ReproduçãoThiago Martins, o Chiclete: dinheiro de Vermelho foi para realizar "investimentos"

O quinto elemento

Um programador de computadores da capital do país, uma operação de câmbio e um estranho negócio envolvendo uma Land Rover aparecem no caminho da investigação que tenta descobrir se há mandantes por trás do roubo de mensagens de autoridades
09.08.19

Quando a Polícia Federal deflagrou a operação que prendeu quatro jovens no interior de São Paulo e os enquadrou como responsáveis pela invasão de aplicativos de mensagens de centenas de autoridades brasileiras — do presidente da República a ministros da Suprema Corte, de integrantes da Lava Jato aos presidentes das duas casas do Congresso Nacional –, a pergunta de 1 milhão de dólares permanecia sem resposta: toda a trama foi maquinada e executada pelo quarteto ou por trás dele havia, ou há, outros personagens?

A investigação, sigilosa, está em curso. Do pouco que veio a público, alguns pontos chamam atenção. Um deles tem a ver com o perfil de Walter Delgatti Neto, o Vermelho, o mais destacado entre os quatro presos de Araraquara. Golpista conhecido da polícia local, ele confessou, com certa dose de orgulho, ter sido o responsável pela execução dos ataques.

Apesar de a apuração da Polícia Federal ter reunido fartas evidências de que os acessos se deram mesmo a partir de computadores operados por Vermelho, até hoje há dúvidas se ele, que não tem conhecimento avançado de programação e é considerado um amador entre hackers, contou com ajuda de gente mais experiente na área. A outra interrogação está relacionada aos mecanismos que se moveram para que o material interceptado viesse a público: por que alguém acostumado a aplicar golpes em busca de dinheiro teria cometido um crime tão grave sem ter recebido nada em troca, como ele afirmou aos policiais?

Além dessas duas questões centrais, chamaram atenção nos documentos anexados aos autos menções a ligações de Vermelho com Brasília. Seriam, talvez, sinais da existência de conexões da ação hacker com figuras da cena política — quem sabe até com eventuais mandantes ou patrocinadores do crime. Nos últimos dias, Crusoé se dedicou a avançar sobre essa parte da história. E descobriu que, sim, é na capital da República que está a próxima camada a ser vencida pela polícia na investigação. E que, já avançando para além do quarteto, há um quinto elemento ligado ao caso.

Seu nome é Thiago Eliezer Martins dos Santos. Programador de computadores, 30 anos de idade, nos últimos tempos ele manteve contatos no mínimo estranhos com Vermelho. Desde a deflagração da primeira etapa da Operação Spoofing, há pouco mais de duas semanas, o rapaz sumiu do mapa. Chiclete, como é conhecido entre os amigos, começou a aparecer como um personagem de interesse para o caso depois que a polícia descobriu que ele e Vermelho teriam se encontrado durante uma viagem que o hacker de Araraquara fez a Brasília. Na capital do país, Vermelho foi a uma casa de câmbio para comprar dólares, numa operação realizada supostamente em parceria com Thiago. Foi Thiago quem recebeu o hacker de Araraquara em Brasília. Houve mais. Na volta para o interior de São Paulo, Vermelho pegou a estrada e levou uma Land Rover – sim, de novo há uma Land Rover no meio da história, como no mensalão e no petrolão. O carro de luxo, que novo custa mais de 400 mil reais, foi repassado a ele por Thiago. O jovem de Brasília teria vendido a Land Rover para Vermelho. O negócio é outra ponta mal explicada da relação entre os dois.

ReproduçãoReproduçãoWalter Delgatti Neto, o Vermelho, posa com dólares à mão: a PF investiga uma operação de câmbio que ele fez em Brasília
O jovem brasiliense ainda não é, evidentemente, o personagem que elucida o possível esquema montado em torno da ação hacker, mas pode ser uma peça importante para a investigação. Até agora, todo o esforço dos envolvidos estava voltado para circunscrever os atos de Vermelho e sua turma a uma iniciativa isolada cujo desfecho teria sido o repasse supostamente gratuito das mensagens ao site The Intercept, após a intermediação da ex-deputada Manuela D’Ávila, candidata a vice-presidente da República nas últimas eleições, na chapa do petista Fernando Haddad. A partir do surgimento das conexões externas do hacker, porém, o mapa da investigação vai aos poucos se abrindo.

Thiago Martins nasceu em uma família modesta. Seu pai, o sergipano Eliezer dos Santos, é capitão reformado do Exército e, assim como o filho, também tem histórico na área digital. Quando já estava na reserva remunerada, chegou a trabalhar como coordenador de redes do Ministério da Defesa. Também passou pela área de pagamentos do Exército. Juntos, pai e filho foram sócios em duas empresas. Uma delas, de informática, funcionava em um prédio de salas comerciais na Asa Norte de Brasília e fechou há três anos. A outra foi um restaurante em um shopping da cidade de Taguatinga, nos arredores da capital. O restaurante começou vinculado a uma franquia de carnes com sede em Manaus. Depois, mudou de nome e passou a integrar uma rede de fast-food de Brasília. Thiago fez todo o investimento necessário. Gastou algo em torno de 300 mil reais. Mas fechou as portas quatro meses depois, sem dar maiores explicações. Os fornecedores foram surpreendidos. A alguns parceiros, Thiago disse apenas que pretendia se dedicar à criação de tilápias e a investimentos financeiros.

Entre os amigos, Chiclete fazia sucesso. Sempre elogiado pelo talento no futebol – era um exímio atacante nas peladas semanais –, ele passou a chamar ainda mais atenção quando apareceu vestindo o figurino de empresário de sucesso. A ascensão no mundo dos negócios foi meteórica. A maioria das pessoas próximas, porém, não sabia bem de onde ele tirava dinheiro. Havia muitos bochichos. Sabendo da formação de Thiago, uma parte dos amigos chegou a especular que ele estava atuando como hacker envolvido em fraudes bancárias. Ninguém, porém, foi atrás para averiguar. O estranhamento aumentou quando Chiclete passou um período sumido. Houve até quem achasse que ele havia sido preso “por ter feito coisa errada”, conta um amigo. Depois, ao reaparecer, contou que estava trabalhando com “investimentos”.

Morador de um condomínio de classe média em Águas Claras, outra cidade vizinha de Brasília, Thiago desapareceu nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, 7, Crusoé localizou o pai dele. Eliezer dos Santos disse que o filho estava viajando, naquele momento, de São Paulo para o Rio de Janeiro. “Meu filho é trabalhador, é direito. Ele trabalha com informática, é programador. Não tem emprego fixo. Trabalha fazendo aplicativos de bancos, desenvolvendo aplicativos para bancos”, afirmou o capitão reformado, um tanto ressabiado.

Indagado se tem conhecimento da relação de Thiago com Vermelho, o hacker preso pela Polícia Federal, Eliezer respondeu que acredita que os dois se conheceram em razão da suposta negociação da Land Rover. “(Se conheceram) Na Internet. Talvez, por motivo da venda do veículo. Teriam que se aproximar, já que ele (Vermelho) se interessou pela compra. Eles teriam que se aproximar, né?!”, afirmou o pai, que pouco depois encerrou a conversa. Ele negou que Thiago também trabalhasse com compra e venda de carros. “Que eu saiba foi só esse caso.”

Trecho do depoimento de Vermelho: depois de silenciar, ele falou sobre Thiago
Além do “negócio” envolvendo a Land Rover, os policiais estão buscando esquadrinhar a operação de câmbio feita por Vermelho na cidade. Essa parte da investigação, aliás, vem sendo tocada sob absoluta reserva. Até dias atrás, Vermelho vinha resistindo a falar sobre Thiago Eliezer. Ainda no dia 23 de julho, após ser preso em um apartamento em Ribeirão Preto e transferido para a carceragem da PF em Brasília, ele prestou o primeiro depoimento ao delegado responsável pela Operação Spoofing. Após dizer que estava disposto a colaborar com a investigação, recorreu ao direito de permanecer em silêncio em dois momentos. Justamente nas vezes em que foi perguntado sobre a relação com Thiago.

Registrou a PF na transcrição do depoimento: “Perguntado se conhece Thiago Eliezer Martins Santos se reserva ao direito de permanecer em silêncio. Que perguntado se comprou dólares a pedido de Thiago Eliezer, se reserva ao direito de permanecer em silêncio”. Nesse primeiro depoimento, o hacker ainda estava acompanhado de um defensor público de plantão que havia sido acionado pelos policiais. Nos dias seguintes, os investigadores se debruçaram sobre o material encontrado nos computadores apreendidos e esmiuçaram parte dos arquivos armazenados por ele em uma nuvem de dados, a mesma onde estavam guardadas as conversas roubadas. Com mais informações, voltaram a interrogar Vermelho no dia 30 de julho.

Desta vez, o hacker de Araraquara até abriu mão do direito de ficar calado quando foi perguntado sobre Thiago Eliezer. Ainda assim, falou muito pouco. Ele disse ter conhecido o programador pela internet por volta de dezembro de 2018. Quanto à Land Rover, afirmou ter comprado o carro de Thiago. Disse que viajou a Brasília para buscar o veículo. Vermelho contou que Thiago foi buscá-lo no aeroporto e, em seguida, o deixou no hotel onde ficaria hospedado. Não houve mais perguntas sobre a operação de câmbio. Quando a Spoofing foi deflagrada, a Land Rover estava na garagem de Vermelho.

Nesse segundo depoimento, Vermelho já estava acompanhado dos advogados Luiz Gustavo Delgado e Fabrício Martins, integrantes de uma banca desconhecida com endereço na periferia de Brasília. A entrada dos dois no caso é outro detalhe que chama atenção. Como mostrou Crusoé na edição passada, nem os parentes de Vermelho sabem explicar de onde a dupla surgiu. A ideia era contratar um defensor conhecido da família para assumir o caso. Um advogado da região de Araraquara chegou a ser destacado para tentar soltar o hacker, mas teve de recuar. O próprio Vermelho tratou de afastá-lo do caso. Preferiu ficar com Delgado e Martins.

Logo após a deflagração da Operação Spoofing, a dupla se apresentou nos corredores da PF dizendo que estava ali para acompanhar a investigação em nome de um “terceiro” interessado. Após assumirem oficialmente a defesa de Vermelho, segundo pessoas que testemunharam as conversas, os advogados passaram a dizer que teriam experiência no mercado de bitcoins — o possível pagamento do ataque com criptomoedas é uma das linhas de investigação da Polícia Federal. Enquanto as mensagens roubadas pelos hackers continuam a alimentar a mais contundente crise já experimentada pela Lava Jato desde sua deflagração, há pouco mais de cinco anos, os policiais seguem tentando saber se, afinal, há mandantes por trás da ação dos hackers. Thiago Eliezer, o Chiclete, deve conduzi-los brevemente a novos caminhos. A conexão Brasília tende a ser um passo crucial para a elucidação do caso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que a PF esta apertando o cerco. Ta acumulando. Belo trabalho da PF e boa cobertura jornalística da Crusoé. Através do Serapiao..Parabéns

  2. Vivemos momentos sinistros, todo nosso processo político tem manchas de corrupção, nosso sistema judiciário está em xeque, a impressa deixou de informar e passou de MARROM para PRETA. Posto isso espero que a sociedade seja mais participativa e menos espectadora de seu destino, sou otimista.

  3. Estranho. Land Rover, o carro preferido por dez entre dez corruptos de mensalão, petrolão et alia. Teria algum sotaque americano por trás do veiculo novinho entregue ao Vermelho?

  4. Será que a PF conseguiu saber onde o Thiago está? Como esse carro foi pago? A relação dos dois foi mesmo através da internet, mas existe desde quando? Muitas linhas soltas nesse caso.

  5. A PF precisa achar o Thiago logo. Ele pode ser um elo fundamental entre o Vermelho e o mandante dan invasão, pelo que pode ser detonado como "queima-de-arquivo". Basta lembrar do caso Celso Daniel!

    1. Por que esses casos, como o do Adélio Bispo, e desse hacker, aparecem, misteriosamente advogados desconhecidos. Seria daquele grupão que recebia dinheiro do BNDES? E fica por isso mesmo?

  6. Foi pago ontem. Está funcionando no computador e no celular aparece qie não foi pago. Mudei para o email cadastrado no computador e continua vindo a mensagem do não pagamento.

  7. Advogados pagos por terceiro interessado... hummmm essa história denovo típico hein e ainda envolve PSOL ... igualzinho daquele caso Adélio ... tá lento e difícil de desvendar... tem gente atrapalhando... dá pra concluir que são os mesmos mandantes!

  8. Uma série de coisas estranhas estão ocorrendo no curso desta investigação que poderá fazer surgir mais elementos estranhos e descobertas inimagináveis com relação à pessoas, dinheiro e trambiques outros.

  9. Todos os que se preocupam com a política brasileira, para que se estabeleça um estado sem corrupção, querem saber a verdade e as intenções desses hackers. Mas, assim como na defesa de Adélio, o "aparecimento" de advogados de defesa sem maiores esclarecimentos sobre suas contratações e pagamento de seus custos é extremamente suspeito! Acho que já passou da hora do Congresso exigir que seja clara E LEGAL a origem dos recursos para pagamentos de advogados, pois claramente podem ser de origem ILEGAL

  10. Tem gente dizendo que esse carro já passou pelo nome de Manuzinha....será verdade?? E se for, seria somente uma coincidência??? Estranho, muito estranho....

  11. Com certeza tem muito mai gente envolvida, parabéns a Crusoe por estar fazendo esse trabalho, não vamos parar até chegar ao molusco!!!

  12. E óbvio que tem gem gente super graúda por detrás de tudo isto...só espero que tudo isto não caia no esquecimento como mil e uma outras situações estranhas que certamente é muito mais que isto!

  13. Todas evidências apontam existir a possibilidade de haver co-autores para a ação deflagrada pelos hackers. A PF certamente trm especialistas em crimes cibernéticos nos seus quadros que já deve ter dados dis possiveis mandantes , inclusive o relacionamento dos advogados com "ele " ou "eles".

  14. Quem será que registrou a presença de Adélio Bispo no Congresso no dia da facada de Bolsonaro? Seria um hacker? Toda essa história seria o máximo se não fosse justamente a nossa.

  15. Nada até aqui faz o brasileiro mediano, honesto, trabalhador, sair da posição de Defensor Firme da Operação Lava Jato. Há obstáculos a Vencer (mídia tendenciosa, sTF que mais atrapalha que ajuda, complexidade das apurações...) Mas a Luta contra a corruPTção Prossegue Firme.

  16. Sobre "a mais contundente crise já experimentada pela Lava Jato desde sua deflagração" os de sempre, a maioria do povo apoia totalmente a Lava Jato e não vê crise nenhuma, e os de sempre procuram motivos (criminosos) para se defender ou sair da cadeia. Está tudo como antes.

    1. Esse chiclete já deve está morto como o delegado que investigava a morte do Ministro.

  17. Tem gente graúda por trás disto tudo e que foi contrariada pela lava jato, desde o caso Adélio até este das mensagens. A PF vai descobrir com certeza. Não existe crime perfeito.

  18. O cidadão brasileiro sóbrio e decente deste País agradece á Crusoé pelo trabalho na busca da verdade. E a verdade prevalecerá.

  19. Imprensa independente é outra coisa. Espero que vocês com a experiencia que tem na área de reportagem investigativa, fique na cola dos bastidores e nos traga mais informações, Obrigado!

  20. muito intrigante está história. começa no interior e vai acabar em Brasília. Porque não investigam Renan Calheiros e Sarney? kkkk

  21. Há um grande esquema para destruir a lava jato e a reputação de Deltan Dallagnol e Sérgio Moro para soltar o líder da máfia preso em Curitiba . Os corruptos contra atacam pesado . O jogo que o STF vem protagonizando é perigoso. Veremos se nossas instituições aguentam ...

  22. A Crusoe e O antagonista, só crescem em meu conceito. Repórteres investigativos, bem diferentes da grande mídia, que só quer acabar com a Lava Jato,mostram o jogo pesado que há por trás deste Verdevaldo. O duro é o Bolsonaro, que era a esperança no combate a corrupção, ter entrado num acordão com Toffoli,e os acusados de corrupção, para fritar Moro e agora, chamar Deltan de Psolista e xiita...Que decepção.

  23. estão sendo muito bonzinhos com essa quadra de Araraquara. Dá um "trato" neles que eles abrem a boca...tem gente muito influente por trás disso... Enquanto isso, a Manuela se mandou pra Escócia???!!! Que coincidência.....

  24. Óbvio que existem mandantes , a Manuela também deve explicações, afinal o hacker consegue mais de 1.000 acessos de presidente da república a demais políticos , mas o do Glenn não , impossível acreditar.

  25. Saudade dos militares e dos atos intitucionais,o número 5,não deixavam se criar esses vermes. Saudades do general Newton Cruz.

  26. Essas coisas acontecem , porque BANDIDOS , que já deveriam estar presos, estão soltos graças as licenciosidades da justiça e das infames leis. Destarte, ficamos nesse ciclo vicioso sem fim. Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Nesta história está faltando o prefeito da cidade que foi da cúpula do governo Dilma.o sr.Edinho.A PF vai chamar um programador senior e muito provavelmente irá concluir que o Vermelho é apenas pau mandado dos vermelhos do pete.

  28. Claro,são apenas operadores finais.A organização é transnacional servindo a governos e contra-governos em operações complexas e ilegais.São os novos "mercenários".Um contra-ponto a "Black-Water" e assemelhados. Na raiz governos "heterodoxos".

  29. O conteúdo desta revista faz voltar a minha esperança de q há imprensa limpa cumprindo o seu papel de bem informar nesse mar de mentiras, emboscadas e jogo sujo que leio e assisto todo dia. Obrigada, Crusoé!

  30. Logo, logo a PF prende o chiclete. Estou acompanhando tudo comendo minha pipoca à espera que haja delação e que se confirme o envolvimento de petistas e Verdevaldo.

  31. Parabéns Crusoé, ótima reportagem! Imprensa investigativa é o que o Brasil precisa. O problema é que às vezes essas investigações da PF, quando estão chegando nos verdadeiros mandantes, param e se perdem como “lágrimas na chuva” como no filme Blade Runner. Esperemos que vá até o fim.

  32. O recolhimento das informações da investigação da PF pelos ministros Alexandre de Moraes e Fux colocar na gaveta possíveis dados sobre a atuação do Dias Toffoli, Rodrigo Maia, Alcolumbre e alguns generais referente ao distúrbio de Abril/Maio denunciado pela VEJA sobre o golpe do parlamentarismo para derrubar o Presidente Jair Bolsonaro entre outras sujeiras... O Estranho é que o jornalismo investigativo está passando batido nesta questão.

    1. Isso, minha assinatura estava vencida e eu não ia renovar tudo pq Diogo Mainardi estava pegando no pé de Bolsonaro, mas depois que Crusoé pegou no pé do STF e apoia sempre a Lava Jato eu renovei.

  33. Não consigo entender porque os advogados têm o direito de advogar sem revelar seus contratantes. Não acho que isso prejudique o direito de defesa dos possíveis acusados, mas mais uma das aquelas práticas e normas feitas no Brasil para proteger o crime organizados e os criminosos. A questão é como mudar isso com esse Congresso, esse STF e essa OAB, uma trinca institucional pro-bandido. Deve haver uma saída por via do povo cansado dessa palhaçada.?

    1. Pois é! Ficamos reféns de um STF que não elegemos, de uma OAB que também não elegemos, e de um Congresso que nos representa muito mal pois as regras da eleição e dos partidos políticos só favorecem a eles mesmos. Como mudar se as leis são feitas por eles? Vai demorar uns 20 anos para limpar o "Parlamento", já que eles gostam de se auto intitular como parlamentares. Acham q estão com o poder de definir o q é bom para o país, o q o executivo tem q fazer! Disseram isso ontem na globonews! Incrível

  34. Há duas semanas estou perguntando, por que a Manuela Davila ainda não foi chama para depor na polícia. Estranho esta polícia federal

    1. Fugiu para a Escócia para não ser intimada a prestar depoimento. Vai ficar por lá até a chapa esfriar ou o conen4do virar president3 de novo graças ao trabalho do STFdoB

    2. Fugiu para a Escócia para não ser intimada a prestar depoimento. Vai ficar por lá até a chapa esfriar ou o conen4do virar president3 de novo graças ao trabalho do STFdoB

  35. mais informaçao preciosa produzida pela Crusoé que ajuda a montar esse quebra cabeça e que a midia convencional vai demorar pra revelar, se revelar.

  36. A pergunta eh: se tudo for desmascarado e os envolvidos, tbm forem do alto escalão, o que fará o STF? pinheira os "amigosparceiros"? E nós como povo poderemos fazer o que? E as Forças Armadas, estão ou não a mée de 11 Pulhas? tudo eh REVOLTANTE!!

  37. Esta é uma daquelas situações em que o munus público se volta contra a sociedade. Já passou da hora de ser formalizada legislação obrigando os advogados a informar quem paga seus honorários e a garantir a origem legítima dos recursos. Sem isso, os operadores jurídicos estão se transformando em cúmplices de organizações criminosas.

    1. pensei o mesmo!Ouvi áudio e reli texto. Fiquei no vácuo! Vendo se aqui alguns decifra alguma coisa mas só identifiquei esse comentário!

    2. Concordo, Luciano. Ao final da leitura também cheguei à mesma conclusão! Até procurei para ver se a matéria continuava com outro título.

  38. Adélio é protegido pela OAB. Verdevaldo apoiado e protegido pelo STF. Hacker tem advogados que aparecem "do nada" (assim como Adélio). Manuela (bandida do pc do b) interligada com o hacker. Verdevaldo atende "pedido" do criminoso presidiário lula. STF, lula, psol, pcdob, OAB, todos guardiões do crime e inimigos ferrenhos de MORO (símbolo da Justiça Brasileira e mundial). Certeza que essa esquerdalha maldita está no comando dessa articulação terrorista.

    1. Boa pergunta...onde está Cláudio Dantas que anda sumido?!

  39. A cada dia que passa, fico mais satisfeito por assinar uma revista que pratica o verdadeiro jornalismo investigativo. Nesse momento, o melhor veículo de informação do país. Parabéns.

  40. Thiago corre risco de ser eliminado. Tem que ter proteção policial. Espero que a PF já esteja bem adiantada nas investigações e nos apresente logo o resultado.

    1. Concordo com você André! Se o Thiago for elo importante, pode ser eliminado a qualquer momento!!!

  41. O 5• elemento : estrela tem qtas pontas ??? O hacker : apelidado vermelho, kal a cor partido ??? De kal cidade : ninho do edinho ??? Terceiros bancam advogados : facada tbm terceirizada ??? cidade : brasilia “capital do safadismo” ... coincidências existem né???

  42. Se houver investigação séria, e é o que se espera da PF, este novelo vai ser desenrolado, e certamente muitas surpresas serão encontradas..

  43. pode continuar investigando que os patrocinadores, provavelmente, estão em Brasília. Quem sabe ali pela Praça dos 3 Poderes?

  44. O prefeito de Araraquara é de que partido . Tem certas coisas que até D'US duvida . E a PF e o MPF parecem que estão com as mesmas dúvidas de D'us .

  45. Publicar o que não está concluso não é inteligente a meu ver. Só permite contrapontos e novas formas de ocultar a verdade. Investigações tem que ser sigilosas, a não ser que queiram desviar a atenção de coisas maiores e piores. Incompreensível.

    1. parabéns Alberto pelas considerações finais do seu comentário

  46. Algo de podre no Reino de Brasília. Se esmiuçar vai aparecer tudo. A situação está ficando muito clara. Já deu para entender um pouco mais dessa história vergonhosa

    1. Não vejo essas notícias em nenhum outro veículo de comunicação deste país, parece que só a revista Crusoé informa de verdade, tanto é que foi até censurada por falar a verdade.

  47. Reportagem avassaladora! A conexao esta ai em Brasilia sim! Assim como no mando da tentativa frustrada de assassinato do nosso presidente! Sempre foi dai que partiu. As blindagens recentes, so confirmam isso! Tic tac tic tac Ahh e a midia suja, nem comenta isso! Fazem parte do conluio!!! Gravissimo

    1. Concordo. Mas a mídia tem tempo para comentar palavras do presidente, especialmente tirando do contexto. Lamentável.

  48. Excelente reportagem! Linha lógica de raciocínio, informações pertinentes, começo, meio e fim. Nada parecido com as fofocas do tal de Igor.

  49. Amo ler Crusoé, única publicação que acredito ser séria e competente. Parabéns pela lisura das informações dadas, sempre bem investigadas e “mastigadas”, com começo, meio e fim. Vai aqui uma sugestão que me atrevo a dar, trazer J.R.Guzzo para essa brilhante turma da Crusoé. Que tal ?

  50. Estelionatários, trambiqueiros, rolo com Land Rover, compra de dólares, sem profissão definida, viajando... São estes caras a “fonte confiável” do Greenwald? Fizeram tudo por obrigação moral? Resguardar a constituição? Olha, político de esquerda dando moral pra isso eu até entendo. Agora, A Folha, a Veja e a Globo embarcarem nessa, merecem ser extintas, se não por má-fé escancarada, por burrice !

    1. Parabéns, colega! -inconcebível dar crédito para quem vive com mala nas costas. Jamais qualquer comerciante daria. Em nome da democracia muitos interesses espúrios são tolerados. Infelizmente!

  51. Muito bem Fábio Serapião! Com mais um pouco e a safadeza dessa turma será descoberta. Belo trabalho de jornalismo investigativo!

  52. Confio muito na PF e principalmente agora com um ministro da justiça limpo e íntegro, essa história está ficando boa demais!!

    1. Vai ser bem isso mesmo! Pode incluir o Marco Aurélio e o Leviandowsk!!!

    2. Um único comentário, fora S_STFL - Supremo Tribunal Federal de Exceção e Execução Penal Luladrao que Bolsonaro não faça a besteira de fritar e tirar Sergio Moro do governo vai ver seu GOVERNO DESMORONAR SE FIZER

  53. Não sei se chegarão aos mandantes. Como Greenwald, foi "imunizado" pelo STF, ou seja, não poderá ser investigado por nenhum meio, mesmo que as provas o impliquem, ele terá tempo de destruir o que ainda restou de provas e impedir qualquer avanço além do que já se apurou. Caso alguém quiser delatar, com certeza sofrerá depressão na prisão e se suicidará ou sofrerá algum acidente, como no caso Celso Daniel. Por fim, com vazamentos, a turma de sempre lançará dúvidas sobre a lisura das investigações.

    1. lembre que existe outras cópias deviam era lançar tudo para o povo ASSIM ACABAVA A FOLGA DE MUITA GENTE AH DEUS PERMITA QUE ALGUÉM VAZE

  54. Sempre ótimas matérias, as da Crusoé. Quanto a isso, não tenho dúvidas. Quanto à resolução do caso dos hackers e à divulgação dele, entretanto, tenho muitas. Pelo andar da Land Rover, quer dizer, da carruagem presidencial no tocante ao Coaf, aos encontros com o “amigo do amigo de meu pai” e à fritura de Moro, entre outras demonstrações de descaso com a Lava Jato e com as investigações que envolvam a família Bolsonaro, o caso dos hackers vai ser “abafado”. Todos têm o rabo preso.

    1. Crusoé, que tal esquadrinhas se este Thiago andou pela Assembléia na mesma época que o esfaqueador do Bolsonaro, ou antes? Porque aparecer o nome do Adélio Bispo no dia da facada parece mais uma correção rápida para apagar traços de visita anterior, onde aparecia o gabinete de destino (apaga o gabinete mas não consegue apagar o nome, e fica a data do dia da intervenção no sistema). Isto poderia apontar para o mandante da facada, e a conexão política dos hackers.

  55. Essa estória de advogados contratados por "terceiros" já virou moda? Agora é só localizar o "terceiro" não? Ou vai ser igual ao caso do Adélio, onde nem o batom na cueca já não é mais prova!

    1. aOAB está aí para atrapalhar as investigações, não podem nem perguntar quem contratou. Obsurdo

  56. Em Brasília tudo é nebuloso, o fato do STF requerer todos os dados, informações, etc., sobre a Operação Spoofing, tomando para si uma investigação puramente de reponsabilidade da PF e MPF, demonstra a fragilidade de nossas instituições, onde os pseudo deuses são intocáveis assim como tudo que orbita Brasília. Até quando isto terá que ocorrer? O STF precisa cumprir o papel de guardião de nossa frágil constituição.

  57. Parece que todo bandido e mesmo estupido. Logo na primeira operacao criminosa de grande monta, a estupidez se revela - a tal "ostentacao". Vejam que os elementos da ORCRIM se cercam de joias, pedras preciosas, ouro 24k, carros de luxo, hoteis e restaurantes caros, luxuria; ...parece ate vao viver pouco tempo, dai a estupidez na sua plenitude. Impressiona que falam tanto de ajuda aos pobres e fazer caridades, qdo na verdade e de exploracao e maldades. E realmente uma seita nefasta e anti humana.

  58. Trabalho para terceiros, numa picaretagem sem fim, por boa vontade, sem interesse de pagamento. Coisa rara em atuação de estelionatário. Todos muito bem sucedidos financeiramente, muito estranho... A PF vai chegar onde precisa chegar, não tenho dúvidas.

  59. A Lava Jato começou assim, em 2009, despretensiosa, investigando operações suspeitas de lavagem de dinheiro do ex-deputado federal José Jatene, em Londrina/PR. Nada muito fora da rotina dos crimes financeiros comuns. Esta operação atual, a "Spoofing", poderá alcançar uma dimensão semelhante, abrindo novas portas do inferno. O monstro já está sendo montado.

  60. Acho que vai ser que nem a investigação da fraude na eleição do Senado. Deve ter tanta figura carimbada envolvida, provável que inclusive togados, que essa investigação vai acabar não tendo um final! Vai morrendo aos poucos..... Mas não é isso que eu espero.

  61. Land Rover... rsrs.... a bandidagem no Brasil está progredindo... a maracutaia com veículos no século passado envolvia uma “carroça”ou uma Fiat Elba...

  62. Quando li a notícia da prisão do grupo de Araraquara e vi o perfil do Vermelho disse aos meus amigos "Este mal sabe endereçar um email " pronto aí está uma parte da resposta. Este Elias talvez conheça alguma linguagem de computador, mas não é o mentor, um laranja mais graduado.

  63. Existem casos famosos no Brasil que toda a estrutura funciona para que não haja elucidação/punição: Celso Daniel, Mariele, Adélio, agora essa causo ai..

  64. Como bem diz o Dito Popular “Não há almoço de graça “. Sendo assim é óbvio que alguém encomendou o trabalho. Agora o desafio é descobrir quem, eu diria que a probabilidade de serem de diferentes vertentes com o mesmo o propósito, ou seja, manter os esquemas de corrupção vivos, é enorme. Vamos aguardar...

  65. Muito bem Crusoe! Essas são as reportagens que queremos ler! Parabéns pela insistência em buscar essas informações e a seriedade do texto. Para mim, esses todos eram operadores de Bitcoin do tráfico de drogas.

  66. Sei o quanto é difícil um processo investigativo...sabemos tb q, muita gente não quer que a PF chegue ao fim do processo, nos revelando quem está por trás de tudo (a esquerda maldita), mas confesso que gostaria de uma resposta mais rápida.

  67. Será que o Gilmar Lacto Purga Mendes não vai "blindar" mais esse BANDIDO, dando a ele o status Acima da Lei e da Ordem como ao GleenFraude Verdevaldo, SALAFRÁRIO e Bandido.

  68. Espero que por trás das investigações da PF, não tenha algo ou alguém maior que impeça a elucidação desde caso tenebroso. O Brasil precisa ser passado a limpo.

    1. A Land Rover de Paulo Roberto Costa do petrolão levou aos demais personagens do esquema. A Land Rover de vermelho vai levar aos personagens políticos do esquema hackeamemto de celular ?

    2. Sujeira sempre acaba envolvendo esse galinheiro , em Brasilia...

  69. nem de perto está elucidado o crime. o sumiço é apenas outro fator, advogados, bitcoins, carro de luxo na mão de um pequeno picareta, mas ainda falta a ponta política no negócio, nem do intercept estou falando.

    1. tem gente grossa envolvida..... políticos brasileiros são bandidos de terno...

  70. Nada e por acaso, na minha opinião houve uma encomenda de hacker articulada com objetivos específicos. E há ainda muito vermelho a ser explicado.

  71. O que precisa acabar é esta defesa por advogados pagos por "terceiros interessados" que sejam anônimos. Neste caso a revelação do terceiro deveria ser mandatória, visto que o possível interesse possa ser associação para o crime!

  72. Em São Paulo o PT sofreu uma lavada nas eleições municipais. Ganhou apenas de relevante em Araraquara "Edinho Siva". É mera coincidência?

  73. Afinal governar e roubar. Povo de merda. Pais de merda. Honestidade e poder nao existe nessa república de ignorantes. SO MATANDO.

  74. Bom dia, tem muita coisa errada nisto tudo, o jogo é pesado, porem, o que me irrita é o fator "purificador da lava a jato" não gosto mesmo, e depois este negocio ficou chato de receber por palestras né???? Nada apaga o que o PT fez, mas isto não dá o direito a lava jato fazer o que quer, ou seja deu ruim, e abre flancos para a turba...muito feio o que els fizeram queima o filme.O PT pilhou e desintegrou o estado e agora?

    1. Muitos poderosos envolvidos com a Orcrim, até ministro do STF empenhado em obstruir essa operação, o " beiçudo" até blindou o gringo Verdevaldo para jogar uma nuvem de interrogações nas investigações da polícia federal. A esquerda doentia e esquizofrênica, corrupta até a medula óssea, pilhou o dinheiro público e possui tentáculos em todas as instituições nacionais e vai continuar tentando acabar com a Lava Jato e desconstruir o ministro Sérgio Moro. Sou mais a nossa PF.

    2. Vc esta bem mal informado. Leia mais sobre a destinacao dos recursos das palestras antes de assumir uma postura indevida.

    3. por mais que tente não transparecer, sua esquerdice exala em seus comentários. só de ir contra a lavajato e nem mencionar o novo crime, quanto menos o vultoso cometido pela gangue petista, vc parece mais alguém do intercePT falando.

  75. quando imagino minha neta estudando a história recente do Brasil tenho muita pena dela...estarrecido por tudo que já ocorreu e pelo muito que jamais será desvendado...

  76. Partindo do princípio que a investigação sempre estaria alguns passos à frente dessas informações agora apresentadas......

  77. No pacote anti crime do Moro deveria ter no artigo 1o, item 1, alinea a, inciso I, ou seja prioridade das prioridades a seguinte redação: É CRIME mentir em processos civis e criminais. Ao ser provada que o réu mentiu, passa automaticamente a ser considerado culpado. Iria resolver grande problemas de investigação em inquéritos e processos nessa Pais da Impunidade.

  78. Coloca esses vagabundos no pau de arara que eles rezam a missa toda. Cambada de vagabundos, traidores da Pátria. Verdevaldo sua batata está esquentando, a sua e de algumas figurinhas carimbadas.

  79. Vixi! Agora a investigação vai deslanchar! Acredito na Polícia Federal. É apertar esses bandidos e a verdade virá à tona. Muito boa esta reportagem! Parabéns à Crusoé!

    1. É só mais uma operação da esquerda contra o Brasil e os brasileiros, como foi o fórum de SP, o mensalão, petrolão, o roubo dos fundos de pensão, o BNDES e outros que não lembro. Quadrilha de bandidos. Tem que morrer na cadeia.

    1. Pode ter certeza. Todas as pessoas que poderiam incriminar o partido ou seus membros graúdos morrem misteriosamente

  80. O chiclete tem como característica estrutural, em sua essência, se comportar de várias formas. Bom algumas mastigadas e logo queremos retirá-lo da boca. O chiclete é o PT e seus puxadinhos q agora mostram as caras, principalmente quando apurados mal feitos: PSOL sai na frente.

  81. Não podemos antecipar nada, mesmo os comunas estando por trás, vindos de dentro da casa do Edinho(qta história mal contada coordena esse larápio. Marcelo Odebrecht, como cmte do governo Dilma, quase o tirou do ministério de tão guloso q é). Q se conclua quais os envolvidos, e que para se safarem, sejam considerados loucos p advogados e médicos de plantão, como quiseram c/o Adélio. O novo governo realmente está olhando p o povo sofrido: antecipou a lei anticrime e instituiu a PRISÃO PERPÉTUA.

  82. Fosse a OAB menos porca exigiria em seus quadros APENAS - como muitos - profissionais dedicados ao estrito cumprimento profissional, nunca parceiros de crimes travestidos de doutores. A OAB envergonha os muitos bons advogados. Ademais, pela gravidade envolvendo Segurança Nacional, uma bela sessão de pau-de-arara elucidaria o imbroglio em poucas horas. Banânia é o paraíso das prerrogativas assistenciais a vagabundos.

  83. A pergunta que se faz agora é onde está o Chiclete ou se já sumiram com ele. A coisa está esquentando e atemoriza muita gente na capital federal.

    1. Será que o Chiclete foi mascado até ficar escuro e depois foi cuspido em um lixo qualquer?

  84. Será que é tão dificil, responder apergunta principal. "Quem é o Prefeito de Araraquara, onde ele trabalhou por anos em comunicação, par que ele trablahava.....Vão dar de cra com o EDINHO! Precisa falar mais alguma coisa.

    1. Comentei isto desde o primeiro dia. por que Araraquara ???? EDINHO é o nome dele. A cidade toda conhece o Vermelho. O Edinho também. inclusive já devem ter trabalhos anteriores.

  85. Será que esse Thiago, a essa altura, já não se encontra reunido com Celso Daniel e Toninho do PT ? Quanto a esses advogados do DF, será que a OAB do Santos Cruz vai deixar investigar quem são esses "terceiros" ?

    1. Até quando os advogados do bem vão permitir que essa OABosta continue sendo propriedade desse bandido petralha

    1. Será que nessa trama rocambolesca vai haver uma conexão Lisboa? Ai meu fado! Vira-vira, vira-vira, o que mais virá?

Mais notícias
Assine agora
TOPO