ReproduçãoThiago Martins, o Chiclete: dinheiro de Vermelho foi para realizar "investimentos"

Vermelho e Chiclete S/A

O hacker de Araraquara entregou 100 mil reais ao programador de Brasília preso sob suspeita de participar da invasão ao Telegram de autoridades
04.10.19

Na semana passada, Crusoé revelou que os hackers que invadiram contas de Telegram de centenas de autoridades brasileiras tentaram vender o conteúdo das conversas roubadas para o americano Glenn Greenwald. A tentativa de venda para o editor do site The Intercept Brasil não teria sido bem-sucedida, mas a Polícia Federal segue apurando se, antes de Greenwald receber o material, algum interessado em que as mensagens viessem a público bancou a ação criminosa.

Crusoé teve acesso a novos desdobramentos da investigação que mostram que a PF agora tenta esquadrinhar uma transação de 100 mil reais entre os dois principais suspeitos de envolvimento nos ataques até agora: Walter Delgatti Neto, o Vermelho, e o programador de computadores Thiago Eliezer Santos, o Chiclete.

Entre todos os investigados, Chiclete é o mais experiente em informática. Ouvido pelo delegado Luiz Flávio Zampronha após ser detido na segunda fase da Operação Spoofing, ele se esquivou de várias perguntas e negou qualquer relação com os ataques a celulares de autoridades, mas admitiu que apagou os arquivos de seus computadores após seu nome vir à tona em reportagem publicada por Crusoé.

Se as respostas de Chiclete não ajudam a clarear o caso, as perguntas do delegado indicam o caminho do dinheiro que a polícia está seguindo a partir da quebra do sigilo dos envolvidos. Chiclete foi indagado sobre sua relação com Vermelho, sobre a venda de uma Land Rover para ele e sobre seu suposto papel de “mentor” do hacker.

Foi justamente nessa parte do depoimento que o programador admitiu ter recebido 100 mil reais de Delgatti. O valor, disse, foi entregue para que ele fizesse “investimentos” em nome de Vermelho. Chiclete disse ao delegado que desenvolveu um aplicativo cuja funcionalidade seria fazer investimentos no mercado financeiro. Segundo ele, os 100 mil entregues por Vermelho seriam investidos por meio dessa ferramenta, que nunca chegou a funcionar.

ReproduçãoReproduçãoDelgatti, o Vermelho: carros de luxo negociados com amigo de Brasília
Desde que foi preso, Delgatti prestou ao menos três depoimentos nos quais nunca mencionou aplicativo nem o repasse desse dinheiro para Chiclete. Os investigadores já haviam identificado também um escritório de assessoria financeira onde o programador atuava em Taguatinga, um dos endereços das buscas realizadas na segunda fase da Spoofing.

Além da transação inédita com Vermelho, durante o depoimento o delegado trouxe um nome que até então não havia aparecido nas investigações. Ele perguntou a Chiclete sobre pagamentos feitos a ele por um certo Daniel Raw Sanches. O programador disse não se lembrar de ter recebido valores de Raw, que, disse, é “primo de um conhecido de Goiânia”.

Chiclete negou ter participado dos ataques e afirmou que soube da ação de Vermelho uma semana antes da divulgação das primeiras mensagens pelo site The Intercept, em 9 de junho. Ele disse nunca ter ouvido nada sobre o interesse de Vermelho em vender o material. Como já mostrou Crusoé, as perícias da PF nos computadores apreendidos mostram que os dois mantinham contatos frequentes, por meio de aplicativos de mensagens e de ligações pela internet.

O programador disse ao delegado ter negociado dois veículos Land Rover com Chiclete. Em um primeiro momento, teria vendido uma SUV da marca para o hacker por 130 mil reais. A transação, porém, não teria sido concluída. O carro tinha sido comprado de um ex-jogador de futebol, Túlio Guerreiro, que fez carreira em grandes clubes como Botafogo e Corinthians. A segunda Land Rover teria sido repassada por Chiclete a Vermelho por 40 mil reais. Ainda há muito o que esclarecer na relação mantida pelos dois. Entre tantas transações obscuras, a chave para os investigadores é a de sempre: seguir os rastros do dinheiro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Somente que recebe dolares ilicitamente é que os fica exibindo na rede social. Quem trabalha duro para ganhar, seja qual for a moeda, não tem interesse nem a necessidade de exibir.

  2. Os CORRUPTOS precisam se sentir confortáveis para continuarem dobrando a aposta, mas é bom que o cerco continue se fechando para que eles acelerem mais ainda seus planos. Gilmar já disse que quer "legalizar" as msgs, o PT ou pelo menos a ala tresloucada marcou manifestação para domingo. Se o PCC tivesse oferecido ajuda, com certeza os CORRUPTOS não teriam negado. É preciso apertar mais um pouco o torniquete.

    1. eu me pergunto se dá para legalizar um carro roubado! claro, nesse país pode tudo. então o pensamento do Gilmar bundão está correto em relação as msg? para tirar essa corja do poder, somente agindo como em Mississipi em Chamas, se não afundar na lama não acha o sujeito. essas porras parecem socó, vive na lama, no brejo, enfiado em buraco, tem que se sujar para pegar. foda-se os meios, tem que ir na virilha. tudo canalhas, rede de proteção e distribuição de muita renda entre eles.

  3. Se ele souber o nome dos mandantes ou financiadores, então pq não apagá-lo? Talvez pq ele valha mais vivo do que morto, mas isto significaria que ele teria que aceitar fazer parte do jogo, o que não vai sair barato, considerando os gostos de Vermelho. Outra questão em aberto é a fonte do dinheiro, mesmo que haja financiadores, de onde o dinheiro veio. Se a torneira secou e os CORRUPTOS estão vendendo o almoço para comprar a janta, onde é que eles arrumaram dinheiro?

    1. partindo do fato Gedel, dinheiro não seria problema. tem muita mala esperando ser achada.

  4. E mesmo que Vermelho tivesse conseguido um segundo comprador para as msgs, como ele poderia ter tanta certeza de que não seria preso? Será que realmente acreditava que não seria pego? Não parece plausível, mesmo que ele tenha disto isto em msg, poderia ser somente bravata de momento ou excesso de confiança, mas ele teria que ter alguma coisa que o fizesse acreditar que não corria risco de ir para a cadeia. E pq ele tem certeza que, depois de ser preso, não será apagado?

  5. Se Greenwald pretendia filmar um documentário nos mesmos moldes de Snowden, então pq Vermelho não foi para o exterior? Afinal, Greenwald não disse que tomou cuidados para proteger sua fonte? Esta não seria Vermelho, o herói da resistência? Pelo que se pode supor, na cabeça do Centrão, eles achavam que o conteúdo das msgs ia mudar o jogo para o lado deles, mas obviamente que não mudou. O mesmo pode se presumir para os CORRUPTOS do STF.

  6. O que é que deu de errado nos planos dos CORRUPTOS? Quando eles planejaram as invasões, o que tinham em mente? Forçar a saída de Moro, soltar Lula, conseguir aprovar o impeachment de Lula? Se os objetivos deles incluíam isto, então eles falharam miseravelmente, o STF e os CORRUPTOS estão cada vez mais desgastados e na berlinda. Se não tivessem tanto desprezo pelo cidadão, jamais acreditariam no que os jornais escrevem. Eles perderam completamente a noção da realidade.

  7. Crusoé sempre atento nas informações em primeira mão. Sem o Crusoé não teriamos nenhum informação consistente através dos veículos de informação escritos e televisiveis.Obrigada.

  8. Juntamente com estes bandidos quem precisa ir para a cadeia é a Manoela. Foi a peça chave para que estes hackers e o Glenn pudessem bagunçar o país.

  9. Não podemos perder de vista que a operação dos hackers orbita em torno do Lula Inocente, assim como a operação stf. O pagante e O mandante é ou são os mesmos que estâo por tras do Adelio (o da facada). Quando a PF pegue um fio solto, ai vamos a conhecer o(s) rosto (s) do (s) autor (es). Falta pouco por isso is nervos estão a flor de pele.

  10. Está mais que claro... Alguém BEM rico com dólares sobrando pagou para fazer terrorismo virtual no Brasil e o STF e Políticos aplaudem está prática? É isto mesmo???

  11. Estes estelionatários precisam ser legalmente punidos, o crime que cometeram não pode acontecer de forma alguma a qualquer cidadão.

    1. Concordo com a punição exemplar a este crime dantesco. É um descalabro alguns juízes considerarem esse crime como prova e tentarem anular a lava jato.

  12. O mais revoltante nisso é que temos um certo ministro que quer dar valor a essas INVASÃO de celulares.de autoridades.para beneficiar corruptos.Vide materia sobre delação do Palocci.

  13. Seria interessante se esse site The Interceptadas, se está realmente a serviço da verdade, começasse a publicar conversas de algumas altas autoridades. Por que eles não experimentam para ver no que dá?

    1. Eles cumprem o contrato...somente o que interessa "Presidiário Livre".."the intercePT".

    2. Desculpem o erro de digitação. O nome é "The Intercept"

    1. É verdade. Um choquezinho nos países baixos já seria o suficiente para o safado contar tudo desde a criação do Jardim do Éden.

  14. Aquí no Brasíl o crimen compensa e nade se descobre.Para que serve a ABIN?Para que serve a PF com tecnologias atuais que podem escutar conversas a distância.Estes caras foram todos instruídos por advogados de esquerda.

  15. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS Processo N° 0005900-76.2017.4.01.3500 - 11ª VARA - GOIÂNIA Nº de registro e-CVD 00088.2018.00113500.2.00662/00128 SENTENÇA: D AUTOS: 5900-76.2017.4.01.3500 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RÉU: ALEXANDRE RAW SANCHES E OUTRO SENTENÇA I – RELATÓRIO Em 18 de janeiro de 2017 (fls. 1-1 a 1-11), o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ajuizou a presente ação penal pública incondicionada contra ALEXANDRE RAW SANCH

    1. Infelizmente é isso mesmo Maria. Só de ouvir gilmar mendes (tudo em minúsculas mezmo) já se tem ideia do que vale o stf.

  16. Se a negociata não foi feita pelo Intercept porque os áudios foram divulgados justamente por eles? Qual a explicação para isso? PF vocês são a nossa única esperança, por favor não nos decepcionem!

  17. RECADO ÀS FFAA..:FECHEM O STF E O CONGRESSO E PASSEM O BRASIL A LIMPO!! NÃO HÁ OUTRO JEITO. A ESQUERDALHA CONTINUA IMPUNE E ATUANTE !!!

  18. Pois é, invadiram as contas de varias "autoridades", e so divulgaram o conteudo das pessoas que foi encomendada, mas certamente têm conteúdos de outras, que somente serão usadas para barganhar no momento certo ou são muitos ingênuos ou amadores.

    1. Os CARAS são bandidos bunda mole mas, se associam a maior máfia brasileira--- COLARINHO BRANCO. Aí a coisa pega e fica TUDO NO profissional.

  19. A PF está enrolando muito nesse caso, como ocorreu com o Adélio, porque tem gente da esquerda envolvida? Será que a equipe de investigação é toda canhota? Gente, está muito complicado, que demonstração de aparelhamento do estado. Ninguém deixa a esquerda ser acusada de nada, quando é evidente e nem precisa ser policial experiente, pra saber disso. Esses profissionais têm que parar de enrolar e trabalhar com seriedade.

  20. Nem o PT e a escumalha da esquerda está mais usando as mensagens para atacar Moro e Dentan por pura vingança, por não se conformarem com a condenação do Lula. Enquanto isso, São Verdevaldo está quietinho, nem um pio, idem para seu marido. Toda essa patacoada, ao invés de facilitar a vida do Lula, com ataques à Justiça, fortalece a convicção de que Lula está mesmo enlameado, como Moro e Deltan sempre deixaram claro. É que tem o STF, mas se isso rolar, as consequências são imprevisíveis. Não dá!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO