Agência BrasilDias Toffoli e Alexandre de Moraes: unidos pelo inquérito do fim do mundo

O inquérito do fim do mundo

O que Dias Toffoli e Alexandre de Moraes pretendem com a investigação inconstitucional (e secreta) que censurou Crusoé e mira militantes da internet
26.04.19

“Pessoal, um alerta: o presidente fará um anúncio logo no início da sessão de hoje que promete repercutir MUITO”. Com essa mensagem, assim mesmo, com o “muito” em caixa alta, um assessor do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, chamou a atenção de jornalistas que cobrem a corte para a revelação que seria feita por seu chefe na sessão plenária da quarta-feira, 13 de março. Naquele dia, Toffoli anunciou aos outros ministros a instauração de um inquérito de ofício – ou seja, por conta própria e sem pedido nem ao Ministério Público – para investigar, sob sigilo, pessoas que veiculam “notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças” que atingem a “honorabilidade do STF, de seus membros e familiares”. De sua cadeira, o ministro informou ter designado – também de ofício, sem sorteio, como é comum nos procedimentos do tribunal – o colega Alexandre de Moraes relator da investigação. Como previu o assessor de Toffoli, os desdobramentos do inquérito repercutiram muito, mas de forma negativa. Sem seguir o rito normal previsto na Constituição, o inquérito revelou o lado autoritário do Supremo ao censurar Crusoé e devassar a vida de cidadãos que, nas redes sociais, postaram mensagens consideradas ofensivas à corte. Tudo isso sem permitir que se conheça, exatamente, o que há dentro da investigação – nem mesmo os advogados dos alvos já conhecidos têm sido autorizados a ter acesso aos autos.

Nesta semana, indagado por jornalistas no intervalo da primeira sessão após a censura decretada por Moraes, o ministro Marco Aurélio Mello classificou o inquérito como natimorto e defendeu que sua legalidade seja, o quanto antes, analisada pelo conjunto dos ministros do Supremo. Uma parte do colegiado, como é sabido, considera o procedimento uma aberração jurídica. O inquérito é a parte mais visível de uma estratégia engendrada por Dias Toffoli para fortalecer a cúpula do Judiciário frente a um alinhamento de situações que alguns dos togados veem como uma ameaça a si próprios: o avanço da Lava Jato sobre a relação de empreiteiras e grandes bancas de advocacia com magistrados de diferentes instâncias, a articulação de um grupo de senadores para instalar a chamada CPI da Lava Toga e o suposto risco de desequilíbrio entre os Três Poderes trazido pela eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Pela primeira vez desde a redemocratização, além de enxergar no Palácio do Planalto um movimento para enfraquecer os tribunais superiores, o comando do Judiciário se vê alvejado por múltiplas críticas vindas das redes sociais, em especial de seguidores do presidente. Nessa atmosfera, sobrou também (e convenientemente) para a imprensa – e em especial para Crusoé, que nos últimos meses publicou uma série de reportagens sobre ministros das cortes de Brasília, incluindo o próprio Dias Toffoli e o aliado Gilmar Mendes. Toffoli e seu entorno mais próximo entenderam que era preciso mostrar força – e o fizeram da pior maneira possível.

Na quinta-feira, 25, ao responder a um pedido de informações feito pelo ministro Edson Fachin nos autos de um recurso contra a censura a Crusoé, Moraes não cita diretamente a revista ao mencionar as razões do inquérito, mas tenta enquadrar a reportagem alvo de sua decisão no contexto de supostas “práticas criminosas” que desvirtuam “ilicitamente a liberdade de expressão” para utilizá-la como “escudo protetivo” na atividade contra membros do Supremo. A manifestação de Moraes também deixa clara a intenção de evitar novas publicações de reportagens com documentos sobre ministros. Ele afirma que vai apurar o “vazamento de informações e documentos sigilosos” que tenham o objetivo de atribuir a prática de atos ilícitos a magistrados. As frentes de apuração, como é possível depreender do que escreveu o ministro, são muitas. Mas o que é, afinal, o tal inquérito aberto por Toffoli e entregue aos cuidados de Alexandre de Moraes?

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéGilmar Mendes é o mentor da teoria de que há um complô contra a corte
A investigação é singular. À diferença do que ocorre na grande maioria dos casos, o Ministério Público, representado no STF pela Procuradoria-Geral da República, e a Polícia Federal não pediram a investigação. Na verdade, nem sequer foram consultados antes da abertura do procedimento. Foi o próprio Toffoli quem apontou a necessidade de investigar. Com base em informações mantidas em sigilo, o ministro decidiu abrir o inquérito apoiado em uma interpretação no mínimo criativa do artigo 43 do Regimento Interno da corte. “Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará essa atribuição a outro ministro”, diz o texto, anterior à Constituição de 1988. Pelo que se tem notícia, porém, nenhuma das supostas fake news ou dos ataques sofridos por ministros nas redes partiu de um computador do STF. Tampouco são investigadas pessoas com foro especial por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado, cuja jurisdição adequada é o Supremo. Outro dado inédito é que não há, conforme o que já foi possível descobrir sobre o inquérito, um fato determinado ou pessoas a serem investigadas. Ocupando menos de uma página, a justificativa para a investigação é genérica. Trata-se, portanto, de um repositório sem fundo onde podem ser acomodados todos os responsáveis por tudo o que o Dias Toffoli e Moraes entenderem como ameaça ou agressão. Além da ordem de censura a Crusoé, o publisher da revista, Mario Sabino, foi intimado a comparecer à Polícia Federal, em São Paulo — sem saber exatamente em qual condição prestaria depoimento. E saiu de lá sem saber, porque o delegado também afirmou não conhecer o conteúdo do inquérito. “O que é definitivamente inaceitável, e um dos muitos problemas do inquérito, é que desde o ponto do origem ele tem um objeto amplo e completamente indeterminado. E, além disso, ele investiga coisas que não deveriam ser investigadas porque não são crimes. A pessoa criticar uma instituição não é crime”, diz o advogado Michael Mohallem, professor de direito constitucional.

A escolha de Moraes como relator do inquérito é outro ponto fora da curva. Indicado para o STF pelo ex-presidente Michel Temer, Moraes deu partida na investigação seguindo à risca os procedimentos de Toffoli, que o escalou a dedo. O ministro escolheu por conta própria os dois delegados que vêm tocando o inquérito desde então — um da Polícia Federal, que conheceu nos tempos em que era secretário do governo de São Paulo, e outro da Polícia Civil paulista. O normal, vale dizer, seria enviar o inquérito para a PF fazer a distribuição de acordo com seus critérios internos e, então, cumprir as diligências necessárias. Moraes foi promotor estadual, advogou e ocupou cargos políticos no estado. Foi, por exemplo, secretário de Segurança Pública no governo de Geraldo Alckmin entre janeiro de 2015 e maio de 2016. Na sua gestão, ao menos dois inquéritos ruidosos foram conduzidos pela polícia paulista. O primeiro deles deu origem à operação Alba Branca, que apurou desvios na compra de merenda escolar e teve como um dos principais alvos o deputado estadual Fernando Capez, adversário de Moraes dentro do PSDB. Inocentado na Justiça, nos bastidores, Capez credita ao hoje ministro do Supremo os vazamentos de informação que ocorreram ao longo da investigação – e que acabaram por anular sua possível candidatura ao governo de São Paulo.

Outra investigação do período em que Moraes chefiou a área de segurança pública de São Paulo foi a que envolveu o roubo de dados do celular de Marcela Temer. Em abril de 2016, o aparelho da ex-primeira-dama foi invadido por um hacker. De posse dos arquivos que acessou, segundo a versão divulgada à época, o hacker teria ameaçado Marcela com a divulgação de fotos íntimas se ela não lhe desse dinheiro. O caso estourou em um período sensível. Naqueles dias, estava em tramitação o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) e Temer se preparava para assumir o cargo. O secretário Moraes criou uma força-tarefa para investigar o assunto com delegados que, assim como agora, também foram escolhidos a dedo. Em pouco tempo, o hacker foi preso. Meses depois, em agosto, Michel Temer assumiu o Planalto e nomeou Moraes ministro da Justiça. Já em 2017, em janeiro, com a morte do ministro Teori Zavascki em um acidente de avião, o presidente o escolheu para a vaga aberta no STF. Entre a morte de Teori e a posse de Moraes, descobriu-se que uma parte da investigação havia sido mantida em sigilo absoluto pela polícia comandada por Moraes. Os documentos mostravam que a ameaça, na verdade, citava a divulgação de um áudio enviado por Marcela ao irmão, Karlo Tedeschi, em que ela supostamente abordava temas relacionados à atuação política de Temer. “Achei que esse vídeo (que na verdade é um áudio) joga o nome de vosso marido na lama. Quando você disse que ele tem um marqueteiro que faz a parte baixo nível, pensei em ganhar algum”, escreveu o hacker a Marcela. O áudio não foi juntado ao processo e nunca foi encontrado por nenhum jornalista ou advogado.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBarroso: “Autoridade depende de confiança e credibilidade. Se você perde isso, a força é a única coisa que resta”
Toffoli assumiu a presidência do Supremo em setembro de 2018. Cerca de dois meses antes da posse, Crusoé revelou que ele recebia mensalmente, em sua conta no banco Mercantil, uma mesada de 100 mil reais de sua mulher, Roberta Rangel, dona de um escritório de advocacia em Brasília. O ministro inaugurou sua gestão com a promessa de pacificar a relação entre os Três Poderes, mas um mês depois viu a corte ser citada, de maneira não muito confortável, em uma palestra de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República. O deputado disse que, para fechar o STF, bastariam “um soldado e um cabo” e que não haveria nenhuma manifestação popular caso um ministro fosse detido. A declaração ganhou as redes e mobilizou seguidores de Bolsonaro, que seguiram na toada de críticas ao Supremo e alguns de seus ministros. Após um curto período de trégua, neste ano a tensão recomeçou com a proposta de criação da CPI da Lava Toga, no Senado. O vazamento de relatórios da Receita Federal com as movimentações financeiras do ministro Gilmar Mendes e de sua mulher fez aumentar a desconfiança de que o Supremo estava sob ataque. O próprio Gilmar chegou a atribuir a apuração dos auditores a um movimento orquestrado pela Lava Jato. Logo se descobriu que a mulher de Toffoli também havia sido alvo do levantamento da Receita. Não demorou para que Gilmar conseguisse a adesão de Toffoli a sua ofensiva – e a sua teoria de que haveria uma maquinação contra integrantes do Supremo. Já em abril, o tribunal chegou a organizar uma sessão solene para que a Ordem dos Advogados do Brasil apresentasse um manifesto em defesa do tribunal. Foi em meio a esse caldo de desconfianças e suspeitas de conspiração que surgiu o inquérito.

“A abertura do inquérito pelo ministro Dias Toffoli, um inquérito ilegal, é um ato de intimidação contra quem está fazendo investigação, denúncias ou mesmo críticas em veículos de mídia. Cada vez mais você tem a percepção por parte dos parlamentares de que é urgente levar transparência e controle para a cortes superiores. Ninguém pode estar acima da lei”, disse a Crusoé o senador Alessandro Vieira, do Cidadania (antigo PPS) de Sergipe, autor do pedido para instalar a CPI da Lava Toga. “O ideal é que (a discussão sobre o inquérito) volte para acabar com essa celeuma. Isso só gera insegurança jurídica. O ideal seria realmente o colegiado se pronunciar a respeito”, defendeu o ministro Marco Aurélio na quarta-feira, 24. Perguntado se acredita haver risco de novos atos como a censura a Crusoé serem determinados no inquérito, Marco Aurélio respondeu: “Nestes tempos estranhos, tudo é possível. Que cada qual cumpra seu dever. Cada qual mantenha a crença no direito e o alor (entusiasmo) pela Constituição Federal”. No dia seguinte, em palestra na Universidade de Columbia, em Nova York, o ministro Luís Roberto Barroso foi enfático ao tentar explicar, curiosamente com uma indagação, a crise protagonizada pelo Supremo. “A pergunta que me faço frequentemente é por que o STF está sob ataque, por que está sofrendo esse momento de descrédito. Bem, o que acho que está acontecendo é que há uma percepção em grande parte da sociedade e da imprensa brasileira de que o STF é um obstáculo na luta contra a corrupção no Brasil. Eles sentem que o Supremo frequentemente protege a elite corrupta”, afirmou. “Uma corte que repetidas vezes toma decisões com as quais a sociedade não concorda e não entende, aí se tem um problema. Porque autoridade depende de confiança e credibilidade. Se você perde isso, a força é a única coisa que resta”, emendou, em uma de suas manifestações mais eloquentes desde que chegou à corte. O ministro disse ainda que alguns de seus colegas “mostram mais raiva de procuradores e juízes que estão fazendo um bom trabalho do que de criminosos que saquearam o país”.

Marco Aurélio e Barroso não são os únicos que aguardam a oportunidade de debater o assunto em plenário. Outros integrantes da corte têm evitado falar em público, mas nos bastidores tecem pesadas críticas à maneira como a investigação foi aberta e vem sendo conduzida. Nesta quinta-feira, em um café da manhã com jornalistas no Planalto, o presidente Jair Bolsonaro criticou o inquérito e classificou como equivocada e injusta a censura a Crusoé. Disse ele: “A liberdade de imprensa é a mesma coisa do artigo 56 da Constituição. Os deputados e senadores são invioláveis por palavras e opiniões. E o que é quaisquer? Quaisquer. Eu já fui processado muitas vezes pelo Supremo. Sou réu em alguns processos lá dentro, tenho perdido em primeira instância ações nesse sentido por falar, e acho injusto. E acho injusto não é porque é comigo, é com qualquer um, até mesmo com a revista Crusoé, que em 90% das vezes dá tiro de .50 (um tipo de metralhadora) em cima de mim, mas pode continuar dando, não tem problema, não. Não vou entrar com ação contra a Crusoé nem contra outros órgãos de imprensa. Eu vou é criticar, e vou continuar criticando, é um direito meu, como é direito de vocês também agir dessa mesma maneira”.

O inquérito, por ora, prossegue. Em segredo absoluto. O pouco que se sabe sobre ele é o que está demonstrado neste texto: seu objetivo é intimidar quem ousa criticar o tribunal – ou, melhor, alguns de seus integrantes. Se crimes têm sido praticados por gente que ameaça a integridade de ministros, é preciso investigá-los, evidentemente, mas isso precisa ser feito dentro das normas, sem abusos ou arbitrariedades. É o que se espera da Suprema Corte. E que, ao final, prevaleça a Constituição.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O inquérito é o fim do mundo, pois não não tem origem e fundamentação legal para ser instaurado, contrariou O Direito e não tem como ser considerado juridicamente a não ser arquivado. Eles se queixam do ataque cibernético, mas não consideram esta aberração jurídica já comentada. Pensei que o assunto não voltaria a tona e seria arquivado. O arquivo está a espera do inquérito. Não recuem!!!

  2. A Crusoé, quando da reportagem do ‘amigo do amigo do meu pai’, antecipou em um dia a sua publicação. Juan Guaidó antecipou em um dia a sua operação ‘libertad. O regime de exceção continua.

  3. O desvio que está havendo no STF tem um só objetivo: evitar que vão para a cadeia os principais personagens da corrupção instalados em todas as instâncias no governo. E esses ministros não se importam em ter a imagem arranhada, pois são muito bem remunerados para pôr em prática essas obstruções. Triste fim para o Brasil, se não forem impedidos de agir. Se nós, que agimos através da Internet não apoiarmos os honestos da justiça, essa cúpula do mal colocará em risco a governabilidade no Brasil

  4. O que esperar de uma "corte suprema" que ao invés de guardar a Constituição, age criminalmente conspurcando-a, com início no "fatiamento" do impedimento da jumenta? E agora esses 2 criminosos devem ser processados criminalmente.

  5. Fábio , parabéns ! Texto objetivo , bem estruturado e esclarecedor! Gostaria só de pontuar o seguinte ; a justiça é mestre em dizer : quem não deve não teme ! Simples e cristalina verdade ! Por que alguns integrantes do STF estão tão incomodados com as críticas ? Quem não deve não teme , não é??

  6. Interessante é dizerem que há um complô contra o STF. Alguns dos ministros é que estão sendo criticados por seus atos (e porque não?) e não a instituição. Mas estão se escondendo atrás do STF, se misturando aos demais, para não se enxovalharem sozinhos. Quanto ao citado complô entendo que ele de fato existe, mas é de alguns ministros contra o povo brasileiro e não o contrário.

    1. Ah, quero cumprimentar vocês pela excelente reportagem, muito boa mesmo.

  7. O mais cômico desse "pastelão" é que todo esse absurdo irá, o que parece, pelo silêncio, ficar por isso mesmo, como se nada houvesse acontecido! Nosso país é um verdadeiro CIRCO!

  8. O Ministro Barroso já disse tudo: STF perdeu totalmente a credibilidade, por suas posições políticas e arbitrárias, contrárias à CF. Desde o julgamento do "mensalão", em que foram "criativamente" utilizados Embargos Infringentes - que previam existência de alteração de mérito de sentença, na 2ª instância, por maioria - numa corte de ÚNICO e soberano grau - justamente para beneficiar políticos, principalmente petistas, o STF afundou sua credibilidade. De lá para cá, só piorou e MUITO!

  9. Matéria bastante esclarecedora e que deixa evidente que existe algo de muito estranho acontecendo envolvendo alguns ministros do Supremo que querem intimidar quem se opõe a eles. Existe um ditado popular que diz " Quem não deve não teme" e, me parece, que tem ministros do Supremo com muito medo.

  10. São os extertores finais de uma corte ditatorial que vai ser expurgada da vida nacional por atos ilicitos. Não teremos facilidades, como foi na exoneração de Dilma e agora na primeira votação da nova previdência, vamos suar sangue para desmantelar o aparelhamento de tudo nos últimos 33 anos.

  11. Estes dois covardes querem usar o pseudo poder para intimidar-nos, pois seus atos e condutas não condizem com Ministro da Suprema Corte, porém nunca vão nos calar, pois quem é Corrupto, quadrilheiro e Bandido tem que ajustar as contas com a Justiça doa abaixem doer.

  12. Enquanto o STF não se reunir e acabar com esta farsa, desresoeito à constituiçao e arbitrio contra os cidadaos estaremos sob o machado do carrasco. Como q o Moro permite q delegados da PF trabalhem numa investigacao que o MP considerou ilegal? Como q o executivo e o Min da Justiça permitem q isto aconteça sem convocar o conselho da republica para aplicar o Art 142 contra um poder que se excedeu e ameaça a paz e a unidade nacional?Onde está o Moro e Bolso q prometeram lutar contra o arbitrio?

  13. uma pergunta que não quer calar : por que se obedece ao STF numa ordem que não lhe compete? por que não se devolveu a ordem com cópia do artigo da constituição que determina a quem compete investigar? por quê? por quê? fosse eu o mensageiro da ordem, não sei se a cumpriria, tal a minha indignação com o autoritarismo de tofoli. não entra na minha cabeça o silêncio de todos que deveriam se levantar contra isso, que está dando a ele autorização pra substituir o senado.

    1. substituindo o senado e invadindo o ministério público.

  14. A verdade é de que eu não aguento mais este disse me disse e toca não me toca do supremo. Por favor senhores ministros, vc são públicos e não são Deuses. Botem o pé no chão .

  15. O que eu quero é saber se o Ministro Barroso vai ter o mesmo tratamento que foi dado a Crusoé, ao site O Antagonista e aos demais cidadãos que sofreram censura e foram intimados pelo STF por criticar a atuação pífia dos ministros censores... O ministro Moraes já intimou o Ministro Barroso? Já censurou e mandou retirar de TODOS os órgãos de imprensa suas declarações? Tem coragem de confrontar o ministro?

  16. Enquanto não houver uma "suprema" reforma em nosso judiciário, principalmente em nossa Suprema Côrte. Não há vontade técnica e política que dê bom resultado, sem que haja segurança e retidão judiciária. Nossa Suprema Côrte sofre de falta, falta de ética, falta de probidade, falta de competência, falta de vergonha na cara, falta de moral e, devido tudo isso, falta de respeito da população brasileira.

  17. Esse inquérito está arquivado pelo Titular da ação penal púbica, que é o Ministério Púbico. Como dominnus littis que é, o MP já deu a palavra final sobre o destino dessa anomalia. E, como ninguém faz pelo MP aquilo que lhe é atribuição privativa, a continuidade do inquérito é tão somente um ato de teimosia infantil, além de configurar também ato de improbidade administrativa.

  18. Este inquérito é uma bobagem. Partindo de onde partiu demonstra a mais profunda ignorância jurídica. É difícil de entender que uma Corte Constitucional haja inconstitucionalmente por dois de seus membros, inclusive seu Presidente. Inacreditável!!!

  19. Eu acho que a Crosue deve publicar mais reportagem sobre as ações absurdas desse suplemo, para desmoralizar de vez essa corte que é uma vergonha nacional

  20. E se crimes foram praticados por membros do STF também têm de ser investigados e, em caso provado, punidos. Ninguém, nem os ministros do STF, está acima da Lei.

  21. Que essa gangue de criminosos, dentro do STF, seja presa: os irmãos metralha( Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Levando dovsky) e seus colaboradores, como Alexandre de Moraes Sou honesto e não tenho medo de ladrões, ainda que togados!

  22. O careca do Mal e seu chefe mensaleiro são estagiários stalinistas do Crime. Nada mais. Representam o pior do serviço público, defendem interesses de uma máfia parasita do Estado. Ninguém presta naquela porcaria.

  23. sinceramente não acredito que alguns ministros estejam preocupados com o que o quarteto faz.....São todos farinha do mesmo saco!!!!!!

    1. Perfeito seu comentário! Merda do mesmo esgôto putrefato que é Brasília!

  24. E tudo isso regado a vinhos de ótima procedência e supremos banquetes.. (com direito a lagosta, manteiga queimada, aspargos, bacalhau etc..). E o cidadão comum remando com dificuldade para comer itens dos mais básicos.. é mole ou quer mais?? Se quiser mais é só aguardar os próximos capítulos!!

    1. Concordo plenamente, e acho que os ministros não deveriam ter ligações partidárias, como a totalidade atual tem.

  25. Perfeito desecação dos fatos que nos trouxe a esse abismo. Tinha que revogar a PEC da bengala já dava para dar uma boa renovada.

  26. tche, isso é uma coisa de loco. nem da de acreditar, é uma barbaridade. o indio velho assume uma função e se deixa endeusar. toma umas atitude mais feia que rodada de petiço ladeira abaixo. mas vai lavar as tripa com quisuco ao invés desse inquérito maleva.

  27. É preciso haver uma mudança geral nos três poderes que comandam nossa Nação. E a corrupção existente no nosso país se deve a conivência do poder judiciário.

  28. Excelente matéria para manter viva a nossa memória, que a cada minuto é bombardeada com assuntos escabrosos que nos deixam cada vez mais atordoados e até mesmo imbecis porque muitos não acreditam nos fatos mas valorizam os fakes da mídia podre!

  29. Intimidar cidadãos q já sabem o q diz a Constituição Federal é ser rato tentando intimidar um leão. Criminosos são as 2 nulidades bem referidas por Guzzo.

  30. Toffoli já sabia q seria exposto. Algum 'espião' com certeza o avisou. Por isto forjou toda essa palhaçada, que só boçais da laia dele imaginam poder funcionar.

  31. O que essa corja quer é, sabendo que esse inquérito aberrado logo vai ser arquivado (simplesmente), quebrar sigilos, entrar em residências e jornais, apreender documentos, computadores e celulares, descobrir “legalmente” informações de interesses deles, usar essas informações em estratégias de “intimidar o inimigo”, e fica assim. Não vão responder por abusos, por ações, indenizações, nada, nada, nada. Mas, a casa vai cair. O $TF vai ser renovado em breve e esses @?$”¥%###} vão perder força.

  32. O que Tóffolli e Moraes estão fazendo é pura intimidação ilegal, imoral e inconstitucional! Se meteram numa "sinuca de bico" da qual não vão se safar.

  33. Eu cuido de minha honorabilidade com muita facilidade: apenas me comporto adequadamente, de acordo com os padrões legais e morais vigentes. Simples assim.

  34. Que isso! Excelente texto, parabéns Fabio! Confesso que senti falta que o Barroso se manifestasse a respeito, ele demorou a se manifestar, mas quando o fez, me representou. Falou pouco mas foi direto ao ponto, excelente. Esse ministro está de parabéns é um dos únicos que parece estar preocupado com o futuro do país.

  35. Creio que os jornalistas investigativos devem aprimorar seus métodos e tornarem público as descobertas que encontrarem, não importa o nível da autoridade envolvida. Desde que tenham certeza do que publicarem.

  36. Excelente matéria. Explica bem o ocorrido, e mostra como o STF tenta implantar a sua ditadura e censura no país. Bolsonaro mostra que é uma democrata e respeita as leis. Não aceitaremos a interferência absurda deste bando de togados maléficos na vida nacional.

  37. O atual STF é formado por alguns elementos mais perniciosos que o Brasil já viu passar pela justiça. Com esse STF, o Brasil não precisava do PT para destruir o país

  38. Salvo um ou outro maluco, ninguém razoável acha q o supremo esta sob ataque. Ja somos mais maduros q isso. Entre 2 a 4 ministros se esforçam demais pra emporcalhar o stf, salvar corruptos e esconder seus erros. O senado renuncia ao seu dever de investigar, mesmo tendo sido recentemente renovado em boa parte. Cade os “corajosos” 29 q assinaram a cpi? Foram embolsados pelo alcolumbre/filhote de reunan? Tem o rabo preso? O q se passa com eles, hj tao “mudos”? Negociando salvaguardas mútuas?

    1. Vc ,pelo jeito, não tem acompanhado os novos senadores...! Saia da rede Podre de televisão q vc saberá o qto eles estão atuando...!

  39. Por que o Fachin não leva essa aberração jurídica ao plenário? Pela letargia dele, é fácil deduzir que está sob pressão. E não faltam opressores pra manter a ditadura do STF. A Lava Jato tem alguns deles na mira. Eles acham que não sabemos o que se passa por trás da ditadura toffoliana.

  40. Se a questão não for ao plenário vai significar que eles não temem nada nem ninguém e são livres para fazer o que der na veneta. E isso é perigoso para o Brasil.

  41. O STF deveria mandar prender 200 milhões de brasileiros, pois se houver uma pesquisa o STF não representa o cidadão de bem, aquele que acorda de madrugada para manter as minhas mordomia do próprio STF. Moro em um local onde a criminalidade aumentou absurdamente nos últimos anos, gostaria de ver a PF chegar na minha casa às 5h da manhã para me prender, pela menos assim veria muito bandido, como alguns do supremo, preso antes de mim.

  42. Na realidade, não são as instituições jurídicas do país que estão sendo atacadas, mas sim, os pulhas que se acham acima de tudo e de todos, como também em todos os poderes legislativos, sejam federal, estaduais ou municipais. Isto é só o começo de ações que a população de bem tem o direito. Demorará anos para que possamos remover todo este lixo e transformar o Brasil numa verdadeira Nação. É só o começo.

  43. Na minha opinião, esse ato autoritário de um rábula e seus cúmplices é uma mensagem para o MP e PF, mais do que para a imprensa. Oras, MP e PF já devem saber muito sobre a ala podre do Supremo, e esta turma de autoritários está começando a jogar pesado contra eles, Gilmar vociferando barbaridades contra o MP e colocando Dalagnol em processo, Alexandre de Morais escolhendo seus cupinchas para dar o recado a boa turma da PF. Eles morrem de medo de "vazamentos" de tudo o que o pessoal de Curitiba e

    1. Marcelo Bretas sabem( este deve saber muito sobre Gilmar). Nosso papel nesta guerra é defender a LJ com unhas e dentes!

  44. Besteira esperar alguma coisa de qualquer Lava-Toga, com tantos senadores e deputados já sob o manto do Foro Por Prerrogativa de Função, ou contando com ele. Precisamos é de que o jornalismo sério continue buscando e divulgando as verdades, ainda que elas envolvam Togas-Sujas!!!

  45. Pc. Ficaria desalentado, se não soubesse o que é o Brasil. O Brasil não deixa de ser brasileiro. O brasileiro não deixa de ser, em geral, amante da ilegalidade. O STF é Brasil. O STF é brasileiro.

    1. é com pesar, que concordo! Como incultir a ética nos brasileiros de todas as classes?

  46. Deus, a que ponto chegou esse tal "supremo", que de supremo tem só as mordomias que, segundo edital do próprio, devem passar de um milhão de reais nesse ano. Vergonha!!!! Vergonha em um país com quase 14 milhões de desempregados, muitos à míngua, graças a esse subproduto petista que habita essa tal corte!!!! Isso tem que acabar!!!!

  47. Pelo jeito Toffoli encontrou em AdeMoraes um cachorrinho de estimação, muito bem treinado. O carequinha babaca de ministro virou uma pulguinha naquela pocilga!

  48. O STF tem q ser defensor da lei,resguardá-la,proteger a Constituição em favor do povo e dos inocentes e não ser um instrumento corrupto de salvação para criminosos poderosos.

  49. O que fortalece togados deveria ser o cumprimento da lei, só isso, e não sua distorção a favor de togados q ñ poderiam estar onde estão.Togados com vista embaçada q não seguem a lei são autoritários e autoritarismo não combina nem com o que o povo quer,nem com os objetivos da lava jato nem com justiça nenhuma.Me assusta o silêncio dos outros 8 ministros.O STF deve existir,mas elementos como esses 3 não devem fazer parte do time q deve resguardar a Constituição.

  50. Será que é preciso demonstrar ainda mais o tamanho do problema? As investigações estão chegando a alguns desses suspeitíssimos e nada isentos togados, provavelmente envolvidos até o pescoço no esquema de corrupção que arrebentou o país; Joesley Batista teve essa turma no bolso, assim como teve mais de 1800 políticos. É a próxima, grande e, até o momento, a mais difícil barreira a ser superada contra a corrupção: a do judiciário. Pegar bandido de toga não vai ser moleza. Mas serão pegos.

  51. Crusoé liberem esta reportagem sobre "suas práticas ilícitas" para que o mundo inteiro possa julgar quem realmente está realizando práticas ilícitas, o mundo tem o direito de saber.

  52. Toffoli e Moraes junto com Gilmar são imorais.Ditadores de sua justiça podre q quer livrá-los d suas arbitrariedades e crimes.Claramente mostram q não podem estar no comando e me aterroriza o silêncio dos outros 8 ministros.

  53. O youtuber Nando Moura disse que agora Crusoé e O Antagonista estão tendo a liberdade defendida nas redes sociais justamente por aqueles a quem chamaram de milícia virtual bolsonarista diante desse deep state stanilista. Não é uma ironia, Crusoé? Censura mais quem pode mais, né, Mainardi? Que venha a construção de um país livre, imprensa livre e internet livre. Que país. 😔

  54. Toffoli não tem "biografia", subiu na carreira até o topo lambendo o saco de petistas graúdos. Esse é o seu único "mérito". Então o que esse aspirante a Ceausescu tem a perder? Nada! Alexandre de Morares, aspirante a aiatolá, talvez devesse ter pensado um pouco antes de se vender a esse movimento autoritário. Agora é tarde porque suas biografias irão parar na lata do lixo da história do Supremo. Com todo o mérito.

    1. Perfeito. Um advogado mela-bago que chega ao Supremo tendo levado bomba duas vezes em concursos para juiz de Direito de primeira instância é uma mácula para a Corte. Enquanto isso, o outro era advogado do PCC...

  55. O Brasil tem crise de Justiça! Ir embora do Brasil é a melhor sensação que se tem sobre essa Instituição! Para Portugal, p.ex.. (Sarcasmo)!

    1. No STF temos três canalhas: TOFFOLI,MORAES,GILMAR MENDES! Queremos a CPI da lava toga!

  56. Os HOMENS honestos q ali foram nomeados pelos presidentes q elegemos como melhores homens, ñ podem ser suspeitos. É por isto q os escolholidos dos presidentes q escolhemos, verdadeiros brasileiros, querem o escrutínio de suas vaidades. Q se reúnam e se acordem, no verdadeiro sentido da palavra, e nos dêem o veredicto em momento tão grave. Confiarei em vcs irmaos, ou ñ estaria aqui reverberando as vozes e HINO de 07.04 último, oportunidade em q nossas famílias se manifestaram nas ruas.

  57. O STF é caso de policia,... depois reclamam qdo queremos fechar aquela corte venezuelana. A Matriz da orcrim esta em SP, Brasilia é filial. Segue o rito Crusoé, a censura jamais será admitida pelos brasileiros.

  58. Vindo de onde vieram, não se pode esperar nada melhor mesmo. Chegaram aos cargos pelas mãos de um bandido preso e outros bandidos solto por eles. São os piores vermes da nação. Porque são muito bem pagos, pra fazer tudo ao contrário do que fazem. Justiça de merda. Supremo de merda. Povo de mera. País de merda.

  59. Texto excelente. Mas os ministros da corte envolvidos nesse inquérito sigiloso e fajuto só demonstram sua truculência e seu medo das investigações. Quem não fez nada errado não precisa temer a letra da lei. Infelizmente o supremo hoje nos coloca em um mar de insegurança jurídica.

  60. Art 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal: 1- alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal; 2 - proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa; 3 - exercer atividade político-partidária; 4 - ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo; 5 - proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções.

  61. Matéria robusta, histórica e esclarecedora sobre "as travessuras" dos ministros da Suprema Corte da Justiça do BR. Respeitem a República! Respeitem o cargo privilegiado que ocupam! Respeitem o Povo brasileiro. Parabéns Crusoé! Em frente!

  62. STF é gente papa fina... aberta licitação milionária para abastecer a despensa dos nobres ministros com lagostas e vinhos especialíssimos, segundo noticia o Estadão de hoje... Puro escárnio e menosprezo pelo povo brasileiro!

  63. Os juízes, muitos deles acham que são deuses, mas ministros que nem foram juízes, antes, nunca terão o respeito devido pelo povo soberano, pois estão lá não por mérito, sim, por indicação de camaradagem. Até Jesus Cristo, tolerou ser julgado, e quem, serão vocês de tolga, para não poderem ser julgados pelo povo soberano ?

  64. Abertura de CPI no Senado. Ali onde nasce o cargo é o local certo pra investigar e retirar o mandato. Alcolumbre, Cadê Você?

  65. Por isso o rábula foi reprovado em dois concursos para Juiz: Não soube iniciar o inquérito e, agora, nao sabe o que fazer para encerrá-lo, perdendo o mínimo de dignidade.

    1. qual foi a nota desse rábula nos correios concursos??

  66. Percebi ao reler a matéria que meu comentário foi "surrupiado". Que legal, só por isso repito: um não tem tarimba para ser ministro, só está lá por ser peão de uma organização criminosa. Já o outro tem no currículo vastas defesas de bandidos graúdos. Deletem de novo, vergonha!!

  67. A imprensa investigativa não está só nessa guerra, o povo de bem, e que não aguenta mais escândalos de corrupção e as mordomias dos deuses da corte apoiam e se solidarizam com vcs.

  68. Interesses pessoais não podem nortear a justiça, é imoral e desacredita um poder que deveria ser respeitado. Quem não respeita não pode exigir a mesma coisa, respeito tem mão dupla. Se forem processar todos que falam mal de alguns juízes do STF, com razão , agora ainda mais, não farão nada além disso nos próximos cinquenta anos.

    1. Você tem toda razão, Rachel. Essas ações destrambelhadas para proteger a "honra" de ministros e suas famílias é totalmente anacrônica com o momento que vive o Brasil e, tirando as ditaduras, outros países do mundo.

  69. ao meu ver os Brasileiros perderam a confiança definitivamente em Tofoli Gilmar Lewandowski Morais.Os demais são sérios e honestos creio eu.Portanto: Fora TGLM.

  70. Excelente análise. As pessoas detestam a verdade, quando ela é eivada de receios particulares. Por força da presença nervosa e midiática de alguns de seus membros, o STF vem consolidando processo de insegurança jurídica, contrapondo-se ao desejo da sociedade de esmiuçar o cipoal de corrupção que envolve dramaticamente a nação.

  71. Todos serão surpreendidos muito em breve. O ministro Toffoli virá a público pra calar todos infames, pois demonstrará que os custos da reforma de sua mansão (infiltração) de aproximadamente Um Milhão de reais foi pago com o suor de seu trabalho digno. Esperem!

  72. O PLENÁRIO PRECISA, POR SUA MAIORIA, POR FIM A ESSA ARBITRARIEDADE...A ESSA ABERRAÇÃO PSEUDO-JURÍDICA FEITA PELO BINÔMIO DE ESPÍRITOS IMUNDOS TRAJADOS DE MAGISTRADOS VSª EXCREMÊNCIAS BANDITÓFOLIS E HITMAN-TUCANO-EMEDEBISTA...

  73. Na posse do presidente Bolsonaro, o Sr. Dias Toffoli o presenteou com um exemplar da constituição brasileira. O mesmo deveria ter ser devolvido pelo presidente, sendo grifados os artigos que foram desrespeitados na abertura desse inquérito.

  74. Necessitamos URGENTE d uma higienização no STF. O q m deixa Pluto, são esses generais. A cara é feia, assusta, mas ñ passam d borra botas. Bateu o pé correm como o diabo da cruz. Por outro lado, cutucar fezes, fede. Porque fazer algo c esta cômodo morar na vila militar com toda segurança e mordomia q o cargo oferece? Tuitar, mandar msgs d dentro do clube militar no aconchego do ar condicionado é + facil. Saudades do Medici, do Golbery, do Figueiredo. TÁ faltando macho nas Forças Armadas.

    1. Concordo com você! Só acho que agora estamos correndo risco de sermos chamados a depor! 🤔

  75. O Brasil precisa de reformas, entre elas do sisteme jurídico, ministros da suprema côrte não devem mais ser simplesmente nomeados, está provado que o sistema atual é nocivo a credibilidade da entidade, todo sistema judicial fica sob suspeita com comportamento dos atuais ministros nomeados politicamente.

    1. Condordo. Tem que passar por prova, como qualquer magistrado.

  76. Sou assinante, como baixo as reportagens para meu celular? Antes que o Tio Chico mande tirar do ar, de novo... 🙄🙄🙄😱😱😱

  77. Episódio desnecessário,na actual conjuntura sociedade brasileira esta- ria melhor servida,se a honradez,a disciplina, o rigor em punir a malver- sação do dinheiro público,fosse seguido como um mantra pelo STF. Mas o que temos são pareceres ,sentenças,habeas corpus deferidos não considerando a gravidade ,o dano social,a abrangência das consequências na saúde ensino e na alimentação de milhões de seres libertando quadrilhas inteiras.Ministros interpretando a lei segundo a óptica de CRIMINALISTAS.

    1. Lewandowski e Toffoli foram colocados no STF para servir aos criminosos do PT, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes foram colocados no STF para servir aos criminosos do PSDB e do PMDB. Rábulas de criminosos, a serviço de bandidos corruptos. Explica?

  78. Em relação aos ministros do Supremo, rompemos a barreira de desconfiar de alguns e passamos a não confiar em nenhum, muito espírito de corpo.

  79. A hora da verdade. Após o episódio da censura, o Brasil caiu na real que o único poder que não pode ser passado a limpo pelo povo é o judiciário. É a teia que envolve e blinda todo o sistema que transforma o ilícito em lícito e vice versa. Seria a hora de saber quem é quem, e até aonde podemos ir, se é que podemos, para concluir um novo Brasil.

  80. Respeito e credibilidade se conquistam.Tem-se ou não. Não se exige nem muito menos se impõe. Uma vez perdido, dificilmente se reconquista. O STF perdeu e cabe a alguns ministros mostrarem ao povo que o povo está errado no seu julgamento. Lastimável, esta situação pq nós não nos sentimos seguros com a Justiça brasileira.

  81. O fato é que não confiamos mais nos ministros do STF porque eles só julgam os assuntos que interessam à eles e soltam todos os que a polícia prende !!!!

  82. É injustificável que o presidente do supremo não aceite o pedido para instauração da Lava Toga, afinal, quem não deve não teme, e me parece que em nosso país a justiça não é soberana, e o “supremo” deveria dar exemplo do que realmente representa “ justiça “!!

    1. #STFvergonhanacional #foraSTF ##foratoffoli #foragilmarmendes #CPIdatoga

  83. Sabe os critérios fundamentais para honra e respeito? Alguns juízes do STF estão prejudicando a instituição STF ferindo e deteriorando a imagem do judiciário. Toffoli e Gilmar são como (suspeitos) devem ser afastados investigados até ser comprovado ou não. Simples. Com motivo ou não a (confiabilidade) do STF e da OAB acabaram. Só alguns juízes do STF são respeitáveis para o povo e isso é péssimo para a imagem do país. Até em Lisboa você ouve sobre os dois fatos e na nuvem impera suspeita.

  84. Digo: Existe uma constituição, existem pessoas, existem interpretações e existem aqueles que interpretam, o supremo não esta interpretando; a carta magna do Pais por vezes e vezes está sendo rasgada por interpretadores que mudam a veracidade real, por, emendas acrescentadas a próprio gosto, lembramos do impeachment da Dilma onde não respeitado o que reza a constituição, ou seja, se não fosse essa manobra ela ficaria inelegível por 8 anos, como podem alterar e acrescentar virgulas e pontos.

  85. acho que esta na hora de vcs colocarem mais uma reportagem bombástica no colo dos opressores togados. Contra a arbitrariedade mais liberdade de expressão e de investigação. pesquisem mais podres! Não pode ser por falta de sacanagens deles.

  86. Honrados e honestos, homens que se portam ACIMA DA LEI dando exemplo, não aguardariam os fisiologistas do senado federal pautarem a Lavatoga. Que se antecipem ao...como estão deixando constrangidos Carmen, Barroso e tantos outros? Neste mundinho aquí de fora isto é tão simples!!! Quem não deve não teme e a Instituição sairá fortalecida, pois hoje sem sombra de dúvida o judiciário, das cadeias ao STF, é totalmente desacreditado pela população brasileira, mesmo a menos estudada que é a maioria.

  87. Juízes deveriam ser magnânimos, ou seja , a honra deveria prevalecer sobre tudo e estar em consonância com os clamores da sociedade. Mas de que sociedade estamos falando? A brasileira é claro ! Onde 49 milhões de eleitores , tem preferência para gerir o país, por um “soldado fiel” a um condenado em três instâncias da justiça. Assim o que esperar de alguns desses juízes que tem relação de amizade com réus e não se declaram suspeitos? Juízes que nunca foram juízes de carreira! Onde esta a honra?

  88. Pelo que entendo, um é peão de uma organização criminosa e jamais teria tarimba para estar no STF. O outro já vem especializado em livrar a cara de bandidos graúdos. Mais que na hora de uma atitude contra esses senhores. Mas não vamos esquecer que tem mais dois para serem investigados até o fundo do tacho.

  89. O GILMAR deve estar RINDO nos bastidores, não só da encrenca em que jogou seus dois ‘teleguiados’, a cometerem tal ‘trapalhada ridícula’, como também pelo maquiavélico prazer de, escondido na sombra, estar a salvo da luz dos holofotes, enquanto nos esnoba a todos, desmoralizando o país aqui e lá fora, gosando na cara da nação.

  90. Crusoé dissemina ideia plantada de que existe campanha orquestrada contra STF e que tal campanha seria organizada por eleitores de Bolsonaro. Será que Crusoé está assumindo que seus jornalistas são eleitores de Bolsonaro e se tornaram parte do que sempre rotularam pejorativamente de "bolsonaristas"? Pouco provável. Assim, mais correto será afirmar que Crusoé está plantando desinformação para novamente atacar... Bolsonaro. Só não enxerga quem não quer

  91. O que está bem claro é esses ministros são mais perigosos a nossa sociedade do alguns chefes do crime que estão em penitenciária

  92. Incrível a decisão, cara dura de insistir em permanecer no cargo. Torna-se insustentável, a renúncia seria o mais honrado a ser feito. Mas são pessoas sem honra. Espero, verdadeiramente que o pedido de prisão preventiva e os pedidos de “impeachment” prossigam e consigamos uma corte suprema menos imunda!

  93. Dizer que acredito no ato de honestidade do Barroso, seria muita ingenuidade mas, uma coisa é certa, toffoli e Alexandre de Moraes sacudiram o próprio varal!!!!! Ato de desespero, o que deixa claro a culpa!!! Tiro no pé, burrice nível hard, nacionalismo pelo avesso???? Seja o que for, estão se queimando e isso já é uma prestação de serviço à nação!

  94. Crusoé: atenção ao q está acontecendo com a Senadora e Juíza Selma de MT... há algo de mto estranho! Passei a seguir os pronunciamentos dela desde o início de março no utube qdo denunciou o " alho chinês" no porto de Santos...e ontem chorou na tribuna ao expor sua vida... tem algo estranho! Verifiquem!!!!

  95. Um é estupido, incompetente e incapaz. O outro é psicopata e mafioso da pior espécie. Precisam ser confrontados com força do povo.

  96. Uma maioria de brasileiros que possuem bom discernimento, assim como eu, tem dentro de si a convicção de que a “Turma do Mal” do STF tem sérios envolvimento que não condiz com sua posição e deveres junto a Nação. Neste caso só existe um caminho a ser proposto por uma instituição séria. Propor ela mesma abertura de investigação em todo o sistema judiciário. Como é possível e admissível a corte ser presidida pelo “Amigo do Amigo do Pai do Marcelo”?

    1. Roberto, sua primeira frase mata a questão, "discernimento, conhecimento da função de cada um dos três poderes "

    1. Acho que o STF tem que ser passado a limpo, a nação não aguenta mais ver tantos desmandos por parte de certos ministro.

  97. Nesses tempos obscuros, só nos resta resistir antes que o pior aconteça ou já está acontecendo nos porões de Brasília! O Brasil só andará ao futuro se os cidadãos de bem não ficarem omissos ! Parabéns a todos da Crusoé , estamos com vcs! Agradecida!!!

    1. Maria, já aconteceu, infelizmente, o que não nos tira o poder de reverter!!!

  98. Discordo da citação que afirma que o descontentamento com as atitudes do STF nas redes sociais sejam só dos Bolsonaristas, a grita contra os atos e ações desconectadas da função, a desconfiança da propidade de alguns dos seu membros, a inclinação partidária das decisões de alguns ministros e que causam perplexidade e revolta a todos os cidadãos de bem deste país que pelo menos conhece a função de cada um dos três poderes, que infelizmente são poucos.

  99. O problema é medo da Lava Jato, usam o poder para se proteger, intimidando a sociedade e a mídia. O plenário do STF tinha que derrubar o inquérito e o Senado aprovar a CPI da Lava Toga. Moraes e Tofolli não tem moral para continuar no STF.

  100. Afinal, os ministros do STF estão imunes de desvios e cometimentos de ilícitos? Creio que não, pois humanos são. Portanto, estão sob o mesmo dever de qualquer cidadão: respeitar as leis.

  101. CRUSOE e o ANTAGONISTA, na minha opinião fazem pouco. Deveriam continuar levando pelo mundo a fora toda essa ocorrência e não colocar em acesso pago, uma coisa pública e necessária para conhecimento de todos. Façam como o PT, explorem o assunto, levem para todos os cantos do mundo, levem a ONU..... Agora postar em matéria de acesso restrito (pago) é discurso para a mesma platéia.

    1. Ponderando um pouco: Eu tb pensava como o Alex, no entanto percebi que se eles fizerem isso, só com determinados assuntos, aí sim, vão respaldar retóricas como a que o STF está entoando agora de “perseguição a entes democráticos”, “concluiu”, enfim. Penso que, realmente com o material humano, de excelente qualidade, diga-se de passagem, a Crusoé deveria fazer um pouco mais, tanto pelos brasileiros, como por ela mesma, tendo em vista a publicidade mas, esse algo, tem que ser muito bem pensado.

    2. Concordo com o Adail. Os demais sites (Folha, Globo, Veja e Estadão) liberam as matérias que têm interesse na divulgação.

    3. Alex, com todo respeito a sua opinião, mas gostaria que refletisse sobre como foi e é possível trabalhar, criar esta estrutura capaz de nos levar a notícia pura, sem o viés político e religioso sem uma remuneração? Lembre-se que a Crusoé é o único veículo que não é patrocinado nem anuncia... ou seja, independentes tem tendências e/ou interesses. Acredito até que o custo/benefício seja excelente para nós, leitores. Vamos refletir e apoiar pois mesmo assim deve ser um desafio diário

    4. CRUSOÉ TEM QUE PERMITIR COMPARTILHAMENTO INTEGRAL EM CERTOS TEMAS PARA SEUS LEITORES ATE FAZEREM PROPAGANDA GRATUITA NÃO TEM PROBLEMA. ESTE AQUI É PARA ENTUPIR TUDO QUE É POSSÍVEL NA REDE

  102. Um lembrete: Alexandre de Moraes, quando estreou na função de Ministro da Justiça, cometeu uma "gafe" praticamente VAZANDO que a Lava Jato iria realizar a próxima operação, prendendo Antonio Palocci. Então, perdeu a moral para acusar os outros por vazamentos.

  103. Medo, é um inimigo justo do Supremo, pois os que começaram com a censura, sabem muito bem, que serão presos, por corrupção

  104. Por favor, liberem a reportagem para compartilhar ao máximo! É muito importante manter a pressão para que a verdadeira justiça seja feita e o país fique livre de atitudes e pessoas como estas no STF.

  105. O que posso comentar já foi amplamente escrito aqui: SEM LIBERDADE DE EXPRESSAO, SEM LIBERDADE DA IMPRENSA, SEM LIBERDADE DE ESCOLHA E LIVRE ARBÍTRIO, "NAO EXISTE DEMOCRACIA"!

  106. O Ministro Barroso fez uma boa reflexão. Mas a sociedade não quer as coisas por que quer e sim porque quer que ladroes e corruptos sejam tratados igualmente na forma da lei !! Bandido de capuz na cabeça ou de capa preta , empombado,... É BANDIDO !!!! A população acordou com as descobertas da Lava Jato e tomou consciência da real situação moral de suas autoridades E não vai aceitar mais isso.

  107. Senhores, que tal refazerem a reportagem que foi feito sobre a mesada que Dias Toffoli recebia da ex-mulher? Como será que está atualmente, após as denúncias da Crusoé? Será que não foi dado o bom e velho “jeitinho brasileiro” ? Seria interessante averiguar. Nós do povo estamos curiosos...

  108. Reportagem decepcionante!!! Isto todo o Brasil já sabe, não precisa de uma publicação!!! Quero saber o que não se conta na internet!! Triste!! Estão com medo!!

  109. O melhor a ser feito é impeachment e CPI Lava Toga para interromper as arbitrariedades e o garantismo da banda podre. Tem que acabar esse negócio de decisão monocrática, de aceitar ou rejeitar pedido de impeachment, do presidente do senado.

  110. Texto muito equilibrado! Faltou dizer que crimes cometidos por juízes, mesmo do STF, devem ser investigados e punidos não apenas com a aposentadoria!

    1. Crusoé não teve coragem de pedir que o teor da reportagem sobre Toffoli fosse investigado. Terminou o texto falando sobre a investigação referente à integridade dos ministros. Tem se que apurar as notícias de crimes contra eles

  111. Bando de gangsters ! Desejo a breve chagada do dia em que a população Brasileira imitará o povo Ukraniano e os jogará em latas de lixo, literalmente.

    1. Crusoé, não basta levantar todas as bolas. Tem que acompanhar: vocês denunciam, ninguém faz nada? A quem cabe fazer a denúncia?

  112. Não seria o caso de a PGR abrir uma investigação sobre o inquérito do STF? NINGUÉM está acima das leis, não esqueçamos disso. Brasil ainda tem muita coisa pra passar a limpo e uma delas é colocar esses ministros no seu devido lugar.

  113. Camelot ou Reino Quebrado deve dar o exemplo e acabar com estes "dias turbulentos", para os olhos de todo o país Camelot é um copo com o poder de conceder a vida eterna segundo Lady of the Lake, o exemplo deve vir de cima do próprio castelo com a exoneração ou com a renuncia dos dois ministros paraquedistas e do ministro boca de sapo... O brasileiro não aguenta mais esse tipo de pensamento: "Camelot é um lugar de segundas chances. Quem era você, não importa, apenas quem você é.” —Rei Arthur

  114. O jornalista Serapião erra ao colocar principalmente "os seguidores do presidente" como os mais inconformados com as atitudes do STF. E revela falta de acompanhamento e discernimento do que acontece nas redes sociais. Os "seguidores" de Bolsonaro podem ser os que mais vociferam palavrões, mas nem de longe são maioria ou representam a população ordeira legitimamente indignada com as atitudes e sentenças emanadas das cortes superiores.

    1. Reclamar do que? É a primeira vez que eu vejo um presidente fazer exatamente o que prometeu em campanha.

    2. Na verdade, os apoiadores do novo governo, além dos que vociferam palavrões , estão tendo acesso à maioria das notícias, e divulgando muita coisa, vcs me desculpem, estão chegando muitas vezes atrasados, apenas para dar um crédito a mais na confirmação. A revista poderia ser classificada apenas como “analista” dos fatos, caso consigam separar a desaprovação ao governo, que a grande maioria de bom senso aprova, apoia, e até aceita erros de mínima importância para o tamanho da guinada dada.

  115. As duas figuras que muitas vezes ferem a Constituição, até usurpando atribuições do Congresso, legislar, como Barroso, e defendendo criminosos, como Marco Aurélio Mello, se fazendo de limpinhos. São tão responsáveis por essa aberração, quanto a dupla inquisidora e os outros, que estão calados.

  116. Um RESUMO, pô! 1. O GILMAR, por estar sendo alvo de denúncias pelo HÁBITO DE “SOLTAR” PODEROSOS, com SUSPEITÍSSIMA e inexplicável RAPIDEZ e ter Instituto que recebe doação de empresa pública, já tão acuado na mídia, CONTRA-ATACA! MAS a não mostrar a cara, precisou usar pau mandado de maior poder de fogo que o seu, como o Toffoli; também já exposto pela tal Mesada dos 100 MIL e por ser o AMIGO do amigo detento Lula. Daí o esperto Gilmar USOU Toffoli que USOU o STF como ESCUDO, USANDO o Moraes..

  117. A origem do descrédito do STF está na forma como são escolhidos os ministros. Depende-se da honestidade do presidente da república. Collor nomeou o primo. FHC parece que escolheu por critérios técnicos e ideológicos, o que é normal. Já "José" Inácio, Dilma e Temer na verdade nomearam advogados com o fim claro e específico de defendê-los nos processos de corrupção de que são alvo. O mínimo que deveria ser feito é limitar a permanência dos ministros por tempo (uns 10 anos).

  118. Já não se fazem mais STF’s como antigamente. Tem jurista se revirando na tumba por aí. Do que se livraram Joaquim Barbosa e Ellen Gracie.

  119. Bolsonaro nao era o temor dessa esquerda asquerosa que iria fechar o congresso? Agora está ai o guardião da constituição ameaçando a imprensa e as pessoas que criticam essa SUPREMA CORTE de lacaios.

  120. Porque o ibobe e o datafoice não fazem uma pesquisa de popularidade do STF e do congresso? Mesmo montando pegadinhas, vão captar um dado muito simples. O povão não lê, mas como diria Grouxo Marx, vê. O STF e o congresso estão nus e a cada dia mais pelados, o resto é retórica. Se ficar o bicho come, se censurar o povo pega. "Não dá para manter isto (e estes) aí"!

  121. Tudo isso é fumaça. Temos logo é que saber se os ministros são ou não culpados por algum tipo de crime, e, caso afirmativo, quando irão pagar por isso.

  122. Bom dia. É inacreditavel que um presidente da suprema corte tome uma atitude arbitraria como esta em conjunto com asseclas do proprio supremo e nada aconteça com eles.Estou começando ater certeza que parte do STF é um braço do PT corrupto que quebrou o pais.

  123. Gosto muito dos textos, me divirto com os comentários, penso até que essa é a cara nova literatura. Mas as fotografias que ilustram as matérias são o retrato da eloquência.

  124. ‘O ataque é a melhor defesa’, já dizia aquele filósofo da zona do futebol. Mas defenderem-se do quê, fica a pulga atrás da orelha sobre alguns Ministros. A censura jogou luz no medo, que traiu a razão. A verdade sempre liberta e pune seus parasitas.

  125. O próprio STF está deixando a poeira baixar para evitar discutir a questão em plenário. Na verdade, nenhum deles quer tornar oficial que o STF errou feio. Mas, no final, eles vão ter de decidir se "queimam" 2 integrantes ou se jogam todos juntos na fogueira. E não levar o caso a plenário vai significar que todos concordam com a atitude do Toffoli. É o impasse perfeito para a expressão: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

    1. Ou não. Estamos em tempos de novas e ousadas mudanças. Basta um dos juizes e muita coragem.

    2. Vai dar a mesma coisa que deu na fraude da eleição do senado. Todos vão ficar quietos e o tempo se encarregará de resolver essa questão.

  126. A estratégia concedida pelo douto Ministro DT, somente serviu a expor o seu completo despreparo para estar onde está. Talvez seja ele o maior jaboti da história do Judiciário.

    1. Penso que é pior : ele sabe muito bem , mas achou que podia fazer o que bem entende a todos ficariam calados . Vimos a omissão de muitos que deveriam se manifestar , só quando o ministro Celso de Mello se manifestou que a situação mudou .

  127. O que o Brasil está necessitando agora é de um Presidente do Senado destemido e que não tenha o "rabo preso", para poder pautar os pedidos de impeachment de ministros da suprema corte.

  128. Muito bom e esclarecedor esse artigo. Se o Alexandre de Moraes tem esse histórico de escolher a dedo e, pior, foi nomeado pelo Temer o que se pode esperar? Encontrou pares como GM, DT e RL. Agora só Deus pode nos ajudar. Pelo fim da vitalicidade!

    1. Devemos é banir do Senado esses que se compadriam entre si e com os demais poderosos para se blindar. Senão nunca vão abrir uma investigação contra um ministro do STF e STJ. Não à reeleição de senadores. Se não votarem isso por lei, devemos escolher a dedo em quem votar. Excluir todos esses que já sabemos cooptados e que tem algo a temer. Precisamos de gente corajosa e não investigada no Senado. Deus não dá jeito nisso, não!

  129. 3 - moradores em mansões a beira de lagos, todos presos, levantaria o moral Nacional e assim quem sabe voltássemos a trilhar na direção do sucesso mundial, temos terra, temos um povo que gosta de trabalhar, temos abnegados fazendo tecnologia, PARA SERMOS OS MAIORES DO MUNDO NÃO FALTARIA NADA.

  130. 2 E o inferno fica mais quente quando quem se aproveita do povo é aquele que detém o poder. Tanto exemplo ruim fez com que o desonesto virasse honesto, o matar em sucesso, o roubar em esplendoroso, o comunista em salvador da pátria, perdemos a educação, a moral e o civismo. Perdemos o amor a nós mesmos, ao próximo e a Pátria. Togado$$$ Preso$$$ por suas sentenças vendidas, por seus conchavo$$$ dissimulados em mesas de bar no fim do mundo, ocultos nas festas de casamentos, CONTINUA

  131. A sociedade sabe quais são os bandidos infiltrados nos poderes da república, muitas vezes denunciados pelos seus próprios atos, e uma pena que quando de consegue uma prova ela e desqualificada por excesso de verdade.

  132. Parabéns pela luta desta revista pela verdade. Não se deixem impedir por qualquer autoridade que tentam a qualquer custo esconder a verdade e não julgam ou soltam corruptos. Temos que nos unir e demonstrar nosso descontentamento com a condução de processos pelo judiciário e legislativo, pois os esquerdopatas farão de tudo para voltar ao poder e continuar a farra de tirar dinheiro do nosso Brasil e levar-nos ao socialismo ao modo da Venezuela. Onde o governo tudo pode e o povo morre.

  133. 1 - O Tempo RUGE e a sapucaí é grande. Ruge o tempo porque depois de 16 anos de maus exemplos vindo de cima, a Lava Toga será a Redenção dos Humanos Direitos aqueles que cumprem suas obrigações, pagam seus impostos em dia, e por mais adversidade que surjam, não se dobram as canalhices do dinheiro fácil, da lei de Gerson, do criar dificuldades para receber facilidade$$$. Mostraria que a sapucaí é grande e feliz para os honestos, porém para os poderosos do mal torna-se pequena, CONTINUA

    1. Que a rabo descomunal é esse (como diz o senador Cajuru) que impede os senadores de proceder a instauração da CPI da lava toga? Temos q ficar de olho nesses crápulas malditos nas próximas eleições

  134. Em plena vigência do AI-5 o STF poderia avocar qualquer procedimento judicial de qualquer natureza que tramitasse nas diversas instâncias, e não se tem notícia que algum Ministro naquela época utilizou da prerrogativa. Assim este Ministro não passa de um guarda de esquina.

  135. O judiciário em Brasilia vive num patamar muito distante do Brasil real. No caso do STF a estrutura tem mais de 200 funcionários por ministro. Mas há ministros cuja toga é mais Toga que a de outros. Lewandovski deixou claro que sentir “vergonha” do STF é ofensivo ao tribunal. GM está acima da lei e da RF. Toffoli além do salário de 39 mil ainda recebe uma mesada de 100 mil e AM que mal chegou a corte topa tudo para fazer parte da quadra que parece ter laxante na caneta qdo o réu é corrupto.

    1. Ahh o Senado... optou por trocar Renan por um remendo dele e não foi por falta de opção, tínhamos Regufe e Tebet, mas obviamente para a maioria é melhor tudo continuar como está. A limpeza do Congresso será lenta e gradual, a cada eleição. O importante é estarmos atentos às tentativas nos calar. Temos que resistir e exigir nossos direitos. Qdo os poderes se unem nós perdemos.

    2. Concordo com tudo isso é me pergunto: "e o Senado, não tem vergonha, salvo uns poucos e corajosos novos senadores; não se vê responsável por nada disso?" Tenho asco desses covardes, todos, ou quase todos, de rabo preso.

  136. Os membros do STF não são eleitos diretamente pelos brasileiros. No entanto, interferem em nossas vidas por períodos superiores a de vários mandados presidenciais...

    1. Muito bom... continuem sem medo. Infelizmente estes ministros estão colocando em “cheque” a credibilidade da Suprema Corte.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO