MarioSabino

Que a história seja impiedosa

04.10.19

Uma das reportagens desta edição de Crusoé é sobre a jurisprudência de ocasião do Supremo Tribunal Federal. Desculpe, eu queria mudar de assunto, mas não consegui. Como falar de outro tema se, semana sim, outra também, o STF dá um tiro na cara da Constituição Federal, apenas para livrar da cadeia criminosos do colarinho branco? No malfadado e inacabado julgamento que chancelou a jabuticabeira de que existem duas classes de réus — a dos delatores e a dos delatados num mesmo processo criminal –, o ministro Marco Aurélio Mello teve um lampejo e alertou, à sua maneira barroca:

A sociedade vem aplaudindo o sucesso da denominada Operação Lava Jato, e eis que o mais alto tribunal do país, o Supremo, em passe revelador de atuação livre, à margem da ordem jurídicavem dizer que não foi bem assim e que o sucesso se fez contaminado, no que se deixou de dar, na seara das alegações finais, tratamento preferencial ao delatado, colocando em plano anterior aquele que, com ele ombreando em termos de imputação, talvez não lhe tenha sido fiel, embora não para ver imperar justiça e sim para lograr benefícios penais, protegendo tanto quanto possível a própria pele. A guinada não inspira confiança. Ao contrário, gera o descréditosendo a história impiedosa. Passa a transparecer a ideia de um movimento para dar o dito pelo não dito em termos de responsabilidade penal: o famoso jeitinho brasileiro. E, o que é pior, em benefício não dos menos afortunados, mas dos chamados tubarões da república.

Não sei se a história será impiedosa com o STF. Depende de quem a escreverá. Neste momento, a luta é também para ser o lado que transmitirá aos próximos brasileiros o legado da nossa miséria atual. A depender dos autores, será com a pena da desonestidade e a tinta da mentira. Ao final da guerra que vivemos, espero que a história seja realmente impiedosa com o STF que aí está. Que fique registrado que se tratou da pior composição que o tribunal já teve, as exceções confirmando o fato. Que fique registrado que a presidência de Dias Toffoli realizou a façanha de ser a mais deletéria de todos os tempos democráticos. Que foi instaurado um inquérito vergonhoso, ao arrepio da Constituição Federal, que censurou a imprensa e intimidou cidadãos, tolhendo-os da liberdade de opinião e expressão. Que foram suspensos processos em todo o país que usavam dados de instituições de controle de lavagem de dinheiro e corrupção. Que passou a existir formalmente o réu classe executiva. Que a prisão de condenados em segunda instância será abolida para que voltemos ao reinado da chicana em benefício dos tubarões da república.

Na última quarta-feira, Dias Toffoli teve a pachorra de relegar a sociedade civil ao compartimento de carga, ao dizer que “se existe combate (à corrupção), o combate tão necessário neste país, é graças a este Supremo Tribunal Federal que, juntamente com o Congresso Nacional e com os chefes do Poder Executivo, elaboraram pactos republicanos. Todas as leis que aprimoraram a punição à lavagem de dinheiro, as leis que permitiam a colaboração premiada, as leis de transparência foram previstas nesses pactos com suporte do Supremo Tribunal Federal. É uma falácia dizer o contrário, que esta Corte atua em sentido contrário. É uma desonestidade intelectual”.

Francamente.

Espero também que uma nota de rodapé da história impiedosa seja dedicada a Gilmar Mendes, expressão máxima da jurisprudência de ocasião e da degradação da linguagem no Supremo Tribunal Federal — a degradação da linguagem que é um sinal eloquente da degradação de um país, posto que, como alguém já disse, “a linguagem é a única demonstração autêntica da alma nacional”. Semana sim, outra também, o ministro dá um tiro na compostura.

Gilmar Mendes, que escreveu um projeto de mudança da Constituição Federal para tentar instaurar o regime semipresidencialista no Brasil (Constituição que ele tem o papel de defender, não de mudar), citou o fruto do cometimento de um crime, no mesmo julgamento da última quarta-feira, para ofender um procurador da República e o então juiz Sergio Moro, hoje simplesmente o ministro da Justiça do Brasil. Ele sente-se livre para dizer em público, no plenário da mais alta corte do país, o que afirma em privado, excetuados os palavrões:

Hoje se sabe de maneira muito clara, e o Intercept está aí para confirmar e nunca foi desmentido, que se usava a prisão provisória como elemento de tortura. Custa-me dizer isso no plenário, mas era instrumento de tortura. E quem defende tortura não pode ter assento na Corte Constitucional (…) E isto aparece nessas declarações do Intercept feitas por gente como Dallagnol, feitas por gente como Moro. Portanto, é preciso que se saiba disto. Que o Brasil viveu uma era de trevas no que diz respeito ao processo penal.

Sim, além de colocar a verdade no pau de arara, Gilmar Mendes acha que pode fazer e desfazer ministros do Supremo. O pior é que talvez possa. Trevas.

Em março do ano passado, ao levar uma bordunada de Gilmar Mendes durante uma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso teve uma reação incancelável da história — ainda que ela venha a ser escrita com a pena da desonestidade e a tinta da mentira:

Me deixa de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado. É um absurdo Vossa Excelência aqui fazer um comício, cheio de ofensas, grosserias. Vossa Excelência não consegue articular um argumento. Já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para Vossa Excelência é ofender as pessoas. Não tem nenhuma ideia. Nenhuma. Só ofende as pessoas. Qual é sua ideia? Qual é sua proposta? Nenhuma! É bílis, ódio, mau sentimento, mal secreto, uma coisa horrível. Vossa Excelência nos envergonha, Vossa Excelência é uma desonra para o tribunal. Uma desonra para todos nós. Um temperamento agressivo, grosseiro, rude. É péssimo isso. Vossa Excelência sozinho desmoraliza o tribunal. É muito penoso para todos nós termos que conviver com Vossa Excelência aqui. Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não o da Justiça. Uma vergonha, um constrangimento.

O STF não precisa, não, de um cabo e um soldado. Precisa é de ministros. A democracia precisa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Espero mesmo que a História seja impiedosa com o supremo. Os ministros, com suas atuações estapafúrdias, desestimulam a crença na Justiça e no arcabouço legal. Esquecem que onde não há Justiça não há nada. É só barbárie.

  2. Pode ser ingenuidade da minha parte, mas vejo vcs como imparciais e defensores do que é justo e certo. Algumas vezes vcs erram, normal. Mas ainda acredito na intenção de vcs. Não acham que está na hora de incentivarem a população para invadirem (pacificamente) a praça dos três podres poderes exigindo a dissolução do Congresso Nacional e do STF? Novas eleições e apoio total à investigação, julgamentos e prisão de todos os corruPTos? A Democracia somente ocorrerá se lutarmos por ela.

    1. Eu já escrevi pra Crusoé pedindo a autorização para os assinantes compartilharem um texto por semana. Só um! Seria uma propaganda imensa. Quem sabe?

    2. Concordo!!! Precisamos dar acesso ao jornalismo de qualidade por osmose!!!

  3. Belo texto! Realmente, os ministros da corte estão muito longe do desejo institucional onde sobra mal caratísmo e falta conhecimento de magistratura. Além disso estão longe do Brasil, das necessidades do país e até mesmo das funções da corte. Só há uma saída, uma população mais ativa para pressionar o Senado Federal para de uma vez por todas frear as injustiças desta corte tosca que virou o STF. Fora Gilmar e Fora Toffoli!

    1. Sabino, Você foi perfeito na descrição dos integrantes desse STF. Até a excessão satisfez o pensamento de todos os patriotas de Brasil. Pode crer!!! Ah, Gilmar!!! A quem devemos compará-lo, se nem o próprio Diabo o aceitaria!? Vamos compará -lo com excremento de barata. Não me ocorre no momento nada mais oportuno.

  4. Que impiedosa seja a próxima parada: por depuração interna (pouco provável), por um cabo e um soldado ou, por última hipótese, por uma remoção popular. Países vizinhos já sofrem os efeitos de uma justiça errática. Não esperemos que o mesmo que ocorre no Peru, Equador e Venezuela aconteça no Brasil

  5. Esse indicado político do supremo está fazendo o seu papel. Foi colocado alí para obedecer ordens de quem o indicou, ou seja, proteger a cambada do PSDB. Se aliou agora ao PT por motivos inconfessáveis. Ele nunca foi juiz, nem sabe o que é isso, e destrata um dos juízes mas sérios desse país. Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, tenham pena do Brasil e do seu povo sofrido. Renunciem. Vão para Portugal. Vocês gostam de lá. Desculpe portugueses.

  6. Faço votos que nos escritos da história haja referência a revista Crusoé e nesse seu artigo, Sabino . No entanto, o que podemos nessa fase atual, desesperançadamente, é ter que conviver com esse lixo impregnado no judiciário, apesar da maioria dos brasileiros terem o mesmo sentimento do corajoso e íntegro Ministro Barroso.

  7. Como não é possível trocar ministros do Supremo como se trocam Ministros da Fazenda, da Agricultura etc etc. Esta na hora de convocar o Cabo e o Soldado sim.

  8. Muuuuito bom ouvir muitas vezes essa manifestação do Juiz do STF BARROSO. É o que, eu creio, a MAIORIA DE NÓS BRASILEIROS GOSTARÍAMOS DE DIZER PRA ESSE juiz gilmar

  9. gilmar mendes, qdo fala estas asneiras a respeito do Sr.Dr. Sérgio Moro e Sr. Dr. Deltan Dallagnol, ele se esquece da posição que ocupa e o recinto onde está: gilmar mendes pensa que está na latrina , defecando , falando alto sobre seus rancores e inveja íntimos.

  10. O Exmo. Ministro Luís Roberto Barroso lavou minha alma ao proferir, com a elegância de sempre, essas duras palavras ao energúmeno de plantão no STF. Esse elemento nocivo e ordinário, que fisicamente assemelha-se aos sapos, realmente não diz nada que se aproveite: só abre sua cloaca oral pra agredir e ofender a todos que dele discordam. Melhor seria que se limitasse a coaxar.

  11. Gabriel Garcia Márquez está delirando e refastelando pois não imaginaria que seu realismo fantástico não seria suplantado !

  12. Me perguntou, todos os dias: até qdo terei que suportar esse "senhor": Gilmar Mendes, o pior ministro de todos os tempos. Lamentável ...

  13. Deve haver algo que possa ser feito.Não é possível que uma Nação se dobre a tamanha insensatez.Que se curve a vontade de grupos arrogantes, parciais e marginais(a margem da lei por interpretações conduzidas).

  14. Mario, cumprimentos por sua coragem. Tomo a liberdade de acrescentar: O STF se transfigurou num tribunal mínimo, decadente e desprezado pela sociedade, responsável pela destruição da segurança jurídica que consolida o caminho das nações respeitáveis.

  15. De acordo. Enquanto isso, fico na torcida para que alguma bactéria seletiva tire deste plano terreno uns quatro ministros do STF, seguidos por alguns ilustres parlamentares.

  16. Pode estar mesmo na hora da intervenção pontual da democracia direta... e reta. Eu ainda acho que teria que estar em curso Lava-Toga e impeachment de GM e DT... Mas, não está. Porquê? Por causa do Congresso, por crise de representatividade. Acho que vamos errar de novo... O discurso, agora, deveria estar focado na renovação desse Congresso... em 2022, paciência! Esquecemos a mais urgente das Reformas: a político-eleitoral, com voto distrital.

  17. Com o currículo que o atual presidente do STF tem, sua presidência haveria de ser a mais deletéria de todos os tempos democráticos. Nada a se esperar.

  18. E nós que pensávamos que os anos de chumbo eram a pior coisa que já nos tinha acontecido? Para termos um Supremo desse naipe é melhor não termos nada. Eles nos fazem um estrago inenarrável!

    1. Lucia, parabéns. É exatamente isso. Um mal que dói nos ossos.

  19. Fico pensando que se há uma maneira constitucional de o PR intervir no STF e, até agora, isso não aconteceu o que terá que acontecer, além desses absurdos, para que seja tomada tal atitude. Em que nível de ativismo e autoritarismo será dito, por quem de direito e com firmeza, "ok agora basta!" ?

  20. Desânimo total em relação á justiça nesse país. Sabíamos o que seria sob Tofolli na presidência, mas a realidade se tornou muito pior do que se esperava. A gravidade maior disso tudo é estarmos de pés e mãos atados sem poder fazer nada. Observar esses absurdos e chorar de desalento.

  21. Bolsonaro está de joelhos para que esse stf livre a cara de seu filho Flávio . Não haverá saída constitucional para isso que a ia está . Congresso e stf juntos para manter o roubo ao erário e os corruptos continuem no poder . O Brasil continuará na periferia do mundo civilizado mantendo estas práticas . Ninguém investirá em um país de ladrões e inseguro . Tomara que um marginal colocado na rua por este stf acabe com a vida de todos os responsáveis pelo retrocesso que vemos aí . Eles merecem .

  22. As palavras ditas pelo Ministro Barroso li por duas vezes e confesso que as li pensando em outra pessoa. Rude, grosseiro e sem ideias.

    1. Acredito que a senhora esteja pensando no cachaceiro, aquele ladrão que se encontra preso em Curitiba, nos custando uma fortuna, como se não bastasse o que já nos roubou!!!

  23. Comente o que aconteceria com o presidente no caso do art.142C.F. Resolveria? O presidente esta se acovardando por não pedir???

  24. Aquilo não é um tribunal, é uma casa de horrores. Aliás, o Brasil não é uma República, é um Estado de Compadres. Quantos são os compadres do Gilmar???

  25. Quatro ministros do STF não têm condições éticas, morais e técnicas de vestir a toga. Engraçado que a sociedade está tão enojada que nem tem vontade de fazer críticas.

  26. Quem tem medo do "insano" quase-massacrado pela fúria do Ministro Barroso, pelo ódio do ex-Ministro Joaquim Barbosa? Quem teme a artilharia do "quase-alvejado" pelo tresloucado Sancho Pança comparsa da JBS? De onde vem tanto medo? Tem que ressuscitar o Sherlock: esse não tem o que temer, já bateu as botas mesmo. Quem sabe ele acha um caminho pra cessar esse circo de horrores. E o atual comandante do manicômio? A quê ou a quem continua servindo? O povo anda sobressaltado.

  27. O Brasil precisa de mais BARROSOS no STF...ministros sem medo de serem investigados, pois a honestidade e a ética é o seu norte.

  28. A prisão em segunda instância foi aprovada pelo STF, embora estejam colocando-a em risco numa breve futura discussão. Sendo a prisão em segunda instância uma forma de tortura, nas palavras de Gilmar, então o próprio STF aprovou a “tortura” e agora ameaça o ministro Moro que apenas seguiu a aprovação anterior do STF! Um absurdo como tantos que temos presenciado no STF!

  29. O STF perdeu a educação. As togas estão rotas e imundas. A cor preta da toga se confunde com a imundície.Hoje, é uma corte de desencanto.Triste destino. Perdeu o respeito, a alma. A desconfiança reina perante à opinião pública.A face da justiça perdeu originalidade. Vive maquiada, disponível aos caprichos dos seus ministros.

  30. Jilmar respondeu tão rápido ao vazamento das julianas que faz-me crer que ele já tinha conhecimento prévio do conteúdo antes mesmo de sair na mídia

  31. Deixaremos registrado na nossa história que passaremos para nossos filhos, netos, bi...a pior composição do STF,pobre,imunda,sem vergonha,sem competência nenhuma!Uma quadrilha montada para proteger criminosos,mentes voltadas para arruinar a democracia e a ética.Pque todos se calam??Socorro!!

  32. Preciso é brilhante ! A alternativa é o senado para retirar os 3 piores. Pressão da sociedade e vigilância vão ser sempre necessários. Lástima que nem o senado e, infelizmente, o presidente da república, demonstram capacidade para defender o combate à corrupção e o respeito ao cidadão comum. Pobre Brasil

    1. O que mais dói, e dói muito, é saber que não tem solução.

  33. Excelente artigo Sabino, parabéns. Infelizmente o que relata aqui é tudo verdade e expõe claramente as fraquesas do ser humano. Esse pacto entre os poderes é o início do fim.

  34. Me desculpem, mais o Brasil precisa sim é de um Presidente igual o do Peru. E não venham falar em ditadura porque o que vivemos atualmente é democracia? Sejam sinceros nas respostas. Até censura tivemos. Como disse o próprio ministro Barroso “é uma vergonha “.

    1. E de democracia o povo vai sendo assaltado e jogado num canto para morrer à míngua.

    2. Eh verdade nao ha como destruir esta organizacao criminosa que domina o país sem uma tomada da bastilha pelo povo junto com os patriotas das FFAs. Fora isto continua o caos e o sofrimento do povo brasileiro.

  35. Mário Sabino, parabéns pelo texto irretocável e imperdível que acabo de ler... A reserva de domínio dessa manifestação pela editora deveria ser levantada, por ser uma prestação de serviço muito importante ao Brasil 🇧🇷 é imprescindível para mostrar aos nefastos e aos honestos, que tem muita gente de olho em seus comportamentos e manifestações....

  36. Assim como o STF, o governo petista acabou com a base de Alcântara(explodindo no início do governo), os Correios, a Cespe-UNB com escândalos dos concursos, a lotérica (ninguém mais acredita nesses jogos da CEF), o Congresso, as Igrejas católicas...... Enfim, o que restou?

  37. Parabéns, Mário! Foi bom que voltaste ao tema para trazer artigo tão fiel à realidade. Apenas um senão: ah, Janot por que não te calas ... acaso não teria sobrado sequer uma "flexinha" envenenada?

  38. Vivemos sob regime de exceção. Os direitos individuais e coletivos foram relativizados pelo acordão e o golpe foi instrumentalizado pelo tal inquérito maldito que permite tudo fazer ao largo da lei. A imprensa foi mais que censurada. Foi intimidada e vemos a pior censura: a auto censura. Estamos fritos e sequer sabemos. O futuro foi roubado junto com o esvaziamento da Lava Jato.

  39. Será que os ministros do stf lerão esse maravilhoso artigo? Acho que não. Eles não leem nada. Quando muito talvez a propaganda estampada no invólucro do papel higiênico.

  40. Parabéns Mário,excelente disse tudo que estão precisando ouvir esse Supremo .Imagine se as pessoas honestas e com ética não tivesse o Antagonista e a Crusoé? Parabéns jovens jornalistas ,inteligentes,Deus abençoe vocês.

  41. Texto de excelente qualidade. Expressa fortes emoções e verdadeiro sentimento nacionalista. Só Fernando Sabino para apresentá-lo!

    1. Minha sra Fernando Sabino só se for em sessão espírita, já morreu há uns 10 anos..

  42. Por que não se toma uma atitude para conter essa criatura? Não existe ninguém com poder para isso? Cadê o Senado? Ele pode fazer o impeachment do Gilmar.

  43. E quem pode barrar essa bandidagem de toga? Será que o novo Procurador vai ter a coragem de apontar o dedo para esses malfeitores? Do Senado, não se pode esperar qualquer atitude justa, pois lá impera o recurso escuso da chantagem. É revoltante quando se vê sentados lado a lado, Renan Calheiros e Fernando Collor, na primeira fila, prontos a atirar contra todos que tentem moralizar a casa. O país sofre o jugo de duas ditaduras: a parlamentar e a do STF, que se alimentam, mutuamente.

  44. Vc deve ler um pouco sobre a história da revolução federalista aqui no RS. Chimangos e Maragatos. Rumamos para uma violência generalizada.

  45. Mário, está edição de Crusoé vem lavando e enxugando a minha alma brasileira, tão doída com a impotência para mudar o que quer que seja. Obrigada por esta coluna. Diz o que eu gostaria de ter dito. Bravo!

  46. lembro perfeitamente quando Barroso disse essas palavra. Vossa excelência sozinho nos envergonha todos nós. Se fosse comigo eu merreria de vergonha. pra ele não adiantou nada, joje vem fazendo pior!!!

  47. Com certeza a história será impiedosa e coerente c o momento atual. Tomara q seja refeito o passos de Janot, c alguém c mais coragem, e o final seja concluído c êxito. Torcida brasileira não faltará !! Avante Brasil !!

  48. Grande Mário Sabino! Texto brilhante, análise precisa deste momento trágico que vivemos. Até quando o país vai suportar tanta chicana e hipocrisia? Ainda bem que existe a pena imparcial e honrada da Crusoé e dOantagonista. Vocês precisam continuar resistindo, o Brasil precisa resistir. Viva o jornalismo independente!

    1. chega! basta ! As forças Armadas por muito menos depuseram João Goulart e agora acovardadas deixam o Brasil afundar no caos. Prendam e arrebentem os ministros corruptos e infames !!!

  49. Ministro Barroso, levante a voz novamente, não se deixe cair na vala dos comuns. O Brasil só precisa que o STF julgue conforme a constituição federal.

  50. Não ficaria espantado se mais à frente tomar conhecimento que GM é sumosacerdote de uma certa irmandade citada em Filho do Fogo.

  51. se o ministro Barroso tivesse dito isto recentemente corria o risco de ser incluído no inquerito incontitucional do Toffoli e do Alexandre de Morais. Se bem que o Janot falou o que pensou há anos atrás e teve a PF atrás dele... Cuidado Barroso! Os inquisidores são impiedosos e rancorosos. Tempos estranhos... na verdade, trevas.

  52. Adorei o que escreveu.Cada palavra do Ministro Barroso esta na boca de milhões de Brasileiros que gostariam de serem ouvidos. Seus discursos são excelentes mas falta ação e união por um judiciário íntegro e digno. Haverá um dia em que todos os absurdos do STF estará exposto e bem transparente. Você tem razão os demais ministros devem se unir e fazer algo pela corte e pelo país. Vamos estar aqui esperando para aplaudir de pé. Tenho Fé.

  53. A morte é triste . mas quando penso no fim destes "ministros do stf" eu sinto aliviada...a "justiça"deles é para os amiguinhos ricos. a de Deus é para todos

  54. Taí! A pena da honestidade desenhando sentimentos patrióticos com a tinta da verdade! Obrigado, Mário Sabino, por dizer tudo aquilo que nos engasgam e tudo que nos faz sofrer.

  55. Eu meus caros amigos, não tenho mais esperança nenhuma.E digo-lhes mais : A História já está sendo impiedosa! Sim Mario Sabino, a História já é impiedosa com todos nós .E História não volta atras. Já foi.Meu único desalento agora é não possuir meios e recursos suficientes para ir embora deste país com minha família.Me penalizo muito por isso.Tive muita esperança que agora está sendo sepultada pelo STF.Me condeno assim pela minha incompetência em ser condenado a viver aqui.

  56. A presença de Gilmar Mendes no STF, devemos agradecer ao FHC, que nos trouxe vários políticos ruins, corruptos, PSDB e PT são farinha do mesmo saco. Taí Gilmar, Toffoli Etc

  57. Brilhante, como sempre. Artigo irretocável. Como disse o Ministro Barroso, um dos poucos que honram o STF, que nos envergonha, o repugnante Ministro Gilmar Mendes nunca deveria fazer parte desse tribunal.

  58. Os corruptos do STF até podem triunfar (espero que por pouco tempo), mas este artigo poderá vir a ser o preâmbulo de uma narrativa autêntica desta fase imunda do tribunal.

  59. Mario Sabino este momento degradante do STF merecia de sua parte bem mais falar do que simplesmente repetir tudo de terrível que tem ocorrido e que em nada resultou ou mudou na maneira de falar e agir destes crápulas que se intitulam ministros , este momento merecia no mínimo uma crítica séria e forte de sua parte e de toda a revista , uma pena ...

  60. cabo e soldado urgente. O Brasil tem que se livrar desse Câncer. É com extirpação radical com margens de segurança. Homeopatia não resolve nada além de distúrbios neurovegetativos. Prisão para Rodrigo Maia, o Batoré do Senado e esses ministros do STF

  61. Mário, simplesmente magistral!!!!... Conseguiu, mais uma vez, colocar as partes estranhas do que deveria ser um mesmo corpo e, com isso, mostrar quão inconsequentes e impossíveis de se pertencerem ... Mas mostra o monstro que é nosso eterno establishment ... pouco importa se estamos no século 21. Nenhum distinção, de fundo, com a eterna falta de senso de justiça, desde o Império, para o que deveria ser uma Nação! Somos uma definitiva Colônia do mal! Um estranho corpo dentro de um corpo estranho!

  62. Cara, com tantos processos esperando julgamentos, esses pavões sombrios, semana sim outra também, se ocupam de futilidades. Esses corruptos nacionais, furam a fila e vão deixando para trás processos de brasileiros de segunda classe, os vira latas que somos nosotros. Criem vergonha! Vão trabalhar para o povo, seu verdadeiro patrão.

  63. O STF se transformou em um verdadeiro balaio de gato. Mandam e desmandam no país. Leis e Constituição para eles não existem. Assim fica muito fácil ser Ministro. Até eu...

  64. Crusoé, pelo amor de Deus, continuem assim. Desde criança ouço que vivemos num país do futuro. Já se passaram 76 anos e quando parece que este futuro está chegando aparece muita gente querendo que ele fique mais pra frente. Muito obrigado.

  65. Antes, ainda tínhamos a esperança num cabo e num soldado. Mas depois que o Toffoli brecou o processo do Flávio, a famiglia Bolsonaro resolveu se bandear para o lado do STF e nunca mais tocou no assunto do cabo e do soldado.

  66. É a ditadura do STF! E nós calados! Temos que ir às ruas novamente em um movimento maior que as manifestações de 2013!

  67. No entendimento de alguns constitucionalistas o STF produz decisões de tal forma aviltantes ao Direito que suprimem o império da Lei . As Forças Armadas tem como dever constitucional a garantia da Lei e da Ordem, daí...

    1. Esse assunto precisa ser analisado e aprofundado para todos o entenderem.

  68. Vale realçar o péssimo trabalho do congresso, principalmente dos eleitos com a bandeira da renovação e combate à corrupção. Simplesmente entraram de cabeça nas benesses e deslumbre do poder traindo os que votaram neles e o Brasil.

  69. Pior é que se o Senado não cumprir o seu papel, por conta de seus próprios telhados de vidro rachados, o pior presidente da história do STF terá ainda mais oportunidades de se superar. Talvez até comece a competir com o seu coleguinha disparador de ofensas.

  70. E o bandido maior do senado, que poderia numa tacada, tirar no mínimo três do supremo: Gilmar, Lewandoski e Tóffoli.

  71. O que Toffoli chama de pacto republicano nós chamamos de acordão. Com a desculpa de melhorar a economia com a aprovação desidratada de propostas de Paulo Guedes eles podem tudo; até criar interpretações críticas da constituição, da lei e do CPP. Não podemos contar com o congresso nem com a justiça; só nos resta ir às ruas pedindo intervenção militar

  72. Ótimo texto Sabino!!! Não sabemos se a história será impiedosa com o STF! Acredito que será impiedosa com o Brasil se o povo se acovardar e aceitar passivamente a ditadura do Supremo!

  73. Amigos isso faz parte das ações sincronizadas entre eles , alguns do Congresso , como Botafogo e Davi e alguns juízes ,para sabotar as decisões judiciais condenatórias , exigidas por presos que assim ameaçam os parceiros comprometidos e ainda soltos e também para procrastinar e catimbar as reformas . Ou seja ,salvar pele de bandido , mesmo que o Brasil se dane , para eles .Grotesco , mas já visível ao povo .

  74. É muita INVEJA, muita INVEJA mesmo, que GILMAR MENDES e DIAS TOFFOLI sentem, principalmente do doutor SÉRGIO MORO, um homem honesto, muito capaz, que teve "berço", era concursado, etc. Ou seja, bate de 10 a zero nesses dois ridículos meias-bocas. Não adianta nada o Gilmar fazer "beicinho" e o Toffoli ter chilique, porque NÃO CONVENCEM ninguém. Ah! E o LEWANDOWSKI já morreu e esqueceram de enterrar. Vixe!

  75. O Brasil precisa urgentemente de uma Corte Suprema. O Brasil procura desesperadamente uma Cirte Suprema para decidir os destinos essenciais da Nação. Talvez se procurarmos com uma lanterna... No meio do caminho do Brasil tinha um STF... tinha um STF no meio do caminho. Simples assim

    1. Exatamente isso . Nossa indignação não vale de nada . Angustiado por não conseguir enxergar que alguma ação legítima possa nos salvar desta suprema corte corrupta.

    2. Tbém achei um excelente texto. Infelizmente o que está acontecendo com nosso Brasil.Nos deixa tristes e sem esperanças!

  76. Hoje a História é "escrita" pelos próprios personagens - eles próprios deixam-na gravada em audio e vídeo. Já está gravada na História o sincero esculacho do Ministro Barroso no Gilmar. Também estão gravadas as encenações do atual presidente do Stf - coisa deplorável. Uma expressão corporal que denuncia a falsidade. Uma entonação vocal de quinta categoria, que não engana ninguém. A História já é e será impiedosa com estes senhores e senhora, pois ela está sendo contada por eles mesmos.

  77. Concordo com tudo que foi abordado no texto.É desesperador ter um STF como este do Gilmar,Tofoli,e sua trupe.Salvan se poucos.E nós pagando toda esta desonestidade,cretinice e canalhice.

  78. Obrigado, Mario Sabino, por lutar o bom combate ao lado de todo O Povo Brasileiro do BEM! Saiba que esta luta sempre teve apenas um lado vencedor: o da Justiça - portanto, o pior da pior parte do atual STF será DESTROÇADO pelos próprios atos injustos (se tem ação, tem reação igual e contrária; LÓGICO!). Portanto, não escaparão da Lei Universal da Justiça!

  79. Bravo! Nada mais efetivo que colocar luz sobre os fatos. Dias Toffoli e Gilmar Mendes vão ficar registrados na história como as figuras mais grotescas e impatrióticas do STF.

  80. Pois é, Mário, mas tudo muito alinhado. “A mim me parece” que, para criminosos de colarinho branco e ladrões de casaca, nada é mais justo que o uso da “etiqueta processual”. Para eles nada de prêt-à-porter, só sob medida, inclusive as leis. Teresoca...

  81. Impressionante como tão pouca gente parece indignada com essa situação, um absurdo o que esses crápulas estão fazendo no STF. Isso já seria motivo para uma revolução, temos que nos manifestar e colocar pressão em cima do senado, fora Gilmar fora Toffoli !

  82. Brilhante, como sempre, Sabino. A condição mental do ca.lhorda do Gilmar Mendes está na exata medida descrita pelo ministro Barroso.

  83. O lampejo que teve MA lembra também o lampejo do Celso de Melo, quando do jugamento do mensalão. Parabéns, Sabino; parabéns, Diogo; parabéns, Crusoé. Orgulho-me de ser assinante, desde as primeiras edições da revista. Não desanimem, haveremos de nos livrar desses infelizes togados e dos maus políticos que infernizam a vida dos brasileiros. Contem com o nosso apoio.

  84. APOIO INTEGRALMENTE AS PALAVRAS DO MÁRIO SABINO E PRINCIPALMENTE DO MINISTRO BARROSO. NESSE MOMENTO SINTO-ME PROFUNDAMENTE ENVERGONHADO DE SER MATOGROSSENSE, TERRA ONDE NASCEU ESSE MINISTRO GILMAR QUE EMPORCALHA O NOME DO POVO DESTE ESTADO.

    1. Gilmar com mais uns e outros emporcalham a Justiça brasileira.

  85. "Salvei" mais esse artigo da Crusoé, cuja edição dessa semana ótima. Por favor, Srs. Editores: LIBEREM O ACESSO DESTE NÚMERO AO PÚBLICO EM GERAL, a fim de que àqueles que não conheçam a Revista analisem o seu conteúdo e optem por assiná-la, aumentando o número de leitores (já certamente imenso). Quanto aos membros do sindicato dos traidores e farsantes (stf) - "magistrados" de ocasião, porquanto "premiados" pelos seus "capos" (com exceção de dois Juízes de carreira) - nada a acrescentar.

  86. Mario, a advertência é do poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz: "Quando uma sociedade se corrompe, a primeira coisa que se decompõe é a linguagem." A degeneração de uma é também a da outra. O linguajar chulo, vulgar de Gilmar Mendes na corte diz mais sobre o STF do que sobre o ministro. Gilmar é apenas a face visível e falante da degradação do Supremo, o porta-voz perfeito de um poder que se degenera à luz do dia e com transmissão ao vivo a todo o país. Ninguém pode alegar que não sabia.

  87. Como pode, pessoas que chegaram no mais alto cargo de defensores dos direitos humanos, direitos dos princípios de justiça, de retidão agirem dessa forma. Fico pensando, será que o pai do Gilmar Mendes ( tem ou teria) orgulho do filho Ministro da mais alta corte? Coitado desse pai!

  88. Impossível comentar sobre esse STF! É o melhor país do mundo para o crime aqui o crime compensa e tem o aval do STF. O poder desses senhores é ilimitado, uma vez indicado, politicamente, não precisam se preocupar com mais nada, tornam-se deuses. Nossa classe política é tão limitada que se auto enganam, estes precisam do voto do povo enquanto ministros do STF não! Ter Constituição ou não ter dá no mesmo porque não a respeitam. Até quando a base da pirâmide suportará mesmo sendo ela a culpada

    1. Pedro,com o povo sem educação fica muito mais fácil manipular. Você acha mesmo que pobres e ricos se incomodam com o que está acontecendo? O pobre continua vivendo das migalhas que lhe sobram porque eles fazem os ricos mais ricos. E assim,tudo acontece do jeito que os governantes querem. Gente ignorante na pode argumentar porque mau fala português e ainda Tem a dependência do auxílio bolsa família. É uma lástima.

  89. Que o atual STF é composto dos piores Juízes de todos os tempos, estamos todos de acordo. O Presidente Toffoli é o pior deles, pois além de tudo já foi do PT. Não se pode esperar nada de melhor desta turma. Agem como delegados, já denunciado pelo O Antagonista, e não como Juízes. Tem milhares de processos em suas gavetas e armários, esperando serem julgados e nada é feito nem denunciado. Pobre Justiça brasileira.

    1. Justiça? Que justiça? Nossa dita justiça só é aplicada à base da pirâmide e mesmo assim aplicada com diferentes medidas. No Brasil só a implosão do STF poderá salvar o gênero humano da espécie brasileira!

  90. Mario, você se superou. Além de ministros, precisamos de Jornalistas,Políticos, Brasileiros. Precisamos salvar o Brasil. da Peste.

  91. Você tem toda razão! O que sentir diante disso que estamos vivendo? Tristeza imensa pelo meu país e NOJO absoluto por esses canalhas supremos.

  92. "O STF não precisa de cabos e soldados. Precisa de Ministros." Preciso. Não podemos mais tolerar uma corte de Severinos Cavalcantes.

  93. Chega de acatar passivamente essas decisões flagrantemente imorais das “Excelências” (do STF, Congresso etc.)! Além disso, é preciso explicitar ainda mais as razões pelas quais a desobediência é necessária. Já que vivemos em crise constante, uma a mais...

    1. Os Senadores e Deputados são os piores de todos. Pior ainda do que o Presidente e o STF. Estão ali só para se dar bem. O toma lá dá cá e a mudança de partidos são atitudes comuns para não perderem o cargo para o qual foram eleitos. Bando de safados.

  94. Assistindo a um filme americano (NCIS) capítulo 22 da atual temporada, deparei com escrita na entrada de fórum de DC "QUANDO A LEI TERMINA, COMEÇA A TIRANIA" Perfeito para o STF na atualidade

  95. A República também está precisando de juízes. O “soberano”, que se expressa em “linguagem gestual” na democracia, mudo e impotente, com poder difuso se submete a real e avassaladora soberania: o “supremacismo judiciário”. Para piorar as coisas a burocracia é a democracia degenerada pela demagogia, a regra da paixão pela razão e este oligarquismo reinante é a elite degenerada pela corrupção. Só uma oclocracia para perturbar o sono do gigante quasímodo (se irá acordar são outros quinhentos...).

  96. Sabino, vc definiu bem o STF assim como Barroso fez sobre a personalidade doentia de GM. Qto ao Toffoli e sua atuação à frente da Corte José Eduardo Faria no Painel WW de 4/7/18 já avisava o que viria. Ele acertou em boa parte só não imaginou que JB presidente faria um acordão nefasto com a ala podre da Segundona desmantelando toda a estrutura de estado que combate à corrupção. O Brasil é um caso a ser estudado, temos uma dificuldade enorme em avançar sempre retrocedemos.

    1. O soldador,o cabo e o jeep estao cada veis mais próximo de agir. O golpe do Bozo parece que está se concretizando.

    2. Votei em Jair Bolsonaro, mas esse acordo realizado com o STF, Câmara e Senado desacreditou o Presidente. Tudo para não atingir seu filho, que, caso não devesse, deveria ter permitido a continuidade do processo contra seu subordinado. Triste ver que o País continua na penúria das leis...

  97. Quem vai contestar "Que a história seja impiedosa". TALVEZ um reparo na régua que Mario Sabino usou para dizer que existe exceções no STF. Talvez menos pior.

  98. Alguém aí consegue me dar uma explicação lógica, de como uma pessoa - que sequer foi aprovado para um concurso publico para ser Juiz, sequer estudou para ser Juiz, não tem experiência nenhuma julgando em 1a instância, nem em nenhuma das instancias - poder ser indicado pata a Suprema corte do país, e anular processos que foram julgados nas instâncias superiores por pessoas tecnicamente qualificadas e que passaram pelo processo legal para fazê-lo ? Como diz um colunista aqui, só no bananão mesmo

  99. Sabino, desde a pequena Chantilly, celebro o seu texto como o de minha voz e a de milhoes de brasileiros dignos. Obrigado por escrever o que eu quero dizer.

  100. Prezado Mário Sabino, tenho buscado, incessantemente, uma razão positiva para essa decisão de anular sentença com base em mera questão de ordem em razões finais, que não passam de uma simples manifestação sobre o que foi apurado durante a instrução processual. Mas não encontro. O caso seria, em uma Corte seria, de criar jurisprudência para endurecer ainda mais as leis anticorrupção, fechando o cerco, mas o que fazem é exatamente o oposto.

  101. Realmente o STF não precisa de um soldado e um cabo para passar a tranca , mas é isto que a maioria da população mais deseja. Este comportamento deste “ocupantes deste estabelecimento “ vai custar muito caro ao Brasil e a estes togados também.

  102. A psicopata explícita de alguns ministros do supremo vem causando estragos duradouros em nossa vacilante democracia. A nós, brasileiros preocupados com o futuro da Nação, só nos resta reclamar e ler textos 0rimorisos como este. Ou seja, nada podemos fazer diante da,desfaçatez de quem não tem vergonha na cara.

  103. A unica saida e um grande movimenta nas ruas. Mas p isso e preciso todos os movimentos q prezam pelo bem do pais se juntarem. Mas parece q isto nao deve acontece. Trevas

  104. O que tenho notado nos últimos tempos é o desespero de alguns ministros, pois sabem que a Lava Jato os alcançarão. Essas reações destemperadas estão abrindo a guarda dessa suprema corte que de suprema não tem nada.

  105. Gilmar é um safado, milionário corrupto, amigo de ladroes... Uma bosta destas ser ministro do STF, só aqui no Bananão, digo, Brasil....

    1. STF, uns chicaneiros, rábulas de porta de cadeia, meros vigaristas, Ó-BVIO, rsrsrsrs... Servem pra soltar ladroes de galinha, uma gentalha ridícula e evidente, picaretas explícitos, mais pornograficos, impossível, rsrsrsrs....

  106. Parabéns pelo texto de hoje! Traduz o assombramento e a angústia de quem sente que nadou tanto para morrer na praia. "Eles" não roubam apenas nossos sonhos, eles nos espoliam de qualquer esperança. É desanimador que essa "Justiça" seja tão injusta e canalha neste país. Que tipo de gente é essa que se compraz em nos afrontar?

  107. Estranhamente, não vejo com surpresa o que acontece no STF. Os que hoje estão lá, foram indicados por quem? Que valores nutrem quem os indicou? Qual a história dos seus padrinhos, de Sarney a Temer passando por FHC, Lula e DILMA? E os Senadores que os aprovaram? Esperar que agissem e atuassem de outra forma é devaneio!

    1. Quo usque tandem Catilina abutere patientia nostra? Traduzindo: Até quando Gilmar Mendes abusara's de nossacpaciencia?

    2. Ministro BARROSO o senhor falou pela maioria dos BRASILEIROS de BEM. PARABÉNS.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO