A esperança está por um fio
Ou se articula agora uma oposição democrática — mesmo que pequena — ou nem em 2030 será possível ter esperanças de um governo não populista

Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Não há democracia sem oposição democrática. Nenhuma democracia do mundo chegou a ser uma democracia liberal (ou uma democracia plena) sem oposição democrática. Eis o nosso problema. Onde está nossa oposição democrática? Quem a representa neste momento (em que muitos democratas foram engolidos pela grande baleia governista)?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcelo
2023-02-01 15:41:54Infelizmente a única oposição que existiu é do PT, que quando não está no governo é contra tudo e todos. Vamos ver se o PL continuará oposição ou se vai se vender por alguns cargos.
Mary
2023-02-01 10:28:55Lula, é a única esperança dos brasileiros: estávamos num momento complicado de ter um ditador igual a Venezuela por anos no poder da república. Com a garra de mais de 60 milhões de votos elegemos o nosso presidente Luiz Inácio lula da Silva. Todos tem que ajudar o nosso presidente. Principalmente à imprensa. Que corria risco de ser sessáramos suas opiniões de liberdade 🗽 de expressão. Obrigada Deus , por trazer o Luís Inácio lula da Silva de volta .
Elisa Oliver
2023-01-29 20:43:41Parabéns Augusto de Franco. Seus artigos são imperdível.
luiz antonio - rj
2023-01-29 11:05:42Luladrão, o descondenado, nunca desceu do palanque, salvo quando esteve, muito justamente, preso em Curitiba. Durante 14 anos, dia sim e no outro também, foi nauseante assistir ao noticiário. Era o bêbado a deitar falação e grosserias ou Dilma a dar pedradas na lógica, no bom senso e na educação. Mas era tão burra que chegava a ser engraçada. Mas o fio de esperança é a saúde precária do cachaceiro.
Fernando de Morais
2023-01-29 09:25:52A oposição democrática tem de surgir na sociedade - como um valor, uma cultura e uma linguagem - antes de que possa se tornar uma força política. Uma linguagem política, por exemplo, capaz de desmontar a pretensão dos raivosos e ideológicos de enxergar raiva e ideologia em tudo, e com isso reproduzir a polarização. A falsa linguagem política falseia apenas a realidade e o outro. Falseia sobretudo a própria consciência.
Renato Garcia
2023-01-28 13:15:56A culpa de todo este imbróglio é do TSE, que não podia ter autorizado as candidaturas de Lula e Bolsonaro …
SERGIO LUIS BOEIRA
2023-01-28 08:21:54Este é provavelmente o pior artigo que Augusto de Franco já escreveu. Raivoso, sectário, ideológico ao extremo. Artigo de direita, de oposição precoce, cega e surda à realidade do governo mais democrático já constituído no Brasil, com a maior representatividade sociopolítica. Jamais houve um governo com tantas mulheres, negros, indigenistas, políticos de todos os matizes, com exceção de extremistas de direita. O artigo é falso do início ao fim. Oposição precoce. Quase uma ejaculação política.
KEDMA
2023-01-28 08:17:49A política brasileira sempre viveu disso: ficar falando mal do governo que saiu e exaltar quem está chegando. E nesse círculo vicioso, quem perde é o Brasil, como nação e o povo, que fica amarrado em discursos vazios. Ótimo artigo Franco.
André
2023-01-27 22:36:53Sim existe 1 fio de esperança. Ele precisa ser ampliado, produzindo em larga escala e urdido no meio de toda a população brasileira e trançado p/ formar tecidos q esclareçam a maior parte da população brasileira dos males do populismo e da corrupção e isso precisa ser feito c urgência. Sugiro aos novos candidatos que teçam sistemas de divulgação acessíveis à toda população brasileira: o que escreveu Luiz Felipe D'Ávila em seu livro "Dez mandamentos: do país que somos ao Brasil que queremos".
Alvaro Pereira Sampaio Costa
2023-01-27 20:49:34Mais uma,Guto. Não há saída.. tamos mesmo é fu… Em todo o caso, vc significou até agora, nesta edição praticamente sem quequase ninguém a lêsse, o único artigo digno de nota.. ora viva.. VC TEM TOTAL RAZÃO..