Adriano Machado/CrusoéBolsonaro está em pânico por saber que a CPI pode complicar de vez sua situação

Cercado e desesperado

O mandato de Jair Bolsonaro nunca esteve tão em risco quanto agora, com a iminente abertura de uma CPI que, se quiser, nem precisará fazer muito esforço para culpá-lo pela tragédia da pandemia. Na reportagem a seguir, listamos cinco fatos que, por si, podem configurar crime de responsabilidade do presidente
16.04.21

No Brasil, CPIs são imprevisíveis. Na dúvida, é melhor para todo e qualquer governo jamais enfrentá-las. Para uma gestão já altamente instável e para um presidente que assiste quase que impassível à erosão de sua popularidade, pode ser ainda mais aterrador. Por isso, Jair Bolsonaro nunca esteve sob um risco tão grande – nem mesmo quando o ex-ministro da Justiça Sergio Moro deixou o governo ou quando o ínclito Fabrício Queiroz foi preso. Nas duas ocasiões, havia margem de manobra e tempo suficientes para recuperação política. Agora, o espaço para Bolsonaro diminui cada vez mais, o que ajuda a explicar o seu estado de pânico durante a semana.

A CPI da Covid, cuja lista de integrantes foi oficialmente apresentada nesta quinta-feira, 15, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, representa um enorme flanco aberto contra o governo e o fato novo que Bolsonaro jamais imaginou encarar neste ano pré-eleitoral. Por mais que a ampliação do escopo da investigação para gastos de verbas federais por estados e municípios – uma mudança alcançada graças a uma articulação que envolveu pessoalmente o presidente – possa ajudar a lançar uma cortina de fumaça sobre o que realmente importa, que é a trágica condução da pandemia pelo governo federal, Bolsonaro tende a ser o foco principal da comissão. Assim, qualquer deslize pode ser fatal. Se a CPI deslanchar, no melhor dos cenários para o governo o presidente pode amargar um desgaste político capaz de se arrastar até as eleições. Se tudo der errado para o Planalto, Bolsonaro não chegará ao fim de 2022 no cargo.

O potencial explosivo da CPI da Covid é especialmente maior para o presidente por uma simples e óbvia razão: ao contrário das comissões parlamentares de inquérito responsáveis por arruinar governos que, no passado, teimaram em incorrer em práticas não republicanas, a que se destina a apurar o que Bolsonaro fez e deixou de fazer durante a pandemia nem requer grandes investigações. A CPI já nasce com um enredo muito bem desenhado. Há matéria-prima de sobra e pólvora em todos os lados para o qual se olhe – basta riscar o fósforo. As ações do presidente que influenciaram diretamente na morte de mais de 350 mil brasileiros estão fartamente comprovadas em vídeos, fotos, discursos, atas de reuniões ou postagens em redes sociais realizadas desde março de 2020, quando o coronavírus chegou ao país. “No Brasil, a resposta federal foi uma combinação perigosa de inação e erros”, constata um estudo publicado nesta semana pela revista Science, que atribui a Bolsonaro a culpa pelo desastre na pandemia. Ou seja, basta vontade política para a CPI embalar e complicar de vez a situação do governo.

Juristas ouvidos por Crusoé afirmam que, desde a eclosão da pandemia do coronavírus no Brasil, o presidente cometeu uma série de crimes de responsabilidade, passíveis de serem enquadrados na lei do impeachment. Esse quadro restou configurado em pelo menos cinco situações, como listamos a seguir.

A negligência com as vacinas 

Apesar de a farmacêutica Pfizer, desde agosto de 2020, ter feito três propostas para o fornecimento de 70 milhões de doses de sua vacina ao Brasil, com entrega do produto a partir de dezembro, o governo brasileiro demorou a responder às ofertas e perdeu a oportunidade de compra naquela ocasião. O primeiro lote das vacinas da Pfizer compradas diretamente pelo Brasil, sem a intermediação do consórcio formado pela OMS, só chegará em meados do ano. O presidente também boicotou a Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Em diversas ocasiões, Bolsonaro questionou a credibilidade e a segurança do imunizante e afirmou que os brasileiros não seriam “cobaias”. O episódio mais grave foi a decisão de suspender a compra de 46 milhões de doses anunciadas em outubro pelo então ministro Eduardo Pazuello. A briga política em torno da Coronavac atrasou as tratativas para a distribuição dos imunizantes. “De todas as omissões do presidente na pandemia, o fato que caracteriza de forma mais objetiva o crime de responsabilidade é a recusa na compra de vacinas. Havia um horizonte político óbvio de antagonismo com o governador de São Paulo, João Doria, e o presidente abriu mão de comprar imunizantes alimentado por uma rivalidade política, o que é ainda mais grave”, afirma o criminalista Davi Tangerino, professor da Escola de Direito de FGV São Paulo e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O discurso negacionista

Mesmo com os alertas internacionais sobre o potencial letal da Covid-19, Bolsonaro negou a gravidade da doença e minimizou o perigo do coronavírus desde que a doença aportou no Brasil. Em suas primeiras declarações, disse tratar-se de uma “gripezinha”. Deixar de reconhecer a seriedade da Covid foi mais uma das grandes omissões do presidente e desencadeou a sequência de equívocos que transformaram o Brasil em um perigo sanitário mundial, além de ter aberto caminho para que o país ultrapassasse a triste marca de 360 mil mortos pelo vírus. “A omissão do governo na pandemia gerou consequências graves. Estamos falando do direito à vida, que o presidente negligenciou e está expresso na Constituição: o primeiro papel de um presidente é preservar a vida de seu povo”, diz advogado criminal Gustavo Badaró, professor de Direito da USP.

O boicote às medidas restritivas

Logo no início da pandemia, em março de 2020, Bolsonaro saiu pelas ruas de Brasília promovendo aglomerações. O tour pela cidade ocorreu um dia depois de Luiz Henrique Mandetta, então ministro da Saúde, orientar sobre a necessidade de isolamento. Desde então, o chefe do Planalto passou a repetir o comportamento com frequência e a pregar quase que diariamente contra as medidas restritivas de circulação. Juristas que integram a comissão formada pela OAB para analisar a gestão da pandemia, entre eles Miguel Reale Júnior e Carlos Ayres Britto, apontam o boicote ao isolamento e “sua renitente resistência em operacionalizar medidas como a restrição de circulação de pessoas e de atividades comerciais, que são insistentemente recomendadas pelos especialistas como medidas necessárias para evitar a disseminação descontrolada do coronavírus” como exemplo “de omissão penalmente relevante do presidente da República”, passível de enquadramento como crime de responsabilidade.

A sabotagem às máscaras de proteção

Desde que o coronavírus foi detectado no país, o presidente Jair Bolsonaro se recusou a usar máscaras contra a Covid-19, mesmo após a publicação de um decreto em Brasília que obrigou o uso da proteção em todos os espaços públicos. Em fevereiro deste ano, quando o Brasil batia sucessivos recordes de mortos pela Covid, o presidente disse em uma live que as máscaras ofereciam riscos à saúde. Ele ainda vetou 25 itens de uma lei aprovada pelo Congresso que obrigava o uso da proteção. Bolsonaro também não para de recomendar o uso de remédios sem comprovação científica para o tratamento da Covid, como a hidroxicloroquina e a ivermectina. As atitudes do presidente, segundo especialistas, representam uma afronta ao direito à saúde, previsto na Constituição. “O mandatário maior do país não pode veicular fake news, sobretudo em assunto de saúde pública. Há precedente judicial para enquadrá-lo pela divulgação de afirmações falsas por servidor público”, prossegue Tangerino. Bolsonaro também não para de recomendar o uso de remédios sem comprovação científica para o tratamento da Covid, ou mesmo como forma de evitá-la, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

As omissões na crise do Amazonas

De todas as tragédias provocadas pela pandemia no Brasil, a mais funesta foi a crise no Amazonas. O colapso hospitalar em Manaus e a morte de pacientes sufocados pela falta de oxigênio hospitalar levaram a que o sistema funerário da cidade registrasse um total de mortes 108% superior à média histórica. Com a postura do governo federal de eximir-se de responsabilidades, faltou interação entre os entes da federação, lacuna que foi determinante para a escalada de mortes na região norte do país. Como presidente da República, Bolsonaro não pode ser alvo da ação de improbidade como o ex-ministro Eduardo Pazuello, mas seus equívocos na crise do Amazonas podem ser caracterizados como omissão grave, o que o encaixaria na lei que prevê o afastamento por impeachment. “A falha no suporte de oxigênio para o Amazonas é um aspecto muito significativo da omissão do presidente na pandemia (o que configura crime de responsabilidade). O Ministério da Saúde foi avisado com antecedência, mas não atuou para prover o estado”, explica Badaró, da USP.

Agência SenadoAgência SenadoA conversa entre Kajuru e Bolsonaro tensionou ainda mais a relação do presidente com o STF
O comportamento de Bolsonaro ao longo da semana dá a medida do seu desespero em relação aos desdobramentos da CPI. Ao participar pessoalmente das costuras para tentar inviabilizar a comissão de inquérito, o presidente foi gravado em uma conversa com o senador Jorge Kajuru totalmente incompatível com o decoro exigido do cargo. Nela, Bolsonaro sugere ações para chantagear ministros do STF a fim de que eles não referendassem a decisão de Luís Roberto Barroso pela instalação da CPI, em que o magistrado se limitou a pedir para que o Senado cumprisse a Constituição, já que os requisitos para a abertura do inquérito estavam mais do que postos.

Entre as medidas de retaliação sugeridas por Bolsonaro estava a abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo – há um pedido de autoria do próprio Kajuru contra o ministro Alexandre de Moraes protocolado no Senado. Também na conversa, Bolsonaro reconheceu temer a convocação de Eduardo Pazuello, o subserviente general e ex-ministro da Saúde que deixou a pasta fazendo insinuações de que tinha algo a revelar. Ainda chamou o senador Randolfe Rodrigues, idealizador da comissão de inquérito, de “bosta” com quem teria de “sair na porrada”.

Até hoje não se sabe ao certo se a divulgação do áudio teria sido ou não uma trama urdida pela dupla – Kajuru assegura que o presidente sabia que estava sendo gravado e Bolsonaro jura ter sido traído. O fato é que a estratégia, se houve, foi mal sucedida e o diálogo contribuiu para ampliar ainda mais a tensão com o STF. O placar de 10 a 1 construído no plenário em favor da liminar de Barroso na quarta-feira, 14, refletiu o animus da corte.

A apreensão do Planalto, no entanto, já havia virado fato consumado após a leitura na terça-feira, 13, do requerimento de instalação da CPI por Rodrigo Pacheco. O tamanho do prejuízo para o governo vai depender de como o jogo será travado dentro da comissão. Entre os onze senadores que vão integrar a CPI, a maioria defende o início imediato do trabalho por meio de um sistema semipresencial, e aposta que ele irá prevalecer – o governo, que sempre foi contra o lockdown, chegou a defender um “fique em casa” exclusivo para os senadores, a fim de que a CPI começasse só depois da pandemia. A proposta, claro, virou motivo de chiste. “É claro que é possível começar a trabalhar com requerimentos, convocações, pedidos de informação, por exemplo”, diz o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, integrante do que se convencionou chamar nos bastidores do Senado de G-6 da CPI da Covid, grupo composto por senadores inclinados a fazer frente ao governo.

Edilson Rodrigues/Agência SenadoEdilson Rodrigues/Agência SenadoIdealizador da CPI da Covid, Randolfe faz parte do G-6 da comissão: grupo opositor ao governo já tem roteiro de convocações para depor
O bloco de oposição já tem até um roteiro preliminar. Uma das ideias da turma é trabalhar para convocar logo de início especialistas que possam explicitar os erros técnicos do governo na condução da crise. Numa segunda etapa, seriam chamados o ex-chanceler Ernesto Araújo e os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. As medidas que já vêm sendo adotadas fora do Parlamento contra as autoridades que deveriam ter agido a tempo de evitar a expansão da catástrofe tendem a elevar ainda mais a temperatura dos depoimentos. Pazuello, por exemplo, está na berlinda. Na quarta-feira, 14, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra o general e outros representantes do ministério, pelas omissões no Amazonas. Com Pazuello na reta, a CPI virou uma preocupação também para os militares, que querem distância dos erros a serem investigados.

Além de Otto Alencar, integram o G-6 Randolfe Rodrigues, da Rede, o tucano Tasso Jereissati, o petista Humberto Costa e os emedebistas Renan Calheiros e Eduardo Braga. Em relação a esse último ainda pairam dúvidas sobre qual comportamento ele adotará no decorrer da CPI. Embora pose de “independente”, Braga tem mantido certa proximidade do governo e é acostumado a se dobrar aos encantos do poder. O Planalto já mandou avisar que, entre ele e Renan, prefere com folga a primeira opção para a relatoria. O MDB deverá assumir mesmo um posto estratégico, com base no critério da proporcionalidade partidária, por ter a maior bancada do Senado, com 15 parlamentares.

Ao G-6 ainda pode ser incorporado Omar Aziz, do PSD, mas sua linha de atuação também é considerada uma incógnita. Hoje ele pertence à ala “em cima do muro”, razão pela qual o próprio governo trabalha para cooptá-lo. Durante a semana, o líder do governo no Senado, o emedebista Fernando Bezerra Coelho, articulou para que Aziz seja o presidente da CPI. A legenda do senador, o PSD, além de integrante da base governista no Congresso, é dona da segunda maior bancada e já avisou que quer ficar com o cargo responsável por ditar o ritmo dos trabalhos. Joga contra Aziz, no entanto, o fato de ele ser investigado justamente por desvios na área da Saúde, quando foi governador do Amazonas.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéCiro Nogueira, do Centrão, vai integrar a tropa de choque governista
Do outro lado, alinham-se a favor de Bolsonaro os senadores Ciro Nogueira, do Progressistas, Eduardo Girão, do Podemos, Marcos Rogério, do DEM, e Jorginho Mello, do PL. Com quatro aliados declarados do Planalto e entre cinco e seis senadores aparentemente dispostos a fustigar o governo, os autoproclamados “independentes” serão os fiéis da balança.

Se o preço para controlar a CPI já sairia alto para o governo em qualquer circunstância, a fatura torna-se ainda mais salgada com o ambiente conflagrado hoje no Congresso. O Centrão, principal bloco de sustentação ao governo, segue fazendo jogo duplo: aperta quando quer cargo e afrouxa quando é contemplado. Como cultiva o hábito de não ir até a cova com nenhum presidente de turno, os fisiológicos ultimamente têm exibido os dentes com mais frequência para o governo, cientes de seu momento de fragilidade. A discussão sobre o Orçamento é emblemática. Em reunião na terça-feira, 13, no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, alertou Bolsonaro que o governo perderá o controle de sua base se vetar o projeto orçamentário e não conseguirá mais aprovar nenhuma matéria no Congresso, incluindo as reformas tributária e administrativa. O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende o veto desde que deputados e senadores manobraram para elevar em 26 bilhões de reais os gastos com emendas parlamentares. Guedes argumenta que, se sancionar a proposta, o presidente pode cometer crime de responsabilidade – mais um – que poderia acabar levando a um processo de impeachment, exatamente o mesmo risco que Bolsonaro corre se não tiver as rédeas da CPI.

A história é pródiga em exemplos de CPIs que tiveram efeitos deletérios a governos, como a CPI dos Correios, dos Bingos e a da Petrobras, mas também ostenta uma lista de comissões que consumiram muito dinheiro público e acabaram em pizza. Foi o caso da CPI do Apagão Aéreo, criada durante o governo Lula para investigar o caos na aviação do país. Então deputado federal, Jair Bolsonaro pressionou o STF na ocasião pela abertura das apurações envolvendo a gestão petista e o tribunal fez o mesmo que agora: reconheceu o direito da minoria à CPI e determinou sua instalação. Catorze anos depois, o capitão da reserva passou de pedra a vidraça. Nesta quinta, em sua live semanal, ele se referiu claramente ao risco de impeachment ao dizer que nada nem ninguém lhe tira o cargo. Na tábua de códigos do poder, quando um presidente da República precisa dizer isso, é porque sentiu o risco. “Só digo uma coisa. Só Deus me tira da cadeira presidencial. E me tira, obviamente, tirando a minha vida. Fora isso, o que estamos vendo no Brasil não vai se concretizar. Não vai mesmo. Não vai mesmo”

Sua paúra em relação à CPI ainda pode ser ilustrada por uma resposta atravessada dada a uma apoiadora que lhe pediu na terça-feira uma expressão simpática para uma foto. “Ainda quer que eu sorria depois do dia que eu passei?”, resmungou Bolsonaro. Se o presidente não tem por que sorrir, os brasileiros têm menos motivos ainda.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "As ações do presidente que influenciaram diretamente na morte de 350 mil brasileiros..." (parágrafo 3) Para alguém que faz acusações afirmando que há farta prova de todos os tipos para substanciá-las, poderíamos perguntar: a colunista tem provas de que o presidente influenciou DIRETAMENTE nas mortes de 350 mil brasileiros? Haja exagero!

  2. Desculpe mas qualquer estagiário de Direito consegue rebater estes temas , compra de Vacina , uso de máscaras, OMS não tinha nenhuma posição até pouco tempo, foi por ciência observacional que se chegaram a esta colusão. Blá

  3. É revoltante ver uma revista apoiar uma cpi com Renan Calheiros e Jader Barbalho . Dois bandidos que vcs cansaram de anunciar suas falcatruas. É uma piada!!! Como acreditar em reportagem dessa imprensa podre!!! Bem nos sabemos os milhões do Doria kkkkkk

  4. Tadinhos do "doutrinandos orelhudos". São iludidos diariamente por este bloguete dos ANTAS picaretas. Uma coisa eu digo: O PRESIDENTE BOLSONARO É INCAÍVEL! ... Portanto, arrumem algo para fazer, vão trabalhar, (ops,.. essa não é a praia dos esquerdalhas), menos pior que, é apenas um punhado de desocupados dando ibope para o Diogo Maisnada e seus subservientes.

    1. A CPI tem q abranger todos, sem partidarismo,.....se deu prejuizo a nação, então, punição . Sabem vcs quantos hospitais de campanha c uti montada foram erguidos pela metade e logo desativados, sem nem funcionar? Muitos...Rio , Minas, etc.Será se isso contribuiu p a falta de vagas nas uti,? e já se sabendo da segunda onda no mundo inteiro desde próximo ao fim do ano passado ....

    2. jornalista falar q mandar o impedimento de a de Moraes agilizar é chantagem contra ministros? piada. O carequinha já tinha pedidos de imoeachment bem antes e está parado. pq?? adivinha!! O mecanismo é pesado . Não só ele ,mas muitos outros do stf ( minúsculo) nem sequer mereciam ocupar a cadeira de guardião da Constituição. Eles se acham o legislativo, executivo, instituição investigador e até inquisidor....

    3. Penso que quem não gosta de trabalhar é seu político de estimação. 30 anos de peculato e desvio de dinheiro público. Como presidente, nada na agenda e ainda férias milionárias (pagas por nós) no meio de uma Pandemia. Se não cair por impeachment, cai em 2022, porque todos já sabem que ele é um estelionatário eleitoral, corrupto e traidor das promessas de campanha. Estará descoberto na campanha eleitoral.

  5. CPI raramente dá certo, mas essa tem tanta coisa q pesa contra JB q seria um absurdo não resultar em empichment. Só não ocorrerá se o governo escancarar a compra de congressistas. Desse governo, td se espera. Sonho com ele e família na cadeia. MORO22

  6. A culpa de toda essa bagunça que assola nosso país é do Supremo Tribunal da Farsa!! Onde só julga o que lhes interessa e pode ser negociado $ entre os poderes. Quantos casos de Senadores e Deputados estão parados nesse Tribunal da Farsa sem julgamentos! Vão deixar caducar por pouca vergonha e vontade de trabalhar!!

  7. A CPI tem que ser apurada até as últimas consequências. Não podemos tolerar essa pandemia "genocida" por falta de prevenção e atitudes, as quais tivemos oportunidade de tomá-las e não foram efetuadas. Temos que responsabilizar todos que participaram deste processo diretamente ou indiretamente, por omissão ou comissão, pois a nação brasileira padece de uma política despreparada para lidar com a Covid-19, que estão causando mortes alarmantes e impactos com efeito dominó em toda economia brasileira

  8. Encantada com a performance de Helena Mader. Quanta maestria na escrita. Português clássico e escorreito. Parabéns à Crusoé pelo quadro de jornalistas de rara excelência no jornalismo brasileiro.

  9. Se o BR fosse um país sério esse presidente não teria a menor chance, mas com esses nossos políticos não podemos esperar nada que se aproveite, em benefício do povo. Passo a citar algumas figuras ínclitas do Senado, que participam da Comissão: Renan Calheiros, Eduardo Braga, Ciro Nogueira, Jáder Barbalho, Otto Alencar, Eduardo Girão, Omar Aziz, Humberto Costa, Marcos Rogério e Jorginho Melo. Esses aí vendem até a própria mãe, para se locupletarem e cobrirem seus próprios desvios e processos.

  10. Triste retrospecto trazido por Helena Mader. Precisamos manter acesas as atitudes infelizes levadas a efeitos pelo PB. Ñ era para ser assim. O País poderia ter saído bem melhor. Houve tempo para se preparar qdo a pandemia batesse em nossa porta. Infelizmente foi feito tudo errado. Lembro-me que bem no comecinho o Sr. Tedros Adhanom repetia: "testar, testar, testar". Jamais foi levado a sério. Ñ foi feito mapeamento da doença e uns parcos testes adquiridos ainda se perderam nos depósitos do MS.

  11. Normalmente fico triste lendo a Crusoé, justamente por mostrar como nosso país é uma bagunça e um antro de impunidade e desfaçatez. Essa reportagem me deu satisfação por ver o cerco se fechando contra esse "presidente".

    1. Ricardo, o único tapado e que se recusa a enxergar é vc.

    2. Kkkk. Influenciados pela mídia!;repetem as palavras dos jornalistas da mídia canalha!

  12. Parabéns a Helena Mader pela excelente reportagem e pela idéia de um micro resumo das trapalhadas federais no combate a essa pandemia. Obrigado.

  13. Estou muito impressionada com a Cruzoé. Fiquei um tempo sem ler, e hoje que resolvi entrar, me deparo com matérias de militância e uma seção de comentários que é moderada, porém, tem comentários falando obscenidades até com a mãe do presidente, que é uma senhora de quase 100 anos. Jornalismo aqui morreu.

    1. Militante aqui é você, militando por seu político de estimação. Se a Pandemia é "política" é graças ao miNto, que de fato politizou tudo, ao ponto de comemorar como vitória a morte de voluntário de testes da Coronavac, só pensando em sua briguinha com Dória, sendo que foi suicídio e nada a ver com a vacina. Usou do gabinete do ódio pra criar fake news como aquela que incitava rebelião da PM contra o Governador da Bahia, que é petista.

    2. Esta jornalista incompetente hipócrita, não escreve a verdade, divituou toda história da pandemia no Brasil, a pandemia no país e política.

    3. Andresa, volta pro cercadinho q lá parece ser o lugar adequado para vc.

    4. A cruzoé é uma excelente revista que contribui muito para o jornalismo brasileiro. Os seus lúcidos artigos ajudam a desmoronar o desgoverno bolsonarista que não trabalha,não atua e só aposta em confusão e arruaça. No entanto são responsáveis por tornarem o Brasil um cemitério onde os vivos passam cegonha frente ao mundo civilizado.Essa quadrilha precisa ser arrancada do poder e retornar para suas milícias periféricas.

  14. Responsáveis pelo COVID-19 : CHINA RESPONSÁVEIS NO BRASIL PELO COMBATE À PANDEMIA: STF PASSA PARA OS GOVERNADORES E PREFEITOS TODAS AS MEDIDAS. Bolsonaro: MANDA BILHÕES PARA ESTADOS E CIDADES. O QUE ELES FAZEM: CHAMAM A PM, ROUBAM O DINHEIRO , E JOGAM A CULPA PELAS MORTES NO PRESIDENTE COM INCENTIVO DO STF. FIM

    1. Gado vomitando fake news. Não, o STF não tirou responsabilidades do PR de comprar vacinas, enviar kit intubação, oxigênio. E segundo o TCU, o Governo Federal nem repassou aos estados o dinheiro que deveria repassar. STF decidiu somente que governadores e prefeitos tem autonomia pra manter medidas restritivas, contrariando o Governo Federal, que sempre quis todo mundo na rua, aglomerando e de preferência sem máscaras

    2. Chama logo o veterinário que o Gado está com nó nas tripas.

  15. O presidente errou e errou feio. Contribuiu sim com suas ações e omissões para os 400 mil ou 500 mil mortes que serão alcançados em breve. Pazuello errou em agosto/2020 ao não comprar as 70 milhões de doses da vacina da Pfizer pq o PR o desautorizou. O verdadeiro ministro da saúde sempre foi PR e transferir suas responsabilidades a Estados e Municípios não convence a maioria dos brasileiros como já provam as pesquisas. O custo para o país mantê-lo no cargo até 2022 será muito alto.

    1. Andresa, você destacou pfiser, por causa da reportagem, mas vamos lembrar que ele se prendeu somente a ASTRAZENECA, que atrasou, e quem está nos salvando é a coronavac, que é fabricada na China, tal como ASTRAZENECA. Ele errou muito em politizar uma situação tão grave.

    2. As 70 milhões de vacinas que a Pfizer ofereceu ao Brasil foram vendidas ao Canadá e aos países europeus — e NUNCA foram entregues. No Canadá praticamente inexiste vacinação, e todos os países europeus estão atrás do Brasil nas campanhas. Vocês vão ter que encontrar outro argumento, esse da Pfizer não vai dar certo. Sem querer querendo foi um grande acerto do Presidente não ter comprado, porque hoje ele seria cobrado pela entrega não ocorrida.

  16. Que beleza se esse ignorante fosse deposto e Mourão assumisse a presidência....teríamos um nome forte para derrotar Lula em 2.022. Até Lula é contra a CPI...quer enfrentar o Bolsonada ....sabe que ganharia fácil. Foi o voto mais errado da minha vida!!

  17. Ótima reportagem, Helena Mader! Brasileiro cordial? Sem-vergonha, isso sim! "Ai, que preguiça!" (Macunaíma) / Marcha do Sal – Índia, 1930 / Revolução dos Cravos –Portugal, 1974 / Revolução de Veludo - 1989 / Revolução Laranja – Ucrânia, 2004 / Primavera Árabe - Oriente Médio e norte da África a partir de 2010 / Etc..., etc., etc...

  18. Essa revista não conhece nada de politica, além do que é tendenciosa. Vcs não imaginam o apoio que Bolsonaro tem tem EXPERIMENTEM tentar tirá-lo que vcs verão a força do povo.

  19. “ se quiser” diz tudo sobre essa CPI que começa errado tendo Renan Calheiros como relator e Randolfo, responsável pela CPI apenas Vice.

  20. Perfeita a matéria: muito bem embasada, clara e cristalina como a água potável que ainda resta no planeta... Aproveitando a alusão à natureza, deveriam apenas acrescentar o desmonte dos mecanismos de proteção ao meio ambiente que o presidente vem realizando através de seu anti-ministro Salles...

    1. Edmo, saber ler não significa saber interpretar o que leu. Sugiro ler novamente a matéria e mais algumas vezes depois. Quem sabe por osmose nao entra algo na caxola bozista.

    2. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡

  21. Meus amigos, enquanto se consome páginas e páginas de fofocas políticas não vejo uma só linha de cobrança para o congresso aprovar reformas administrativa, política, tributária, fiscal, etc... O nosso povo é despreparado e os meios de comunicação contribuem totalmente com esse despreparo. O país está parando e não se vê outro assunto que não seja fofoca política.

    1. Roberval, esse nao é o momento. Agora precisamos resolver o problema da pandemia e do genocidio patrocinado pelos bozistas. E nunca é bom lembrar q essas pautas de reformas foram constantemente dificultadas pelo próprio papai bozo e sua ideologia de ódio e divisão de pessoas. Por sinal absurdamente igual a ideologia marxistas de dividir e consquistar.

  22. Brasileiro não leva a sério a democracia. Coloca presidente e tira. Bom ou ruim, votou tem que terminar mandato. Parece o dono da bola, ficou bravinho acaba o jogo. País não é sério, só faz política rasa e não foca nas reformas que tem que serem feitas.

    1. Ser eleito não dá salvo conduto para patrocinar o genocídio de seu próprio povo. E o principal ele nao fez, trabalhar pelas pautas defendidas quando em campanha.

  23. Essa CPI devia ser ampla,total e irrestrita.Nessa CPI devia entrar todos que tiveram papel fundamental.A saúde do País não tem suporte para atendimentos eletivos, emergenciais e urgentes,estamos com a verdade escancarada nessa agonia,a verdade dói mas quem sabe vai tirar a venda dos olhos daqueles que eram felizes assistindo o seu time ganhar uma partida de futebol ou tomando uma cerveja fazendo piadas e achando que mora num país lindo,tropical e tranquilo?

    1. Não, toda CPI deve ser restritamente especifica. Principalmente em relação a absurda ideia de colocar no bolo dela os governadores e prefeitos. Pois Senado e Câmara Federal devem fiscalizar o Governo Federal. Já Assembleias Legislativas Estaduais devem fiscalizar seus respectivos Governos Estaduais e Câmaras de Vereadores suas respectivas Prefeituras.

  24. Daqui a algum tempo precisamos fazer inúmeras pesquisas para compreender esse momento. Agora sem condições. É muito sofrimento. Como chegamos até aqui neste Brasil, nesse fundo de poço? Sem alternativas de um Estado digno, ético, republicano? Com gestões anteriores tão corruptas que nos trouxe uma situação de governo inimaginável, inominável, digna de um filme de terror, de ficção. Um governo que incentiva o armamento, violência, negação de uma pandemia, da ética, normas de convivência humana!

    1. Bozomerda, saia da bolha bozista para enxergar a realidade.

    2. e por causa de comentarios como de kully(bosta) que o brasil não vai para frente! o problema do brasil chama=se judiciario e legislativo. e ponto final. so da vagabundo. MP. STF, E CONGRESSO E SENADO. SEM CHANCES NÉ. E tem mais essa turma de imbecil que escreve aqui.

  25. Eleitor de Bolsonaro tá sempre trabalhando e não tem tempo para esses comentários !e cada comentário ! Q desanima ! Vocês não tem argumentos! Genocida, genocida , genocida! Repetem a mesma coisa sempre ! Conselho : parem de ler a mídia , senao você vai ser esse eterno imbecil,

    1. Marcelo, o Carlos é gado do cercadinho, para ele só os blogs e programas passa pano de bandido e também o mais importante, a live idiotizante de quinta feira. É a lavagem cerebral bozista transformando brasileiros em bovinos amestrados. Dizem q muitos deles são mortadelas petistas desiludidos que se encantaram com o bozismo delinquente. Tipo assistir Faustão aos domingos, tem q ter algum parafuso a menos...

    2. Acho que vc deve ler urgentemente o NOTICIAS POPULARES, talvez seja mais o seu número porque citou vários órgãos de imprensa conceituado mundialmente e mesmo assim não encontrou nada a altura do seu paladar, muito complicado.

    3. por reportagens tendenciosas como esta, odeio ver Globo, CNN, ler Veja, Estadão, O Estado de Minas e muitas outras da imprensa Chinesa. Pra mim chega, Cruzoé, agora que faz parte de imprensa vermelha.

  26. A CPI já começou mal, com Renan Calheiros como relator! Que falácia! Além disso, não há um só representante da Região Sudeste nessa comissão, formada majoritariamente por senadores do Norte e Nordeste e um sulista. Os três maiores estados da federação em termos de arrecadação e população não se vêm representados! No mínimo bastante tendenciosa essa CPI, sem credibilidade para deslanchar um impeachment, com um notório meliante no comando. Bolsonaro foi relapso com a pandemia mas com essa CPI...

    1. Lucia, o Renan com certeza gostaria de ver o Lula sendo eleito em 2022, mas isso é preocupação futura, agora precisamos pensar no maior problema do Brasil q se chama Bolsonaro. Que ao menos o Renam possa ser agora para o Bolsonaro o que o Cunha foi para a Dilma. Brasil precisa afastar o negacionismo do comando do governo federal para poder salvar mais vidas.

    2. CPI dos piores analisando o adversário, só quero saber se esses piores não estão orquestrando a volta do Lula ou querem mesmo passar a limpo o desempenho do presidente?

  27. O Impeachment de Bolsonaro poderá significar a eleição de Moro no primeiro turno eleitoral de 2022. Temo que o sistema não vá se ariscar a tanto. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  28. Por que Crusoé não integra logo o consórcio de órgãos da imprensa que trocou a crítica jornalística séria pela obsessão de derrubar presidente eleito democraticamente?

    1. Bozo foi eleito pelo voto do povo, todavia, povo enganado completamente com mentiras e falsas promessas com temos visto, sem contar a omissão e a criminosa conduta no combate ao coronavírus.

    2. Ser eleito democraticamente não é salvo conduto pra fazer o q bem entende, nem uma carta de alforria contra impeachment.

  29. É vocês não valem nada. Ordinários. Mas se não tivermos o Bolsonaro para presidente também não teremos um esquerdista.

    1. Izeliana, e quem aqui quer um esquerdista na presidência? Queremos uma pessoa decente, competente, HONESTA, educada, inteligente e preparada! Queremos alguém que tenha BOM-SENSO e EQUILÍBRIO!!! Alguém que NÃO tenha rabo preso!

    2. Incrível como a ameba bolsonarista disse algo coerente. Óbvio q não será um esquerdista, pois será o Mourão que assumirá após o chute nos fundilhos do Bozo com o inevitável impeachment q ele sofrerá. Depois será com certeza o Moro!

  30. Helena, excelente artigo. Os nossos congressistas e ministros dos supremo são corresponsáveis por todas essas mortes. Eles têm o dever e o poder constituído para fiscalizar. Só chegamos a esse ponto "APOCALÍPTICO" em função da inércia, conchavos, interesses obscuros, emendas eleitoreiras, enfim, da ganância de pessoas que se enxergam acima da lei, dos outros cidadãos, e até das doenças. Estão errados!! Já perceberam que a Covid não distingue se você tem assessores ou não! São cúmplices!

  31. Bolsonaro defende lockdown... Mas apenas na CPI da covid. Lá ele e seus apoiadores acham perigoso que haja reuniões presenciais. Kkkk

  32. A crusoé está cumprindo o mesmo traço da globolixo, pelo que li a respeito o a revista indica como possíveis crimes na verdade não são muito ao contrário os governadores e vcs todos da imprensa o que mais incentivaram foi o carnaval, lembram tem governador que vê até na televisão quanto o estado iria faturar. Há vcs nunca iriam dizer essa verdade porque também fazem parte do grupo do Mamatta Connection, o governo para acolher esse grupo transferiu 20 milhões da saúde para gastar com publicidade

    1. Bozonaro é o genocida da nação brasileira. Nao adianta o gado vir aqui mugir fora do cercadinho.

    1. IRENICE, o cúmulo da mediocridade bozista é achar q quem não aceitanesse desgoverno é lulista. Isso pq vemos o papai bozo fazendo a mesma política do Lula. Bozonaro e Lula são as duas pontas de uma mesma ferradura retardada que colocam na pata dos bovinos idiotizados.

    2. Quem incita o ódio são vocês, lulistas! Tirem as máscaras, seus covardes!

    3. Beth, não canso de bater pesado nos bozomerdas. Eles merecem, pois são os disseminadores de mentiras e ódio ideológico. Merecem o mesmo tratamento de choque de realidade que eu dava nos mortadelas petistas. 👊

    4. Coitado do bozomerda. Derreteu o amendoin q ele acha q era cérebro de tanto cheirar cloroquina.

  33. Despois dos julgamentos no STF, faltam ações no TSE! Se os julgados de Curitiba voltaram atrás, a zero, então o pleito de 2018 foi ATO NULO porque cerceou @LulaOficial que não pode concorrer! Eleição com atos nulos deve ser anulada, AGORA!!! NEM PRECISAMOS MAIS DE IMPEACHMENT!

  34. Votei no Bolsonaro. Me iludi. Pensando melhor, Bolsonaro tá sendo, como sempre foi: um falastrão. Surfou na onda da lava jato, criando um discurso anti-corrupção, e o povo embarcou, pois queria, na verdade, se livrar do PT. Bolsonaro pertencia ao baixo clero, sendo um zero à esquerda no congresso. Desconheço qualquer projeto importante dele, nos sete mandatos. Acabou com a lava jato, pra proteger o filho bandido. Nenhuma surpresa. Tá sendo o que sempre foi. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Concordo plenamente Fabricio. Errou so na avaliaçao do filho. Bandido tem proliferaçao rapido. DOS FILHOS BANDIDOS. 01a 03. 04 provavelmente tambem.

    2. Perfeito, Fabrício! Esse traidor enganou a todos "fantasiado" de político honesto, a favor da Lava-jato. O que ele fez, na verdade, foi tirar Sérgio Moro da magistratura, prometendo autonomia no combate à corrupção, enterrando nossas esperanças de vez! Ele merece ser jogado na cadeia! Veremos se ainda há um resquício de Justiça nesse país...

    3. Não Ricardo, eleitor do bozonaro é o mesmo eleitor do lula. Tem titica de galinha no lugar de cérebro.

    4. Idiota! Votou nada! Um babaca q nem você não sabe nem votar! Eleitor de Bolsonaro cria emprego, paga imposto são pessoas produtivas. Diferente maioria aqui (func.publicos, e improdutivos!). Se não roubarem no voto, bolso.22. Kkkkkkk.

    5. Concordo. lamentável a atuação desse sujeito. Triste ter de reconhecer isso.

  35. É necessário respeitar a opinião de quem pensa diferente e não partir para a baixaria, como se vê em muitos comentários. Haja estômago!

    1. Beth, pegou o dia para dar uma atenção especial para esse palhaço insignificante. Obrigado Beth! Todo palhaço precisa de uma plateia e é muito difícil concorrer com palhaço genocida para ter a atenção dos muares.

    2. Muuuuuuuuuuuuuu!!!!! desculpa miguinha, mas vcs vomitam tantas asneiras ideológicas e sempre atacando a honra e integridade dos adversários do bozo com a virulência de fake news que eu nao vou ser polido não. Acabou pra vcs, agora podem ir chorar no cocho.

  36. Não enxergo Bozo desesperado ! Pelo contrario ! Essa CPI nao passará de um balcão de negocios ! Td tranquilo na Camara ...

    1. Claudio, tem pequeno detalhe aí. O dinheiro acabou e o bozo está sem capital para negociar. De um jeito ou de outro será impichado por crime de responsabilidade.

  37. O Presidente em sua mediocridade cultivada por tantos anos no Centrão e no Baixo Clero, já que não fez carreira no Exército Brasileiro por insubordinação, sendo absolvido de acusações graves pelo Superior Tribunal Militar nua decisão por 5 X4, cujo maior fundamento deve ter sido “ele não traz mais perigo para o Exército”. A grande culpa do Presidente foi não ter escolhido o Ministério de talentos, pois temos essas pessoas, reconfortando-se com fãs e apoiadores e bajuladores, entre eles militares

    1. Você está enganada Isolda, não é mais, o último que estava lá por genocídio e destruição de um país pela oralidade de roubo foi solto e seus processos cancelados pela pocilga conhecida por STF.

  38. Eu esperava mais dessa revista. Achei que fosse independente, mas tem interesses escusos a defender. Está pior que a Foice de S. Paulo. Uma vergonha para o jornalismo, se é que ainda existe.

    1. Que comentários bovinos mais chorosos... Já era pra vcs, o sonho bozista de idiotizacão ideológica está com os dias contados. Bozo será impichado e o Brasil não se tornará uma ditadura nos moldes chavistas q vcs tanto sonhavam. 🙌

    2. Orlando qualquer tem o direito de dizer asneiras ,como o nosso presidente,continue sacrificando nas asneiras do GENOCIDA.

    3. Excelente comentário Sr. Orlando. Assino em baixo. Matéria tendensiosa escrita por essa jornalista. A Cruzoé já foi bem melhor. Depois do caso da Antagonista junto ao STF, eles deram uma boa guinada à esquerda. Infelizmente.

    4. Orlando, todos devem formar opinião e denfedê-la, no entanto, é preciso sustentar a tese, se não o fizer, além de não fazer-se compreender corre o risco de ser tomado por mal intencionado ou idiota.

  39. Bolsonaro em 22 nunca; para seus filhos irresponsáveis, cadeia. Mas, lula, também, JAMAIS. Novato, também, jamais. Vamos ver quem aparece. Se não, vamos aas armas.

    1. Santa ingenuidade Edmar, se esqueceu que lá na CPI tem Renan Calheiros, Ciro Nogueira, Omar Aziz.....vc acredita que vão querer perder a boquinha de tirar gordos proveitos do governo.....

    1. Ahahahahah....você acredita mesmo nisso? Deixe de ingênuo ou outro adjetivo.

    1. Leonardo, olha q engraçado, o mesmo faz o nosso papai Bozo com seus filhos ideologicamente retardados e tmbm corruptos.

    2. Poder que passa a mão na cabeça de seus corruptos de estimação? Quanta fé...

    1. Ótimo, que venha bufando que vai levar uma bordada na cacunda e um ponta pé na bunda pra nunca mais se esquecer e que nem a pocilga conhecida por STF vai lhe salvar. Aguardem.

  40. Quando ficou claro que o executivo estava capturado, principalmente pelas rachadinhas, passamos a testemunhar ações desconectas e de desespero do PR que só prejudicaram o combate à pandemia. O foco passou a ser a manutenção do poder e foro para além de 2022

    1. Se você ainda não percebeu, O Antagonista está a favor da verdade, da Justiça e do Brasil.

    2. Minha nossa... aproveite o tempo presente para se informar, pq o buraco do Brasil está se abrindo cada vez mais. Diogo Mainardi NUNCA foi afeto se nenhum político. O "serviço" dele e de sua equipe é trazer a sujeira para à luz, digamos assim. Nessas, os que querem viver nas suas paixões cegas fazem esse tipo de comentário. Abre o olho. Bozo vendendo o que lula deixou sobrar do Brasil.

    3. Bozete Carlota. A revista está a serviço de seus eleitores que não compactuam com corrupção, rachadinhas, mortadelas e cloroquinas. Vá chorar no cocho!

    4. Oi, gado, leia os blogs bolsonaristas que babam o ovo do genocida. Imprensa séria não faz propaganda. Noticia, comenta, informa os fatos. Vc e seus colegas bovinos culpam o carteiro pelo teor da carta. Se é que me entende.

    5. Veja que a jornalista consultou apenas um lado, o lado que concorda com a opinião que ela deixa em todos os seus textos: amor ao marxismo e marxistas.

    6. A crusoé deixou de fazer jornalismo apenas e passou também a fazer fuxico de opiniões. E em se tratando de opinião e não de fatos, a esquerda se da muito bem, visto que 99% dos egressos das faculdades de jornalismo e comunicação são marxistas.

    7. Então mais da metade da população brasileira também está sendo "remunerada" para falar mal do presidente. Já viu como anda a popularidade do Bolsonaro atualmente? Acorda, rapaz.

    8. Presidente da República? Com essas absurdas ações? Fala sério!!!!

  41. Essa briga na altura do campeonato ( em plena pandemia) é de cunho absolutamente político e mexer lá atrás só vai trazer à luz do momento, mal cheiro e lixo ! Temos assuntos mais importantes a serem vstos. Que o Presidente não é perfeito, é fato, mas também é fato que alguns membros da CPI têm Ficha extremamente suja ou no mínimo suspeita. Se "peneirar " os membros do Congresso e os do STF, teremos muitos cascalhos e muitos tijolos, respectivamente.... É a "bobagem" falando da "besteira" !!!!

    1. Sensatez de vez em quando surge por aqui nos comentários.Concordo 100% com você.As pessoas são tomadas pelo ódio e não raciocinam bem.Sao incapazes de tecer um comentário lúcido com o seu.Parabens!

    2. Se o Maia ou o Lira tivessem colocado o impeachment do genocida para andar nao seria necessaria essa CPI agora. Mas vc disse bem Érica, em meio a essa pandemia assassina não é sensato mantermos um louco genocida a frente da nação imolando o seu próprio povo em holocausto de seus delírios ditatoriais.

    3. Parabéns Sra. Érica pelo seu excelente comentário. Concordo quando diz que Bolsonaro não é perfeito, mas a imprensa, o Congresso, o STF devidamente aparelhados por esquerdistas não ajudam em nada. É difícil arrumar a casa em 4 anos, casa essa que delapidada durante mais de 30 anos.

  42. Sintese perfeita. Para que investigar? Para mim é perder tempo. O STF deveria decretar a prisão imediata do Bozo por crime de responsabilidade. O Mourão assumiria, colocaria o Brasil nos eixos e faria a transição para o próximo presidente: alguém honesto e que se preocupe com o país! Simples assim! Fora Bozolulistas!

  43. MOTIVOS NÃO FALTAM PARA O IMPEACHMENT O PROBLEMA É A ISENÇÃO DESSA CPI QUE ESTÁ PARECENDO MAIS UMA RODADA DE PIZZA POIS OS CRIMES DE RESPONSABILIDADE ESTÃO CLAROS PORÉM SABENDO QUEM SÃO RENAN E BRAGA TUDO ESTÁ FAVORÁVEL À ORCRIM. NA MELHOR DAS HIPÓTESES A PIZZARIA PODE ESTAR QUEBRADA POR FALTA DE 'CAPITAL' E DIFICULDADES NA 'RECUPERAÇÃO JUDICIAL' A DEPENDER DO ANDAMENTO NO STF DA SUSPEIÇÃO DE MORO. ENTÃO COMO NO BRASIL O CORRETO É MAIS DIFÍCIL ACONTECER NÃO TENHO TANTA ESPERANÇA🚔⚔🔪☠

  44. Esse artigo da Crusoé expressa tudo que a imprensa quer que aconteça. Mentiras, distorções de fatos e até mesmo a negação da doença nos demais países do mundo. Se esquecem do decreto de higiene sanitária editado pelo governo em 04/02/2020 onde era demonstrado a preocupação com a doença e com a proximidade do Carnaval. os governadores fizeram pouco caso e depois o STF tirou os poderes do presidente delegando aos governadores e prefeitos. Mas a imprensa é cega e muda quando lhe convém.

    1. Impossível Maria! Alguém assim o STF caça o mandato rapidinho inventando que seus eleitores são parciais.

  45. Alguém ainda tem dúvidas que esse sujeito não é normal da cabeça? Não age com sabedoria, e pensa que sua "expertise" levaria ele e seus filhotes ao paraíso...Com esse grau de inteligência, nenhum deles chega lá. Já ficaram no meio do caminho e abandonados. Bem feito !

  46. Acho que agora temos oportunidade de expurgar esse cancro de vez do planalto ! Chega de inepto para governar ! Quem sabe o Mourão de um jeito nesta mediocridade pueril que se tornou o governo federal

    1. Ahahahahah....tenho a impressão que não será dessa vez.....aguardemos.

  47. Naquele momento em que JB desautorizou Pazzuello e em vídeo este disse ele manda e eu obedeço, hoje o ex-ministro estaria por cima e JB fora da vitrine nacional e mundial e evitado um monte de comentários contra sua postura. Quer mandar em tudo e em todos, mas sempre acaba se borrando. Já foi e não percebeu que estão preparando o seu velório.

    1. Até aqui tem imbecis bostejando a favor do bandido? afffffff

    2. Eita a hora do medíocre Bolso tá chegando. Além da CPI, Lula vem aí, te prepara mito.

  48. Quem acredita em estatística?..... Então esperem que a historia se repetirá. O ciclo "DEMOCRATICO" está encerrado. A balbúrdia a instabilidade estão aí e pra completar entra no jogo um criminoso enviado pelo STF como uma espécie de salvador da pátria. Os milicos não aceitarão bater continência pro Lula, que é um criminoso. aguardem o próximo fatídico capitulo.......

    1. Tião, bom saber que você está mudando. Seja bem vindo a realidade fora da bolha bozista. 👏👏👏

    2. Ufa....até que enfim vou concordar com você Palhaço Bozo, quem diria hein? ahahahahah....

    3. Lula já era, assim como o Bozo genocida. O Brasil já demonstrou que não quer nem Lula e nem Bozo, assim como nem poste de Lula e nem poste de Bozo.

  49. Se quiserem usar a CPI como palanque vão usar toda essa narrativa, que não têm objetividade nenhuma. Mas se quiserem fazer um trabalho sério devem seguir o dinheiro que foi liberado para estados e municipios.

    1. A CPI deve até seguir o dinheiro, pois a base aliada vai usar esse argumento como retaliação. Já o motivo principal dessa CPI, é o de investigar a conduta do governo federal no enfrentamento da pandemia e isso vai por em cheque a atitude omissa e negligente da pasta da Saúde e do próprio papai Bozo. No mais, quero mais é que pegue fogo no parquinho e todos os que agiram de má fé e com interesses escusos sejam punidos!

  50. Essa revista não têm um revisor para comentários? O perfil "Palhaço Bozo", que não têm sequer coragem de se identificar, vive agredindo a todos, principalmente os que defendem o governo. Deveriam bloquear esse perfil até ele se identificar e se comportar civilizadamente.

    1. VITOR, obrigado pelas palavras irmão! Escorreu uma lágrima aqui...

    2. Vocês só querem ler comentários de gente que pensa igual a vocês, não é? Realmente, deve doer muito ter que ler as verdades que o "Palhaço Bozo" esfrega na cara de vocês o tempo inteiro. Aliás, ele presta um grande serviço para todos nós aqui. Eu não teria esse saco de comentar cada idiotice que bolsonaristas postam aqui. Aliás, já ouviram falar em liberdade de expressão? É para todos, não é só para vocês, não.

    3. Também concordo que esse perfil e seus respectivos comentários não deveriam ser publicados. Ou não há critérios de boas condutas a serem seguidos?

  51. Nada que caracteriza um crime, a omissão, a ação estão a onde? Retórica não é crime. Antes de tudo existe um legislação que dá a Anvisa poderes técnicos de aprovar ou não uma vacina. Não se compra e nem se aprova algo que não exista. Falar, pensar e não executar a uma distância muito longa. A figura não é do negacionista e sim do presidente que previu uma morte maior de pessoas no fica em casa, fácil comprovar. Tecnicamente o fica em casa não é comprovado um meio eficaz, estudos demonstram .

    1. André, você está mal informado. Veja, por exemplo, Portugal. A pandemia lá saiu de controle em Janeiro/21. O Governo português implementou um "lockdown" rigoroso e hoje Portugal esta com a situação sob controle. É o país em melhor situação na Europa.

    2. 3.774 mortes por Covid e vc defende o presidente?! Brasil é o país que não cuidou do povo .Um presidente omisso em todos os sentidos. Somos um vergonha perante o mundo!

    3. E o incentivo a aglomeração e ao "NÃO" uso de máscaras? Ele também se posicionou contra a ciência quando ridicularizou e menosprezou a vacina coronavac que é quem está salvando vidas agora, virou garoto propaganda da cloroquina e outros medicamentos sabidamente ineficazes para tratamento da covid e tentou forçar estados e municípios a abraçarem esse protocolo da morte. Isso tudo vai aparecer no relatório da CPI e com certeza não foi apenas uma retóricazinha barata dele. Pessoas morreram.

  52. Hoje vivemos uma insegurança jurídica no Brasil, comandada pelo STF e apoiada por uma imprensa que só pensa em números e esquece o seu papel, que é o de informar e não fazer política.

  53. Srs, posso sim concordar com alguns dos argumentos apresentados que possibilitem o afastamento e cassação do presidente. Entretanto, temos que fazer algumas reflexões antes de atirarmos pedra, O presidente tem 30 anos de parlamento, então conhecedor do terreno onde está pisando, e detentor de qualidades ha muito esquecida pelo Brasileiro. HONESTIDADE, se está ruim com ele, será infinitamente pior sem ele. Basta olharmos para nossos vizinhos da America do Sul

    1. Meu caro Jacques. este é exatamente o objetivo da esquerda totalmente empoleirada n estrutura administrativa brasileira: principalmente judiciário e legislatvo.

  54. Vamos ver como "a turma" vai acomodar isto; o stf proibiu o PR de interferir em estados e municípios. Só deu a grana (mais de 1,0 tri) que foi usada como sabemos ...

    1. Ruy, essa retórica mentirosa já era. Não adianta insistir em fake news.

  55. SERÁ QUE O BOZO ESTÁ SE COMPARANDO A GETÚLIO? SERÁ QUE VAI DAR UM TIRO NA CABEÇA? É ...DEUS OPERA CERTO POR LINHAS TORTAS.

    1. Duvido, ele é a covardia em pessoa e tem que ter muita coragem para se suicidar.

  56. Bolsonaro é um acidente trágico em andamento. Lula era um acidente que o Brasil pensou ter superado, e agora o STF coloca ele novamente no jogo.

    1. O BRASIL NÃO MERECE ESSES DOIS LIXOS DA HISTÓRIA. PRECISAMOS MUDAR, VOLTAR A SER RESPEITADOS, CRESCER FORMANDO UMA GRANDE NAÇÃO TEMOS RECURSOS PARA ISSO. COMO DIRIA RUI BARBOSA: "UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS. LIVROS A GENTE TEM. CHEGA DE CAUDILHOS, POPULISTAS ENGANADORES E INCOMPETENTES. VAMOS PROCURAR UM GOVERNANTE DO BEM, COMPETENTE MESMO QUE SEJA COMO PROCURAR UMA AGULHA NO PALHEIRO

    1. Ótima ideia! Ainda vai surgir uma terceira via. O Brasil não merece essas duas faces de uma moeda podre.

  57. Quem é pior Bolsonaro ou Lula ¿ esquerda ou direita …¿ Lula foi e sempre será LADRAO Bolsonaro é traidor do eleitorado. Prometeu e não fez, perdeu a vez. Mourão já

  58. E MAIS FACIL CULPAR UM PRESIDENTE QUE ACABOU COM A MAMATA DE MUITOS VAGABUNDOS, QUE CULPAR OS PORCOS COMUNISTAS CHINESES QUE PROVOCARAM ESSE HOLOCAUSTO NO MUNDO. VOÇES DEVEM ESTAR GANHANDO E MUITO DOS PORCOS COMUNISTAS CHINESES. DELES NINGUEM FALA NADA. DEPOIS DESSE VIRUS CHINES, HITLER DEVERIA SER CANONIZADO.

  59. Na entrevista de Omar Aziz no Papo Antagonista de ontem ficou muito claro que com ele na comissão vai tudo acabar em pizza. Fiquei enojada.

  60. Crusoé hoje tem lado, deixou de ser imparcial . Lamentável que uma das melhores equipes do jornalismo brasileiro tenha se sujeitando aos milhões do Doria. Quanto aos desmandos do STF..... Lamentável!

  61. Acho que agora estes 8 judas da nação deveriam estabelecer uma indenizaçao de 32 milhôes , o dobro do patrimônio declarado de Lula. E Lula tem que enfiar 9 dedos nesta elite Podre e corrupta que temos.

  62. Gente ingênua como você ou mal caráter se acha imune à ditadura de 8 militantes colocados no STF por um criminoso condenado, até pelos que o defendem. O Lula já sabe muito bem onde enfiará seus 9 dedos.. Governo JB. CEF 23 bi de lucro. Mais que em 8 anos de Lulismo..Selic e Jrs imóveis mais baixas da história. Invest. privado em infraestrutura e internacional dobrando.. Sou eng. e agradeço por isso após 6 anos sem trabalho. 20 milhões de doses da Oxford /Fiocruz este mês..

    1. ALEXANDRE, será que sendo engenheiro, você sabe fazer conta? O custo de manter uma SELIC baixa, é a inflação que assola a vida dos mais pobres. O dólar nas alturas, é o reflexo de uma equipe econômica incompetente. As milhares de mortes e a falta de vacinas, é o resultado da gestão de um presidente inepto, sociopata e lunático, para dizer o mínimo. Tudo isso para dizer que o Bolsonaro é um acidente em curso, com potencial de fazer mais estragos. Menos Lula. Menos Bolsonaro é igual a MAIS BRASIL.

  63. O phoda é a justiça pegar um lulaladrão e um GEhNOCIDA e depois solta com todas as regalias como se absolutamente não tivesse acontecido nada. O crime compensa no Brasil, a justiça não existe.

  64. Risco só do lula voltar. A CPI vai incluir os verdadeiros culpados, ou seja, prefeitos e governadores, e por isso mesmo vai acabar em pizza.

  65. BOLSONARO = os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  66. Está tudo muito bom, tudo muito bem. Mas não nos esqueçamos que está CPI é formada por políticos... e brasileiros... O que significa que existe grande probabilidade de morrer no meio do caminho. Basta o governo federal abrir a Caixa de Pandora. Ou não?

  67. Revista CRUSOE presta um desserviço ao nosso país , age de forma descarada com o seu viés esquerdopata, sem moral e caráter. Sem comentários. 142 acabaria com toda farra !!!!!

    1. Concordo. E é por isso que cancelei a minha assinatura. Essa corja esqueceu de combinar com o povo.

  68. Perfeita construção gramatical feita pela Sra Marcia em comentário anterior. Por certo que as palavras e frases ditas pelo Bolsonaro até este momento de seu governo, se bem trabalhadas por quem tem o dom da escrita, daria excelentes paródias encaixando-se perfeitamente na realidade e nos fatos. Relembrando o velho ditado “ com ferro feres, com ferro serás ferido”

  69. Cria cuervos y te sacarán los ojos! Cria corvos e eles te arrancarão os olhos! Se for pelo bem do Brasil, que seja esse o destino do Capetão por ter se unidos ao bando do Centrão! #ForaBolsonaro

  70. Excelente artigo. Resumo bem elaborado da podridão desse governo. Mesmo que não dê em nada , a CPI vai colaborar para o clima de derrota e muito provavelmente de um impeachment ano que vem, às vésperas da eleição. Retira-se direitos políticos do Bolsonaro , põe um tampão provisório com Mourão para segurar as pontas , e surge um cenário político com mais opções, pois como sempre digo: qualquer porcaria é melhor do que Bolsonaro!Mas teremos Lula , por isso é necessário uma boa 3a. via em curso!!!!

    1. Taka vai afundar junto com o palhaço genocida que ele idolatra. Coitado do zumbi lobotomizado.

    2. Corretíssima. Precisamos de uma terceira via.

    3. Infelizmente não temos no momento ninguém a altura do nosso PR JAIR MESSIAS BOLSONARO deu a cara para apanhar dessa corja. Chegou no momento certo para nos livrar dessa maldição. Vamos aguardar e veremos esta página virada. Tenhamos esperança no nosso futuro. Que Deus abençoe a todos do bem

    1. Corrupção e barganha espúria continua rolando solta amigo. Essa retórica do Bozo honesto, íntegro e contrário a criminalidade não se sustenta mais.

    2. É interessante como os esquerdopatas são imbecis, só nos regime autoritários ver-se o povo ser manobrado como esse bando de canalhas que não querem o bem do Brasil e sim procuram uma maneira de voltar a se dar bem com o dinheiro alheio. Pergunto? Qual funcionário público municipal, estadual ou federal (exceto os de serviçosmédicos) quer o fim da "pandemia" serem trabalharem todo final do mês seu salário está lá inteirinho na conta. Esquerdopatas, cambada de parasitas, ladrões do povo!

  71. Na verdade o que se vê neste país é desespero por todo lado. Para mim, a decisão do STF também configura desespero. Tentam justificar o desatino jurisprudente de absolver Lula pelo perigo de Bolsonaro se reeleger. Isso é que é desespero! Melhor um corrupto com intenção sóciodemocrática do que um fascista com tendencia suicida. Que situação! Coincidência a absolvição Fachiana de Lula pouco antes de Bolsonaro ter tentado dar o golpe fracassado de alguns dias atrás? Que pesadelo! Quero acordar!

  72. Presidente é só uma CPIsinha e também é simples assim: um manda e o outro obedece. Não precisa ficar com o medo de maricas

  73. A CPI não vai dar em nada. O poderoso Lula agora - ficha limpa - quer o Bozo como adversário em 2022. Depois de todo empenho para ficar elegível não vai querer morrer na praia concorrendo com um candidato mais confiável.

  74. Bolsonaro o presidente genocida tem quer deposto caso contrário chegaremos a 500 mil mortes de brasileiros pelo covid 19 em julho

  75. Contando os dias para o Bozo, o presidente-palhaço, ignorante, ladrãozinho e genocida, ser chutado da presidência, como foi no exército.

    1. Esse tabloide, que se autointitula Ilha no jornalismo só sobrevive falando mal do presidente! O calça apertada, e demais governadores e prefeitos corruptos, que receberam dinheiro e não aplicaram bem são esquecidos por Crusoé! O golpe do STF livrando o maior ladrão do país não é criticado! Parabéns para os cúmplices do ladrão, que querem ele de volta à presidência.

    2. José bozomerda! Acorda zumbi! Desde quando a corrupção foi embora? A familícia tmbm é claramente uma organização criminosa de lesa pátria, só que tmbm com intenções assassinas para com o povo brasileiro. 2022 nem Bozo e nem Luladrão!!!

    3. Bolsonaro é honesto? Apoia Cloroquina porquê? Apoia o Agro é tudo, Agro é pop, Agro destruindo tudo porquê? Apoia miliciano porquê? Faz rachadinha a vida inteira e é o quê? O filhote compra uma casa de 10 milhões por 6 como?

    4. Qq um é melhor que esse PSICOPATA Boca Porca. #forabolsonaro

  76. Deixo aqui uma sugestão, para o mês que vem. Como presente no mês das noivas, Cruzoé/Antagonista deveriam ignorar o Bolsonaro por uma semana em suas páginas, chega né? Ele abre a boca, me dá náuseas. " Só saio dessa cadeira, morto", que é isso d. Marocas? Há vida aqui fora. Para de ficar na janela olhando Emas, vai trabalhar, v...

  77. Cheque-Mate! Se assinar o orçamento como está, é impeachment! Se não assinar, é impeachment! O Centrão conseguiu o que 80 pedidos de impeachment não haviam conseguido seguido até agora! Cheque-Mate!

  78. CPI não vai dar em nada, Renan é bandido, se for relator ou presidente vai achacar o Bozolouco pra mais cargos, o Braga é da mesma laia do Renan e ainda por cima é líder do governo no Senado, depois tem relatório paralelo e daí vai, foda-se o povo. Perceberam que só tem senador do Norte e Nordeste, onde tem brasileiros mais sofridos e encabrestados

    1. Sidney, um dos motivos de ter muitos senadores do nordeste é por termos um sistema de distribuição de senadores divididos igualmente por cada estado federado e não por número de habitantes. Quem controla o Senado é o nordeste, por ser uma região fragmentada e com diversos pequenos estados, eles são a maioria naquela casa.

    1. O povo não enxerga assim ,infelizmente é vai jogar o nosso povo aos leões e a corrupção ..

    2. Correto e transparente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk alguém ainda não sabe que o Bozo é o nosso atual presidente.

  79. Os senadores ficarão marcados para sempre se ousarem proteger os responsáveis pelas quase 400 mil mortes de brasileiros nessa pandemia. As provas são visíveis até para os completamente insensíveis e ou afeitos por barganhas inomináveis. Estaremos atentíssimos pois, infelizmente, vivemos no Brasil onde a incompetência e ou crueldade são marcas do governo federal.

  80. O presidente fala que vai agir dentro das 4 linhas da constituição, lá está a lei 142 que pode ser aplicada nos poderes que não respeitam, pode ser a hora. O desespero da esquerda e da mídia lixo é grande, perderam na urna e querem ganhar no tapetão.

    1. Jefinho bozomerda. Esqueceu de combinar com os russos e com as forças armadas...rs....

    1. Você não quer, você é memória, lembre-se disso.

  81. filhota, que país você vive? onde vocês da esquerda caviar pau mandado estão enxergando base na câmara federal para impeachment? onde vocês acham que encontrarão 342 votos favoráveis. acorda nenê. sem dúvida tem que ter matéria para encher linguiça.

    1. Manolo, Manolo... triste sina de um zumbi lobotomizado.

    2. É Manel..tu é que pensas que amealhar 342 votos no legislativo é uma meta impossível. Teu herói, tá provado,é de barro e está se desfazendo no lamaçal que ele mesmo criou. Esse barco ta fazendo água. apscosta/df

  82. Só 5? Falta mais crime nessa lista! Andar de jetski sem máscara, dar tapa no bico da ema no Alvorada, compra excessiva de leite moça, falar palavrão na reunião ministerial, kkkkkkkkkkkkkk Tentativa tosca de legitimar uma CPI pastel de vento....

  83. a hora de prestar contas do genocídio ,desgoverno chegou.acabou pôrra chama o gado pra rua.igual o partido,3% das assinaturas.nem o gado quis o 38.the end

  84. Repórter Petista na Crusoé. Depois que o Diogo Mainardi declarou seu ódio ao Presidente (por motivos equivocados) caiu muito os parâmetros de escolha de “repórters”. Tendencioso pra dizer o mínimo e sempre dentro da máxima “hay gobierno, soy contra.”

    1. Bozomerdas, entendam uma coisa, ser contra o Bozo Genocida é o mesmo que ser contra o Lula Corrupto. Pois os dois são as faces opostas de uma mesma moeda podre.

    2. sou CONTRA O BOLSONARO GENOCIDA E CONTRA O LULA LADRÃO

    3. Estar contra Bolsonaro não significa ser petista. Não sou petista, votei no Bolsonaro e agora quero ele fora. Impeachment já

    4. ainda defende isso.que tá aí? acabou,tá oquei? e não por morte,por lei.CONSTITUICAO

    1. Quem é bom pra você, o Lula??? Será que você pertence dos que mamam na teta dos governos do pt?? INCOMPETENTES.

  85. Ledo engano Canalhada Crusoe. Parece que no Brasil os governadores e prefeitos são exemplos de honestidade e o Presidente é o lobo mau. Aliás a simpatia dos editores da Crusoe por Dória é impressionante, parece coisa de contrato. O jornalismo da Crusoe é vergonhoso...

    1. Não vi nada na reportagem sobre a honestidade dos governadores...

    2. Cara, eu fico, de fato, impressionado como ainda há uma tropa "encantada" pelo tal mito. Meu chapa, com nome de peido, teu herói ta ferrado e esconjurado. Ainda não sacou não? apscosta/df

  86. matéria ridícula e tendenciosa... enumera "problemas com uso de máscaras" dito pelo presidente e ainda insiste em jogar culpa no governo federal na crise do Amazonas como elementos pra serem apurados na CPI. deveriam ser enumerados elementos como ausência dos hospitais de campanhas pela administração dos estados e municípios. também a investigação da verba federal aos Estados que DESAPARECERAM no enfrentamento da pandemia... A CPI da Covid tem que ser ampla pra governos estaduais e municipais..

    1. reportagem essa que deveria ser independente... não uma reportagem meramente política...

    1. O cara tem que ser um débil mental para pensar assim: "se está falando mal do Bolsonaro, então é petista". Ou "se o PT foi ruim, então o Bolsonaro é bom". Vem cá, vocês não têm vergonha de ter tão POUCA inteligência assim? É muito difícil entender que Bolsonaro E o PT são dois lixos? Caramba! QI zero.

    2. Governo bom para incompetentes é aquele que rouba, deixa roubar e garante vida boa para os pelegos. Você é um deles?

    3. Competentes e consequentes foram os governos lula e dilma!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO