RuyGoiaba

Lula está lendo feito um condenado

08.06.18

A mais divertida polêmica inútil das redes sociais na semana passada começou com um tuíte da assessoria de Lula: o hóspede da carceragem da PF em Curitiba, ora vejam, tinha lido 21 livros em 57 dias, “leituras que compreendem dos romances à política”.

Não ficou claro se as leituras do político preso com tempo livre de sobra incluíam o “Finnegans Wake”, “Minutos de Sabedoria”, o “Almanacão de Férias da Turma da Mônica” ou a coleção encadernada da “Playboy” – obras culturalmente mais enriquecedoras que o livro do picareta citado pelos assessores do Grande Líder no tuíte em questão.

Seja como for, uma moça que não gosta do Lula fez as contas e concluiu que isso dá umas 55 páginas por dia, um nível de leitura “irrealista” para quem é “semianalfabeto”. Recebeu uma enxurrada de respostas — na maioria, de gente jogando confete em si mesma e dizendo que 55 páginas são fichinha (“eu leio 550, passo o dia nas redes sociais, malho e tenho uma vida sexual invejável!”).

(O saudoso Chorão do Charlie Brown Jr., que dizia “não faço música pra meia dúzia de filhadaputa que lê livro”, estava enganado: na internet, os “filhadaputa que lê livro” são muitos mais. Quase uns dez, talvez.)

Inexplicavelmente, em um mundo cada vez mais ágrafo como o nosso, em que o Facebook (com seus textões) é coisa de velho e o Instagram (só figuras) é cool, persiste a noção de que “ler livros” confere status às pessoas – talvez derivada daquela ideia de fundo iluminista de que ler faz os seres humanos melhores. Não faz. Basta ter frequentado alguma universidade brasileira para constatar que é possível ler centenas, milhares de livros e continuar sendo um perfeito idiota.

Por isso, não acho bom Lula continuar a ser esse leitor voraz, a não ser que isso conte pontos para a redução da pena. O Grande Líder correrá sério risco de perder aquela aura de “bom selvagem” (que ele manteve, mesmo depois de todos esses anos como lobista de empreiteiras) e adotar um estilo “professor da Fefeleche”, talvez de écharpe e fumando Gitanes. Ou seja, tornar-se algo parecido com Vladimir Safatle — um daqueles destinos piores que a morte.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Esse santo homem que é Leonardo Boff escreveu no Twitter faz pouco tempo (cito em versão corrigida, sem os erros de português e digitação): “Se o preço da gasolina é estabelecido cada dia pelas variações do dólar internacional, então os salários deveriam ser também corrigidos diariamente pelo dólar. Isso seria o justo. Mas o povo não conta (…)”.

Não sei se o melhor é dar a entender que há “dólar nacional”, a total ignorância sobre como se calculam preços e salários ou o desconhecimento do que a dolarização da economia provocou na Argentina, aqui ao lado. Mas a Igreja Católica estava certíssima quando condenou o Bofe àquele silêncio obsequioso. Deve ser porque ele não passa incólume pelo mata-burro.

(Fernando Frazão/Agência Brasil)
Faça o obséquio de permanecer em silêncio, Boff (Fernando Frazão/Ag.Brasil)

 

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem;

500
  1. O problema não é se lula está lendo ou não. Esse senhor está sim, preso e deve passar uma boa temporada na PF, na Papuda, em Bangu ou qq outro lugar destinado aos canalhas, ladrões e assassinos do povo brasileiro. Ele merece.

  2. É comum o golpe de presidiários pedirem resgate por telefone de dentro do sistema. O PT inovou e está repercutindo via Whats App um áudio gravado pela senadora de vida fácil também pedindo dinheiro para presidiário. Quem sabe ela mesma possa levar e desfrutar do recurso num espaço de tempo não muito grande. É só acabar o foro privilegiado.

  3. NÃO conta. Vivemos em terra sem lei, sem cultura, sem unidade, sem patriotismo, e brincamos e nos rimos disso. A imprensa TODA não para de falar desse verme nefasto, pesquisas ( fajutas como sempre) não se cansam de dar vitoria para esse circo. Eu cai nessa e ri, o leitor do Ruy também rui, Goiaba também caiu nessa, o Brasil vive nessa piada retardada ha 150 anos…. da-lhe Goiaba!

  4. Oque somos nos então? Que país é esse? Estamos a rir de nossa própria desgraça e é apenas isso! Lula e toda esse turba esquerdista estão ai deitando e rolando ha dezesseis anos ( incluo Temer nessa), aumentaram em 10X a divida publica, destruíram o ensino, enfim transformaram essa terra num inferno. E nos aqui discutindo ou rindo, da na mesma, das conversas fiadas de um ladrão e sua gangue. O pais não tem um sistema judiciário que funcione em NENHUM nível, ilhas de profissionalismo …..

  5. Se alguém tiver intenção de fazer política com honestidade e sabedoria deve ler dois livros: JOSÉ BONIFÁCIO – da José Olympio Editora-ano 1945. -Esc/P Octavio Tarquínio de Souza e TEORIA POLÍTICA de Rui Barbosa -W.M. Jackson Inc. ” Clássicos jackson “. Par Rui política ” é a arte de gerir o Estado , segundo princípios definidos, regras morais , leis escritas ou tradições respeitáveis “. Por quê ambos foram exilados ?

  6. 27 livros? Só se estiverem contando revistas em quadrinhos, daquelas bem fininhas! Ou livrinhos infantis! Esse daí não consegue ler nada, é uma pessoa totalmente voltada para si mesma, jamais conseguiria dedicar seu tempo a inteirar-se das idéias de outras pessoas! Só a militância cega e emburrecida dele pra acreditar que ele está lendo alguma coisa!

  7. Lancei uma campanha chamada de ” Lula livro” . Para doação de livros para o condenado , já que o condenado está com muito tempo de sobra; que pelo menos ele aproveite o tempo que desperdiçou na vida sem ler.

  8. Fantástico, realmente quem diz ter lido centenas de páginas e outros afazeres….continua sendo idiotas e fdp. Maravilha, faço também essa analogia aos petralhas e comunistas, que se apegam em algumas frases repetidas incansavelmente, mais quando se pergunta, você leu Ideologia Alemã?, O Manifesto do Partido Comunista? O Capital? A resposta para o básico é não. E quando você encontra alguém que leu o entendimento é precário. Folhear livro não é compreender,sem pensar nem refletir na narrativa.

  9. Putzgrila, Goiaba!
    Sabes que já pensei em ter 24 horas à disposição para ler livros, jornais, revistas, bula de remédio, TCCs,… Ficar em uma ilha deserta, cheia de livros…
    Mesmo sendo o meu passatempo preferido, a leitura, não passaria de umas 30 e poucas páginas… e fazendo um esforço danado!
    Agora, 55 páginas conforme o cálculo rápido de uma comentarista no Face, totalizando 21 livros em 57 dias, nem a pau, Juvenal.
    É a mentira que move esse partido da traição=pt. E tem gente que acredit

  10. Kkkkk, lendo feito um condenado é ótima, kkkk, tb tem outra, ontem ele não compareceu no lançamento da sua campanha em Contagem, porque está preso em outro compromisso, kkkkkkkkk.
    Lula está PRESO há 62 dias😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  11. Minha filha “lê” livros no celular. Ela fica horas ouvindo as histórias que eu lia na biblioteca da escola, o celular vai falando sozinho. Dá até pra “ler ” fazendo esteira. Deve ser este que ele “lê”. Até eu leio qualquer coisa deste jeito, nem precisa abrir os olhos.

  12. É mentira! O intelecto dele impossibilita-o de ficar segurando um livro por mais de 10 minutos. Talvez consiga-o se tomar muito, mas muito anti-alérgico. Não há como conciliar semi-analfabetismo com leitura intensa, duradoura. Uma pessoa testemunhou e relatou depois, ter visto o molusco atualmente condenado quando era presidente da república, tendo que ler uma página de um livro ou relatório qualquer, e essa pessoa descreve que aquilo era um verdadeiro martírio para o condenado, ele suava frio..

    1. Aproveito o comentário estapafúrdio desse Senhor Boff para fazer um reparo aos seus colegas de imprensa: Todos insistem em discutir tabela, tablita, preços internacionais dos combustíveis, quando o que está acontecendo e a percepção do anacronismo da existência de uma Petrobras, em um país que caminha rapidamente para a economia de mercado, , mesmo contra uma classe política atrasada como a nossa.

    1. Sra. Rosa, se me permite faço minhas as suas palavras e adiciono, que todo comunista além de burro só consegue viver às custas dos outros.

  13. O problema está quando até uma frase aparentemente ingênua e cândida, quase poética, não fosse ela própria pretensiosa e superficial, serve ao proselitismo e à hipocrisia dos que muito leem, ou dos que não leem, e se enredam nas palavras pelo vazio do que é para si o lastro da realidade.

  14. Ótimo, Goiaba!
    O apedeuta não passa de um mentiroso costumas então seguir o mote de que quem lê muito se torna mais sábio, não importa se for a orelha do livro ou bula de remédio é usado pelo encantador de burros.

  15. Quem lê de fato sabe que 55 páginas por dia é i) ou “leitura dinâmica”, logo leitura ineficaz e vã; ou ii) simples folhear de revista; ou iii) deslavada mentira.
    Outra: como será uma vida sexual invejável?
    Outra: aquele flagelo dos meus tímpanos, indo-se, diminuiu o número dos autores da “cacomúsica”.
    Outra: Ruy, erudição e muita leitura, convenhamos, são, pelo menos, garantia uma boa conversa.
    Por fim: a Igreja Católica nem sempre errou…

  16. Precisou a passagem do tempo para que eu chegasse a compreender porque o Cardeal Ratzinger (depois Papa Bento XVI) condenou esse imbecil ao silêncio obsequioso. Só mesmo calando-o.

  17. Os esclarecidos leitores da Crusoé poderiam encaminhar questões de múltipla escolha sobre a abrangente literatura que nosso presidiário favorito tem realizado no cárcere – conseguiríamos assim assegurar o benefício da manutenção da pena em sua totalidade. O cara não deve ser capaz nem de declinar a cor da capa do livro

Mais notícias
TOPO