Carlos Fernandodos santos lima

Não precisamos de investigação, mas de impeachment

16.04.21

Não precisamos de Comissão Parlamentar de Inquérito, mas do impeachment imediato de Jair Bolsonaro. Há crimes de responsabilidade suficientes cometidos por essa mediocridade que chamamos de presidente, e o Brasil não tem tempo para o jogo político, senão pura chantagem, que caracterizou, nos últimos anos, os trabalhos dessas comissões. Não se trata de produzir manchetes de jornais, fazer propaganda de presidenciáveis ou de tentar convencer partidários do presidente, mas de salvar vidas e famílias, salvar empregos e dignidade, salvar negócios e o futuro. Enfim, salvar o ano de 2022, pois este – e ainda estamos em abril – já está quase completamente perdido.

Investigar pressupõe que os fatos estejam ocultos, mas a omissão do governo federal e o comando pessoal de Jair Bolsonaro nas decisões que levam ao atual genocídio de brasileiros estão escancarados em seus pronunciamentos preconceituosos, em suas decisões equivocadas, em sua politização da saúde pública, em sua falta de empatia pelo sofrimento humano e completo desprezo pela vida. Basta ver que, no dia da instalação da CPI sobre a condução do combate à pandemia da Covid-19 pelo governo federal, tivemos pela primeira vez quatro dias seguidos com mais de 3 mil brasileiros mortos, totalizando quase 360 mil avôs e avós, pais e mães, filhos e filhas mortos em boa parte pela falta de coordenação do Ministério da Saúde e pela insistência em apostar contra a realidade, acreditando que seria possível enfrentar a peste apenas fingindo que ela não existia. Caminhamos para 500 mil mortes e não parece que a CPI vá trazer qualquer solução de curto prazo.

Não quero deixar Bolsonaro indefeso, pois mesmo Hitler deveria ser julgado de maneira justa pelos crimes cometidos. Acredito no contraditório, na livre defesa e no devido processo legal, assim como acredito na punição exemplar e em cadeia para criminosos graves. Ele que venha explicar no procedimento de impeachment, após seu afastamento preventivo, a sua previsão de um total de 3 mil mortos na pandemia; a destruição da capacidade de resposta do Ministério da Saúde, ao colocar lá um intendente incapaz de organizar até mesmo o rancho do quartel; a sua insistência em medicamentos ineficazes, como se a crença neles fosse suficiente para que mortes fossem evitadas; o seu enfrentamento com prefeitos e governadores, cogestores do Sistema Único de Saúde, o SUS, em oposição às medidas destes de isolamento social; a falta de oxigênio e medicamentos para intubação de pacientes e, pior, seu boicote à vacinação, que nos impediu de comprar vacinas já no ano passado e que ainda hoje é o principal entrave para que possamos atingir um nível adequado de imunização da população.

As CPIs são instrumentos desacreditados que consomem dias de negociações de bastidores em torno dos interesses políticos, partidários e pessoais, e pouquíssimo tempo realmente discutindo o interesse da população. Com certeza, essas comissões fizeram num passado distante um trabalho importante no Brasil, mas eu não chamaria uma comissão de passageiros para investigar o comportamento do motorista, enquanto o ônibus avança cada vez mais rápido e desgovernado para o penhasco.

Estamos caminhando a passos de tartaruga na vacinação, única solução viável de longo prazo, por desprezarmos a oportunidade, em 2020, de apostarmos nelas. Ainda assim, hoje, quando 8 em cada 10 vacinas aplicadas são aquelas produzidas pelo Instituto Butantan, do governo de São Paulo, vemos a máquina de desinformação do bolsonarismo insistir em desacreditar o imunizante, buscando uma polarização inconseqüente com João Doria, governador de São Paulo.

Está na hora de tomar o volante do veículo e entregar ao substituto, conforme permite a Constituição. Se não fizermos isso logo, a CPI poderá fazer quantas homenagens quiser para honrar os 500 mil mortos – número a ser alcançado possivelmente ainda durante os seus trabalhos, mas a classe política que ela representa também terá nas mãos o sangue dos mortos e as lágrimas de saudade dos vivos. É certo que estamos diante da pior classe política da história do Brasil, pessoas pequenas e mesquinhas, sedentas de vingança e ávidas por bons negócios, mas, se nem em um momento de dor e morte como o atual essas pessoas conseguem se unir além de seus interesses, temos que repensar como permitimos que fossemos comandados por  tamanhos vilões.

É preciso coragem agora de fazer o certo, e o certo é afastar Jair Bolsonaro. Não precisamos de cálculos políticos e eleitorais sobre a repercussão do impeachment, mas apenas retomar o Estado brasileiro e encaminhar uma solução de transição que busque acelerar a vacinação, diminua a circulação do vírus, garanta a manutenção de empregos e salve brasileiros da fome e do desamparo. Há um momento em que o certo independe do consenso, e o consenso é atualmente impossível com pessoas que secundam Jair Bolsonaro, pois elas preferem acompanhá-lo nas mentiras, no misticismo anticientífico, na polarização política e no desprezo por vidas humanas. O Estado existe para o bem comum e, para isso, dispõe dos meios necessários para impor as suas decisões dentro da lei. Tentar convencer os ignorantes de que são ignorantes é tempo perdido, pois eles querem acreditar simplesmente, e não pensar por si sós.

Assim, se querem se entupir de cloroquina ou ivermectina, essa é ainda hoje uma decisão individual cujo preço cada fígado irá pagar no seu devido tempo. Se a Sociedade Médica Brasileira ainda aceita a prescrição desses medicamentos off-label, ou seja, fora da previsão de uso cientificamente comprovado, isso poderá ser tratado nas instâncias médicas e legais pertinentes, mas gastar dinheiro público com medicamentos sem comprovação científica de eficácia, não usados para esse fim em nenhum outro país desenvolvido, enquanto faltam oxigênio e analgésicos, é inadmissível e constitui crime de responsabilidade. Imaginar que brasileiros estão sendo intubados conscientes e com dor, tentando desesperadamente receber a próxima golfada de ar, enquanto Bolsonaro e sua claque fazem piada disso, é suficiente para enojar qualquer pessoa de bem.

Não podemos nos enganar com a instalação da CPI, portanto, nem podemos “normalizar” 3 mil ou 4 mil mortos diários, na esperança de que nós e os nossos sejam poupados.

A única saída é acreditar na ciência, encontrar soluções para a aquisição de vacinas em grande quantidade e de diversas fontes, garantir recursos para os auxílios sociais, inclusive o emergencial, e buscar a retomada da economia o mais rápido que a realidade nos permitir. Estamos pagando um preço muito alto pela ridícula ideia de Bolsonaro de que poderia confrontar a realidade, impondo sobre ela sua vontade. A realidade sempre prevalece e o máximo que se pode fazer contra ela é enfiar a cabeça num buraco e mentir para si mesmo que ela não está acontecendo. Essa é, em resumo, a política atual do Brasil de Jair Bolsonaro e somente o seu impeachment poderá nos fazer sair dessa armadilha.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Noooosssssaa!! Concordo em gênero , número e grau!! É só e tudo isso que precisamos: AÇÃO ! DE resto, a criatura nunca pediu segredo do que diz e fala!!

  2. Parabéns pelo artigo, realmente o brilhante é aposentado procurador tem muita razão! O FORA BOLSONARO está estancado não garganta de uma grande parcela desta população, e, eu também não aguento mais tamanha imbecilidade de um PR em, através do próprio Min. Da Saúde atual, na OMS ser apontado como culpado de questões envolvendo os citados medicamentos! NENHUM PAÍS UTILIZOU, ora, o BRASIL É MOTIVO DE CHACOTA NO MUNDO TODO! Parabéns Dr. Carlos!

  3. Sem comentários a colocação do jornalista dizer que os simpatizantes do presidente são iguinorantes e o tudo pela ciência e somente a ciência é como se fosse a palavra de Deus, Me desculpem mas este chavão “tudo pela ciência “ está mais parecido com a Santa Inquisição na época medieval. A diversidade de opiniões e de preferência faz parte de nossa democracia. Não concordo que temos um culpado de genocídio, isto é pura e má fé. Impeachment??? Vai comprar vacina na Lua.

    1. "Tentar convencer os ignorantes de que são ignorantes é tempo perdido, pois eles querem acreditar simplesmente, e não pensar por si sós".

    2. Há Saul!!Como eu gostaria que você tivesse razão!! Como eu ficaria feliz se o Carlos Fernando estivesse equivocado!! Vamos acordar!! Vamos ler com consciência! Paremos de nos enganar! Sejamos honestos! Essa negação só afirma o que se escancara: contra fatos, não há argumentos!

  4. Excelente texto, parabéns! É exatamente isso. Quem pode agir rapidamente para fazer o impedimento de Bolsonaro e nada faz, é cumplice do mesmo. Antes Rodrigo Maia e Alcolumbre e agora, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira deveriam ter vergonha de esconder nas gavetas os inúmeros pedidos de impeachment. São corruptos sem vergonhas! Bolsonaro não demite seu puxa-saco Ricardo Salles por que? Corrupção! Estão ganhando dinheiro com a madeira roubada da Amazônia! deixem a floresta em paz, promovam o turismo!

  5. perfeita a sua análise. isso tudo somente com a saúde. e as promessas de campanha? segurança, corrupção, bandidos preso , anti petismo, nada. nada, nada. fora famuglia

  6. Além do presidente, seria justo afastar também todos os ministros do stf, todos os senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos, começando tudo do zero.

  7. O CARLOS FERNANDO SERIA UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PRA PRESIDENTE. NUM DEBATE ELE ARRASA LULA E BOLSONARO. SABE TD DELES, É HONESTO E COMPETENTE.

  8. Não concordo. Acho muito pouco apenas isto para o tamanho absurdo deste tão gritante e tão monstruoso Genocídio. Há que se afastar urgentemente do poder o criminoso Cúmplice do Vírus. Sim, claro; claro que sim. Mas, mais que isto, urge colocar este psicótico e desqualificado marginal na cadeia. E seus asseclas também e também com a máxima urgência.

  9. Perfeito Dr. Carlos Roberto dos Santos Lima. A melhor e mais corajosa opinião. Concordo em gênero, número e grau com o senhor. Deveriam existir mais pessoas com sua coragem e inteligência neste país, onde a política é uma fonte de renda para quem se elegeu pelo nosso voto. Nos temos que aprender a votar. Chega de tanta sujeira política. O senhor é o melhor.

    1. Votei nesse traidor, por total falta de opção, mas hj meu grande sonho é vê-lo, junto com amigos e demais cúmplices, na cadeia. Não podemos deixar ele se livrar dessa quantidade de corpos enterrados e dos mais de 16 milhões de infectados q não contam com um mínimo de empatia desse sociopata. Acho q hj praticamente não existe uma pessoa q não tenha um familiar ou amigo morto ou acamado por descaso do governo.

  10. Apesar de gostar dos seus artigos sobre justiça e a impunidade no Brasil, sou obrigado a descordar de você agora. Não morro de amores por Bolsonaro, mas percebo, tão claro como água mineral, que existe um movimento nacional para derruba-lo e culpá-lo de tudo que acontece de ruim no Brasil. O que governadores, prefeitos e o STF estão fazendo com o povo brasileiro é que chamo de crime. Essas “elites” sinalizam para a sociedade que vale tudo para manter o poder (establishment).

    1. "Tentar convencer os ignorantes de que são ignorantes é tempo perdido, pois eles querem acreditar simplesmente, e não pensar por si sós".

    2. Repita comigo cinquenta vezes: Eu não sou bolsominion. Quem sabe vc consiga ser, minimamente, convincente?

  11. Não deixam o homem trabalhar, o tempo todo atrapalhando, com um STF militante, oposição sem voto se valendo do Judiciário para atrapalhar, e o sr. querendo impeachment. Onde o sr. estava nos desgovernos corruptos do PT? Só quero saber quem neste país, desses políticos que estão aí, eleitos e derrotados, tem a capacidade moral de ser presidente da República.

  12. Excelente, Carlos Fernando! Entre os vários pontos que você levantou, o que mais se destaca é a responsabilidade REAL de Bolsonaro por milhares de mortes. Cada um dos inúmeros atrasos que o presidente provocou com suas insanidades, destacando-se a suspenção temporária da compra da Coronavac, resultou em muitas mortes. Que não teriam acontecido de outra forma. O impeachment é essencial. Mas prisão perpétua seria o ideal para esse psicopata, assassino em série. Matou milhares com sua estupidez.

  13. Eu sempre elogiei seus comentários e seu trabalho na lava jato, mas seu comentário de hoje, mostra o quanto o funcionalismo mama nas tetas do governo, com mais de 13% da arrecadação em seus salários enquanto países da europa e estados unidos chega no máximo 10%. Esse 3% a mais represente em torno de 300 bilhões de reais. entretanto isso vcs não comentam, parece que vc se aliou ao supremo, onde este ferrou com Moro e todos vcs que trabalharam na lava jato. desculpe mas esse comentário é pífio.

  14. Dr. Carlos, pela pimeira vez discordo do que diz. Sem querer defender Bolsonaro, em quem votei e me arrependo, mas, naquele momento era o que tinhamos para tirarmos a Orcrim do poder. Não esqueça de culpar também a Esquerda Inconformada, o Congresso Omisso, o Judiciário Ativista, ambos acobertados pela Imprensa Militante, por tudo que estamos passando. Politicamente acho que chegamos a um beco sem saída. Quanto ao Protocolo Precoce de tratamento do Covid, aplicado corretamente, se equivocou.

  15. Excelente texto! Choque de realidade que mtos brasileiros insistem em não enxergar. Triste e vergonhoso pesadelo pra nossa combalida Democracia, mas resistiremos!

  16. Mais uma vez, o comentário do Procurador é oportuno, preciso e contundente, ele expressa de forma analítica e coordenada aquilo tudo que eu percebo e sinto a respeito da nossa tragédia sanitária, a catástrofe administrativa e a pantomina que ora se instala mais uma vez naquele circo chamado Congresso Nacional, palco das maiores cana lhices contra o indefenso povo brasileiro.

  17. infelizmente, não vejo chance de conseguirmos o impeachment do presidente. Seria muita sorte nossa, e, definitivamente, não somos um povo sortudo.

    1. O impeachman de bolsonaro não vai à frente pq a ala podre do STF, congresso e senado estão reconstruindo o caminho, com direito a tapete vermelho, de lula, pois assim a corrupção e a ditadura vão continuar.

  18. Dr Carlos, sou um dos eleitores do presidente que lamenta sua língua solta e seu narcisismo, mas, votei nele por quatro anos e não repetirei o voto. Agora, democraticamente a procuração que recebeu da maioria dos eleitores só termina em 01 de janeiro de 2023. Até lá, vamos nos preparar para errar outra vez, porque, com a classe política e o supremo que temos, ninguém tem ou terá condições de governar esse país com o presidencialismo de coalizão. ( Parlamentarismo Distrital puro, já !)

    1. ... Comente na primeira pessoa, seu abjeto mentecapto. ... Você não pode usar o 'nós' ... Tenho identidade totalmente diferente da sua.

  19. Vamos sim sair dessa armadilha Dr Fernando ainde temos pessoas dignas com ética que pode mudar nosso País,desses sanguessugas imundos..

  20. Carlos, seria pedir demais que o senhor falasse sobre o STF manietar Bolsonaro, DETERMINANDO que os gestores do enfrentamento à Pandemia fossem os Governadores e Prefeitos? Na mesma toada, comente sobre compras de insumos superfaturadas, hospitais contratados a peso de ouro desmontados precocemente, negacionismo sobre tratamento AOS PRIMEIROS sintomas da Covid, operações da PF contra gestores, manipulação dos números de mortos. Com 67 anos fiz uso daquilo que rimam com TINA sem problemas.

  21. CARO ILUMINADO. SUGIRO UMATABELINHA DIARIA DOS DEPUTADOS E SENADORES QUE APOIAM LULA E BOLSONARO .ESSA ATITUDE FARA EFEITO NO FOMENTO DE UMA CANDIDATURA MAIS EQUILIBRADA.

    1. Assistam no yotube o vídeo "Pare de acreditar no governo Marcel Van Hatten . Ele diz que o povo reclama dos políticos mas não abre mão de uma boquinha.

  22. A CPI é na verdade uma oportunidade de políticos ficarem na mídia com pose de gente séria que está fazendo alguma coisa de útil. O afastamento do pangaré sociopata é que pode por fim no descalabro.

  23. Lamento morar num país onde muito pouco da gestão pública funciona. Mas reconheço que somos um povo que se lixa para a política e que adora um jeitinho de se beneficiar sem respeitar a ética e a lei... E a consequência disso é escolhermos um luladrão, um bozo, um lira, um columbre, um renan pra nos governar!

  24. Não podemos esperar nada de uma CPI com esses integrantes, também, investigados, suspeitos em crimes de toda espécie, e com inúmeros processos já no STF há décadas.

  25. Concordo com a tese mas como impeachment sem CPI ? A CPI só vai piorar a situacao por estar falando de problemas passados e confundindo ainda mais o que deve ser feito daqui para frente . O ideal seria retirar este idiota da Presudencis imediatamente!! E colocar uma pessoa normal na gestao !

  26. Excesso de engajamento, meu caro procurador. Seu artigo é um enorme desrespeito a vontade popular. Bem ou mal, o povo votou em Bolsonaro. Infelizmente ele desmobilizou a lava jato e o Dr. Moro. Mas por que o Dr. Moro aceitou ser ministro de um maluco?

    1. Pedro como a maioria dos brasileiros votei em Bolsonaro, vimos nele ser o único capaz de derrotar o PT, más não imaginávamos que fosse tão incapaz administrativamente

    2. Na próxima eleição não conte com meu voto. Certamente não votarei naquele cavalo!

  27. O que o senhor tem a dizer a respeito dos absurdos jurídicos cometidos pelo STF? Um ladrão condenado em três instâncias ser liberado para concorrer à presidência da República!!! Decisão do ministro Fachin em sede de embargos de declaração anulando decisões de três instâncias! Uma aberração jurídica, e os juristas todos EM SILÊNCIO!!! O senhor está com a palavra...

  28. GOSTARIA DE SABER POR QUE O SENHOR IGNORA A CORRUPÇÃO DOS GOVERNADORES E PREFEITOS QUE RECEBERAM A VERBA FEDERAL. POR QUE A IMPRENSA NÃO COBRA TAMBÉM DESSES GESTORES A SUA RESPONSABILIDADE. ELES ESTÃO MAIS PERTO DA REALIDADE, SÃO CO-RESPONSÁVEIS.

  29. CLEBER GOMES - A melhor solução para o momento atual, tão nefasto para os destinos deste imenso país está no impedimento desse carrasco genocida do Bolsonaro e a consequente posse no cargo do General Mourão, mil vezes mais inteligente e capaz de buscar as soluções mais adequadas à terrível catástrofe que vivemos hoje. tenho certeza que teria o apoio dos homens de pijamas verdes e dos valorosos oficiais da ativa.

  30. Como disse um leitor mais abaixo, texto forte, contundente, necessário. Estamos em um descalabro. Mas sugiro um tema para a próxima semana, e talvez de outras: como é que pode a justiça anular o julgamento do Lula depois de condenação em 3 instâncias? O que está errado? Onde pode melhorar? Uma nova lei mais clara ajuda? Alguma das finadas '10 medidas' teria ajudado? O Deltan falou um pouco sobre esse descalabro no Antagonista, mas acho que aqui o espaço da reportagem é maior.

    1. Francisco isto é uma vergonha Juízes de 1a, 2a e 3a instância, concursados, promovidos por mérito dão uma sentença vem outros nomeados por políticos Corruptos desmancham

  31. eu sonho com isso todos os dias e espero viver para presenciar isto acontecer. Tenho 74 anos é estou mesmo muito assustada.

    1. Eu sou a sogra do José Carlos Bartholi. Meu nome é Ruth

  32. Perdi minha admiração por você. Esse comentário é de militante político. Quem está politizando a pandemia são outros personagens que se tornam intocáveis e endeusados. Gravar uma pessoa como genocida passa por uma total revisão de conceitos seculares.

  33. Somente um congresso decente poderia nos livrar do genocida. O congresso é cúmplice assim como o Stf. 2022 tem que limpar a podridão do planalto e das bacias invertidas de Brasília. Só assim fecharão os olhos da senhora da praça que finge não enxergar.

  34. SEM DÚVIDA QUE O IMPEACHMENT É NECESSÁRIO E URGENTE POIS ACREDITO TUDO QUE ESTAMOS PASSANDO SERVIRÁ DE REFLEXÃO DO QUANTO UM ERRO PODE OCASIONAR UMA TRAGÉDIA SEM PRECEDENTES. A DEMOCRACIA É O MELHOR SISTEMA POLÍTICO POIS TEMOS A OPORTUNIDADE DE MUDANÇA E EM 2018 O BRASIL PRECISAVA IMPEDIR A CONTINUIDADE DO PARTIDO QUE QUEBROU O PAÍS ENTÃO OPTOU PELO TENENTE IMBECIL REFORMADO E O RESULTADO HOJE É ESSA SITUAÇÃO. PORTANTO TEMOS QUE APRENDER COM OS ERROS. EM 2022 JÁ SABEREMOS EM QUEM NÃO VOTAR🚔🔪☠

  35. Grande Dr.Fernando Lima! Lucidez e conhecimento! Estamos juntos! Vamos tirar este homem predador da política com a força da lei ..impeachment já! E que o senhor e outros homens honrados nos ajudem a "sarar" o Brasil.

  36. Gostaria de ter ao menos uma fração da capacidade de redigir textos que o senhor Carlos Fernando tem, seus escritos são sempre objetivos e brilhantes. Votei no Bolsonaro para afastar dos cofres públicos as saúvas do PT. Quando o presidente jogou no lixo suas promessas de campanha, compreendi a armadilha em que havia caído. O processo de destruição do país tem também as digitais do STF, Gilmar Mendes continua dando as cartas em Brasília, os demais Ministros parecem ter medo dele. Pobre Brasil!

  37. Seu vagabundo seu popudo salário tá todo mês na sua conta! Enquanto a maioria tá na merda! E fácil falar! Seu imbecil! Quem e você ? Um bosta ! Enquanto eu trabalho, você já e um aposentado .você com salário de marajá ,sem merecimento ! A vai t....

    1. heringer : popudo sim(dinheiro do meu imposto) vc.deve ter tambem aposentadoria integral dentro da lei de voces! ou é func.publico(cancer do brasil). voces são lixo do lixo. faca uma analise da sua vida e ver o que produziu de bom para o brasil! aposto que nada!

    2. ... Aprenda a escrever Ricardo poLpudo. ... Dr. Calos Fernando é um advogado brilhante. ... Se está aposentado com aposentadoria integral, é fruto do que está em lei, por ter exercido suas funções sem desvios de conduta ... Se precisar dos serviços do mesmo, aprenda ao menos ser um pouquinho educado. ...

  38. Verdade, só precisamos agora espalhar tudo isso pelo Brasil. O povo está anestesiado pela dor, pelo medo e pela fome.

  39. Se chamamos O presidente de Genocida, como chamaremos o primeiro ministro do reino unido? Como chamaremos os demais presidentes que tiveram pior sorte? Como podemos criticar a vacinação aqui? Como chamaremos o presidente de Portugal? Como podemos pedir ao Guterres mais vacina, se temos mais que o pais dele?

  40. por que vc está ajudando o lula??? é porque seu salário e penduricalhos dobraram na época do lirismo? vc está ganhando mesada da Globo ou Itaú ou outros conspiracionistas? o que vc achou dos 8 ministros que absorveram lula ? por favor pare de nos levarmos a ser uma Nova Venezuela

    1. ... Eles, os Ministros, não absoRveram Lula. ... Dr. Carlos Fernando Sabe português.

  41. O de que precisamos é do Parlamentarismo Clássico com voto distrital e da reforma dos critérios de acesso e da configuração do STF para 27 membros, um por cada UF, eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos, podendo os que lá estiverem permanecer pelo prazo que restar ao cumprimento deste prazo. Façamos, pois, uma Cruzada Nacional por ambas as novidades institucionais ou nos perderemos em "masturbações mentais críticas" sem utilidade para o país. Data Vênia. Namastê!

  42. Concordo com o Dr. Carlos Fernando. Mas, no Brasil de hoje, a instalação dessa CPI foi a única medida minimamente eficaz contra o sociopata e seu governo genocida.

  43. Analise muito boa e comentários que refletem nossa indignação pela condução da pandemia por um presidente que provoca o caos para desviar a atenção de fatos importantes. Ele só pensa em reeleição e está se lixando para o povo.

  44. É nos outros países com todos os mortos também é culpa do Bolsonaro? Que bom que tu não está mais investigando nada. Incompetente e infeliz

  45. Acrescente-se ao desgoverno o aparelhamento de órgãos como a PGR e o STF, à semelhança de governos anteriores, para evitar investigações de familiares e parceiros, resultando na aniquilação da Lava Jato e premiação do Lula com a possibilidade de concorrer a mais um mandato. #stfvergonhanacional

    1. Também acho, Bolsonaro caso ganhar vai botar mais 2 ou 3 ministros do STF, aí nós veremos com mais provas para que serve os tribunais superiores, ou seja, para proteger quem o indicou e seus amigos.

  46. Fico enojado com os políticos, que negociam em cima dos mortos. Fico enojado com o STF, que tumultua a nossa democracia asquerosamente, trazendo para o jogo político, o maior corrupto da história brasileira. Não consigo mais olhar, para a cara cretina do Bolsonaro. E pior, pela incompetência dos candidatos de centro, não vislumbro uma perspectiva para o Brasil sair do atoleiro.

  47. Dr. Sérgio Moro, Presidente General Santos Cruz, Defesa Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, MJSP

    1. Só não concordo com o Álvaro Dias que substituiria pelo Deltan Dallagnol.

  48. Concordo com o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. Também comungo da mesma opinião de que somente o impeachment seja mais eficiente do que CPI, uma vez que a mesma vai direto ao ponto, eximindo o Brasil de assistir uma possível exibição de políticos na CPI. É público e notório que grande parte dos políticos que farão parte na CPI também tem culpa no desastroso procedimento do governo no combate à pandemia. São també canalhas como o desgovernante Bolsonaro.

  49. O texto do Dr Carlos Fernando demonstra claramente que os nossos senadores são os mais apedeutas de todos os tempos,os mais incompetentes e carreiristas irresponsáveis do Século XXI. Bastaria apenas uma caneta marca texto , uma cópia do artigo e um senador menos ignorante. E a plateia que compõe a CPI salientaria os inúmeros erros do Genocida para o senador, do marca texto,grifar um por um. Ao término já estaria concluída a CPI e o pedido do Impeachment do Genocida, os senadores aplaudidos.

  50. Assino embaixo tudo o que seu artigo expõe. Um presidente negacionista que já matou mais de 300 mil brasileiros, com a ajuda de seus ministros incompetentes, de um congresso omisso, e de seus quatro zeros à esquerda.

  51. Li numa sentada só .. sem respirar ao ver materializada magistralmente tudo que vem sendo repetido tal qual estribilho incontido ! A OAB ao redigir o pedido oficial de impeachment foi feliz em apontar objetivamente os crimes imputáveis !Outros tantos pedidos já fazem parte da pilha . O que mais está faltando ??????????????

  52. Como é bom ler os artigos do Dr. Carlos Fernando. O que ele diz traduz tudo aquilo que pensam os brasileiros conscientes. Assino embaixo.

    1. Crusoé e nós assinantes ganhamos muito com a chegada do Sergio Moro e Carlos Fernando como articulistas da revista.

    2. ... Nutro o mesmo prazer, Armando. ... Mas há aqui pessoas detratando o cidadão Carlos Fernando de formas grosseiras, não respeitando suas opiniões, seu português impecável, seu Doutorado, etc. etc. ... Mas, nós gostamos. ... É o que importa.

  53. É isso mesmo. E lembro ao gado que apoiar assassinato é cumplicidade, mas gado não pensa. O engraçado agora é ver o PT contra o impeachment de JB. Claro, querem deixa-lo sangrando ate 2022 pra bate-lo nas urnas. Pra qualquer um vai ser fácil bater JB. Queimou o filme com sua inteligência precária ao arriscar a vida das pessoas e não perder arrecadação. Em breve até os empresários que eram contra lock down vão mudar de opinião. E os óbitos vão a 500, 700, 1 milhão se o país não isolar tudo.

  54. Infelizmente eu e outros milhões de brasileiros incluindo o ex juiz Sérgio Moro, fomos enganados e votamos nesse embuste mais por desespero pelo que representava outro candidato, 2022 está chegando ainda mais desfavorável e só por um milagre pode surgir uma opção para extirpar esses cancerosos políticos chamados Bolsonaro é Lula.

  55. BOLSONARO BOICOTA as VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. É a correta solução para quem pratica, diárizmente, tantos crimes.

    1. Sempre lúcido , objetivo é brilhante ! Como vamos fazer para aparecer uma terceira via , que faça frente ao corrupto mor e ao genocida?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO