Crusoé
22.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Colunistas

Somos um país de loucos

Numa conversa muito simpática em Brasília, ouvi que o Estado deveria cuidar apenas da Justiça e Segurança Pública, todo o resto ficando a cargo do mercado. Valeria para o mundo inteiro. Quando se examina de perto a paisagem brasiliense, dá mais vontade de reduzir o Estado a quase nada. Mas sou um fatalista: acho que...

Crusoe
Redação Crusoé
7 minutos de leitura 09.08.2019 01:54 comentários 10
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Numa conversa muito simpática em Brasília, ouvi que o Estado deveria cuidar apenas da Justiça e Segurança Pública, todo o resto ficando a cargo do mercado. Valeria para o mundo inteiro. Quando se examina de perto a paisagem brasiliense, dá mais vontade de reduzir o Estado a quase nada. Mas sou um fatalista: acho que as nações, assim como os indivíduos, fazem escolhas próprias nem sempre coincidentes. Algumas conscientes, outras inconscientes. A Europa Ocidental escolheu ser mais estatista, e não se pode dizer que não tenha dado certo. Os Estados Unidos escolheram ser menos estatistas, e deram muito certo. Evidentemente, da mesma forma que ocorre com cada pessoa, as escolhas nacionais podem ser objeto de dúvida. Quando as incertezas são grandes, os indivíduos tendem a dar um tempo, se essa parada lhes é permitida, ou apenas a angustiar-se, na falta de outro caminho. As nações democráticas, por sua vez, promovem eleições regularmente. Elas servem para ajustar ou até mesmo alterar completamente as opções nacionais por vontade da maioria. Há sempre um componente existencial em cada eleição.

Diários

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Redação Crusoé Visualizar

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé Visualizar

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar Visualizar

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

Visualizar notícia
Acordo de Trump com Irã é pior que o de Obama

Acordo de Trump com Irã é pior que o de Obama

Visualizar notícia
Cronicamente enlameados

Cronicamente enlameados

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Visualizar notícia
Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Visualizar notícia
Reabilitação política e violência doméstica: o caso Tyrone

Reabilitação política e violência doméstica: o caso Tyrone

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Artigo

Brasília

Coluna

Crusoé

Estado

Jair Bolsonaro

loucura

Lula

Machado de Assis

Mario Sabino

O Alienista

STF

Thomas Brandon

< Notícia Anterior

A beata do aquecimento global

09.08.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

'Nunca comprei a caricatura do radical'

09.08.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Magda

2019-08-31 12:58:22

O que mais me surpreende - ou será estarrece? - é pensar que 11 pessoas, algumas malucas mesmo! - controlam um país com 210 milhões de pessoas que, paralisadas, assistem a tudo imbecilmente. É como se víssemos terroristas tomar nosso avião e ninguém tentasse paralisá-los, preferindo cair junto com eles. Só temos uma chance, paralisá-los antes que seja tarde demais!


Dr. Siegfried

2019-08-15 22:40:35

Sua análise é perfeita! Como a psicanálise nos permite entender, os mediadores de informação tem um poder enorme - da mãe à mídia - tanto para levar a pessoa a lidar com a realidade fazendo nexos de causa e efeito como para uma leitura da realidade dogmatizada, onde a compreensão passa muito distante do real! "O neurótico constrói castelos no ar, o psicótico mora neles e o profissional da saúde cobra o aluguel" e assim moramos em castelos construídos no ar e somos apenas teimosos iludidos.


Márcia Dietrich

2019-08-15 18:40:49

Mário Sabino se superando nos artigos... O melhor - de autoria dele - já publicado na Crusoé. Parabéns ao jornalista e à revista.


Paulo Quaresma

2019-08-15 15:56:52

A coluna do Mário Sabino é como um oásis para o viajante que, do lombo de um dromedário, apeia para beber água fresca do poço e estirar-se por uma hora à sombra das palmeiras. Longa vida ao talentoso antagonista.


Fernanda

2019-08-15 15:24:15

Adoro a tua lucidez, Mário !


João Carlos

2019-08-15 12:15:19

Acredito que isso explica os eleitores elegeram candidatos ladrões, esquerdopatas rapinadores de cofres públicos, pilantras e outros criminosos mais, vai gostar de ser sacaneado lá na baixa da égua.


Maicon

2019-08-15 11:20:11

Num país de loucos o mais lógico é ser maluco


Paulo

2019-08-15 09:45:13

Mário seu louco... essa coluna justifica minha assinatura!


Suely

2019-08-14 17:39:57

Muito bommm.....


Andrea

2019-08-14 16:23:20

Se metade dos brasileiros entendessem essa mensagem teríamos alguma esperança.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Magda

2019-08-31 12:58:22

O que mais me surpreende - ou será estarrece? - é pensar que 11 pessoas, algumas malucas mesmo! - controlam um país com 210 milhões de pessoas que, paralisadas, assistem a tudo imbecilmente. É como se víssemos terroristas tomar nosso avião e ninguém tentasse paralisá-los, preferindo cair junto com eles. Só temos uma chance, paralisá-los antes que seja tarde demais!


Dr. Siegfried

2019-08-15 22:40:35

Sua análise é perfeita! Como a psicanálise nos permite entender, os mediadores de informação tem um poder enorme - da mãe à mídia - tanto para levar a pessoa a lidar com a realidade fazendo nexos de causa e efeito como para uma leitura da realidade dogmatizada, onde a compreensão passa muito distante do real! "O neurótico constrói castelos no ar, o psicótico mora neles e o profissional da saúde cobra o aluguel" e assim moramos em castelos construídos no ar e somos apenas teimosos iludidos.


Márcia Dietrich

2019-08-15 18:40:49

Mário Sabino se superando nos artigos... O melhor - de autoria dele - já publicado na Crusoé. Parabéns ao jornalista e à revista.


Paulo Quaresma

2019-08-15 15:56:52

A coluna do Mário Sabino é como um oásis para o viajante que, do lombo de um dromedário, apeia para beber água fresca do poço e estirar-se por uma hora à sombra das palmeiras. Longa vida ao talentoso antagonista.


Fernanda

2019-08-15 15:24:15

Adoro a tua lucidez, Mário !


João Carlos

2019-08-15 12:15:19

Acredito que isso explica os eleitores elegeram candidatos ladrões, esquerdopatas rapinadores de cofres públicos, pilantras e outros criminosos mais, vai gostar de ser sacaneado lá na baixa da égua.


Maicon

2019-08-15 11:20:11

Num país de loucos o mais lógico é ser maluco


Paulo

2019-08-15 09:45:13

Mário seu louco... essa coluna justifica minha assinatura!


Suely

2019-08-14 17:39:57

Muito bommm.....


Andrea

2019-08-14 16:23:20

Se metade dos brasileiros entendessem essa mensagem teríamos alguma esperança.



Notícias relacionadas

Usina de mordomias

Usina de mordomias

Caio Junqueira, Mateus Coutinho
09.08.2019 01:54 20 minutos de leitura
Visualizar notícia
O quinto elemento

O quinto elemento

Redação Crusoé
09.08.2019 01:54 10 minutos de leitura
Visualizar notícia
O índio quer ser amigo

O índio quer ser amigo

Redação Crusoé
09.08.2019 01:54 8 minutos de leitura
Visualizar notícia
O labirinto de Deltan

O labirinto de Deltan

Redação Crusoé
09.08.2019 01:54 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso