A beata do aquecimento global

09.08.19
Leandro Narloch é jornalista e autor do 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil'.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Coitada desse Greta Thunberg: fraude completa. Ou charlatã. A quem serve? E o pior é que tem gente que ainda dá espaço para ela. Sair na capa da Revista Time tem tanto valor quanto ser considerado a mulher do ano pela Globo.

  2. O apocalipse climático da comunistalha internacional...um bando de canalhas que ainda encontram seguidores para suas loucuras.

  3. Como ativista, ela está cumprindo seu papel de protestar contra a morosidade da sociedade e dos governos, de exigir prioridade nas soluções, e de alarmar a sociedade sedada dentro dos seus pequenos confortos. Resolver de um dia pro outro pode não ser viável, mas já enrolaram 20 anos, se enrolarem mais 20 vai ser tarde demais para reverter os efeitos e consequências. Principalmente quem tem filhos deveria estar tão alarmado quanto ela...

  4. Antes de mais nada, parabéns ao Narloch e a todos que fizeram seus comentários. Quando discutimos fenômenos que ultrapassam a escala temporal da vida de um ser humano é absolutamente natural encarrarmos céticos e profetas. Essa psicodiversidade no meio de nossa sociodiversidade é fantástica.

  5. Arrogância e inconsequência desta “juvenil”. O verdadeiro apocalipse se concretizaria entre nós caso o que ela propõe fosse adotado!

  6. Considerando o obvio desinteresse dos maiores responsáveis pela degradação ambiental e pelo gigantesco desperdicio de recursos em tomar qualquer ação prática para reverter a tendência insustentável do crescimento dos seus negócios nas atuais formas, deveria ser claro que precisamos de muito mais ativismo, por mais quixotesco que seja, para que qualquer mudança possa ocorrer. A mensagem que artigos como este passam é que a preocupação com o assunto é "puro alarmismo inocente". Mega equivoco !!

    1. Considero que nossa preocupação deveria centrar-se no uso adequado de nossas águas, provendo saneamento básico a todos e tratando os efluentes, tirando de nossos rios a função de esgoto. Depois...

    2. Concordo, Rolf. O papel de uma adolescente ao protestar não é apresentar a solução, e sim exigir que a situação seja tratada com a prioridade que merece.

    3. Contra fatos não há argumentos... Como o próprio texto diz, quando toda a ideologia se transformar em fato, teremos sim que discutir soluções realistas para a humanidade... Mas enquanto não haver comprovações científicas sobre os reais impactos... Ninguém em sã consciência vai querer voltar a idade da pedra por ideologismo de alguns grupos!

  7. Já vivi e ouvi falar o suficiente sobre a farsa do aquecimento global. Gente sugestionável ou desinformada ou com algum tipo de interesse financeiro sustenta essa besteira! Desde a década de 1980, frequento o litoral catarinense e ouço que o degelo das calotas polares aumentaria o nível dos mares e aquelas partes mais baixas seriam inundadas. E, no entanto, nada mudou, nem um centímetro a mais, praias nos mesmos lugares, faixas de areia, construções, tudo como dantes!!!

    1. Há dias não durmo bem, preocupado com a noticia que "especialistas/cientistas" mediram que, na média, o nível do mar subiu 0,x centímetros. Gostaria de obter uma cópia da "régua medidora" desses cientistas para quando eu for à praia (moro em Minas Gerais) conferir a elevação das águas.

  8. Lamento dizer, mas essa garota não passa de uma total ignorante, que se acha "a salvadora do mundo" porque fizeram a cabeça dela com uma ideologia de fanatismo ecológico catastrofista. Aliás, o que eu mais tenho medo é de gente desse tipo que acha que vai salvar o mundo. Muita arrogância, fanatismo e pouquíssimo conhecimento e humildade. Fanáticos não conseguem reconhecer o quanto não entendem de algum assunto.

  9. O futuro dirá quem tem razão. Mas, como leiga, vejo q a nossa forma de viver nesse planeta é freak. Basicamente, são vitais à manutençao do corpo físico: agua, ar e alimento. Se esses três elementos estão detonados na sua constituiçao, o que acontecerá conosco? Penso q o planeta nao corre riscos. A humanidade será fragilizada antes e perderá esse ímpeto de produçao e consumo. Desaparecerá. Em 500 anos a Terra estará retomando o seu "programa" e o seu papel como um grão de areia no Universo.

    1. Quem foi que te disse que nosso ar, água e alimento estão "detonados" (aliás, vocábulo totalmente inapropriado - "detonar" quer dizer explodir, caso você não saiba). E outra: a matéria aqui é sobre o suposto "aquecimento global", não tem nada a ver com a qualidade dos nossos ar, água e alimentos.

  10. Essa matusquelinha tem síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que induz seu portador a criar obsessão por alguma causa, assunto ou esporte (especula-se que o Messi tenha essa síndrome). No caso dessa Greta, ela acabou desenvolvendo esse TOC contra o aquecimento global 🏭

  11. O aquecimento global não pode ser considerado como uma verdade científica irrefutável. Na verdade, as eras do gelo são cíclicas, pois já ocorreram algumas vezes no planeta Terra, sendo que em seus intervalos o que se tem é - obviamente - um período de aquecimento crescente.

    1. KAM, parabéns pelo seu comentário. Desde que começaram com essa baboseira sobre aquecimento global que é para confundir os bobos e ganhar muito dinheiro, o seu comentário foi o único realista que li. Por favor, continue falando sobre esse dado para todos.

  12. Como a terra existe a milhões de anos, e os cientistas vivem apenas em torno de 80 anos, se nos aplicarmos uma regra de 3 , podemos dizer que a representação do homem comparada com a idade da terra, podemos considerar como um grão de areia para 1000 km de praia. Quem pode afirmar ( a não ser um chute) que daqui a 10 mil anos não exista mais gelo na Antárdida e com mais 10 mil anos não tenha recuperado tudo de novo?

    1. Eu estou na linha da matéria, acho que tratar temas relevantes como modinhas é insuportável, falta ciência e sobre curtidas e plateias. Como alerta é válido, mas é preciso aprofundar o real efeito.

  13. Não gostei do tom de deboche dado pelo jornalista ao texto q supunha tratar de tema tão verdadeiro qto o aquecimento global. Qto a Greta e seus métodos, prefiro não opinar pois não conheço a sua história. Sugiro, porém, não colocar em pauta a religião. Independente da crença de qualquer um de nós, o aquecimento global é uma realidade.

    1. "Jovens com responsabilidade"? Hahahah!! Essa foi a melhor do dia. O que eu vejo são jovens tapados doutrinados por uma ideologia eco-terrorista, sem conhecimento NENHUM de ciência. E boa parte da mídia (super vendida para esse tipo de discurso) adorando e promovendo isso. Ridículo.

    2. Quanto à “Greta e seus métodos” vale acrescentar que foi premiada pela sua atuação na defesa do Planeta. Podemos até contestar seus conhecimentos sobre o assunto. Mas aqui não se trata disso. Sua atuação é altamente simbólica, pois mostra que os jovens vão mostrando ter muito mais responsabilidade com o planeta do que muitos adultos que se comportam como crianças mimadas diante de seus interesses contrariados.

    3. Não duvide muito se vier a se deparar qualquer hora dessas , aqui nesta coluna, com uma crítica à Pitágoras, simplesmente porque o ponto de vista do jornalista no que tange à relação da hipotenusa com seus catetos é outro!

  14. A Terra é muito grande para sentir os efeitos do pum das vacas. O Sol é 333 mil vezes maior que a Terra. Entre o Sol e as vacas sou mais o Sol.

    1. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade. Filme para pensar q só um pouco de ar puro faria bem para paulistas, chineses e outro lugar qualquer com ar poluído. Aquecimento acho q é natural, mas poluição, não.

    2. Exatamente. Eu não me dou ao trabalho de dar vento a ONG para voar. Meu discernimento me faz correr de medo de alarmistas.

  15. Rindo muito dos comentários aqui. Gente que se acha especialista por ler artigos e revistas. Se vocês soubessem quanto dinheiro esses ditos pesquisadores arrecadam saberiam que isso é um indústria poderosa de fazer dinheiro e títulos acadêmicos. Sou cientista e como um homem sério não dá para considerar os argumentos desse pessoal. Qualquer geógrafo sabe que o clima da Terra mudou bruscamente no passado, antes mesmo do homem existir. A causa mais provável é alterações no ciclo solar. Só balela.

    1. Concordo com vc Essa história de aquecimento provocado pelo homem é mais uma forma de arrecadar grana

    2. O clima está mudando, o planeta se aquecendo, é fato. A dúvida é se isso é provocado ou acelerado pelo homem. Sou cientista também, mas Sinceramente, acho muito difícil provar ou desprovar. Entretanto, se houver contribuição significativa, quanto antes ela parar, melhor. E como não podemos ter certeza, mais prudente trabalhar para diminuir. Além disso, a força motriz da invenção é a necessidade...

    3. Farsantes sempre deixam entrever as evidências da farsa. Por exemplo: -refutar fatos comprovados do aquecimento global com hipóteses já descartadas (como a do ciclo solar), é uma delas. Linguajar do tipo “é balela” não contribui para a robustez científica de qualquer afirmação. E intitular-se “cientista sério” só reforça toda a alicantina.

  16. Aquecimento global... existe, como Resfriamento em mesmo âmbito, MAS, até aqui, mais científico é dizer que o determinante dessas mudanças é o Sol, são Forças não bem conhecidas e nada domináveis.

  17. O artigo foi escrito com muita ironia e desrespeito à criança! O assunto tratado se certo, ou errado trata de nossas vidas, ou pelo menos nossa qualidade de vida! A verdade como dizem os chineses não é minha, nem a sua, mas a verdadeira!

    1. O problema Antonio é que tudo aqui no Brasil está se resumindo às interpretações pessoais e não à buscada da verdade. Depois de ter visto professor universitário dando "sua interpretação" para um questão matemática, transformando até a matemática, uma ciência absolutamente exata num questão de ponto de vista, nada mais me surpreende!

  18. A tendência da população mundial é decrescer, como já ocorreu na Europa e em algumas na países da Ásia. Aquecimento global é uma na fantasia que gera muito dinheiro para ativistas, ONGs, investidores e cientistas Quem comanda o clima é o sol com a participação dos oceanos. Simples assim.

  19. Tudo é utopico com a especie humana. Vamos caminho direto para a extinsao, o planeta esta saturado e nao tem como sustentar tanta gente. É muita pretensao pensar que nos - humildes, ignorantes e arrogantes criaturas - vamos reverter um processo que se repete por tantos milhoes de anos. O maximo que podemos fazer eh prorrogar por alguma dezena de anos a extinsao em masa. by by Sapiens

    1. Já que você possivelmente não tenha muito estudo, o correto é "extinção"!

  20. Creio já haver vislumbres apocalípticos no Universo. Muito bom o seu texto. Nos leva a reflexões não apenas religiosas, mas também, humanas.....

  21. Extremismo faz parte da adolescência mas é fato que o aquecimento global existe e que estamos distantes de saber como interrompê-lo. Uma coisa é certa, os holofotes sobre ela ajudam a chamar a atenção para o problema. Sério mesmo é assistir o que o nosso governo tem feito no sentido oposto, destruindo todos os avanços que acumulamos das últimas décadas.

  22. A grande ironia é que num planeta quase perfeito, sem poluição, sem homem, a devastação total veio de fora. Quem irá despoluir o cosmo?

  23. As evidências do aquecimento global são inequívocas. São fatos derivados de medições científicas. Durante 800 mil anos a concentração de CO2 variou de 180 a 280ppm. Nos últimos 150 anos disparou para 400ppm e continua acelerando. 97% (NOVENTA E SETE!) dos cientistas climatológicos ao redor do mundo afirmaram que é o homem o responsável mais provável pela dramática elevação do CO2 na atmosfera. Só mesmo um alienado pode chamar esse consenso científico de religião. Não dá para levar a sério.

    1. Errata : as fotografias antigas foram tiradas no inverno e as fotografias novas foram tiradas no verão . 🇧🇷

    2. Quando o esquerdista vê a mulher dele traindo ele no sofá , ele joga o sofá fora e fica com a mulher . As fotografias antigas foram tiradas no verão e as fotografias novas foram tiradas no inverno , as provas do aquecimento global são fraudes . 🇧🇷

    3. Quando 97% dos seus amigos mais confiáveis te informa que sua mulher o está traindo, é da consciência do traído negar, mesmo quando confrontado com fotografias flagrando o ato. Cada um acredita no que acha ser correto. Com a ciência também é assim. Dificilmente há consenso total, mas a comunidade científica internacional valida o que a grande maioria dos cientistas sérios entende como sendo correto. É o caso do aquecimento global que já foi fotografado e provado milhares de vezes.

    4. Mais um acéfalo que acredita no mito dos 97% - incrível.

  24. acontece que o mundo precisa de pessoas assim... os grandes visionários sempre foram considerados loucos por sua geração contemporânea

  25. Complementando a tese da solução final de suicidio em massa sugiro que os membros do STF sejam os primeiros a empreenderem está solução nos dando está felicidade terminal!

  26. Talvez o melhor seria eliminar o fator mais nocivo à Terra e segundo estes fanáticos causador do aquecimento global: o homem! Vamos então pregar o suicidio em massa! Parece a conclusão lógica ao extremismo ingênuo!

    1. porque os governos que vive investindo no Amazonas não investe não investe no seus próprios países,plantando árvores na suas áreas

  27. Parece um pouco arrogante a nossa pretensão de que somos capazes de influir no clima. A natureza é maior , mais complexa e poderosas do que essa narcisista ideia ambientalista de que podemos controlar a terra, porque ela sabe se defender

    1. Não senhor, Jorge, nem tudo é causado por fatores astronômicos. Há fortes indícios de que muitas civilizações antigas desapareceram pelo uso inadequado do solo.

    2. Esquecemos sempre que nada é imutável, nem mesmo a terra ou nossa estrela o sol que um dia não mais brilhará, pois terá gasto toda energia de seu "corpo". O nosso planeta já passou e voltará a passar por aquecimentos e resfriamentos, nas eras glaciais e interglaciais por que passou. as quais são ditadas por fatores astronomicos e não pela ação do microbio estelar chamado ser humano!

    3. Sim, ela vai se defender com derretimento das calotas, elevação do nível dos oceanos , maremotos, terremotos, enchentes, tempestates, nevascas, ondas de calor, etc. Daí, fica tudo bem.

    4. Arrogante é achar que a Terra está a nosso dispor explorarmos como bem entendermos e ela reagirá sempre nos provendo com seus recursos! É justamente a forma como se ela pode se defender que deve ser motivo de preocupação!

  28. Os extremos nunca será o caminho do meio. Ou arrumamos meio de convergir os extremos ou teremos soluções extremas que nos levaram ao caus.

  29. ... Global, porque desmatar só para expor mais terra? Porque não se explora os recursos minerais necessários e os da biodiversidade de forma sustentável?

    1. Acho engraçado esse assunto de aquecimento global,ja assisti entrevista de grandes estudiosos sobre o assunto e cada um tem a sua versão,um cientista numa entrevista ao Jô Soares que essas diferenças de clima ja existia à mais de cem anos só que ninguém dava bola para isso porque na época da guerra fria os governos investia muito em cientista que travava a onde uma bomba poderia cair e por aí vai.Bom outro assunto que quero abordar é porque os governos que vive investindo no Amazonas não investe

  30. Considero-me ambientalista. Nao acho que a Natureza não possa ser tocada. Acho que ambientalismo é limitar a pegada a apenas o necessário. Se explorarmos os recursos mais rapido que o necessário vamos ficar privados de recursos antes que a inteligência humana alcance uma soluçao adequada. Não me preocupo com Aquecimento Global quando sei que sempre tem grupos interessados nos alarmes (digo, interessados em angariar objetivos particulares de curto prazo mesmo...). Mas, independente de ...

  31. A terra segue um gráfico milenar, aquece, esfria ... e assim vai. Quanto aos profetas do “aquecimento global “ eles não passam de uma cambada de mentirosos bem pagos. Só existe esta turma porque tem uma galera imensa de idiotas que acredita e uma turma levando vantagem.

  32. À parte da pertinência de atentarmos para as mudanças climáticas e suas razões, fico pensando se essa garota age por conta própria e se tudo que diz saiu de sua própria cabeça. A mim parece que ela seja apenas um ícone- profetas mirim sempre comovem a humanidade - orientada por adultos. Por mais precoce que seja, pois é muito bem articulada e focada, fica difícil acreditar que não esteja amparada por um staff.

  33. No ano 2000 muitas empresas faturaram alto: software, consultorias, grupos geradores... basta olhar o balanço destas empresas em 1999 e vão ver que faturaram mais que em 1998 e muito mais do que no fatídico ano 2000. Algumas quebraram depois do bug do milênio porque o próximo fim do mundo só seria em 2012... E as sacolinhas biodegradáveis que os grandes supermercados nos empurraram com a lema de “vamos tirar o planeta do sufoco”. Façam suas apostas e voltamos a conversar em 2030.

  34. Não existe aquecimento global . As temperaturas que vivenciamos já foram registradas tempos atrás. Isso é um tema político/econômico , apenas.

  35. Profetas - grandes e pequenos. Profetas sempre existiram e o tempo, grande algoz dos profetas, sempre os desmentiram. O mundo não acabou no ano 2000, nem em 2012 e nem vai acabar tão cedo, com ou sem emissões de carbono. Opiniões todos temos (até eu) mas o que vocês precisam se perguntar e quanto de grana os cientistas conseguiram com o “aquecimento global” para pesquisa e para sua própria existência, quantos livros foram pública dos e quantos institutos só existem pra divulgar o aquecimento..

    1. Esse é o ponto: quem ganha dinheiro, fama e poder com essas estórias?

    1. É isso aí Sergio! O que esperamos da mídia são posturas éticas e esclarecimentos. Nosso Planeta já passou por diversos ciclos de aquecimento e esfriamento em passado relativamente recente (recente em termos de existência de vida), que nada tinham a ver com desmatamentos ou emissão de CO2. Talvez esteja faltando uma melhor divulgação deste fato.

    2. Concordo, foi a conclusão que cheguei ao terminar de ler o texto!

    3. Uai sô, agora o “articulista” tem que escrever o que o leitor quer ler? Sempre achei que eles escreviam o que queriam e nós, os leitores, é que escolhemos se vamos ou não ler e se concordamos ou não com o artigo.

  36. Há pouca ciência? Há muita ciência envolvida! Veja se climatologistas da NASA, hoje, negam as mudanças climáticas. Ou qualquer outro governo, além de republicanos nos EUA. A principal revista científica, a Science, publicou em 2004 um artigo onde mostra que a maioria quase absoluta de publicações científicas confirmam a hipótese. A ciência não é intuitiva como nosso dia a dia, mas é baseada em dados complexos. Se não fosse, aí sim, deduziríamos o clima mundial baseado em furacões nos EUA...

    1. A neve do Kilimanjaro  acabou em 2015, desde 2013 os verões do ártico não tem neve, a polinésia sumiu no mar em 2015 e já morreram bilhões de pessoas de calor. A menina profeta está certa.

  37. Pois é " seu Narloch" (nome de um demônio?),a situação está tão feia e tão podre em nosso país e em todo o mundo que possivelmente Deus resolva fazer uma limpeza profunda na humanidade para que o restante consiga sobreviver.A poluição ambiental não será tão trágica assim,mas a moral está terrível.Vai saber se realmente Arloch não foi enviado por Satanás. Tá danado Chico ! Arloch no Toffoli,no Gilmar,no Lewawisk,no Alexandre e nos Mello.Estamos ralados ! Repito,Arloch neles!

  38. Soluções utópicas e xiitas, são mais fáceis de defender, porque seus defensores, se tornam mártires automaticamente, sem nenhuma responsabilidade em criar soluções realistas e viáveis, basta ser contra que a mídia empodera.

  39. Os cientistas trabalham com hipóteses. Simulações em laboratório demonstram que podem ter razão e que é possível supor uma aumento médio na temperatura de até 4 graus. Também projetam uma estimativa de prazo. Todos os estudos são revisados permanentemente. É possível que a natureza tenha uma reação diferente daquilo que ocorre nos cálculos e laboratórios. Porém, se estiverem certos pouco poderá ser feito. Então, o que é que recomenda o bom senso?

  40. O chamado aquecimento global é fato. Agora, saber a extensão do problema é outra coisa. Não acredito em radicais de nada. O negócio é muito estudo e pesquisa. Pra ter uma ideia.

  41. Por traz da "criança santa" há sempre um "falso profeta". O último que passou por aqui, paparicado pela Folha de São Paulo e pela inteligência "progressista" na Flip, foi um tal David Wallace-Wells, autor de "A Terra Inabitável". Este Ezequiel charmoso prevê já para 2050 que Calcutá, Meca e outras grandes cidades do Oriente ficarão inabitáveis por causa do calor, e diz para espalharem o terror de notícias como essa.

  42. Caro jornalista, Achei que somente seus livros eram ruins, numa pseuda história, agora percebo que também é um jornalista pior ainda. Fica a tocar bumbo para doido dançar, tentando desmerecer o trabalho de 95% dos cientistas que pesquisam sobre clima, que já admitem o aquecimento global provado pela queima de combustível fóssil. Para aqueles que ano acreditam na sexta extinção, recomendo a leitura do livro da Elizabeth Kolbert. Assim podem opinar com propriedade.

    1. Se a tese do aquecimento global foi comprovada , e apenas 5% dos cientistas não concorda , por que os comuno-ambientalistas abandonaram a tese do aquecimento global e passaram a pregar a tese das mudanças climáticas ? 🇧🇷

    2. Onde o cara disse que não há aquecimento global pela queima de combustíveis fósseis? O que disse, pelo menos o que li, é que ainda se procuram correlações entre os níveis de emissões e uma bem próxima era apocalíptica resultante de mudanças climáticas oriundas das ações humanas, sobretudo pela emissão de CO2

    3. Carlos, a entrevista de Jô Soares com o climatologista Ricardo Venício aconteceu, na verdade, em 2012 ou antes. O vídeo é que foi postado em 2016.

    4. Senhor Marcos, Al Gore não é cientista. Tenho pena de seus descendentes (e principalmente dos meus), que é realmente vão comer que o diabo amassou, e não falo do Bolsonaro.

    5. Cara Maria. Respeito sua opinião, mas o fenômeno já está mais que comprovado. Nao há mais dúvidas! Só nao vê quem nāo quer que o clima está mudando, e rápido. Mudanças ao longo de milênios são naturais, mas do modo como está ocorrendo não. Esse pseudo historiador e dublê de jornalista escreve artigos com essa posição apenas aqui, duvido que tenha coragem em outro lugar. Aqui encontra um público conservador ( ou seria atrasado?!) que não admite nada que questione seu modo de vida.

    6. Al Gore previu há 12 anos atrás que muitos lugares a beira mar estariam submersos dali a 10 anos. Já se passaram 12 e tudo continua como estava. Vez que o mesmo Al Gore comprou (ou construiu) enorme mansão a beira mar em local paradisíaco algum tempo depois de sua declaração, percebe-se que ele não acreditava no que dizia. É mais uma balela para ONGS conseguirem financiamentos generosos de governos engajados.

    7. Não sei dizer se há ou não há, de fato, aquecimento global causado pelo homem. Quem sou eu?! Sei, entretanto, ler (e escrever) e pensar. Leia um pouco trabalhos de cientistas que veem os efeitos do aquecimento causado pelo homem não de forma global, mas local. É bem interessante. Leia! Aposto que ficará mais aberto ao debate — e com a pulga atrás da orelha, caro Carlos.

  43. A Joana D`Arc do Meio Ambiente. Todo extremismo é péssimo. Suas propostas destruiriam a economia mundial e causariam desemprego, fome, doenças, guerras (inclusive nuclear), o que abalaria o planeta no limite. A única solução é a conscientização e a pesquisa tecnológica, com mudanças sérias e programadas. Isso leva tempo.

  44. A loucura ambientalista não aceita fatos e argumentos. Decidiu que a teoria do aquecimento global é "lei" e que todos devem se submeter aos seus ditirambos ecologistas. De loucura em loucura, e da rejeição ou não das diversas loucuras que se apresentam, a humanidade segue seu rumo. Esperamos que acerte o rumo, porque a bússola do pensamento humano anda meio louca.

  45. Quando o mundo escuta as queixas- válidas- de uma criança, e a endeusa como se fosse uma cientista sábia, mostra que a maioria do pessoal parou de pensar. Transformar a menina sueca em autoridade moral (ou pior ainda, científica) é patético. Dados de boa qualidade mostram que há aquecimento global. Ficam as questões importantes: o quanto a nosso civilização contribui para o fenômeno, e o que podemos fazer para suavizá-lo com tecnologia o mudanças de procedimentos.

  46. Pois é, os europeus e americanos gritam para que não desmatem a Amazonia, que seria o pulmão do mundo. Mas o que se observa é que nenhum deles quer mudar, radicalmente, sua matriz energética, substituindo o carvão e o diesel por fontes limpas. Isso por que existiria um impacto econômico enorme, com perda de mercado devido aos custos maiores. Mas a floresta amazônica seria custo zero para eles e uma desculpa para continuar poluindo.

  47. Aquecimento global é a maior balela que há. O clima na Terra mudou radicalmente durante os milênios e nessa época não havia carros e indústrias poluidoras. O vulcões sempre existiram e não são tão pouco a causa das mudanças. A hipótese mais provável é uma variação na quantidade de calor emitido pelo Sol, que possui ciclos ainda desconhecidos da ciência. Tem muita gente ganhando dinheiro fazendo estudos sem fundamento para provar a tese do aquecimento que ninguém provou ainda.

  48. Até q enfim alguém tem coragem de falar o óbvio!!! Se 99% do clima na Terra é consequência do Sol, como podem ter tanta certeza da influência global do homem??

  49. Deveria voltar para escola, pois esta perdendo muitas aulas e depois não podera ter uma profissão. Profeta não é profissão, quando sair do foco da notícia não tera como se sustentar perdera a "sustentabilidade".

  50. Com certeza, não há "ameaça existencial". O planeta já aqueceu e esfriou várias vezes. E a raça humana continuou existindo.

  51. Pois é...Greta é apenas uma criança...nem merecia tanto destaque...mas com certeza deverá ganhar algum Prêmio Nobel...não me encanto muito. O ruim será quando esses ambientalistas perceberem que só existe um jeito concreto de parar o efeito estufa...seria diminuir em massa os seres humanos consumidores...esse é o meu grande medo.

  52. Tabata Amaral, nossa "deputada" Hello Kitty, já entrou na onda da Greta Sem Garbo: tem reverberado por aqui o discurso da criança santa, buscando ser a sucursal tupiniquim desse ato de purpurina ao vento. Quiçá para inaugurar mais uma seita por aqui e assim amealhar cacife eleitoreiro que lhe possibilite vôo solo na política brasileira. Já se ouve aqui e acolá que para ela a prefeutura de São Paulo é logo ali... 🤦‍♂️

  53. Gostaria de saber quem está por trás desta garota. Ela está a serviço de interesses de alguma organização ou é apenas uma "idiota do bem"? Parece que ela não age sozinha. Como consegue passar de ano faltando uma vez por semana da escola? Que belo exemplo incentivar adolescentes a matar aula. Parece piada, mas foi indicada até para o prêmio Nobel da Paz.

    1. Com certeza , poderio violento mantendo ela, para travar o Brasil como já travaram, querem mais trava no Brasil, veja a origem dela foi comprada, o que precisa no Brasil, é nossos jornalista que tem vontade de ver o Brasil livre dessas amarras buscarem, fazerem entrevistas com nossos cientistas e colocar a par nosso povo dessa grande mentira do aquecimento global, com a palavra vcs da Cruzoe

  54. Uma verdadeira "inbecil útil", ou seja, cagaram tanto na jovem cabecinha dela que não se deu conta e está perdendo a sua infância/adolescência com essa cretinice de bixos grilos

  55. AQUECIMENTO GLOBAL , MENTIRA DAS ONG's : O que aquece a Terra são os raios emitidos pelo Sol e não o gás carbônico . O maior gás do efeito estufa é o vapor d'água e não o gás carbônico . E a maior parte do gás carbônico é produzido pela respiração de plantas e animais e não pelo homem . 🇧🇷

    1. Existem cientistas que fazem ciência e cientistas que fazem política . Depois da queda do muro de Berlim , alguns comunistas abandonaram os partidos comunistas e fundaram os partidos verdes . O socialismo estava desmoralizado e a melhor forma de combater o capitalismo era culpa-lo pela destruição da natureza . O aquecimento global é tão científico quanto o socialismo científico do Marx e o racismo científico do Hitler . Eu acredito nos cientistas que fazem ciência , e você Ralph não . 🇧🇷

    2. Quais os seus conhecimentos de física e biologia? Fotosíntese, sabe como funciona? Porque animais sim e o homem não?

  56. Os publicitários sabem muito bem que comercial que tem criança vende muito mais. Essa é mais uma que está está recebendo para vender o sonho dos ecochatos.

  57. Nossa arrogância é q nos coloca "fora" do problema e no "centro" das soluções racionais? Cada um deve saber seu lugar no Universo.

  58. Pura bobeira querendo se impor num assunto, que não domina, põe ela pra debater com cientistas isentos, como Dr Ricardo Felicio e Dr Luis Carlos de Alagoas e tantos outros estrangeiros, confiar no IPCC, um instituto mentiroso com suas manipulações, veja credibilidade do paxeura, antigo chefão desse órgão, que pediu demissão pois foi gravado e denunciado pelas secretarias do órgão do qual era o presidente, portanto essa pessoa tá por fora da realidade

  59. Lembra do Abaporu Leandro ? A exposição da Tarsila no MASP foi um sucesso estrondoso! Continue a criticar os pequenos profetas com ideias sonháticas , por favor! O planeta agradece!

  60. Será que esta mocinha seria ouvida neste mundo se não tivesse uma postura "radical"??? Em caso de dúvida, precaução é a alternativa. Vamos implementar JÁ planos globais de redução (não digo zerar) de emissão de gases de efeito estufa, enquanto isso vamos ver se cientistas estão corretos ou enganados, não depois!!

  61. Prezado Leandro, enquanto entre os adultos alguns ainda discutem se o aquecimento existe ou não, se é consequência ou não do modo de vida do homem moderno, tem esta menina que como os da idade dela, serão os principais impactos, que virou figura de proa de um movimento, que exige uma mudança já. Aponta o dedos para os adultos (políticos) que discutem o sexo dos anjos e empurram culpa e o mico para outros países para um problema global, que exige ação global! Vc acha que este mocinha seria ouvida

  62. Que alívio ver que nem todos estão contaminados pelo alarmismo estúpido e ditatorial advindo do suposto "aquecimento global antropogênico". Parabéns pelo artigo, Leandro - seu livro também é extremamente interessante.

    1. Ricardo o AGA é termo antigo e agora se chama "mudanças climaticas" à semelhança do recente desaparecimento do buraco na camada de ozônio. aliás quem é mesmo esse ozônio?

  63. Um argumento extra contra os apocalípticos sobre o aquecimento global seja ele natural ou não. Se olharmos o passado veremos que o apogeu do Imperio Romano se deu num ótimo climático onde até se podia fazer vinho em quantidade no Reino Unido. E era mais quente que o que se preve pelo IPCC. E a vida floresceu nos interglaciares (o Sahara era verde faz pouco tempo) e murchou nos enormes periodos glaciares do Quaternário. E os ursos polares não sumiram durante os periodos quentes. Continuam ai

  64. Eh uma alienação como jamais se há visto na humanidade. Os temas importantes ficam de lado, sublimados, enquanto há uma satisfação temporária. Como se constrói um veleiro sem emissão de carbono?

    1. Deveria ir nadando. Mais uma idiota útil a serviço dos catastrofistas do IPCC que ganham dinheiro com essa balela.

    2. Boa pergunta. A resposta padrão é: com projeto inexequível, que parta de uma mente imbecil. Esses vagabundos com discursos para otários, cansam.

Mais notícias
Assine
TOPO