Por que não temos uma oposição democrática no Brasil
Não adianta torcer pela volta do bolsonarismo ao governo em 2026 num golpe de sorte eleitoral. Trocaremos, novamente, um populismo por outro
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Governo existe em qualquer regime, mas não há democracia sem oposição democrática. Um dos indicadores para medir a qualidade da democracia é avaliar o quanto o governo reconhece e valoriza o papel de uma oposição democrática.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco
2023-12-23 13:49:28Concordo 100% com o artigo. Também não vejo saída no curto prazo, é um ataque a nível mundial às democracias, da direita à esquerda. Apoio o parlamentarismo com voto distrital e readequação dos deputados federais às populações estaduais.
Maximiliano
2023-12-23 08:27:52Façamos um teste de democracia então…….. O que vc pensa sobre o 8 de janeiro ??????
RICARDO PISANI
2023-12-23 08:17:21A prémissa da democracia é o exercício do governo, pelo povo e para o povo. Essa ideia romântica gestada pelos atenienses e fomentada por iluministas, já não se sustenta mais nos dias de hoje. A figura do estado, dito democrático, foi dragada por interesses corporativos, de modo que o povo só vê solução em “messias”. É um movimento mundial, fomentado por redes socias, Bolsonaro é um bom exemplo disso, aparentemente irreversível por mais que democratas autênticos, minoria como dito no texto, se empenhem. Infelizmente esse movimento populista que leva a concentração de poder dificilmente será contido sem uma “quebra democrática do estado democrático de direito”,
Silvana Lyra Gomes
2023-12-22 12:23:58O maior problema, brasileiro adora um populista. Reduzir a direita a um Bolsonaro é terrível mais vai acabar acontecendo. Vão fomentar a divisão entres os candidatos de direita até chegarmos num ponto onde o mais cotado será o mais grotesco.
WAGNER LUNGOV
2023-12-22 12:16:06Talvez não haja mais espaço para democracias. A população em geral perdeu a confiança no pacote todo do Iluminismo como ferramentas para melhorar a vida de todos. Apoiam antes um populista autoritário de qualquer bandeira. Vamos dando adeus a essa bela tentativa que foi tentar organizar o mundo de modo racional. Não deu certo.
ROBERTO
2023-12-22 11:01:40Antes de mais nada, desejo expressar que sou cristão. Mas quem se preocupa em seguir os ensinamentos de Cristo, jamais misturará Ele com a política secular. Em segundo lugar, falando do reino deste mundo, no qual o Brasil está inserido, opino que, se a direita quiser sobreviver, precisa aposentar Bolsonaro e todo o seu séquito. Talvez a partir disso, a esquerda também aposente Lula e os radicais do lado de lá.
Sislandio Tavares De Oliveira
2023-12-22 10:52:07O pais está e continuará dividido por dois populistas. Quem poderia mudar isto seria o centro, que seria a mudança do peso da balança, pensando no país. Mas o centro só pensa no fundo partidário e nas emendas parlamentares. Pois os mesmo se perpetuam em seus currais eleitorais aonde mantem suas manadas a ¨cabresto¨.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2023-12-22 10:44:10A imensa maioria do povo brasileiro é uma legião de fiéis procurando um messias, um profeta salvador da pátria, não o fossem, nem Lula, nem Bolsonaro teria ido para o segundo turno ano passado. Classifico esta maioria (tanto faz esquerda ou direita) pela sigla BOI: Bitolados, Oportunistas e Ignorantes. Basta ver o que a maioria lê ou assiste: futebol, novelas (BBB incluso) e noticiário policial. É o Brasil.
Isabella Leão de Moura
2023-12-22 11:53:09Esperança!
Andre Lima
2023-12-22 08:29:28Muito bom! Falta mesmo é uma cultura democrática no país. O nosso imaginário é todo formado e influenciado pelo populismo e autoritarismo. Dois exemplos claros disso são a maneira como duas categorias importantes se renderam a essa disputa Lula x Bolsonaro: jornalistas e advogados.