MPs limitadas por assunto

07.06.19

Para limitar o poder do presidente da República de editar medidas provisórias, o Senado estuda estabelecer assuntos específicos que possam ser objeto de tais medidas, como segurança nacional e segurança pública. É ainda mais limitador do que determinar um determinado número de medidas provisórias por ano.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO presidente do Senado, Davi Alcolumbre, quer impor temas para as MPs

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois é, presidente do senado, do Amapá,pra mim um ilustre desconhecido e um fujão,quando o assunto requer uma decisão dele,vira "pum" em bombacha.

  2. Se o Senado e a Câmara Federal trabalhassem mesmo, de verdade, de segunda à sexta feira, com 30 dias de recesso no ano, o governo federal não precisaria lançar mão das MPs. O Senado só faz atrasar e engavetar os assuntos de interesse do país.

  3. Não tenha muita confiança no Alcolumbre mas, neste caso, está com toda razão. O Executivo não é emissor de leis. Isso é trabalho do Legislativo. E as MPs. foram criadas apenas para possibilitar medidas de urgência do Executivo, mas este se tornou-o criador de leis, de tantas MP's que emitiu. Não digo apenas deste governo mas dos demais também. Colocará as MP's em seus devidos lugares. E isso é bom para as instituições do país.

    1. Esse cara deve ser um político com interesses escusos.

  4. Esse Presidente do Senado está transparecendo mais um filhote do Renan. Frustrou toda a expectativa que alimentou os brasileiros no momento da sua vitória. Particularmente, não sou adepto de "MP" já que legislar é papel do Legislativo. Mas, passo a apoia-la na medida que vemos a qualidade do nosso Congresso. E aí pergunto: qual o paradigma para limitar em 5 a quantidade de MP pelo governo Bolsonaro. Significa alguma percentagem dos governos anteriores? Exemplo 0,000001% ? Dá licença !

  5. Não podemos aceitar um Congresso cuja única missão é impedir que o Governo Eleito governe!...vamos pedir a "cabeça dos líderes" das casas.Assim,não dá!...não podemos nos submeter aos que governaram o Brasil por tanto tempo e o deixou no "estado/situação" que está.É muita ousadia,arrogância e desrespeito ao cidadão.Estão mal-acostumados.

    1. Infelizmente, nascemos em um país, em sua maioria, de acéfalos! Ninguém nas ruas como no anti "ele não"... ninguém nas portas dos quartéis exigindo limpeza geral em Brasília!!!!

  6. Não aceitamos essas intervenções.E não ficaremos passivos diante de tamanha pilantragem e desrespeito a cidadania.O Governo foi eleito para cumprir o seu "Projeto de Governo".O Legislativo tem que acatar a vontade do povo.Existe para impedir o que está sendo tentado:o desrespeito as leis e impedimento de mudanças "obviamente" necessárias para se tornar um "país sério".

  7. Com o silêncio conivente da mídia, o golpe contra o executivo segue a passos largos dando vida a um parlamentarismo branco eivado de vícios e inconstitucionalidade.

  8. Fico enojado toda a vez em que olho a figura desse ser repugnante. Ele é tão silvério que teve a coragem de trair José Sarney!

  9. Os políticos entenderam o recado das ruas mas não estão se importando.Sabem que com o poder Judiciário corrompido,um poder segura o lixo do outro...e vão levando.Depois ficam "brabos"quando o povo pede o fechamento de ambos.Não vejo,sinceramente,uma solução a curto prazo.Talvez esse pessoal duvide que possam ser retirados pela fôrça,o que nem eu gostaria.Que pena!

    1. Nós temos uma constituição parlamentarista para um regime presidencialista, nunca vai dá certo. A nossa constituição criou um congresso de ladrões. E aquela história, se gritar pega ladrão não fica um.

  10. Seria bonita a proposta no Congresso da Suecia. Aqui é Brasil, País dos Senadores e Deputados Federais Corruptos, que NÃO ELABORAM LEIS RAZOÁVEIS PARA PUNIR OS VERDADEIROS CRIMINOSOS DO BRASIL, ou seja, os políticos e administradores públicos. É o Senado, por exemplo, que tinha um Coronel, como Renan Calheiros, com mais de 10 inquéritos penais, que geralmente prescrevem, devido ao malfadado foro privilegiado; Senado que consegue eleger uma farsa como Davi Alcolumbre, aquele que jurou renovação.

  11. É muita MP e muito PL. É preciso entender que estamos numa democracia e que o legislativo não é um carimbador do executivo. A Constituição garante a todos o ps poderes seu papel e sua importância, um país de extensão continental com tantas diferenças não pode ser governado a canetada.

  12. essa corja não se cansa. Querem dominar o país a qq custo. Cambada de ratos. Esse sr é uma vergonha. É pior que o canalheiros anterior.

  13. Avise também os Senadores que não pode roubar nas eleições da própria casa,qua por sinal foi para debaixo do tapete,e que o Povo quer que as pautas vão para o plenário,principalmente da Lava Toga...

  14. Estamos deixando o presidencialismo e partindo para um parlamentarismo sem plebiscito. Como bem alertou Ulisses Guimarães, esse Congresso consegue ser pior do que o anterior, apesar de toda renovação...

  15. A reportagem deveria sem mais clara: Senado é composto por senadores, comissões, assessores.... Qual é o grupo que estuda ? Quais partidos estão estudando? Deem nomes aos bois.

  16. Será que o Congresso não entende as manifestações? Será que o povo só será ouvido se colocar fogo nas casas legislativas? Por favor congressistas, respeitem o voto popular e o poder por ele outorgado ao Presidente!

  17. Agora estou fazendo diferente!! Leio os comentários antes das reportagens! Fico sabendo se é isenta ,a favor, ou não agrada aos fanáticos!! Ameaças de sempre!! Nenhuma criatividade!!

  18. Vamos ter que ir pras Ruas, mudar as regras durante o jogo é no mínimo estranho, ainda mais quando o brasil passa por uma grande mudança no jeito de fazer política .

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO