Time auricularmente respeitável da advocacia nacional está interessado na aprovação do projeto de Abi-Ackel

A firma

Como se articulam advogados criminalistas e filhos de ministros de tribunais superiores alvos de investigações para blindar-se na Justiça, implodir a Lava Jato e manter-se longe do alcance da lei
24.12.20

No apagar das luzes do ano legislativo, e com o Brasil sofrendo as agruras da nova onda do coronavírus, responsável por ceifar 189 mil vidas no país até o momento, as nobres excelências entenderam ser urgente a aprovação de um projeto de lei cujo objetivo principal é blindar de investigações criminais os já constitucionalmente blindados escritórios de advocacia. Se dentro do Congresso os apoiadores da medida são aqueles mesmos que, encalacrados com a Justiça, se valem do ofício de legislar para impor travas ao combate à corrupção, do lado de fora do Legislativo os interessados na aprovação do projeto vão desde renomados escritórios de advocacia – muitos deles enredados em escândalos de desvios de dinheiro público praticados em conluio com seus próprios clientes – a magistrados, entre os quais ministros de cortes superiores cujos filhos causídicos foram flagrados em supostas transações nada republicanas.

Compõe o lobby a favor da proposta em tramitação no Congresso um time auricularmente respeitável da advocacia nacional. Entre eles, Felipe Santa Cruz, presidente da OAB; Flávio Zveiter, integrante de um dos clãs mais poderosos do Judiciário, Ana Tereza Basílio, esposa do desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Eduardo Martins, primogênito do atual presidente do Superior Tribunal de Justiça, além dos filhos de Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ, e do ministro do TCU Aroldo Cedraz – Caio Rocha e Tiago Cedraz, respectivamente. Nos bastidores, o projeto conta com o apoio dos defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, e do ex-advogado da família Bolsonaro, o notório Frederick Wassef.

O peso e a capilaridade do grupo impressionam e ajudam a explicar por que o regime de urgência para a votação do projeto foi aprovado no afogadilho no Congresso, com pouquíssima ou quase nenhuma contestação. Os interesses se entrelaçam aos de outros advogados criminalistas cujos clientes também estão enrascados na Lava Jato como Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, conhecido por não medir palavras nos ataques ao ex-juiz Sergio Moro, e Alberto Toron, um dos criminalistas mais requisitados por investigados da Lava Jato e também um duro crítico da operação.

Tanto Kakay como Toron fazem parte do Prerrogativas, surgido há cinco anos, pouco depois das primeiras fases da Operação Lava Jato, inicialmente como um grupo de WhatsApp. O objetivo prioritário era defender as prerrogativas dos profissionais, sobretudo os que atuavam no caso, mas logo a associação de advogados virou uma trincheira contra a força-tarefa em si. Amigo do peito do ex-ministro José Dirceu, que lhe deu a maior força no início dos anos 2000, Kakay já chegou a ter 18 clientes envolvidos na Lava Jato, entre os quais Edison Lobão, Roseana Sarney, Romero Jucá e Ciro Nogueira, um dos líderes do Centrão, tal como o deputado Arthur Lira, candidato à presidência da Câmara e entusiasta do projeto.

Sergio Dutti/UOL/FolhapressSergio Dutti/UOL/FolhapressKakay, íntimo de ministros do Supremo, é um notório crítico da Lava Jato
Kakay já transitou de bermuda e camisa de mangas curtas pelos corredores do Supremo Tribunal Federal, a fim de afetar intimidade com ministros da corte. O advogado, por óbvio, não costuma dizer quanto cobra para defender clientes enrolados. Há algumas pistas. Documentos da auditoria interna da Brasil Telecom, no longínquo ano de 2005, sobre a passagem do banqueiro Daniel Dantas no controle da companhia telefônica revelaram pagamentos de pelo menos 8,3 milhões de reais ao advogado. Já Toron, que nunca apareceu envolvido em investigações, defendeu acusados como Fernando Bittar, sócio de Lulinha. Foi de Toron a tese, reconhecida pelo Supremo, de que é direito dos delatados apresentarem as alegações finais depois dos réus que firmaram acordos de colaboração. O entendimento, aplicado no caso do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, cliente de Toron, é considerado um dos maiores golpes contra a Lava Jato. Graças a seus feitos, o advogado criminalista ganhou entre seus pares um apelido que ele abomina: “Rei dos Habeas Corpus”. Há oito anos, foi dele o argumento que ajudou a aplicar a maior derrota até então a uma operação de combate à corrupção, a Castelo de Areia, antecessora da Lava Jato, deflagrada em 2009 para investigar pagamento de propina a políticos por executivos da empreiteira Camargo Corrêa. Com todo esse currículo, no meio advocatício, há quem diga que as causas em que Toron atua jamais dão menos do que milhão.

O projeto hoje em regime de urgência na Câmara, de autoria do prestativo deputado Paulo Abi-Ackel, do PSDB, e que toda essa turma de advogados e filhos de magistrados quer ver rapidamente aprovado, prevê, entre outras coisas, a inviolabilidade dos escritórios de advocacia. Ao restringir a realização de buscas e apreensões nesses locais, o texto favorece advogados investigados em casos de corrupção e envolvidos com o narcotráfico. “É vedada a quebra da inviolabilidade do escritório do advogado com fundamento meramente em indício, depoimento ou colaboração premiada, sem a presença de provas periciadas e validadas pelo Poder Judiciário, sob pena de nulidade”, diz o projeto de lei. Intramuros, no Congresso, a justificativa para a urgência na aprovação da proposta é a de sempre – nunca é demais aproveitar uma oportunidade para fustigar a Lava Jato e limitar a atuação dos investigadores que um dia podem bater à porta do gabinete ou da casa de um amigo. Publicamente, os parlamentares adotam a velha cantilena de que não se pode violar o local de trabalho do advogado, como se o que estivesse em questão fosse a atuação dos causídicos que agem em conformidade com a lei.

Luís Macedo/Agência CâmaraLuís Macedo/Agência CâmaraHelio Telho diz que projeto vai beneficiar o “advogado bandido”
Na verdade, o que se deseja é uma espécie de blindagem irrestrita para quem delinquiu ou quer delinquir – o que o procurador Hélio Telho chama de “advogado bandido”. Hoje, os bacharéis já são contemplados com uma salvaguarda constitucional. A Constituição estabelece, por exemplo, que o sigilo entre advogado e cliente é sagrado e que advogado não pode ser submetido a determinados constrangimentos. Mas não há na Constituição carta branca para o cometimento de crimes. O advogado que ajuda o cliente a cometer crimes precisa ser alcançado pela lei. Não se pode quebrar sigilo de cliente, mas o mesmo não deve valer se há indícios de que o advogado está cometendo crimes em parceria com o cliente. A defesa do estado democrático de direito não pode virar salvo conduto para que malandragens sejam cometidas. É o que diz a nota emitida pela Associação dos Delegados da Polícia Federal durante a semana. “O projeto de lei citado cria uma perigosa imunidade praticamente absoluta para a atividade da advocacia, que se mal utilizada poderá se converter em salvaguarda para cometimento de ilícitos de toda natureza e em uma espécie de bunker para a criminalidade organizada, em detrimento dos interesses da sociedade”, diz a ADPF. É fundamental destacar que ninguém está acima das leis”, acrescentam os delegados.

Para compreender melhor os interesses dos que exercem forte pressão pela aprovação do projeto do impoluto Abi-Ackel na Câmara é preciso rememorar ao menos dois episódios. O primeiro em 9 de setembro deste ano, quando a Polícia Federal saiu às ruas para cumprir 51 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Marcelo Bretas contra escritórios de advocacia suspeitos de integrar um esquema que desviou 151 milhões de reais do Sistema S, por meio da Fecomércio do Rio de Janeiro, comandada por Orlando Diniz até 2018. A delação de Diniz e o material reunido em dois anos de investigação resultou na ação considerada por investigadores como a maior investida da história do país contra a advocacia e o Judiciário.

Suamy Beydoun/Agif/FolhapressSuamy Beydoun/Agif/FolhapressFelipe Santa Cruz, da OAB, defende inviolabilidade de escritórios de advocacia
Embora não houvesse nenhum alvo com foro privilegiado, ao mirar os advogados, a Operação E$quema S levou pela primeira vez a Lava Jato à porta das cortes superiores, como o STJ – e ainda avançou sobre possíveis irregularidades no Tribunal de Contas da União, o TCU. Uma breve lista dos alvos mostra como a ação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro conseguiu reunir contra si inimigos poderosos. Um dos principais nomes a receber a visita da PF foi nada menos que Eduardo Martins, advogado e filho de Humberto Martins, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça, o STJ. Além de alvo de busca, Martins viu o ex-sócio Diogo Amorim Gaia Duarte, apontado como seu operador por Diniz, ser abordado pelos agentes federais – a surpresa foi tão grande que um chip de celular foi parar no vaso sanitário do advogado. Do mesmo STJ, o sobrinho do ministro Luis Felipe Salomão, Paulo Salomão, também teve seus sigilos quebrados – assim como o filho de Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ, Caio Rocha, que também foi apanhado pela operação. Filho do ministro do TCU Aroldo Cedraz, o advogado Tiago Cedraz é outro que apareceu entre os investigados. Os demais alvos foram os mesmos que hoje fazem lobby pelo projeto que blinda os escritórios de advocacia: Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, Frederick Wassef, Flávio Zveiter e Ana Tereza Basílio.

As revelações de Orlando Diniz que deram origem à E$quema S reforçaram os relatos do ex-governador Sérgio Cabral que sete meses antes, em 6 de fevereiro, tivera o acordo de colaboração premiada homologado pelo ministro Edson Fachin, do STF. Como revelou Crusoé, na parte sobre sua relação com Diniz, o ex-governador é ainda mais incisivo ao afirmar que os pagamentos para Eduardo Martins tinham, na verdade, o pai Humberto Ministro como destinatário. Ainda segundo Cabral, outro colega de STJ, o ministro Napoleão Nunes Maia, também receberia parte dos valores em troca do apoio às causas da Fecomércio na corte. O TCU apareceu nos anexos de Cabral com ao menos seis ministros citados. Três deles, disse o ex-governador, recebiam um “mensalinho” por meio do escritório de Marcelo Nobre, conhecido advogado de Brasília.

As revelações de Cabral foram arquivadas pelo ministro Dias Toffoli durante o recesso do Judiciário, mesmo após as ordens de abertura de inquéritos expedidas pelo seu colega Edson Fachin. As investigações com base no acordo de Orlando Diniz não tiveram destino diferente até o momento. A E$quema S e todos os inquéritos foram paralisados por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF. Um mês antes da decisão, a Lava Jato do Rio havia solicitado a suspeição do ministro pelo fato do cunhado de Gilmar, o empresário Francisco Feitosa, aparecer em transações suspeitas com Caio Rocha, filho do ex-presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, denunciado por ter recebido cerca de 2,6 milhões de reais da Fecomércio. No caso de Diniz, a decisão de Gilmar Mendes ainda pode ser derrubada. A expectativa entre investigadores, entretanto, não é das melhores.

Com a indefinição sobre o futuro dos inquéritos, a necessidade de definir novos critérios para investigações que miram advogados tornou-se ainda mais premente no Congresso. A sessão que aprovou o requerimento de urgência assinado por líderes da oposição e do Centrão tinha 364 deputados conectados pelo aplicativo de sessões remotas da Câmara. Ao menos, era o que indicava o painel eletrônico da Casa, quando, na verdade, poucos líderes estavam de fato presentes em plenário. Optou-se, então, pela votação simbólica do requerimento de urgência, apenas com a orientação dos partidos, quase que unânimes no sentido de apressar o debate do projeto – os partidos Novo e PSOL foram os únicos contrários à urgência. O governo Jair Bolsonaro, cujo advogado é um dos investigados, orientou de forma favorável, assim como os demais partidos do Centrão que compõem a base governista. PSD e DEM chegaram a esboçar alguma discordância com o texto, mas deram sinal verde para que a matéria fosse votada a toque de caixa, com aval de Rodrigo Maia. Em quatro minutos a urgência foi aprovada. Expoente do PCdoB, Alice Portugal – correligionária da autora do requerimento, Perpétua Almeida, líder do partido – nem sequer gastou saliva para defender o projeto. “Encaminhamos sim, Sr. Presidente. Falei de maneira sintética hoje”, riu.

Nos dias que antecederam a votação, o reto e vertical Paulo Abi-Ackel, de uma cepa imutável de advogados mineiros, amigão de Aécio Neves, outro investigado e cliente de Alberto Toron, conversou com parlamentares para convencê-los da importância da matéria. Não precisou obviamente de nenhum esforço para ganhar a simpatia de Arthur Lira, o líder do Centrão apoiado por Bolsonaro que vem prometendo pautas anti-Lava Jato em sua campanha para ser o sucessor de Rodrigo Maia. Do Centrão veio também o apoio de Lafayette de Andrada, ex-tucano e hoje no Republicanos – partido que anunciou poucos dias depois que iria marchar nas fileiras de Lira na eleição da Câmara. Andrada proferiu parecer favorável ao projeto do conterrâneo, negando qualquer tipo de “blindagem odiosa” aos advogados.

Ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça e ex-corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, conhecida crítica do que chama de “bandidos de toga”, afirmou a Crusoé que, com a aprovação do projeto, os escritórios podem virar um “verdadeiro bunker”. “A existência de material suspeito é apenas prova indiciária, e, sem ela, os escritórios ficam praticamente invioláveis”, lamenta. O procurador da República Hélio Telho, que atuou em desdobramentos da Lava Jato na Valec, a estatal de trens do governo federal, avalia que o projeto “protege o bandido advogado”. “Vai favorecer organizações criminosas como o PCC, que se utilizam de advogados para cometer crimes, e facilitar o uso de advogados para lavar dinheiro”, disse.

O projeto de lei patrocinado pelo lobby de advogados e políticos encrencados com a Justiça não é uma novidade. Assim como agora, em 2008, quando grandes operações da Polícia Federal chegaram muito perto dos poderosos brasileiros, a OAB se movimentou para aprovar uma lei com a previsão de inviolabilidade dos escritórios de advocacia. Os motivos, embora os atores fossem diferentes, era o mesmo: o temor pelo avanço de investigações contra seus afiliados. Naquele ano, a iniciativa naufragou, mas deixou a lição sobre qual o melhor caminho para livrar advogados enrolados das garras da Justiça. Como era de se esperar, tão logo a urgência na votação do projeto foi declarada, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, divulgou uma nota de apoio onde afirma que “a inviolabilidade do escritório do advogado é uma garantia da sociedade”. O que Santa Cruz não disse é que um de seus sócios foi acusado por Orlando Diniz de ter recebido 120 mil reais – o dinheiro, segundo o delator, seria destinado a irrigar a campanha dele próprio ao comando da OAB.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse pessoal não é de direita, nem de esquerda, ou pode 'ser de direita' ou 'ser de esquerda', caso conveniente. Articulam-se de várias formas para abocanhar recursos do estado. Esses grupos submeteram todos os governantes pós redemocratização (pelo menos).Eles são os verdadeiros inimigos! Por essa razão a Lavajato inspira tanto ódio. Ela foi ao âmago do problema, 'colocou o dedo na ferida'. A polarização ideológica nada mais é do que uma distração, tirando o foco sobre o real problema.

  2. Eu sou engenheiro e defendo que o escritório de engenharia também seja inviolável, assim como o consultório médico e o de qualquer outra categoria profissional. Não somos todos iguais perante a lei ??????

  3. Distorcida e manipulada a realidade deste país, q está constantemente coagido por grupos q tomaram a nação por assalto. Ñ se tem sequer esperança q o Legislativo atue alguma vez em prol aos brasileiros. Sempre são projetos d lei c/ destinatário certo e imoral. É inexistente o dever d agir para todos, eis q sempre atuam aos seus. A OAB ainda faz uma tempestade sem importância sobre a vida do ex-Ministro Moro, a fim de desviar a atenção sobre seus conchavos.

  4. O Brasil se tornou um estado criminoso, com as instituições intrinsecamente corrompidas. É caso a ser estudado como modelo de falência do sistema democrático.

  5. Os políticos corruptos já têm imunidade parlamentar, foro privilegiado, foro privilegiado eterno (rachadinhas do flávio bolsonaro); agora seus advogados também têm imunidade.E para coroar tudo, o prisão só após o " trânsito em julgado", que para esses é nunca. Além é claro de decisões do STF como a que manda serem julgados na justiça eleitoral, crimes como corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro etc. Realmente os criminosos do Brasil são muito eficientes.

  6. Quando vejo as fotos destes criminosos pseudos defensores do direito/justiça, me dá nojo! São uns tremendos caras de pau. E olha que teve fulano aí com parente torturado pela ditadura militar. Já imaginaram se não houvesse imprensa livre no Brasil ?

  7. Gostaria muito de ver Crusoe acompanhando de perto, dia-a-dia este tipo de golpe armado contra a democracia, e não apenas quando possíveis reações dos leitores (ou povo) já não são capazes de fazer efeito de reversão. Dúvida: qual é a posição do escritório de advocacia que os atende sobre este projeto? Vocês fizeram um levantamento com essa categoria para obter um panorama de apoio ao projeto? É a opinião de advogados e juristas de renome?

  8. Diferentemente de paises como EUA cujo Congresso, entidades democráticas, pessoas civis defendem a unhas e dentes o seu país, os seus cidadãos, com o objetivo único, de levar a equalização de camadas da sociedade menos favorecidas e, também, por uma questão de mercado de desenvolvimento econômico interno, entre outros; aqui se faz justamente o contrário, advogados criminalistas e filhos de bacanas (ministros) se unem e comungam a blindagem na justiça, à implodir a Lava Jato e tudo mais.

  9. Bandidos sem escrúpulos que se apoderam de uma carteira de advogado, e mergulham de cabeça no mundo da corrupção, unindo-se a outros advogados que estão infiltrados nos mais altos cargos de decisão jurídica no País ganhando blindagem pra todas as falcatruas e interpretações. Assim fica fácil virar milionário.

  10. Dá nojo Rodrigo Maia, Alcolumbre , Gilmar , Toffoli, Lewandowisk , Ministro Tubaína , Bolsonaro, Lula , Santa Cruz e seus advogados bandidos ou enrolados com a justiça . Apesar de , Viva a Democracia!!!! Triste Brasil !!!!

  11. Nāo tem como um país progredir a corrupção está entranhada no nosso povo desde o funcionário público mais simples até o mais graduado. Para ver isto basta ir a uma repartição pública .

  12. Dificil, a corrupção está no poder..! Tanto executivo legislativo e judiciário..!! Vencer isso será tarefa árdua de varias eleições, por não dizer décadas..! Caminho mais curto, seria fechar os tres poderes, que não exercem sua função dd defender os interesses da nação..!! Exército com parcimônia bortar ordem na casa..!! Do contrário vai longe essa roubalheira..!! Se aprovado esse projeto, q deve ser..! Vai ser igual a decisão de Marco Aurélio de soltar bandido de uma lei feita p/ políticos..!

  13. Com um judiciário e leis com as que temos ... Estes senhores seguirão fazendo tudo isso...; porque não vai acontecer nada.. Solução? Acabar com a vitaliciedade destes senhores; inicial da carreira de juiz, concurso e depois sujeito a permanência no cargo durante três eleições. Para cada nível do judiciário.

  14. Ultrajante! Qual será a saída? O judiciário honesto reagirá? A polícia federal entubará e passará a fingir que investiga, como na era PT???

  15. Há algum tempo atrás, publiquei na Tribuna da Internet um estudo meu sobre as "jabuticabas" no Brasil...aquelas aberrações do M E Simonsen. Entre outras muitas tem a dos cursos de Direito. No Brasil 1.670, no resto do mundo, menos de 1.200. Bacharéis no Brasil, 1. 290.000. Não, não está errado, é isso mesmo! Agora deve dobrar, é o sonho de todo bandido, impunidade total para delinquir. No próximo ano devemos ser classificados como Estado Criminoso. 10% de algozes e 90% de vítimas.

  16. Excelente análise, embora extensa! Ao meu ver, o povo brasileiro não se revolta por não se conscientizar que „o poder emana do povo“, o que leva à acomodação e apatia, provocada por falta de educação básica/cívica. Afinal, o desinstruído é facilmente manipulado pelo mal intensionado, ainda com obrigação eleitoral imposta. E os Generais que já salvaram o país da subservência comunista, se escondem? (Ou são coniventes com esta situação lastimável?)

  17. Parabéns pela matéria! Só uma observação que vai para o final do primeiro parágrafo sobre "filhos causídicos (que) foram flagrados em supostas transações nada republicanas". Ora, se foram flagrados, não há nada de suposto aí... Mas entendo que essa 'suposição' retórica seja necessária no meio jornalístico para se evitar eventuais processos. Enquanto o crime for suposto, mesmo que flagrado (!?!) a integridade do criminoso - pois é disso que se trata - estará minimamente resguardada.

  18. Parabéns! Mil vezes parabéns por esta completa reportagem. Pena o alcance da Crusoé ser ainda pequeno, mas vocês e nós podemos cutucar, cobrar e quem sabe, exigir que estes bandidos de ternos caros sejam punidos.

  19. Qualquer coisa que este Felipe Santa Cruz defenda remete á podridão ! Quem vai defender o cidadão brasileiro desta quadrilha ? Nossos eleitos ? Mas eles mesmos tramam esta imundície ? Hein, hein, hein ... !!!

  20. O meu estado de Minas Gerais, que gerou grandes homens como Tiradentes, Juscelino, Tancredo Neves, Milton Campos, Gustavo Capanema, José Maria Alckmin entre outros inumeráveis, não merecia esse destino sórdido, que lhe é imposto por políticos como esses que nos representam nos tempos atuais.

    1. Marcos não ponha no mesmo Saco o coitado do Tiradentes. Esse resto é a escória desse país.

  21. Lamentável. Estamos cercados de corruptos por todos os lados. A honra, justiça e dignidade, estão cada vez mais longe dos poderes que regem o país.

  22. Esses são os modelos de poderes constituídos, tudo feito citando essa Constituição, que nos foi imposta, desconsiderando todos os interesses legítimos do povo, em benefício dessa “casta”, cujo “mecanismo” controla e opera a Nação.

  23. Súcia repugnante essa dos péssimos carácteres a enchovalhar uma digna, honrada e tão bela profissão, a de médico moral da Sociedade!!!! Ao invés de defenderem os direitos não cessantes de seus clientes ou, de livrá-los de erros ou equívocos processuais, chafurdam na lama da orgia da promiscuidade judicial, investem contra as vítimas, vitimam os culpados, defendem seu próprio privilegiamente

    1. (corretor...) ...direitos da sociedade que lhes suporta.... (corretor...)... diretrizes sociais, éticas e morais.....

    2. Todo agente de Direito q ousasse tangenciar crime de qualquer espécie, mentindo, fraudando, conduzindo-se ilegal e predatoriamente, deveria ser penalizado no mínimo em dobro, justamente porque, mais do q em qualquer outra profissão, teve a chance multiplicada de absorver a noção de ética, de moralidade, de probidade, do significado de direitos, de deveres, de honradez e de noção da cidadania plena concernente a todo ser social!!!!

    3. (correção e continuação...) ....seu próprio imoral privilegiamento, em detrimento dos direitos sociedade que lhes suporta!!!! Na mais absoluta contramão de tudo o que lhes é ensinado nas Faculdades Normais, formam eles próprios facções criminosas perfilando-se com o crime de todas os naipes e categorias!!!! Urge deter e punir severamente a bandidalha dessa subespécie predatória das instituições nacionais e das diretrizes éticas e morais sociais!!!!

  24. Ainda me dói o peito ler a respeito desse tipo de burla da verdade que essa escória engendra. Sinto dor e asco. Não acredito mais no ser humano há algum tempo, mas as ações dele ainda me penalizam.

  25. Excelente reportagem essa da Crusoé. Nós, os que abominamos toda essa forma de degeneração nos três poderes ainda somos muitos, e não compactamos com isso que vem ocorrendo! Que a Crusoe continue sendo nossa voz. Esperança de que todas essas manobras vão naufragar em algum momento.

  26. Esses militares nossos só tem nome de militares. Bando de frouxos. Assistem tudo quietinhos, quietinhos, totalmente do eus e domesticados. Polícias Federal e estaduais, juntos aos seus procuradores/promotores e juízes honrados como esse Bretas (um dos poucos heróis que ainda temos), FAZEM SUAS PARTES. No entanto, o congresso e outros poderes/órgãos/entidades afundam o país, riem do povão que, em razão de sua idiotice e ignorância (intencional) os elegem. Militares? Pra que militares?

    1. Serviu para algo a participação dos militares nesse desgoverno, acabar de vez com a ilusória imagem que tínhamos das FAB. Afinal são brasileiros também.

    2. Miliares foram comprados por aumento salariais e alguns cargos passando a subeviniencia mesmo sabendo que Bolso Traidor é pro corrupção e lunático. Por onde anda o patriotismo e o amor a pátria?

    1. Tereza, nenhuma surpresa. Use tua imaginação, aliás, tua inteligência, e pense realmente o que significa OAB, principalmente o B.

    2. Bingo. Só um movimento do porte e implacabilidade da Revolução Francesa, com cabeças literalmente rolando (com muito trabalho para as guilhotinas, do alvorecer ao por do sol), poderia por um freio à corrupção que ora se institucionaliza no Brasil. Se um projeto como este virar realidade, estamos perdidos. As FFAA já demonstraram que não têm colhões, assistindo a tudo passivamente. O STF reforçou o lado podre com Kassio. A sombra da destruição avança. P PCC virará partido, brevemente. É triste.

    3. Teresa esse Felipe Santa Cruz é bandido travestido de advogado.

    4. Não pensei que o Felipe Santa Cruz entrasse nessa trama armada para defender cliente bandido e advogado bandido. Decepcão!

    5. Pq a revolução francesa foi feita por corajosos e brasileiro, ó ó ta debaixo da saia da mãe!!!

  27. "Estado Democrático de Direito", para esses canalhas, quer dizer IMPUNIDADE TOTAL para eles se ASSOCIAREM ao que de pior existe, os marginais que defendem: corruptos de altas esferas (principalmente nos Tribunais Superiores), barões do tráfico e notórios estupradores.

  28. Belíssimo artigo meus amigos da CRUSOÈ. Será que em algum dia ainda o so frido povo brasileiro ainda vai poder ver todos esses vermes serem estirpados até a quinta geração? Por favor espero respostas.

  29. É muito difícil lutar contra o crime organizado, ainda mais quando o eleitor vota nestes partidos envolvidos com a corrupção. Se quisermos mudar esta situação, temos que votar em partidos que não apoiam esta bandidagem. Parabéns aos que estão investigando e tentando mudar esta situação, são grandes patriotas e verdadeiros heróis. Que Deus os ilumine. A vida só é digna de ser vivida quando se faz algo pela vida em vida.

    1. Enquanto o ELEITOR,reeleger VERMES,como Abi Ackel,Maia,Encalheiros etc etc,o BRASIL não sai do atoleiro.. Não a REELEIÇĀO de nenhum dos atuais "congressista".Bando de BANDIDOS,com carta branca pra assaltar o POVO.

  30. O que não falta no Brasil são quadrilhas. E chego a conclusão que as quadrilhas de advogados e magistrados são as mais perigosas, porque essas nunca poderão ser investigadas. Vão continuar a cometer crimes e ninguém poderá impedi-los.

  31. agora temos mais uma quadrilhada no Brazil a de advogados de bandidos corruptores para nao apresentar a grana que recebe desses lesa patria,fora a quadrilha d STF agoras dos advogados corruptos e suas blinagem toma jeito gente

    1. Estou estarrecida e enojada ! Resta rasgar a carteira da OAB

  32. Concordo com o Sabino. Deveria ter deixado o Brasil há muito tempo. Não vejo luz no horizonte. Só aumenta o cordão dos infratores. Não há ninguém para nos proteger. Nem Deus na causa.

  33. Esse projeto desse mineiro Paulo Abi-Ackel PSDB, será um ATESTADO de que todo ADVOGADO é um potencial corrupto. Porém os que não são corruptos nem pretendem ser deveriam se juntar e pressionar para eleger pelo menos um presidente da OAB digno do cargo. Os advogados de bandidos tanto da máfia do congresso como das demais é que deveriam ser passíveis de investigação inclusive da origem do dinheiro que são remunerados, normalmente de nossos impostos.

  34. .... E Paulo salomao... E Otávio Noronha... Não é curioso como parentes de ministros do STJ são nomeados para um cargo "não remunerado" do STJD da polpuda CBF?

  35. Sou advogada e essa relação de bandidagem demonstrada entre advogados, políticos, ministros e seus filhos é nojenta, uma vergonha, uma infâmia. A OAB se mostra conivente com essa roubalheira e impunidade sistêmica! Que vergonha!

    1. Se os generais,não estivessem lambendo as botas do ASNO 171,talvez tivéssemos uma chance.Kd o CABO e o SOLDADO,q o ratinho 03 tanto queria????generais de 4 estrelas que ficam atraz da mesa com o C na mão....Gde Renato Russo.

  36. Espero que não chegue o dia em que um banho de sangue seja necessário para restaurar a ética e a moralidade entre os detentores do poder.

  37. Tenho três netas que foram para Europa com seus respectivos maridos, no início os censurei porém agora me convenci de que estavam certos, foram buscar seu futuro porque aqui não há, infelizmente essa é a realidade

  38. O Brasil não tem futuro... Esse é o sentimento após ler uma reportagem dessas. Excelente sim, temos que admitir. Mas gostaria muito de ler uma vez por semana pelo menos, uma notícia boa sobre o Brasil. No Executivo, Legislativo e Judiciário não existem so os maus exemplos. Porque não apresentar também o trabalho dos que estão do nosso lado?

  39. ainda bem que tenho a revista Crusoé e o antagonista para trazer as verdadeiras informações, as vezes fico pensando o que seria de nos brasileiros sem o jornalismo independente, parabéns crusoé + antagonista pelo belíssimo trabalho.

  40. A única solução pra esse país seria o povo se juntar contra essa corja. 'Invadir' Legislativo, Judiciário...colocar pressão mesmo. Porém, isso nunca irá acontecer, pois brasileiro só sai às ruas pra carnaval, pra comemorar campeonato de futebol e afins. Com essa pandemia então, estamos reféns, trancados em casa. Fazem o que querem! Já me conformei e só espero pelo pior. Como dizem por aí, aceita que dói menos.

    1. A Nice, infelizmente tem plena razão. O poder emana do povo. Pena que o povo não está nem aí para se defender e“ virar a mesa“. Sobram os Generais das FFAA que já salvaram o Brasil do comunismo cubano (1964 a 85). Mas parece, eles ou ficaram covardes ou coniventes interessados.

  41. A cada dia, fico mais convencido que o Brasil não tem nenhum futuro. O melhor para quem puder serão os aeroportos para o exterior. Seremos uma nação de bandidos e corruptos, sem lugar para quem é honesto. As Forças Armadas seriam a única esperança que restará.

    1. Antes tivessem mesmo porque essa farra do Judiciário iria, por certo, ter fim.

    2. Infelizmente as forças armadas estão apoiando as loucuras do Bolsonero.

  42. Ta impossível viver no Brasil. Cada dia piora mais, os bandidos dominaram o executivo, legislativo e judiciário. O futuro do país do futuro está cada dia mais nebuloso.

  43. Parabéns a Crusoé por esta matéria. Infelizmente houve um gigantesco retrocesso no combate à corrupção no governo Bolsonaro. Só os seguidores extremados não reconhecem isto. É importante guardar esse fato: APENAS OS PARTIDOS NOVO E PSOL REJEITARAM A URGÊNCIA DA VOTAÇÃO DESSA INFÂMIA. Os demais partidos ficaram de mão dadas a mais este ataque na luta contra a corrupção do mais alto nível de poder da “república” brasileira.

    1. To fazendo isto Criminosos de bandidos se tornam bandidos. Esta é a ordem natural....

  44. Bolsonaro é ou não cavalo de tróia orquestrado dentro do sistema para se fazer o q está feito. fingiu ódio aos corruptos, assim como o PSDB é PT Fingiram por décadas serem inimigos ferrenhos.

  45. Escritórios de advogados vão ser os locais ideais para guardar grandes quantias de dinheiro, drogas,armas e documentos comprometedores. Fico me perguntando porque têm tanto interesse em aprovar uma indecência desta. Provavelmente o primeiro parágrafo do meu texto tem a resposta

  46. Ou.seja. O bandido advogado poderá esconder toneladas de drogas ou dinheiro sujo em seu escritório sem ser incomodado. Retroedemos para o lixo.morar? Lei =para todos virou frase decorativa. Valeu Bolso traidor..

  47. Quando pensamos que Rodrigo Maia, Alcolumbre,Jair Bolsonaro já aprovaram tudo para beneficiar Corruptos,precisavam do esconderijo do dinheiro roubado então escolheram escritório de advocacia Corrupto

  48. Entre os grandes e melhores negócios da Neverland estão o tráfico de drogas e o mercado bilionário da corrupção. Graças a este sucesso o país hoje é sem dúvida uma cleptocracia consolidada.

  49. O Brasil infelizmente nunca dará certo para o povo. É muito mau caráter, muito safado, muito lixo humano para um país só.

  50. Com quase 50 anos de exercício da advocacia sinto uma vergonha imensa de ver a entidade de classe apoiando e patrocinando o direito à imunidade da bandidagem.

    1. Só tem bandido no topo da cadeia de domínio da riqueza e governo desse Brasil tupiniquim!

  51. É lamentável que deputados usem seus mandatos para aprovar leis que defendam os corruptos e criminosos traficantes e milícias. Quando teremos legislativo defendendo os brasileiros honestos?

  52. A cada dia o lamaçal se estende mais.Além de protegerem os bandidos,tb querem proteger os advogados bandidos.Qto descaramento dos nossos políticos!

  53. Que país é esse? O país d corrupção que agora será protegida e blindada contra policiais e promotores honestos. E um absurdo. O Brasil sangra e o brasileiro dorme.

  54. A bandidagem mais poderosa e rica do país já aparelhou o Legislativo e o Judiciário até a mais alta instância. Aparentemente a sociedade não tem força para evitar o domínio destes criminosos legalmente constituídos.

    1. Já chegou, aliás, sempre esteve. Agora só será legalizado, com participação especial de nossas excrescências, digo, excelências.

    2. Pois é Da. Maria. A sra jura que acha que o dia deles vai chegar mesmo?.. talvez chegue nas costas dum🐌.. pode até chegar, né?..lá por 2.040..talvez. apscosta/df

  55. O crime compensa para quem pode pagar os advogados membros dessa quadrilha, formada por juízes, advogados. Essas bancas são verdadeiras máquinas de lavar dinheiro....

  56. É impressionante como o Direito que deveria ser um curso brilhante de pessoas interessadas em defender o seus semelhantes de injustiças tenha sido desvirtuado desta maneira. Dá nojo!

  57. Com a palavra os eleitores de Minas Gerais para nos ajudar e excluir essa corja da política. Rio de Janeiro também precisa jogar no lixo esse picareta do ||Rodrigo Maia. Vamos acordar meu povo.

  58. Só Jesus na nossa humilde causa de decência e civismo. Trata-se de trama contra tudo que é honesto. É verdadeira alta-roda da escória.

  59. INFELIZMENTE A justiça na LATRINA COM TODA ESSA ESCÓRIA SE BLINDANDO .DEPLORAVEL A PERDA DE ÉTICA DE CARÁTER E VERGONHA NA CARA .

  60. Ao menos na aparência podemos mudar executivo e legislativo (ambos com minúsculas dado ao status atual...), mas é com o judiciário que devemos estar mais preocupados, já que sobre estes a influência (?) do "povo" é zero...

  61. A Bula Revista fez reportagem para indicar as carreiras onde há mais psicopatas/sociopatas. O segundo lugar ficou com os advogados. Advogados psicopatas/sociopatas que um dia podem se tornar ministros de tribunais, presidentes de entidades de classe, serem indicados para a AGU ou para o Ministério da Justiça, etc. Psicopatas/sociopatas não sentem culpa, vergonha, constrangimento.

  62. O lamentável é que, devido à pouca instrução do brasileiro, não se faz uma relação causa e efeito entre corrupção e salário baixo do professor e do médico; falta de remédios nos postos; estradas esburacadas; escolas sem infraestrutura; museus pegando fogo; falta de investimentos na ciência, etc.

  63. Nós, cidadãos comuns aqui no Brasil, não temos Nada. Nem um mínimo de justiça. O nosso judiciário é mais podre que outros poderes. Como virar um país decente?

    1. Ahh Da. Nora. Como fazer pro BR virar um país decente? Só se for morando na Noruega..não vejo outra maneira..É a mesma coisa de perguntar: qdo o brasileiro vai deixar de espirrar um na cara do outro? A resposta curta e grossa: Nunca! apscosta/df

  64. Não tenho nenhuma esperança...o povo apoia tudo isso...por ignorância...por vislumbrar uma oportunidade de "se dar bem"...ou por não se importar mesmo...#TristeBrasil

  65. Políticos ladrões, justiça nojenta, polícia que mata, instituições falidas, povo sem educação. Que país é este? Só temos uma saída EDUCAÇÃO com qualidade.

  66. Há práticas conhecidas onde filhos de Juízes, os quais não têm muita vocação para o Direito como o pai, passam a patrocinar causas de grande valor social, moral ou financeiro e o papai resolve no tribunal. Isso é um vezo de parte da magistratura. ALEGORICAMENTE um advogado não pode integrar um Organização Criminosa e não ser alcançado porque é advogado. Imagine-se assaltantes de Banco com um Advogado integrando o BANDO, com a tarefa intelectual de defender o grupo. Seria isso crime? Fala OAB!

  67. A maioria do povo brasileiro não tem ciência da tramitação dessa famigerada lei, é urgente, a sociedade organizada levantar a voz contra a aprovação dessa lei que protege minoria de bandidos e favorece a corrupção a lava jato está sucumbido. Vamos fazer um abaixo assinado, Crusoé ajuda o povo brasileiro a dizer não, não esqueçamos da lei de responsabilidade fiscal foi iniciativa da população, quando somos unidos a nossa vontade prevalece, pois os políticos são representantes do povo.

  68. Meus parabéns aos senhores autores da reportagem e a revista Crusoé que se motra um bastião da democracia brasileira. Os senhores me enchem de orgulho. Assinatura vale cada centavo.

  69. Até quando vamos observar calados e inertes o mal vencendo o bem nesse país? Até quando vamos acreditar que “as instituições democráticas” estão funcionando? Até quando esse gigante vai estar deitado em berço esplêndido? Quando os bandidos são os responsáveis pelas leis, tanto na elaboração como na atuação sobre elas, não restará mais espaço para o homem de bem. Estaremos todos reféns dessa máfia de toga.

  70. Excelente reportagem. Enquanto "o povo luta contra o povo para defender político", nas palavras de Renan do canal Mundo Sem Fim", os bandidos poderosos se assossiam criminosamente para se defenderem e a seus cúmplices-clientes.

  71. Os bandidos estão se aproveitando a pandemia, assim como os políticos corruptos e omissos, para esconderem suas caras e aprovarem estes projetos que só beneficiam criminosos. Uma vergonha.

  72. a democracia precisa de um modelo novo. tem que ser baseado em q parlamentos tenham q ser referendados meados frequentemente. Os problemas estão em todos os países e o nosso especialmente. A OAB defendia a democracia contra a ditadura e agora defende a cleptocracia, de esquerda ou direita

  73. Bandidos. Essas quadrilhas mantêm o país no atraso matando de fome e doenças milhares de brasileiros que não recebem os benefícios que deviam ser gerados pelos impostos arrecadados porque essas quadrilhas ( políticos, magistrados, advogados, maus empresários ) afanam boa parte dos cofres públicos. Mereciam cadeia, canalhas.

  74. República está podre, os três poderes coniventes com a corrupção, e com tanta mostra de criação de leis para proteger bandidos temos uma força armadas acomodada e covarde, perdeu -se a esperança, só uma revolta popular para este país acordar.

    1. Meu caro, as Forcas Armadas não metem a mão em cumbuca, estão na zona de conforto. Querem mais é que tudo se exploda

  75. A série mexicana O Senhor dos Céus, retrata bem a intimidade entre o crime e os componentes do establishment. Aqui não é diferente. Mas é real. Só falta matar por interesse, eliminar provas e testemunhas, etc O BRASIL NÃO TEM JEITO.

  76. vem ano sai ano, nada muda.entra presidente novo , nada muda. a corrupcao continua, o mal caracter dos politicos nao muda. leio a mesma coisa por anos e anos. esta aceitacao do mau feito esta entranhada na cultura brasileira:nas pessoas do mal fazer o mal,nos cidadaos comuns, aceitar o mal feito. fazem sempre as mesmas coisas e o povo espera que vai ser diferente. nao vai ser diferente.esquecam.

  77. Quem procura os serviços desses senhores além de corruptos? É quase uma confissão de culpa! Temos excelentes profissionais no país sem desvios de caráter, que poderiam se manifestar contra esse descalabro. Que se organizem, formem um grande grupo de profissionais que valorizam a justiça e a moralidade. A sociedade precisa ouvir essas vozes.

    1. o problema é achar um advogado, um que seja apto a atirar a primeira pedra. Um juiz existe o Sr Moro mas desistiu.

  78. A democracia brasileira está, cada vez mais, a andar pelas sombras. Estamos lentamente caminhando para ser um país com uma nova nobreza. Uma oligarquia que se intitula “classe política” formada por políticos e a elite do funcionalismo público. Através desta “classe política” um grupo de corruptos, que se disfarçam de empresários, mas que mais parecem urubus, pilham à nação e distribuem o butim para os políticos e a elite do funcionalismo. Estão quebrando o país, matando a galinha! MUDANÇA!!!!

    1. O que está acontecendo hoje já vem de décadas. A diferença é que somente agora a sujeira está sendo tirada de baixo do tapete.

  79. É por essa e outras que as pessoas deixam de acreditar na democracia e pedem por um regime autoritário que resolva o problema de termos representantes do povo que não representam o povo. Moro22

    1. Não adianta nada Moro22 enquanto todos estes bandidos estiverem empoleirados nos 3 poderes do país! Se ele se candidatar e for eleito, eles vão dar um jeito de anular o cara ou, o quê é pior ainda, se o Moro tiver algum sucesso no com bate a estes porcos, vão acabar apagado o cara. O que esperar de uma terra de bandidos? Anda foda viu, e pelo caminhar da carruagem vai ficar pior. Pode apostar!

  80. Gente, advogados bandidos...bandidos de toga....bunker de criminosos....não tem para onde correr...socorro! Nojo! Podridão!

  81. Não há na matéria o que se possa estranhar. É a realidade de nosso pobre Brasil da corrupção, peleguismo, parasitismo, e tudo mais de péssimos ismos. Nossa estrutura político-institucional não tem nada de engenharia. É totalmente podre. Judiciário nojento. Bando de bandidos, vigaristas, e batedores de carteiras (dos nossos trabalhadores evidentemente, trouxas que os sustentam).

  82. Já passou da hora de termos justiça neste país.Nao desejo, mas não demora haverá muitos "justiceiros" fazendo justiça com as próprias mãos.Onde está a justiça deste país? Onde estão os bons exemplos?Moro Presidente 2022

  83. Como diz o bandido arrependido Roberto Jeferson isso só se resolve na bomba e na bala. Com bandidos de toga não existe essa de fazer justiça usando a justiça.

    1. Minas Gerais. Aliás, nessa reportagem mostra a grande sujeira dos políticos mineiros. Minas Gerais, estado maravilhoso...queijos, doces, tutu...#fora políticos lixo...

  84. RODRIGO MAIA: o DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

    1. Não adianta colocar o Dr. Sérgio Moro no Planalto se permanecerem os mesmos corruptos de sempre no Congresso.

  85. Simplesmente nojento, enquanto isso o povo encontra-se de boca aberta. Bandidos tomaram o poder, Bolsonaro cúmplice tirou mais uma vez a chance do Brasil ser um país sério.

  86. Bem.......Se tem tantos deputados enrolados com a justiça querendo aprovar essa nova lei a sociedade está de acordo com isso pois, fomos nós que colocamos esses bandidos travestidos de políticos lá no congresso nacional. Me eximo desta culpa porque votei no partido Novo que foi um dos únicos dois partidos que não aprovaram esse pedido.

  87. As prerrogativas dos advogados devem ser respeitadas. Não estou defendendo a advocacia criminosa, mas relações entre clientes e advogados; honorários; documentos e informações são estritamente sigilosas.

    1. o Brasil é um país corruptos, juntamente com as pessoas que tinha que defendê-lo , infelizmente votamos no cavalo de Tróia, achando que era a favor da lava jato um dos piores charlatão das eleições , Maia outro que só prejudicar o Brasil para favorecer seus bandidos de estimação , um vergonha! eu estou sem ânimo sem esperança de um Brasil melhor ,. lena

  88. O advogado Frederick Wassef colocou uma placa de escritório de advocacia no portão de sua casa em Atibaia (SP) e lá escondia o procurado pela justiça Queiroz. Wassef já estava se valendo desta prerrogativa de inviolabilidade dos escritórios de advocacia.

  89. A reportagem expõe as entranhas podres da elite brasileira. O que esperar quando o conluio corrupto tem tentáculos em todos organismos da sociedade?

  90. Pobre dos brasileiros que na sua passividade milenar se torna cúmplice da bandidagem poderosa enraizada nesta terra de bandidos de todos os tipos, os de toga os piores...

  91. Políticos e advogados corruptos se aproveitam da impossibilidade de irmos às ruas para destruir combate à corrupção. Estamos cercados de canalhas. Galera não cansa de roubar Torço para que um magistrado mande para cadeia filho Bolsonaro, nem que seja por 1 dia,

    1. o que esperar , de um país que tem bandidos em todos departamentos , a OAB que é um puxadinho do PT é uma vergonha! não temos um STF , STJ confiável sinceramente estamos perdidos , o Brasil está comandado só por bandidos. e vomos continua de braços cruzados. eu acho que esse país não tem jeito bandidos protegendo bandidos. lena

  92. Será que a “grande mídia” vai repercutir a notícia ou será que também fazem parte do grande esquema. Vergonha de ser brasileiro!!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷😡😡😡

    1. Ohhh Mary. A "grande midia que vc intitula deve Rede Grobo, jornais tipo Grobo, Falha de SP, Estadão etc né? Eles só publicam o que lhes for conveniente, e só denunciam alguma coisa qdo querem achacar algum empresário, pra não publicar nada. Entendeu direitinho? Tirando esses malucos da Crusoé não sobra mais ninguém, minha Sra. apscosta/df

    2. Mary, realmente a grande mídia não vai abrir a boca ou escrever uma simples linha sobre esta reportagem da Crusoé. Sabe como é .... ter amigos poderosos e participar do "establishment" é sempre bom !!!

  93. Por favor! Essa reportagem tem de ser liberada para divulgação imediata, irrestrita, para que todos possam repassar e outros veículos de informação também a divulguem! Informação correta é fundamental para se conseguir reverter situações graves como essa!!

  94. Continuo defendendo a tese: se o PT é a favor, através de seu representante na OAB Santa Cruz e a bancada no congresso, é porque não é bom p o Brasil.

  95. A constituição já é e sempre foi um antro de prerrogativas para bandidos de colarinho branco, para cada grupo de benefícios tem um super lobby centenário de safados perpetuando o Brasil nesse chiqueiro político pseudo democrático.

  96. O emaranhado da corrupção no país é absurdamente imenso. Estamos nas mãos de crápulas poderosos infiltrados em todas nossas instituições para suga-las e ainda falam em nome da Justiça. Congresso podre... Judiciário infecto...

  97. Brasil país de ladrões e da impunidade! Vergonhoso, o povo tem que se revoltar contra esses crápulas! Que povo? Esse nosso? Nunca, porque é ladrão de galinha! A solução é o aeroporto e nunca mais voltar

    1. Meu Chapa. Moro ja tomou seu rumo. Percebeu que entrar na política no BR é só pra cobra criada na malandragem. Optou por ganhar seu dinheirinho que ninguém é de ferro. Nesse bananão só bandido se dá bem. apscosta/df

  98. É absolutamente imoral e ilegal o uso de dinheiro desviado por corruptos para pagar honorários de advogados que os defendem! Não podem e não devem ser blindados! Quem propõem tal blindagem, como Felipe Sta. Cruz, é bandido.

  99. No país do "Vale Tudo" será permitido ao advogado fazer parceria com o cliente no cometimento de crimes. Fico imaginando que contrato do traficante com seu advogado será mais ou menos assim: Cláusula Dez: - Fica o contratado nomeado a partir da assintura, "Depositário Fiel" de todo o bagulho, da caderneta de clientes, das listas de devedores executáveis e dos aviõezinhos, dos fornecedores e distribuidores. Devendo manter tudo em segurança e devolver sem danos quando cessada a ameaça legal.kkk

  100. Só com muito sangue esse país vai mudar. Esses vermes tem que ser enforcados ou explodidos com todos seus familiares. Repugnante ler uma matéria dessas, e saber que nada vai acontecer. Como me enoja ser brasileiro. Sub-raça, escória do mundo, a mercê de bandidos.

  101. Até quando vamos ouvir os desmandos da classe política aprovando projetos para se protegerem . OAB , ministros , filhos de ministros trabalhando para protegerem bandidos

  102. A melhor reportagem que já li nesta revista. Vale mil vezes o preço da assinatura. Parabéns! Pena que poucos entendem a gravidade do que foi dito aqui para a nação brasileira.

  103. Todos os dias vejo nos jornais advogados pegos envolvidos em crimes e a OAB caladinha. A constituicao nao da carta branca para ninguem cometer crime. Esses togados que sentam e engavetam casos dos amiguinhos e tomam decisoes monocraticas tem que ser punidos. Esses juizes cobram responsabilidade da populacao, mas nao tem responsabilidade nenhuma sobre as pessimas decisoes que toman, como pode um ministro do STF permitir um lider do PCC condenado sair da prisao, o bandido fugir e o togado nao ser

    1. e o togado nao ser responsabilizado ou punido, agora se um cidadao comum fizer mer.da se ferra, agora um togado faz mer.da nao da nada, um absurdo isso. Com certeza eles teriam mais cuidado com a canetadas se fossem responsabilizados e punidos por pessimas decisoes. Fico muito frustado quando se gasta uma fortuna e tempo numa investigacao de anos e um togado numa canetada cancela a tudo. Esta tudo errado no Brasil. Pais da impunidade que comeca nesses escritorios de advocacia e chegam ate o stf.

    1. Parabéns Crusoé! Só corruptos e alienados discordarão de tudo que foi dito na reportagem!!!

    2. Quer mudar para valer a Câmara dos Deputados? VOTE EM DEPUTADOS DO NOVO

    3. Políticos bandidos, justiça nojenta, polícia que mata, instituições podres, e povo sem educação. Que país é este? Só uma saída EDUCAÇÃO.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO