O inquérito do fim do mundo
O que Dias Toffoli e Alexandre de Moraes pretendem com a investigação inconstitucional (e secreta) que censurou Crusoé e mira militantes da internet
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
"Pessoal, um alerta: o presidente fará um anúncio logo no início da sessão de hoje que promete repercutir MUITO". Com essa mensagem, assim mesmo, com o "muito" em caixa alta, um assessor do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, chamou a atenção de jornalistas que cobrem a corte para a revelação que seria feita por seu chefe na sessão plenária da quarta-feira, 13 de março. Naquele dia, Toffoli anunciou aos outros ministros a instauração de um inquérito de ofício – ou seja, por conta própria e sem pedido nem ao Ministério Público - para investigar, sob sigilo, pessoas que veiculam "notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças" que atingem a "honorabilidade do STF, de seus membros e familiares". De sua cadeira, o ministro informou ter designado - também de ofício, sem sorteio, como é comum nos procedimentos do tribunal - o colega Alexandre de Moraes relator da investigação. Como previu o assessor de Toffoli, os desdobramentos do inquérito repercutiram muito, mas de forma negativa. Sem seguir o rito normal previsto na Constituição, o inquérito revelou o lado autoritário do Supremo ao censurar Crusoé e devassar a vida de cidadãos que, nas redes sociais, postaram mensagens consideradas ofensivas à corte. Tudo isso sem permitir que se conheça, exatamente, o que há dentro da investigação – nem mesmo os advogados dos alvos já conhecidos têm sido autorizados a ter acesso aos autos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FAUZE
2019-06-24 14:14:50qujal de nos pobres mortais ousará criticar os deuses do olimpo???
Rosemeire
2019-05-02 22:54:12Só por milagre esse país terá conserto! Graças a Deus acredito em milagres!!!
Antonio
2019-05-02 21:12:06O inquérito é o fim do mundo, pois não não tem origem e fundamentação legal para ser instaurado, contrariou O Direito e não tem como ser considerado juridicamente a não ser arquivado. Eles se queixam do ataque cibernético, mas não consideram esta aberração jurídica já comentada. Pensei que o assunto não voltaria a tona e seria arquivado. O arquivo está a espera do inquérito. Não recuem!!!
Rafael
2019-05-02 21:05:01A Crusoé, quando da reportagem do ‘amigo do amigo do meu pai’, antecipou em um dia a sua publicação. Juan Guaidó antecipou em um dia a sua operação ‘libertad. O regime de exceção continua.
Lourival
2019-05-02 09:37:01O desvio que está havendo no STF tem um só objetivo: evitar que vão para a cadeia os principais personagens da corrupção instalados em todas as instâncias no governo. E esses ministros não se importam em ter a imagem arranhada, pois são muito bem remunerados para pôr em prática essas obstruções. Triste fim para o Brasil, se não forem impedidos de agir. Se nós, que agimos através da Internet não apoiarmos os honestos da justiça, essa cúpula do mal colocará em risco a governabilidade no Brasil
João Carlos
2019-05-01 20:29:21O que esperar de uma "corte suprema" que ao invés de guardar a Constituição, age criminalmente conspurcando-a, com início no "fatiamento" do impedimento da jumenta? E agora esses 2 criminosos devem ser processados criminalmente.
LUIZA
2019-05-01 18:46:27Eu creio em Deus e conheço bem os rumos que tem ocorrido no país, algo vai ocorrer que vai derrubar esses super homens.
Carmem
2019-05-01 18:10:57Fábio , parabéns ! Texto objetivo , bem estruturado e esclarecedor! Gostaria só de pontuar o seguinte ; a justiça é mestre em dizer : quem não deve não teme ! Simples e cristalina verdade ! Por que alguns integrantes do STF estão tão incomodados com as críticas ? Quem não deve não teme , não é??
LUCIA
2019-04-30 00:46:52Interessante é dizerem que há um complô contra o STF. Alguns dos ministros é que estão sendo criticados por seus atos (e porque não?) e não a instituição. Mas estão se escondendo atrás do STF, se misturando aos demais, para não se enxovalharem sozinhos. Quanto ao citado complô entendo que ele de fato existe, mas é de alguns ministros contra o povo brasileiro e não o contrário.
CLAUDIO
2019-04-29 22:03:04O mais cômico desse "pastelão" é que todo esse absurdo irá, o que parece, pelo silêncio, ficar por isso mesmo, como se nada houvesse acontecido! Nosso país é um verdadeiro CIRCO!