eixos. O problema todo desde o inicio sempre foram os olavistas, pois é muito difícil dialogar com extremistas, eles só conhecem uma unica verdade que é a deles, todo o resto é inimigo.

  114. O problema é que o Olavismo deixou frutos amargos.. dois ministros que estão embanando todo o Brasil. Um ainda está sendo acompanhado, mas o da Educação, independentemente de ter boas intenções, está muito difícil. Mas por quem? Talvez, como o presidente parece ter respeito e disposição para ouvir V. Sena, poderia ouvi-la sobre o assunto.. E o ministro seria poupado de passar por uma série de constrangimentos até que se tornar insustentável, pois não deve estar sendo fácil para ele também.

  115. Era normal a temperatura esfriar. Ninguém suporta os altos graus da ebulição. O Brasil se acostuma a Bolsonaro e esse, enfim, consegue silenciar os entusiásticos filhos e olavetes. O país entrará na rota da sensatez. A Previdência será aprovada, o crescimento econômico ressurgirá com PIB a 3% aa em 2021/22 com a reeleição do Mito. Mordam-se, irem-se, mas é o que será!

    1. 1º) Duvido muito o Carlos ficar de boca fechada, logo estará procurando alguém para atacar com seus ataques virulentos e desagregadores. 2º) Previdência já evidencia uma enorme desidratação, fruto da insensatez desse governo com os ataques ao congresso e a sua própria base de sustentação (perdeu espaço, poder e credibilidade). 3º) Votei no bolso e torço para que seu governo dê certo, mas não apoiarei uma possível reeleição dele, pois o próprio se disse contra isso quando em campanha.

    1. Exato, Thiago, há 50 anos o Olavo era militante do PCB, e até hoje continua com ideias e metodologias de esquerda, apesar de estar "em guerra cultural" contra a esquerda.

    2. Alexandre, a mais de 50 anos o Olavo era comunista e lutava pela implantação do mesmo no Brasil, onde você estava nessa época? Olavo só conhece tanto sobre o comunismo e sua tática de controle cultural por ter feito parte do grupinho na época. Depois, quando se desvinculou deles, passou a atacá-los sistematicamente. Concordo que ele teve um papel importante em denunciar desde os anos 90 esse projeto de poder, mas bem antes disso os militares já trabalhavam para neutralizar essa turminha.

    3. Onde a senhora estava quando quando a mais de 50 anos ele denunciava o Gramscismo e o marxismo cultural ...

Mais notícias
Assine
TOPO