Ricardo Moraes/Reuters

Jogo para voltar à cena

A decisão do STJ de reduzir a pena do ex-presidente pode trazê-lo novamente ao tabuleiro político, mas também fortalece seus adversários. Jair Bolsonaro, por exemplo, poderá voltar a alvejar o inimigo que o catapultou ao Planalto
26.04.19

Autor da célebre análise O Ópio dos Intelectuais, o sociólogo e filósofo Raymond Aron disse certa vez que a esquerda adora celebrar suas derrotas. A reação ao resultado do julgamento do recurso da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação do tríplex do Guarujá mostrou que, no PT, também é proibido comemorar algumas vitórias. A redução da pena imposta a Lula na terça-feira, 23, pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, surpreendeu. Mas tanto o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, quanto o partido insistem que não basta a diminuição da pena: querem Lula inocentado e livre. Um jogo de cena, e de preparação de outro cenário, que o partido está ansioso para montar a partir do segundo semestre deste ano: a volta de Lula ao centro do palco político.

A mudança na sentença de Lula foi uma surpresa tripla. A primeira foi o momento. Um dia antes de Zanin chegar ao Edifício dos Plenários do STJ para assistir ao julgamento carregando uma pasta preta de couro na mão direita e, na esquerda, um calhamaço de documentos, um caderno e um tablet, não havia sinal de que o agravo regimental em favor do petista iria entrar em pauta. Só na noite de segunda-feira a inclusão foi confirmada. A segunda surpresa foi o recuo do relator, Felix Fischer, inicialmente favorável a manter a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que aumentou a pena imposta ao ex-presidente na sua condenação pelo então juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça. Fischer manteve a condenação, mas suavizou a sentença. Foi seguido pelos outros três desembargadores da turma. A unanimidade dos desembargadores, terceira surpresa do dia, não é de se desprezar. Especialmente por se tratar de um colegiado que ganhou o apelido de “câmara de gás” pelo rigor com que analisa os pedidos de revisão de condenações.

O ex-presidente viu sua pena ser reduzida de 12 anos e um mês para oito anos, dez meses e 20 dias. Além disso, a cifra de 31 milhões de reais a ser paga por ele, entre multa e reparação de danos, foi diminuída para menos de um décimo do valor. Ficou em 2,6 milhões de reais. Preso há pouco mais de um ano na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Lula agora tem condições de pedir para deixar a cadeia no segundo semestre deste ano, quando tiver cumprido um sexto da nova pena. Nada que, ao menos sob os holofotes, tenha animado muito os petistas. Ao fim da sessão, Zanin disse que o resultado “é pouco, mas é o início”. No mesmo dia, o comitê Lula Livre, montado para organizar a grita em favor do preso, não hesitou em divulgar uma nota de repúdio ao resultado. “A única deliberação cabível era a anulação do julgamento que condenou injustamente o ex-presidente da República”, sustentou o documento.

Está nas entrelinhas da nota de repúdio a chave da sua interpretação. Para o partido, o benefício unânime a Lula não mostrou nada além que “de maneira combinada, fazendo vistas grossas aos fatos e às provas”, os desembargadores da Quinta Turma “decidiram se manter no terreno da perseguição política”. Se mudança houve, diz o PT, foi porque “com o desgaste da Operação Lava Jato, e a crescente solidariedade ao ex-presidente, a Quinta Turma viu-se obrigada a atenuar tanto o tempo de prisão quanto as multas decididas por Moro e o TRF-4, escandalosamente abusivas”. Em suma, na narrativa da agremiação sobre a condenação a Lula, “recuaram um passo para tentar salvar o que sobra das aparências”.

STJ/DivulgaçãoSTJ/DivulgaçãoFélix Fischer, o relator do recurso de Lula no STJ: a pena de Lula voltou ao patamar da sentença de Sergio Moro
O que se extrai das considerações raivosas é que o afrouxamento do cárcere do maior ídolo do PT é combustível para aumentar a intensidade do discurso de perseguido político para Lula. Se obtiver uma progressão do regime, o ex-presidente e seus seguidores vão sustentar a tese de que foi resultado da pressão popular, e não porque seria a revisão do caso de um réu na terceira instância da Justiça, como permite a lei. Assim como ele teria ido para a cadeia por lutar pelos menos favorecidos — e não porque, em três etapas diferentes, oito magistrados acolheram a acusação de que a empreiteira OAS reformou um apartamento de três pavimentos para o ex-presidente como compensação por vantagens que obteve em negócios com o estado.

No semiaberto, Lula ainda teria de obedecer a restrições, até porque o regime impõe o controle de saídas e atividades do preso — ele não poderia participar de manifestações políticas e atos públicos, por exemplo. Mas o slogan “Lula livre” ganharia novos sentidos com a mudança, por deixar a estrela petista um pouco mais perto da porta de saída da cadeia e da entrada de volta à arena política, ainda que a sentença que lhe foi imposta só permita que ele volte a disputar eleições no longínquo 2035, quando terá 89 anos.

Antes mesmo de essa possibilidade surgir, uma nova interpretação da palavra de ordem havia sido defendida por Edinho Silva, prefeito de Araraquara e ex-secretário de Comunicação do governo Dilma Roussef, de quem também foi tesoureiro de campanha. “É urgente transformarmos o ‘Lula Livre’ em um movimento político muito além do PT e da esquerda, que seja um movimento de defesa da democracia”, conclamou o petista, em longo texto que começou a circular internamente no partido.

No manifesto, o ex-tesoureiro de Dilma reconhece que “só o desgaste de Bolsonaro não será o suficiente” para o PT voltar a encantar eleitores e se mostra preocupado em evitar que o partido se transforme em um “gueto”. A solução proposta é que o partido passe a capitanear “um movimento amplo de oposição ao governo Bolsonaro”. Haverá no partido quem irá torcer o nariz para trechos da longa carta de Edinho, como quando ele pede melhor organização interna, ou reconhece que não será apenas o desejado fracasso do governo Bolsonaro que fará a legenda reconquistar por inércia a maioria de votos que perdeu na última eleição presidencial. Em um ponto, contudo, a discordância é mais improvável: a polarização política com o atual presidente.

Mateus Bonomi/Agif/FolhapressMateus Bonomi/Agif/FolhapressManifestação em defesa do ex-presidente em Brasília: o PT não admite que gostou da decisão
A polarização interessa ao PT, mas também não é desvantajosa para Jair Bolsonaro. O presidente mostrou, em pouco mais de 100 dias de governo, a tendência a fazer turbulência pelo que não importa para deixar trepidando o que importa. Assim, a militância virtual dos bolsonaristas, inclusive a de seu filho Carlos, e os xingamentos do escritor e guru Olavo de Carvalho só servem para deixar mais turva a direção do governo e prejudicam até a articulação política para a aprovação da reforma da Previdência e das leis contra o crime e a corrupção, temas prioritários que andam com dificuldade no Congresso.

A possibilidade de o PT estar aos portões ajudaria a formar uma ordem unida, ao gosto do presidente de origens militares, eliminando as dissensões internas. E deixaria em segundo plano outros atores políticos, como o ex-candidato a presidente Ciro Gomes e o governador de São Paulo, João Doria, que se cacifa para ser o nome do PSDB na próxima disputa presidencial. Bolsonaro mesmo já disse mais de uma vez que, se ele falhar, “o PT volta”.

O risco à execução desse cálculo, no entanto, vem do mesmo campo que tem abalado outras estratégias políticas desde pelo menos 2014: a Lava Jato. No dia seguinte à redução da pena de Lula no STJ, o atual juiz responsável pelos casos da operação em Curitiba, Luiz Antônio Bonat, deu prazo de oito dias para que defesa e acusação apresentem seus argumentos finais nos recursos contra a condenação em primeira instância de Lula em outro processo, o do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo. Passado o prazo, a ação irá para o mesmo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que foi mais rígido com o ex-presidente do que Sergio Moro no processo do tríplex do Guarujá.

Com uma nova condenação em segunda instância, o petista não poderia nem pedir o regime semiaberto. A fábula da pressão popular que fez o sistema dar um pouco mais de liberdade ao ex-presidente cairia por terra. Assim, “Lula livre” deixaria de ser um brado de que ele estaria se preparando para voltar à arena política, para continuar a ser o slogan repetido pela vigília montada nos arredores da Superintendência da PF em Curitiba. E, se entoado em debates políticos onde não houvesse apenas militantes do PT, sempre haverá o risco de se ouvir a resposta do senador Cid Gomes quando foi vaiado ao pedir mais reflexão aos petistas, no segundo turno da campanha do ano passado: “Lula está preso, babaca”. Se o STF não derrubar a prisão de condenados em segunda instância, claro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que, se o STF derrubar a 2a instância só por causa do Lavador de dinheiro, haverá forte reação da sociedade! Eles que pensem, pois a população já passou do estágio de só ter vergonha do STF...

    1. O STF tem que ser coerente com aprovação da prisão , após julgados em 2° Instância....Para soltar o "criminoso de s.bernardo" o trio parada dura, estão brincando com o povo brasileiro....Lulalá na cadeia, roubou, corrompeu, abusou de tds nós brasileiros decentes. Se preciso for, nós brasileiros descentes, VAMOS PARA AS RUAS QTAS VEZES PRECISAR....LULA TEM QUE FICAR PRESO ATÉ 2.035....ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS......

  2. Desse STF pode-se esperar tudo, inclusive nada e nada me espanta se os comprometidos togados derrubarem a esperança e a confiança deste povo na justiça...

  3. Este foi um riso premeditado ! O riso do deboche enviado às pessoas sérias , patriotas , que torcem para ver o Brasil trilhando o caminho do desenvolvimento em todos os sentidos ! Um ser deste nível não deve voltar a cena política brasileira , sob pena de voltarmos à estaca zero ! Que tristeza meu Deus ! Livrai-nos de todo mal , amém !

  4. Se o STF soltar o meliante subversivo ladrao corrupto, NÓS OS CIDADAO CIDADÃOS DE BEM VAMOS LA E FECHAMOS A POCILGA. O STF QUE NAO SE ATREVA.

  5. Crusoé, gostaria muito de saber o porquê desse se referir ao Olavo de Carvalho como "escritor e guru". É inegável seu conhecimento filosófico e colaboração na área, além da inestimável colaboração para quebrar a hegemonia esquerdista brasileira. Ou a Crusoé e O Antagonista acham que foram os únicos responsáveis pela mudança ocorrida no Brasil? Por favor, mais respeito e honestidade intelectual não fazem mal a ninguém.

    1. voce é um ................. voce deve estudar melhor antes de dizer que esse babaca é um filosofoso de inegável reconhencimento, eu não o conheço por nada, aliás o que ele faz fora do país que diz defender????????????

  6. voltar para que jogo? o cara tá condenado, tem que pagar multa para progredir de regime, está inelegível e tem outras condenações pelo frente! estorieta? análise? tá achando que os leitores são imbecis?

  7. a esquerda no Brasil é uma doença mental que padece de raquitismo da razão com estado constante de esquizofrenia. Não existe u.t.i. antidepressivo ou antipsicótico que atenue está Mortal e metastática doença. Convivo com estes doentes desde a faculdade e só respeito aqueles convictos que reconhecem que NUNCA lutaram pela liberdade.. o resto é um rabotalho que só pensa em anarquia.. um bando de indisciplinados correndo pelados e intoxicados por suas drogas e idéias anacrônicas...

  8. Às vezes me pergunto : será o Brasil um país amaldiçoado ? A quantidade de gente que “namora com o demônio” é tão grande, que justifica esse bizarro questionamento interior. A grossa maioria da mídia exalta e corteja um criminoso, completamente cega às barbaridades morais e éticas que assistimos com rara nitidez, enquanto promove insidioso e desonesto ataque ao atual governo, de forma maciça e constante. O que pretendem ? O caos ? A desgraça da sociedade ? Ou é só dinheiro ?

  9. O balão de ensaio da estréia do condenado na mídia, já deu uma amostra do tamanho do furo no casco do barco esquerdista. Lula já foi defenestrado das mentes. A direita pode fazer melhor porque não rouba, isso já ficou claro para todos os brasileiros. O Presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, já fizeram mais em 115 dias do que a esquerda fez em 33 anos a partir de Sarney.

    1. E você seu idiota nos períodos de 33 anos estava fora do país rodando bolsinha lá em Portugal; se eram jovem até que faturou (Alienado). kkkkk

  10. O LULADRÃO FOI CONDENADO PELA TERCEIRA VEZ NO PROCESSO DO TRIPLEX! Essa que deveria ser a MANCHETE correta! 1ª Instância com pena de 9 anos e seis meses de reclusão; 2ª Instância a pena foi aumentada para 12 anos e um mês de reclusão; 3ª Instância a pena foi reduzida para 8 anos e dez meses de reclusão. Lembro que no processo do Sítio, um dos seis que o Luladrão é réu, ele já foi condenado há 12 anos e onze meses de reclusão em 1ª Instância; E os esquerdopatas continuam com essa palhaçada?

    1. Concordo. A manchete é CONDENADO POR UNANIMIDADE. A pena é secundária. Que venha URGENTE o SITIO DE ATIBAIA pra nem.pensar em sair

  11. Vocês estão falseando notícias. Jamais o Lula poderá voltar ao cenário político, mesmo porque ele está impedido acho que até 2030 ou 35. E o STJ, diminuiu pouco da pena mas considerou o elemento Lula um bandido corrupto que mereceu a pena, imputada.

  12. Impressionante como grande parte da população é tão mal informada. O Lula, como político, não existe mais. O sujeito é condenado a, no mínimo, 8 anos de prisão. Não importa qual o regime. Certo é que durante esse periodo ele tá fora do jogo político. A menos que mudem a regra, com ele em andamento. Esqueçam. #Lulanuncamais!

    1. pelo que vejo em seu comentário de pronto entendo sua ideologia. Mas vejo também o medo que tem do movimento Lula Livre

  13. O mais curioso é que Lula é visto como alternativa de poder pela esquerdalha. Este sonho acabou. O sujeito está fora e pensa que está dentro. Não abre mão de ser o centro e não sabe que enterrou os partidos que o sustentaram. Bolsonaro não venceu porque é de direita e não fez nenhuma outra proposta que não fosse moral e ética. Seus adversários jamais o vencerão escudados num ladrão já condenado. Até arranjem outro nome. Esqueçam Lula. Está morto politicamente.

    1. Normalmente o Capitão afunda com o seu navio.No PT é diferente:o navio vai afundar com o Capitão.

    2. Leram a entrevista dele? Egoísta, egocêntrico, só pensa nele, está nem aí para o futuro do partido que fundou. Que sabe já dá o PT como extinto pelos crimes que o partido cometeu debaixo das ordens lulistas.

  14. Fico muito triste, quando leio comentários que servem para fomentar a discórdia e colocar lenha na fogueira.Devemos avaliar a situação com bom senso.Todo ser humano tem suas limitações e defeitos.O homem não veio à terra para adquirir a perfeição; só aprenfizado.Cabe a cada um(a) de nós, ajudar com críticas construtivas,sem agressões verbais.Elas não substiuem conselhos que levam a pessoa à reflexão sobre seus atos.Promover a paz é o caminho...

    1. Com o PT o diálogo é impossível. É só ver como agem Gleise, Maria do Rosário e outra(o)s no Congresso e fira dele.

    2. Dona Antônia, coloque aí como seria esse discurso. Como seria a crítica sem ódio por exemplo? vai, coloca aí.

  15. Alguém do Antagonista acompanhando processo que pode levar extinção da quadrilha conhecida como PT?! Não é possível que se fale tanto dele e não estejamos informados do acompanhamento do processo que pode EXTINGUIR o partido; esta praga nacional. Por favor, senhores jornalistas, competentes que são, creio que estejam cobrando dos agentes públicos competentes o andamento das providências para apurar e, se possível, EXTINGUIR o partido! (exemplo: envolvimento com Muammar Kadaffi). Como está isso?

  16. Desculpe errei a digitação.continuando O el País e a Monica fizeram somente as perguntas que o condenado estabeleceu, nenhuma pergunta sobre as atividades bandidas dele 3 por que somente agora o Juiz de Curitiba , abriu prazo para a defesa de Lula recorrer, se desde Janeiro a juíza substituta ja tinha dado o seu veredicto? 4- Porque Lula ainda não está em presídio? 5- porque o STJ não mostra os cálculo da pena de Lula comparando com a de PA e Curitiba mostrando a razão matemática da dif

    1. Mais que isso.... CADÊ RESULTADO DE INVESTIGAÇÕES QUE PODEM CORTAR GRANDE PARTE DO MAL PELA RAIZ: EXTINÇÃO DO PT?!!!! ALÉM DE VARIADOS CRIMES, O FINANCIAMENTO DE CAPITAL ESTRANGEIRO (LEMBRAM DE MUAMAR KADAFFI?!)

  17. Infelizmente o nosso País é uma comédia de mal gosto e de pouca civilidade, algumas perguntas sou forçado a fazer: 1- por que o STF aprovou a entrevista de um condenado? 2- aprovando a entrevista, deveriam estar lá os órgãos de imprensa que quisessem estar, não apenas os vendidos, Mônica Bergamo, que não tem respeito pela sua profissão, tentou fazer isto alguns dias antes da eleição. Ela e el oÍs fuzeream as oerguntas que i condenado

    1. O molusco não é presídiario. Está numa cela gourmet da PF em Curitiba.

  18. Matéria confusamente escrita: deveria explicar que a pena de Lula foi reconduzida para a dosimetria que que Moro havia determinado, e não reduzida. Parece que o autor torce sutilmente pró-PT.

  19. Lula é um porco sociopata, num país-chiqueiro. Para cada cidadão brasileiro lúcido e civilizado, existem 100 que não servem pra adubo. Nosso problema é o da massa crítica - vencem os pilantras e os imbecis.

    1. Comentário perfeito, concordo e por isso talvez nunca tenhamos um país melhor. O STF esbofeteia o brasileiro quase todo dia e a inércia permanece.

    2. Lula é um psico-pata social, aprendeu a tirar proveito das convicções que vende, tenta fazer crer que tudo que fez foi necessário ao bem-comum, contra as "zelites". É narcisista, tem a maior e melhor impressão de si-mesmo, comparável a Jesus Cristo..... Afffff

  20. A surpresa com o recuo do Ministro Felix Fischer. A confirmação de todos os Ministros do STJ de que o presidiário Lula cometeu os crimes de" corrupção passiva e lavagem de dinheiro". A FRUSTRAÇÃO do Advogado ZANIN que esperava a soltura do LULA ou exclusão da LAVAGEM DE DINHEIRO. Esquecendo que seu cliente tem mais 7 processos em andamento. ENFIM, a FALSA ALEGRIA dos PETRALHAS . e a vitória da DIREITA. KKKK

  21. desserviço ao Brasil que trabalha e paga impostos que NÃO MERECE esta farsa midiática política cansativa diariamente em prol do maldito condenado

    1. Concordo.Ha aproximadamente 50 anos, este bandido encontra espaço na imprensa engajada, para plantar falsas narrativas, e com seu bando, conquistar e manter poderes incalculáveis

  22. Espero com ansiedade as entrevistas dos outros grandes chefes de quadrilha no Brasil : Marcola e Fernandinho Beira Mar. A Crusoé certamente os entrevistará e será um estrondoso sucesso de público.

  23. Pela repercussão que sua entrevista na cadeia está tendo,parece que o ocaso de Lula,é uma realidade incontornável.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  24. Uma verdadeira perda de tempo. Começa com o erro de liberar a entrevista, mas vindo de quem veio, coisa melhor não viria. Alem disso a decisão não é equânime ao não dispensar o mesmo tratamento ao marcola, ao fernandinho beira mar, ao pessoal das milicias preso no rio assim como cabral, etc. afinal sao presos de mesmo nível. Liberar pra um bandido desses fazer proselitismo, e, prestes a ser liberado pelo stf, é no mínimo um exercício incendiário.

    1. Aprovo agora entrevistar também outros condenados ilustres pelo vulto dos erros cometidos, pela consequência maléfica ao Brasil e pela delação premiada importante. Já foi o nosso mais ilustre ex presidente e criminoso o pior de todos os bandidos porque ele nasceu humilde e com a fé é a confiança e voto do povo chegou ao poder e poderia ter sido o mais nobre de todos mas preferiu enganar e tragicamente iludir o próprio povo e levar o país à maior corrupção no mundo.

  25. Erro crasso na reportagem. O STJ é composto por ministros, e não por desembargadores. Contratem um advogado para rever suas matérias de cunho jurídico. Esse é um erro corriqueiro dos Jornais nacionais. Porém, tirando este erro, matéria excelente!!

  26. O STF e o STJ,não entenderam nada.A população assumiu a cidadania.A classe média nunca esteve tão envolvida na responsabilidade para com o país.Se tentarem algo,apenas precipitarão o "inevitável".E não adianta fugir para Portugal!

  27. Não tem outra reportagem,falar e dar importância a um criminoso que quebrou o brasil ,é mesma coisa q fazer reportagem sobre Fernandinho beira mar,acordem

  28. Matéria delirante. Em seis meses, Lula terá sido condenado em mais um processo e em duas instâncias; O PT não unifica mais a esquerda; o centro tem alternativas; a direita idem; a rejeição a Lula e ao PT são altíssimas.

    1. gostaria de ter uma entrevista com Fernandinho beira mar paracsabervdele o que acha da perseguicao a bandidagem. os ladrões corruptos de toda ordem deveriam ser tambem enteevisrados para falar sobre sua especialidade. assim levando

  29. Amigos Lula continuará preso para cumprir suas penas o LULA Livre morrerá junto com as mentiras dos comunistas assim como a URSS. Adios!!!

    1. Também acho: Lula já era! O apoio agora dado a ele por esses imbecís do STF e STJ não será suficiente para suster a sua liberdade; ele roubou muuuito!!!’

  30. "Jair Bolsonaro poderá alvejar o inimigo que o catapultou ao Planalto." Não me surpreende a falta de leitura das circunstâncias políticas que DE FATO catapultaram a candidatura do atual Presidente. Vocês representam uma imprensazinha bem caviar, com alegorias bastante afetadas para pretender ser a tal "ilha de jornalismo". Ignoram o fato do brasileiro ordinário ser conservador, ignoram a articulação cristã, sobretudo a ascensão das redes neopentecostais.

    1. Trata-se de uma luta contra a pauta progressista. Neste turno, o Ciro, o Dória, e quem malhar as mesmas ideias, serão rechaçados do mesmo modo.

    2. Eu não concordo com a ideia propalada pelos articulistas de que a força de coesão entre o governo e seus apoiadores seja a polarização com o PuTê. Apesar da boa redação do texto, este viés de polarização com o Putê resvala em ignorar a conjunção de fatores que abrigam o ânimo bolsonarista. E dentre estes fatores, há que se dar destaque a retomada popular a padrões anti progressistas.

  31. As reportagens da Crusoé são fundamentais para entender o jogo político para além do ódio ao outro e do curtir e compartilhar do WhatsApp, YouTube e Facebook. Parabéns pela atenção aos fatos e não as tensões emocionais.

  32. Os componentes do STJ e de outros tribunais superiores são ministros, não desembargadores. Desembargadores são juízes dos tribunais regionais.

  33. Vivemos na terra que é casa emprestada pelo nosso "Pai Celeste" para seguirmos nossa jornada. Quem vive com sabedoria, não se apressa em acumular bens que de forma alguma, vai conseguir levar. Há quem executa as leis que foram elaboradas para alguém fiscalizá-las, julgá-las, evitar conflitos e mostrar que a ordem, torna o mundo mais bonito. Quem tem bom senso busca a compreensão, age para o bem do povo que enriquece uma nação! Antônia

    1. Bonito Antônia. Qdo se vive em Barcelona ou algum rincão em q a religião e família são respeitados Sonhemos alto e continuemos nos encontrando nas ruas e praças.

  34. Ue´....Não entendi !! êle acaba de ser condenado pela 3a. instância.... Acabou amigos...Acabou torcida... O STF vai ficar calado, pois não se declara nulo um triplo julgamento. Consequentemente, até poderá ir para casa, como Maluf..mas sem nenhuma condição de operar o partido, pois voltaria para a cadeia.Acabou torcida !! E não estou considerando a nova condenação pela 2a. instância. Se a mesma sair antes de setembro, ficará mais 01 ou 02 anos no regime fechado.

  35. Acho que. Revista Crusoé não deve dá muita cobertura com o presidário quanto mais esquecer melhor, esse cara não vale um vintém.

    1. Também acho que a revista não deve dar tanta espaço assim para um criminoso.

  36. O Pt deve articular um movimento longitudinal que ultrapasse fronteiras fazendo escalas na Venezuela e aterrisando em Cuba. Vale lembrar que em Cuba a cana é livre, mas a cachaça é racionada. Lá a Lei de progressão é muito aplicada. O condenado sai do regime fechado, para a solitária e de lá para o paredão.

  37. Gostaria de saber para onde irá a diferença de R$ 28,4 milhões (31 -2,6) da multa imposta à Lula? Será rateada entre desembargadores?

    1. Nossa foi muito grande o desconto da multa. Não tinha percebido.

  38. Lula continua vivo. O PT não foi extinto. Todo cuidado é pouco. Prontidão nos quartéis da Democracia. Esses Walking Dead vão tentar voltar.

    1. Joshua,se ele voltar,sabe quem vai reelege-ló? Os bozominions que já estão ficando de saco cheio com a família bozo desajustada.

    1. João e Renato, estou com vocês nessa. Fora que dizer que é o Bolsonaro quem dificulta a aprovação das reformas é outra pachorra, sério mesmo. Quem não quer aprovar as reformas de forma gratuita, são Maia "et caterva", e essas raposas que querem "articula$$$$ão".

    2. O lado bom de ver a Crusoé reduzindo Olavo de Carvalho a "guru" é que dá pra saber de suas tendências. Fico com pé atrás a cada matéria publicada por essa revista que se diz isenta e verdadeira.

  39. Esses juízes não pensam no país, a realidade deles não é igual à do povo, eles pertencem a uma casta "superior" , mantidos pelo sofrido povo ignorado. Se todos os juízes julgassem com a mesma lisura , Lula estaria cumprindo sua pena junto aos outros corruptos e não teria nenhuma regalia. Se enganam os que acham que uma maioria ignora o mal que os governos do PT fizeram ao país. Lula disse que o país está sendo governado por loucos, prefiro os loucos que os ladrões, corruptos e celerados..

    1. Estou inconformada com o castelo do Reino do Supremo Tribunal Federal com seus banquetes e seus excessivos funcionários e todas as suas viagens e exorbitantes despesas, tudo isso para poucos juízes que agem em desacordo cos brasileiros seus súditos.

    2. Eles vivem num país que não é nosso. Para este ano de 2019, quase R$ 1.200.000,00 de bacallhaus, lagostas e outras especialidades, tudo regado a Tannat, Cabernet Sauvignon e espumantes de safras especiais. Esses sujeitos estão desmoralizados. Com 222 funcionários para cada ministro, nenhum tem moral para sequer abrir a boca e mencionar artigos da lei. Tudo farinha do mesmo saco!

    3. Todos são quengas de um grande lupanar, que se tornou o judiciário do país. Holofotes, protagonismo e dólares nos bolsos😱😱😱

  40. Mesmo se o STF deliberar contra a prisão em segunda instância, o STJ não acabou de considerá-lo culpado, ainda que lhe tenha reduzido o tempo de cadeia? Não é isto condenação em terceira instância? Já li jornalistas afirmando isto e ouvi até no Jornal Nacional.

    1. Então, penso, o STJ vai ter que enviar o processo dele para o STF.

    2. Sim O definição sobre a prisão em segunda instância não se aplica mais ao 9 dedos.

  41. A condenação do LULA no TRF será uma BABA. As provas relativas aos crimes cometidos em relação ao seu SÍTIO são 10 vezes mais robustas que as do triplex. O "salafra" já MORREU!

  42. Li que o TRF4 leva seis meses para julgar uma condenação da primeira instância. Lula foi condenado em fevereiro sobre o sítio de Atibaia.

  43. Eu era estava no centro da cidade com pai e avó quando vimos um comício do sindicato com Lula sobre uma Kombi. Discurso comovente.Meu pai falou será verdade que pensa nos famintos e desempregados e que salvará o país dos patrões? Anos depois triste meu paí lembrou o episódio e disse teve a chance e jogou fora sem os patrões não tem trabalho nem comida. Penso. Quanto poderia ter feito e não fez Como pode existir depois desse histórico real essa esquizofrênia ? Depois de tudo persistem.

  44. O melhor de ler esta reportagem longa é que nem o Jose sem acento nem o JOSHUA, seu fiel escudeiro, estarão aqui para comentar. É muita complexidade para seus cérebros processarem e tecer algum comentário. Dito isso, só espero que os demais processos contra Lula tenham sua conclusão em breve, e que a segunda instância de Porto Alegre volte logo a se manifestar no caso do sítio de Atibaia.

    1. Realmente aqueles dois crapulas, que pode ser somente um de dois codinomes, estão a serviço REMUNERADO, de algum grupo ou empresa, talvez de comunicação, ou mesmo instituição ainda aparelhada. Com certeza o STF com as facilidades q tem e a lei da mordaça instituída, já está monitorando tudo e todos q estão contra o desenvolvimento da nação . José com J maiúsculo e acento, brasileiro e q não apadrinha bandidos condenados sou um de tantos Joses.

    2. Aposto que Jose (sem acento) e o Joshua salt as mesmas pessoas. pois se não me engano, Joshua é uma das variações para Jose. Os "anti petistas" petistas, sempre querendo causar. mas sempre os desprezo, pq bater palma pra maluco dançar da nisso. eles devem estar chorando as cócoras com seu guru Paulo Henrique Amorim (outro fracassado).

    3. Verdade José, o problema com o Joshua e com teu xará sem acento é que o consumo excessivo de mortadela comprometeu o funcionamento dos poucos neurônios deles.

    4. A função deles é criar um clima de constante insatisfação com o governo e ridicularizar o PR. Mas isto já foi desmascarado e agora eles estão lá no 247 pregando para convertidos.

  45. A polarização beneficiaria o Ciro Gomes. Ele pode bombardear os dois, munição não falta e pode acabar levando uma grande vantagem. É uma grande pena, o Brasil merece coisa melhor. Quem sabe até 2021 aparece alguém decente...

    1. pra acabar com a campanha do Ciro Gomes, é só dar um microfone para ele e deixá-lo falar.

    2. Ciro Gomes foi apenas opção de antipetistas e antibolsonaristas, que, no final acabaram votando em Bolsonaro. E votarão de novo.

  46. A postura de Félix Fischer e companheiros em aliviar pena do Lula me diz que estão preocupados com delação de Sérgio Cabral e a atual situação de exposição dos crimes dos magistrados do STJ e STF. Com Lula solto, teremos a polarização LulaxBolsonaro novamente. Os crimes do judiciário serão abafados pela imprensa, governo e congresso. Interessa ao STJ e STF que a sociedade veja apenas a corrupção do executivo e legislativo.

  47. Triste ver tão claramente exposto um enredo de manipulação que de política simples não tem nada. O que se quer é livrar criminosos da cadeia e continuar a roubalheira. A nós, trabalhadores honestos, resta a reação atual, até que a última gota d’agua caia e aí todos viveremos as consequências. Pior é ver que temos hj todas as informações. Ninguém pode dizer que não sabia. Os que são frutos do aparelhamento precisam ler além das informações que agradem suas ideias. Deus nos ajude!

  48. A essa altura com a pouca vergonha do governo Bolsobaro e sua cla, nunca pensei q diria isso .... QUE SAUDADES DO PT... Deus ajude q essa peste caia logo e Mourao assuma

    1. Engraçado, né? em cem dias dr governo, vc quer que Bolsonaro resolva os 14 anos de cagada Socialista do PT? Lula ferrou com a vida de mais da metade da nação e vc diz isso? vai lá lamber os pés dele. Muita besteira para uma pessoa só!

    2. Posso contribuir com a vaquinha e sugiro também a Albânia.

    3. Cuba, Venezuela, NIcarágua, Coréia do Norte ... há várias opções para você matar a saudade do PT Maria Rosa Rezende. E, se for o caso, fazemos até uma vaquinha para comprar sua passagem de ida, mas só de ida.

    4. Saudades do PT ??? Depois de tudo que eles fizeram ao país ?? O PT é uma seita mesmo !!!

  49. Nunca pensei que diria isso, mas o lula livre, ou pelo menos ameaçando de ficar livre, pode ser bom para o Br. O governo precisa de um inimigo, e se não houver um inimigo externo, ele se volta contra si mesmo. Tomara que o PT dê vários tiros no próprio pé, mas que coloque um alvo nas costas. Quem sabe assim as reformas passam.

  50. Lula terá que cumprir as penas a que for sentenciado, daí será um velhinho livre. Ou então precisa inventar urgente uma doença grave igual fez o Maluf. O Toffoli solta de ofício.

  51. O organizador do maior desvio de recursos públicos da humanidade. Tadinho. Só não se tocou que a cadeia é moleza para ele. O que virá depois na "outra" justiça nem tem como imaginar.

  52. O lularápio tem que continuar preso, apodrecer na cadeia. Que o stf não cometa a grande bobagem de derrubar a prisão de condenados em 2ª instância. E a limpeza tem que continuar: Lava Jato, impeachment, CPI Lava Toga e etc...

    1. Como é que ele será solto em segunda instância se já foi condenado em terceira instância?

  53. Pensando bem o Lula é VITIMA sim. Era um simples metalúrgico, quase analfabeto e se evidenciou por ter perdido UM DEDO no Torno, sinal que nem era muito qualificado... E isto foi início de tudo: Ele se tornou um cara especial, um prato cheio para a políticagem sindical. Daí, com a mídia colocando-o sob os holofotes, passou, dum INOCENTE a importante líder do Sindicalismo! Daí, a entrar para a Política foi um pulo e de pulo em pulo, de honesto operário chegou a Presidente. MAS “PARECIA” HONESTO

    1. Kkk kk não basta escrever, há a necessidade de traduzir... isto de ler as coisas pela metade ou só o seu início, só pode ser preguiça. Física e intelectual. O Lula tá preso babaca!!! MAS, ele “”””“PARECIA””””” honesto, kkk kk. Entendeu?!... ou será preciso “escrever” as entrelinhas Han?

    2. Vítima ??? Um oportunista ,isso sim !!! Vítima é a população !! Ele ficou milionário roubando o país !! Onde ele arrumou tanto dinheiro para ter a vida que ele tem e para pagar essa fortuna aos advogados ?

  54. Tomarão muito cuidado, os togados daqui para frente, pois outros inquéritos, estão para serem julgados, mesmo por que até Maio sairá a sentença do sítio do "amigo", apodrecerá na cadeia federal

  55. Primeiro com tudo exposto mais do que nunca a CPI da Lava Toga tem que acontecer ... segundo saindo bem que o presidente acordou e viu que ele é o 02 principalmente, fora o babaca do Olavo , estariam dando artilharia pesada para o plano petista !!! Quero acreditar e o Presidente virou a biruta ....

  56. Não se pode deixar Lula livre. É um corrupto condenado em terceira instância. Roubou o país até não poder mais e vai poder ficar falando?Plantando discórdia? Não pode, não. Lula tem que ficar preso pelos muitos crimes que cometeu. Do contrário, vamos às ruas. Chega de impunidade e de atenuar para bandidos. Não queremos mais isso.

  57. A justiça tem que determinar que Lula cumpra na íntegra, suas penas as quais ele foi condenado, e que o STJ trabalhe para colocar na cadeia os demais políticos que também são alvo de corrupção.

  58. Lula tá preso babaca!... E além de desrespeitar o Poder Judiciario, ao repetir cansativamente que é uma VÍTIMA DA INJUSTIÇA, não mostra (e isto é ABERRANTEMENTE claro) nem de longe,arrependimento por seus crimes. E isto para prisioneiro da Justiça, é um sinal inequívoco de que não vem cumprindo o maior objetivo das penas que é a EXATA REEDUCAÇÃO de um criminoso. A aparente promessa, ou e intenção de não delinquir novamente. O que tem PRIMORDIAL importância para um possível revisão de penas...

  59. Na minha opinião essa decisão do STJ foi mais um sinal do corporativismo do judiciário. Hoje temos no cenário um grupo de juízes fortes e esses ministros jurídicos não admitem isso.

    1. Não é só corporativismo. O presidente do STJ, Noronha e o filho, é notório toga-suja. Mas quem tem coragem de colocar a mão no fogo por qualquer destes ministros de tribunais superiores? Se cá e lá, de vez em sempre, respinga algum "pecadilho" em uma toga supostamente "limpa", imagine a briga nos bastidores entre tubarões togados que conhecem o interior das togas de seus comparsas e adversários... O acordão é para não deixar a lama correr para fora do recinto... E depois, deve feder e muito...

    2. Será que a redução da pena de Lula pelo STJ tem haver com a possibilidade de instauração da CPI do judiciário? Talvez sim, talvez não, quem sabe?!

  60. "Bolsonaro mesmo já disse mais de uma vez que, se falhar, "o PT volta"." Preparemo-nos, então, para a volta do PT. Se continuar com a interferência de seu filho Carlos, dando pitacos aonde não é chamado, falhará, com certeza.

  61. Lula foi um dos presidentes que mais roubou na história desse pais.. ficou 1 ano preso e já vai ser solto... corrupção vale apena... Votei no Bolsonaro para ele peitar o congresso e ensinados a votar de acordo com a vontade do povo e não com a vontade do bolso deles... decepção, Bolsonaro já sucumbiu a velha politica.... Nada de fechar congresso... nada de nova constituição... apenas o velho sistema trocando as engrenagens.

    1. Bolsonaro nunca disse que iria fechar o congresso. Aliás, nem os militares governaram com o congresso fechado, exceto poucas e curtas ocasiões - se não me engano alguns dias quando foi assinado o AI-5 e depois alguns dias em 1977, quando Geisel assinou o "pacote de abril". Se alguém começa a dirigir monocraticamente, torna-se um regime de tirania, tal qual Cuba, URSS e Coreia do Norte. A dificuldade toda é exatamente essa: governar com o que está aí, contornando as armadilhas do PT & cia.

  62. As raposas da política, de B a T, estão com saudades das beneces$$$$$$ que o PT distribuía e bem representadas em Brasília. Se o governo bobiar, dança, os gângsters voltam

  63. O que leva um bando de Juizes sem creditos junto a uma sociedade liberar um preso que é tutelado pelo estado e responsavel pela sua liberdade, ser liberado a dar entrevistas, ex presidente, ladrão, corrupto e lavador de dinheiro, julgado com sentença em três estancias...A quem interessa esse tipo de situaçao? O que esperam com isso? Podemos está a caminho de uma ebulição publica, com resultados assutadores, muito em breve!

    1. Precipitado vc ou gosta de sofrer? Então o remédio: hoje o bandido ouviu q 60% do sinal e prestações do triplex do Guarujá q a Letícia pagou pelo apto e desistiu, seriam dele, ñ como no Brasil q se perde tudo na desistência. Ele sabe investir ou ñ? Ñ NUNCA assisti filme tão triste.

    1. Então vai ser difícil, pois ele nunca fez isso na vida.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO