Nelson Jr./SCO/STF

A jurisprudência de ocasião

Ao confirmar decisão que pode anular sentenças da Lava Jato, o STF reafirma sua aptidão para mudar regras de acordo com as circunstâncias e dá mais um passo para minar a operação
04.10.19

Início da tarde de quarta-feira, 2. Faltava pouco para começar a sessão do Supremo Tribunal Federal marcada para julgar um recurso com potencial de anular dezenas e dezenas de sentenças da Lava Jato. Advogados e jornalistas, principalmente, já se acomodavam nas cadeiras à beira do plenário. No espaço reservado aos defensores, representantes de alguns alvos conhecidos da operação tomavam seus lugares. Nas cadeiras para o público geral, estudantes de diferentes universidades tiravam fotos para postar, logo depois, nas redes sociais. Enquanto aguardavam a entrada dos ministros, dois funcionários da corte, crachá pendurado no peito, conversavam.

“E aí, acha que vai dar o que hoje?”, perguntou um deles. “Ah”, resmungou o interlocutor, “hoje em dia é impossível prever resultado de julgamento aqui”. “Pois é, lembra como eram aquelas reuniões de antigamente? Eles sentavam antes da sessão, debatiam e vinham para o pleno com o caso resolvido.” “Lembro, sim, aquelas reuniões administrativas…” “Hoje em dia cada um tem seu interesse e a cada hora surge uma novidade. Então, só esperando para saber o que vai dar…”

A conversa, interrompida pela solenidade da cerimônia em que os onze julgadores entram no ambiente em fila indiana, com suas capas negras, mostra bem como o mais alto tribunal do país se transformou em uma casa imprevisível, capaz de, a depender da época e do caso, tomar decisões que nem sempre seguem uma mesma lógica e, em questão de meses ou poucos anos, podem ser revertidas com facilidade pelos mesmos juízes que as formularam. O caso analisado naquela tarde de quarta se encaixava à perfeição no diagnóstico dos dois funcionários. Era um exemplo bem acabado de como malabarismos jurídicos são usados para moldar decisões de acordo com as circunstâncias.

Em agosto passado, a Segunda Turma do STF anulou a sentença de Sergio Moro que, na posição de juiz da Lava Jato em Curitiba, condenou Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil,  a onze anos de prisão. O argumento apresentado pela defesa e aceito pela turma era o de que Bendine não teve o direito de apresentar suas alegações finais – como o nome diz, última etapa do processo antes da sentença – depois de outros réus que haviam assinado acordos de colaboração. Como réu, ele queria ter tido, em suma, a oportunidade de se manifestar por último, depois de todos os demais, inclusive os delatores que o acusavam. Uma questão meramente formal.

Essa interpretação, surgida por causa da utilização dos acordos de delação premiada em processos, um fenômeno relativamente recente (a lei das delações é de 2013), não foi seguida por Moro e por outros juízes simplesmente porque não estava em nenhuma lei. Mas a tese levantada pelos defensores de Bendine foi acolhida pela maioria dos cinco ministros da turma, em uma decisão que abriu caminho para anulações em série de processos — segundo a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, 32 sentenças envolvendo 143 condenados correm risco de ser anuladas a partir do entendimento. Como esperado, logo após a decisão que beneficiou Bendine, outros advogados começaram a protocolar habeas corpus pedindo as anulações das condenações de seus clientes.

Nelson Jr/SCO/STFNelson Jr/SCO/STFDias Toffoli agora quer modular a decisão para evitar efeito cascata
Um desses recursos era justamente o que seria julgado naquela sessão do plenário. No fim de setembro, na primeira parte do julgamento, foi formada maioria no sentido de estender a decisão de Bendine para outros casos. Por sete votos a quatro, os ministros decidiram que réus delatados têm o direito de apresentar as alegações finais depois dos réus delatores. O plenário, portanto, chancelou o entendimento vencedor na Segunda Turma. Mas faltava definir o alcance da decisão. Após perceber o risco de um efeito cascata, o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, começou a testar uma saída alternativa que não deixasse o STF em situação ruim perante a opinião pública. Para evitar anulações em massa, ele sugeriu a criação de uma “tese” para modular o alcance do veredicto. Seriam basicamente duas as regras. Uma delas previa que só tem direito à anulação o réu que questionou a ordem da apresentação das alegações finais com o processo ainda em curso. A outra: para obter a anulação o réu tem de provar o prejuízo que teve por se manifestar no mesmo prazo que os delatores.

No fim, a emenda saiu pior que o soneto. As duas propostas de Toffoli são polêmicas e tendem a gerar novos conflitos. A primeira simplesmente esbarra na Constituição. Como é possível, por exemplo, que apenas os réus que reclamaram da ordem das alegações finais ainda na primeira instância tenham direito a anulação da sentença? A prevalecer esse entendimento, de partida o direito básico dos cidadãos de serem tratados com igualdade estaria atropelado. E os réus que não tiveram condições de contratar advogados espertos o suficiente para levantar a questão no processo no tempo que o ministro considera adequado? Teriam menos direito que os outros? O segundo ponto é igualmente discutível. Como definir se o réu foi prejudicado ou não pelas alegações finais do réu delator? Dado o caráter claramente subjetivo da questão, o efeito colateral seria uma avalanche de ações pedindo anulação de sentenças.

Não demorou para que as divergências em torno da tal modulação surgissem. Para Marco Aurélio Mello, o Código de Processo Penal deixa muito claro que delatado e delator têm a mesma posição no processo, como réus, e, portanto, não precisam ter tempos distintos para apresentação das alegações finais. Conhecido por não ter papas na língua, o ministro fez um alerta aos colegas: “A sociedade tem aplaudido o sucesso da denominada Operação Lava Jato. Eis que o mais alto tribunal do país, o Supremo, em passe revelador de atuação livre, à margem da ordem jurídica, vem dizer que não foi bem assim, que o sucesso se fez contaminado no que se deixou de dar na seara das alegações finais, tratamento preferencial ao delatado”. Lembra a conversa dos dois funcionários antes da sessão, não?

No entendimento do ministro, a mudança de posição acaba por gerar descrédito e impacta na segurança jurídica do país. “A guinada não inspira confiança. Ao contrário, gera o descrédito, sendo a História impiedosa”, disse, para em seguida completar que, com o famoso “jeitinho brasileiro”, a decisão beneficiará “tubarões da República”. Dias Toffoli pediu a palavra para responder ao colega. Com tom de voz alterado, disse que a Lava Jato só existe graças ao STF. “É uma desonestidade intelectual. Esta Corte defende o combate à corrupção, mantém as decisões tomadas dentro dos princípios constitucionais das normas legais, mas repudia os abusos e os excessos e tentativas de criação de poderes paralelos e instituições paralelas”, afirmou.

Marlene Bergamo/FolhapressMarlene Bergamo/FolhapressLula preso: o ex-presidente pode ser o beneficiário mais ilustre do veredicto dos ministros
Apesar da reação a Marco Aurélio, Toffoli percebeu logo em seguida que a sua intenção de modular a decisão para evitar anulações em série havia colocado o STF numa enrascada, como apontou a colunista Eliane Cantanhêde, do jornal O Estado de S.Paulo. Sem coragem para levar a decisão da Segunda Turma às últimas consequências, com a anulação de quase todas as condenações da Lava Jato, Toffoli propôs levar a voto a sua tese. O julgamento, porém, ficou para o dia seguinte. Horas depois, vendo que não teria o apoio da maioria, o próprio Toffoli voltou atrás. Cancelou o julgamento. A decisão sobre a modulação deverá ser tomada ainda neste mês. A ideia do ministro é levar o assunto de volta ao plenário no mesmo dia de outro julgamento caro à Lava Jato e, especialmente, aos poderosos colhidos pela operação: o que definirá a legalidade das prisões após condenação em segundo instância. Esse, aliás, é mais um exemplo do comportamento errático da corte. Hoje, réus condenados em segunda instância só são presos porque foi o plenário do Supremo que decidiu assim, em fevereiro de 2016. Agora, em outro cenário, o mesmo plenário do Supremo pode mudar a regra.

O vaivém surpreende até ex-integrantes da corte. É o caso de Francisco Rezek, que integrou o Supremo por 14 anos. “Nós tínhamos posições diferentes, mas era raro que o tribunal se dividisse por seis a cinco. Hoje em dia o tribunal raramente decide por unanimidade ou quase unanimidade”, afirma o ex-ministro. “O Supremo não tem podido dar à sociedade brasileira a segurança jurídica que é seu dever primordial”, emenda. Para o professor de direito Ivar Hartmann, não são todas as mudanças de posição do Supremo que geram insegurança jurídica, mas a corte poderia dar mais previsibilidade e segurança às suas decisões se deixasse mais claros os seus critérios. “A única coisa que o STF não faz, ou cuida muito para não fazer, é limitar seu próprio poder”, diz. Para o professor, a maioria dos ministros não quer ver sua atuação limitada e, por isso, luta contra métodos que possam funcionar como travas a seu próprio poder.

Nos casos relacionados à Lava Jato, a variação de entendimentos tem sido recorrente. Há outros casos para além do debate sobre as prisões a partir de condenação em segunda instância, que irá à pauta pela quarta vez em menos de quatro anos. Um deles é a decisão do próprio Dias Toffoli que proibiu órgãos como a Receita e o Coaf, agora rebatizado como Unidade de Inteligência Financeira, de enviar dados à Polícia Federal e ao Ministério Público, sem antes passar pelo crivo de um juiz. A decisão foi tomada depois de o Supremo passar anos a fio julgando processos que continham, entre os elementos de prova, relatórios desses órgãos. Em outro julgamento recente, o tribunal transferiu para cortes eleitorais, que não têm qualquer know-how em investigação, o julgamento de crimes como corrupção e caixa dois que estiverem relacionados a campanhas. Em todos os casos, em nome da Constituição, atacam-se os pilares da Lava Jato. Ao fim e ao cabo, é o Supremo mudando as regras ao belprazer de alguns ministros para que tudo volte a ser como antes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como chegamos a esse ponto , ter um Advogado de um partido onde seus membros saquearam a nação , e hj ocupa quase todas as pautas do STF , e sem nunca passar num concurso virar presidente e maior autoridade do judiciário , e colocar o STF exclusivamente para destruir os avanços que tivemos no combate aos piores bandidos do Brasil, Viveremos mais uma geração perdida , até passarem Gilmar , Lewandowski toffoli etc...pobre Brasil.

  2. Nem vivendo mais de um milênio dá para aceitar e, quiçá acatar uma decisão como a que estes Doutos Ministros do STF tomaram. Um descalabro, isto por uma visão leiga como a minha. Imagino a de um jurista!

  3. Estamos vendo o que os CORRUPTOS estão fazendo no Peru e no Equador, os daqui estão doidos para fazer o mesmo, basta dar a eles a certeza de que não há outra saída. Direito não é absoluto nem ciência exata, qq besteira que os CORRUPTOS do STF pode ser desfeita depois se a sociedade assim quiser. A eles deve ser dada a liberdade para que exponham toda a sua sordidez e corrupção.

  4. Se for assim, neste caso específico, seria melhor que a ação fosse em larga escala, pois o STF certamente vai tentar melar tudo, então melhor recolher o máximo de provas e evidências. Quando chega o final do ano, as pessoas acabam dando um reboot e esquecendo várias das coisas que ocorreram no ano passado. Mas este ano não deve ser assim, este Natal e Ano Novo deve ser memoráveis para que cidadão alguma jamais os esqueça.

  5. Mas como eles sempre comem cru, então basta se fechar o cerco de uma vez e deixá-los sem saída, não terão outra opção a não ser partir para o nada. Sendo assim, a artilharia pode começar a ser despejada sobre eles, já passou da hora de que o judiciário vire o foco do combate à corrupção. Quem tem foro privilegiado são os ministros das cortes superiores ainda na ativa, não aqueles que se aposentaram, está na hora de ir para cima deles.

  6. Para começar um ano novo e um Brasil novo é auspicioso que a demolição do país e do Estado se dê ainda em 2019. Prisão em segunda instância, anulação das condenações da Lavajato, CPI das Fake News, sabotagem completa da reforma da previdência, tudo deveria ser feito agora, os CORRUPTOS têm que partir para o tudo ou nada. Se eles planejam um processo de impeachment de Bolsonaro, isto não se daria este ano, já que o recesso está a pouco mais de 2 meses.

  7. Mas ainda assim, nem eles nem os CORRUPTOS do Congresso se darão por vencidos. O nível de pressão depende do que se deseja obter, a delação de Palocci detalha a lógica da corrupção em toda a sua extensão com uma única exceção: o judiciário. Esta é a peça que está faltando para se montar o quebra cabeça. Já estamos chegando ao fim do ano, se é para botar uma ponto final na coisa, então isto não deveria passar da metade de novembro.

  8. Em algum momento os CORRUPTOS do STF demonstraram qq sinal de que iriam finalmente ceder e se dar por vencidos? Não, pelo contrário, quanto mais foram apertados mais dobraram a aposta. Portanto, o modus operandi deles é conhecido, basta apertar para que eles elevem mais ainda o nível de exposição da própria corrupção e da distopia que tentam vender para a população. Ninguém no país, nem os adoradores de Lula ainda devem continuar acreditando que não há algo de errado no STF.

  9. Se ele fizesse isto, estaria negando a si mesmo e quem é capaz de de fazer isto? Quem é capaz de condenar a si mesmo? Grande parte dos adoradores de Lula está se lixando para a inocência dele, o que estão preocupados é com sua imagem perante o restante da sociedade, não admitem a realidade pq isto seria admitir que fizeram papel de idiotas. Mas acima de tudo, admitirem que Lula é um CORRUPTO significa admitir que tb são CORRUPTOS.

  10. Mesmo com tudo isto, não há ainda gente que jura de pé juntos que o STF é o guardião da Constituição? Pode até parecer loucura, mas é mera questão de se entender qual é a lógica de cada indivíduo, quem defende o STF só pode se enquadrar em duas hipóteses: CORRUPÇÃO e PARASITISMO. É um ou outro e talvez até os dois, quando o indivíduo vive tanto tempo em uma distopia e forma uma imagem de si que não corresponde à realidade ele não pode aceitar esta como ela é.

  11. STF, VERGONHA NACIONAL. A instituição que tem por obrigação fazer valer a constituição, é a primeira a rasgá-la, a atropelar tudo e todos conforme suas conveniências e interesses "escusos". Não são todos, a sociedade sabe quem são, sempre os mesmos que se julgam semideuses. Além de decisões sem previsão legal, agora legislam e tentam impedir o congresso de legislar. A sociedade não suporta mais esses desmandos.

  12. Os solta bandidos desse $tf pensam assim: aos 75 anos me aposento compulsoriamente, então, até lá, vou faturar tudo o que posso, simples assim, trata-se apenas de se corromper pelo poder da grana e sair milionário.

  13. Os partidos Políticos que governaram o Brasil após o Regime Militar, começaram a aparelhar o Estado via Judiciário e está ai hoje a comprovação disso, eles querendo soltar de qualquer maneira e a qualquer custo os envolvidos no maior saque aos cofres Públicos do Brasil. O Povo tem que pressionar os Senadores para instaurar de imediato e urgente uma CPI da TOGA e quando cassar alguns desses Ministros, quem sabe as coisas começarão a melhorar para o Brasil, pois do contrário não vejo futuro.

  14. Como entrar em contato com o serviço de assinante? Pelo aplicativo, não foi possível. Renovaram a assinatura da revista sem a minha autorização. Patrícia Drummond

  15. COM UMA EXCEÇÃO SEMPRE À PARTE e, três outros eventualmente, o restolho é uma cambada de exponenciais moleques, cínicos, criminosos produtores de vergonhosas "gambiarras jurídicas"!!!! Páginas tenebrosas da história do BRASIL e do Judiciário escrevem esses corvos canalhas!!!!

  16. Pela suspensão das competências do STF. Podemos viver sem ekes.. Alguns de lá...são parciais e venais... basta ver os "habeas corpus" dos amigos da corte! Não dá mais...quem não tem sangue de baratas precisa reagir!

  17. Meu Deus! Como é terrível cidadão olhar para a Suprema Corte de seu país e enxergar um verdadeiro covil. Um verdadeiro antro. Um amontoado de coisas ruins. Decisões estapafúrdias mostram que parte de seus membros se consideram Deus trazendo à existência aquilo que não existe, só que para o mal. Alguns causam repulsa só de vê-los. Desventurado Brasil por tê-los em sua mais alta Corte Jurídica. Como cidadão cujo impostos pagam seus abonadissimos salários só tenho a lamentar.

  18. Pq junto com a CPI da Lavatoga não pode ter tb uma CPI dos escritórios de advocacia ou dos advogados com o intuito de apurar relações espúrias de advogados e escritórios com CORRUPTOS e facções? Claro que não precisa instalar nada, basta recolher as assinaturas para deixar os CORRUPTOS correrem atrás para abafar. Eles não podem ter um minuto de sossego para que assim metam os pés pelas mãos e cometam o máximo de erros possíveis.

  19. No entanto, é razoável que a base da pirâmide continue sendo solapada e que o cerco em torno deles continue se fechando, toda vez que são apertados, eles dobram a aposta. O modus operandi dos CORRUPTOS aponta que eles se defendem atacando. Diante da revelações envolvendo advogados ligados ao PT e o PCC, qual seria a reação se fosse sugerida uma CPI ou algo do tipo visando chamar os advogados para serem arguidos no Congresso?

  20. Que eles sejam deixados livres para fazerem o que bem entenderem: soltar Lula, prisão em segunda instância, anular as condenações da Lavajato. O que separa o Brasil da Venezuela com certeza não são os CORRUPTOS, se dependesse destes, nós já teríamos nos transformado em uma a muito tempo. Como há gente que mesmo diante da realidade ainda insiste em negá-la, então o melhor é deixar que se caiam no ridículo e exponham toda a sua corrupção.

  21. O Supremo está fazendo que o mesmo que faz um juiz de futebol , ao mudar as regras do jogo, durante a partida, com objetivos que só Deus sabe.

  22. Enquanto eles lutam para esticar a corda, é precisa apertar o torniquete e continuar aumentando a pressão sobre eles para que reste a eles somente quebrar todas as leis estabelecidas na Constituição. Toda vez que eles tentam escapar, acabam por arrumar mais uma situação da qual não pode sair, este é o caso das alegações finais de réus delatados. A solução que encontraram acabou por expô-los mais ainda e gerar um problema maior.

  23. Não há nada de imprevisível, os CORRUPTOS do STF estão agindo exatamente como se espera deles. Inclusive, eles muito certamente continuam discutindo e já entrando com seus votos prontos. Apesar disto, ainda tem adorador do Lula que sairá às ruas para defender a "democracia" no dia 13. Isto só demonstra que é necessário dar aos CORRUPTOS corda suficiente para que eles continuem se enforcando, pois vergonha na cara é algo que eles não têm.

  24. Essa tal de modulação inventada pelo funcionário do Zé Dirceu, do PT, e que não foi aprovado em dois concursos para juiz, e que hoje preside a corte só poderia resultar nisso. Não adianta, tem que passar na prova, já dizia a vovó.

  25. "Somos um país que abraça a imoralidade e considera os éticos uns panacas". O Supremo e o aprimoramento civilizatório; Sebastião Ventura Pereira da Paixão Jr.

  26. Infelizmente o supremo em suas constantes mudanças de entendimento parece aquelas conversas de botequim onde leigos em qualquer assunto apresentam suas opiniões sem qualquer compromisso com a realidade seja ela qual for. O problema é que quando isso com o supremo a sociedade fica refém do vento de ocasião. Não sabendo para onde vai ou se há alguma chance de chegar a algum lugar. O Brasil virou terra de cegos conduzidos por cegos com pretensão de verem.

  27. Os jornalistas Fábio e Mateus produziram excelente matéria. Infelizmente a corte suprema nos surpreende nagativamente. Infelizmente o dito popular prevalece: "Da cabeça do Juiz e da bunda do neném ninguém sabe o que vem ".

  28. O Presidente deveria usar o tempo de TV, a que tem direito, em transmissao nacional, para desmentir a propria imprensa , dos fatos que elas mudam.

  29. Um tribunal de advogados pagos regiamente pelo povo, cuja finalidade é beneficiar seus poderosos amigos/ parceiros corruptos.Vergonhoso.

  30. Com tudo isso, perco a esperança, a cada dia que passa, de que esse país ainda tem jeito. Desacredito em todos os poderes da República, repletos de vigaristas e pessoas mal intencionadas.

    1. sim, concordo. estou muito pessimista a respeito. aos poucos os bandidos vão conseguindo minar a lava-jato

  31. A sensação de TOTAL impotência diante de tantas aberrações é enorme. Estamos falando da última instância da “justiça “, o STF. Vamos recorrer a quem? Vamos aceitar de bracinhos cruzados que estas pessoas jogue por terra os avanços conseguidos pela operação LJ? Será que o dinheiro devolvido o dinheiro em malas, as delações não dizem nada para estas pessoas? Será que as provas dentro de um processo não conta mais que a ordem dos bandidos falarem? E a sociedade que é vítima disto, quem defende?

  32. Lamentável... Lamentável... É preciso voltarmos às ruas, estamos na iminência de retrocesso ao combate de crimes do colarinho branco, além da inclusão nessa farra, dos crimes que não são do colarinho branco, que erroneamente, os classificamos de crimes comuns...

  33. Esses ministros estão brincando com esse comportamento. Quero ver na hora que os generais dizerem que não aceitaram essa reviravolta... e não tenham dúvida que eles o farão.

  34. O que esperar de Ministros que são coniventes com a corrupção? E do atual Presidente do STF que nem no exame para a magistratura que fez por duas vezes foi aprovado?

  35. Triste, muito triste, constatar de que estão ocupando o importante cargo de Ministro da mais alta corte de nosso país elementos que não tem a mínima condição de ética, honestidade e caráter. Pobre povo brasileiro, está com as mãos atadas e nada pode fazer contra a poderosa oligarquia patrimonialista estabelecida no poder.....

  36. Anulando as sentenças , terão que devolver cada centavo confiscado das "vítimas" de "processos ilegais". Além de barcos, joias, obras arte, casas , dólares, euros, carros de luxo, etc , etc, etc... Já que querem jogar m... no ventilador, que seja serviço completo !

  37. O atual STF é vergonhoso e faz que à Justiça do Brasil não atenda aos interesses de sua população e apenas aos interesses de alguns ministros!

  38. Excelente reportagem.So aqui mesmo a gente vê um texto tão esclarecedor.Parabens aos dois jornalistas.Continuem por favor nos esclarecendo.

  39. Na verdade sofremos o reflexo de um plantel no STF de baixa qualidade e muito comprometido com ações de legalidade duvidosa.A proximidade das investigações levou ,os seus membros mais suspeitos, a reação de animais acoados.O ataque.

  40. Esses membros da "Suprema Corte" não estão mais conseguindo esconder a inveja e o despeito contra um JUIZ de primeira instância tão humilde, tão competente, tão íntegro e patriota, estudioso e fiel. Sergio Moro jamais precisará se humilhar implorando a um presidente de plantão que lhe favoreça com um lugar na 'mais alta corte', prometendo-lhe fazer tudo pelo seu benfeitor, inclusive amarrotar a Constituição Federal, quantas vezes forem necessárias, para demonstrar sua gratidão. INFÂMIA!...

    1. Verdade.A inveja que Gil Mal sente do Ministro Sergio Moro é visível pra qualquer cidadão

  41. Pra onde vamos? STF, Congresso, Executivo se uniram, nós estamos sós. Poucos partidos com o povo, se é que há... Todos contra o povo, no comando Toffoli, e segue, STF, Lula, Temer, Sarney, FHC(acreditei nele kkkk), Alcolumbre, Maia e Bolsonaro estão unidos... e nós? Entre os poucos que pensam em nós, ressalto o digno Dr Carvalhosa.......

  42. O STF brasileiro é o guardião….da corrupção . Como na Venezuela , Nicarágua , Cuba,.....Herança do Lula e seu PT .

  43. Pergunta que não quer calar : Se esse STF não tem poder de ditar regras leis etc, se o senado é poderoso o suficiente pra se manter independente, por que se obedece às intromissões do STF? ninguém é obrigado a "obedecer" lei ditada por quem não tem autoridade pra isso. Por que se obedece, baixa a cabeça em vez de ignorar ? As divisões de poder não são constitucionais? Qual a necessidade é obrigação de cumprir o q não tem valor algum??? medo de quê? Por que um 1 juiz decide sozinho?

    1. Porque os presidentes da Câmara e do Senado que têm 'telhado de vidro', não vão se indispor com quem pode julgá-los; simples assim, caríssima Márcia.

  44. o plenario mudou seu julgamento nos assuntos referentes a corrupcao coincidentemente depois que o ministro Alexandre de Moraes (ou foi Toffoli?) requisitou as gravacoes da Intercept para analise. Será coincidencia?

    1. As gravações da Intercept foram requisitadas para análise do conteúdo referente a membros da 'suprema corte'. Daqui a algum tempo alguém da PF, que também 'analisou' tais gravações, a exemplo de Rodrigo Janot publicará um livro sobre o assunto. Quem viver verá!...

  45. Enquanto não explodir um filho,de uma puta desses, jamais seremos respeitados. Somos um país de merda. Com um povo de merda. Bandidos que foram nomeados por verdadeiros criminosos. Lula e sua quadrilha pode ser comparado a Hitler. O que esse STF, Senadores, Deputados estão fazendo como povo brasileiro, e pior que o Nazismo.

  46. População na rua exigindo o combate a corrupção. Na frente do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF tem bastante espaço pra todos os indignados com essa situação. Vamos as ruas urgente!!!!

  47. STF hoje representa tudo que há de mais desprezível em um poder da República, está pior que o legislativo, pois ao atuaro claramente a favor da ORCRIM, possibilita a continuidade das manobras do legislativo criando leis pró iníquos em detrimento do predomínio da ordem, da ética e da honestidade neste país. Quem de nós iria imaginar a que ponto chegamos. Estão fazendo de tudo para que o regime democrático de direito caia p q seja colocado ordem na casa, uma lástima, pq não dão alternativa.

  48. Tá muito claro e transparente a "ginástica jurídica" tão somente pra obedecer às ordens vindas de uma cela vip de Curitiba. Quanto descalabro!

  49. Este supremo como está montado, com certos juízes claramente propensos ou até mesmo decididos, antes mesmo de qualquer julgamento ter sido executado, a favor de certos figurões da nossa república, precisa acabar!! Chega deste prende e solta! Se foi julgado e condenado, acabou!! Precisa acontecer uma profunda mudança de ministros do stf, as frutas podres precisam sair e até mesmo serem julgadas pelas atitudes q andaram tomando. Chega dessa merda, ninguém aguenta mais!!

  50. O alerta do ex presidente do STF Carlos Ayres Britto sobre o "pacto entre os Poderes" está se concretizando antes do esperado e mais próximo do que ele previu. Para ele, "...quando se mete com outros Poderes, o Judiciário termina cooptado." Pelo visto, cooptado já está, mas por alguns "poderosos internos". A resultante, ao contrário do que prevê a Constituição Nacional, é a desarmonia e a insegurança jurídica. Tudo para sufocar o COAF e a Lavajato. O Poder está emanando das OCRIM e não do Povo.

  51. Supremo acobertador de criminosos do colarinho branco e,o eterno jeitinho corrupto, nefasto, inerente a brasileiros poderosos.

  52. Tofoli ainda não deu resultado ao PT. E o covarde busca brechas e compor maioria. Será uma afronta importante ao povo brasileiro quando conseguir soltar lula, o barril de pólvora será aceso!

  53. STF uma vergonha nacional. O Ministro Dias Tóffoli com a ajuda de Gilmar e Lewandowski colocou a Suprema Corte numa enrascada e num beco sem saída nas Leis vigentes. O STF deixou de ser guardião da Constituição pra ser guardião da Corrupção. Esses ministros estão envolvidos em corrupção e propinas com certeza.

    1. Concordo Plenamente, mas não podemos esquecer o do "ajudante de ordens" Alexandre de Moraes que não tem capacidade de dizer "NÃO" conforme o que aprendeu na Constituição...isto é, se aprendeu.

  54. O STF brasileiro é realmente o GUARDIÃO DA CORRUPÇÃO . Tá na constituição , aquela escrita por Gilmar e asseclas .

  55. Srs. Eleitores, por lei, o único que pode fazer algo para parar o STF é O SENADO. E os senadores COVARDES e TRAÍDORES e CONIVENTES com os tramas do STF, não estão nem aí com o Eleitor. Vale lembrar que quem APROVA Ministros do STF são os SENADORES !

  56. Venezuela ,Cuba, NIcarágua.Brasil . O quê esses paises tem em comum ? Fácil ! O Supremo Tribunal Federal brasileiro passou de guardião da Constituição para GUARDIÃO DA CORRUPÇÃO . Nos outros países é a mesma coisa , herança inesquecível de Lula e sua turma do PT.

  57. Parabéns Crusoé é isso mesmo. Quem assistiu o mensalão de forma integral sabe da guinada que o tribunal está dando nos dias de hoje Lastimável...

  58. Muito preocupante o nosso Supremo. Totalmente politizado.....Mas....é o ultimo degrau.....agora a quem devemos recorrer nós cidadãos brasileiros indignados...?

  59. Tudo isso que acontece no STF é culpa do povo brasileiro, incapaz de lutar pelos seus direitos. Esses "deuses" têm que ser destituídos de seus"olimpos", para saber que em lugar nenhum no mundo há poder absoluto. E que os seus desvarios não é uma unanimidade nacional. Calar-se nesse momento é dar salvo conduto a juízes não concursados (que atuam como advogados) que fingem usar a lei para corrigir algo e provocar insegurança jurídica nas próprias leis que regem a sociedade.

  60. O NOME DO STF ESTA ERRADO, ISSO NAO E UM TRIBUNAL MAS UM PROSTIBULO , UMA INSTITUICAO TOTALMENTE DESACREDITADA, ALGUNS MINISTROS LIGADO A ORGANIZACOES CRIMINOSAS,,,,,,DEVERIA SER FECHADO,,,,,UMA ESCORIA

    1. aversivos, repulsivos, cínicos ! o povo vai virar logo, logo. vai reagir.

  61. Antigamente nas aulas de Moral e Cívica se aprendia que a suprema corte cuidava apenas de temas constitucionais. Agora até recursos de porta de cadeia passam por lá?

  62. Jamais o STF esteve tanto em evidencias nos últimos anos. Bom para quem gosta de política e péssimo para quem quer tem um belo infarto a qualquer hora. De um Supremo onde o respeito mútuo com o povo brasileiro era lei, hoje tranformou-se um pau de galinheiro onde pousam os "ilustres" urubús vestidos de preto e com rituais macabros e falando um idioma próprio deles, o" jurisdisques" para ludibriar até os ilustres juizes e advogados deste país. Virou uma vergonha nacional...

  63. Como tantos outro brasileiro me sinto totalmente desassistidos. Recorrer a quem? Justiça maiúscula para mim é SOBRAL PINTO e não o pavão do toffoli , ou o desbocado do beiçola . Ninguém respeita respeita este stf de teses exdrúxulas e de ocasião. Eles não me representam.

  64. Impressiona o fato de o Ministro Barroso continuar a cobrir-se com a toga de um tribunal que perdeu a dignidade. Ele deve estar envergonhado de estar ali sentado, logo ele que renunciou à Procuradoria do Estado do RJ e desfiliou-se de seu rentável escritório de advocacia , para ser alvo do ódio contra ele levianamente destilado por um “colega” sociopata.

  65. Quem errou foi à justiça, neste caso ninguém roubou, as multas e devoluções de valores exorbitantes eram realmente dos ladroes. Institui-se a profissão de ladrão e olha que muito bem remunerada.

  66. Parabéns pela matéria. Quem pode acreditar em um país melhor com uma Corte Suprema desmoralizada ,vendida a políticos corruptos?

  67. Diferente da matemática, ciência exata, a justiça acaba de provar que a ordem dos delatores pode sim alterar o produto. Infeliz da NAÇÃO cuja suprema corte se converteu em balcão de negócios. Claro que estamos presenciando ações preliminares, visando um produto final maior: o fim da Lava Jato. A ordem de oitiva de criminosos anulará todos os crimes cometidos e, como mágica, deixará de existir dinheiro roubado, corrupção, subornos e criminosos. No STF parece que a matemática é exatamente outra.

    1. o triste de tudo isso é que nao podemos fazer nada , ninguem tem coragem de fazer nada ,os militares que poderiam ajudar quietinhos, so nos resta rezar

  68. O STF tomou o lugar do PT. Hoje representa a maior ameaça a democracia e não duvido que, se esses urubus mercantilistas forem mantidos no poder, o pesadelo de ver o PT de volta ao poder , estará sempre presente. A PEC da bengala se aprovada afastaria de cara 3 desses sinistros que ameaçam a democracia.

  69. Uma pergunta, quem vai acredita num pais com um Supremo deste? Temos que manter a instituição, metade deste juizes precisam ser mudados com urgência.

    1. Quem vai investir seu dinheiro num antro desses? Ou vocês acreditam que os outros países não estão acompanhando tudo? Até quem tem dinheiro no Brasil, prefere investir fora.

  70. Não sei como ,, mas a única solução,, será trocar todo o stf, pois os brasileiros com raras exceções o consideram maléficos e sem moral!!!

  71. O STF está levando o Brasil para um caminho muito perigoso e quando se perceber que não terá mais volta, alguém corajoso terá que tomar uma medida bastante drástica. Não haverá tempo para arrependimentos...

  72. Já é de pleno entendimento, que essa Suprema Corte não vai produzir os efeitos que a sociedade anseia. Acho que está na hora de uma rediscussão sobre a permanência desses Ministros. O que se pode fazer para mudar isso.

  73. STF tem que ser fechado e reestruturado. Tornou-se ridículo, um órgão medíocre, sem credibilidade alguma, sem legitimidade. Toffoli, lewandovski e gilmar mendes são, declaradamente, marginais a serviço do crime e do molusco presidiário, nem mesmo se envergonham de estarem a serviço de bandidos e da bandidagem. A eles juntam-se R. Maia e Alcolumbre, outros dois bandidões a serviço da descontrução da Nação.

  74. Se diz popularmente que no Congresso Nacional brasileiro existem 300 ou mais picaretas . E no STF quantos são os ministros picaretas ? 6 ? 7 ? 8 ?...

    1. Sao 300 picaretas com anel de Dr. Foi o Lula quem disse número super subestimado da contar nos dedos os honestos, na mão do Lula.

  75. Resumo : o STF brasileiro atual não passa de uma confraria….de escrotices ? ...de putarias ? ...de sacanagens ? ...de canalhices ? …..de corrupção ? ...Junta tudo e ainda não é suficiente para descrevê-lo .

  76. Nesse STF não salva um. Se existir um honesto e do bem poderia já ter se levantado e barrar os demais. Vão ficar todos como o pior STF da história do Brasil.

  77. Está faltando o Exército assumir tudo como feito no Peru, pois estamos vendo o STF / Câmara e Senado tentando acabar com a lava jato aplicando punição para juízes que condenarem bandidos, isto é intolerável.

  78. Começamos a perceber que estamos em uma DITADURA. Eleições acontecem para haver movimentação de dinheiro escuso. Uma vez eleitos, com raríssimas exceções, os políticos se curvam ao mecanismo. E na engrenagem fundamental desse mecanismo, está o STF. STF, outrora garantidor da CONSTITUIÇÃO, agora: LEGISLA, ADMINISTRA, GOVERNA E JULGA. Sem a menor vergonha de acobertar toda a podridão deles e de seus sócios, na rouba e subjuga nós: OS PAGADORES DE IMPOSTOS

  79. Infelizmente vai demorar muito para o Brasil ser passado a limpo. Sugestão: os responsáveis para fiscalizar o STF são os Senadores. Não reelejam aqueles que são contra a Lava Toga ou impeachment de ministros do Supremo. O senador em que votei, nunca mais terá o meu voto: Flávio Bolsonaro.

    1. O alvo da Lava-Toga era o Dr. Sérgio Moro. Brasília não é para principiantes! Fiquem de olho 👀 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  80. A corrupção é o sistema político do Brasil, democracia corrupta, legislação corrupta com abertura para as interpretações para servir os interesses corporativos e políticos da casta que toca a musica que o povo não quer dançar.

  81. Hoje estava ouvindo um pianista que leva seu piano numa bike !!! Tocava mozart primoroso ! Tocava a marcha turca ! Pensei , se levassem a partitura desta obra prima ao STF eles a transformariam numa cacofonia ou sinfonia de bugios em Alvoroço !!!

  82. Conceitos: em uma outra página chamam o Gilmar Mendes de cidadão, nesta aqui o Lula é ilustre. Nestes exemplos processarei por graves danos e ofensas morais quem me chamar de cidadão ou ilustre.

  83. O sistema está se reorganizando pelo trabalho do Congresso, Senado e STF. Enquanto os isentistas, grande mídia e Antaglobalistas atacam o presidente Bolsonaro com mentiras e narrativas falsas, o sistema está se reestruturando... Palmas para vocês 👏👏👏👏👏

  84. Depois de ler a delação do Palocci chegamos à conclusão q não existe uma “Suprema Corte” no Brasil, já q dos 11 ministros 9 foram indicados pelos piores presidentes q o Brasil já teve. Incluindo o ministro Toffoli que não larga sua conduta de advogado do PT. Esse vai pagar ao partido pela indicação até a aposentadoria. Pobre Brasil!

    1. Nas próximas eleições vote somente nos candidatos indicados diretamente por Bolsonaro e pelo Dr. Moro. 🇧🇷 A guerra dos cidadãos de BEM contra os corruptos não acabou. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  85. Eu tenho 75anos. Meus 04) na faixa de 40 anos também não são vinculados a nenhum PARTIDO POLÍTICO. NUNCA deixei em todo esse tempo através de jornais , revistas, (assinaturas) me atualizar. OS poderes FIZERAM acordo para QUE?, Eu confesso NUNCA VI ISSO. MUITO ESTRANHO. VEM um cara sei lá de onde destrói. O maior patrimônio do Brasil - ( de todos os tempOS) LAVA JATO. 2o - Dest. A política. 03- "" "" A economia. 04 - A Justiça. 05- O executivo. E FICA. tudo Por isso MESMO

  86. Texto elucidativo e convivente... a cisão na Corte Maior do país deixa claríssimo que estes ministros podem tudo, não têm limites e que são peças primordiais na briga rasteira pelo poder despudorado. Pobre de nós, brasileiros.

    1. O que mais me assusta é a possibilidade das forças armadas estarem dando suporte a esta escória do judiciário...

  87. Tá claro como a luz do dia: trata-se de desespero de certos juízes. São "decisões" mas tb pode chamar de "blindagem" aos grandes corruptos e não é por causa dos belos olhos deles. A conta vem.

  88. Só não vê quem não quer...o STF já era como instituição com credibilidade.Daqui para a frente tudo tende a ficar pior e acabará com o sistema jurídico desacreditado como um todo e, no extremo, pode até chegar ao ponto em que decisões emanadas do STF não sejam cumpridas parcial ou totalmente. A credibilidade do STF é a soma das credibilidades dos seus ministros e,convenhamos,estes estão com a mesma cada vez mais em baixa. A nossa Democracia precisa mudar.Esta que está aí não dá mais...

  89. O que se pode esperar de uma república onde o supremo tribunal só pode ser contido pelos mesmos indivíduos que só podem ser julgados por ele?

  90. A história do Brasil será contada pelos nossos netos, que dirão “ O amigo do amigo do Vovô. Essa merda nunca vai mudar?

  91. É com pesar que vejo um Supremo ,cujos Ministros ,não traz segurança jurídica ao país. Age como partido politico , à mercê de de atender seus afilhados , mudando sistematicamente entendimentos anteriores ao seu bel prazer . Estão, fora alguns poucos, totalmente desmoralizados devido as decisões tomadas de última hora . Atuam a favor de pessoas ,de partido , não de um país.

  92. É hoje uma corte desnecessária , que trabalha contra o povo , satisfazendo o ego de alguns ministros, criando insegurança jurídica , e o pior custando bilhões aos contribuintes , e povo sem ter a quem recorrer, ministros indicados politicamente por criminosos hoje condenados ,sem meritocracia, até quando o povo só vai assistir ainda não sabemos .

  93. O caso pode ser enquadrado como crime de segurança nacional, estão pondo em perigo até a recuperação da economia pois quem vai querer investir em um país que mudar as regras de contratos, e ademais estão também usurpando as prerrogativas do congresso sem terem sido eleitos para isso, como o senado também não age,creio sim que é hora de uma intervenção para salvar o país das garras desses criminosos

  94. O Janot deveria ter entrado com uma Metralhadora ou um cinto destes de homem bomba e arrasado uma destas sessões que eles fazem para acabar com Lava jato, para garantir que não falte ninguém e deixar que a mão do diabo detonasse tudo. Talvez um Brasil melhor no outro dia.

    1. Juraria que não estaria viva,como advogada que sou, para assistir o que está ocorrendo no Brasil. Uma vergonha.

    2. Toffoli merece medalha por notável incompetência jurídica.

    3. Mas tudo isso põe em pratos limpos a idéia de que, para dirigir um órgão de importância com o STF deve ser feito por alguém de competência, elevado saber jurídico e respeito às funções da instituição. Esse Tóffoli é um incompetente e presunçoso, nunca foi juiz, foi sempre um advogadozinho de partido político, que é o mesmo que advogado de porta de cadeia. Enveredou por caminhos ilegais, mandou Alexandre investigar, prender etc etc. Esse STF caminha para o brejo. Vamos aos prox capítulos.

    1. Este não pode estar em endereço incerto e ignorado. Tem que ser rastreado se não estripulia.

  95. Ótima matéria que, com clareza, reordenou fatos, falas e procedimentos confusos e ardilosos da nossa mais alta corte. Quanta falácia, quanto ardil, quanto aparelhamento. O pior é que quem deveria representar a vontade da sociedade -o Congresso- é feito do mesmo barro. O que fazer?!

    1. Melhor ainda: precisa um presidente do Senado q preste e cumpra sua obrigação de pautar os pedidos LEGÍTIMOS para investigar e afastar ministros do STF/STJ q violaram leis, regras, entendimentos, ou seja, subverteram valores caros à democracia e à nação de acordo com a cara do cliente. Quem não deve não devia temer ser investigado, mas pq essa premissa não serve ao STF, STJ...?

    1. Acho exatamente isso: auto defesa, através de defesa reflexa de altos ladrões da República, simples assim.

    2. Eu me pergunto a vocês ministros que supostamente estão aí ( para zelar pela justiça e cumprimento da lei) e ganham salários tão gordos e mordomias infinitas. Queria saber como vcs tem a coragem de acordar de manhã e se olharem no espelho? Vcs não tem o mínimo de vergonha ? Meu estômago embrulha só de olhar na cara de vcs, vcs são a vergonha desta nação...que colocam suas togas para defenderem bandidos, ou talvez vcs mesmos! Roze

  96. Marcondes Este STF está mais para enrolação do que uma incontestável interpretação, juridica e justa. Eu que pensava q aquela casa era a casa da justiça justa, me enganei. É uma falação recheada de enrolação, mas os resultados me traz uma frustração, é um tal de salvem-se quem puder Catilina Catilina até quando

    1. O STF é uma instituição, essa tem q ser mantida. Sou favorável a q o Alcolumbre sem vergonha faça sua obrigação e paute os inúmeros pedidos de impeatchment de determinados.ministros do STF q passaram de TODOS os limites aceitáveis. Simples assim.

    2. Sou favorável ao fechamento imediato deste " supremo"e a convocação do SUPREMO TRIBUNAL MILITAR para defender a Constituição de verdade.

  97. Está em curso o #LavaJatonuncamais . A prisão de Moro e Dallagnol é esperada para breve . O exemplo será dado para que nossos politicos nunca mais passem por esses vexames .

  98. O irmão de Toffoli é um corrupto ( e ladrão) caçado pela Lava Jato . O filho do presidente da república é corupto ( e ladrão ) protegido de ministros do STF . O pai do presidente da câmara do deputados federais , e o próprio, também são desse time . O presidente do senado foi eleito com suporte do presidente . Daí , isso tudo é pouco para essa turma de corruptos e ladrões. Todo esse vexame que passaram com a Lava Jato não vai sair barato não . Falta um vingança. Lava Jato nunca mais vem aí

  99. Na periferia do meu bairro tem um bordel . O nome dele é STF . Os frequentadores mais vips dele são chamados de ministros . As putas adoram eles porque promovem surubas inigualáveis e que ficam famosas . Os ministros desse STF quando querem enrrabam qualquer um pois são poderosos . Ai de quem desafia-los . Qualquer semelhança com outro contexto é pura coincidência .

  100. STF envergonha o país, com suas decisões q mudam de acordo com o julgado. Esses ministros deveriam ter vergonha na cara, a exposição ao ridículo é enorme, depois não querem ser criticados e hostilizados. Merecem todo repúdio da sociedade q paga seus salários e são obrigados a conviver com essa insegurança jurídica . Toffoli é o pior presidente de tds os tempos, petista defensor de bandidos. Uma vergonha esse Tribunal desmoralizado !!!

  101. Não temos segurança jurídica nenhuma. Somos um exemplo em combate da corrupção ( lava jato) no mundo e ao mesmo tempo damos o exemplo de como fazer para não ser um país sério. Possuímos 3 poderes corrompidos. Para resolver isto ( somente MATANDO todos) e com urgência, que surjam mais adélios!!!!

  102. O desmantelamento da Lava Jato só ganhou força graças ao acordão para livrar da lei o filho corrupto do bozo. Só os bozistas fanáticos não enxergam isso. Este será o grande legado desse desgoverno: o fim da maior operação de combate à corrupção da história.

    1. Apesar de ter sido um dos maiores apoiadores do Bolsonaro antes e depois das eleições, entendo que a reunião dos 4 presidentes dos três poderes que segundo a mídia resultou em um acordão que os fatos posteriores estão sempre a confirmar, sem negativa pessoal e incisiva do presidente, e a declaração do Toffoli a Veja de que salvou o Presidente de um impeachment, deixa no ar o cheiro de fatos maiores que a simples defesa do Flávio. Esse possível problema mudou o comportamento do Presidente.

  103. O STF com sua composição atual desonra a história da nossa Corte maior. Ministros sem as mínimas condições de julgar estão lançando o STF na lama. O povo está exigindo a mudança imediata de alguns nomes que compõem a Corte. Problema sério que necessita de solução imediata.

  104. Um político vc tira no voto. Um juiz supremo vc tira como? Contratando o Janot? Até quando esses juizecos vão nos humilhar?

    1. Faço a mesma pergunta, até quando essa sujeira vai continar, quanto ainda teremos que aguentar?

  105. Enquanto ministros do stf votam para ganhar 1 milhao nossas forcas armadas esperam que eleitores do Capitao Cueca saiam as ruas...

  106. A solução rápida e eficiente é a sugerida pelo General Walter Braga Neto: Como Alcolumbre não vai permitir a Lava Toga (ele deve a justiça). Portanto, só usando o art. 142 da constituição, requerida pelo Presidente Bolsonaro. O STF ficaria fechado por 3 meses, tempo suficiente para as investigações sobre os ministros envolvidos em maracutaias e leis esdruxulas criadas por eles. Não é Ato ilegal. Esta na Constituição.

  107. Do jeito que está não pode continuar, e só resta uma saída, apesar de traumática: simplesmente fechar a casa das excelências e abrir concurso público para juizes que honrem a constituição e o povo.

    1. Sugiro,: POVO na rua pelo cumprimentó do artigo 142 Congresso fechado por três meses.

  108. Esse stf parece um manicômio com uma maioria de maníacos com fixação na Lava Jato, no Moro e no Dallagnol! Querem incendiar o Brasil, como fez Nero na antiga Roma! Alguns ali, deveriam passar por uma avaliação psiquiátrica.

  109. STF deixa claro que é um balcão de negócios dos implicados e aparelhados com os próprios integrantes. Lá o jogo é pesado para salvar a eles mesmos. Passou dos limites da compreensão de cada um de nós porque as decisões lá estão sendo sinuosas e incompreensíveis.Imagino como fica o espanto daqueles de bem que atuam na carreira jurídica. Desmoralização total!

  110. Tem de haver algo que impessa estes (4 ou 5) desvirtuados de prosseguir com insensatez, alinhada aos interesses de capa dos processos!

  111. O que existe neste país é um STF totalmente corrompido e acéfalo. Mal sabem que a Constituição existe e o pior é que em um "jurisdiques" ninteligível continuam tentando nos convencer que focinho de porco é tomada. Chega !!!!!!!!!

  112. Tudo isso ocorre porque os atingidos pelas sentenças são pessoas poderosas dentre elas os políticos. Não fosse isso nem se discutiria sobre este tema. Aliás quem trabalha no poder judiciário brasileiro sabe que várias outras questões de ordem processual deveriam ser redescutidas para adequa-las aos anseios da sociedade mas ficam em segundo plano porque a abrangência delas não interessa às pessoas que estão no poder da atualidade.

  113. Excelente reportagem! A sensação é a de um grande rebanho de milhões de ovelhas indefesas, sem ânimo e sem organização para reagir, carentes de 'pastores' e defendidas por isoladas lideranças já emparedadas por 'meia dúzia' de vampiros em aparência de morcegos inofensivos e apoiados por hienas, cuja sede, tal como a dos vampiros, não é o abate, mas a subjugação definitiva do já combalido e disperso rebanho. A esperança: o rebanho é numeroso; unido, pode afugentar vampiros e hienas.

  114. A casa do STF esta desmoronando minada pelas suas próprias decisões contra a constituição e defesa de bandidos e corruptos.Estão jogando o país num caminho muito perigoso.

  115. Nunca se viu tanta insegurança jurídica. Tudo que vale hoje pode deixar de valer amanhã conforme os caprichos de suas excelências. Para tudo há recursos bastando ter muito cacau. Agora bandido que roubou muito só cumpre pena inteira por milagre. Inacreditável que ainda exista gente querendo investir nestas praias e mais inacreditável é que nem todas as melhores cabeças do país tenham fugido ainda para países mais sérios.

  116. Não precisamos de um STF que inventa regras que não existem no meio do jogo com o objetivo claro de favorecer criminosos. Usam de argumentos absurdos a todo momento só trazendo insegurança jurídica.

  117. Que suprema corte é esta? não nos orgulha com suas decisões nem tão pouco decide nada, justiça nem pensar, nos mantem em agonia lenta, pobre povo pobre país.,

  118. Eu vejo as decisões do STF assim: alguém questiona qual seria o melhor formato para uma roda. Depois de meses de estudos, o plenário se reúne para decidir. Dois ministros acham que o melhor formato é o redondo; quatro ministros opinam pelo triangular; três optam pelo quadrado e dois pelo pentagonal. Então, por maioria, fica estabelecido que as rodas deverão ser triangulares.

  119. A Segunda Turma fez kaka, agora o STF está em palpos de aranha. Para sair da enrascada, só há duas opções: desfazer o que a Segunda Turma fez e considerar que não há precedência nas alegações finais dos acusados; ou anular todas as sentenças em que houver delatores. Fora disso, vai haver uma enxurrada de HC ou recursos pedindo extensão da anulação para os delatados.

  120. Bosta! O Brasil, país da insegurança jurídica! País da impunidade! País que projeta a impressão de que o crime tem membros na instância máxima da justiça! E nós, só tomando ferro! Até quando vamos aceitar passivamente todas estas manipulações?

  121. o STF e os outros poderes da República são básicos ao funcionamento da democracia. Não podem ser sequestrados por agentes que ajam em prol de grupos nocivos ao interesse republicano. O Senado, que deveria equilibrar e fiscalizar o que acontece Se furta a fazê-lo, por razões inconfessáveis. Vivenciamos um golpe contra as instituições e rumo a uma ditadura. Urge um contragolpe daquelas ainda sãs e comprometidas com os interesses permanentes da Nação, razão última da constituição e das leis.

    1. Sim, Geraldo, bem colocado. Um jogo de chantagens mútuas. Buscam benefícios recíprocos. Sacrificam o interesse nacional em prol daqueles benefícios excusos. Bem lembrado, o Moro que o diga.

    2. Um jogo de chantagens interminável. E você precisa ser chantageavel para ser aceito nessa comunidade. Moro que o diga!!!

  122. Quando a população se revolta chegando ao extremismo de pedir o fechamento do Supremo ou a volta dos militares, eles (judiciário e políticos) não sabem porque!

  123. Estamos de olho , se isso acontecer vamos a rua , agora com força total , apoiamos a lava jato , STF acham que mandam no país mudam as leis conforme seus interesses , vergonha nacional .

  124. Hoje vi noticiário que no PERU o exército cercou o Congresso. Exemplar atitude. Aqui teria que ter mais tropas para cercar dois prédios.

    1. Ficaríamos livre desses bandidos q atrasam a vida do país !!! Congresso e STF libertaria o povo de tanta Bandidagem !!!

  125. Há um brocardo jurídico que diz: a lei não socorre aos que dormem. Por isso, somente quem alegou prejuízo à ampla defesa desde a 1ª instância pode se beneficiar da estapafúrdia decisão do STF. Noutro aspecto, é fundamental saber-se se a sentença fundamentou-se nas alegações do delator. Caso não tenha se fundamentado, e é bem possível que não o tenha feito (afinal, delação, por si só, não constitui prova), não merece provimento a contestação.

    1. Perfeito comentário Léo, mas parece que os doutos não têm capacidade de enxergar isso, pois deixaram de ser técnicos para serem políticos.

  126. As Alegações Finais, como o nome diz são Finais (as partes se pronunciam se assim o desejar, muitas vezes não). Todo já foi dito, na órdem estabelecida, com respeito as palavras sagradas (amplo.. e o contraditorio). O processo ja esta concluido, não podem aparecer novidades, por isso o legislador não fez diferencia entre os reus. As excelências com suas doutrinas, gozando de ouvir sua propria voz (chata, cansativa) "ejacularam" uma tese que não convence ninguem. Triste pais que gerou esses morce

    1. Eu diria que o Debi e o Loide poderiam dar aulas de capacitacão para os morcegos.

  127. As organizações terroristas não hesitam explodir um avião cheio apenas para matar um adversario incomodo. Aqui temos o mesmo só que ao contrario: Para salvar Um "amigo" tem que salvar todos os passageiros: todos condenados confessos. "O Procedimento" é habitual nas republiquetas ou republica das bananas. Brasil acaba de ser aceito no clube das mesmas. Nao foram necessarios argumentos obvios passiveis de ser enunciados por estudantes de direito no primeiro ano. As proprias excelências tropeçaram.

  128. Os Ministros querem se blindar e blindar os amigos dos atos de corrupção, evasão de divisão e caixa 2 cometidos pelos Senhores Supremos! Enquanto isso a Receita coloca as pessoas de bem, que ganham pouco, em pendências ridículas quase todas corretas comprovadas por documentos. Só causa estresse ao contribuinte... A proteção é para os poderosos! Que justiça é essa? Que país é esse? A CONSTITUIÇÃO não diz que todos são iguais perante a Lei? Quanta hipocrisia no STF, sem o mínimo escrúpulo!

  129. Sintese e' coisa pra genios. O titulo JURISPRUDENCIA DE OCASIAO, DIZ TUDO. Parabens. E'exatamente isso q aconteceu, ou ainda esta acontecendo. Isso nos remete a necessidade de ir pras ruas pedir urgentemente uma LAVA TOGA JA. BOA PARTE DESSA GENTE NAO NOS REPRESENTA.

  130. Totalmente Desmoralizado e visivelmente imoral está sendo a conduta dos togados,que antes,muito antes da exposição pública dos escândalos dos crimes de colarinho branco,passava à sociedade a sensação de que a ética e os valores morais protegidos pela constituição fazia parte das obrigações da corte salvaguarda-las suprema corte

  131. Brasileiro é povo besta Brasileiro é povo besta, Que de sofrer muito gosta... Por não saber dizer "basta!", Vive nadando na bosta!!! --- (Poeta Anchieta - Acre)

  132. Interessante constatar que a Suprema Corte manifeste sua posição com base em dados obtidos ilegalmente. Como guardiões da lei, da ampla defesa e do devido processo legal, esse material nunca deveria ser utilizado ou mencionado em suas decisões. É esse site deveria ser censurado e ter suas publicações proibidas, assim como querem fazer com um livro que está para ser lançado, cujo conteúdo deve ser bem interessante.

  133. Inacreditável o que está acontecendo na mais alta corte do país. Se contar ninguém acredita. Viramos casa de ninguém. Is interesses mudam a cada instante. Quem tem dinheiro e amigos se salva na justiça. Do contrário....

  134. Lamentável é notar que o STF.agi para favorecer amigos politicos e corruptos e não em defesa da constituição e das leis e pelo bem de todos.

  135. Lamentável essas atitudes. No caso em tela o HC não deveria ser concedido justamente por falta de previsão legal. Sem delongas. Mas parece que tudo que dá certo e passa a margem dos "supremos" ministros em decisões tomadas por outras instâncias fere egos. Como disse um ministro em certa ocasião, "afinal somos o Supremo". É nesse passo parece desnecessária a existência do Congresso. No máximo poderia ter sido levantada a inconstitucionalidade das leis que tratam da colaboração premiada.

  136. Acabei de ler toda a edição dessa semana da Crusoé. Parabéns a todos envolvidos essa foi sem sombra de dúvidas aelhor edição da revista. Chego à conclusão que a solução para o Brasil não passa pelas vias democráticas e constitucionais...

  137. Desânimo total com essa República! Não consigo terminar a leitura dessa reportagem, quanto mais toda a revista! Quero deletar a Política. Vou ler meus livros e curtir meu final de semana. A gente vai levando, vai levando....

    1. esse supremo do jeito que está vai ficar uma merda. eles têm que criar regras imutáveis. O Supremo tem, obrigatoriamente, que se alinhar para ser um tribunal respeitável. Se assim não for, estamos ferrados. abraços fraternos. TFA.

  138. Com esse “tal” de STF só defendendo interesse de bandidos está mais do que na hora do Presidente plagiar o Gen. Costa e Silva em 1.968.

    1. Nem isso; economizemos, pois! Que se desinstitua, extinga-se o STF, pelo Whatsapp!

  139. O prejuízo seria constatado caso a peça apresentada pelo réu que colaborou trouxesse algum fato novo. Como, em regra, as alegações finais não trazem fatos novos, dificilmente a decisão de primeiro grau seria casada. Isso não é invenção de nenhum ministro. Isso é Direito: "pas de nuliteé sanz grief"

  140. Grécia Paraíso financeiro do mundo .a 10 anos atrás todo indivíduo era milionário . Moral da história, por não fazer as reformas como a Argentina etc. Quebraram. Vivemos uma nova ordem econômica e política, QUEM NAO FIZER O DEVER DE CASA ESTA FADADO A. MISÉRIA. NAO PAGUEM PARA VER.

  141. Eu tenho nojo desse STF, que está criando leis, contrariando as que sempre existiram, e advogando para bandidos. Este é, sem sombra de dúvida, o pior colegiado da historia do Supremo, com duas ou três exceções. Eles amaram o circo, eles que o desarmem.

  142. Muito estranho que pessoas de “tanto saber jurídico” tenham interpretações tão diversas da Lei. Talvez esteja faltando todo esse “saber jurídico”...

    1. É isso. Onde está o notório saber jurídico. Em cada cabeça uma sentença conforme seu notório saber!!!

  143. É amigos tenho 75anos e sempre procurei me manter INFORMADO econômico É politicamente falando. Me recordo quando a Argentina era tão rica q foi considerada a Califórnia da América do Sul. Hoje empresários moram em baixo da ponte. me recordo do Japão e China com milhões de famintos morriam . hoje a China é a BOLA DA VEZ . Ainda tem gente que diz q o chineses TRABALHAM muito e tem pouca RENDA. Bela loucura. Ainda tem gente q defende o PT. ETC. são MÍUPES de berço. A Grécia Paraíso financeiro do

  144. Tese do Tofolli? O nome disso é preclusão. Não tem invenção nenhuma. A Crusoe necessita urgentemente de assessoria nesse campo.

  145. Podemos considerar a piada do ano ao dizerem que a lava jato existe graças ao STF!!! Ela existe graças a força tarefa e ao ex Juiz Moro, pessoas comprometidas com o combate à corrupção e ao crime organizado. Qtos processos de políticos o STF julgou até hoje????

    1. concordo plenamente. nenhum político foi julgado. Esse STF é uma vergonha. Só tem uma saída, tirar todos eles.

  146. São as trevas atuando para proteger os grandes bandidos, que infestam as instituições , e não deixam o Brasil caminhar no destino sonhado pelos brasileiros !!

  147. Esse STF está como o samba do crioulo doido!!! Querem mudar tudo para luladrao poder se candidatar em 2022!!! É uma vergonha esse STF!!! Estão desmoralizado as instituições, uma hora é assim, bateu um vento forte, já mudam tudo!!! Gente fala sério, vcs acham que algum investidor vai querer colocar dinheiro aqui?? Claro que não!!! O Brasil está parado também graças ao STF!

  148. Ingenuidade acreditar que o STF defende os anseios da sociedade brasileira no combate ao câncer da corrupção. Há tempo a Corte com práticas absolutistas faz o quer. Afinal compactuam com seus padrinhos que lhe deram o cargo. Servem a quem?

  149. Pra quê juízes superpoderosos ?Pra quê senado formado por bandidos ? Eles só oneram o contribuinte legislando em seu próprio benefício ! Capitão! Fecha tudo !Instituições só valem se merecerem nosso respeito! Esses daí não nos representa !

  150. Nem consegui ler tudo !Me dá ânsia de vomitar ! Como pode uma corte ir contra o combate a corrupção ou qualquer ato criminoso ? Deveriam sacramentar as decisões dos que lutam por um país melhor punindo os malfeitores e não punir os que os julgam !Só vomitando mesmo ! É preciso mandar esses togados pra um trabalho forçado de enxada na mão!

  151. Não há quem possa impichar o STF ou alguns ministros pelo menos? se somos um presidencialismo, seria Bolsonaro quem poderia fazer..por que não faz?...

  152. PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, PELAMORDEDEUS, FECHE O STF, SEJA MACHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  153. O STF, como bem previu o JURISTA MODESTO CARVALHOSA, sob a presidencia de DIAS TÓFFOLI, se caracterizou como um show de horrores, em que os identificados com a corrupção, são tratados de forma diametralmente oposta, ao como seriam tratados por JUÍZES DE VERDADE, formados e aprovados em consursos públicos. Esse é uma realidade que estará nos livros de história do Brasil. Como será chamada essa fase da história do STF? Quem tem uma sugestão pertinente?

  154. Vamos lá então. O STF, hoje, é um emaranhado de si mesmo. Suas sentenças,que deveriam formar jurisprudência já não têm a menor credibilidade. A Suprema Côrte perdeu-se na conflituosidade dos seus egocêntricos ministros, onde cada um tenta,monocraticamente, impor seus julgamentos, à revelia da sociedade, e pasmem, da própria Constituição nacional. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

  155. Pura incompetência mesclada com mau caráter de alguns, estão se enrolando e se enforcando com a própria corda queria uns 5 desses degolados. Como um sujeito que repetiu 2 x o concurso de juiz pode ter tanto poder? E o que é pior ser presidente da corte? Inacreditável bem como esse estado, em que o país chegou...

    1. São os togados patrocinados pelo Presidente da República certo ??? Então acabou o mandato após aos 04 anos ... acabou tbm o patrocínio. Nova eleição ou se for reeleito, poderá haver a recondução dos mesmos togados ou ser ou serem substituídos. Assim acaba-se com o “vitalício” dos togados e os compromissos de proteção ao patrocinador. Se não kerem a Lava toga ( q tbm não resolverá nada) e nem o impeachment, faz-se uma PEC alterando a Carta Magna. Ficou mais simples ??? Solução existe, é só kerer.

  156. Estamos estarrecidos comSTF, não se justifica uma corte sem critério , que solta corruptos , contrária à sociedade que não aceita mais este nível de roubalheira dos governantes e administradores inescrupulosos. STF da guarida . Ou são comprometidos e ou que pensar?????

  157. Esse ministro Dias Toffoli é hilário e sem nenhum carisma ( inidôneo e desonesto todos sabem que é). Pois bem, impactar a opinião pública, esse STF sabe fazer muito bem (sempre negativamente) Sou a favor de radicalizar, destituir todos os ministros do STF e fechar o congresso . Democracia as favas, hoje é vergonhoso o modelo de democracia apresentado, poderosos de toga fazem e desfazem sem critérios claros e respeito a Constituição! Presidente Jair Bolsonaro, seja duro em suas decisões!!!

  158. A insegurança jurídica não é um problema exclusivo do STF, mas sim de todos os Tribunais do país. Talvez o STF seja um dos menos piores neste sentido. Enquanto não se passar a justiça a limpo, vamos ter estes problemas.

  159. Com todo o respeito, isto não é um problema do STF, mas sim um problema de todos os Tribunais do país! Ouso afirmar que o STF seja um dos menos piores neste sentido. Os Tribunais fazem o que querem, esta é a grande verdade! Se quiserem resolver este problema, toda a justiça deve ser passada a limpo.

  160. Temos que reagir. Protestos pacíficos gigantes pra pressionar esse abuso de poder. Ou , como na revolução francesa que tanto aplaudem, na teoria. O que faremos?

    1. CONCORDO PLENAMENTE. ESTAMOS MUITO PARADOS. NA VERDADE COM A ELEICAO DE JB, ESPERAVAMOS UMA ATUACAO MAIS ATIVO NESSE ASSUNTO, MAS VA VIMOS Q ISSO NAO ACONTECERA. PRA RUA JA.

  161. Alguém tem que explicar para o Presidente que nenhum país ou empresa internacional que se prese vai investir num país sem SEGURANÇA JURÍDICA. O STF tem demonstrado claramente incapaz de seguir as Leis Vigentes no País, legislando sem mandato ou voto, e mudando o parecer conforme o acusado. Assim, a Reforma da Previdência e outras vão simplesmente recuperar a economia do país pra ter mais pra roubar. Agora, legalizado pelas Leis aprovadas na calada da noite.

  162. Como um país pode sobreviver sadio diante dessa postura que legisla retroativamente, ou seja o rito não tinha determinação legal e agora o criaram para ser aplicado retroativamente desmerecendo todo um procedimento jurídico de anos a fio e que recuperou para o país quantias bilionárias roubadas dos cofres públicos??? Impossível haver respeito diante disso.

  163. Diante de tanto comportamento injusto e errático com estas decisões de tirania deste STF, venho a concluir q somente os militares são indicados para defenestrarem estes maus juízes traidores da pátria.

  164. O STF agora legisla, investiga e julga, num flagrante desrespeito à Constituição! Tudo por recalque e inveja do sucesso das Operações Anti Corrupção, cuja principal é a Lavajato. O pior, os ministrécos têm o objetivo de invalidar sentenças contra a politicalha podre e os endinheirados, os livrando da cadeia e garantindo sua impunidade. Esse STF da vergonha tem a pior formação de sua história!! Resta à sociedade brasileira que presta, desacatada e enganada, imaginar até quando vai esse escárnio!

  165. A sentença de hoje pode não ser a mesma de amanhã. Como o cidadão brasileiro comum vai ter confiança nas decisões da justiça?

  166. O filho manda no pai !!! O pai perde a moral Perdeu a personalidade. Tá na hora das forças armadas tomar uma decisão. Nós brasileiros estamos encurralados. F.A. Está na hora de entrar em ação

  167. Lastimável que para ser ministro do STF só precisa ser formado em direito e um padrinho. Assim pode mandar em uma nação inteira.

  168. Ainda acho que este supremo deveria acabar esta corte prejudica o Brasil ,joga contra a decência do país deviam ser todos exonerados e feito uma nova corte pela meritocracia ,e muitos da corte de hoje precisam ser investigados e presos se for o caso a maioria alí para mim são corruptos .

  169. O STF é uma vergonha para os brasileiros de bem. Tanto em termos éticos, como de qualificação de seus membros. Em que país uma suprema corte tem como presidente um inepto, reprovado seguidamente em concursos para juiz? A Lava Jato existe "apesar" do STF, e não "graças" a ele, que tenta por todas as formas minar a operação. E, ao que tudo indica, em breve os poderosos desse país receberão dele uma clara mensagem: "PARA VOCES, O CRIME COMPENSA"

    1. Certíssimo o seu comentário!! É lamentável a atuação do Supremo. É uma sucessão de erros que vai levar o país a uma situação incontornável.

  170. Se a justiça realmente fosse séria, após esta decisão, a primeira instância abriria um prazo de 5 dias para o delatado falar e, no mesmo 5o.dia, proferiria a sentença, enviando-a imediatamente a segunda instância onde, fariam o mesmo processo e no máximo em 15 dias o criminoso estaria preso DEFINITIVAMENTE e para compensar, aumentaria todos para a pena máxima em questão, sem direito a progressões e teriam também suas multas DUPLICADAS. Bastaria à Justiça um caso para demover todos os demais

  171. Este STF de Toffolli e Gilmar, secundado por Lewandowski, Celso de Mello, Alexandre de Moraes, é uma excrescência. Só tem bandido ou defensor de bandido. É uma vergonha que faz com que tenhamos vergonha de ser brasileiro. E pior, nada podemos fazer.

    1. semideuses que sabem que um dia todos estarão mortos.... lei da natureza, graças a Deus!

  172. O único comentário que todos deveriam fazer é apenas uma pergunta : Quando iremos lutar para encerrar para sempre o clima geral de impunidade de todos os poderes ? Será que conseguiremos de forma pacífica e democrática ?

  173. 🇧🇷 Que tribunal aquilo há muito virou casa de negócios, cada verme de toga defende os interesses da banca de advogados que pagar mais.

  174. Isso mostra a incompetência de um tribunal quando está a serviço de alguém, não sabem o que fazem e criam leis inexistentes, o que não é o seu papel, são ministros que estão mirando um caminho perigoso para democracia, o povo está quieto mas não é besta

  175. Dias Toffoli dizer que a Lava Jato só existe graças ao STF é uma PIADA, não é não?. Esse cara ainda não percebeu o tanto de Leis existentes no Brasil que definem as práticas delituosas e a devida punição para tanto, e que devem ser coibidas por Policiais, Ministério Público e Magistrados (e mum alerta: CONCURSADOS ). O que não pode são aventureiros fazerem besteiras por falta de habilidade para tanto. Assim, o Brasil volta pras mãos das QUADRILHAS.

  176. PASSOU A HORA DE FECHAR O STF E O CONGRESSO. COM A ENORME ECONOMIA SEM ESTES SANGUESSUGAS DO PAIS , TERIAMOS $$$ DE SOBRA PARA INVESTIR EM EDUCAÇÃO EM HORARIO INTEGRAL QUE POR TABELA REDUNDA EM SAUDE !!!

    1. 🇧🇷 Tenho o mesmo sentimento fechar esses prostibulos.

    1. 🇧🇷 O tempo da vergonha passou agora é o tempo do ódio chegará a hora da vingança.

  177. Excelente matéria! Realmente, a Suprema Corte, atualmente, é o símbolo da descrença e insegurança jurídica. Ninguém, exceto os ''tubarões'' confiam mais na mais alta cúpula do Judiciário. A decisão de quarta além de ser totalmente sem nexo, uma verdadeira aberração jurídica, trará graves consequências não só aos condenados na Operação Lava Jato, mas a libertação de outros condenados por diversos crimes.

  178. Todas as vezes que vejo o plenário da Corte reunido, lembro-me das minhas aulas de Direito Romano, há 35 anos, quando o velho professor discorria acerca das negociatas, das esquisitices, das barbaridades das decisões lançadas e ratificadas pelos membros do SINÉDRIO ROMANO na Roma Antiga, atualmente ressuscitado na sua inteireza pelos atuais membros do STF. Nunca os brasileiros se envergonharam tanto das "decisões" dessa Corte. TODOS os operadores do Direito do país estão ESTUPEFATOS

    1. Faço minhas tuas razões. Vergonhoso com uma Suprema Corte está a serviço de criminosos. Até quando?

    1. 🇧🇷 O STF serve para seus membros ficarem milionários. 🇧🇷 Usam a toga para ganhar dinheiro.

  179. “Se o STF, como bem disse” o ex-ministro Resek, não dá segurança jurídica aos brasileiros, para que serve? Para usufruir de salas especiais em aeroportos, para degustar lagostas e vinhos importados, para serem omissos ou conviventes com a bandidagem, para torrar dinheiro público com suas garras? Assim, se não dão segurança, que se feche o STF e se vote por novos ministros.

  180. Quem vai parar esse trem bala do STF?????. Se a segunda instancia cair , o caos será total. Previnan_se!! Estoque alimentos, quem irá investir num país as margem da lei? Um cabo e um soldado e um jipe ? O jipe nao tem gasolina.

  181. mesmo não tendo poder sobre a corte, infelizmente temos uma pessoa na presidência que por seu filho se acovardou, não pode falar, não pode criticar, fez acordo, a nova fase da maracutaia está aberta. e se pensarmos em ir a rua, vão soltar os caras de preto nas manifestações. estamos fudido, vamos sustentar riquezas e benesses por muito tempo ainda. um monte de cuzão se achando a última Coca cola do verão. acredito que um cabo e um soldado seja a solução dessa latrina.

    1. Concordo, Bolsonaro se acovardou por casa dos filhos!!!’ Isso é fato.

  182. Supremo Tribunal Federal, envergonha os cidadãos de bem, honrados, trabalhadores deste País. Ministros que continuam Advogando em causas próprias, fazendo da Corte, uma extensão dos seus Escritórios de Adv. que são representados por filhos, ou pessoas de sua inteira confiança. Estão Legislando na "Cara Dura", para favorecer os corruptos, que os presentearam com tão elevado cargo. Fazem isto públicamente, enaltecem os direitos de corruptos presos, e tentam desmoralizar a Operação Lava Jato.

  183. E o "senadinho" nos envergonha ainda mais, acovardados ignoram o desrespeito às nornas constitucionais vigentes praticados pela "suprema" Corte.

    1. um monte de rabo enrolado um no outro. não pode nem olhar torto. todo mundo deve.

  184. É uma enxurrada de atos de cinismo e incompetência desta Maldita "suprema" corte, que dá força às palavras do Prof.Olavo de Carvalho, o qual disse que no Brasil "estar Errado é uma Obrigação".

  185. Como respeitar uma Suprema Corte que não se preocupa com a coerência em suas decisões, sendo a maioria delas obtidas com quórum de 5/6 ou 6/5? Desprezo e asco por esta corte em que a maioria decide apenas atendendo interesses próprios e não interesses dos cidadãos que pagam seus imensos salários e mordomias!

  186. Um país livre e democrático não pode ficar submisso a vontade de 11 pessoas com suas convicções pessoais. Isso é uma ditadura disfarçada. Uma mudança no modo de se escolher os ministros do supremo e o tempo de mandato são tão urgentes quanto a reforma da previdência. Isso tem a ver com justiça, liberdade e democracia

    1. STF Congresso e merda são iguais.Devem ir para o esgoto.

  187. STF sem legitimidade alguma.Sua função está atrelada ao interesse dos corruptos que os colocaram lá, para julgarem de acordo com o que lhes é conveniente!

  188. Não há nada de útil nessa decisão de anular sentenças com base em mera ordem de manifestações em razões finais, que servem, apenas, para que cada réu relate o que viu a seu favor durante a instrução processual. O que se esperava do STF era o endurecimento de sua jurisprudência para dificultar ainda mais para os corretos. Mas alguns de seus ministros preferem fazer exatamente o contrário.

  189. Do jeito que as coisas estão onde o "guardião da Constituição" passou a se dar ao papel de GUARDIÃO DA CORRUPÇÃO sendo o Poder hoje que também muito nos envergonha, não duvido nada que tenhamos um Marcola ou um Fernandinho beira mar como Ministros desse tribunal. Lembrando que eles já possuem vasta experiência em outros tribunais e com isso, estão aptos a assumir uma cadeira no STF. Infelizmente diante dessas atitudes o STF nos faz pensar assim.

    1. Caro Daniel, parabéns pela lucidez de suas palavras. Acredito que elas são comuns a muita gente "de bem"! Em relação ao Fernandinho e o Marcola é uma questão de tempo, muito pouco, para se tornarem "eminentes pares". Por hora possuem representantes!

  190. Um tribunal que não respeita a Constituição, leis, poderes, instâncias, e nem o clamor de milhares de consciências equilibradas da sociedade, que tem "juízes" inquestionáveis, infiscalizáveis, inimputáveis, trabalhando claramente a favor de máfias e bandidos condenados, só pode ter a mesma natureza destes.

    1. Essa turma do stf ( minúscula mesmo) irá para a história do país como sendo a mais esculachada, vergonhosa, ridicularizada e bandida. Igualmente os bandidos, que no dia a dia praticam roubos, assassinatos, estelionatos e outros crimes e não se arrependem, ESSA turma pratica essas maracutaias com a cara mais deslavada. Não sei pra onde iremos e o que pode acontecer.

  191. A forma de escolha do integrantes das Cortes superiores é que contaminam a instituição. Hoje temos acesso a esses escândalos, mas esses tribunais sempre foram venais! Uns ministros mais e outros menos, mas sempre foram, porque la ingressam via favores e comprometimentos, ou estou errado!!!

  192. Caros Fábio e Mateus, o STF pode registrar a patente de uma revolucionária inovação tecnológica no campo do direito:. "FAKE LAW" ❗

  193. Essa turma do STF , são malabaristas da lei . Fruto de indicações equivocadas dos presidentes e pessimamente avaliados por um Congresso sem credibilidade moral , resultou numa turma inconsistente e que desprezando a Constituição tenta impor teses de acordo com interesses outros do que a própria justiça . Se desqualificaram no modus operandi. Melhor para a Segurança jurídica do Brasil que fossem aposentados e uma nova ordem de indicações meritórias fosse aprovada pelo Congresso Nacional .

  194. É uma afronta aos brasileiros quando Gilmar Mendes que raciocina com o fígado diz impropérios contra a lava-jato.este ministro mal educado precisa pedir desculpas.

    1. Maria , este juiz tem que deixar o cargo . Mudar pra Portugal e nunca mais pisar em solo brasileiro !!

  195. Vergonhoso ! Esta “corte” que mais parece a casa de mãe Joana , está cada vez mais ,gerando insegurança jurídica . Os integrantes não estão tendo coerência nos seus atos . A cada decisão eles anulam outras que estão em curso . As decisões do presidente do STF , são confusas e incompetentes indignas do cargo ocupa . O povo brasileiro está de mal para pior em tudo neste país de : “ meu Deus o que é isto “ Acho que , com 2 ou 3 exceções, deveriam dar a mão à palmatória e deixar o cargo !

  196. Hj os grandes sacanas no STF são Toffoli, Gilmar Mendes e Lewandovsky principalmente. Estão lá pra minar o Judiciário. Precisamos campanhas pra apear esses carunchos do poder. Estão contra a maioria da sociedade brasileira

    1. Todos estão minando o STF e acabando com a nossa esperança de vermos um pais justo e igualitário para as pessoas de bem. Todos os bandidos merecem prisão perpétua !

  197. É realmente espantosa a ingenuidade de todos. Está muito mais fácil tomar o poder do que vender títulos de capitalização... Incrível !!!

  198. A democracia sempre é usada para livrar os canalhas ricos da cadeia. Se vc criticar essas instituições vc é fascista. Eu tenho vergonha de ser brasileiro.

    1. Retardado e incompetente. Mas uma coisa que não se pode negar é que ele tem sido fiel aos seus patrões, que, desgraçadamente, são os sanguessugas da Nação.

  199. Esse vai-e-vem do STF, além de inconstitucional, demonstra a solidez dos julgamentos da Lava-Jato. Veja quantas vezes desfazem pilares da Operação, sem conseguir derruba-la nem soltar os bandidos de estimação daqueles "Ministros".

  200. Excelente proposição! Eu quero muito encaminhar materias da Crusoé nas redes sociais, ajudaria muito na luta contra os desvios da República.

  201. Infelizmente, indivíduos que carregam consigo a mácula do mal fazer, caso de Gilmar, Toffoli e Lewandowski, tentam fazer da instituição que é o STF o próprio escudo protetor par assim ficarem protegidos e impunes dos pecados cometidos.

  202. Petista quando preside(mesmo quando não preside) alguma coisa só faz cagada e crime. Na verdade o STF criou uma lei para aplicar retroativamente para seus(do STF) interesses político/pessoal/corrupto, é a maior ignomínia que se tem notícia no Brasil, são muito piores que os condenados por corrupção, estupro...etc. são justamente os ungidos para aplicar a lei, são os que decidem culpa/inocência e aplicam penalidades, afrontam todo o país esgotado, roubado, perplexo.

  203. É mister emendar a Constituição Federal para mudar a forma de compor o STF. Primeiro deveria haver concurso público para Desembargadores dos Tribunais de Justiça e para Ministros dos Tribunais Superiores (STJ, STF). Com imposição de requisitos: ser juiz de carreira (acabar com quinto constitucional), prestar concurso, com provas (escrita, oral, título), o que possibilita escolher pessoa ilibada de alto saber jurídico, à altura do cargo. O STF compõe-se de ñ juízes. Resultado: sentença esdrúxulas

    1. Muito bem colocado. É isso que o cidadão brasileiro espera.

  204. O STF não é formado por guardiões da Constituição, más por representantes dos ladrões da república. Esse é o motivo da disparidade das decisões. Cada um decide de acordo com o que seu mestre manda.

  205. Este STF está conduzindo o país para o caos. A repulsa da população é enorme. Desse jeito ainda vamos ver gente pendurada em postes...

  206. ARTIGO MUITO BEM COLOCADO. FOI-SE O TEMPO EM QUE SE FALAVA DO STF COM RESPEITO QUASE FILIAL, PORQUE SEUS JULGADOS TINHAM FIRME EMBASAMENTO LEGAL, ERAM AULAS RICAS DE CONTEÚDO, NÃO APENAS JURÍDICOS, MAS AINDA AINDA EM CONTEÚDO ÉTICO E MORAL. HOJE, RUI BARBOSA DEVE ESTAR CHORANDO EM SUA SEPULTURA!!! O QUE FIZERAM COM A NOSSA JUSTIÇA!!! PARA BENEFICIAR CORRUPTOS INVENTAM-SE TESES RIDÍCULAS, INSUSTENTÁVEIS, ISSO SIM, UM ABUSO DE AUTORIDADE!!! UM TAPA NO ROSTO DO CIDADÃO CONTRIBUINTE!!!

  207. Tofolli provou sua total incompatibilidade com o cargo que ocupa. ministro do STF deveria ser alguém com formação e experiência em julgamento. Deveria ser juiz ....estão se afogando no próprio ego

  208. A maioria desses “Ministros” está fazendo defesa prévia, criando instrumentos que possam ajudá-los, porque sabem que mais dia menos dia serão descobertas participações em esquemas de corrupção.

  209. A porosidade desse site é muito ruim. Como vou assinar algo que não enxergo, nem nunca enverguei na totalidade? Permitam alguns dias de acesso para o leitor experimentar o produto

  210. O Supremo, com os Min. medíocres que temos , (há excessões,lógico) se tornou o guardião da insegurança jurídica e da impunidade. O que esperar de um Toffoli que por 2 vezes foi reprovado em concurso para a magistratura ???

  211. E esses ministros (não são juízes) ficam indignados com as reações do povo ao stf, sendo que eles são os únicos culpados por jogar a reputação do stf no lixo.

  212. Bem, Lula, ladrão experiente, nomeou vários safados para o STF ( quem um ladrão escolheria ??? ) e eles , safados que são, querem continuar enriquecendo (Gilmar e Toffoli, com certeza... Assim sendo.... STF, um ninho de velhacos, nomeados por ladroes eleitos pelo povo analfabeto... Lula, um peão ignorante e miserável, Bolsonaro, desequilibrado e miserável (o filho já é ladrãozinho...)... Taí, um penico cheio, infestado de vermes , dá pra examinar a olho nu, tranquilamente....

    1. Cadê os petralhas de plantão, que deixam comentários aqui? Perderam o pique ou não sabem o que dizer?

    2. Só um numero pode resolver toda esta celeuma. 1 4 2 já.

    3. Muito bem postado Álvaro, mas não podemos nos esquecer que antes desses mercenários irem para o STF, foram sabatinados por 81 congressistas que sabiam da formação e origem de cada um, como a maioria desses escrutinadores tem culpa na roubalheira, que acha que daria? Câmara, Congresso e STF são da mesma laia...tem que fazer.como fez o Peru, dissolver....mas nosso presidente por algum motivo abriu as pernas....

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO