Loucademia de Direito
Muito tempo atrás, na época em que prestei vestibular para jornalismo (gigantescos répteis caminhavam sobre a Terra etc.), eu olhava para os meus colegas que tentavam entrar em faculdades de direito e — garotinho inocente, garotinho juvenil — pensava o seguinte: "Puxa, para ser advogado o Fulano vai ter que prestar vestibular e, lá na...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Muito tempo atrás, na época em que prestei vestibular para jornalismo (gigantescos répteis caminhavam sobre a Terra etc.), eu olhava para os meus colegas que tentavam entrar em faculdades de direito e — garotinho inocente, garotinho juvenil — pensava o seguinte: "Puxa, para ser advogado o Fulano vai ter que prestar vestibular e, lá na frente, o exame da OAB. Não deve ser fácil". Como diz o clichê, a vida ensina: hoje acho que OAB é pouco. Está claro que faltam exames psicotécnico e toxicológico, além de um teste para saber se o candidato a exercer a nobre profissão da advocacia passa ileso pelo mata-burro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Pedro
2023-09-25 08:50:24Excelente artigo, como sempre. Acredito que uma pauta interessante seria o crescimento vertiginoso da Faculdades EAD. Existem até graduações superiores de Enfermagem. No caso aqui, os cursos de Direito entram na mesma esteira. Nada contra, mas a capacidade do MEC fiscalizar a qualidades desses cursos é reconhecidamente nula. Noutra esteira, os exames de ordem para os médicos apresentam notas ridículas abaixo de cinco. Mesmo assim a "carteirinha" é garantida. Os resultados estão aí.
Sillvia2
2023-09-24 22:31:19Maioria de votos pela descriminalização do aborto no Brasil, sem consulta protocolar ao prezado povo e pagador de impostos, sugere deficiente ou insuficiente qualidade da formação jurídica que ministros receberam nos bancos de Direito e Justiça em suas academias. Além de outras aleivosias mais….
Karel
2023-09-24 18:31:28Divirjo de vc Roger apenas no caso do advogado Coelho. Considerando que os "juízes"já possuem veredito, e que o recurso irá para os mesmos..Jogar no ventilador parece ser a única alternativa mesmo
Clayton De Souza pontes
2023-09-24 07:45:50Os advogados também mereceriam um reforço na matéria de redação e lógica, creio. A questão do caráter já fica ceio difícil demudar, daí cada um vai advogar pro seu grupo de preferência mesmo. Na própria imprensa vemos as matérias sendo tratadas conforme o interesse do patrocinador. E o cidadão que se defenda
Francisco
2023-09-23 11:28:28A turma do clube garantista do charuto está matando o nosso bananão. Fico pensando se isso é ruim no fim das contas. Será que nasce algo melhor depois?
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-22 15:20:07Nada mais me surpreende desde que ouvi o advogado de minha família dizer: "Não confie em nenhum advogado!".
Delei
2023-09-22 05:39:46Essa Loucademia de Direito está causando uma enorme insegurança jurídica. Mas o jumento Descondenado declarar que motoboy usa fraldão por não ter banheiro disponível, é medalha de ouro na Goiabice da Semana.