DiogoMainardina ilha do desespero

Meu maior inimigo

17.12.21

Jair Bolsonaro? Lula? Nada disso. Meu maior inimigo, nesta véspera de Natal, é o Google.

Assim como todos os leitores de O Antagonista, sempre reclamo do anúncio que emperra a tela do nosso site, oferecendo um baita desconto nas assinaturas da Crusoé e de O Antagonista+ (assine aqui). Mas não há o que fazer: se o Google achaca nossa receita, só podemos recorrer à nossa turma. O assinante é o que temos de melhor.

Minha guerra contra o Google, no entanto, não é fruto de uma mesquinharia. Ela não é motivada por fatores comerciais. O algoritmo trapaceiro, que muda de tempos em tempos, com critérios desconhecidos, não se limita a matar as empresas jornalísticas, vampirizando seu conteúdo em troca de uma esmola: ele mata a própria notícia. Enquanto os capangas bolsonaristas estrangulam repórteres, o Google, para mim, é ainda pior: ele estrangula a liberdade de imprensa e, portanto, a democracia.

Por causa do Google, tivemos de mudar o formato de nossas notícias. Quem não segue as normas ditadas por seu algoritmo simplesmente desaparece. Como essas normas são secretas, temos de pagar gente capaz de decifrar o que o Google quer. O algoritmo determina também o que deve e o que não deve ser lido. E é isso que me enfurece. A ditadura militar mandava recolher os jornais diretamente nas bancas; o Google, a única banca de jornais que sobrou, manda exibir determinadas notícias e cassa todas as outras.

Por exemplo: as notícias de entretimento publicadas em O Antagonista, sobretudo no domingo, recebem um doping do Google e circulam vertiginosamente. Ao mesmo tempo, as notícias sobre política evaporam. Se isso fosse uma mera escolha dos leitores, eu teria de engolir calado, claro. Mas não é assim: a escolha é do próprio Google, que decide sozinho, com seus mecanismos internos, o que merece ser lido e o que deve ser descartado. Num momento como este, em que os leitores buscam notícias a fim de eleger o presidente da República, o Google tem o poder de interferir no voto dos brasileiros. Ninguém sabe se as notícias sobre um candidato, de fato, estão sendo mais propagadas do que aquelas sobre seus adversários. Não importa, nesse caso, qual candidato: o que importa é o poder do algoritmo secreto de favorecer uma campanha em detrimento de outra.

Se um jornal não tem fregueses, ele acaba, como uma padaria ou uma fábrica de pregos. É assim que as coisas funcionam, e está certo. Não há por que lamentar o fechamento de um jornal ou de um site que gasta mais do que ganha. Mas não é das empresas jornalísticas que estou falando e sim do acesso às notícias. O Google tem o monopólio sobre aquilo que é publicado, decidindo o que cada um deve ler. Ele dita a pauta, e não só o meio. Isso não é liberdade. Isso eu não aceito.

A propósito: em quem o Google vota?

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Google não censura. Os leitores indicam o que é matéria ofensiva, spam, etc. O algoritmo apenas redireciona. Jornalismo isento não é bloqueado, panfletagem sim. Faça, nem que seja apenas por experiência, jornalismo sério. Funciona.

  2. Caro Mainardi, sofro bem com isso. Toda vez que acesso O Antagonista, recebo mensagens para assinar novamente, seja pelo facebook, instagran, twitter...... fazer o q? Geralmente tento 2 vezes, e na 2a. consigo acessar, outras não (quando é acesso do acesso, se é q me entende). Se é monopólio do Google, cabe a atuação. como? Não sei........Similar do Google da Rússia ou da China? Beco sem saída......

  3. Realmente, às vezes fica difícil ler o antagonista. Pior as dificuldades nos comentários. É comum só conseguir comentar como resposta a uma mensagem de alguém. Alguns amigos deixaram de tentar postar e lamentam perder a oportunidade de expressar o apoio ao Moro.

  4. "El Ingenioso" Diogo, o estilo H. Eco seria mais adequado pra tí e proveitoso pra nós... Desse-me Deus o dom que tí deu fecundaria mentes. Intelectuais: luz da inteligência: " Sei porque leio ". GOOGLE quer lucro ( como Políticos ). Tú pra não ler besteiras , condena-nos a escrever no ( não do ) cárcere: " Redação de Telegrama " ... Não sejas um " Moedor " de... Inimigos. São indigestos...

  5. Já reparei, Diogo! e NÃO SUPORTO isso! o fb tb. Aliás já estou irritada pq eles fazem o q querem, eu usava mto bem alguns programas, e de repente td muda. Tecnologia de ponta prá mim é aquela que ligou a tomada, clicou o botão e pode ter 150 anos e está funcionando. Td de antigamente funcionava melhor.

  6. a criação de programas de computador(softwares) é humana, logo o que se popularizou com o nome de IA (inteligência artificial) pode ser driblada com uma contra IA.Se for muito difícil, estabelece-se novas leis, inclusive sobre os rendimentos do Google e os limites para a veiculação das propagandas.....

  7. " A cadeia de recursos elide o medo de cadeia ". Sen. Oriovisto Guimarães contra impunidade e privilegio pede à plebe. Plebicito: interesse de quem manda não do " mandatário infiél" ( para este o Corão ) 5 bilhões + verbas inauditáveis a quem interessa ? A quem paga ? Mais Oriovistos na política e ramos outros da Indústria ... Comoditie$ "PODEMO$ ". JIHAD : mandários infiés e corruptos... "Num bula cu Guugu não home "

  8. Eu acho que o Google vota nele mesmo é do estilo do que fica em cima do muro. Não se compromete, muito antes pelo contrário. "Onde estou meu Deus"!!!

  9. Eu pouco uso o Google porque ele não é maus o mesmo,muitas coisas que pergunto não me responde.Quanto ao Bolsonaro está morto e em relação ao Presidiário me nego a acreditar que alguém vote nele ,neste asco.Quando ouço alguém falar da voz do Moro eu mando que vá ouvir a do Lula e pior com milhares de erros de Português.

  10. " GOOGLE dos Ventos ": Inimigos imaginários do " El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La mancha " levaram Miguel Cervantes ao Pódio mais elevado da Literatura Universal. Aonde levarão Maynard seus " Pseudos Inimigos " ? Frente à COVID que "derrocou " o Capitão e seus Panças , que faria D. Quixote ? Sinto falta do " Fradim "... Que tem a loucura de linhagem Espanhola com com o "heroísmo Bolsonarista" ? - O ridículo ?

  11. É a primeira vez que leio algo deste teor, que se relaciona a um direito fundamental da humanidade. O ser humano está preso a uma rede mais pegajosa que já existiu e, altamente dopante. Bem feito prá quem entra nela. Eu , nascido imediatamente pós guerra- liberado dos indecentes Hithler, Mussolini,Getúlio e que tais (copiados e colados)- não caio nela. O sapiens virou robô de robô. que pena! Vai para em Irajá??

    1. Esse é o caminho 1- Duck Duck Go, nos libera do buscador maldito, 2-Linux e Software aberto, nos libera da Microsoft, SAP, etc, 3- Disciplina e leitura para ficar livre das Rede sociais. O Mundo agradecerá pois os computadores durarão mais (obsolescência programada) e menos lixo será gerado. Estamos vivendo a era dos monopólios, a democracia tem que se defender.

  12. O poder do Google extrapola nossas fronteiras. Esse grupo, formado por um conglomerado de empresas de tecnologia, praticamente decide o que as pessoas podem ou não ter acesso. Além disso compra ou se apropria (vide caso Terra Vision) de qq um que possa competir. Do jeito que está num futuro próximo o que era ficção será realidade. O mundo deveria acordar para isso e, enquanto há tempo, rever e limitar o poder desse grupo.

  13. Há 4 dias estou tentando entrar no "mais.antagonista". Não abre a tela, fica branco. Não sei se houve bloqueios. Como é um site de menos anúncios, propagandas, acho que foi bloqueado propositalmente. O Google tem mecanismos de captar nossa voz... sem digitar nada. Conforme o assunto, a palavra, aparece uma avalanche de sites, anúncios referente ao tema captado.

    1. estão morrendo de vergonha pela merdas que destilam só isso amigo.

  14. O antagonista e crozue sao muitoimportantes nos dao a chance de saber tudo que vem acontecendo em primeira mao acho o trabalho de voces excelente seri sempre acinante ate que o destino me ajude sou leitora acidua nao perco nada boa sorte e felz ano novo a voces e a toda a hunanidade rita queiroz assina

  15. Eu tenho percebido, Diogo, que o Google oferece hoje em dia uma quantidade muito pequena de opções quando se faz uma pesquisa sobre qualquer tema! Antigamente, aparecia tudo e nós tínhamos páginas e páginas de conteúdo pra pesquisar. Agora, ele oferece cerca de 5 ou 6 opções e pronto...

  16. Acompanhei o nascimento do Google. Na época achávamos o Google fantástico. Um amigo me dia "o Google é seu amigo", se referindo a alguém que eu poderia contar quando precisasse de alguma informação. Hoje mais do que uma ferramenta de busca, é um mecanismo poderoso de poder. A internet nasceu para ser um ambiente democrático, mas quando as plataformas manipulam o que será apresentado ao leitor por conveniência a liberdade democrática da internet é ameaçada.

    1. censuram não eles já sabem e até sentem o autofedor.

  17. Seu maior inimigo é você mesmo, CARA. Para de encher o saco dos outros pensando que é o Jânio Quadros. O Adv. kakay bermudão e o rei azevedo têm razões...

  18. c. O Google, a Globo e tantos outros já elegeram o ex-presidiário presidente do Brasil em 2022. Democracia? Essa pobre senhora está sendo vilipendiada à luz do dia pelo STF e seus a$$eclas. De$troem a democracia para... "defender a democracia". O Google apenas aproveita a oportunidade para faturar algumas centenas de bilhões de dólares.

  19. Aí Mainardi. Acordou né ????? A Crusoé já foi violentamente censurada. Mas é o seu presidente da República que falando constantemente sobre liberdades e há tempos o Antagonista vem atacando enviesadamente alvos errados. Vocês estarão entre os maiores responsáveis por nos devolver Lula ao poder.

    1. Quem soltou Lula foi Bolsonaro, não venha tentar mudar a ordem das coisas,se vc for um pouco inteligente vai ver que foram os indicados por Bolsonaro que soltaram o Molusco.

  20. É importante que vocês deixem tudo bem claro para os leitores. Eu, por exemplo, não entendia essa fixação em falar da audiência da Globo...agora entendi, é para o Google distribuir, certo?

  21. Dilma e seus 60% nas pesquisas do Ibope, que mudou de nome, do DataFolha e da CNI, na tentativa do senado por MG… Rodrigo Pacheco chegou quietinho e chegou! Pesquisas e algoritmo tentam e insistem mas o povo começa a aprender a pensar e a votar

  22. Os algoritmos são bizarros e já dominam tudo. Podem discriminar, influenciar, criar grupos sectários, enfim... A próxima grande batalha será essa.

  23. O GOOGLE ENTAO É O GRANDE "SATÃ", (EU ACREDITO NISSO, COMO PEQUENO EMPRESARIO, POSSO TORRAR MEUS TROCADOS EM PROPAGANDAS QUE NADA ADIANTA, O QUE NOS MANTEM VIVOS AINDA É A TRADICAO, CORTESIA, HONESTIDADE, MAS ATÉ QUANDO???.... BEM PODE PIORAR QUEM SABE A CHINA COMPRA O GOOGLE!

  24. [email protected] Diogo não fala mal ele diz as verdades do Bolsonaro, só que como eu ele deve estar saturado deste Presidente desqualificado e preferiu hoje falar sobre outro assunto , mais leve ,mais digno ,mais saudável para passar o final de semana melhor.

  25. Desta vez o Diogo comprou uma briga que nem o Trump conseguiu ganhar. Se continuar, infelizmente vai enterrar a Crusoé e o Antagonista.

  26. Aleluia....o Diogo MaisNada não xingou o Presidente Bolsonaro hoje em seu artigo semanal. Bom sinal. Sinaliza que o Presidente Bolsonaro não é tão ruim assim como o Diogo diz desde 2020.....

    1. É muito pior! Mas está acabando. Se acabando! 53% de ruim e péssimo. O incrível é que ainda tem uns debiloides que ousam tentar defende-lo. Que economizem para levar-lhe quentinhas enquanto ele apodrece na cadeia!

    2. o PR é pior do que qualquer um que votou nele, para mudar a absurda ideologização das estruturas administrativas do Estado. Hoje em dia são loucos, ineptos e mentes medievais que comandam essas estruturas.

    3. @Diogo não falou mal hoje do Bolsonaro porque como eu Sebastião, ele não aguenta mais falar deste desqualificado, preferiu outro assunto para começar um final de semana mais digno ,mais leve, mais decente ,sem.pensar em JAIR ,ALGO TREMENDAMENTE INDIGESTO.

    1. Também acho Ana. Envergonhado e desesperançado. Votarei no Moro, mas sinto-me fazendo o papel idiota daquele passarinho que leva no biquinho uma gota de água para apagar o incêndio, pensando fazer sua parte. Lulla já foi escolhido por parte da imprensa e, penso, do empresariado. O Bolsonaro foi tão ruim que permitiu que um ladrão morto ressuscitasse e, pior, voltasse purificado.

  27. O lema do Google era "não seja mau", mas a empresa foi acusada de se apropriar de tecnologias de pequenas startups, que teve que mudar, pois ficou claro que a big tech, não era boazinha nessas questões. Faça a coisa certa externa para os stakaholders a coisa certa para o Google, o poder, e com ele o dinheiro. Eu não confio no Google. Moro Presidente 🇧🇷

  28. Agora entendi, já tinha até reclamado aos editores pensando que o problema de “travaçao” estava na formatação do site!

  29. Sou assinante da Crusoé desde a fundação e fui assinante dO Antagonista +, mas simplesmente não conseguia ler as notícias, o que, além de lesivo, era extremamente irritante. Alguma coisa tem que ser feita, não sei se no Google, no aplicativo, ou nos profissionais que nos sonegam a informação. Prejuízo para a empresa, para o leitor e para a nação.

  30. Isso acontece nos meus comentários. Não uso palavrões mas comento e falo verdades sobre nossas excelências, tais como: os presidentes da república, so senado, da câmara, 🦑 e outros. Sou brasileira, pago meus impostos e meus direitos se resumem em suportar essas figuras e seus desmandes.

  31. Acho q o Google é como uma parte importante da mídia: vota em qm mantém as coisas +ou- do mesmo jeito! Mas acredito q c um pouco de persistência dá pra mudar; vai colocando q ñ tem interesse naquela "notícia" q os títulos que chegam "melhoram" ou passam a ser mais próximos do seu interesse... Uma confissão: tenho os apps de um ou outro jornal e o que + uso, de longe, é o A+, c isso o Google ficou p descobrir o significado de palavras q vcs usam nas colunas (hj foi arrolado)😬! Bfds, Diogo🤗🙃🙏

  32. Eu não confio no Google, por isso eu já mantenho O antagonista no meu aplicativo e no meu computador. Não é só o Google; Instagram e outros também têm algoritmos estranhos que não nos entregam notícias. Em quem o Google vota? Em quem pagar mais.

  33. Qin Shi Huang fez escola. até acho (de pura achologia mesmo) que ele não só unificou a China 200 anos antes da Era Cristã, mas inspirou o jogo "war". Quem já jogou esse jogo sabe que uma vez dominadas certas fronteiras, o resto é moleza: vem junto, de roldão. Não sei qual o papel do CADE nessa história toda (o CADE ainda existe?). Gigantes, de qualquer setor, são sempre um perigo para a sobrevivência dos demais.

  34. seu maior inimigo Mainardi é VOCÊ MESMO na sua arrogância cínica super ego igualável apenas ao de Zeus guru dos estúpidos os fanáticos manipulados em favor de uma quadriloha assassina que levou o Brasil ao caos e o levará ao lixo e à vergonha do mundo .. aí veremos se este energúmeno lingua arrogante e estúpida quer voltar para seu chiqueiro . estes são os brasiliânus do exterior a querer impor sua esquizofrenia a idiotas . vá encher o rabo de pizza idiota.

    1. alô JOSÉ que Zeus te abençoe .garoto .. não tenho certeza saí cedo de casa você ainda dormia mas sua mãe me deu um comprimmido que não sei se foi o da pressão que todo velho oma ou o bom viagra prá efeito mais tarde npo bem bom de todas as noites que ela nunca descuida ou este aí .. ah não esqueça de tomar o Lacto Purga que deixei para você expurgar a muita merda que tem no cérebro .. até mais tarde.

    2. estou cagando mil quilos para imbecis fabatizados idólatras do ladrão assassino manipulados contra o que é ainda o mal menor ao país ante tantos oportunistas . esta escória cínica ridícula esquece rápido o que seus ídolos criminosos fizeram ao país e como estupidos papagaios repetem a cantilena estúpida que lhes enfiam rabo acima seus gurus do mal cheios de arrogância a covardia da distância e auto exílio pelo medo . todo idiota tem o ídolo que merece fartem-se imbecis . haja caganeira mental.

    3. Ney, esse cara é apenas um quinta-coluna bozista. Não percamos nosso tempo com merda.

    1. Pelo espantoso volume de fezes que este descontrolado Amauri está disposto a a eliminar pode-se imaginar o volume de sua cabeça ! Puro bolsonarista.

  35. Muitos youtubers reclamam, também. Mas não é só assunto. É a ideologia. Faça um teste com políticos de espectro diferente

  36. Está nas mãos dos brasileiros bem formados moralmente elegeram Sérgio Moro. Aposto que sejamos em maior número. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê;

  37. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Quanto tempo ele aguentará se persistir em eliminar a corrupção generalizada?

  38. O Google vota em quem permite que ele continue agindo ditatorialmente, então vota no Bolsonaro ou no Lula(usando a ditadura do algoritmo secreto)

  39. Agradeço-lhe por valorizar os assinantes, porque há entre eles alguns que esperam a revista ansiosamente. A Crusoé nao brinca com as crias de Allan, nem mesmo com a verdade. Valeu, Mainardi, como sempre.

  40. Puxa vida, sempre achei que o problema era meu, tenho dificuldade muitas vezes de navegar no Antagonista+, simplesmente trava. desisto e volto várias vezes. sempre volto, Diogo; sempre!

  41. O algoritmo do google é uma m****. Qq coisa q a gente pesquisa ele traz o link dos gdes pagadores dele. Outro dia, digitei (certinho) uma palavra em alemão de cujo significado nâo me lembrava. Ao invés de trazer o significado(ainda q em alemão.) trouxe um link do magazine luíza dizendo q aquilo estava em promoção na loja. E tem gente que acredita cegamente nele.

  42. O Brexit , Trump e Bolsonaro tiveram sucesso devido esse tipo de manipulação. " Cambridge Analytcs " criou o " sistema ". Um " fusquinha " tem mais interessados do que um Iate de luxo. O Jornalísmo Crusoé/antagonista é qualificado. Não é um " Notícias Populares " ( escrito com sangue ). Como o Iate , atingem o interesse de poucos... Se publicar a foto da Damares pelada vai viralizar ( linguagem dos " Merds " digo Nerds - mesma bosta- ).

  43. O Google vota em quem dá mais. Essa onda antidemocrática no mundo, para mim, tem muito a ver com isso. Tema complexo que precisa ser debatido.

  44. Pelo que recebo nas mídias , acho que o Google é lulopetista de carteirinha, rsrsrs Só se fala do ex presidiário embusteiro, como se fosse a salvação da pátria. Pobre do país cujos " herois" são a escória da sociedade. Com o beneplácito do Google e do populacho ignaro.

  45. O problema central está no Antagonista + Crusoé, verdadeiras fábricas de fake news, mestres na arte da desconstrução de imagens e assassinatos de reputações, agora 'Aguenta Bobaiãos'. __ Ah!, Será que já podemos culpar o PR. Bolsonaro ou é cedo ainda? __ Já já, algum ANTA vai jurar de pés juntos que o algoritmo do Google é bolsonarista, .. kkkk!!

    1. O gado pira com o Diogo Mainardi. kkkkkkk gentalha inútil

    2. Sei lá amigos. Hoje já não sei de mais nada. Quando eu era jovem pensava que bastava raciocinar com lógica e equilíbrio que chegaria numa conclusão mais perto do real. Devido à propaganda, hoje não sabemos se vacinação ( que tomamos durante toda nossa vida) é coisa boa ou se a terra é plana… enfim, viva a ignorância!!!!!

    3. Em eterno looping rsssssss. Liberte-se, deixe de ser gado.

    4. Gado sendo gado até quando escreve. Foge do sentido, interpretação de texto zero. Provavelmente ganho uns trocos do Carluxo para comentar em todas as notícias. Vidinha de mer#a!

    5. KKKKKKKKKK E VOCÊ ASSINA UMA "FÁBRICA DE FAKE NEWS"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É UMA NOIVINHA DA ESTUPIDEZ KKKKKKKKKKKKK

  46. Vota com a esquerda regressista e comunista. Sempre. Basta ver o youtoba e a política de calar quem não é da sua laia. Comunistas fazem propaganda estatal e a bufunfa é sempre bem quista por eles. 🤮🤮🤮

    1. Estou nessa também. Desde de a edição 1! Não acredito em “notícia grátis”. O modelo atual das redes sociais é tóxico, perigoso e que gera propagação do que há de pior entre os seres humanos. Recomendo fortemente assistirem Dilema Social, o documentário na Netflix sobre redes sociais.

  47. Digo, não desista, eu assinei não apenas porque gosto do conteudo, é importante ter uma midia imparcial de centro, o que significa, sem extremismos, nem para esquerda nem para direita... Eu não sei quanto o Sergio Moro vai conseguir alavancar, visto que não tem o traquejo politico, nem o dom da oratoria como Lula, mas meu voto é dele. Só o fato de vcs o terem como colunista avalisa esse portal. Abs, e NÃO DESISTA! Estamos Juntos.

    1. o jumento molusco tem oratória ? Só se for para os quadrupedes da sua corja. 😂😂😂

  48. Então é por isso que sempre que acesso o site aparece, do nada, propaganda oferecendo assinatura. Parei de xingar , achava que a culpa era do site.

  49. Elementar, meu caro Diogo. O Google votará sempre com o governo, seja qual for. Como você nunca será ministro de ninguém, aguenta firme!

  50. Elementar, meu caro Diogo. O Google votará sempre com o governo, seja qual for. Como você nunca será ministro de ninguém, aguenta firme!

  51. Agora entendo porque tento dizer que o “É da Coisa” realmente é um é da coisa porcaria e que não tenho interesse, não aparece o tal do “não é do meu interesse “!!! E “desviva” o Google! E salve o Antagonista!!!!

  52. Interessante que o site O Antagonista é um site sobre política e o Google não tem um qualificador de especialidade para separar o trigo do joio

  53. Diogo, quem sou eu para comentar algo escrito por meu ídolo desde os tempos da Veja, mas não se usa crase antes de pronomes, como você o fez acima, em `` recorrer à nossa turma´´. Em tempo, todo dia após ouvir o Viva Voz da Vera, automaticamente me é oferecido O É da Coisa, daquele homúnculo da Band.

    1. recorrer ao nosso amigo: então , recorrer a a nossa....

    2. Não há erro nenhum. Antes de possessivos, a crase é optativa.

  54. O Google é o Grande Irmão, é o Gilmar Mendes cibernético. Sua jurisprudência algorítmica dita as regras para o novo mundo, sem qualquer amparo na realidade. Só há uma diferença fundamental entre o Google e Gilmar Mendes: este último, necessita de bocas alugadas, como o tal de Reinaldo Azevedo; o Google caga e anda para os Reinaldos Azevedos da vida.

    1. faz muito tempo que isso me intriga: toda vez que entro no youtube me aparece vídeos em série do é do coiso sendo que eu não tenho estômago. Passo rodando rapidinho pra sumir da minha frentexe não me livro da situação medonha!

    2. Cara, sensacional essa tua relação do Google com o Gilmar Mendes!!

  55. O GOOGLE é , atualmente , o maior Templo de Comércio Mundial. Atinge todos os níveis de qualquer pirâmide social atual. É a realeza digital. E como tal, é a mais valiosa criptomoeda existente.

    1. o antagonista precisa simplificaro site, facilitar a renovação de assinatura.. Renovei com o combo mas nao tenho acesso ao antagonista +. Mesmo assim, renovarei sempre que puder...

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO