Preocupação na caserna

09.11.18

Mesmo com todos os sinais de Jair Bolsonaro de que irá prestigiar os militares, há na cúpula das Forças Armadas certa preocupação com o futuro governo. O motivo, ironicamente, é o mesmo que tem colocado os militares em posição de destaque: a proximidade exacerbada com o presidente eleito. Alguns oficiais destacados temem que um eventual fracasso de Bolsonaro à frente do Planalto contamine a imagem da Aeronáutica, do Exército e da Marinha. As três forças frequentemente aparecem em pesquisas de opinião entre as instituições de maior credibilidade junto à população. Como Bolsonaro surfou no prestígio da caserna para se eleger, a avaliação é que, se ele falhar, os quartéis sofrerão danos colaterais. Militares bem posicionados em Brasília repetem que Bolsonaro é muito mais devedor das Forças Armadas do que as Forças Armadas dele.

O atual comandante do Exército, general Villas Bôas: oficiais preocupados

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para mim, a omissão das FFAA, diante da roubalheira dos petralhas foi algo inaceitável. Agora esse gal. villas bôas vir dizer que está preocupado com o governo de Bolsonaro, é uma piada.Muito fraco, ainda bem que está indo para a reserva.

  2. Bolsonaro NÃO vai falhar. ele está ungido de DEUS para levar esta patria a frente , ao desenvolvimento e á ordem e progresso.

  3. Os membros do alto escalão das FFAA foram meros espectadores enquanto "a nossa pátria, mãe gentil" era vilipendiada nas últimas décadas (e não entremos nas motivações desse comportamento). Não podem agora, convocados por um egresso de suas fileiras, ter pruridos e alimentar elucubrações hamletianas sobre atuar ou não atuar no cenário de terra arrasada que se apresenta.

    1. Se acostumaram a ficar acovardados. E acho que Bolsonaro não está devendo nada às FFAA, esses oficiais revoltadinhos, se acostumaram mesmo, a ser subservientes aos ratos que assaltaram o país.

  4. As forças armadas foram sucateadas e agora tem a chance de obter valorização. Se eles não valorizarem isso terão perseguições em governos comunistas no futuro. O problema maior é a esquerdizacao dentro do militarismo.

  5. Acho essa preocupação exacerbada, pois como informa a reportagem, as forças armadas têm muito mais poder do que um simples civil. Para que tudo dê certo, basta que os generais acreditem finalmente que as alinhanças - como manda a Constituição - somem forças coesas para combater as disparidades criadas pelos governos esquerdistas, que pretendiam criar aqui uma república de bananas. É só seguir a Constituição, pois ela é o nosso bem maior, depois de Deus.

  6. Chega de pessimismo e falatório. Na hora certa JBolsonaro vai colocar seu time em campo e capitanear suas estratégias com a base aliado. Será uma guerra. E não será com trator. 2019 virá com tudo.

    1. O brilho cego da paixão e fé, faca amolada. Estão atribuindo poderes mágicos a um cara comum. Isso é estupidez potencializada. Vai dar merda.

    2. Nada de tirar o pé. A inteligência militar pode ajudá-lo e muito a cometer menos erros. Tem de acreditar. O Brasil não suportaria um novo fracasso.

    3. concordo. nada de pessimismo, precisamos acreditar e torcer p dar certo

  7. e com novos congressista num Congresso novo. Novas bancadas, novas coalizões. Novas visões e forma de negociar. Sangue novo. Vai dar certo. Nova oposição. Nova situação. O tanque e jatos dos aliados de JB vão negociar duro!!

  8. Deixem Bolsonaro e equipes trabalharem em paz. 2019 será duro, muito duro, para todos. Vai requerer firmeza e jogo de cintura. No final, dará certo. Não será trator. Será "blitzkrieg" com tanque, povo nas ruas e redes sociais pressionando.

  9. Com limpeza, transparência e competência, não tem como não dar certo! E Bolsonaro está reunindo gente boa, séria e competente. E fora um ou outro ninguém abre o bico para fofocas ou asneiras. BOCAS FECHADAS!

    1. Com as nomeações para o GSI e Defesa, muita coisa mudará.

  10. Eles todos estão errados. Todos são devedores do povo brasileiro. E só pode dar errado se houver corpovarativismo e cessão a pressões patrimonialistas ou de grupos de interesses excusos. Se evitarem as negociatas, dará certo e será bom para todos. Moro neles!!!!

  11. Discordo da opinião de que Bolsonaro tenha surfado no prestígio das FFAA, o que percebo foi exatamente o oposto, as FFAA estão em alta devido ao fenômeno Bolsonaro.

  12. "Se ele falhar"? Ele deu a cara a tapa, quase morreu e ainda corre sério risco de morte, por enfrentar esse sistema comunista e corrupto que tomou o Brasil de assalto, enquanto as Forças Armadas se mantiveram inertes! Ele fez o que o povo sempre pediu, mas nunca o povo foi atendido pelos militares! Acho que vocês têm de dar muito mais do que apoio ao nosso presidente!

  13. Bolsonaro deveria então, fazer um pente fino nas ffaa. Intendentes da Aeronáutica deveriam ser os primeiros. Depois da Marinha....Basta ele ameaçar e todos vão deixar pra lá....tem muita coisa ali...vcs acham que é só congresso? Pesquisem no congelamento da poupança do Collor, quantos intendentes estavam com a grana de comida rendendo a 80% na poupança particular?...

  14. "Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho. Só os fortes conseguiram." Dizeres em destaque no Corpo de Alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica...Ainda não descobri onde posicionar os atuais Comandantes militares.

    1. Na minha época era: à Pátria tudo se deve dar, nada se deve pedir, nem mesmo compreensão.

  15. Esse posicionamento de alguns militares me parece covardia: não vou para a batalha porque posso ser ferido. Os covardes que se abstenham de expressar opinião e deixem o trabalho para os patriotas e corajosos.

    1. Não era esse o comentário para o texto que fiz, pois não gostei do posicionamento das Forças Armadas.

  16. É muito simples, basta o exército ter plena consciência dos seus deveres constitucionais e cumprir com eles. Exército não é governo, mas uma instituição a ele subordinado. Fazendo isso não tem com que se preocupar em relação ao seu prestígio junto a sociedade.

  17. Quem seria essa Cúpula das FFAA? Se for o comandante "quase inválido" das Forças Terrestres, Gen. Villas Boas, minha sugestão é que ele e os demais da tal "Cúpula", recolham suas insubordinações e preparam os pijamas, pois a esquerda das FFAA também não serão privilegiadas no novo governo. os Comandantes valorosos e patriotas do país sempre foram postos de lado e obrigados a reforma! AGORA CHEGOU A VEZ DE VOCÊS!!

    1. muito bem...O cadeirante deveria ser o primeiro a pegar o boné e sair...

  18. Gen Villas Bôas sofre de doença degenerativa. Deveria estar reformado, em casa, cuidando de sua saúde e desfrutando da companhia de sua família. Um Comandante do Exército deve estar em condições de liderar e combater, mas não me parece ser o caso dele, principalmente com quem diz estar preocupado com a imagem do Exército!

  19. Questão muito simples: sugiro que a Crusoé faça um levantamento do TOTAL de verbas parlamentares que o Jair Bolsonaro destinou às FFAA durante 7 mandatos, particularmente para os hospitais. Excelente e inédita pauta. Analisem, façam as contas e verifiquem quem é devedor de quem. Irão se surpreender!

  20. Integrantes das Forças Armadas que "temem Bolsonaro" são os mesmos que se reuniam com Lula e Dilma para apreciar um whisky 12 anos, (comprado com nosso dinheiro, claro).

  21. Puta notícia FAKE do caralho, o Bolsonaro não sucumbirá frente a seita sanguinária lullopetralha, ao contrário qdo o povo perceber que o Capitalismo é ótimo vão apedrejar o presidiário de Curitiba!

  22. Ou será que os militares preocupados seriam (aqueles nomeados pela gestão petista aos comandos) os que serão substituídos por nomes alinhados com a gestão do novo presidente eleito?

    1. Exatamente isso. Devem ser os mesmos que ficavam de 4 para o comuna Aldo Rebelo, na época da Dilma.

  23. Que esses "oficiais destacados" das 3 forças armadas , parem de dar uma de URUBULINO e tratem de trabalhar para que tudo corra bem no governo de Bolsonaro !!!! ... e não encham o saco !!!

  24. Bolsonaro surfou no prestígio das Forças Armadas? hahahah As forças armadas não estão tão prestigiadas assim, mais. Ao contrário, o povo está reclamando que as FFAA estão adormecidas, acovardadas mediante as decisões do STF. Bolsoanro sempre honrou as FFAA , muito me admira essa declaração por parte do exército. Bolsonaro chegou a onde está por seus méritos, nada haver com exército. Na caserna tem alguns invejosos que estão longe de representar a maioria.

  25. A caserna tem que compreender que A relação é simbiótica: um não teria ganho sem o outro. Simples constatação. E assim devem continuar para se fortalecer e firtalecer o país. Ponto.

    1. Concordo! Nada haver, Bolsoanro ter surfado na onda do exército. Bolsaonto tem seu próprio perfim, foge completamente dos mondes tradicionais de oficiais do exército. Bolsaonro é impulsivo, fala o que pensa, não gosta do politicamente correto, bem diferente dos nossos oficiais. Provavelmente, a noticia veio de algum "invejoso" da caserna, que não representa a maioria. Me admira a caserna está preocupada com sua reputação , e não com o destino do nosso Brasil. Temos um exército frouxo, isso, sim

  26. Caro jornalista, para não perder a credibilidade, que seja dado nome aos que fizeram tais afirmações. Pois, não acredito que este seja o entendimento da Instituição Forças Armadas.

  27. Nota-se sensível diferença entre os militares por vocação , para os quais a pátria deve estar acima de tudo, e os “carreiristas” , para os quais importa mais o politicamente correto.

  28. Bolsonaro defende os militares desde sempre. Não acho que ele tenha surfado na onda dos militares. Ele surfou a própria onde que criou com seu posicionamento.

    1. Verdade. Acho a matéria tendenciosa. Bolsonaro é completamente diferente dos oficiais, foge completamente do politicamente correto, portanto, chegou aonde está por seus méritos. As vezes , dois , três, invejosos faz alguma declaração, e tiram que são a maioria.

  29. Cambada de frouxo, foi o Bolsonaro quem elevou o nome das Forças Armadas, que vinham sofrendo com ataques maciços da imprensa e não tinham coragem de revidar. Agora eles vêm com essa.

    1. Este Villa Boas sempre foi da ala, digamos, mais à esquerda das Forças Armadas. Por incrível que possa parecer lá também tem seus membros (nas Forças Armadas).

    2. AS FFAA estão acovardadas, isso, sim. O mais criticado é o Vilas Boas.

    3. Concordo! O povo se iludi com as FFAA. Não é nada do q pensam

  30. Bolsonaro não falhará porque é bem-intencionado e conta com o apoio de milhões e milhões de Brasileiros decentes cansados de viver em terceiro plano... As batalhas dos antipatriotas que querem deixar tudo pior do que já está serão vencidas pelo olhar atento de seu povo. Vivemos novos tempos, nada fica escondido por muito tempo da luz do sol. Avante, Brasil de todos nós!

  31. Terminando meu comentário.Bolsonaro e Mourão la estavam enquanto os Comandantes Militares,escondiam se atrás da Carta Magna.Sem duvida será sadio para todos que troquem todos Comandantes,para termos sangue novo também nas FFAAS.EA

    1. Edson, o primeiro da lista a ser trocado é este Villa Boas.

  32. Outro dia mesmo O Antagonista foi crítico daqueles, como eu, que acreditavam que o PT poderia voltar se o Bolsonaro falhasse. E, agora, o que acham da opinião das Forças Armadas? Não vão criticar? Afinal, a ideia, em si, é a mesma. Continuo a pensar que há esse risco. A propósito, o Centrão, que O Antagonista achava que estava morto, está vivinho da silva. A decisão do Senado sobre o aumento do Judiciário está aí para provar. Se não é o Centrão, pelo menos é parecido. Sozinho Bolsonaro nada fará

    1. Nada a ver. Temos uma FFAA acovardada, isso, sim. Bolsonaro que elevou o nome das FFAA. As Forças Armadas não tem que pensar na reputação da instituição, e sim, no destino do país, pois se depender deles, o Brasil já estava nas mãos dos comunistas de novo. Você disse do centrão, mas a senhora esquece que esse Senado e Câmara que aí está, não tem nada haver com a de 2019, o que foi aprovado, não tem nada haver com Bolsonaro, e sim, com o governo Temer. Em 2019 50% da Câmara será renovada.

  33. O general Villas Bôas deveria ter deixado o cargo, já que está enfermo. Assim deixaria de ser 'ave de má agouro' contra Bolsonaro. Temos é que torcer para que tudo dê certo.

  34. Os militares temem a responsabilidade com razão, o povo tem esperança que ocorra mudança e os militares proporcionam maior credibilidade para a sua realização. Os militares brasileiros merecem esse ato de dedicação e esforço afinal o país está em uma guerra urbana e afundado na lama de corrupção. Bolsonaro terá um grande apoio. Nada acontece por acaso. Os militares aguardavam a nobre missão.

  35. Assinei a Crusoé, mas nao quero me enganar... Na matéria não há um depoimento assinado ou referenciado sobre a tal preocupação. Ainda nem começou e já estamos assim? Os comentários estão muito mais interessantes que a matéria. Assino embaixo dos comentários; Foram perfeitos em posicionar a situação, apesar de mergulharem de cabeça na matéria duvidosa.

  36. Os comandantes militares deveriam apoiar mais fortemente o novo governo. Criar cenário de fuga e desculpa não condiz com determinação que se requer dos genuinos militares.

  37. A situação é muito parecida com a daqueles q estando a salvo,num barco salva vidas,empurram para fora os outros náufragos avisando-lhes:não subam,senão o barco afunda é aí quem vai salvar vocês?

  38. O Bolsonaro não se elegeu surfando no Prestígio das Forças Armadas , afinal já estava a 29 anos na política , quem elegeu o Bolsonaro foram as Esquerdas Progressistas , primeiro dando muito pouco do que prometeram aos pobres que são maioria entre os eleitores e depois Roubaram Muito , tanto que ainda não sabemos quanto .

  39. Os militares certamente estão menos preocupados agora,do que quando assistiam,impassíveis,o Lula e sua tropa destruir o Brasil.Depois do que aconteceu na Venezuela e vendo o comportamento dos militares nos governos petistas,não sei se a confiança da população nas FFAA permanece tão alta assim.

    1. Concordo! Não fizeram nada pelo País! Foi o povo que deu o basta! As urnas mostraram a vontade popular.

  40. OK, quem fabricou lula e cia foram vcs mesmo, a facilitacáo do Petroláo, que todos nós sabiamos e mais as facilidades para Africanos, Cubanos, Asiáticos e ditaduras etc.. e tal, vcs sabiam e deixaram correr solto. Sabe quem era o unico a botar a boca no trobone era o Capitáo, ora,ora, Sr. Villas Boas, menas, menas, e chega de homenagear a mandioca e estocar o vento e també dizer de Pelotas é exportador de gays e as muiés de g.... duro. Vamos cair na real e embarcar juntos? o Capitáo é corajoso

  41. Achei seu texto desproporcionau com a realidade brasileira hoje. Jamais o desempenho de Bolsonaro se será bom ou não terá relação direta com a credibilidade das forçãs armadas. O Brasil está no fundo do poço e qualquer um que entrasse para governar teria que realizar aquilo que terá que ser feito. Administrar os recursos do país não é tarefa das forças armadas. Bolsonaro vai fazer o que for possível para melhorar nossa situação calamitosa. Só isso.Nada mais.

  42. Esse militares é uma piada, quando é para assumir ministérios aí vão correndo todo feliz, quando é para ter suas pautas atendidas ficam feliz ainda mais q Bolsonaro foi eleito o q torna as pautas militares mais facilmente atendidas, só querem o bem bom das coisas boas, agora ficam temerosos com possível fracasso do gov Bolsonaro ou esta junto com o presidente ou fiquem longe e ñ aceitem cargos no Gov. simples assim

  43. Não entendo! Como assim, se bolsonaro falhar? Se ele falhar, então nós falhamos! Pela primeira vez, temos a chance de participação efetiva, diminuir Brasília. O cara cogitar “salvar” o nome ou instituição “dele” enquanto o BR “falha”, vejo traço de canalhice nisso. Ou a reportagem é capciosa ou este alto comando não é patriota e está fora da realidade

  44. FA estao enganadas, Bolsonaro sempre lutou politicamente por elas, as FA sao devedoras ao Bolsonaro, nao foi general villas que defendeu Ustra e o soldado morto, Villas politicamente foi covarde, Villas boas é que denegriu a imagem das FA,

  45. Os ”paladinos da credibilidade”, deveriam estar preocupados com o sucateamento que as FA foram vítimas nos últimos 30 anos. Relegados, desprezados é ridicularizados nos livros de “história”, agora as FA tem a oportunidade de “fazer história” e ocupar seu lugar de fato é de direito. Essa reação do alto comando, não passa de medo. Medo de sair da “zona de conforto” dos últimos 30 anos. Medo de ratificar o amadorismo com que governou o país por 21 anos, e que foi fiador do projeto de poder do PT.

  46. Se tem credor nesta estória é o Moro, os militares até hoje defendem a "Revolução de 1964" que foi um completo fiasco, agora pelo menos eles têm um bode expiatório. Se estão preocupados basta não aceitar os cargos ou não fazer besteira que nem durante a "Revolução", sorte deles que a esquerda vive de defender as "Revoluções" Cubana, Venezuelana, Soviética, e o Lula. Essa eleição foi um concurso pra ver quem era mais anti-Lula.

    1. Caro colega, o Governo Militar, em apenas 21 anos, elevou o Brasil de 45* para a 8* maior economia do mundo. Afirmar que o Governo Militar foi um fiasco é no mínimo apresentar um grande desconhecimento sobre o assunto.

  47. Não interessa o que as FFAA pensam, aliás quem pensa como está no texto é a meia dúzia dos poderosos chefões. Bolsonaro não deve nada , só respeito, o país estava pegando fogo, o povo pedindo intervenção, o STF pintando e rabiscando e as FFAA dizendo que as instituições estavam em pleno gozo de suas funções. Quem está no governo de Bolsonaro são os militares da reserva, Mourão abriu a boca enquanto na ativa, calaram ele colocando na reserva. Conta outra. Que saco , a vitória Deus dará.

  48. Matéria na qual se cospem idéias e não citam quem ou se alguém realmente as proferiu... não dou crédito algum... cheirinho de Folha de São Paulo batendo por aqui

  49. Agora que as Forças Armadas tem a chance de fazer alguma coisa pelo Brasil, vão amarelar???? Agora que o Povo Brasileiro precisa, vcs vão dificultar??? Tá me parecendo covardia. Estou decepcionada.

  50. Eles tem razão por um lado, a esquerda não vai perder a oportunidade de querer transferir para eles qualquer problema pra criar divisão e enfraquecer as forças Armadas,porém a população sabe muito bem separar as coisas. Governo vai, gover no vem as forças armadas devem perma necer inabaláveis no cumprimento do dever que é a defesa da nação e da constituição

  51. Aonde está a fala dos do alto comando das FFAA, seu Sexta Feira?? Você está fumando erva mofada também ou quer um emprego na Folha ou no Globo??

  52. As Forças Armadas em recente pesquisa estão num nível de credibilidade excelente. Sou militar e não percebo essa preocupação. Creio que nós militares estamos tranquilos peka eleição do Sr Jair Bolsonaro, não pelo fato de que militares componham seu governo, mas pelo fato de que o projeto bolivariano da esquerda brasileira, representada pelo PT, ter sido derrotado.

  53. Bolsonaro se elegeu pelo voto popular. Não pela Caserna. Sou militar e meu voto foi de um cidadão brasileiro. Ele será presidente da Nação Brasileira.

  54. Falo de cadeira: essa preocupação não existe.A torcida é grande para que tudo dê certo neste e em qualquer outro governo democrático e honesto.Simples assim!

  55. Aqueles que nas forças armadas tenham está preocupação não deveriam tê-la, pois pior estava durante os 14 anos desta esquerda nojenta que afundou a economia do país, desemprego 14 milhões de pessoas e institucionalizou com o aparelhamento do estado a corrupção generalizada. O Presidente Jair Bolsonaro precisará e muito do total apoio das Forças Armadas, pra que nunca mais esta esquerda tenha uma pequena chance de voltar ao poder central.

    1. Perfeito! As Forças Armadas têm muito mais a ganhar do que a perder!

  56. As forças armadas agora deu de se acovardar, deixou o pais cair no fosso do desespero e agora está preocupada com a "imagem" que já está mais que arranhada, diria até trincada..... Lamentável!

  57. Que percentual dos eleitores de Bolsonaro pediam a volta do Regime Militar? Não estou certa se as três armas gozam mesmo de tamanha credibilidade. No desfile de sete de setembro a força mais aplaudida foi a PF. Quem elegeu Bolsonaro foi o povo trabalhador, pagador de impostos e que carrega esse país nas costas, bem como os iluminados que não quiseram participar da farsa populista que estraçalhou o país e enriqueceu a classe dominante.

  58. Toda nossa esperança de um Brasil melhor está depositada no Capitão Bolsonaro e sua equipe de governo. As forças armadas do Brasil perderam prestígio e falharam ao permitirem e não tomarem nenhuma previdência contra Lula e seus milhares de LADRÕES que se mantiveram no poder e destruiram nossas vidas. Agora tomem uma posição severa e patriótica para nos defender. Mesmo porque o judiciário e o Supremo (salvo alguns juízes) continuam a serviço dos ladrões e lezas-patria. Chega de impunidade.

  59. Será que a "preocupação da caserna" não é apenas de Villas -Boas, que não é, digamos assim, um general visto por muitos, como "verde-amarelo" de verdade? Eu mesma, vejo-o como um bom representante do que se acostumou chamarem de "militar melancia", para quem não sabe: verde por fora, mas vermelhão por dentro. Nada que esse senhor fala, dá-me sensação de que é pelo bem do país, mas da esquerdalha nacional. Caso, um dia, perceba que errei, pedirei escusas...

    1. Que darão um norte com bons frutos para o nosso país!

    2. Bolsonaro terá muito o que fazer! Ajuste fiscal, reforma da previdência, cuidar muita das fronteiras c os países produtores de coca e combate diuturno c inteligência ao crime organizado.Por outro lado, as forças armadas fazem parte das instituições do ESTADO e não de um governo! Se, eventualmente, o governo BOLSONARO não der certo, a responsabilidade será somente dele, e não de entes federativos que compõem o todo do nosso País! Moro, Heleno, dentre outros, são quadros importantes que darão

Mais notícias
Assine
TOPO