O caviar podre da esquerda
A expressão “esquerda caviar” é de origem francesa. Refere-se àquele pessoal que, enquanto se dedica a salvar o proletariado da exploração da burguesia e redimir a humanidade dela própria em teses universitárias, artigos para jornais e discussões em mesas de cafés de Saint-Germain-des-Prés, o bairro de Paris que combina boutiques elegantes e revolução, goza dos...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A expressão “esquerda caviar” é de origem francesa. Refere-se àquele pessoal que, enquanto se dedica a salvar o proletariado da exploração da burguesia e redimir a humanidade dela própria em teses universitárias, artigos para jornais e discussões em mesas de cafés de Saint-Germain-des-Prés, o bairro de Paris que combina boutiques elegantes e revolução, goza dos privilégios dos mesmos burgueses que condena e diz querer derrubar. No Brasil, a expressão encontrou a sua versão no termo “esquerda ipanemense”, embora Saint-Germain-des-Prés não tenha praia e maiôs exiguos e Ipanema não tenha rede de esgoto decente e o discreto charme de paletós com falsos remendos nos cotovelos. Mesmo as melhores traduções são aproximativas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-05-01 19:34:45Lindo texto. Agradecida.
Cleidi
2021-04-21 21:13:13sem comentários.
Nascimento
2021-04-19 14:48:02Lendo você descrever os personagens e as práticas dessa esquerda caviar francesa, com exceção, talvez, do episódio de pedofilia, foi vindo em paralelo a minha mente os personagens e seus costumes da esquerda caviar carioca. Como se parecem!
Marilia
2021-04-18 22:14:48Não usar calcinha não significa ser mulher liberada, mas apenas mulher pouco dada ao asseio. Não dá para passar um dia inteiro sentada sobre a saia, em um café de Saint-Germain-des-Prés, e voltar para casa com a saia sem manchas e cheirosa.
LSB
2021-04-18 20:44:13Muita gente comentando aqui que “monstros” existem em todos espectros “ideológicos”. Isso é verdade, MAS a única ideologia/escola política que defende isso é a new left - ou ainda, a esquerda que abandonou a luta pela revolução proletária e partiu para a revolução cultural (aí incluso a revolução sexual que, por sua vez, tem como objetivo acabar com os “tabus” sexuais: incesto, pedofilia, poligamia, por exemplo, são alguns deles). Enfim, mas do que “pervertido”, o cara vivia o que defendia.
Daniel
2021-04-18 19:53:41Aqui a esquerda violentou o tesouro nacional e acha que não fez nada de errado
Maria
2021-04-18 19:47:54Vão acusar você de perseguir pedófilos. Ou de perpetuar o mito do incesto.
Luiz
2021-04-18 18:47:16Muito obrigado pelo texto, Mario. Talvez esta distorção social justifique a atual situação econômica e financeira da França. Em breve, todos terão que trabalhar igualmente, novamente, hehehe...
Maria
2021-04-18 15:34:22Mario,não gostei desse seu artigo da semana,porém te aviso que já vou tomar a segunda dose da.coronavac dia 20, farei 73 anos dia 21 ,como sempre fiel assinante do Antagonista e Crusoé,espero levar. muitos anos lendo .Parabens a todos jornalista s como também Dr Moro,Procurador Carlos Fernando ,como fico em casa e continuar com a mesma rotina ofereço a todos vocês quando toco piano a música The Swan.desculpe.
Maria Julia
2021-04-18 14:03:27Mas que história horripilante! Definitivamente os comportamentos humanos escabrosos não tem ideologia. De nenhum lado. Falhas de caráter são inerentes à nossa natureza. Continuamente temos que vigiar nossos anjos e demônios, sempre à espreita. Para isso temos que usar nosso livre arbitreo.