MarioSabino

O bobo certo

09.04.21

No julgamento da ação sobre o pedido de abertura de templos e igrejas durante o confinamento, Gilmar Mendes, sempre elegante e prudente nas palavras, ironizou o advogado-geral da União, André Mendonça, mais conhecido no STF como Andrezinho. Como o argumento em favor da abertura incluía a comparação entre a suposta segurança dos espaços de prática religiosa, em relação ao contágio pelo vírus da Covid, com a grande insegurança nos meios de transporte coletivo, Gilmar Mendes disse o seguinte sobre as perorações de Andrezinho:

“Quando Sua Excelência fala dos problemas dos transportes no Brasil, especialmente do transporte coletivo, e fala do problema do transporte aéreo, com a acumulação de pessoas, eu poderia ter entendido que Sua Excelência teria vindo agora para a tribuna do Supremo de uma viagem a Marte, descolado de qualquer responsabilidade institucional, com qualquer assunto no Brasil. Mas sua Excelência, fui verificar aqui, ‘googlar’, como dizem os mais jovens, e verifiquei aqui que ele era ministro da Justiça até recentemente, com responsabilidades institucionais, inclusive, de propor medidas.” 

E o ministro acrescentou:

”Sobre trânsito e transporte, me parece que está havendo um certo delírio nesse contexto geral. É preciso que cada um de nós assuma a sua responsabilidade. Isso precisa ficar muito claro. Não tentemos enganar ninguém. Até porque os bobos ficaram fora da corte.”

Andrezinho está disputando com Augusto Aras, procurador-geral da República, a vaga no STF a ser aberta daqui a pouco com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Neste momento, ambos competem para quem parecerá o mais terrivelmente evangélico aos olhos de Jair Bolsonaro. A abertura de templos e igrejas é uma exigência de pastores junto ao Planalto. Lançam mão de Deus, coitado, para ter de volta o óbolo, o dízimo, a grana, o tutu, a erva, a bufunfa, o cacau, a gaita, o vil metal. O bezerro de ouro precisa ser adorado, e nem todos têm reprise de novela para ser vendida para a TV Brasil, como forma de minorar o prejuízo. Nesse quadro de disputa entre Andrezinho e Augusto Aras, a frase “até porque os bobos ficaram fora da corte”, dita por Gilmar Mendes, foi interpretada pela imprensa como um recado a Andrezinho de que ele poderá deixar de contar com a bênção do ministro para ocupar a cadeira atualmente ocupada por Marco Aurélio. É preciso lembrar que, para vagas no STF, não é Deus quem abençoa, mas Gilmar Mendes.

Depois de ouvir um observador atilado da tragicomédia eternamente em curso em Brasília, concluí que a observação do ministro significa exatamente o contrário: o que se quer hoje, mais do que nunca, é bobo dentro da Corte. Andrezinho seria perfeito. Ele e Augusto Aras entenderam tudo errado: trata-se de ser terrivelmente o boboca certo.

***

Interessado súbita e inexplicavelmente em assuntos relativos à máfia siciliana, deparei com a seguinte passagem do livro Cosa Nostra — o Juiz e os Homens de Honra, de Giovanni Falcone e M. Padovani:

Um dos meus colegas de Roma, por sua vez, foi num dia de 1990 encontrar o famoso (mafioso) Frank Coppola, que acabara de chegar, e o provoca: ‘Signor Coppola, o que é a máfia?’ O velho Coppola, que tinha grande experiência, refletiu durante um momento e lhe disse: ‘Senhor Juiz, há três magistrados que querem, atualmente, ser procurador da República. Um é muito inteligente, o segundo muito apoiado pelos partidos do governo e o terceiro é um imbecil. Qual será escolhido? O imbecil. A máfia é isso.” 

Frank Coppola, ítalo-americano, era conhecido nos Estados Unidos como “Frank Three Fingers”. Mas que cérebro.

***

O neolulismo segue a toda no seu processo de lavagem da biografia do ex-condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. O processo de lavagem lança a sujeirada na Lava Jato, amplificando o que seriam supostos pequenos tropeços legais em monstruosos ataques ao Estado de Direito. Ao ser informado sobre o assunto, o meu amigo Montaigne atravessou quase cinco séculos (ele insiste em fazer isso, coitado), para sussurrar no meu ouvido um trecho do ensaio Da Experiência:

“É forçado a fazer mal a varejo quem quer fazer bem por atacado, e injustiça nas coisas pequenas quem quer chegar a fazer justiça nas grandes.”

Valeu, Montaigne.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sabino, Sou um metido a cronista, faz algum tempo, cá em terras catarinenses. Você, melhor que toda a trupe de escribas, sabe bem: a cada texto, os verbos nos vêm mais facilmente. Por isso mesmo, a cada Crusoé, ao sorver sua crônica, sigo o conselho do histórico bruxo da publicidade mundial, David Ogilvy: "vejam como os bons fazem". Ou, pra ser mais justo, vou de Chacrinha: "nada se cria, tudo se copia". Destaque para seus ótimos deboches com a canalha. ("Bezerro de ouro", p. ex.) Abraço.

  2. O legal é que em 10 anos esse corvo cai fora, se não for antes por outros motivos...e Tem uma porção de gente jovem legal para ir para o STF. Eu acredito que não a mal que sempre dure. Dez anos voam! XD

    1. Mas esse sujeito vai deixar um monte de filhotes la dentro. Conforme o texto para que o presidente o indique terá que ter o aval desse monstro.

  3. SABINO, há uma questão que anda despercebida nesse imbroglio de abertura dos templos. Trata-se da omissão clamorosa e do silêncio eloquente da Igreja Católica e das igrejas evangélicas sérias (quem quer a abertura, são as "igrejas" mercantilistas e picaretas, em busca das doações dos pobres, como você acentuou). Só que as igrejas "de verdade" não estão assumindo papel ativo na prevenção da pandemia, mantém-se de boca fechada e tornam-se, também, cúmplices da mortandade. Cadê os bispos?!?

    1. 100% correto Ricardo. Na minha interpretação, meramente instintiva, penso que este silencio decorra da vontade de não se imiscuir com as "forças do mal".

  4. Sabe porque no Brasil até mafia não deu certo? Porque não precisa. Os eleitores escolhem sempre os piores, naturalmente. A máfia é desnecessária.

  5. Parabéns Mario,como você fez aniversário meus parabéns ,sabendo. que dia 21 estarei fazendo 73 anos .Quero viver por muitos anos lendo o Antagonista e Crusoé curtindo todos vocês que adoro .

  6. Esse mesmo sentenciou poblicamente Lula, declarando que ele havia instituído a cleptocracia no Brasil. Depois fez o que fez. Revogou as próprias palavras???

  7. Excelente artigo como sempre! Ironia fina e de sobra. O modo como utiliza a criatividade valoriza toda e qualquer intertextualidade... Literatura comparada com a realidade. Nos resta agora saber qual dos dois será o terrivelmente bobo.

  8. vc está desrespeitando todos os seguidores de religiões cristãs especialmente os evangélicos pentecostalistas sua atitude mostra preconceito e arrogancia

  9. Texto para ser impresso em formato de baner e colocado nos famigerados templos dos falsos profetas e vendedores de milagres.

  10. Excelente matéria e de sobra dá dica aos dois interessados na vaga no STF. A competição entre os dois interessados vai ser cabeça a cabeça, uma vez que ambos possuem com sobra os requisitos que se exige para a vaga. Quem dos dois será o mais bobo?! A resposta fica para cenas do próximo capítulo! kkkkkkkkkkkkk

  11. Quem acompanha futebol conhece a frase: “Tem coisas que só acontecem no Botafogo”. Vou plagiar a frase famosa e dizer: “Tem coisas que só acontecem no Brasil” (e.g. Lula inocente, Gilmar Mendes presidente, Carmem Lúcia consultando o VAR. e mudando o voto, Sérgio Moro vilão nacional, etc.).

    1. Verdade incontestável!! Só no Brasil! Lamentável e vergonhoso!!

  12. Só discordo de uma coisa Gilmar Mendes nunca foi educado nem elegante nas palavras. Na verdade ele é mal educado e agressivo nas palavras. Um Ministro ridiculo que gosta de mostrar as garras afiadas para quem ousar desafiá-lo.

    1. Também não vejo inteligência nesse monstro. Nunca ele acha uma saída legal para as suas ações, quando a lei é contra ele simplesmente rasga a lei. O nome disso é "mau carater"!

    2. Chamar Gilmar Mendes de educado é apenas uma ironia.

  13. Essa citação do Montagne explica com perfeição a conduta da Lava Jato, mas com o beneplácito de que nunca teriam conseguido nada se não tivessem feito algumas pequenas coisas erradas (áudio do Bessias, Power Point e outras coisinhas).

  14. Mais um excelente texto que permite um aprendizado diario a nos os verdadeiros bobos que graças a Deus, estamos longe da corte.

  15. Citar Montaigne para petistas é jogar pérolas aos porcos, Sabino. Eles não vão entender mesmo. Aliás, serve para bolsonaristas tb. Quando a pessoa perde a capacidade de pensar por si mesma, capturada pelas delícias de fazer parte de uma tribo, não adianta tentar fazer raciocinar.

  16. Gilmar Mendes elegante? Maior piada. É um nojento. Pessoa deplorável. Monstro. Bicho assustador. Não pode ser visto por crianca, pois ela vai ver nele o demônio.

  17. Belo texto. Como sempre. 1) É verdade. Os bobos ficaram fora da Corte. Somos 210 milhões deles. 2) Se é o Gilmar que abençoa as escolhas, então está tudo perdido. Ele é uma das figuras mais desqualificadas da República. E olha que a briga é feia, pois eles são tantos e tão competentes na incompetência. 3) Um novo ministro, profundamente evangélico. Que predicado, hein!!!. Mas comporá à perfeição aquela casa de loucos. Ou será uma casa de proteção de facínoras? É um belo STF esse nosso. Pindorama

  18. Pegar o criminoso por conta do sítio de Atibaia foi como pegar o AlCapone pelo imposto de renda!Foi um feito! Isso provavelmente foi o menor dos crimes,insignificante perto do resto! Corrupção a nível mundial!

  19. O aparelhamento dos tribunais superiores, e da PGR, inviabiliza o combate a crimes do colarinho branco. Pra piorar, não há condições sanitárias pra manifestações populares. Tem que torcer pra aparecer uma terceira via na próxima eleição

  20. É sempre prazeroso ler Mário Sabino. Só acho que Gilmar se refere a nós, população em geral, que não faz parte da corte, quando disse que "os bobos ficaram fora da corte".

  21. Emporcalhar é bem o que o excelentíssimo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar sabe fazer. Espero que quando morra, leve consigo seus bens, que com certeza no inferno de nada lhe adiantara.

  22. Há não muito tempo atrás, um queridinho "da hora" tentou entrar na fila dos idiotas, e foi feito de...idiota, óbvio!

  23. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  24. Concordo com a tese do mal a varejo para fazer justiça por atacado. Quando a Lava Jato percebeu o tamanho da encrenca e a envergadura dos meliantes, viu que seguindo o "devido processo legal" extraído da cartilha de Gilmar Mendes não chegaria a lugar nenhum. E estavam certos pelo se viu na recente revisão da 2ª turma que transformou o chefe de quadrilha em um injustiçado pai da pátria.

  25. Dois comentários: 1) Montaigne é realmente um profeta. Meu pai tinha Os Ensaios como livro de cabeceira e demorei décadas para entender a razão. Antes tarde do que nunca. 2) A propósito do neolulismo e de Frank Three Fingers, proponho rebatizar Lula, em sua nova fase, com o sugestivo nome de Luís Quatro Dedos. Seria uma homenagem a ele e a seu partido.

  26. O dr. Moro disse e redisse que terminaríamos como a Itália, na corrupção eterna, se não mudássemos as leis. Elegemos o Bolsonaro, um corrupto, e um Congresso que dispensa apresentações. Nós, os imbecis, perdemos. Fim de jogo.

  27. c. Gilmar Mendes (”Governador, que confusāo é essa?”) é a maior ameaça ao tal Estado democrático de direito (será que isso existe no Brasil?). A sanha dele contra os procuradore e promotores que cumprem o seu dever é uma prova clara dessa ameaça.

  28. O que falta no Brasil, é educação descente para o povo, sistemáticamente minada pelos corruptos no poder, a fim de manipular a grande massa dos votantes e assegurar a reeleição dos já empossados, ainda que o voto no Brasil é obrigatório, o que facilita a manipulação. Moro como PR! Os que se candidataram até até agora são todos incompetentes e/ou corruptos.

  29. que sociopatia contagiosa, em todos os poderes, se se aplicassem a escala Hare em políticos, e aqui se cumprissem as leis como nos países descentes, a maioria desses políticos predadores estaria em prisão perpétua; a sociopatia aqui é muito contagiosa, está em todos os 3 podres poderes.

  30. O senhores Supremos Empreendedores Familiares advogando em causas próprias, ou melhor impróprias para o cargo que requer no mínimo isenção de interesses. Aqui o juiz Supremo pode falar e trocar mensagens com procuradores e membros do MP quando o assunto é do interesse próprio ou familiar .

  31. Acertou em cheio sobre quem será o próximo ungido pra corte: o bobo da corte. É assim considerado pela corte toda. O outro candidato pra bobo não serve, acabou com a lava jato sem suspiros e sem gemidos. E o país engoliu.

  32. Prezado Mário Sabino: seus textos, além de esclarecedores e densos, substituem as antigas indicações de cadernos culturais do bom jornalismo. Anoto sempre suas referências sobre livros pois sei que são ótimas. Como acontecia muito antigamente nas escolas. Obrigada!

  33. "bobos fora da corte" minha interpretação está clara, baixo clero brasileiro, a nata continua fazendo tudo como antes, pintam, bordam, etc...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO